You are on page 1of 11

ESUD 2011 VIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distncia Ouro Preto, 3 5 de outubro de 2011 - UNIREDE

AVALIAO DO ALCANCE DE OBJETIVOS LEGAIS DO SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL EM UM CURSO DE ESPECIALIZAO
Carlos Henrique S. de Castro1, Mariana Dutra de C. Lopes2
1UFMG/Faculdade de Letras, chenriquebh@yahoo.com.br 2UFMG/Diretoria de Inovao e Metodologias de Ensino, maducalo@yahoo.com.br

Resumo O presente trabalho busca avaliar o sucesso no alcance de trs de um total de sete objetivos traados para o sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB, programa que prev a disseminao do ensino superior a distncia e de qualidade no pas, em um curso de especializao ofertado pelo referido programa. Os objetivos selecionados so: a oferta de cursos de formao continuada para professores da educao bsica; de cursos para outros profissionais da educao bsica e, ainda, a expanso e interiorizao da educao superior no pas. Para tanto, adotou-se trs tipos de avaliao amplamente utilizados em instituies, cada um deles com o foco em momentos especficos do desenvolvimento de projetos, denominados de avaliaes ex-ante, durante e ex-post. Como corpus da pesquisa, trabalhou-se com dados referentes ao perfil dos alunos matriculados em duas turmas do curso de especializao denominado Design Instrucional para EaD Virtual, ofertado pelo UAB por meio da Universidade Federal de Itajub UNIFEI. A metodologia utilizada conta com momentos quantitativos, nos quais elencou-se dados diversos que contribuem com o trabalho proposto, e momentos qualitativos, nos quais foram levantadas hipteses e apresentadas concluses acerca dos processos de seleo de discentes do curso em estudo, entre outras. Dentre os resultados efetivos da avaliao feita, notou-se que alteraes no processo seletivo do curso analisado tornam-se necessrias para que ele corrobore no alcance dos objetivos traados pelo UAB em mbito nacional. Ao final do trabalho, destaca-se a importncia de pesquisas como esta, que podem servir de modelo de avaliao tanto educacional, quanto social, com importantes resultados para a gesto de projetos com vistas ao desenvolvimento da sociedade. Palavras-chave: EaD, Universidade Aberta do Brasil, Desenvolvimento, Avaliao. Abstract This study aims to evaluate the success in achieving three out of seven goals set for the system Universidade Aberta do Brasil UAB, in a specialization course offered by that program. This program provides for the spread of distance and quality education in the country. The selected goals are: to offer continuing education courses for teachers of basic education; to offer courses for other education professionals, and also to expand higher education in Brazilian provincial areas. To this end, we adopted three types of evaluation widely used in different institutions, each of them with a focus on specific moments of the projects development, called "ex-ante", "during" and "ex post" evaluations. As the corpus of research, we worked with data regarding the profile of students enrolled in two classes of the specialization course called "Design Instrucional para EaD Virtual", 1

ESUD 2011 VIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distncia Ouro Preto, 3 5 de outubro de 2011 - UNIREDE
offered by the UAB through the Universidade Federal de Itajub - UNIFEI. The used methodology has quantitative moments in which we list several data that contribute to the proposed work, and qualitative moments in which we raise hypotheses and present conclusions about the selection process of students of the course studied, among others. Among the practical results of the assessment, we noted that changes in the methodology of the course selection process are considered necessary to the achievement of the objectives set by UAB. At the end of the paper, we highlight the importance of researches like this, which may serve as a model of both educational and social evaluation, with important results to project management with a view to the development of society. Keywords: Distance Education, Universidade Aberta do Brasil, Development, Evaluation.

