You are on page 1of 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENGENHARIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELTRICA CONVERSO ELETROMECNICA DE ENERGIA II ENG04408

Atividade de Laboratrio 02

Professor: Luiz Tiaraju dos Reis Loureiro Grupo: Lucas Beltram Nelson Junqueira de Andrade Wilson Eduardo Dreissig Hirt Filipe Braga Couto Carto: 194518 194698 193595 152443

Porto Alegre, 12 de Maro de 2014

Introduo
A atividade prtica realizada foi dividida em duas etapas. Sendo a primeira etapa um exerccio de identificao dos componentes de uma mquina sncrona e a segunda parte um ensaio de gerao de energia realizado na mesma mquina.

Desenvolvimento
1 Parte: Componentes da mquina sncrona Na primeira parte da atividade de laboratrio foi realizada uma anlise das partes constituintes das mquinas sncronas do laboratrio 110 do instituto eletrotcnico, as quais sero utilizadas durante o semestre letivo a fim de confirmar a teoria desenvolvida no curso. Abaixo encontra-se uma imagem geral da mquina sncrona que foi analisada pelo grupo.

Figura 1 Mquina Sncrona Primeiramente, foi identificado o rotor com seus componentes. ROTOR - Enrolamentos de excitao - Ncleo - Anis deslizantes - Eixo - Enrolamento de amortecimento. Depois, foi identificado o Estator com seus componentes: ESTATOR

Carcaa Ncleo Enrolamento de armadura Mancais Escovas e porta escovas.

Nas figuras abaixo, esto sinalizados os componentes citados:

Figura 2 Parte interna da mquina externa

Figura 3 Eixo e mancal da mquina

Figura 4 Enrolamento de armadura e carcaa. Tambm verificou-se as possveis ligaes do enrolamento de armadura, como pode ser visto na imagem abaixo.

Figura 5 Ligaes do enrolamento de armadura. No caso da mquina estudada, estvamos com a ligao trifsica de 220V, justamente para que se fossemos conectar a mquina na rede eltrica, estivssemos no mesmo nvel de tenso. Pode ser visto isso na figura 6.

Figura 6 Conexo do enrolamento de armadura. 2 Parte: Ensaio Aps toda a identificao dos componentes da mquina scrona, passamos para a segunda parte. Nesse momento, acoplamos o eixo da mquina sncrona (funcionando como um gerador) em uma mquina de corrente contnua (funcionando como um motor). Alimentamos os devidos circuitos das mquinas e verificamos o correto funcionamento mquina sncrona como gerador. Tratando do funcionamento da mquina como gerador: Enquanto o seu eixo estava sendo rotacionado pelo motor CC, o enrolamento de excitao do rotor era excitado com uma fonte DC da bancada. Com o giro do rotor, uma tenso AC trifsica era induzida nos terminais do enrolamento de armadura.

Concluso
Enquanto a primeira etapa nos proporcionou a oportunidade de visualizar internamente a mquina na segunda etapa foi possvel identificar os tipos de ligaes que a mquina pode proporcionar e a utilidade das mesmas. Sendo assim, a atividade foi de suma importncia para uma melhor aprendizagem do grupo sobre os componentes constituintes de uma mquina sncrona e o seu funcionamento.

You might also like