You are on page 1of 9

QUESTES E TESTES

1. (UPM-SP)

Sudeste

1/9

Enm, em novembro de 1095, [...] o papa Urbano II [...] dirigiu aristocracia guerreira francesa uma advertncia, divulgada, a seguir, por toda a Europa: aqueles que at ento tinham vivido como saqueadores, martirizando seus irmos cristos, poderiam ir para o Oriente, onde os cristos encontravam-se ameaados pelos muulmanos, e empregar suas energias contra os inis. Assim, com o recurso deste expediente destinado a exportar a violncia, foi assentada a primeira pedra no edifcio das futuras Cruzadas.
LE GOFF, Jacques; SCHIMITT, Jean-Claude. Dicionrio temtico do Ocidente Medieval.

b) A crise interna Igreja, que era caracterizada pelo comportamento imoral de parte do clero em algumas prticas, como a simonia (venda de objetos sagrados) e a venda de indulgncias. c) A ascenso da burguesia possuidora de uma nova mentalidade vinculada ideia de lucro e que encontrava obstculo na defesa do preo justo e na condenao da usura pela Igreja Catlica. d) O surgimento de um sentimento nacionalista a partir do fortalecimento das monarquias nacionais, que deniam as fronteiras e centralizavam o poder nas mos do rei.
Resposta: A

De acordo com o texto, correto armar que as Cruzadas a) foram expedies de carter essencialmente religioso, conclamando os europeus para um acordo de paz com os inis no Oriente Mdio. b) tiveram nas aes militares contra os inis no Oriente sua caracterstica mais marcante, como maneira de solucionar problemas sociais vividos na Europa. c) tiveram a caracterstica de exportar para a Amrica a ideia xa de converter os indgenas em seguidores is do cristianismo. d) analisaram sistematicamente as civilizaes do Oriente, com o intuito de preservar sua cultura aps a luta contra os inis. e) mesclaram princpios religiosos e militares, buscando, por meio da converso dos inis no Oriente, aumentar seguidores do Cristianismo, ento ameaado pela Reforma Religiosa.
Resposta: B

4. (UPM-SP)
Desde cedo, aprendemos, em casa ou na escola, que o Brasil foi descoberto por Pedro lvares Cabral, em abril de 1500. Esse fato constitui um dos episdios da expanso martima portuguesa, iniciada em princpios do sculo XV. Para entend-la, devemos comear pelas transformaes ocorridas na Europa Ocidental, a partir de uma data situada em torno de 1150.
FAUSTO, Boris. Histria do Brasil.

2. (UFF-RJ) O mundo moderno est associado, na sua ori-

gem, cultura renascentista. Invenes e descobertas s puderam ser realizadas porque os intelectuais renascentistas reuniram tradies clssicas ocidentais e orientais, a m de dar novo sentido ideia de HOMEM e NATUREZA. Assinale a armativa que pode ser corretamente associada ao Renascimento. a) O livro da natureza foi escrito em caracteres matemticos. (Galileu) b) O homem imagem e semelhana de Deus. (Jean Bodin) c) O mundo perfeito porque uma obra divina e, assim, s pode ser esfrico. (Marslio Ficino) d) A perspectiva o fundamento da relao entre espao humano e natureza divina. (Alberti) e) A proporo a qualidade matemtica inadequada representao do mundo natural. (Leonardo da Vinci)
Resposta: A

Entre as transformaes citadas no texto, e que se encontram entre as causas da expanso martima europeia no sculo XV, podemos, corretamente, citar a) o conito religioso resultante da Reforma na Europa, o que fez com que missionrios luteranos desembarcassem na Amrica Ibrica, convertendo milhares de nativos f protestante, em detrimento do Catolicismo. b) o estudo das atividades martimas e tcnicas de navegao desenvolvidas na Espanha medieval, principalmente em relao explorao do litoral africano, o que fez deste pas o pioneiro na navegao do Oceano Atlntico no sculo XV. c) a precoce centralizao do poder na Inglaterra garantida pela unio da monarquia plantageneta com a rica burguesia comercial , possibilitando, aos ingleses, investimentos na compra de navios portugueses entre os sculos XIII e XV. d) a permanncia do esprito cruzadista na Pennsula Ibrica, o que fez com que Portugal e Espanha estivessem empenhados na luta contra os inis no Oriente Mdio, atrasando em dois sculos (XIV-XVI) a Expanso Martima Ibrica. e) a contradio entre o crescimento populacional nesse perodo e a baixa produo feudal, gerando a necessidade de se procurar novas reas geogrcas para explorao europeia, aumentando, assim, a quantidade de recursos materiais e alimentcios na Europa.
Resposta: E