1. Introduo
O presente trabalho busca avaliar o sucesso no alcance de trs objetivos traados para o sistema Universidade Aberta do Brasil1, programa que prev a disseminao do ensino superior a distncia e de qualidade no pas. Para tanto, contar-se-h com observaes realizadas quando de nossa participao, de 2008 a 2010, em um curso de especializao ofertado pelo UAB e escolhido como corpus para esta pesquisa. O termo avaliao extremamente amplo e possui significados diversos na sociedade de acordo com a realidade em que se insere. O roteiro a ser construdo trabalha com o conceito adotado por Cohen e Franco, o qual seja:
Um meio sistemtico de aprender empiricamente e de analisar as lies aprendidas para o melhoramento das atividades em curso e para o fomento de um planejamento mais satisfatrio mediante uma seleo rigorosa entre as distintas possibilidades de ao futura. Isso supe uma anlise crtica dos diferentes aspectos do estabelecimento e da execuo de um programa e das atividades que constituem o programa, sua pertinncia e eficcia, seu custo e sua aceitabilidade por todas as partes interessadas (Cohen e Franco, 1993, p. 77).

Nesse sentido, foram analisados os dados disponveis aos pesquisadores para avaliar o UAB e fornecer informaes que auxiliem a reflexo sobre sua eficincia e orientem a proposio de medidas que permitam a ampliao do alcance dos objetivos propostos pelo sistema. Afinal, citando Perrenoud (1999, p. 9), por expor as foras e as fraquezas do avaliado a avaliao inflama necessariamente as paixes. O UAB surge a partir das necessidades educacionais do pas, que encontra no espao virtual um forte aliado, sobretudo com os avanos tecnolgicos observados nos ltimos anos. Tal sistema trata-se de uma importante rede de articulao de Universidades e Centros Tecnolgicos Federais, iniciado no ano de 2005, que s se tornou possvel a partir da regulamentao da Educao a Distncia EaD no pas, o que ocorreu em 19 de dezembro de 2005 por meio Decreto n 5.622. Aguilar e Ander-Egg (1994, p. 61) descrevem os objetivos que uma avaliao deve ter.
1

Doravante denominado UAB.

ESUD 2011 VIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distncia Ouro Preto, 3 5 de outubro de 2011 - UNIREDE
So eles: se e em que grau as metas esto sendo alcanadas; como est sendo desenvolvido o programa ou projeto; e se a questo-problema original est sendo alterada.

Em consonncia com os objetivos descritos de uma avaliao e para tornar o trabalho vivel, optou-se por avaliar trs objetivos do UAB e o sucesso em atingi-los em duas turmas de um nico curso de Ps-graduao latu sensu denominado Design Instrucional para EaD Virtual, ofertado pela Universidade Federal de Itajub UNIFEI, no polo de apoio presencial de Itabira/MG. A utilizao dos dados foi devidamente autorizada pela instituio. O Decreto n 5.800, de 08 de junho de 2006, estabelece em seu primeiro artigo a finalidade e os objetivos do sistema UAB:
Art. 1o - Fica institudo o Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB, voltado para o desenvolvimento da modalidade de educao a distncia, com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educao superior no Pas. Pargrafo nico. So objetivos do Sistema UAB: I - oferecer, prioritariamente, cursos de licenciatura e de formao inicial e continuada de professores da educao bsica; II - oferecer cursos superiores para capacitao de dirigentes, gestores e trabalhadores em educao bsica dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios; III - oferecer cursos superiores nas diferentes reas do conhecimento; IV - ampliar o acesso educao superior pblica; V - reduzir as desigualdades de oferta de ensino superior entre as diferentes regies do Pas; VI - estabelecer amplo sistema nacional de educao superior a distncia; e VII - fomentar o desenvolvimento institucional para a modalidade de educao a distncia, bem como a pesquisa em metodologias inovadoras de ensino superior 2 apoiadas em tecnologias de informao e comunicao.

