You are on page 1of 15

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao

XI Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Norte Palmas - TO 17 a 19/05/2012

Webjornalismo regional: um estudo prvio das caractersticas do jornalismo online em sites da regio Norte 1 Cynthia Mariah Barreto CORREIA2 Liana Vidigal ROCHA3 Universidade Federal do Tocantins, Palmas, TO

RESUMO O jornalismo regional tem contribudo bastante para o crescimento dos sites de notcias, uma vez que mais comum que usurios da internet usem esse meio para buscar informaes sobre a cidade, bairro ou regio onde moram. por essa razo que esse artigo visa estudar as caractersticas do jornalismo online presentes em sites regionais. Para isso, foram feitas anlises descritivas de dois sites de notcias: CT Online e Conexo Tocantins. O primeiro referente ao estado do Par e segundo ao Tocantins. Ambos possuem grande quantidade de acesso e, portanto, grande relevncia para seu pblico. PALAVRAS-CHAVE: Caractersticas de webjornalismo, internet, jornalismo regional, sites de notcias.

INTRODUO A internet contribuiu para uma srie de alteraes na vida das pessoas. Depois da criao do ciberespao os indivduos passaram a se adequar a nova realidade e o interesse pela informao cresceu desde ento. A partir disso os webjornais fizeram suas verses online e foram se adaptando com o tempo. (PONTES, 2009) De acordo com Gozales (apud PONTES, 2009), em um primeiro momento, a web tinha como seu contedo jornalstico todo o material transcrito do meio impresso. Depois disso, o jornalismo online sofreu algumas alteraes em seu layout e comeou a utilizar links. Aps isso, o webjornalismo evolui ainda mais, transmitindo informaes quase que instantaneamente e, por ltimo, o jornalismo na internet evoluiu para a fase da multimidialidade, na qual possvel presenciar outras mdias atravs de uma nica, isto , a internet.

Trabalho apresentado no IJ 1 Jornalismo do XI Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Norte realizado de 17 a 19 de maio de 2012. 2 Estudante de Graduao 8. semestre do Curso de Jornalismo da UFT e membro do Grupo de Pesquisa em Jornalismo e Multimdia. E-mail para contato: cynthia_mariah@hotmail.com. 3 Orientador do trabalho. Professor do Curso de Jornalismo da UFT e lder do grupo de pesquisa Jornalismo e Multimdia, e-mail: lividigal@uol.com.br

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XI Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Norte Palmas - TO 17 a 19/05/2012

Atravs disso, cabe lembrar que a comunicao concedida por meio dos computadores simboliza um rompimento no s na maneira de difundir, mas tambm na de produzir as informaes. o que defende Peruzzo:

A comunicao mediada (...) permite a produo e a difuso descentralizada num esquema todos-todos ou de muitos-muitos, abrindo as comportas da emisso em direo ao pluralismo de ideias e diversificao incessante de fontes. Permite uma relao no-linear com o texto e a interatividade do leitor (seja como mero receptor ou quando se transforma tambm em emissor ativo) com os emissores de produtos (PERUZZO, 2003).

A autora complementa sua ideia dizendo que a nova qualidade embutida no jornalismo online se expressa na mudana interna das condies de produzir, difundir e consumir mensagens provocadas pelo desenvolvimento tecnolgico. Agora o leitor no mais um mero consumidor de informao, de acordo com Peruzzo, ele pode contribuir com informaes e/ou sugestes de pautas atravs da ferramenta interatividade que disponibilizada pela web. Ainda conforme a autora, os jornais online tendem a aumentar seu contedo informativo e a aperfeioar os mecanismos de navegabilidade (PERUZZO, 2003). importante lembrar que os mecanismos disponibilizados pela web contribuem para as modificaes tanto na recepo das informaes como no envio. Vilches diz que a interatividade a passagem da medio para a criao. Os usurios deixam de ser objetos de manipulao para converterem-se em sujeitos que manipulam (VILCHES apud CALBRIA; BRUNELLI; CRISPIM, 2006). Essas alteraes/modificaes e/ou aperfeioamentos no jornalismo online sofrem constantes mudanas com o intuito de promover um produto melhor e mais adequado para seu pblico alvo e tambm para a internet. Sendo assim, cada vez mais estudado as caractersticas da web, que a propsito, tem inmeras variedades a serem usadas pelo meio jornalstico e para a qualidade do mesmo (PONTES, 2009). Embora seja reconhecida a existncia de diversas caractersticas do jornalismo online, no so todos os meios de comunicao que fazem uso delas. Sobre isso os autores Toldo e Gonalves dizem:

