You are on page 1of 167

Na YNSA, como em qualquer outro microssistema, no existem pontos, nem regies delimitadas, mas apenas reas com limites

dinmicos, variando conforme os estados fisiolgico e patolgico. Desta maneira, a localizao de cada ponto pode variar dentro de certos limites! Nenhum ponto tem funo definida; na verdade, cada um trata em todos os nveis: fsico, energtico, mental e espiritual. Assim, o nome de cada ponto pode variar conforme a viso dos autores.

Nos microssistemas, os pontos sofrem alteraes provocadas por distrbios ou doenas de outras regies, tecidos, rgos ou funes do corpo. Os impulsos nervosos chegam ao microssistema direta ou indiretamente pelos nervos perifricos, pela medula, pelo tronco e pelo crtex cerebral. No incio, ocorrem no ponto apenas alteraes energticas ou eltricas; depois surgem alteraes leves de sensibilidade como formigamento, peso; e finalmente, dor provocada por presso local, e chegando a ocorrer dor espontnea.

Tal escalada reflete a gravidade da perturbao. Os pontos podem ser localizados por palpao, deteco eletrnica, teste neuromuscular ou Radiestesia. Yamamoto utiliza mais a palpao digital, apertando com a ponta do polegar (junto unha), girando de um lado para outro, procurando alteraes como inchao, endurecimento, caroo, cordo e dor. Afim de localizar o ponto com preciso, ele recomenda num segundo passo apertar com o cabo da agulha.

Para no cansar os dedos, sugiro apertar com um tubo de ensaio, tambm rodando de um lado para outro. Yamamoto divide a cabea segundo uma linha vertical passando pelo pice da orelha. A parte anterior Yin e a posterior, Yang. Em geral os pontos posteriores so imagens espelhadas dos pontos anteriores. Normalmente, para problemas Yang (dor), procuram-se pontos da regio Yin; e para problemas Yin (paralisia), procuram-se pontos da regio Yang.

Os pontos da regio Yin so usados em 90% dos casos pois a grande maioria dos pacientes (80%) aparecem com distrbios dolorosos. Os pontos podem ser estimulados por quaisquer instrumentos: agulhas tradicionais, agulhas intradrmicas, presso digital, laser, magneto, eletricidade (TENS etc.) O mais simples e prtico a agulha. Esta pode inserida perpendicularmente.

Entretanto, devido pouca espessura do couro cabeludo e da face, a preferncia pela insero oblqua, em outras palavras, a agulha espetada a uma distncia adequada do ponto, entrando num ngulo de 30 a 45, atingindo ento o ponto abaixo da fscia, prximo ao peristeo.

Como outros microssistemas, os pontos doloridos da YNSA servem como indicadores diagnsticos e tambm como pontos de tratamento. Quando os pontos forem estimulados, dever ocorrer resultado imediato: alvio da dor ou de outras afeces do corpo. Nas algias, caso no houver melhora mnima de 80%, significa que a agulha no acertou o ponto; ou ento no localizou corretamente tal ponto.

Em geral se escolhe o lado homolateral em relao s queixas do paciente. No entanto, os seguintes critrios so muito utilizados: 1) Para problemas acometendo a parte superior do corpo, Yamamoto recomenda palpar IG4 bilateralmente e escolher o lado mais sensvel. 2) Para problemas acometendo a parte inferior do corpo, apertar ponto D simetricamente e usar o lado mais sensvel. 3) Para problemas de rgos e meridianos, usar o lado onde os pontos Y ou os pontos de Diagnstico Cervical estiver em mais sensveis. 4) Para seqelas neurolgicas como AVC, usar contralateral.

A monitorizao feita controlando: 1) Melhora imediata dos sintomas ou movimentos do paciente. 2) Para problemas supradiafragmticos, o IG4 dolorido dever retornar normalidade. 3) Os pontos diagnsticos, cervicais ou abdominais, devero ficar livres da sensibilidade dolorosa e de outros sinais acompanhantes como endurecimento, contratura, inchao etc.