3. (UFU-MG) Na Alemanha do sculo XVI, teve incio, em

5. (PUC-SP)
Ao embarcar em um navio rumo ao Novo Mundo, famlias portuguesas, aventureiros de todas espcie, nobres, religiosos, degredados, prostitutas e marinheiros deixavam para trs tudo o que se poderia relacionar com dignidade. No havia a bordo privacidade nem garantia de integridade fsica doenas, estupros, fome e sede eram riscos inerentes viagem, sem contar o perigo de acidentes.
RAMOS, Fbio Pestana. Os apuros dos navegantes. Histria viva, n. 68, jun. 2009. p. 60.

meio a uma srie de transformaes econmicas, polticas, sociais e culturais que assinalaram o perodo de transio entre a sociedade feudal e a moderna, a Reforma Religiosa. Dentre as principais causas da Reforma Religiosa, NO possvel assinalar: a) A elaborao de um conjunto de preceitos com os pontos fundamentais da doutrina catlica, destinado a garantir a unidade da f catlica e a disciplina eclesistica.

Histria geral e do Brasil

Material fotocopivel

Editora Scipione. Todos os direitos reservados.

QUESTES E TESTES

Sudeste

2/9

O texto menciona aspectos curiosos e importantes da conquista europeia da Amrica. Sobre as viagens mencionadas no texto, podemos armar que a) as pessoas que aceitavam embarcar nos navios que partiam em direo ao Novo Mundo eram predominantemente miserveis, o que explica a pobreza da populao nas colnias. b) escravos eram arregimentados na frica para trabalhar nos navios que cruzavam os oceanos e para manter, dessa forma, um mnimo de organizao e ordem a bordo. c) as navegaes ultramarinas, apesar de todos os inventos tcnicos e da racionalidade que impulsionaram, tinham carter aventuresco e comportavam inmeros riscos. d) nobres e pobres misturavam-se nos navios, sem que houvesse qualquer distino social, o que explica a democracia racial e social implantada nas terras conquistadas. e) as mulheres da nobreza que atravessavam o Atlntico conheciam os perigos da viagem e, por isso, levavam armas para que pudessem se defender de ataques a bordo.
Resposta: C

pita decises, reaes, escolhas, que mesclam inextricavelmente um passado que acaba de ser deixado para trs e o presente das Ilhas, o acmulo de experincias anteriores e o imprevisvel, material com o qual feita a realidade das novas ndias.
BERNAND, C.; GRUZINSKI, S. Histria do Novo Mundo: da descoberta conquista. So Paulo: Edusp.

Segundo a perspectiva do texto, correto armar que: a) A mudana de ambiente possibilitou um abandono do passado arcaico e sem serventia em um mundo completamente diferente e virgem de europeus. b) Os espanhis tinham a garantia do sucesso de seu empreendimento, uma vez que eram capacitados para lidar com as adversidades encontradas. c) O desinteresse da Coroa de Castela e a ausncia de um projeto de explorao determinaram uma atuao desorganizada dos exploradores. d) A realidade das novas ndias obrigava os espanhis a elaborarem novas estratgias de conduta a partir das experincias trazidas da pennsula Ibrica.
Resposta: D

6. (Ufop-MG) Sobre o papel das Cmaras Municipais, no

Brasil Colonial, no podemos armar: a) Eram responsveis pela administrao pblica e pelo exerccio da justia nas vilas e cidades. b) Eram compostas pelos chamados homens bons que constituam a sociedade colonial. c) Exerciam controle sobre o comrcio de abastecimento dos aglomerados urbanos. d) Foram responsveis pelo processo de centralizao poltica que ocorreu na colnia.
Resposta: D

