You are on page 1of 51

Malucos de Estrada

Quem nunca se deparou, nas mais remotas esquinas, ruas ou escadarias da cidade, com esta figura de semblante forte, sentada na calada, cabelos grandes ou dreadlocks, barba sem fazer, talvez alguma tatuagem estampada no brao, roupas leves, desbotadas ou coloridas, nas mos um alicate e um arame... Em frente um pano estirado no cho contendo uma diversidade de artesanatos, onde abundam cores, contornos, linhas, arames, sementes, dentes, penas... Simplicidade e desprendimento. Ao lado mais um que ele chama de irmo e compartilha seus instrumentos de trabalho, as matrias-primas e o alimento. A mochila, a barraca e o violo atestam que est ali apenas de passagem...

As nossas referncias comuns apressam-se em tachar esta figura, indolentemente, de hippie. Passamos apressados, nem atendemos ao seu chamado. Mas paira no ar uma aura de dvida diante daquele universo alheio, estranho e inapreensvel. Ser que trata-se realmente de um hippie? Mas ser que ainda existem hippies, ser que sobreviveram desde a dcada de 60? Uma das formas mais coerentes de iniciar a reflexo sobre esta questo, acredito, perguntando para ele mesmo se ele se reconhece como hippie. E uma das respostas mais frequentes que obtivemos ao realizar esta pergunta no contexto da militncia, pesquisa e documentao realizada pelo coletivo Beleza da Margem a de que ele no um hippie e sim um maluco de estrada ou maluco de br. Decerto no trata-se de um simples vendedor ambulante, nem apenas de um morador de rua, nem exclusivamente de um arteso, nem completamente de um viajante. Toda a rede de singularidades e sentidos tecida em torno dele, refletida em sua cosmoviso, valores, cdigos, saberes, ideias e prticas, atesta que se trata do protagonista de uma expresso cultural complexa.

Uma expresso cultural que foi sendo construda h vrias dcadas e, no Brasil, decorrente dos dilogos entre os movimentos de contracultura da dcada de 60 inclusive o movimento hippie como aqui chegou e foi traduzido , os cenrios interculturais brasileiros, os contextos polticos, sociais e econmicos especficos com os quais interagiu e os demais com os quais se hibridou, atravs de uma complexa teia de relaes, vm configurando-se no maluco de br. Alm disso, sendo uma cultura viva e dinmica, encontra-se em constante movimento, j que continua se mestiando, dialogando e transformando-se, o que reafirma seu permanente frescor e contemporaneidade. Esta figura mestia, hbrida, o maluco de estrada, antes o resultado de encontros, e sua especificidade resulta destas combinaes infinitas e da reformulao de diversas heranas. Alm disso, sua frequente postura de nmade, de viajante, refora ainda mais sua condio de antropfago, de canibal, pois devora e reconfigura aquilo que encontra os lugares, as paisagens, as histrias, as matrias-primas, a forma de ser e viver das pessoas com as quais se depara sendo permeado destes encontros e desencontros, destas ambivalncias, destas tenses, memrias e esquecimentos, que alimentam o perptuo movimento, seu perptuo tornar-se, vir a ser.

a beleza da margem a margem da beleza

A resistncia de uma cultura invisvel

O contexto histrico do movimento hippie em Belo Horizonte


A expresso cultural protagonizada pelos artesos nmades (conhecidos no senso comum como hippies, chamados entre si de malucos ou malucos de estrada e aqui chamados tambm de artesos nmades ou simplesmente artesos) tem deixado marcas profundas na cidade de Belo Horizonte, onde pode ser notada desde a dcada de 60, quando estes e outros artistas expunham no cho seus trabalhos na Praa da Liberdade. Este ambiente informal, fortemente comunitrio, onde prevalecia a possibilidade de expressar-se artstica e culturalmente, tornou-se um ponto de visitao e entretenimento, atraindo muitas pessoas. Com o passar do tempo, a prefeitura da cidade passou a regulamentar as atividades no espao, conhecido como Feira Hippie, que foi posteriormente transferida para a Avenida Afonso Pena. Seu primeiro regulamento foi feito em 1971 ainda na Praa da Liberdade e carregou alguns traos de sua identidade original, como o modo de exposio dos artesanatos em cima de um pano no cho, como podemos ver no artigo 17:Tratando-se de uma FEIRA de arte, fica proibida a montagem de barracas, admitindo-se, entretanto, a instalao de guarda-sol praiano, colorido ou no. Obs: Posteriormente esse artigo foi substitudo e hoje obrigatria a montagem de uma barraca padronizada.

