You are on page 1of 5

PROJETO DE RECOMENDAES TCNICAS PARA EXAMES E LAUDOS PERICIAIS CRIMINAIS para exames em SEQNCIAS ALFANUMRICAS IDENTIFICADORAS DE VECULOS AUTOMOTORES

I - PRINCIPAIS TIPOS DE PERCIAS NA REA EM ESTUDO

Exame em seqncias alfanumricas identificadoras de veculos automotores gravadas o Em ligas metlicas: Chassi; Motor; Cmbio; Eixo; Plaquetas; o Outros suportes: Etiquetas; Vidros; Sistemas Eletrnicos(Mdulos); Plsticos; Borrachas.

II - EXAMES MNIMOS INDISPENSVEIS

Levantamento de identificadores o Levantamento das seqncias alfanumricas identificadoras do veculo; Exames perceptuais o Apontamento de irregularidades que se relacionem a provveis adulteraes nestas seqncias; Exames fsicos o Medidores de Espessura Induo ferro-magntica constatao de repintura e soldas; Ultrassom; o Iluminao rasante vidros o Luz especfica - (etiquetas repetidoras do VIS) o UV - constatao de remoes de etiquetas o lquidos penetrantes Exames qumicos o Constatao de repintura (acetona, removedores); o Restaurao de numeraes (Fry, Besseman, Keller, tucker, Ntrico, outros).

III TCNICAS E METODOLOGIAS EMPREGADAS NOS EXAMES Antes do exame em qualquer veculo o perito j deve possuir o ofcio solicitante. Entre os documentos correlatos ao exame esto a carta-laudo (tambm conhecida como ficha de montagem do veculo, obtida junto s montadoras), e consulta a base BIN do veculo (chassi examinado e/ou suspeito). O critrio de obrigatoriedade da consulta a base de dados BIN-RENAVAM , Carta Laudo e outras referncias ficam a critrio do PERITO) Como referncia, alguns casos em que usualmente no se solicita carta-laudo:

Chassi suprimido; Chassi recortado; VW anterior a 1986; GM anterior a 1982; Ford anterior a 1992; Motores, quadros e peas avulsas;

Obs. Em alguns casos sabe-se que a carta-laudo inexiste, entretanto necessita-se nos autos desta comprovao, e esta negativa de existncia dos dados emitida pelo fabricante.

Levantamento dos identificadores

De posse da bibliografia especfica para cada fabricante e modelo o perito busca no veculo e anota aquelas seqncias integrantes de sua identificao, referindo os locais onde as mesmas se encontram gravadas. Estas, usualmente, so:

Chassi Motor Cmbio Eixo Carroceria Diferencial Caixa de direo Segredo do chassi Numero de chave Eixo auxiliar traseiro Bomba injetora Etiquetas, plaquetas e outros suportes(vidros), repetidores de algumas destas seqncias.

Devem ser anotadas no somente aquelas seqncias conhecidas como identificadoras, mas tambm cdigos e datas de fabricao de componentes. A bibliografia adotada como referncia toda aquela fornecida de forma oficial pelas montadoras. Entre estas esto: manuais impressos, arquivos em formatos digitais (Ex. : Fiat.PDF), entre outros formas de apresentao(Ex.: aplicativos multimdia).

Exames perceptuais

Nestes exames so identificadas as irregularidades, sendo a constatao destas inerente acuidade, conhecimento e experincia de cada perito. Sistematicamente, consiste na comparao das caractersticas do veculo com os padres usuais de fbrica, onde devem ser observadas:

Presena de soldas e reparos no usuais de fbrica; Ausncias de identificadores; Incompatibilidades de componentes com a decodificao de ano de fabricao ou modelo do veculo; Locais de gravao no usuais; Morfologias distintas dos usualmente empregados pelo fabricante; Manipulao de suportes (desgastes, emendas, reparos) ; Caractersticas suspeitas (rebites manipulados, cores distintas em camadas inferiores); Deposio de camada metlica

Alm destas, diretamente relacionadas fabricao do veculo, devem ser observadas caractersticas intrnsecas ao registro do veculo:

placa lacre Cdigos de fabricantes da placa e da sobreplaca documentao Todas as consideraes abordadas em metodologias relacionadas a documentos oficiais(Documentoscopia);

Exames fsicos Repintura e soldas A constatao de processos de repintura e soldas no usuais do fabricante podem ser identificadas por equipamentos especficos para medio de camada, que identificam a espessura em micras de substncias no ferro-magnticas sobrepostas em superfcies metlicas, que comparada com a empregada pelo fabricante. Permite constatar massas plsticas, camadas espessas de sobreposio de tintas, soldas empregadas em cortes. Iluminao rasante vidros A utilizao de luz natural ou iluminadores permite identificar em vidros numeraes anteriormente gravadas e obliteradas; Luz especfica (etiquetas repetidoras do VIS) Caractersticas de segurana empregadas nas etiquetas repetidoras do vis podem ser verificadas com iluminadores especficos UV-

A iluminao Ultra Violeta permite constatar a supresso de identificadores como etiquetas repetidoras do VIS e que no foram submetidas a posteriores processos de pintura na chapa metlica;

4 . Exames qumicos Quando houver a suspeita de processos de regravao e/ou supresso de numerao identificadora em superfcies metlicas o perito deve proceder aos exames qumicos-metalogrficos. O conhecimento das caractersticas fsico-qumicas da chapa metlica no qual ser aplicado o processo imprescindvel, sob pena de aplicar o processo errado e comprometer o exame. Os exames consistem na aplicao de reativos qumicos que reagem com a chapa metlica que foi submetida a processo de gravao original pela fbrica e posteriormente foi obliterada e/ou remarcada, de forma que o processo visa restaurar as numeraes anteriores. Existe uma srie de substncias e reativos empregados nestes processos, sendo a escolha do reativo adequado opo do perito. Exemplo de alguns reativos que so aplicados: FRY, Besseman, e cido Ntrico nas ligas de ao carbono, largamente empregadas como suporte para seqncias identificadoras do veculo(CHASSI); Keller e Tuckers, usualmente empregados nas ligas (leves) empregadas para suporte de blocos de motores e plaquetas metlicas.