9. (FGV-RJ) A respeito do mercantilismo correto armar:


a) Foi uma doutrina desenvolvida exclusivamente na Pennsula Ibrica e sustentava que o desenvolvimento econmico era obtido graas ao comrcio e produo de gneros agrcolas. b) Tratou-se de um conjunto de ideias sociais que confrontava os privilgios da nobreza e do clero em defesa dos interesses dos setores mercantis e manufatureiros. c) Tratou-se de um conjunto de prticas e ideias religiosas desenvolvido nas regies europeias de penetrao protestante e associada, sobretudo, ao calvinismo e ao luteranismo. d) Foi um conjunto de prticas e ideias econmicas que visava o enriquecimento dos Estados europeus por meio, principalmente, do metalismo, da explorao colonial, de prticas protecionistas e de uma balana comercial favorvel. e) Foi uma doutrina econmica desenvolvida na Inglaterra e que defendia o livre comrcio, o m das barreiras alfandegrias, o desenvolvimento industrial e a abolio das relaes escravistas de produo.
Resposta: D

7. (UFMG-MG) Considerando-se as redues, ou misses,

jesutico-guaranis fundadas no incio do sculo XVII, na Amrica do Sul, INCORRETO armar que a) entraram em conito com os encomenderos da Amrica Espanhola e com os bandeirantes, que penetravam na regio com o objetivo de aprisionar e escravizar os indgenas. b) resistiram s presses das Coroas Espanhola e Portuguesa e continuaram a existir at o m do perodo colonial, tendo sido destrudas por ocasio dos movimentos de independncia. c) se estabeleceram na regio platina, em reas fronteirias dos Imprios Espanhol e Portugus, que correspondem, atualmente, a territrios do Paraguai, do nordeste da Argentina e do sul do Brasil. d) tinham por objetivo a cristianizao dos ndios guaranis, que foram concentrados em comunidades aldes, administradas pelos jesutas, sob rgida organizao e disciplina de trabalho.
Resposta: B

10. (PUC-RJ)
Para o progresso do armamento martimo e da navegao, que sob a boa providncia e proteo divina interessam tanto prosperidade, segurana e ao poderio deste reino [...], nenhuma mercadoria ser importada ou exportada dos pases, ilhas, plantaes ou territrios pertencentes Sua Majestade, ou em possesso de Sua Majestade, na sia, Amrica e frica, noutros navios seno nos que [...] pertencem a sditos ingleses [...] e que so comandados por um capito ingls e tripulados por uma equipagem com trs quartos de ingleses [...], nenhum estrangeiro [...] poder exercer o ofcio de mercador ou corretor num dos lugares supracitados, sob pena de consco de todos os seus bens e mercadorias [...].
Segundo Ato de Navegao de 1660, apud DEVON, Pierre. O mercantilismo. So Paulo: Perspectiva, 1973. p. 94-5.

8. (UFU-MG) Leia atentamente o texto abaixo sobre os exploradores espanhis.

Nas Ilhas e na faixa continental, que comea a ser explorada a partir de 1498, as iniciativas mais desordenadas so comuns. No se encontra, evidentemente, naquelas terras virgens de europeus, nem esquadrinhamento eclesistico, nem organizao senhorial, nem costumes ancestrais, ou seja, nenhum ponto de referncia, nenhuma estrutura qual um cristo pudesse estar ligado. Multiplicando as situaes-limite, essa mudana radical de ambiente preciHistria geral e do Brasil

Por meio do Ato de Navegao de 1660, o governo ingls: a) estabelecia que todas as mercadorias comercializadas por qualquer pas europeu fossem transportadas por navios ingleses.
Editora Scipione. Todos os direitos reservados.

Material fotocopivel

QUESTES E TESTES

Sudeste

3/9

b) monopolizava seu prprio comrcio e impulsionava a indstria naval inglesa, aumentando ainda mais a presena da Inglaterra nos mares do mundo. c) enfrentava a poderosa Frana retirando-lhe a posio privilegiada de intermediria comercial em nvel mundial. d) desenvolvia a sua marinha, incentivava a indstria, expandia o Imprio, abrindo novos mercados internacionais ao seu excedente agrcola. e) protegia os produtos ingleses, matrias-primas e manufaturados, que deveriam ter sua sada dicultada, de modo a gerar acmulo de metais preciosos no Reino ingls.
Resposta: B