Selecionou-se para a anlise do presente trabalho, em virtude dos dados disponveis, os objetivos I, II e V, ou seja, a oferta de cursos de formao continuada para professores da educao bsica, de cursos para outros profissionais da educao bsica e, ainda, a expanso e interiorizao da educao superior no pas. Inicialmente, portanto, esperado que os cursos estejam voltados para atender prioritariamente pessoas residentes fora das capitais dos estados, motivo pelo qual os cursos so ofertados em plataforma web com polos de apoio presencial em cidades onde no h universidades federais. H a obrigatoriedade de que nos polos ocorram mais de 50% das avaliaes. Outra expectativa que os objetivos selecionados geram a de ofertar vagas prioritariamente a profissionais da educao bsica. A partir de tais expectativas, adotou-se trs tipos de avaliao, cada qual com o foco em momentos especficos do desenvolvimento de projetos. Tratam-se das avaliaes exante, durante e ex-post nomenclaturas estas utilizadas amplamente em programas de avaliao e adotadas por Aguilar & Ander-Egg (1994). O aprofundamento nos conceitos de
2

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Decreto/D5800.htm.

ESUD 2011 VIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distncia Ouro Preto, 3 5 de outubro de 2011 - UNIREDE
cada tipo citado ser feito ao longo do trabalho. Os avaliadores so externos instituio que oferta o curso ora analisado o que traz maior objetividade e imparcialidade ao trabalho , apesar de t-lo cursado nos perodos de agosto de 2008 a novembro de 2009 e agosto de 2009 a novembro de 2010. Por questes metodolgicas, so considerados como corpus apenas os dados aos quais os avaliadores possuem acesso na qualidade de ex-alunos da especializao em questo. A metodologia adotada contempla anlises quantitativas que so acompanhadas de observaes de valor qualitativo. Em um primeiro momento, foi apresentada a justificativa do trabalho. Em seguida, os resultados obtidos com a coleta de dados para, ento, avaliou-se o UAB a partir dos dados coletados e, por fim, foram tecidas as consideraes finais.

2. O cenrio atual da educao no Brasil


Nos ltimos anos nota-se alguns avanos na educao do brasileiro. Os nmeros oficiais do conta de uma taxa de matrcula crescente da dcada 1980 para c. De acordo com Rigotto & Souza (2005), na dcada 1970 (...) a taxa de matrcula lquida no ensino fundamental brasileiro era de apenas 68%, reduzindo-se ainda a 64% em 1980. Nos anos de 1980, essa taxa aumentou, chegando a 86% em 1991, a 90% em 1995 e a 101% em 2003. As autoras esclarecem que a taxa de matrcula lquida refere-se ao nmero total de alunos matriculados, mesmo fora da faixa etria, que no caso do ensino fundamental de 7 a 14 anos. Explicam, ainda, que uma taxa superior a 100% se d em decorrncia da admisso de crianas com menos de sete anos e pela presena de alunos com mais de 14 anos nas sries do ensino fundamental. Apesar dos nmeros serem positivos, nota-se que um grande caminho ainda h que se percorrer. No endereo eletrnico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE)3, pode-se verificar que a taxa de analfabetismo dos brasileiros com idade acima de 15 anos, para o ano de 2007, era de 10%. Avaliando todo o continente sul-americano, encontra-se nmeros bem melhores. A Argentina, o Uruguai, o Chile e a Guiana apresentam, respectivamente, 2,4; 2,1; 3,5; e 1 pontos percentuais para o mesmo item. Diante desse cenrio, a demanda pelo ensino de qualidade e de menor custo latente. evidente o potencial da internet, que difundida cada vez mais rapidamente pelo pas, para a disseminao da informao e do conhecimento. Dados disponveis na Pesquisa sobre o uso de Tecnologias de Informao e Comunicao no Brasil: TIC Domiclios e TIC Empresas 20094 apontam que 32% dos lares brasileiros possuem computadores, sendo que 24% destes lares possuem acesso internet. Entre aqueles que no tm internet em casa, 22% afirmam que acessam a rede em outros lugares e, ainda, 45% de toda a populao brasileira j utilizou computador. Diante de tal cenrio, a EaD assume papel fundamental no processo educacional do brasileiro. Para Melo, A EaD se prope a democratizar o acesso educao; propiciar uma aprendizagem autnoma e ligada realidade do aluno; promover um ensino inovador e de qualidade; e reduzir os custos 5. Observando tal realidade, torna-se latente a relevncia do sistema UAB e necessria a
3 4