PONTOS BSICOS
Foram os primeiros pontos a serem descobertos, relacionam-se com a estrutura (ossos, msculos e tendes) do corpo. Yamamoto denominou tais pontos alfabeticamente, conforme a ordem de seus descobrimentos.

Zonas de Influncia dos Pontos Bsicos Acupuntura Craniana de Yamamoto

Perpendicular sobre a implantao frontal dos cabelos (5cm adiante da sutura coronal), 1 cm lateral linha mediana, com cerca de 2 cm de extenso. Divide-se em 8 pontos, iniciando com A1 (cabea) no alto, terminando com A8 (Cervical 7) embaixo. CABEA E COLUNA CERVICAL: cefalias, enxaqueca, nevralgia do trigmeo, herpes facial, tonturas, labirintite, problemas cervicais, laringite, ps-operatrio de cirurgias (amigdalectomias...) etc.

Ponto nico cerca de 0,5 cm acima da implantao frontal dos cabelos, 2 cm lateral linha mediana. CERVICAL E ESCPULA: bursite, tendinite, artrose.

No ngulo entre a implantao frontal e a temporal dos cabelos, num segmento de reta de 2 cm, formando ngulo de 30 a 45 com a horizontal, partindo de um ponto entre as sobrancelhas. Divide-se em 9 pontos, iniciando com o ombro no alto, depois vm brao, cbito, antebrao, punho e 5 dedos (estando o polegar em posio medial). OMBRO E MEMBRO SUPERIOR: epicondilites, tnel do carpo, Raynaud, paralisias.

Cruzamento entre o limite anterior dos cabelos na regio temporal, e uma linha que vai do canto do olho at o pice da orelha. Sobre o limite anterior dos cabelos na regio temporal (2cm adiante da orelha) e 1cm acima do arco zigomtico. Um nico ponto que pode resolver muitos problemas da metade inferior do corpo. Em relao aos Pontos Y, o Ponto D se localiza entre IG e TA. Este ponto pode ser interpretado como um segmento onde 0,5cm acima do D est o ponto do joelho; 0,5cm abaixo, pododctilos.

LINHA D Relacionada coluna lombar, segmento vertical de 1cm, situada 0,5cm adiante da insero da hlice da orelha na face. So 6 pontinhos numerados de cima para baixo, correspondendo a L1 a L5, mais o Sacro e Bacia. LOMBAR, BACIA E MEMBROS INFERIORES: lombalgia, citica, artrose da coxa, do joelho, luxao da patela, tendinite de Aquiles, dor no calcanhar, parestesia ou paralisia dos membros inferiores, problemas urogenitais, impotncia sexual etc.

Acima da sobrancelha, entre 1cm lateral linha mediana, subindo lateralmente a 15, extendendo por 2cm, terminando acima da pupila. So 12 pontos, comeando com a vrtebra T1 acima da pupila; terminando prximo linha mediana como T12. COLUNA DORSAL E TRAX: dor nas costas, nevralgia intercostal, herpes zoster, bronquite, alergias respiratrias, problemas de nariz e garganta...

Situado sobre a regio lateral mais saliente da apfise mastide, mais ou menos 1cm acima da ponta da apfise. CITICA: trata a citica e a lombalgia.

So 3 pontos referentes ao joelho. Esto localizados em torno da ponta da apfise mastide. G1 corresponde parte medial do joelho, est localizado anterior ponta da apfise mastide. G2 corresponde parte anterior do joelho, est localizado logo abaixo da apfise mastide. G3 corresponde parte lateral do joelho, est localizado atrs da ponta da apfise. JOELHO: artrose, artrite, contuso...

1cm acima do Ponto B: lombalgia e citica.

1cm acima do Ponto C: lombalgia e citica.