13. (FGV-SP) A Constituio dos Estados Unidos da Amrica,


de 1787, considerada a primeira experincia signicativa de Estado federal. Isso se deve a) ao princpio constitucional baseado na pluralidade de centros de poder soberanos e coordenados. b) ao princpio constitucional caracterizado pela inexistncia de leis gerais vlidas para toda a nao. c) ao princpio constitucional baseado na absoluta submisso das unidades federativas ao governo central. d) ao princpio constitucional de garantia dos direitos individuais do cidado e das minorias sociais. e) ao princpio constitucional baseado no corporativismo e na negao do direito de rebelio e insubordinao poltica.
Resposta: D

11. (Ufop-MG) Entre 1750 e 1777, o governo de Portugal e

seus domnios foram conduzidos por Sebastio Jos de Carvalho e Melo, Conde de Oeiras e depois Marqus de Pombal. Assinale, dentre as alternativas abaixo, a que indica corretamente o principal conjunto de medidas implementadas por Pombal, relativas administrao, poltica e economia do Brasil. a) Transferncia da Famlia Real Portuguesa para a cidade do Rio de Janeiro, abertura dos portos s naes amigas e abolio do trco de escravos. b) Extino do sistema de capitanias hereditrias, transferncia da sede do governo geral para o Rio de Janeiro e expulso dos Jesutas. c) Expulso dos holandeses da regio de Pernambuco, desamortizao dos bens dos Jesutas e abertura dos portos para a Inglaterra. d) Diviso do territrio colonial em capitanias hereditrias, estabelecimento da capital do Vice-Reino do Brasil em Salvador e proibio da escravido indgena.
Resposta: B

14. (Ufop-MG) Em 25 de maro de 1824, o prncipe Dom Pedro promulgou a Constituio que vigorou, com algumas modicaes, at o nal do Imprio. As caractersticas impositivas e centralizadoras da nova Carta provocaram reaes de liberais, radicais e republicanos em vrias partes do territrio brasileiro, recm-emancipado. Dentre as principais manifestaes coletivas de insatisfao contra o governo de D. Pedro I, pode-se destacar: a) a Revolta da Chibata. b) a Revoluo Farroupilha. c) a Confederao do Equador. d) a Revolta dos Mals
Resposta: C

15. (PUC-SP)
A independncia se fez em nome dos ideais liberais, justicando os interesses dos setores dominantes criollos que mantiveram a direo poltica do processo na Amrica Espanhola. Caam os monoplios reais, abriam-se as linhas de comrcio, a economia devia se reger sem a interveno da antiga metrpole.
PRADO, Maria Lgia. A formao das naes latino-americanas. So Paulo: Atual, 1985. p. 16.

12. (UFU-MG)
H uma interpretao consolidada na historiograa brasileira acerca do processo de colonizao, que atribui o atraso brasileiro ao fato de este pas ter sido uma colnia de explorao, em comparao aos Estados Unidos da Amrica, que teriam sido uma colnia de povoamento. Mary Anne Junqueira arma, sobre a caracterizao do Brasil como colnia de explorao, que este conceito se encontra incorporado/introjetado pelas sociedades que passaram pelos processos de domnio e ainda tm na Europa ou nos Estados Unidos a sua referncia do que ser moderno.
ABREU, M. et al. Cultura poltica e leituras do passado: historiograa e ensino de histria. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2007. p. 183.

A partir da perspectiva do texto acima, correto armar que: a) Devido ao fato de terem sido colonizados por anglo-saxes e no terem utilizado a mo de obra escrava, os Estados Unidos obtiveram em seu processo histrico de colonizao um resultado melhor que o Brasil. b) Devido ao fato de ter sido o ltimo pas do mundo a abolir a escravido, o Brasil no conseguiu se desenvolver do mesmo modo que os Estados Unidos, que aboliram a escravido anteriormente. c) A Europa e os Estados Unidos exploraram e continuam a explorar economicamente o Brasil e, por isso, torna-se difcil sair da condio de pas subdesenvolvido. d) A diviso entre colnia de explorao e colnia de povoamento refora a aceitao do atraso econmico brasileiro em relao aos Estados Unidos e restringe sua explicao ao perodo colonial.
Resposta: D Histria geral e do Brasil

