Discover millions of ebooks, audiobooks, and so much more with a free trial

Only $11.99/month after trial. Cancel anytime.

Corpo e história
Corpo e história
Corpo e história
Ebook255 pages3 hours

Corpo e história

Rating: 0 out of 5 stars

()

Read preview

About this ebook

Os textos e imagens que compõem este livro revelam faces deste complexo e delicado território: o corpo.
Em suas singularidades tecem interpretações múltiplas partindo de tempos e lugares distintos e traduzindo olhares que repousaram, tanto nas sendas abertas pela ciência e outros saberes, quanto nas histórias esculpidas de tempo e luz do cinema ou, ainda, nas coreografias bem dançadas pelo texto literário.
Desenhando traçados densos, os textos e imagens aqui reunidos fazem surgir discursos do e sobre o corpo que tensionam, surpreendem, inquietam e exigem conexões entre saberes e práticas.
O corpo, assim, com sua materialidade, é trazido à cena como possibilidade para se pensar a vida humana e toda a complexidade de suas interações.
LanguagePortuguês
Release dateApr 1, 2022
ISBN9786588717653
Corpo e história

Read more from Carmen Lúcia Soares

Related to Corpo e história

Related ebooks

Teaching Methods & Materials For You

View More

Related articles

Reviews for Corpo e história

Rating: 0 out of 5 stars
0 ratings

0 ratings0 reviews

What did you think?

Tap to rate

Review must be at least 10 words

    Book preview

    Corpo e história - Carmen Lúcia Soares

    capítulo um

    É POSSÍVEL REALIZAR UMA HISTÓRIA DO CORPO?

    Denise Bernuzzi de Sant’Anna*

    Realizar uma história do corpo é um trabalho tão vasto e arriscado quanto aquele de escrever uma história da vida. Mesmo se restringindo ao estudo do corpo humano, são incontáveis os caminhos e numerosas as formas de abordagem: da medicina à arte, passando pela antropologia e pela moda, há sempre novas maneiras de conhecer o corpo, assim como possibilidades inéditas de estranhá-lo.

    Território tanto biológico quanto simbólico, processador de virtualidades infindáveis, campo de forças que não cessa de inquietar e confortar, o corpo talvez seja o mais belo traço da memória da vida. Verdadeiro arquivo vivo, inesgotável fonte de desassossego e de prazeres, o corpo de um indivíduo pode revelar diversos traços de sua subjetividade e de sua fisiologia mas, ao mesmo tempo, escondê-los. Pesquisar seus segredos é perceber o quanto é vão separar a obra da natureza daquela realizada pelos homens: na verdade, um corpo é sempre biocultural, tanto em seu nível genético, quanto em sua expressão oral e

    Enjoying the preview?
    Page 1 of 1