Pontos J
Corresponde a alteraes no dorso dos ps.

Ponto J
Localizao:O ponto J, est localizado no extremo lateral do crnio de uma linha vertical que cruza o pice da orelha, 0,5 1 cm dela. Insero:Subcutneas, tangencialmente a pele, direcionadas para o centro da orelha, aprofundandose 2 3 cm.

Ponto J
Tratamento: Algias no dorso do p.

Ponto K
Utilizado para lombalgias, principalmente em decorrncia de herniao com protuso discal.

Ponto K
Localizao:No prolongamento entre o ponto C e o ponto Yintang, abaixo do ponto ouvido, ao mesmo nvel entre o ponto Nariz e Boca, sobre o frontal. Insero:Subcutnea, tangencialmente a pele, direcionadas para cima, em direo ao ponto C, aprofundando-se 2 3 cm.

Ponto K
Tratamento: Dores lombares, principalmente por hrnia discal.

Ponto P
Corresponde a alteraes nos joelhos.

Ponto P
* *
Localizao:1 cm acima da linha anterior do couro cabeludo entre os pontos H e I. Insero:Subcutnea, tangencialmente a pele, direcionadas para trs, aprofundando-se 2 3 cm.

Ponto P
* *
Tratamento: Dores e afeces do joelho.

PONTOS NEUROLGICOS
Indicados para seqelas neurolgicas afetando tronco, cerebelo ou crebro, Parkinson, Alzheimer, Esclerose Mltipla, Epilepsia, Nevralgia do Trigmeo; enxaqueca, insnia, depresso e outros distrbios psicolgicos. CREBRO Em torno de 1cm acima do Ponto A, pode ser subdividido em Frontal, Temporal, Parietal, Occipital,etc.

CEREBELO 1 cm acima do Ponto Crebro (3cm adiante da sutura coronal). GNGLIOS DA BASE Uma faixa estreita sobre a linha mediana, entre os Pontos Crebro e Cerebelo.

PONTOS YPSILON
Este grupo de pontos foi denominado de Ypsilon em parte por ter sido os ltimos pontos descobertos (pelo menos durante alguns anos) e em parte para homenagear Yamamoto. Cada ponto Y representa um rgo e seu meridiano correspondente. Esta uma das vantagens da YNSA, problema afetando segmento longo de um meridiano pode ser resolvido por um nico ponto.

Todos os 12 Pontos Y da regio Yin esto limitados na frente pelo limite anterior da implantao temporal dos cabelos, atrs pela linha vertical passando pelo pice da orelha; abaixo pelo arco zigomtico e acima por uma linha horizontal 1cm acima da orelha. Na linha vertical sobre o limite anterior da implantao temporal dos cabelos, esto localizados os 3 meridianos Yang do membro superior: logo acima do arco zigomtico, existe o ponto da Bexiga, acima deste, est o Triplo Aquecedor, e depois, o Intestino Delgado.

Na mesma linha horizontal 1cm acima da orelha, esto os 3 meridianos Yin do membro superior. Acima do Intestino Delgado e um pouco para trs est o ponto do Pulmo, um pouco atrs da vertical do Estmago est o ponto da Circulao Sexo, mais atrs, est o ponto do Corao. Na linha vertical situado entre a orelha e o limite anterior dos cabelos, logo acima do arco zigomtico est o ponto da Bexiga, em seguida o ponto do Rim. Acima deste, na mesma horizontal do Triplo Aquecedor, existe o ponto do Bao, e indo para cima e um pouco para trs, est o Estmago.

Logo frente da implantao nterosuperior da orelha, na mesma horizontal do Triplo Aquecedor, existe o ponto da Vescula Biliar; 1cm acima e atrs, fica o Fgado. Entre o Estmago e o Bao, foi descoberto o ponto da Afasia de Broca.