O texto menciona os resultados mais notveis dos processos de independncia poltica na Amrica Hispnica. Sobre eles, possvel dizer que, no ps-independncia, a) o predomnio das elites urbanas ligadas ao comrcio restringiu a expanso da agricultura, provocando declnio rpido da produo rural. b) a falta de regimes fortes nos novos Estados facilitou, sobretudo na Amrica do Sul, a penetrao imediata de capital norte-americano. c) o m do trabalho escravo e a abolio de quaisquer tributos sobre comunidades indgenas provocaram queda abrupta na extrao de minrios. d) a hegemonia poltica e econmica das elites comerciais e agrrias sobre os novos Estados impediu a realizao de transformaes sociais profundas. e) o interesse ingls na abertura dos mercados hispano-americanos gerou rpida unificao poltica e implantao do regime monrquico.
Resposta: D

16. (UFMG-MG) O ano de 1848 cou clebre em razo da


onda de revolues que varreu, ento, a Europa evento denominado Primavera dos Povos. O objetivo maior dos revolucionrios de toda parte era alcanar a liberdade e combater a opresso; em algumas regies, porm, as palavras
Editora Scipione. Todos os direitos reservados.

Material fotocopivel

QUESTES E TESTES

Sudeste

4/9

de ordem reivindicavam, tambm, o m do jugo estrangeiro, ou seja, demandavam autonomia para as naes. Considerando-se os eventos ocorridos em 1848 e suas consequncias, CORRETO armar que, a) na Alemanha, se instalou, com sucesso, uma Repblica parlamentar, que aboliu as instituies imperiais e consolidou a unidade do pas. b) na Frana, se proclamou, outra vez, a Repblica, mas Lus Napoleo Bonaparte, o presidente eleito, instituiu, por meio de um golpe, o II Imprio. c) na Inglaterra, uma srie de greves gerais colocou em xeque a Monarquia, que precisou recorrer Lei Marcial para recobrar a ordem. d) na Rssia, os revolucionrios ocuparam o poder durante alguns meses, o que provocou reao sangrenta e guerra civil.
Resposta: B

e) de acordos realizados entre os governos do Brasil e da Inglaterra para resolver as questes relativas ao m do trco negreiro, que atenderam de comum acordo a ambas as partes no gerando qualquer tipo de desgaste poltico entre as naes amigas.
Resposta: C

19. (UFU-MG) A Lei n. 601, de 18 de setembro de 1850, cou


conhecida como a Lei de Terras no Brasil Imperial. Sobre as consequncias desta lei para o Brasil, correto armar que: a) Esta lei tornou possvel a compra e a regulamentao de terras, inclusive por pequenos proprietrios, alterando as formas de acesso propriedade fundiria no pas. b) A Lei de Terras deu aos grandes proprietrios a possibilidade de aumentar suas posses e de regulariz-las junto ao governo, mediante o pagamento de um imposto adicional. c) A Lei de Terras iniciou a reforma agrria no Brasil, possibilitando a diviso dos latifndios improdutivos entre os sem-terra, o que inaugurou uma nova era de poltica agrria no pas. d) Esta lei tornou possvel a doao das terras devolutas a pequenos e a grandes proprietrios, brasileiros e estrangeiros, para a formao de novas colnias agrcolas no pas.
Resposta: D

17. (Uerj-RJ)
Socialista surgiu como descrio losca em princpios do sculo XIX. Sua raiz lingustica era o sentido desenvolvido de social. A distino decisiva entre socialista e comunista, como em certo sentido esses termos so hoje comumente utilizados, veio com a mudana de nome, em 1918, do Partido Operrio Social-Democrata Russo para Partido Comunista Panrusso. Dessa poca em diante, uma distino entre socialista e comunista tornou-se amplamente vigente.
WILLIAMS, Raymond. Socialista. In: Palavras-chave: um vocabulrio de cultura e sociedade. So Paulo: Boitempo, 2007.

20. (UFMG-MG) O Reinado de D. Pedro II foi marcado por aes

Na histria europeia, durante o sculo XX, estabeleceu-se uma diferena entre socialismo e comunismo relacionada ao seguinte aspecto: a) crtica dos valores liberais. b) controle da indstria pelo Estado. c) defesa da ditadura do proletariado. d) importncia do sentimento patritico.
Resposta: C

