You are on page 1of 42

Qumica

Unidade I: O tomo e a tabela peridica


Prof. Andressa Reis Vicente

1. O tomo
1.1 1.2 1.3 1.4 A evoluo do modelo atmico Modelo atual Nmeros qunticos Principais caractersticas do tomo

2. A tabela Peridica
2.1 Famlia e Perodos 2.2 Propriedades peridicas
2.2.1 2.2.2 2.2.3 2.2.4 2.2.5 2.2.6 Raio atmico ons e raio inico Energia de ionizao Afinidade eletrnica Eletronegatividade Eletropositividade

2.3 Classes dos elementos

Importncia da teoria atmica


O comportamento fsico e qumico da matria depende da maneira pelo qual os tomos interagem, e isso depende de sua estrutura.

1.1

A evoluo do modelo atmico


DALTON

BOHR

MODELO ATUAL

THOMSON

RUTHERFORD

1.2 O tomo atual um modelo matemtico


Cada nvel de energia tem uma populao mxima de eltrons; O tomo est normalmente em seu estado fundamental, o estado no qual todos os seus eltrons esto no seu nvel de energia mais baixos que esto disponveis. Estado excitado quando o eltron recebeu energia e elevado a um nvel de energia maior.
Camada Nvel Populao de o K L 1 2 2 8

M
N O P

3
4 5 6

18
32 32 18

2
5

Sommerfeld Subnveis de energia Props que toda camada possui uma rbita circular, sendo as demais, se existirem, elpticas, apresentando cada uma excentricidade diferente, umas mais alongadas e outras menos. A cada rbita de forma diferente, correspode um subnvel de energia ( s, p, d, f ).

Heisenberg O princpio da incerteza No se pode determinar, simultaneamente, a velocidade e a posio exata de uma partcula em um determinado instante. Podemos apenas saber a regio onde h a maior probabilidade de encontrar o eltron.
Essa regio chamada de orbital. Schrdinger o caracterizados pela quantidade de energia Props que a identificao de um orbital se tornava possvel com o auxlio de 3 nmeros, e a identificao do eltron nesse orbital indicada por um quarto nmero. Esses nmeros so denominados os nmeros qunticos.

1.3 Nmeros qunticos


Nmero quntico principal (n): Esse nmero determina o nvel (camada) em que o eltron se encontra, onde n . Esse nmero indica para o eltron sua distncia mdia do ncleo, sendo n=1 a camada mais prxima do ncleo.
Nmero quntico secundrio (l ): Esse nmero especifica o subnvel (s,p,d,f), e assim, a forma do orbital, onde l .

l =0, designa o subnvel s , o que significa que o orbital esfrico. O subnvel s possui apenas um orbital. Representao geomtrica:

l =1, designa o subnvel p , o que significa que o orbital apresenta forma de dois lobos. O subnvel p possui 3 orbitais. Representao geomtrica:

l =2, designa o subnvel d , que tem as seguintes formas: O subnvel d possui 5 orbitais.

Representao geomtrica: l =3, designa o subnvel f , que tem as seguintes formas: O subnvel f possui 7 orbitais. Representao geomtrica:

10

Nmero quntico magntico (ml): Fornece informao sobre a orientao do orbital no espao, onde ml e assume valores de - l. a + l .

Nmero quntico spin (ms ): Esse nmero especifica o spin do eltron e possui valor +1/2 ou -1/2. O spin uma propriedade do eltron, representa o sentido de rotao do eltron em torno de s mesmo. Cada orbital s comporta 2 eltrons (com spin opostos).

11

O princpio de excluso de Pauli No podem existir dois eltrons num dado tomo que possuam os mesmo valores para todos os nmeros qunticos.
Regra de Hnd Deve-se preencher todos os orbitais de um subnvel com um eltron, antes de colocar um segundo eltron num mesmo orbital. Diagrama de Linus Pauling (Distribuio energtica) Dispositivo que fornece a sequncia energtica crescente dos subnveis.

12

A ltima camada eletrnica denominada camada de valncia e os eltrons nelas colocados so os eltrons de valncia. O ltimo eltron a ser representado sempre o mais importante, pois a partir dele que conseguimos identificar o elemento a que o tomo pertence. Esse eltron chamado de eltron diferencial.
13

1.4 Principais caractersticas do tomo


O tomo representado por um ncleo central, que muito pequeno, mas que contm a maior parte da massa do tomo e cercado por uma enorme regio extranuclear, contendo os eltrons. O ncleo contm prtons (carga 1+) e neutrons (carga zero).

