You are on page 1of 10

FESTA DA VIRGEM DE CARMEN PAUCARTAMBO PAUCARTAMBO Nome: Paucartambo.

Toponmia Pawkari Tampu Etimologia Tambo Paucar ou lugar florido Localizao: parte central leste da Regio Cusco Zonas ecolgicas: Sierra, selva e floresta rea: 2.401 km2. Altitude: Mxima, 5690 metros acima do nvel do mar no nevado de Jollecunca. Mdia: 2.900 acima do nvel. Cidade de Paucartambo: 3.700 acima do nvel. Mirador de Tres Cruces. Mnima: 570 acima do nvel. Boca Rio Tone Paucartambo est localizado 109 km a partir da cidade de Cusco, uma tpica cidade e bonita de adobe e telha, 2.830 metros acima do nvel do mar, famosa pela festa da Virgen del Carmen por Templo Paucartambo Paucartambo reconhecido como CAPITAL FOLCLRICA DE CUSCO E PERU. As Danas de Paucartambo so reconhecidas. Ponte Carlos III Sua bela ponte Carlos III , uma jia da arquitetura colonial construda no rio Mapacho , por ordem do rei Carlos III de Espanha, em 1775 ; construdo de CAL E CANTO(duradouro e firme) , e tem um ARCO OGIVAL para maior resistncia. Sua construo foi realizada em seco com o desvio do rio e durou cerca de 5 anos , dando luz ao novo Paucartambo com traos Espanholes. Templo Paucartambo O templo Paucartambo TEM UMA TORRE LIGADA AO NAVIO EMPENA e a TAMPA trabalhado em pedra com um ARCO DE PONTO MDIO, ladeado por duas pilastras segurando uma capela aberta com balastres. Dentro voc vai apreciar o ALTAR-MOR, o plpito de madeira com colunas retorcidas, pinturas de papas, a Virgem e So Jos, Santo Domingo, ea venerada imagem da Virgem de Paucartambo , mais conhecida como a " Mamacha Carmen " patrono ao longo da vida e prefeito da provncia, coroado pelo Papa Joo Paulo II , em reconhecimento da profunda f do povo de Paucartambo .

Tres Cruces A estrada que vai desde Cusco, atinge Paucartambo e continua em direo selva, ao Parque Nacional de Manu No topo desta estrada (Aberto Acjanaco a 3550 m) ao longo de um desvio para o ponto de vista de Tres Cruces , onde voc comea a ver o maravilhoso nascer do sol para ter vista livre da VRZEA (selva baja)e tambm ao Vale de Kosipata. Tres Cruces a chamada " VARANDA DO ORIENTE" e um dos dois nicos lugares no mundo onde este espetculo de luzes e cores de todas as faixas observado para ser localizado at 3.800 ps . aconselhvel usar roupa abrigadora, por baixas temperaturas, ainda mais no dia pode ser visto em toda a sua imensido da Amaznia peruana e em dias claros possvel ver lugares como Patria e lugares prximos para Pillcopata (e noite para ver o que luzes eltricas longe dessas aldeias ). A poca mais recomendada para visitar este lugar entre os meses de maio, junho e julho. Recomendando especialmente e em datas prximas a lua cheia e s festividades da Virgen do Carmen , realizada de 15 a 18 de julho. Tambm durante os feriados Paucartambo , muitos peregrinos se mover antes do nascer do sol para colocar chamados Tres Cruces, 5.000 metros acima do nvel do mar, para ver o nascer do sol. Smbolo bonito de uma nova era de f para vir ao mundo sob os auspcios do inefvel Virgem Santa . Em Charme Carmen Mamacha Uma das muitas imagens de Mara del Carmen atrai especial ateno por sua beleza nica, charme sobrenatural, eo enorme carinho que honrar os seus compatriotas , incluindo reas muito remotas , tendo tambm recebido a medalha de distinto coroao cannica . Este o Mamacha Carmen reverenciado em Paucartambo , no Departamento de Cusco. Realce a beleza da prpria imagem 1.32 partindo alto em procisso com a aparncia do seu rosto brilha simultaneamente profunda felicidade e contentamento. De acordo com o testemunho de muitos devotos , sua tez branca , rosa plido , a expresso varia acentuadamente. Estas variaes contribuir tanto para a cor de seus trajes ricos como mudanas de luz do dia . Mas este um fenmeno real , facilmente perceptvel . Mantm o Menino Jesus , que expresso alegremente infantil baseia-se em seu brao esquerdo. Finamente vestida em uma cama de nuvens e querubins pulsos povoadas , seu rosto olhar sereno que contrasta com aqueles impertinente e anarquistas , conhecido como diabinhos de Maqta , fazendo deles os telhados e varandas das pessoas. Artesos locais esculpido corpo com maguey , gesso e mdio tecido lustre. De acordo com especialistas , a cabea e as mos foram esculpidas por artistas de Cusco, devido semelhana com imagens diferentes esculpidas por Basilio de Santa Cruz, Sinchiroca Antonio Bernardo ndios incas ou os seus discpulos , pintores e escultores da poca de D. Manuel de Mollinedo y Angulo, grande bispo e patrono de Cusco ( 1673-1699 ) .