Apesar de todas essas possibilidades tecnolgicas agregadas s pesquisas e referenciais tericos, mesmo que no conclusivos, tendo em vista a dinamicidade do meio, a produo de contedo jornalstico na Web ainda apresenta deficincias. Dentre as carncias encontra-se a qualificao e preparao do profissional jornalista neste cenrio que envolve produo de

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XI Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Norte Palmas - TO 17 a 19/05/2012

contedo com elementos multimdia, forma diferenciada de narrativa da notcia, coberturas em redes sociais, utilizao de recursos diferenciados, interatividade e colaborao ou mesmo uso, de forma inteligente, das ferramentas de edio e publicao Web (TOLDO; GONALVES, 2008).

As caractersticas, hipertextualidade; multimidialidade; interatividade; personalizao de contedo; memria e atualizao contnua, que sero apresentadas detalhadamente a seguir, so potencialidades disponveis na web. Mas que no so exploradas por todos os portais de notcias, devido alguns fatores econmicos, tcnicos, por razes de aceitao do leitor, por convergncia (PALACIOS; RIBAS, 2007). As caractersticas do jornalismo na internet aparecem, majoritariamente, como continuidades e potencialidades e no, necessariamente como ruptura com relao ao jornalismo em suportes anteriores (PALACIOS; RIBAS, 2007).

CARACTERSTICAS DO JORNALISMO ONLINE A internet atrai cada vez mais uma quantidade maior de internautas, devido a sua facilidade de acesso, a atualizao contnua, ao barateamento de custo, a multimidialidade e a outras novidades trazidas por esse meio. Atravs da internet vrios meios de comunicao foram atrados at formarem o que hoje defendido por alguns autores como ciberespao, jornalismo online, webjornalismo, jornalismo digital e jornalismo eletrnico (PONTES 2009). Com o surgimento da internet foram aparecendo vrias oportunidades para diversos mbitos, inclusive para os profissionais da comunicao, isto , para os jornalistas que viram nesse meio um uma oportunidade para transmitir informaes. Depois disso, diversos jornais criaram suas verses online e, com o tempo, foram aperfeioando as caractersticas at elas se tornarem exclusivas. (PONTES, 2009). Entre as caractersticas do jornalismo online, Bardoel e Deuze (apud PONTES 2009) defendem que existem quatro: a interatividade, a hipertextualidade, a multimidialidade e a customizao de contedo. J Palacios (2004) aponta a existncia de seis caractersticas, nas quais so: a multimidialidade/convergncia, a hipertextualidade, a interatividade, a memria, personalizao de contedo e a atualizao contnua.

Multimidialidade/convergncia Mielniczuk (2006) diz que essa caracterstica pode ser notada quando so usado recursos de vrias mdias como rdio, televiso e jornal impresso. Nessas condies

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XI Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Norte Palmas - TO 17 a 19/05/2012

possvel caracterizar a multimidialidade pela convergncia dos formatos das mdias tradicionais como o som, a imagem e o texto. Atravs de um mesmo fato jornalstico podem ser usados diversos recursos como galeria de fotos, vdeos, animao e infografia. H autores que acreditam que o uso desses recursos acrescenta na credibilidade e na objetividade da notcia. Canavilhas (1999) diz que o vdeo refora a objetividade e acrescenta na veracidade da informao j que esse recurso permite que o internauta veja as imagens do fato e isso dar validade ao que diz o texto.

Personalizao do Contedo De acordo com Palcios (2003), a personalizao de contedo, ou customizao, uma ferramenta oferecida para o usurio/leitor configurar as informaes jornalsticas de acordo com seus interesses. Um exemplo disso a RSS que permite que os internautas se inscrevam em sites que forneam feeds para que atravs dessa ferramenta o leitor selecione os assuntos de seu interesse. Sobre esse contexto Palcios diz:
H sites noticiosos que permitem a pr-seleo dos assuntos, bem como a sua hierarquizao e escolha de formato de apresentao visual (diagramao). Assim, quando o site acessado, a pgina de abertura carregada na mquina do Usurio atendendo a padres previamente estabelecidos, de sua preferncia (PALACIOS 2003).