O tomo como um todo no possui carga devido ao nmero de prtons ser igual ao nmero de eltrons (carga -1).
A massa dos eltrons praticamente desprezvel em comparao com a massa dos prtons e neutrons.
P+= 1,007u N = 1,009u o= 0,00055u 1u = 1,6605.10-24 g
14

Um tomo geralmente identificado especificando dois nmeros inteiros. O nmero atmico (Z) = nmero de prtons no ncleo O nmero de massa (A) = nmero total de nucleons (P+ + N)

A massa de um elemento:
A massa atmica de um elemento calculada pela mdia ponderada das massas dos istopos desse elemento.

Nmero de massa Massa atmica


15

Semelhanas atmicas
Istopos: So tomos que possuem nmeros atmicos iguais (mesmo nmero de prtons). tomos de um mesmo elemento qumico podem ter diferentes nmero de massa, porque eles podem ter diferentes nmero de neutrons no ncleo. Istonos: So tomos que apresentam o mesmo nmero de neutrons, mas diferentes nmeros atmicos e nmero de massa. Isbaros: So tomos que apresentam o mesmo nmero de massa (A), porm diferentes nmeros atmicos (Z).
Exemplo:

40 19K

, 8O16 , 18Ar40 , 8O17 , 17Cl37 , 8O18 , 20Ca40.

16

Abundncia isotpica
A maioria dos elementos so encontrados como uma mistura de istopos. Exemplo: [A cada 1000 tomos de Boro, temos 199 de e 801 de
65Cu

]
30,91%

Exemplo: Mistura isotpica do cobre: 63Cu 69,09% e m = (69,09.63 + 30,91.65)/100 = 63,55 u

17

2. A tabela peridica
Devido a descoberta de uma grande variedade de tomos, tornou-se necessria a organizao desses tomos, agrupando-os de acordo com suas caractersticas em comum.

18

2.1 Famlias (grupos) e Perodos (sries)


A posio de um elemento na tabela peridica leva em conta dois critrios: Famlias (32): Propriedades qumicas semelhantes Perodos (7) : Propriedades fsicas variam gradualmente

19

s1

s2

p1 p2 p3 p4 p5

p6

20

2.2 Propriedades peridicas


Propriedade peridica aquela cujos valores para os diversos elementos crescem e decrescem em funo do nmero atmico crescente.
S podemos comparar, com segurana, os valores das propriedades fsicas para elementos colocados em um mesmo perodo ou famlia. No perodo: como o nmero de camadas o mesmo, o principal fator o nmero atmico. Na famlia: como o nmero de camadas diferente, o principal fator o nmero de camadas.

21

2.2.1

Raio atmico

Para medir o raio atmico, usa-se a distncia de dois ncleos vizinhos de uma amostra. R=d/2 Onde d a distncia entre os ncleos.

No perodo: Quanto maior o nmero atmico, menor o raio atmico. Na famlia: Quanto maior o nmero atmico, maior o raio atmico.

22

23

24

2.2.2

ons e raio inico

O que so ons?
ons: Um tomo, sob determinadas condies pode ganhar ou perder eltrons. Nessa transformao no existe alterao do ncleo, apenas uma mudana na eletrosfera. nions: on carregado negativamente. (Quando ele ganha um ou mais eltrons) Ctions: on carregado positivamente. (Quando ele perde um ou mais eltrons) Valncia inica: Carga do on. Ca2+ , Na+ , P3- , Cl- , SO42- NH4+

25

on simples: formado por tomos de um s elemento. (Br- , Sr2+ , K+) on composto: formado por tomos de elementos diferentes. (PO43- , NH4+)
31 15P

Ganha 30

P315
16

Z
n

15
16

0
20Ca 40

15
Perde 20

18

Ca2+
20
20 18

Mesmo nmero de 0 Isoeletrnicos

Z
n 0

20
20 20

26

Raio inico
Formao do ction: Contrao da eletrosfera. (rtomo > r ction) (Quanto maior o nmero de 0 perdidos, menor o on)
Fe3+ < Fe2+ < Fe Li+ < Li Formao do nion: Expanso da eletrosfera. (rtomo< r nion) (Quanto maior o nmero de 0 ganhos, maior o on)

S2- > S- > S Cl- > Cl

27

Comparao entre ons isoeletrnicos: Para dois ons isoeletrnicos, o de menor nmero atmico ser o maior, pois apresenta menor atrao entre o ncleo e os 0. Srie isoeletrnica:
2- > F- > Na+ > Mg2+ O 8 9 11 12