Histrias cativantes decorar a sua casa com um vu de mistrio Das vrias narraes que atingiram Mamacha como Paucartambo incluir que refere-se converso dos Redskins . Por volta do sculo XVII , havia no vale do Q'osipata mais de 360 propriedades. A cada ano, uma imagem da Virgen del Carmen foi trazida da Assuno Paucartambo fazenda para a festa de Corpus, como acontece com outras imagens de santos da floresta. Certa vez, ele se rebelou brutalidade selvagem e feroz destrudo e queimado as fazendas no vale, matou os habitantes brancos e, finalmente, atacou a igreja. As flechas dos Redskins feridos corpo da Virgem no olho e no peito. E, finalmente, jogou Amaru Mayu River ( rio Snake) , que foi ento chamado Madre de Dios para arrastar a imagem da Virgem e de ter desembarcado em uma ilha, um lugar a partir do qual ela foi mais tarde recuperado e se mudou Paucartambo . Esta e outras tradies so refletidas nas danas coloridas e impressionante , com grande fanfarra para acompanhar as celebraes de hoje. A Dana dos peles-vermelhas , por exemplo, refere-se vida guerreiro de selvagens que , de acordo com o pensamento popular, oferecem sua dana Virgem que, apesar de seus defeitos, eu salvei uma predileo especial. Em 3 de fevereiro de 1985, a imagem foi coroada por pontificar o Papa Joo Paulo II na fortaleza de Sacsayhuaman em um altar monumental erguido para o efeito sobre o Trono do Inca, uma imagem da vitria da misericrdia materna da Virgem em seus filhos indisciplinados e finalmente convertidos.

FESTA DA VIRGEM DE CARMEN Junto com a peregrinao a Qoyllur Ritt'i ea procisso de Corpus Christi, a festa da Virgen del Carmen em Paucartambo uma das maiores representaes da religio andina de Cusco , e um dos principais eventos para mostrar que a cultura viva boa sade no sculo XXI Peru. Paucartambo um feriado a partir de 14 at 19 de julho. Dias em que a cidade est ritualizados . 14 de Julho: Anunciar as bombardas e os sinos anunciam a vspera. Naquela noite os cpac collas, saqras, maqta's y cpac chunchos brincam com o fogo. 15 de Julho: A interpretao deste alvo est no comando das bandas musicais, em seguida, a entrada de extras feito, mais o "Cera apaycuy". A noite oportuna para iniciar o " qonoy " ou fogueira onde Q'ollas , os Chunchus e maqtas e encenaram o purgatrio, divulgando seus truques , corridas e acrobacias saltos. A partir das 22:00 h, o Prioste com sua banda de msicos e bandas de dar a serenata Virgem, jogando o " punchawnikipi " at o amanhecer do dia 16 16 de Julho: O ritual continua o dia central, 5:00 com a missa de Aurora e 10:00 Missa do partido principais destaques esperado onde belas canes Qhapac Qollas e qhapac negros .