Hipertextualidade A hipertextualidade apontada como a principal caracterstica do jornalismo online, pois atravs dela que os textos so conectados atravs dos links. (PONTES 2009). Na internet, grande parte dos jornais online apresentado como hipertexto, pois essa ferramenta ajuda a organizar as informaes e tambm a disponibiliz-las. Sobre isso Nelson diz que:
Texto, sons e imagens (estticas e em movimento) coexistem em uma nica tela. So partes da informao que tanto podem estar limitadas em si mesmas como podem remeter, de forma associativa, atravs de links, para outras informaes ou mesmo outros hipertextos (NELSON apud MIELNICZUK, 2000).

Atravs dessa forma de organizao Mielniczuk diz que o leitor participa de uma interao a partir do momento em que ele tem o poder da escolha do que vai ser lida atravs dos links que vo ser selecionados para dar prosseguimento a informao. Sendo

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XI Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Norte Palmas - TO 17 a 19/05/2012

assim, possvel afirmar que a interatividade um elemento constitutivo do hipertexto (MIELNICZUK, 2000). Mas esse um assunto a ser apresentado mais adiante.

Interatividade A interatividade considerada um elemento constitutivo e condicionante no webjornalismo devido s relaes que se estabelecem por causa dessa ferramenta. Essa importncia dada pelo poder de transformao trazido por esse instrumento que permitiu que os leitores deixassem de constiturem como seres condicionados a objetos de manipulao e se transformassem em sujeitos que manipulam (VILCHES apud PERUZZO, 2003). Sobre esse assunto Bardoel e Deuze dizem que atravs da interao o leitor ajuda os jornalistas no processo da construo da notcia:
Atravs dessa caracterstica, o usurio deixa de ser um mero leitor e passa a fazer parte do processo de construo da notcia por meio de troca de e -mails entre leitores e jornalistas; atravs da disponibilizao da opinio dos leitores, como feito em sites que abrigam fruns de discusses; atravs de chats com jornalistas (apud PONTES, 2009).

Alm disso, a interao possibilitada por meio do hipertexto atravs de uma relao no-linear e rica em recursos complementares ao texto essencial atravs da participao, na qual os mecanismos da interao favorecem; nos contedos que passam a ser mais profusos e diferenciados com possibilidade de interferncia do internauta; na pluralidade de emissores que so atrados pela tecnologia digital. Essa nova qualidade atribuda ao jornalismo digital faz com que o leitor se transforme, atravs da interao, em um emissor ativo de informaes. (PERUZZO, 2003). Dentro de todas as qualidades atribudas, Machado (1997) valoriza o poder de escolha que atribudo ao receptor, deduzindo ento que os sistemas em hipermdia so interativos por permitir que os usurios naveguem pela informao (MIELNICZUK, 2000).

Memria Na internet, a memria coletiva devido acumulao de informaes, atravs do processo de hiperligao entre vrios ns que a formam. Assim, a quantidade de informao antes produzida automaticamente disponvel ao usurio e ao produtor da

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XI Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Norte Palmas - TO 17 a 19/05/2012

notcia (MACHADO e PALACIOS, 2006, p. 18). A numerosa quantidade de informaes em uma nica notcia disponibilizada por meio dos links uma caracterstica do jornalismo online que deixa disponvel ao seu leitor uma leva bem maior de informaes que pode ser pesquisada de forma imediata. (PONTES 2009). Para alguns autores, a memria pode ser entendida tambm com o banco de dados dos sites/portais, que disponibilizariam aos usurios as informaes mais antigas publicadas em suas pginas, em edies anteriores. Segundo Rocha (2010):
A internet tem a capacidade de acumular um elevado nmero de informaes que, geralmente, so colocadas disposio do usurio para que possa ter acesso, com maior facilidade, ao material mais antigo. Tambm chamada de banco de dados, a memria pode ser considerada coletiva na medida em que est conectada (ou interconectada) com outras diferentes informaes e/ou usurios (ROCHA, 2010).