SEQUNCIA PRECONIZADA POR YAMAMOTO


1. Afeces do aparelho locomotor, do sistema nervoso, de rgos dos sentidos, ou das afeces provocadas por subluxaes vertebrais ou compresses nervosas: 1.1.Problemas Supradiafragmticos: pesquisar IG4 para escolher o lado da cabea para deteco e tratamento dos pontos. 1.1.1. Pesquisar e tratar at os pontos IG4 ficarem normais.

1.2.Problemas Infradiafragmticos: apertar os pontos D simetricamente, escolher o lado mais dolorido. 1.2.1.Caso houver problemas de coluna lombar, lembrar-se da linha D e dos pontos H e I. 1.2.2.Caso houver citica, usar o ponto F. 1.2.3.Caso houver problemas de joelho, lembrar-se dos pontos G.

2. Afeces dos outros aparelhos (respiratrio, cardiovascular, digestrio etc.): 2.1. Pesquisar os pontos cervicais/ abdominais, iniciando o tratamento pelo Rim. 2.2. Pesquisar os pontos Y e colocar as agulhas. 2.3. Avaliar o alvio sintomtico. 2.4. Pesquisar novamente os pontos cervicais/ abdominais. 2.5. Pesquisar e tratar at desaparecer todos os pontos cervicais/ abdominais doloridos.

OBS.: 1) Em pacientes com ritidectomia (plstica facial), a pesquisa possvel e o mtodo ainda funciona; entretanto, a fibrose cicatricial torna a picada mais difcil e dolorosa. 2) Procurar e escolher os pontos conforme as indicaes de Zang Fu. 3) Selecionar pontos conforme os trajetos dos meridianos.

4) O lado direito e esquerdo do corpo so conectados pelas ramificaes dos meridianos. 5) Em problemas de coluna, verificar todos os segmentos vertebrais. 6) Ao usar YNSA, pode dispensar a maca ou deixar de virar o paciente de bruo. 7) A pesquisa dos pontos da YNSA, o uso do diagnstico abdominal ou cervical ajudam na avaliao energtica.

DIAGNSTICO CERVICAL
Nos casos com alteraes em rgos ou meridianos, Yamamoto considera importante diagnosticar os pontos sensveis cervicais ou abdominais. Entretanto, como os pontos cervicais esto mais prximos da cabea, facilmente acessveis; e para localiz-los no precisa deitar o paciente nem tirar-lhe as roupas, o diagnstico cervical vem ganhando preferncia.

O procedimento consiste em examinar todos os pontos cervicais no lado que apresentar maior sensibilidade. Caso encontrar ponto do Rim dolorido, dever proceder primeiro a procurar o ponto Y correspondente e trat-lo. Em muitas vezes, o estmulo do ponto Y do Rim suficiente para eliminar os pontos sensveis correspondentes a outros rgos ou meridianos.

Se apesar do estmulo de Y sobrarem ainda alguns pontos cervicais doloridos, a sim poder passar a tratar seus pontos Y correspondentes. Caso a pesquisa e o tratamento dos pontos Y for eficiente, todos os pontos doloridos do pescoo ou do abdome desaparecero.

OBS.: Na palpao cervical do Fgado, dever apertar suavemente o local. Palpando ponto cervical do Rim dolorido e duro, sintoma Yang, dever pesquisar o ponto Y no setor Yin. Ao contrrio, achando no pescoo Rim sensvel, amolecido e inchado, sintoma Yin, dever pesquisar o ponto Y no setor Yang.

O couro cabeludo muito vascularizado, ocorrer algum sangramento aps retirar a agulha no raro, basta apertar o local com algodo durante 30s. frente da orelha, na regio dos pontos Ypsilon, passam os vasos temporais superficiais, caso houver algum sangramento, s estanc-lo.