http://www.ibge.gov.br/paisesat/main.php http://www.cetic.br/tic/2009/index.htm 5 http://www-usr.inf.ufsm.br/~cacau/elc202/amanda.html#Histrico

ESUD 2011 VIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distncia Ouro Preto, 3 5 de outubro de 2011 - UNIREDE
avaliao de seu sucesso. Propomo-nos aqui a contribuir com tal avaliao a partir da pesquisa do sucesso dos trs objetivos j citados em duas turmas de um nico curso de especializao. Avaliao esta que no pode ser generalizada para todo o sistema, mas que pode indicar os rumos a serem tomados nos processos seletivos do curso selecionado a fim de resolver problemas pontuais relacionados ao cumprimento dos objetivos traados pelo sistema UAB. Com os primeiros cursos de graduao implementados em andamento e poucas turmas de ps-graduao formadas, uma avaliao de todo o programa prematura e este no nosso objetivo. Todavia no se possa negar a relevncia de avaliaes deste porte.

3. Resultados efetivos
3.1. Ex-ante A Avaliao ex-ante, ou, como definem alguns estudiosos como Faria (2001), de diagnstico, trata-se da avaliao que deve ser realizada na etapa de concepo do programa. Seus resultados ajudam a direcionar o foco, definir o contedo, os fluxos de implementao, o montante de recursos e outros fatores importantes antes de se iniciar um projeto. Para Aguilar e Ander-Egg (1994, p. 41), este tipo de avaliao comporta trs aspectos principais: a) pertinncia das solues propostas pelo projeto com a realidade que se pretende modificar; b) coerncia e congruncia interna relativas aos meios, recursos, objetivos e metas traados, bem como diagnstico e proposies; c) propostos. rentabilidade econmica das diferentes aes para alcanar os objetivos

A realidade que o UAB busca atingir e modificar a da educao brasileira, descrita no item O cenrio atual da educao no Brasil, neste documento. Como se v, a taxa de analfabetismo brasileira superior a de alguns de nossos vizinhos sul-americanos e o nmero de graduados no pas, aptos a assumirem cargos em escolas, baixo. O UAB procura, ento, alterar essas duas realidades: oferece cursos para formao de professores para que estes possam atuar na educao bsica. Dessa forma, a proposta apresentada pelo sistema pertinente com a realidade em que se insere, apesar de no poder ser a nica medida para reverter esse quadro. O projeto UAB tambm coerente com a realidade brasileira na medida em que oferece cursos a distncia e possibilita a formao de professores em todas as reas deste pas de extenso continental independentemente do grau de desenvolvimento da regio, tendo como nicas exigncias o acesso internet e a possibilidade de comparecimento aos polos nos momentos de encontros presenciais. Financeiramente, tambm, o projeto mostra-se vivel. Apesar de ser basicamente financiado pelo governo os alunos pagam um valor simblico de taxa de matrcula -, o UAB estipula que os municpios e os estados sejam os responsveis pela implantao e manuteno dos polos de encontros presenciais, o que faz com que reste ao governo apenas os custos referentes ao planejamento, desenvolvimento, implantao e manuteno dos cursos. Ligado ao aspecto a, est a pesquisa dos stakeholders. Para o universo educacional, 5