100

28

2.2.3

Energia de ionizao

Energia ou potencial de ionizao: a energia mnima necessria para remover o 0 mais fracamente atrado pelo ncleo do tomo, quando este se encontra no estado gasoso e no estado fundamental. ( 0 atinge o nvel n=) Ionizao : Processo de formao de um on positivo pela remoo de um 0. A segunda energia de ionizao a energia para remover o segundo 0 e assim por diante. Ela maior que a primeira energia de ionizao, pois o 0 est mais fortemente ligado. M(g) M(g)+ + 0(g) (primeira energia de ionizao) M(g)+ M(g)2+ + 0(g) (segunda energia de ionizao)

29

A ionizao sempre absorve energia. (SI: kJ/mol) A energia de ionizao calculada a partir da retirada 0 do mais externo e no do subnvel mais energtico. No perodo: A energia de ionizao aumenta com o aumento do nmero atmico. Na famlia: A energia de ionizao diminui com o aumento do nmero atmico. Elementos com baixa energia de ionizao tem facilidade em perder 0 . Se a energia de ionizao alta, o elemento tem dificuldade de perder 0.

30

2.2.4

Afinidade eletrnica

Afinidade eletrnica ou eletroafinidade: a energia liberada quando um tomo recebe um 0 , quando este se encontra no estado gasoso e no estado fundamental.

M(g) + 0(g) M(g)- + No perodo: A afinidade eletrnica aumenta com o aumento do nmero atmico. (maior ser a energia liberada) Na famlia: A afinidade eletrnica diminui com o aumento do nmero atmico. (menor ser a energia liberada)

31

Elementos com baixa afinidade eletrnica tem dificuldade de ganhar 0 . Elementos com alta afinidade eletrnica tem facilidade de ganhar 0.

Gases nobres so inertes.

32

2.2.5

Eletronegatividade

Eletronegatividade: a capacidade que o tomo do elemento tem de atrair 0 , quando estes esto compartilhados com outro tomo. No uma grandeza absoluta, a representao de um valor relativo. estabelecido atravs da comparao do elemento com um elemento padro. Escala formulada por Linus Pauling, na qual atribui para o flor, elemento padro, eletronegatividade igual a 4,0.

33

34

2.2.6

Eletropositividade

Eletropositividade: a capacidade que o tomo do elemento tem de repelir 0 , quando estes esto compartilhados com outro tomo. Propriedade inversa eletronegatividade.

Inversa

35

2.3 Classes de elementos

: Hidrognio 1 elemento

: Metais 84 elementos

: Ametais 11 elementos

: Semimetais 7 elementos

: Gases nobres 6 elementos


36

2.3.1

Classe do Hidrognio

Constitudo por um nico elemento (o Hidrognio). Apesar da configurao eletrnica terminar em s1 , tem propriedades diferentes dos metais alcalinos. o elemento mais abundante do universo. Forma substncia simples H2 (atomicidade=2, ou substncia diatmica). um gs temperatura ambiente.

37

2.3.2

Classe dos gases nobres

Constitudo por 6 elementos. Configurao eletrnica termina em ns2np6 , com exceo do He (1s2). Possuem alta estabilidade qumica, por isso no se ligam espontneamente entre s ou com outros elementos . Formam substncias simples monoatmicas (atomicidade=1). So gases temperatura ambiente.

38

2.3.3

Classe dos metais

Constitudo por mais de 84 elementos. Possuem baixa energia de ionizao. Tendem a formar ctions. Substncias simples formadas por um nmero muito grande de tomos (ex.: Fen , atomicidade=n) entretanto, comum serem representados por um nico tomo (Fe). So condutores de calor e energia. Maleveis e ducteis. Apresentam brilho, cor cinza e prateado. (exceto Cu e Au)

39

2.3.4

Classe dos no-metais (ametais)

Constitudo por 11 elementos. Apresentam alta energia de ionizao. Tendem a formar nions. A maioria formam substncias simples diatmicas (atomicidade=2), porm existem outros casos como: O3 , P4 , S8 , Cn No conduzem calor nem eletricidade (com algumas excees como o carbono na forma de grafite).

40

2.3.5

Classe dos semimetais (metalides)

Constitudo por 7 elementos. Apresentam propriedades intermedirias entre as dos metais e as dos ametais. (B, Si, Ge, As, Sb, Te, Po) Tendem a formar nions. Desde 2001 que Ge, Sb e Po so considerados metais e B, Si, As e Te so considerados ametais.

41

2.3.6

Outras classificaes

Elementos artificiais ou naturais: Elementos com nmero atmico maiores que 92 (transurnicos), so artificiais (alm do 43Tc e 61Pm), os demais ocorrem naturalmente.

Estado fsico: As substncias simples nas condies ambientes podem ser encontradas nos 3 estados fsicos principais:
Gasoso: Gases nobres, H2, F2, Cl2, O2, O3 e N2 Lquido: Br2 e Hg Slido: Todos os demais

42

You might also like