Imagem 1

Imagem 2

Imagem 3

Imagem 1: Feira Hippie na praa da Liberdade em 1969 Pano no cho e ambiente de informalidade(Fonte: Estado de Minas) Imagem 2: Feira Hippie na Av. Afonso Pena nos dias atuais Mega empreendimento comercial (Fonte: Autoria desconhecida) Imagem 3: Praa Sete nos dias de hoje - Pano no cho e ambiente de informalidade (Fonte: Coletivo Beleza da Margem)

De ambiente cultural, artstico e informal a feira vai progressivamente tornando-se uma empreitada predominantemente comercial, o que foi gerando crescente desidentificao e afastamento dos artesos hippies. Eles

comeam a se retirar da feira no final da dcada de 70, migrando paulatinamente para o jardim da Igreja So Jos e posteriormente para a Praa Sete, onde at hoje permanece sendo o espao de encontro dessa cultura, onde interagem, expressam-se e expem sua arte.

Noticias relacionadas:
Em 1978, o Jornal Dirio da Tarde publicou a noticia: 38 hippies presos no jardim da igreja So Jos . Na reportagem, o arteso entrevistado explica porque no frequentava a chamada feira hippie e aponta j naquela poca a presena de peas industrializadas: J Paulo Eustquio Diniz da capital. Ele afirma que esteve na Praa da Liberdade quinta-feira, para vender seus trabalhos, mas segundo ele l s havia bijouterias .

A historiadora Dbora de Viveiros Pereira, em seu trabalho intitulado MOVIMENTOS DE CONTRACULTURA EM BELO HORIZONTE, observa: Geralmente, as reportagens com os hippies eram feitas ainda dentro do DOPS, enquanto detidos ao chegarem capital mineira. Em reportagens como Jovem venezuelano percorre o mundo para fazer amigos, Um boliviano, um argentino: dois estudantes suspeitos? (13 de maro de 1971) e Os hippies esto chegando: eles trazem o amor livre (11 de setembro de 1969) todos os envolvidos foram encaminhados delegacia por suspeita, devido aos trajes e ao comprimento dos cabelos. Ainda que houvesse alguma condescendncia para com o movimento, os hippies ainda eram tratados como criminosos por conta do modo de vida andarilho:

Os hippies esto invadindo Belo Horizonte. Mais dois foram detidos ontem e falaram que 15 esto a caminho de nossa cidade. [...] Eles vivem pelas estradas pedindo comida nos restaurantes e carona nos caminhes. Quando chegam em alguma cidade arranjam algum trabalho para conseguir dinheiro. [...] Ela acha um trabalho muito difcil levar o amor a todas as pessoas. E isso que esses rapazes e moas, com idades que variam entre 16 e 25 anos, andam fazendo pelas estradas. (DIRIO DA TARDE, 1969: 8).

Choque de ordem, a violncia institucionalizada e a resistncia de uma cultura invisvel


Em 14 de julho de 2003 a prefeitura de Belo Horizonte sancionou o cdigo de posturas, conjunto de leis que regulam o uso do espao urbano na cidade. Como consequncia instaurou-se um choque de ordem, a polcia militar e os fiscais da Gerncia de Regulao Urbana do municpio passaram a agir em conjunto e suas aes provocaram a retirada de mais de 3000 mil vendedores ambulantes das ruas, apenas os pipoqueiros e engraxates regulamentados pelo municpio puderam continuar sua atividade no espao pblico. A estratgia de represso da prefeitura era simples, confiscar os produtos dos vendedores, gerar prejuzo e desestimular a atividade. Pelo vis emocional, a violncia das aes de fiscalizao e o assdio moral consumavam a humilhao pblica.

