You are on page 1of 2

Universidade Federal do Tocantins Aluno: Gustavo Rodrigues Barbosa Matrcula: 2012113943 Disciplina: Seminrio Interdisciplinar I Docente: Nbia Silva

dos Santos Interdisciplinaridade: Problemas e Desafios Olvio Alberto Teixeira [...] cada seguimento da pesquisa cientfica perdeu a capacidade de se comunicar com o exterior e adotou uma linguagem que, muitas vezes e ainda, apenas compreensvel a seus colegas especialistas mais prximos. (p. 2) Termina-se assim evidenciando que aquilo que generalizvel no so os resultados, mas os mtodos de anlise. (p. 2) A questo da interdisciplinaridade to antiga quanto o prprio pensamento ocidental, pois ela retomada, com mais ou menos insistncia, desde os sofistas gregos. (p. 2) [...] em perodo recente, a Sociologia das Cincias tem se liberado progressivamente da hegemonia da abordagem mertoniana [...] (p. 3) [...] mesmo que, nos ltimos tempos, as prticas cientficas tenham sido gradativamente reconhecidas como um dos elementos determinantes na produo dos fatos cientficos, o carter interdisciplinar dessas prticas no minimamente levado em considerao. (p. 3) As prticas interdisciplinares de pesquisa colocam, no mnimo, quatro classes de grandes problemas e de desafios, que concernem: organizao e coordenao da pesquisa, comunicao e linguagem entre os pesquisadores, s cincias e epistemologia e, enfim, certificao cientfica do conhecimento produzido de maneira interdisciplinar. (p. 4) O planejamento das operaes de pesquisa ento um elemento crucial do trabalho interdisciplinar. (p. 4) [...] calendrio fundamental para obter-se uma sincronizao das diferentes atividades do programa, [...] (p. 4) [...] diversos estudos constatam a centralidade do papel da coordenao na aventura interdisciplinar. (p. 5) A dificuldade de comunicao em funo da questo dos conceitos portanto um problema crucial das pesquisas interdisciplinares. (p. 5) Essas palavras comuns, esses risco aos homnimos, entretanto, facilitam a comunicao interdisciplinar e tm um enorme valor heurstico no processo de pesquisa. (p. 6) [...] a comunicao interdisciplinar poder apreender as interaes que se produzem entre os sistemas biofsicos e os sistemas sociais. (p. 7) A interdisciplinaridade representa, portanto, a relativizao dos campos de conhecimento disciplinares. (p. 7)

A problemtica comum progressiva e deve ser entendida como o fio condutor da interdisciplinaridade. (p. 8) A avaliao cientfica faz, intrinsicamente, parte da metodologia e da prtica cientfica. (p. 9) A questo da avaliao da avaliao cientfica um problema incontornvel e deve, por isso, ser enfrentado pela pesquisa interdisciplinar. (p. 9) [...] ser preciso, portanto, realizar caso a caso um estado da arte das normas e regras internas a cada campo interdisciplinar de pesquisa. (p. 9) [...] embora a problemtica interdisciplinar possa ser considerada antiga nos registros das cincias, [...], ela tem importantes problemas e desafios a serem superados para seu reconhecimento pela comunidade internacional. (p. 10)

You might also like