O nmero de agulhas deve ser o mnimo possvel, Yamamoto preconiza colocar poucas agulhas e testar os efeitos a cada insero. Entretanto, caso desejar, pode localizar todos os pontos sensveis e colocar todas as agulhas, pode chegar a 10-12 agulhas. Tal como na Acupuntura Geral, aps as inseres, se ocorrer sensaes tipo De Qi, a eficcia deve aumentar.

As agulhas podem ser inseridas em qualquer direo ou sentido, entretanto, para reduzir o risco de no acertar o ponto sensvel, ou para obter efeito teraputico mais amplo, melhor puncionar tal ponto e aprofundar de forma a atingir vrios pontos correspondentes zona problemtica do corpo. Pode haver agravao...

EXEMPLOS Depois de inserir as agulhas e o resultado no for satisfatrio, h duas possibilidades: 1) Reposicionar as agulhas (aprofundar mais, ou superficializar um pouco e mudar a direo). 2) Procurar outros pontos. Aps usar os pontos correspondentes ao corpo (Bsicos, Sensoriais, Neurolgicos) e obter resultado no satisfatrio, procure possveis relaes com meridianos ou de rgos, e trat-las com pontos Ypsilon.

Casos os resultados no forem satisfatrios usando pontos da zona Yin, pesquise a zona Yang. Ao tratar distrbios, alm de usar os pontos correspondentes ao corpo, lembrese dos trajetos dos meridianos, lembre-se das relaes de Zang Fu.

ANSIEDADE, DEPRESSO, INSNIA Pontos A, Crebro, B, Rim, Fgado, Rim. AVC, SEQUELAS - Pontos contralaterais: A, B, Crebro, C, D, Fgado, Rim. BRONQUITE - Pontos E, A, Pulmo, Fgado, Rim, Bao. CEFALIA - Pontos A, Rim, Fgado. CERVICAL, TORCICOLO Pontos A, B, C, ID, TA, Rim, Rim Yang. DOR ESCAPULAR Pontos A, B, C, ID, TA.

GARGANTA Pontos A, Boca, IG, Estmago. GASTRITE Pontos Estmago, Bao, D, Fgado. LOMBALGIA, CITICA - Pontos D, linha D, Rim, Bexiga, A, E, H, I, F. JOELHO Pontos D, G, linha D, Rim; analisar sobreposio com Citica. MEMBROS INFERIORES Pontos D, Rim, A. PEITO, MAL-ESTAR Pontos E, A, Crebro, Fgado, VB, Corao, Pulmo.

RINITE, SINUSITE Pontos A, Nariz, Pulmo, Bao. TENDINITE DO MEMBRO SUPERIOR, LER - Pontos A, B, C, Pulmo, IG, ID, TA, Fgado, Bao. ZUMBIDO Pontos A, 4 pontos do Zumbido (Ouvido, Rim Yang e mais 2 pontos intermedirios), Rim, Fgado. H melhora em 65% dos casos.

A Nova Craniopuntura de Yamamoto(YNSA )- dividida em quatro grupos de pontos: 1. Pontos bsicos = aparelho locomotor. 2. Pontos cerebrais = crebro, cerebelo e gnglios basais. 3. Pontos sensoriais = rgos dos sentidos. 4. Pontos Y = rgos internos.

Todos os pontos da YNSA so dispostos bilateralmente e se espelham um pouco menores e mais profundamente na regio posterior da cabea. Em contraposio acupuntura chinesa, na qual se diz que no h Yang na cabea, apenas Yin;na YNSA,o espelhamento dos pontos situados na regio posterior da cabea seria considerado Yang.Ou seja: frontal: Yin;occipital: Yang.

Ponto Bsico F da Nova Craniopuntura de Yamamoto


Durante um bom tempo s foi conhecido o ponto bsico F da YNSA em sua face Yang,sendo sua localizao bem determinada atrs da orelha, sobre o ponto mais proeminente do processo mastideo. Hoje, porm, j nos possvel conhecer tambm a localizao do ponto F- Yin. Assim, sabe-se que esse ponto situa-se entre o ponto D e os pontos lombares, exatamente acima do arco zigomtico.