A Arepresso repressoaos aosartesos: artesos:

Os artesos de rua popularmente conhecidos como hippies, que ocupam o calado da Praa Sete no centro da cidade a mais de 30 anos, passaram ento a ser alvo das aes de fiscalizao. No inicio as apreenses da fiscalizao se limitavam aos artesanatos expostos, mas no funcionou, passaram se anos e os artesos permaneciam no local, resistindo. Os fiscais passaram ento a apreender as ferramentas tambm, mas ainda assim, os artesos continuavam. Mas foi a partir de 2008, durante a gesto do prefeito Mrcio Lacerda que os fiscais intensificaram as aes e ultrapassaram a legalidade, praticando um furto sistemtico de bens pessoais dos artesos tais como mochilas, documentos, barracas de camping, instrumentos musicais, roupas...E mesmo assim, dia aps dia, os artesos ainda estavam l.

Fiscais destruindo os artesanatos

Fiscais levando a mochila de um arteso

Estava claro que a poltica de represso do municpio no surtia efeito sobre os hippies, pelo contrrio, passou-se a constatar que esta poltica acentuava os problemas que visava combater. O saque do seu objeto cultural (artesanato), a desinstrumentalizao dos artesos e at mesmo o furto institucionalizado de seus bens pessoais, somados ao assdio moral e a violncia, acabou por gerar um contexto de favelizao do ambiente, o que provocou uma forte identificao entre os artesos e outro grupo social marginalizado, os moradores de rua. Esse sincretismo deu origem a personagens hbridos, ora moradores de rua aprenderam a fazer artesanato e passaram a integrar o grupo cultural dos malucos, ora os malucos se encontravam em condies de tot al desprovimento devido aos saques que sofriam do municpio, que, somando-se isso a profunda revolta e a incapacidade de ir embora do local, acabou por torn-los em simples moradores de rua.

Somando este contexto scio-poltico invisibilidade social que acomete este grupo cultural dcadas, a sociedade passou a reforar estigmas e preconceitos, aprofundando assim o abismo entre os universos e reforando a intolerncia a diversidade cultural.

As razes da resistncia: As razes da resistncia:

A prefeitura ignorava o fator do nomadismo, os artesos vem e vo, nunca cessam de chegar a cidade, logo a prefeitura no estava combatendo pessoas geograficamente localizadas e sim milhares de viajantes nmades, o que dilua o prejuzo dos indivduos e minimizava o impacto das operaes de fiscalizao. Belo Horizonte uma passagem estratgica na cultura dos malucos de estrada, o que acaba por gerar um intenso fluxo de artesos nmades. Alm de ser a confluncia de rotas para o Centro, Oeste, Norte e Sul do Brasil, a cidade referncia em matria prima de pedras semipreciosas e tem um povo que aprecia a arte de rua executada por essa cultura. Ao contrrio do camel, os artesos de rua no executam uma atividade comercial no espao pblico. Esta seria uma maneira pobre e rasa de se compreender a complexa atuao deste agente cultural. Sua presena antes a expresso de uma identidade cultural permeada pelo nomadismo, pelo artesanato e por uma ideologia rebelde, fortemente ligada aos movimentos de contracultura e de resistncia ao modelo hegemnico. Logo, quanto maior a violncia e a injustia, maior o sentimento de resistncia desta cultura. Um camel costuma investir um valor x nos produtos que comercializa, logo, a apreenso deste material gera uma perda significativa, o que desestimula a atividade. J o arteso produz o seu objeto cultural e o valor econmico ligado a ele tem menor importncia se comparado ao valor subjetivo e identitrio. Portanto, a apreenso dos artesanatos no gerava uma perda econmica, mas simblica, o que reforava o sentimento de afirmao de sua identidade diante a violncia do municpio. O forte sentimento de famlia vivido na cultura dos malucos de estrada gerou uma intensa solidariedade diante o contexto da represso. Os artesos que escapavam das operaes acabavam por compartilhar seus artesanatos e matria prima com os que eram saqueados, desta forma minimizava-se o impacto da fiscalizao.

Toda represso gera resistncia, logo, uma revoluo estava por vir... e no poderia ser de outra forma, a no ser pela arte.

Novembro de 2009. Apreenso da interveno fotogrfica de arte/politica A beleza da margem, margem da beleza por fiscais da prefeitura de Belo Horizonte. O motivo da apreenso alegado pelos fiscais foi obstruo da via pblica e a multa para recuperar as fotografias teve o valor de R$ 17.103,80.