IV - EQUIPAMENTOS E RECURSOS INDISPENSVEIS Local do exame O local deve permitir que o perito possa avaliar o veculo em toda sua extenso, tendo acesso a todas as posies do veculo. O local deve ser reservado e dispor de espao que permite a manobra de veculos de grande porte. O Espao destinado deve permitir que o perito tenha acesso :

Partes internas Cofre do motor Regio inferior do veculo o Grande porte (caminhes, semi-reboques, nibus, caminhonetes). Valas, rampas comuns em postos de gasolina; o Pequeno porte O mesmo empregado para os veculos acima, entretanto o emprego de elevadores, pode satisfazer.

O veculo enviado para o exame deve estar limpo(compreendendo-se ausncia de resduos de vrias naturezas qumicas , como leo, graxas, barro, etc) , logo o local deve possuir recursos que possibilitem a lavagem do veculo em especial a aplicao de substncias limpantes nas superfcies do chassi e de motor. Ferramentas De acordo com a natureza do exame o perito pode necessitar de ferramentas e recursos de oficina que permitam a retirada de componentes (funilaria, motor,cmbio), alm das ferramentas e equipamentos que utiliza nos exames mais freqentes importante para o perito a disponibilidade de mo de obra auxiliar, sendo ideal as especializadas, que so as grandes oficinas autorizadas de grandes montadoras, para a realizao de retirada de componentes (bancos, carpetes, painis internos, peas do motor, separao da cabina da estrutura do chassi, etc). recomendvel que o perito no ato do exame disponha de pelo menos algumas ferramentas para tarefas auxiliares de desmontagem e cortes. Usualmente so utilizadas estas:

Chaves de fenda e Philips Chaves de bitolas usuais na indstria automotiva Alicate Estilete Paqumetro Formo Martelo Espelho Lupa Esptula

Insumos Os insumos necessrios para estes exames so:

Algodo; Estopa Lixas para metal (diversas granulometrias de 60 a 600); Basto de madeira longo (palito); Etiquetas adesivas grandes para retirada de decalques; Lpis de carpinteiro; Papel-toalha; Saco de lixo para descarte; Copo Becker; Funil; Pipeta; Basto de vidro; Esponja de ao.

Substncias qumicas:


Equipamentos

gua borrifador; Acetona; Solvente; removedor pastoso ; cido Ntrico; cido Clordrico; cido Fluordrico; ter de petrleo Amnia Spray de verniz automotivo Reativos Mescla de cidos: Fry ,Bessemans, Keller, Tucker


EPI

Luz uv; Verificador da etiqueta vis; Medidor de espessura de camada; Iluminao lanternas; Paqumetro digital; Endoscpio industrial; Visualizadores para locais de difcil acesso (cmeras espelhos articulados); Mquina fotogrfica, preferencialmente digital; Lupa; Lixadeira com escova de ao

Luvas de procedimento; Luvas de borracha; Mscaras com filtros especficos; culos ampla viso; Roupa adequada; Bota de segurana; Capacete.

V - QUALIFICAO DOS PERITOS PARA REALIZAREM ESSAS PERCIAS

Perito Criminal, com especializao em identificao veicular e processos de adulterao de veculos; Educao continuada.

VI - OUTROS DADOS TCNICOS O perito deve possuir acesso aos sistemas de informao de dados como a base BIN-RENAVAM, Infoseg. Deve valer-se de fontes de informao em bases de dados de rgos de Trnsito(Ex.: Detran/RS Sistema GID) VII - ESTRUTURA MNIMA DO LAUDO PERICIAL O contedo do laudo deve apresentar de forma clara os procedimentos empregados, entretanto evitando as mincias tcnicas dos exames, desnecessrios para o entendimento da concluso. O laudo deve abordar os seguintes tpicos:

Referncias: o Dados do solicitante (delegacia, ofcio) e referentes a protocolo do rgo (nmero de protocolo). Histrico: o Data, hora, local, caractersticas do local que possam interferir ou devam ser mencionadas. Caractersticas do veculo: o Gerais Fabricante, modelo, cor, placa, cidade; o Identificadoras Referir as seqncias identificadoras, cdigos e datas bem como os locais onde as mesmas se encontravam gravadas; Irregularidades o Descreve-se toda caracterstica considerada irregular Exames qumicos o Local onde foi aplicado e resultado dos exames qumicos Fotos , imprescindveis nos exames nesta rea e mostraro: o Caractersticas gerais do veculo compreendendo a frente, traseira, e laterais do veculo. o Numeraes identificadoras; o Detalhes das irregularidades (gerais e detalhadas) o Dos exames fsicos e qumicos, onde mostrado o suporte antes e aps o exame, sendo usual a exibio detalhada da seqncia revelada. Concluso visa responder aos quesitos do solicitante Peritos( nome e cargo)

You might also like