Indicaes: As indicaes se limitam quase que exclusivamente a lumbago e isquialgias. Em casos resistentes, possvel eventualmente associar os pontos Extra-I ou D.

Ponto do olho: 1cm da linha mediana, 1cm abaixo do Ponto A,todos os distrbios visuais e dores, tais como: Diminuio da acuidade visual. Glaucoma, Conjuntivites. Estrabismo. Epfora*. Dores e queixas ps-traumticas ou psoperatrias. Degenerao macular. Catarata, Hordolo, Lacrimejamento,etc.

Ponto do nariz: 1cm abaixo do Ponto do Olho,todas as queixas e dores relacionadas regio nasal: Alergias. Rinites. Sinusites. Entupimentos/ obstrues nasais. Dores e queixas ps-traumticas ou psoperatrias. Epistaxe etc.

Ponto da boca: 1cm abaixo do Ponto do Nariz,queixas e dores relacionadas cavidade oral e regio perioral, por exemplo: Inflamaes bucais, Estomatites. Dores de garganta,Herpes simples. Dor ps-extrao dentria, Odontalgia. Afasia, Aftas, Gengivite. Dores e queixas ps-traumticas ou psoperatrias. Periodontites,Queimao na lngua. Distrbios de paladar ou da fala. Problemas de maxilar ou de mandbula, etc.

Ponto do ouvido: 1,5cm abaixo e sobre o prolongamento caudal da Ponto C, todas as queixas e dores relacionadas ao ouvido: Distrbios auditivos. Labirintite,Surdez Otite externa e mdia. Tinidos. Dores e queixas ps-traumticas ou psoperatrias,etc.

Algo que ainda no conseguiu ser devidamente esclarecido foi o fato notrio de se conseguir melhorar tambm a viso por meio do agulhamento do ponto do ouvido em sua face Yang. Uma possvel explicao para isso pode talvez residir na questo de que abaixo do ponto Yang encontra-se a rea visual*.

Indicaes dos Pontos Y


As indicaes dos pontos Y englobam disfunes relacionadas a todos os rgos internos. Todas as indicaes feitas anteriormente para pontos bsicos da YNSA,pontos sensoriais ou pontos cerebrais tambm valem para pontos Y. Alm disso, todos os distrbios de ordem psquica, motora ou funcional podem ser tratados por esses pontos.

Pode-se praticamente dizer que existem possibilidades ilimitadas de tratamento para cada condio considerada reversvel e para cada campo especfico da medicina. Eis aqui apenas alguns exemplos: Distrbios do trnsito intestinal, tais como diarria ou obstipao. Hrnia de hiato, diverticulite.

Dores no peito, dispnia, hiperventilao, asma, anginapectoris, arritmias, taquicardia. Disfunes renais, clculos renais, poliria, hipertrofia da prstata. Hepatite, pancreatite, diabetes, colecistite e colelitase. Cefalias, enxaquecas migranosas, neuralgias do trigmeo e paralisias faciais. Distrbios cerebrais, tais como hemiplegias, paralisias, paralisias cerebrais e esclerose mltipla (EM).

Os mais variados tipos de distrbios cinticos, dores cervicais, dores lombares (lombalgias) e coccgeas de diferentes etiologias, osteoporose. Independentemente do fato das manifestaes anteriores serem, a princpio, gerais,a teraputica envolvendo o uso dos pontos Y pode ainda ser levada para dentro de cada uma das especialidades mdicas conhecidas.

Entre os pontos Y de Bao Pncreas e Estmago, encontram-se dois pontos extras para afasia (somente citados nesse espao em razo de sua posio, a qual toma por referncia os pontos Y). Na regio anterior Yin,encontra-se o ponto da afasia de Broca*, e na regio Yang, o ponto da afasia de Wemicke**.