18. (UPM-SP) A partir de 1850, a tradicional dependncia pol-

tica e econmica do Brasil com relao Inglaterra j no era total, o que levou Dom Pedro II a armar que poltica consolidada do Brasil evitar aceitar estipulaes de tratados com pases estrangeiros mais fortes e que no sejam limtrofes. Na prtica, a maior autonomia nacional perante o capital ingls possibilitou adotarmos uma certa autonomia perante o imperialismo ingls. Tal poltica consolidada foi resultado a) da ao de empresrios nacionais como Irineu Evangelista de Souza, o Baro de Mau, que, quebrando a vocao agrria do nosso pas, passou a investir no setor industrial e nanceiro, contando com apoio irrestrito por parte do governo imperial. b) da adoo de polticas alfandegrias protecionistas, como a Tarifa Alves Branco, que perdurou at o nal do Segundo Reinado, auxiliando no desenvolvimento das nossas indstrias e aumentando a oferta de manufaturados nacionais. c) dentre outros fatores, da superao da Inglaterra, nesse perodo, como principal importadora dos produtos brasileiros, pelos Estados Unidos. Tal fato permitiu que o Brasil adotasse uma poltica de maior independncia com relao aos interesses ingleses. d) do aumento da exportao de caf que, nessa fase, proporcionou um supervit na balana comercial brasileira, o que nos levou a lanar mo do recurso amplamente at ento utilizado pelo nosso governo, de tomar emprstimos junto aos bancos ingleses.

que demonstravam o interesse da Monarquia em estimular o crescimento intelectual da nao. Considerando-se essa informao e outros conhecimentos sobre o assunto, CORRETO armar que, entre as principais aes nesse sentido, se destaca a) a criao de instituies de ensino como a Escola de Minas de Ouro Preto, que, embora voltada formao das elites, cumpriu importante funo na pesquisa e na prospeco de minerais. b) a fundao do Museu da Incondncia um museu-escola , que representou um ato de reparao aos mineiros pela perda, no processo de devassa da Incondncia Mineira, de seus ilustres intelectuais. c) o nanciamento da vinda da Misso Artstica Francesa, que se props estimular e ensinar as mais diversas formas de expresso artstica a artistas brasileiros. d) o resgate e proteo do Barroco Mineiro e, consequentemente, de Aleijadinho, seu principal representante como forma de valorizao da produo cultural brasileira.
Resposta: A

21. (FGV-SP) A Lei urea, de 13 de maio de 1888, marca

o fim da escravido no Imprio brasileiro. A lei assinada pela princesa Isabel foi precedida por diversos movimentos e resistncias de escravos em diversas partes do Brasil. Com base nessa temtica, considere as seguintes afirmaes: I. Lderes negros, como o advogado Lus da Gama e o jornalista Jos do Patrocnio, tiveram atuao destacada na defesa do m da escravido no Brasil. II. Fugas em massa foram estimuladas pelos Caifazes, que encaminhavam ex-escravos para o quilombo do Jabaquara, em So Paulo, e at para o Cear, onde a escravido j havia sido abolida. III. A abolio implementada pela monarquia no previa medidas que preparassem os ex-escravos para o pleno exer ccio da cidadania, o que s viria a ser realizado pelos governos republicanos a partir de 1889.
Editora Scipione. Todos os direitos reservados.

Histria geral e do Brasil

Material fotocopivel

QUESTES E TESTES

Sudeste

5/9

Est correto somente o que se arma em a) I. c) III. e) I, II e III. b) II. d) I e II.


Resposta: D

suspenso destes pelo uso momentneo de aspas que podem ser retiradas quando for preciso.
BIRMAN, Patrcia. Favela comunidade? In: SILVA, L. A. (Org.). Vida sob cerco. Violncia e rotina nas favelas do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008. p.106-7. Texto adaptado.

22. (PUC-RJ) Sobre a vinda de imigrantes ao Brasil, ocorrida

durante a segunda metade do sculo XIX, esto corretas as armaes abaixo, EXCEO DE: a) No Brasil, com a expanso da economia cafeeira, grande parte dos fazendeiros da regio do Oeste Paulista optou em empregar imigrantes europeus como trabalhadores assalariados. b) Quando chegavam ao Brasil, os imigrantes europeus encontravam boas condies de trabalho, tanto nas fazendas de caf como nas fbricas em expanso, recebendo tratamento diferenciado daquele dispensado aos escravos. c) A vinda de imigrantes para o Brasil relacionou-se com o processo de mudanas ocorrido na produo agrcola europeia, que deixou pequenos proprietrios sem terras e camponeses sem trabalho. d) Foi na dcada de 1870, sobretudo aps a aprovao da Lei do Ventre Livre, que o governo imperial passou a subvencionar a vinda de imigrantes ao Brasil, pagando viagem, hospedagem e o deslocamento at as fazendas. e) Entre os elaboradores das polticas imigrantistas no perodo imperial predominou a preferncia pela vinda do branco europeu, considerado como elemento capaz de civilizar a nao brasileira em construo.