Alm disso, uma atividade que feito, chamado de "floresta" onde lanada a partir de uma varanda bonecas Qollas e mveis em miniatura. A coreografia dos grupos que antecedem a procisso. A grande procisso da casa Virgen del Carmen dada s 15:00 horas , e nos telhados e varandas , os saq'ras aguardar a " Mamacha " apontando para esconder. 17 de julho : fundir os grupos com cerimnias de iniciao dos bailarinos . o dia da " Bno e de guerrilha" , depois da missa de bno, as tropas esto indo para o cemitrio para visitar os danarinos desfile mortos em meio a msicas e memrias. Depois disso, a grande caravana visita priso para oferecer momentos de alegria para a 2da procisso de clausura e tarde tem lugar a segunda extenso da ponte que cruza o Carlos III. Aqui, a Virgem d sua bno ao seu quatro. Aps a procisso da populao vai para a praa para participar da guerrilha tradicional entre " Qollas " e " Chunchos Antis " , desta vez tambm envolvido " Saqras " e " Wakas Wakas " aps os participantes participam de um " Qhaswa " generalizada ou partido. 18 de julho: s agora os diabinhos pode trazer a imagem da Virgen del Carmen. A Virgem colocado no batistrio da igreja, e cujo p feito o " ocarikuy " tradicional . Esta atividade a representao de crianas e adolescentes para serem abenoados pelo padre. s 16:00 as festividades terminam com uma bno da Virgem para a populao. Finalmente, em 19 de julho : o dia da " entonao " , s 11 horas a Mamacha Carmen colocado no altar onde ele troca de roupa " Chamba " cerimnia especial liderada pelos " priostes " de sada e entradas . At ento , os turistas j foram integrados cerimnias sem problemas . Voc come bem, melhor dana e festa est garantida. Em suma, o festival muito suntuoso , variada e colorida ; oportunidade onde os seguintes extras so brilhantes : maqtas , Auquachileno , Quadrilha , danzaq , Chunchachas , Chukchu , Kachampa , Majeno , Baker , preto Qhapac , Qhapac chuncho , Qhapac Qolla , Qoyacha , Saqra , Siclla Huayra ou doc e Waca Waca . Especial A festa da Virgen del Carmen apresentando em Paucartambo foi declarado Patrimnio Cultural Imaterial e Cultura Viva por declarao RDN No. 543-2006/INC datado 11/04/2006 pelo Instituto Nacional de Cultura INC A grande devoo que dura ao longo do tempo

O culto da Virgen del Carmen de Paucartambo foi mantida viva por mais de trs sculos e festa de 16 de julho continua a ser importante, apesar do declnio geral da religio em nossos dias, que se manifesta na presena de costumes neo-pags buscando a poluir a celebrao tradicional.

DANAS MAQT'A um personagem que representa o colono campons so bobos da festa , so responsveis pelo compartilhamento de piadas e dilogos picarescos com o pblico, tm a misso de impor ordem em grupos , participar de cada dana so bobos da festa , vestido consiste em uma " ch'ullo " colorido de uma mscara de gesso de expresso alegre, colete multicolorido , camisa branca, " ch'uspa " calas de pano preto at o joelho , sandlias, l halter chicote. AWQACHILENO um gado dana Mista, traduzido para o castelhano significa " inimigo chileno " tem sua origem na era republicana , uma stira anfitries chilenos , como resultado dos excessos que fizeram a populao peruana na Guerra do Pacfico , tem uma coreografia especial e msica, dentro de estgios de funcionamento do 10 militares marcha movimentos, " Machu " acompanhado por uma senhora , dirigido contra os soldados sob Alegria " maqt'a " . Os trajes carrega as seguintes marcas: chapu de palha estilo mestio , mscara de gesso , camisa e colete para o torso , calas com perneiras, roncadores . Em seu trabalho simulando movimentos para os invasores usando seus laos agricultores. CONTRADANZA Dana agrcola mista , suas origens remontam tradio republicana da era colonial, com pedigree, representando as experincias de um mundo social histrico cujo lder ou chefe dominante o " machu ou capataz " , protegido por seus soldados e " maqt'a " que realizam os 10 passos ou movimentos durante o desenvolvimento de sua coreografia ao som da msica que tocada por instrumentos tradicionais , cujas melodias so de expresses musicais . O " Caporal " vestindo um traje colorido, com mscara de nariz longo e artisticamente decorado convs , "soldados" , vai com armadura e calas Chullo artisticamente decoradas com pedras preciosas, prolas , lantejoulas e outros, dando uma impresso de graa e cativante senhorio. DANZAQ Representa a danarina Paucartambo originalmente , o personagem de " danzaq " justifica o seu papel na representao da verso humanizada das cabras mal-humorado, tentados pela presso do erotismo sensual. O danzaq constitui um carter mtico dispersos mostrando um papel enigmtico no papel ertico e diz-se ser atribuda quinceaneras folklricamente sedutoras, conquistador de mulheres casadas , vivas e quinceaneras horror vibrador . CHUNCHACHAS composto de 12 casais, um animal de estimao , um k'usillo . Segundo manifesto seus fundadores disse quadrilha teve origem no vale de Q'osipata no momento em que os nativos vieram para Paucartambo para venerar a Virgem de Carmen, em seu dia de jubileu. uma das