Lvy entende o espao de comunicao aberto pela interconexo mundial dos computadores e das memrias dos computadores, (...) e principal canal de comunicao e suporte de memria da humanidade no sculo 21 (LVY apud FAGION, 2006). Toldo e Gonalves (2008) acreditam que isso possvel devido viabilidade econmica e tcnica tanto de acesso como de arquivamento das informaes que j foram produzidas. Todo esse mecanismo possibilita a construo da memria da notcia. Atualizao Contnua A atualizao contnua, tambm conhecida como instantaneidade, uma caracterstica possvel graas aos diversos recursos tecnolgicos digitais que permitem a agilidade na produo e na distribuio da notcia (Toldo e Gonalves, 2008). J Pontes (2009) defende que atravs dessa caracterstica o leitor/usurio tem informao a todo minuto, assim, ele tem acesso a notcias atuais em um nvel de tempo praticamente instantneo. Sobre a instantaneidade trazida pelo jornalismo digital, Cesca (2005) fala que:

No mais preciso, nesse caso, esperar pelo horrio do telejornal para ter um resumo das principais notcias do dia. O leitor/usurio pode acessar a rede no momento que for conveniente e se inteirar, por exemplo, dos principais fatos das ltimas horas (CESCA apud PONTES 2009).

Ainda dentro desse raciocnio, Pontes (2009) defende que a instantaneidade uma das grandes vantagens da internet em relao s mdias tradicionais. Toldo e Gonalves

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XI Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Norte Palmas - TO 17 a 19/05/2012

(2008) complementam dizendo que, no jornalismo digital, a atualizao dos contedos recebida pelos leitores em tempo real. As seis caractersticas apresentadas acima refletem as potencialidades que so disponibilizadas pelo jornalismo na web. Porm, isso no implica em dizer que a existncia dessas ferramentas efetivamente explorados pelos sites jornalsticos, quer por razes tcnicas, econmicas, de convenincia, adequao natureza do produto oferecido ou ainda por questes de aceitao do mercado consumidor (PALACIOS; RIBAS 2007). JORNALISMO REGIONAL O jornalismo regional tem contribudo de maneira significativa para o crescimento dos sites de notcias. De acordo com Barbosa (apud COUTO, 2010), as informaes locais tem atrado cada vez mais o interesse da populao. Ainda de acordo com a autora, so cada vez mais comuns os internautas se conectarem a internet para obter informaes de seu bairro, cidade e ou regio que para desfrutar de informaes nacionais. O interesse pelo jornalismo regional permitiu modificaes em diversos mbitos como na criao de contedos, tendo suas especificidades adaptadas para o jornalismo regional online. Isso abriu um novo caminho para a produo a divulgao da notcia (COUTO 2010). Adghirni (apud COUTO, 2010) destaca a divergncia trazida por esse novo meio, de acordo com a autora, as tecnologias de comunicao precedentes valorizavam a informao global, o webjornalismo privilegia o local". Ainda a respeito das novas oportunidades em relao s informaes nos ciberjornais Lpez (2008) diz que existem vrias maneiras para diversificar o campo informativo e, que essa distribuio pode ser feita tanto em mbito mundial como local (apud COUTO, 2010). Quanto aos sites de notcias analisados: CT Online (Correio do Tocantins), e Conexo Tocantins ambos so regionais, pois esto preocupados em formar seus leitores dos fatos que acontecem em uma regio especfica. Isto , a maioria das informaes de enfoque da regio do estado do Par, quando se refere ao primeiro e, do estado do Tocantins, quando se refere ao segundo. A princpio, a ideia do CT online era baseada apenas para uma complementao do Jornal Impresso Correio do Tocantins, para isso foi criada uma homepage, na qual eram reproduzidas as informaes circuladas no meio impresso. Porm, dessa maneira a homepage no perdurou muito tempo e saiu do ar.