ESUD 2011 VIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distncia Ouro Preto, 3 5 de outubro de 2011 - UNIREDE
a conceituao que melhor se adqua a este termo o seguinte:
mais do que comunidade escolar, designa todos aqueles que tm interesse ou participao, direta ou indireta, na atividade da escola (ex.:rgos governamentais de educao, autarquias, docentes, alunos, pais e encarregados de educao, funcionrios, residentes na rea de influncia ou nos arredores da escola).6

A partir desse conceito, questiona-se: estar o pblico-alvo que se infere dos objetivos selecionados interessado nos cursos ofertados? Estar interessado em cursos ofertados via EaD? As cidades escolhidas para a implementao de polos presenciais, e regio prxima, possuem demanda de alunos suficiente para os cursos bem como oferta de trabalho para os futuros profissionais a serem formados? Estas e outras questes importantes tm impacto no alcance dos objetivos traados. Como bem definiu Perrenoud (1999, p. 11), no h exemplo de mudana significativa que no se tenha ancorado em uma viso bastante realista das restries e das contradies do sistema educativo. Dessa forma, pesquisas que avaliem esses itens devem ser continuamente realizadas. 3.2 Durante Esta modalidade de avaliao, como o prprio nome diz, realizada durante a execuo do projeto e permite ponderar os resultados uma vez que fornece informaes acerca de seu andamento. Dessa forma, possvel realizar mudanas situacionais a fim de adequar o projeto aos objetivos traados para que sejam efetivamente alcanados (Aguilar e Ander-Egg, 1994, p. 41). Trata-se ento, de uma modalidade de avaliao primordial para o sucesso do programa. Diante da conceituao adotada e com os dados disponveis, pode-se fazer algumas consideraes acerca do curso em anlise. A documentao do processo seletivo estipula o seguinte pblico-alvo:
Graduados que atuam, ou que tenham interesse em atuar, no planejamento e desenvolvimento de contedos para disciplinas e/ou cursos e/ou treinamento instrucional (educao corporativa) para educao virtual pela internet ou intranet (a distncia ou no) para qualquer rea e nvel (preferencialmente) para pblico alfabetizado, pesquisadores graduados ou profissionais graduados envolvidos em gesto de treinamento e gesto de conhecimento em instituies de ensino, empresas e indstrias, interessados em novas metodologias para o aprendizado, independentemente da rea de aplicao.7

Ainda conforme informado no processo seletivo, a classificao na seleo se d por avaliao curricular de acordo com os seguintes critrios:
Os inscritos sero pontuados automaticamente e classificados em funo de alguns critrios considerados, entre eles: Formao acadmica; Formao especfica em EaD; Experincia profissional:

6 7

www.oecd.org/dataoecd/43/49/43642712.doc http://www.ead.unifei.edu.br/~Artemis/index.php

ESUD 2011 VIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distncia Ouro Preto, 3 5 de outubro de 2011 - UNIREDE
Experincia em docncia; Docncia atual em exerccio; Docncia atual na rede pblica; Docente concursado na rede pblica; Experincia com disciplinas virtuais; Campo de atuao ligado EaD ou virtual; Justificativa sobre as razes de seu interesse no curso (nico item pontuado manualmente).8

Para os objetivos traados pelo curso do UAB em anlise, cr-se que alteraes no processo seletivo seriam coerentes. O pblico-alvo descrito para o curso no prioriza os docentes tampouco os moradores das cidades onde no h universidades federais. Tal ponto de vista confirmado pela relao dos critrios que pontuam o candidato na seleo. Apesar de haver pontuao especfica para docentes, o que, em tese, colocaria os educadores em posio de vantagem na seleo, o que mais pontua a formao acadmica e a experincia em EaD. Outro problema que no mencionada a questo do local de residncia, permitindo assim que moradores de quaisquer cidades candidatem-se e sejam aprovados no processo de seleo. Para os objetivos traados para o programa, isto pode se tornar um problema, uma vez que aqueles que possuem mais chances de ingressar no ensino pblico podero acumular mais ttulos e alcanarem local de destaque na seleo. Em consonncia com os problemas identificados, coloca-se agora os nmeros dos matriculados no curso em anlise, nas duas turmas j citadas, com incio das aulas em agosto de 2008 e de 2009, bem como algumas caractersticas ligadas aos objetivos do UAB.