danas mais jovens reapareceram depois de 90 anos, seu traje composto de uma coroa de Amazonas , com o cabelo um ba representando a Virgem , dois " ch'uspas usados para trazer seus Wayruros , roupas adequadas na realizao de um chonta e sinehon . A coreografia tem as seguintes etapas : desfile , negro, Chaquiri , Huaylas e cacharpari , a msica ritmo muito alegre e energtico que permite o movimento atltico e participar na sua totalidade so mulheres esbeltas e jovens. CHUKCHU Dana satrica de origem colonial com grande rea de disperso nas reas florestais. Na colnia ea repblica at mesmo trabalhadores que entra o trabalho em fazendas Qosipata , que voltou com malria , mas no desejo de recuperar a sofrer um tratamento rigoroso da imaginao popular , cujas convulses fazer dana. Representar o padro de fazenda muito doentes com malria ter e seus pees que so curados por seus mdicos e enfermeiros , em seus momentos de ataques de febre . O padro e pees , os personagens danam usam chapus brancos , cobrem seus rostos com mscaras de amarelo, revestimento , camisa, cala branca . O Empregador carrega um ramo de mato e outros carregavam sacos de farinha chukchos para bater o doente. A msica baseada alegre apito , tambor e bumbo. K'achampa Dana representando o guerreiro Inca , consequentemente, tem sua origem pr-hispnica , extrado de campanhas de guerra executados por excelentes danarinos demonstrando atletismo , ritmo, coragem e preciso de arte. Expressa a alegria vitria Quechuas em sua luta pela expanso e conquista. Seus personagens principais dois capites cada fileira de soldados " k'achampas ". Seu guarda-roupa composto por chullos circulares sobrecarregar decorados com botes brancos , camisa e colete embelezado , shorts bordados com l e meias de seda e branco sneaker huaracas dana, tablacasaca , ch'uspa , huarak'as . Sua msica composta por uma banda nativa, composta apito , drum and bass , executar a coreografia composto por 7 movimentos. MAJENO um misto de dana Paucartambo mostra que no passado no era um grande produtor de canade- acar, para que eles trouxeram rea aguardente Majes ( Arequipa ) , as operadoras foram as operadoras com seus comboios de mulas . Esses fatos tm sido utilizados para designar a dana , os personagens so um velho majeo padro ou danando com uma mulher que se vestia elegantemente depende aplaudido por muitos majemos " Maqt'as " . Todos eles usam chapus de palha, uma cobertura de tecido fino da cabea com expresses mscaras alegres, jaquetas de couro, camisa, gravata, cinchones artisticamente decorados, culotes e botas com esporas ,

cachecis e garrafa viagem de vinho ou cerveja mo. Felizmente danar uma banda de msicos . O movimento consiste em 5 movimentos. PADEIRO uma dana que satiriza os do rico e desenvolvido Paucartambo solicitado pes , zumbindo guitarras e bandolins realizados por eles mesmos " panifican " pelas ruas e praas, com passos rtmicos . O chefe exerce uma enorme lmina , os outros membros carregam vassouras , amassar calhas , bancos que bolillero , sacos de farinha ou farelo, com bater transeuntes e visitantes do festival sente. Todos eles usam chapus brancos, aventais brancos , mscaras de gesso expresses satricas e alegres , calas e camisas brancas . A coreografia composta por duas linhas, que executam sete movimentos. QHAPAQNEGRO Dana Mista de origem republicano , que foi restaurado por crianas residentes em Cusco, lembrar a populao servil negro era escravo , ento carregar correntes em submisso que foram liberados por Ramn Castilla , simular depsito suas dores no p da Virgen del Carmen atravs de belas canes . Os personagens so o rei negro e soldados , que tm uma tampa azul guarda-roupa, mscara preta , baton azul ou azul adornada com lantejoulas, miangas , bordados, de volta usando um xale com roscones , na mo um cassetete de madeira orientar a danar ritmicamente . Soldados usam chapu com saia bordada com lantejoulas e outros , blusas e calas , meias e sapatos pretos , um empurro no peito , brao uma corda amarrada em volta de sua cintura, na sua mo levar uma " maqui ", que so os punhos cerrados . Ao ritmo de uma orquestra interpreta seis movimentos alternados com movimentos lentos msicas Virgem . QHAPAQ CH'UNCHO Dana de origem colonial , representando os guerreiros nativos da selva Q'osipata , roupas marcada influncia pr-hispnica . Tome uma borda circular de penas multicoloridas chamado " ch'ucu " , cabelos longos, mscara de malha unku uma maneira de contornar a mscara de malha de arame , carregando uma chonta lana. Seus personagens so os " rei ch'unchu " pares de soldados e um " k'usillo " que d alegria ao grupo. Dana de uma banda tpica composta apito , drum and bass , dana consiste em 8 movimentos so lentos e rpidos devidamente sincronizados. QHAPAQ QOLLA Esta dana tem suas origens na tradio seguinte . A paucartambina senhora em uma de suas viagens Pucar ( Puno ) para marcar a comercializar os seus produtos , ele encontrou a cabea da imagem da Virgen del Carmen, no quarto onde ele estava hospedado , trazido a Paucartambo onde eu completar o resto do corpo ento do-lo para a igreja. Este mesmo comrcio de permuta