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XI Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Norte Palmas - TO 17 a 19/05/2012

Depois disso, CT online passou por algumas modificaes e, ento, foi criado um site de notcias em novembro de 2010 com o intuito de informar os leitores da cidade de Marab e regio. Para essa finalidade, foi investido em um site de notcias visualmente agradvel e de rpido carregamento. De acordo com o diretor de Redao do Correio do Tocantins/CT online, Patrick Roberto, o site o mais acessado do interior do Par e, desde o incio de sua criao, teve uma boa receptividade de seus leitores. importante lembrar que o site jornalstico de Marab o nico da cidade e, portanto, lder de mercado. Alm do mais, o site j nasceu com toda sua credibilidade formada uma vez que ele fruto do jornal impresso Correio do Tocantins que existe na cidade desde o ano 1983, pioneiro do municpio. J o Conexo Tocantins um site de notcias que possui mais tempo de mercado. Foi criado no dia 12 de julho de 2007 com o objetivo de informar seus leitores do que acontece no estado do Tocantins e em regies prximas. De acordo com o histrico do site, o Conexo Tocantins um arquivo de personalidades polticas, empresariais e culturais. Alm disso, o site considerado um dos trs jornais online mais lidos de todo o estado tocantinense. De acordo com as informaes do Google Analytcs4, o site visitado por internautas de 124 pases e 533 diferentes municpios do Brasil 129 destes no Tocantins. ANLISE DOS SITES Para o desenvolvimento deste trabalho foram analisados dois meios de comunicao da web: O CT Online e o Conexo Tocantins. Atravs deste estudo foi observado de que maneira esses sites de notcias exploram as caractersticas da internet. Para isso, foi feita uma anlise descritiva no qual foram analisados diariamente os dois sites durante o perodo de dois meses. Atravs do estudo os objetos foram observados de maneira geral, isto , todas as suas editorias. As caractersticas analisadas so as defendidas por Palcios que aponta a existncia de seis caractersticas: a multimidialidade/convergncia, a hipertextualidade, a interatividade, a personalizao de contedo, a memria e a atualizao contnua 5.
4
5

Informaes obtidas em maro de 2011. A pesquisadora Luciana Moherdaui fala ainda em mais duas caractersticas: imerso e contedo dinmico. No caso da imerso, a autora explica que se trata de uma experincia ao transporte do usurio para um lugar simulado. Ou seja, a sensao de estar envolvido por uma realidade completamente estranha (essa ao pungente em games e como os MUDs, por exemplo).... J sobre o contedo dinmico a autora diz que ele engloba todas as caractersticas j descritas nesse trabalho. A atualizao contnua das matrias, dos canais e da home page, o investimento em

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XI Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Norte Palmas - TO 17 a 19/05/2012

importante lembrar que o objetivo deste trabalho no analisar o contedo escrito dos sites, mas sim a presena das caractersticas apresentadas acima. Vale ressaltar que, no caso da hipertextualidade, foram considerados apenas os links encontrados dentro das matrias que fariam a ligao com outros assuntos ou s variaes do mesmo tema. De todas as caractersticas citadas pelos autores, possvel afirmar que: quatro so exploradas pelo site Conexo Tocantins: a) atualizao contnua, b) hipertextualidade, c) interatividade, d) Memria enquanto apenas trs so visualizadas no CT Online: interatividade, memria e atualizao contnua. A fim de oferecer um melhor entendimento das informaes, foi inserida uma tabela com as caractersticas presentes em cada site. Tabela 01 Caractersticas encontradas nos site Sites Caractersticas Multimidialidade Hipertextualidade Interatividade Personalizao de Contedo Memria Atualizao Contnua ----X --X X --X X --X X CT Online Conexo Tocantins

Em relao multimidialidade possvel afirmar que ambos os sites no exploram essa caracterstica que peculiar da internet e fundamental em tempos de convergncia de mdias e de contedo. No foram encontrados quaisquer arquivos de vdeos, de udio ou infogrficos nos sites. Apenas o CT Online oferece uma galeria de fotos (ver figura 01), mas sem a opo de visualizar o contedo no modo slideshow. No caso, o internauta precisa clicar em cada foto para ver melhor o material. O que chama a ateno tambm o fato de no existir um texto informativo junto s fotografias. O site oferece somente um ttulo com o tema das imagens.

produtos interativos enquetes, fruns de discusso, blogs. E-mail, narrativas multimdia, games, mapas, comentrios em matrias, descentralizao do contedo, e uso de fotos randmicas do aos portais e sites noticioso o dinamismo, que faz parte da lgica do jornalismo digital (Moherdaui, 2007).