Os diagnsticos abdominal e cervical da YNSA podem tambm ser empregados de forma bem-sucedida em associao com acupuntura tradicional chinesa e auriculopuntura. Da mesma forma, podem inclusive ser utilizados para testar a tolerncia do paciente a determinados medicamentos.

J quando a doena crnica, mesmo que seja referida apenas uma pequena alterao positiva no quadro, ela dever ser levada em considerao como sinal de melhora.Evidentemente, outras sesses estaro indicadas. A princpio, muito difcil dizer o nmero de sesses necessrias para se efetuar um tratamento. Nos pacientes portadores de doenas crnicas, a sensao de benefcio ser sempre mais e mais perceptvel. Por conta desse efeito cumulativo, as sesses podero ser espaadas com o tempo.

Das descobertas mais recentes a enriquecer a Nova Craniopuntura de Yamamoto (YNSA - YamamotoNeue Schadelakupunktur), talvez nenhuma parea to significativa como a dos 12 pontos dos nervos cranianos. Esses pontos, que mais lembram um pequeno cordo de prolas, se estendem em seqncia linear em direo dorsal, do ponto bsico A at a altura do ponto Du Mai-20/Du Mai-21 (VG-20/VG-21).

A distncia entre o primeiro ponto craniano e o ltimo (o 12Q) compreende mais ou menos 6 a 8cm. Semelhante ao que sucede com os outros pontos (os pontos Y, por exemplo), a pesquisa diagnstica prvia em nvel abdominal ou cervical poder orientar, por meio da sensibilidade aumentada presso ou do enrijecimento local, a aplicao das agulhas na terapia dos nervos cranianos.

Assim, aps o agulhamento do ponto do nervo craniano relacionado zona ou rea diagnstica em desequilbrio (e, portanto, dolorida ou enrijecida), essa alterao dever desaparecer. Os pontos Y parieto - temporais* da YNSA so atualmente numerados em consenso com os pontos dos nervos cranianos.

Pontos dos nervos cranianos e suas correspondncias: Rim =nervo olfatrio =ponto olfatrio. Bexiga =nervo ptico =ponto ptico. Pericrdio =nervo oculomotor =ponto oculomotor. Corao =nervo troclear =ponto troclear. Estmago =nervo trigmeo =ponto trigmeo. Triplo Aquecedor =nervo abducente =ponto abducente.

Intestino Delgado =nervo facial =ponto facial. Bao-Pncreas =nervo vestbulo-coclear =ponto vestbulo-coclear. Pulmo =nervo glossofarngeo =ponto glossofarngeo. Fgado =nervo vago =ponto vago. Vescula Biliar =nervo acessrio =ponto acessrio. Intestino Grosso =nervo hipoglosso =ponto hipoglosso.

Supe-se, com um certo grau de consistncia, de que pontos dos nervos cranianos e meridianos estabelecem uma estreita relao entre si. Em contraposio ao que se verifica com os pontos Y da YNSA, nos quais o atingir do local certo pela agulha vem geralmente acompanhado da meno de dor pelo paciente, a puno dos pontos dos nervos cranianos em geral no costuma ser to desconfortvel assim.

A representao esquemtica a seguir mostra o aspecto em "cordo de prolas dos pontos dos nervos cranianos, dispostos um atrs do outro em seqncia linear e separados entre si por uma distncia mnima. Como se pode perceber,no caso dos pontos dos nervos cranianos, o que se tem so reas muito pequenas. Assim, imprescindvel que se determine precisa e previamente o ponto a ser agulhado, algo que pode ser obtido por meio de criteriosa palpao digital.

Somatotopia Sagital-mediana
A somatotopia sagital-mediana tambm uma somatotopia craniana.Nela tem-se a imagem de uma pessoa em miniatura deitada de costas sobre a convexidade do crnio, com a cabea voltada para frente. Ela se estende desde a linha anterior de implantao do cabelo at a linha posterior (onde estariam, ento, os ps).