realizado no collavinos Paucartambo e dada como a origem da dana " qollas ", que tem um grande contedo social e f para Mamacha del Carmen , para quem durante a festa de cantar, danar e se alegrar na guerrilheiros . Os danarinos usam belos e ornamentados monteras inestimveis eo lliclla waq'ollo feito de vicunha , Vicuna q'epi contm uma dissecados. Seus personagens so um chefe de grupo prefeito , dois capites um para cada linha , uma Llamero solta , eo Emilla qollita filho do chefe e sua esposa. A msica doce e emotivo tocado por uma orquestra que deve saber a coreografia consiste em 11 movimentos com muitos movimentos , os protagonistas interpretar canes tristes de grande contedo religioso , social e festivo ao ter caracterstica triste tambm estamos felizes porque jocosidade e colocar sobre a atmosfera do festival . QOYACHA Esta dana mestio origem Republicano , realizada por jovens single chamado " qoyachas e bonito " huaynas " so nica devidamente selecionado, esta dana mista so inspirados pelo trabalho agrcola. Representa a alegria misto de juventude com propsitos amorosos dos nascidos novo casamentos , os personagens so um " qoyacha " e " huayna " direcionando cada linha constituindo pares distintos . machos usam trajes semelhantes quadrilha , as mulheres usam motivo circular sobrecarregar com fitas coloridas, decoradas com miangas, lantejoulas e fitas esculpidas , mscaras fina blusa de seda malha enfeitado , saias coloridas , meias de seda , sapatos com rosceas , cobertas levar um " phullo " l de vicunha presa com um tupu , luvas brancas e um xale. para a batida de sua orquestra desenvolver alegremente coreografia que tem 9 movimentos. SAQRA Dana Mista da era republicana , jogar os demnios com sua corte infernal , com a sua van em movimento rtmico para fugir da presena da Virgem , so imaginativamente no purgatrio e do inferno, amalgamando os seus sentimentos religiosos , tem um guarda-roupa fabuloso inspirado raios multicoloridos do nascer do sol trs Golden Cruzes . Os personagens so o diabo capataz , os soldados e os " Saqra chins " tem multicoloridas perucas, jaquetas e shorts apertados de seda bordados com figuras de animais , adornado com prolas e outro , uma cabea preta de pano cobre , mscaras de gesso figuras antropomoformas . Todos carregam os rabiscos mo artisticamente decorados, tambm usados na cintura com luvas brancas e longas unhas pretas . O diabo tem um vestido especial , a dana executada sob a direo do diabo e cabeas ao ritmo de cada linha executar seus movimentos so completamente 8. SICLLA , HUAYRA O DOC Dana que satiriza os vigaristas , advogados e juzes do Poder Judicirio , o que fez m administrao da justia , em pardia fez a declarao " Maqt'as ", que so os lustres da trupe . Os personagens so o procurador-chefe da dana cinco vogais a prefeito Q'ero um Qheswa Mayor, um contador e chola . O traje um chapu ou tongo preto, sapatos pretos , luvas brancas , chicote e livro chamado " qaracho " para a batida de seu grupo de msica realizado em 5 movimentos .

WACA WACA Dana de origem espanhola colonial satiriza touradas em seu significado e os movimentos dos personagens que so um touro, duas ou mais lutadores, laceador ou chileno , skidder , puntillador , bandido salto com vara ou dois Maqt'as e chola . Todo mundo vai para a batida do paso doble e engrenagens especiais , seu quadro musical o apito, tambor , bombo . Imitar a tourada , um dos componentes do vestido branco (touro ) com mscara de malha preta e albarda imobilizado no fundo , carregando uma figura que representa o touro . Os outros personagens que cumprem seus deveres na corrida pelas ruas em fila indiana , correndo toreriles conjuntos , que maliciosamente e vivacidade concentrar a ateno dos espectadores . A tripulao executou seus movimentos em 8 momentos bem distintos . NEGRILLOS Origem republicano , recentemente reintegrado Festa da Mamacha del Carmen, linda trajes coloridos , com mscaras pretas , so uma representao da era da escravido dos negros .

You might also like