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XI Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Norte Palmas - TO 17 a 19/05/2012

Fonte: http://www.ctonline.com.br/galerias.php

Figura 01 Galeria de Fotos (em verde) disponibilizada aos leitores Sobre a hipertextualidade foi verificado que o CT Online no possui hiperlinks dentro das matrias. A ausncia de explorao de outras mdias (hipermdia) comprova que esse meio de comunicao no explora toda a capacidade destinada ao meio online. A falta de hiperlinks, no site CT Online, comprova que at mesmo a caracterstica memria pouco utilizada em relao a capacidade de armazenamento que poderia ser explorada por meio de outros links que contribuiriam com novas informaes ou complementaes das mesmas. Pois, de acordo com Machado e Palcios (2006), a memria considerada coletiva devido ao seu processo de hiperligao com vrios links que arquivam novas informaes. Apesar de a interatividade ser uma ferramenta usada pelos dois meios de comunicao apenas um deles consegue explorar um pouco melhor suas potencialidades: o Conexo Tocantins. Ele apresenta, em algumas de suas matrias, links que, por caracterstica prpria, permitiriam ao seu leitor uma maior interao com o contedo lido e tambm o poder de escolha de que caminho seguir durante sua leitura. No entanto, isso nem sempre possvel uma vez que a maioria dos links usados no est relacionada com o assunto da matria que est sendo lida. O que facilita que o leitor desvie sua ateno do contedo buscado inicialmente.

10

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XI Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Norte Palmas - TO 17 a 19/05/2012

A interatividade tanto do CT Online quanto do Conexo Tocantins so feitas por meio de estratgias: jornalismo participativo (reprter cidado), fale conosco, correio eletrnico, rede social e comentrios, sendo este ltimo comum aos dois sites. Os comentrios permitem que o leitor escreva sua opinio a respeito do material apresentado, tire dvidas ou qualquer outra caracterstica que determine a interao entre os prprios internautas ou entre os jornalistas e seus leitores. J a rede social, representada pelo Twitter, oferecida como opo pelo Conexo Tocantins. No entanto, possvel apenas ver as principais manchetes no perfil do site, sem uma intensa troca de informaes com os leitores. J a outra ferramenta que possibilita que o leitor/usurio interaja com os jornalistas para dar sugestes de pautas e informaes, possuem nomes distintos. No CT Online, a interao feita por meio do instrumento chamado voc reprter e no Conexo Tocantins atravs do reprter cidado.

Fonte: http://conexaoto.com.br/

Figura 02 O site Conexo Tocantins publicada o material enviado pelos internautas na ntegra

O Voc reprter permite que o usurio d sugestes de pauta, envie fotos, vdeos e/ou informaes que contribuam na construo de notcias. O reprter cidado por sua

11

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XI Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Norte Palmas - TO 17 a 19/05/2012

vez, admite que o leitor no s interaja com os jornalistas como tambm publique matrias construdas por eles prprios. O correio eletrnico e o fale conosco, ferramentas tradicionais do meio online, tambm esto presentes em ambos os sites. So utilizados, sobretudo, para receberam crticas, elogios e/ou correes sobre alguma informao publicada com erro. Sobre a personalizao de contedo, foi possvel observar que os dois sites apesar de oferecerem aos usurios o chamado feeds no h a opo para o internauta de escolher os assuntos que gostaria de receber em uma caixa postal, inviabilizando assim a possibilidade do leitor personalizar o material que mais o interessa. Em se tratando da caracterstica memria, pode-se afirmar que oferecida em ambos os sites por meio da ferramenta de busca. Ao digitar uma palavra ou expresso, o usurio remetido uma pgina contendo uma lista com todas as matrias j publicadas sobre o tema. No entanto, a diferena que o CT Online associa essa busca ao servio de busca oferecido pelo Google.