QUADRO I Dados dos matriculados


Especializao Design Instrucional para EaD Virtual UNIFEI Universidade Federal de Itajub Turma I 08/08 a 11/09 Nmero de matriculados Da formao dos matriculados Graduados matriculados Ps-graduados especialistas e mestres matriculados No informaram a formao (no contabilizados percentualmente para a avaliao) 20 ou 40,8% 29 ou 59,1% 2 22 ou 66,6% 11 ou 33,3% 17 51 Turma II 08/09 a 11/10 50

http://www.ead.unifei.edu.br/~Artemis/index.php

ESUD 2011 VIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distncia Ouro Preto, 3 5 de outubro de 2011 - UNIREDE
Do local de residncia dos matriculados Residentes no interior dos estados (cidade do polo presencial ou no) matriculados Residentes em capitais matriculados No informaram o local de residncia (no contabilizados percentualmente para a avaliao) Da profisso dos matriculados Docentes de Educao Bsica matriculados Docentes de Ensino Superior ou no docentes matriculados No informaram a profisso (no contabilizados percentualmente para a avaliao) 7 ou 16,6% 35 ou 83, 3% 7 17 ou 39,5% 26 ou 60,47% 7 18 ou 35,2% 27 ou 52,9% 10 20 ou 50% 20 ou 50% 10

Antes de se analisar o Quadro I, far-se- algumas consideraes metodolgicas acerca de sua elaborao. Os dados foram coletados pelos autores atravs da ferramenta perfil do ambiente virtual de aprendizagem das duas turmas em estudo do curso em questo. Nesta ferramenta, cada aluno disponibilizou, na primeira disciplina do curso, um texto de apresentao e uma foto. Alguns alunos elaboraram textos com informaes concretas, como formao e profisso, outros foram mais subjetivos e escreveram apenas sobre seus desejos, preferncias e expectativas. A partir do levantamento das informaes disponveis nesta ferramenta, foi feito o clculo dos nmeros apresentados no quadro. Para os perfis subjetivos, dos quais no foi possvel extrair nenhuma informao relevante a esta pesquisa, foi criada a categoria no informou. No entanto, no caso da escolaridade, por se tratar de curso de especializao, pode-se inferir que, mesmo os que no a informaram, possuem, no mnimo, uma graduao completa. Contudo, no foi considerada tal inferncia na soma dos graduados, considerando que estes que no informaram tal dado podem tambm ser ps-graduados. De acordo com o artigo 21 da Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996, a educao escolar composta por I - educao bsica, formada pela educao infantil, ensino fundamental e ensino mdio; II - educao superior. Assim, foi separada a informao sobre a profisso do aluno distinguindo os dois nveis de docncia. Como descrito anteriormente, o UAB concentra-se na formao de professores para a educao bsica e checar se isto est ocorrendo um dos objetivos deste trabalho. Pelos dados apresentados no Quadro I, nota-se que: 1. Mais de 59% dos matriculados na Turma I j possuem cursos de ps-graduao. J na Turma II, esse nmero praticamente se inverte apresentando mais de 66% de apenas graduados. Salienta-se que os editais de seleo das duas turmas, no que se refere a requisitos e avaliao de currculos para a seleo dos discentes, so idnticos. A partir de tal observao, nota-se que o objetivo de formar docentes pode no est sendo atingido, ou, no mnimo, o programa no est alcanando aqueles que realmente no tinham acesso a uma formao em universidades federais, gratuitos e de qualidade; 2. No que se refere interiorizao do ensino superior federal, os dados apontam 8