Links Relacionados: Revista de Histria da Biblioteca Nacional http://www.revistadehistoria.com.br/secao/reportagem/a-beleza-mora-a-margem Revista Holofote http://issuu.com/tinocultura/docs/revistaholofote

2009 2011 Durante estes dois anos foram registrados em vdeo diversas violaes contra os artesos que expe na praa Sete, centro de Belo Horizonte. As violaes vo desde cenas de furto institucionalizado de bens pessoais como barracas de camping, mochilas, roupas, documentos, alm da destruio dos artesanatos, agresses fsicas e morais. Ver: A criminalizao do Artista e Praa Sete Sitiada II Maio de 2011 As gravaes em vdeo so entregues ao Ministrio Publico do estado de Minas Gerais (que na ocasio abriu um inqurito sobre o caso, mas aps 2 anos da denncia feita o MP ainda no se pronunciou sobre as denncias e mantm-se omisso aos fatos), Corregedoria da Policia Militar, Defensoria Pblica e a Prefeitura de BH. 11 Agosto de 2011 Primeira Audincia Pblica realizada na Cmara dos Vereadores de Belo Horizonte. Durante a audincia foram apresentadas as denncias e questionou-se a legalidade da fiscalizao sobre os artesos, foi solicitado um parecer da corregedoria da prefeitura sobre o caso e foi solicitado a formao de um comit de pesquisa multidisciplinar para estudar a cultura dos artesos hippies. Ver: Primeira Audincia Pblica sobre os artesos da cultura hippie

27 de Setembro de 2011 publicado o decreto do Artista de Rua, que no regulamenta a atividade comercial, mas descriminaliza a prtica do arteso no espao pblico. Ver: Decreto do Artista de Rua em BH 2 de dezembro de 2011 Segunda Audincia Pblica realizada na Cmara dos Vereadores de Belo Horizonte. A vereadora Slvia Helena apresenta uma proposta de projeto de lei que regulamente a presena do arteso no espao pblico reconhecendo suas caractersticas culturais e sua distino do simples comrcio executado pelos camels. Ver: Segunda Audincia Pblica sobre os artesos da cultura hippie 3 de Maio de 2012 Terceira Audincia Pblica realizada na Cmara dos Vereadores de Belo Horizonte. apresentado um parecer jurdico da Procuradoria Geral do Municpio fundamentando a ilegalidade das operaes de fiscalizao contra os artesos. Alm de reconhecer a ilegalidade do ato da prpria prefeitura, o documento anula as multas aplicadas e ordena a devoluo de todos os artesanatos apreendidos. Este documento possui doze pginas, se apoia em jurisdies internacionais de defesa da diversidade cultural e direitos humanos, e alm de promover o reconhecimento da cultura do artesos de rua, o documento condena a violncia institucionalizada em nome do ordenamento do espao pblico.

O parecer foi assinado pelo Secretario Municipal de Governo, encaminhado ao presidente da Cmara dos vereadores de BH como resposta aos pedidos realizados na primeira audincia pblica e vrios ofcios so expedidos a todas as gerncias de fiscalizao para que tomem conscincia da deciso. Ver: Terceira Audincia Pblica sobre os arteso da cultura hippie Documento: Parecer juridico da Procuradoria Geral do Municipio de BH que considera ilegais as atividades de fiscalizao contra os artesos da cultura hippie 8 de maio de 2012 A promotora de Justia de Habitao e Urbanismo do Ministrio Pblico, Claudia Ferreira de Souza expede uma recomendao Prefeitura de Belo Horizonte pedindo que sejam tomadas providncias com relao a situao da Praa Sete, centro de Belo Horizonte. O texto reproduz estigmas e preconceitos como argumento para reprimir a presena dos artesos no local, indiretamente sugere o trfico de drogas, o consumo das mesmas, acusa as pessoas de realizarem necessidades fisiolgicas no local, cita pequenos furtos e tudo isso baseado na denncia feita por meia dzia de comerciantes e sem nenhuma prova concreta. O documento do MP ignora completamente o parecer jurdico da Procuradoria Geral do Municpio, no apresenta provas da situao descrita e no prope nenhuma alternativa a no ser a represso. Documento: Recomendao 008/2012 do Ministrio Pblico

25 de maio de 2012 Em um oficio de 2 paginas, a procuradora municipal Helosa Carvalho acata a recomendao do Ministrio Publico. No oficio, frio e raso, a procuradora comete profundo retrocesso ao interpretar equivocadamente o parecer jurdico que distinguia o arteso hippie do simples comerciante e assim desqualificar a argumentao e os fundamentos neles contidos. Documento: Nota Jurdica da PGM 25 de maio de 2012 Aps uma campanha de financiamento colaborativo realizado pela internet, a exposio de arte/poltica A beleza da margem, margem da beleza refeita e volta a ser exposta na praa Sete.