A cabea,portanto, ficaria situada entre a linha horizontal anterior de implantao do cabelo e os pontos cerebrais; ao passo que as pontas dos dedos dos ps coincidiriam coma linha horizontal posterior de implantao do cabelo. Na somatotopia sagital-mediana de decbito ventral, a pessoa se estenderia em sentido contrrio, com a cabea na altura da escama occipital, olhando para ela, e a sola do p ao nvel dos pontos cerebrais da rea Yin.

Junto ao ponto Du Mai-20 (Baihui [VG20D da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), distando cerca de 1 cm lateralmente a ele, tem-se a rea de tratamento da coluna lombar. A somatotopia sagital-mediana tem uma largura de apenas 2cm, sendo indicada para o tratamento de paresias, parestesias, distrbios circulatrios e dores no aparelho locomotor.

Somatotopias J e K
Tais somatotopias se encontram estendidas sobre a sutura sagital, suas cabeas se tocam no ponto mais alto da cal vria, mais ou menos por onde passa a linha biauricular, a qual une os dois pices auriculares. Na MTC, tal ponto corresponderia ao Du Mai-20 (VG-20).

Das cabeas partem troncos e membros. A somatotopia anterior ou Yin deita-se de costas sobre o crnio, de tal modo que possvel ver os dorsos dos seus ps voltados para cima. Os ps esto um pouco separados um do outro, dispostos lateralmente aos pontos cerebrais *. J a somatotopia posterior ou Yang deitase em decbito ventral, deixando as solas dos ps expostas. Elas esto, da mesma forma, separadas pelos pontos cerebrais.

Essa somatotopia comprovou ser vlida no tratamento de dores e paralisias, sobretudo parestesias. Nas parestesias que acometem o p, preciso dar ateno especial face em que esta se manifesta, isto , se ocorre na face dorsal (parte de cima do p) ou na face plantar (parte debaixo do p). Afinal, a deciso acerca de o agulhamento ser anterior ou posterior se dar de acordo com essa informao.

Somatotopia Pubiana
Tal somatotopia possui os mesmos pontos, a mesma localizao seqencial e o mesmo rol de indicaes que os pontos bsicos da Nova Craniopuntura de Yamamoto (YNSA YamamotoNeue Schiidelakupunktur). O emprego da somatotopia pubiana tem se mostrado de grande valia para algumas condies ditas "refratrias" e tambm para algumas hemiplegias, as quais, tratadas previamente por somatotopias cranianas, passaram a no apresentar mais progresso aps algum tempo.

A localizao dessa somatotopia se d na borda superior da snfise pbica. O agulhamento na somatotopia pubiana deve ser feito diretamente sobre o pbis. Semelhante ao que ocorre com outros pontos, na somatotopia pubiana tambm imprescindvel a localizao exata do ponto por criteriosa palpao, sua fixao com o dedo e seu agulhamento em sentido caudal.

Somatotopia Torcica
Tambm nessa somatotopia tem-se a representao completa do corpo humano. Ela se distribui ao longo do esterno, junto s articulaes costais. A representao dos membros se d com eles em extenso. Os pontos desse sistema so destinados preponderantemente ao controle de dores ps-traumticas.

Nessa somatotopia nunca demais lembrar que, em virtude de sua proximidade com o pulmo, h risco de se provocar um pneumotrax pela insero da agulha. Assim, no tratamento com uso de tal somatotopia, a agulha retirada logo em seguida ou fixada com fita adesiva antialrgica para evitar deslocamento e perda de posio. Na vigncia do tratamento, o paciente dever permanecer calmamente deitado sobre a maca.

Somatotopia Vertebral Crvicotorcica

Somatotopia Vertebral TracoIombar

Somatotopia C6-T2

Pontos Masterkey*

You might also like