ESUD 2011 VIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distncia Ouro Preto, 3 5 de outubro de 2011 - UNIREDE
problemas em se atingir tal objetivo. Na Turma I a maioria dos matriculados, mais de 52%, reside em capitais e na Turma II esse nmero de exatos 50%. Apesar de dados acerca de todas as cidades de origem dos alunos no estarem disponveis, infere-se que a interiorizao objetivada pelo programa, para o curso que serve de base de dados, chega, no mximo, a estes quase 50% do total de sujeitos pesquisados, residentes em cidades do interior; 3. No que se refere aos objetivos de oferecer cursos de formao continuada a docentes e trabalhadores de educao bsica, na Turma I pouco mais de 16% de docentes de educao bsica compem o total dos matriculados e na Turma II esse nmero no passa de 39,5%. Conclu-se, assim, que tais objetivos do programa UAB, no curso em anlise, no so atingidos. Diante de tais observaes, alteraes no processo seletivo tornam-se necessrias para que os resultados se aproximem mais dos objetivos traados pelo UAB. 3.3 Ex-post Esta modalidade de avaliao no necessariamente feita ao fim do projeto, mas quando definido em anlise inicial do projeto de acordo com o prazo necessrio para se verificar o alcance dos objetivos traados (Aguilar e Ander-Egg, 1994, p. 42). No caso do UAB, que pode ser chamado de poltica educacional, sem um prazo final determinado, certamente no decorrer do programa possvel avaliar tal requisito. Assim, a avaliao durante executada se aproxima muito da avaliao ex-post. Para os mesmos autores, a avaliao ex-post serve para avaliar o ganho nos resultados em termos de eficincia, eficcia, produtos, efeitos, impactos e aquisio de conhecimento e experincia para projetos futuros. A eficincia no ser avaliada em sua totalidade uma vez que se refere a custos e no se tem acesso a tais dados. A eficcia, por sua vez, refere-se ao alcance dos objetivos traados. E nesse requisito, conforme j explicitado na avaliao durante, os objetivos no foram totalmente alcanados para o curso em anlise. Em relao aos impactos trazidos pelo programa, nota-se que a cidade do polo presencial passou a receber um nmero maior de turistas. Tal observao feita a partir dos dados do Quadro 1 da Turma II, que informam que cerca de 50% do total de alunos so de capitais e os outros 50% no so todos da cidade do plo presencial. Pode-se inferir que estas pessoas apenas iam para a cidade no horrio das avaliaes e retornavam ao final, sem deixar divisas para a localidade. Porm, vale ressaltar que, em todos os encontros presenciais, houve um esforo por parte da prefeitura local em divulgar as atraes tursticas da cidade, o que muitas vezes resultava em passeios organizados pelos prprios alunos pela cidade para conhec-la, para interagir entre eles mesmos ou para comemorar etapas vencidas. Dessa forma, houve uma contribuio significativa para o desenvolvimento local. Outro impacto observado que um nmero grande de discentes fez o curso apenas para melhorar seus salrios, uma vez que cada vez mais empresas trabalham com planos de carreiras que acrescem percentuais variados aos salrios dos funcionrios de acordo com os ttulos que possuem. Esse impacto desvirtua os objetivos traados pelo UAB e retomam a necessidade de adequar os critrios para seleo de cursistas. Outro impacto bvio do programa, coincidente com os objetivos traados, o aumento de oferta de cursos e vagas de graduao e ps-graduao em instituies federais. 9