Jornal O Tempo Realidade a ser conhecida http://www.otempo.com.br/noticias/ultimas/?IdNoticia=204101,OTE&IdCanal= Jornal Contramo Cobertura da interveno http://contramao.una.br/?p=8269 Casa Fora do Eixo Minas Gerais Cobertura da interveno http://www.flickr.com/photos/casaforadoeixominas/sets/72157629984943090/

Jornal Brasil de Fato Edio 486, Caderno de cultura, pg. 9 21 a 27 de junho de 2012 Clique aqui para download da edio do jornal completa.

2 de julho de 2012 A prefeitura de BH representada pela Gerncia de Regulao Urbana e com o apoio da Policia Militar inicia um sitiamento Militar na praa Sete. Um efetivo com ambulncia, tropa de choque, mais de 50 Militares e 40 fiscais da prefeitura mobilizado para reprimir meia dzia de cabeludos que fazem arte na rua.

3 de julho de 2012 Os artesos representam denncia na corregedoria do Ministrio Pblico contra a recomendao da procuradora Cludia Ferreira de Souza. Documento: Denncia dos artesos Corregedoria do MP 4 de julho de 2012 Em resposta a deciso da prefeitura em acatar a recomendao do MP, a Defensoria Pblica do Estado de MG decide processar a prefeitura de BH atravs de uma Ao Civil Pblica. A Defensoria aguarda uma liminar antecipada por parte do Juiz que suspenda a operao contra os artesos nos prximos dias. Outubro de 2012 Justia ordena fim da represso contra artesos e a devoluo dos artesanatos apreendidos, incluindo a exposio fotogrfica A beleza da margem, margem da beleza que havia sido apreendida em 2009. Acesse o original da liminar aqui: Deciso_Liminar_Ao_Civil_Pblica. Aps quatro meses, hippies voltam Praa 7 Jornal Hoje em Dia http://www.hojeemdia.com.br/minas/apos-quatro-meses-hippies-voltam-a-praca-7-1.53664

Novembro de 2012 Aps a deciso judicial, os artesos da praa Sete, na regio Centro-Sul de Belo Horizonte, conseguiram recuperar mercadorias apreendidas por fiscais da prefeitura, devolvidas em 36 sacos. A liminar foi concedida pelo juiz Gerald Claret de Arantes, da 1 Vara da Fazenda e Autarquias, no ltimo dia 2 de outubro, em resposta a uma ao impetrada pelos artesos com a Defensoria Pblica. Na deciso, o magistrado afirma que os pertences devem ser devolvidos e que os artesos podem praticar o comrcio na praa.

Hippies Retomam Mercadoria Jornal O Tempo http://www.otempo.com.br/otempo/noticias/?IdNoticia=216466

Novembro de 2012 Alegando que os artesos no pertencem a uma cultura especifica e que seriam apenas vendedores ambulantes, a prefeitura de Belo Horizonte entra com recurso contra a deciso do juiz Geraldo Claret de Arantes. Dezembro de 2012 O Coletivo Beleza da Margem inicia uma campanha de financiamento colaborativo para concluir o documentrio Malucos de Estrada A reconfigurao do movimento hippie no Brasil. O filme uma iniciativa indita que busca esclarecer a sociedade sobre a riqueza de valores deste universo cultural e colocar em discusso o atual processo de represso que os artesos vm sofrendo. A campanha se insere no contexto da luta poltica e pretende fornecer material para o futuro reconhecimento dos malucos de estrada como uma cultura popular brasileira especifica.

At o momento a campanha conta com 623 colaboradores e arrecadou R$ 21.612,00. Link para assistir o vdeo e contribuir: http://mobilizefb.com/malucosdeestrada

You might also like