Fonte: http://www.ctonline.com.br/

Figura 03 Ferramenta de busca associada ao Google Dentro desse contexto, importante destacar que os sites analisados so atualizados diariamente, porm essas atualizaes no acontecem em todas as editorias. No caso do site CT Online uma parte significativa das matrias do jornal online so as mesmas do

12

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XI Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Norte Palmas - TO 17 a 19/05/2012

meio impresso, que circula trs vezes na semana. Quanto ao Conexo Tocantins, o predomnio de suas matrias so releases de assessorias de comunicao. Isso mostra que ambos os sites ainda no possuem um preparo adequado dos seus textos destinados a web, pois, na maioria das vezes, o formato dessas informaes publicadas nesses meios so as mesmas destinadas a outras mdias. Outro ponto que merece ser destacado nessa anlise o fato do Conexo Tocantins dar um destaque s suas principais fontes. O site tocantinense decidiu definir alguns nomes de polticos e empresrios como editoria assim o contedo totalmente alimentadas por meio das assessorias de comunicao. Essa medida revela a importncia que a poltica tem no contedo do site, alm de apresentar uma no adaptao do material para a internet.

Fonte: http://conexaoto.com.br/

Figura 03 Nomes de polticos e empresrios ocupam a barra de navegao como se fossem uma editoria (em destaque) CONSIDERAES FINAIS O jornalismo online passou por uma srie de transformaes ao logo de sua existncia. Tanto que os pesquisadores conseguiram elencar, ao menos, seis diferentes caractersticas especficas da web e que podem (e devem) ser utilizadas no jornalismo online. So elas: instantaneidade, multimidialidade, hipertextualidade, memria, personalizao de contedo e atualizao contnua. Contudo, apesar de toda a transformao j sofrida por esse meio, no so todos os sites de notcias que conseguem explorar as ferramentas disponveis. Seja por falta de preparo, por questo econmica ou por conta do tempo.

13

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XI Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Norte Palmas - TO 17 a 19/05/2012

Depois de analisar os sites Conexo Tocantins e o CT Online, foi possvel perceber que eles no exploram todas as caractersticas do webjornalismo. Enquanto o site Conexo Tocantins, de Palmas (TO), apresenta quatro caractersticas (hipertextualidade, interatividade, memria e atualizao contnua), o CT Online, de Marab (PA), oferece apenas trs dos aspectos citados: interatividade, memria e atualizao contnua. Sendo assim, possvel afirmar que esses sites esto atrasados no processo de evoluo do webjornalismo, pois, de acordo com Gonzales (apud PONTES, 2009), a evoluo do jornalismo online pode ser dividida em quatro fases: A primeira trata-se da reproduo total do meio impresso para o online. J a segunda J a segunda comea a sofrer algumas alteraes no layout e no uso de links, porm, o contedo continua sendo o mesmo do impresso. O terceiro por sua vez, alm possuir hipertextos e layouts prprios, os sites passaram a dar notcias quase que instantneas. Enquanto a quarta e ltima, diferenciada pela multimidialidade. Dentro desse contexto, possvel dizer ainda que o jornalismo online dos sites analisados ainda est em processo de evoluo, uma vez que se enquadram na terceira fase. Apesar do CT Online ainda ter muitas informaes do meio impresso, algumas matrias so exclusivas ou originadas de agncias e, at mesmo, de releases. Dessa forma, o veculo consegue oferecer algumas informaes quase que instantaneamente. J o Conexo Tocantins, apesar de fazer muitos aproveitamentos de releases, ainda se enquadra na terceira fase, pois possui uma redao prpria que, embora tenha uma produo pequena, consegue veicular notcias de imediato. Alm disso, faz uso de material obtido junto a agncias de notcias e sites nacionais, que so usados como fonte de notcias. REFERNCIAS
ASSUMPO, A. e AMARAL, A. A interatividade no jornalismo on-line: estudo de caso do site G1. Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao. 2009. BALDESSAR, Maria Jos; ANTUNES, Thomas Michel; ROSA, Gabriel Luis. Hipertextualidade, multimidialidade e interatividade: trs caractersticas que distinguem o Jornalismo Online. Artigo apresentado no III Simpsio Nacional da AbCiber, no eixo temtico Jornalismo e novas formas de produo da Informao. Disponvel em: <http://www.abciber.com.br/simposio2009/trabalhos/anais/pdf/artigos/5_jornalismo/eixo5_art2 2.pdf> Acessado em 20 out 2011. CALBRIA, A.; BRUNELLI, L.; CRISPIM, W. Interatividade: uma ferramenta para o jornalismo. Razn y Palabra Revista Digital em Iberoamrica especializada em comunicologia. 2006. Disponvel em: <http://www.razonypalabra.org.mx/anteriores/n49/bienal/Mesa%201/Willian%20Penna%20IN TERACTIVIDAD%20EN%20PERIODISMO.pdf>. Acessado em: 15 nov. 2011.