ESUD 2011 VIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distncia Ouro Preto, 3 5 de outubro de 2011 - UNIREDE 4. Consideraes finais
Ao longo deste trabalho, analisou-se trs dos sete objetivos estabelecidos para o programa UAB. Os trs objetivos selecionados referem-se ao pblico-alvo que o programa pretende atingir, a saber: professores da educao bsica, profissionais da educao bsica e moradores de regies com acesso desigual educao. Apesar de os objetivos analisados no terem sido efetivamente atingidos, a iniciativa de implementao do programa UAB extremamente positiva, pois oferece cursos de graduao e ps-graduao gratuitos populao, contando com a conhecida qualidade das instituies federais de ensino superior, com potencial para melhorar o quadro da realidade do ensino no pas. Conclu-se que o trabalho que agora se finaliza trata-se de um modelo de avaliao que poder ser utilizado posteriormente em avaliaes tanto educacionais, quanto sociais, com grande sucesso. Os conceitos e modelos adotados contribuem positivamente para a gesto de tais projetos e deveriam ser utilizados em programas, projetos e polticas, pblicos ou no. Assim, haveria iniciativas mais focadas e melhores resultados para o avano da sociedade, com resultados e impactos no seu desenvolvimento.

Referncias
AGUILAR, Maria Jos; ANDER-EGG, Ezequiel. Avaliao de servios e programas sociais. Traduo de Jaime A. Clasen e Lcia Mathilde E. Orth. Petrpolis: Vozes, 1994. BRASIL. Comit Gestor da Internet no Brasil. Pesquisa sobre uso das Tecnologias da Informao e da Comunicao no Brasil: TIC Domiclios e TIC Empresas 2009, 2010, So Paulo. Disponvel em: http://www.cetic.br/tic/2009/index.htm. Acesso em: 17/09/2010 BRASIL. Decreto n 5622, de 19 de dezembro de 2005. Dirio Oficial da Unio, Poder Executivo, Braslia, DF, 20 dez. 2005. Captulo 1, Artigo 1, p.1. BRASIL. Decreto n 5.800, de 08 de junho de 2006. Dirio Oficial da unio, Poder Executivo, Braslia, DF, 09 jun. de 2006. Artigo 1, p. nico. Disponvel em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Decreto/D5800.htm. Acesso em 18/07/2011. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educao nacional. Braslia, DF, 1996. BRASIL. Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica. Contagem Populacional. Disponvel em: http://www.ibge.gov.br/paisesat/main.php. Acesso em: 12/03/2010. COHEN, Ernesto; FRANCO, Rolando. Avaliao de Projetos Sociais. Petrpolis: Vozes, 1993. ESTUDO piloto internacional sobre avaliao qualitativa dos espaos educativos. Disponvel em: www.oecd.org/dataoecd/43/49/43642712.doc. Acesso em 05/05/2011. FARIA, Regina Marta Barbosa. Avaliao de Programas Sociais. In YANNOULAS, Silvia 10

ESUD 2011 VIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distncia Ouro Preto, 3 5 de outubro de 2011 - UNIREDE
C. (Org). Atuais Tendncias na Educao Profissional. p.152-227. Braslia: Paralelo 15, 2001. MELO, Amanda Meincke. Educao distncia. Disponvel em: http://wwwusr.inf.ufsm.br/~cacau/elc202/amanda.html#Histrico. Acesso em 15/06/2011. PERRENOUD, Philippe. A avaliao entre duas lgicas. In PERRENOUD, Philippe. Avaliao: da excelncia regulao das aprendizagens. Porto Alegre: Artmed Editora, 1999, p. 9-23. RIGOTTO, Mrcia Elisa; SOUZA, Nali de Jesus de. Evoluo da educao no Brasil, 19702003. Porto Alegre:. PPGE/PUCRS, 2005 (Dissertao de mestrado em Economia do Desenvolvimento). Disponvel em: http://74.125.45.104/search?q=cache:HHSUlc80R9QJ:www.nalijsouza.web.br.com/educac ao_brasil.pdf+%27evolu%C3%A7%C3%A3o+educa%C3%A7%C3%A3o+brasileiro%27 &hl=pt-BR&ct=clnk&cd=1&gl=br. Acesso em 20/10/2010. SOBRE o UAB | Objetivos. Disponvel em: http://uab.capes.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=81&Itemid=34. Acesso em 10/01/2010.

11

You might also like