14

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XI Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Norte Palmas - TO 17 a 19/05/2012

COUTO, P. Ciberjornalismo Regional: Aproveitamento das potencialidades da web dos nove jornais regionais com maior audincia do distrito do Porto, 2010. Disponvel em: < http://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/55917/2/tesemestpatriciacouto000127507.pdf>. Acessado em 17 nov 2011. FAGGION, H. G. Histria digital e jornalismo on-line. Almanaque da Comunicao, 2001. Disponvel em < http://www.almanaquedacomunicacao.com.br/wp-content/files-siteantigo/others/historiadigitalejornalismoonline.pdf>. Acessado em 17 out 2011. MIELNICZUK, L. Interatividade como dispositivo do jornalismo online. FACOM / UFBA. 2000. Disponvel em <

http://www.facom.ufba.br/jol/pdf/2000_mielniczuk_interatividadedispositivo.pdf>. Acessado em 2 de nov de 2011.


PALACIOS, M. RIBAS, B. Manual de laboratrio de jornalismo na internet. Ed. UFBA. 2007. Disponvel em <

https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ufba/142/1/Manual%20de%20Jornalismo.pdf>. Acessado em 17 de out de 2011.


PERUZZO, C. Webjornalismo: do Hipertexto e da Interatividade ao Cidado Jornalista. Revista eletrnica Versoereverso. 2003. Disponvel em <

http://www.unisinos.br/_diversos/revistas/versoereverso/index.php?e=1&s=9&a=3> Acessado em 2 de nov de 2011.


PONTES, R. Webjornalismo: Conceitos, Fases e Caractersticas. Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao. (2009). Disponvel em <

http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2009/resumos/R4-0689-1.pdf>. Acessado em 10 de out de 2011.


ROCHA, L. Caractersticas do jornalismo online em sites de telejornais brasileiros um estudo preliminar. SBPJor Associao Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo. 2010. Disponvel em < http://www.slideshare.net/lianavidigal/caractersticas-do-jornalismo-

online-em-sites-de-telejonais-brasileiros-um-estudo-preliminar-liana-vidigal-rocha>. Acessado em 15 de out de 2011.


SPERB, N. A Influncia da Utilizao do Hipertexto na Produo de Jornalismo Interpretativo para Internet. Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao. S/d. Disponvel em <

http://www.intercom.org.br/papers/regionais/sul2007/resumos/R0469-1.pdf>. Acessado em 15 de dez de 2011.


TOLDO, C; GONALVES, L. Webjornalismo hipermiditico na web 2.0: O uso de ferramentas gratuitas para noticiar. ABCIBER - Associao Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura. 2008. Disponvel em <

http://satcweb.edu.br/site/adm/arquivos/75/2620101735401.PDF>. Acessado em 20 de dez de 2011.


MIELNICZUK, L; HENNEMANN, G. As caractersticas do jornalismo digital nos webjornais do Grupo RBS. Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao. 2006. Disponvel em <

http://galaxy.intercom.org.br:8180/dspace/bitstream/1904/20031/1/Luciana+Pellin+Mie lniczuk-Gustavo+Hermes+Hennemann.pdf>. Acessado em 2 de jan de 2012.


CANAVILHAS, J. Webjornalismo Consideraes Gerais sobre o Jornalismo na Web. Universidade da Beira Interior Portugal. 1999. Disponvel em <

http://www.bocc.ubi.pt/pag/_texto.php?html2=canavilhas-joao-webjornal.html>. Acessado em 10 de jan de 2012.

15

You might also like