Falar de favela falar da Histria do Brasil desde a virada do sculo passado [sculo XIX]. falar particularmente da cidade do Rio de Janeiro na Repblica, entrecortada por interesses e conitos regionais profundos. Pode-se dizer que as favelas tornaram-se uma marca da capital federal, em decorrncia (no intencional) das tentativas dos republicanos radicais e dos tericos do embranquecimento [...] para torn-la uma cidade europeia.
ZALUAR, Alba; ALVITO, Marcos (Orgs.). Um sculo de favela. Rio de Janeiro: Ed. da FGV, 1998. p. 7.

Resposta: B

23. (UFF-RJ)
Um lugar comum, o eufemismo e a favela Uma valorizao do eufemismo parece importante na dinmica das relaes sociais. Seu emprego permitiria, em parte, contornar o valor negativo que certas expresses espelham. O eufemismo, no entanto, no afronta o estigma. Seu uso indica uma relao de cortesia, necessria, no curso das trocas sociais que se passam com aqueles que no podem se desfazer de suas marcas. Observamos que este uso generalizado entre diferentes grupos sociais a mesma preocupao pode levar a substituir o termo comunidade por outro equivalente, como morro ou bairro. Sabemos todos que nas trocas sociais o mais importante o sentido que se elabora no interior das suas dinmicas. O esforo continuado para no ferir as pessoas que acompanham as trocas sociais correntes motiva o uso do termo comunidade em muitos momentos, inclusive por aqueles diretamente concernidos as pessoas que moram em favelas , quando se referem a seus locais de moradia. Empregado pela mdia, pelo governo, pelas associaes locais, pelas ONGs, o termo comunidade muitas vezes explicita a diculdade dessa operao de levar em conta o que pensam os que se veem nomeados de uma forma negativa. Se este uso eufemstico recorrente, vale observar que, em muitas circunstncias, do ponto de vista dos moradores, o que mais reivindicado a no identicao, ou seja, preferencialmente, a anulao de qualquer referncia identidade territorial em trocas sociais diversas. O termo comunidade em seus usos eufemsticos no capaz de impedir a associao da pessoa com os traos negativos provenientes dessa identicao; somente indica a
Histria geral e do Brasil

Tomando-se o texto de L. A. Silva e o de Alba Zaluar e Marcos Alvito como ponto de partida, possvel armar que as favelas, na Histria do Brasil, em geral, e do Rio de Janeiro, em particular, podem ser percebidas como: a) espaos a serem apartados do restante da cidade, a partir da construo de muros e cercas, em 1950 e na atualidade. b) espaos sociais cujas representaes a seu respeito naturalizam uma viso dualista do espao urbano, tanto em 1950 como hoje em dia. c) redutos exclusivos de nordestinos migrados do campo, na dcada de 1960 e na atualidade, apenas como espaos do crime e das quadrilhas. d) espaos exclusivos de armao da verdadeira cultura popular brasileira, nos incios do sculo XX e na atualidade. e) fantasmas da escravido, cujos descendentes forneceram a totalidade de seus habitantes, ontem e hoje.
Resposta: B

24. (Ufop-MG) Das duas ltimas dcadas do sculo XIX at


os anos que antecederam Primeira Guerra Mundial, ocorreu a expanso das economias capitalistas. A respeito das consequncias do Imperialismo nos continentes asitico e africano, no perodo indicado, assinale a afirmativa incorreta. a) Os povos asiticos e africanos aceitaram pacicamente as polticas implementadas pelas potncias europeias em seus pases. b) Ocorreu a desorganizao das atividades econmicas tradicionais, como a agricultura de subsistncia, o artesanato coletivista e a pecuria itinerante. c) Na ndia, houve a decadncia da indstria txtil artesanal, pois essa foi obrigada a comprar produtos industrializados da Inglaterra. d) Ocorreu a diviso territorial da China em vrias zonas de inuncia europeia e norte-americana.
Resposta: A

25. (UFF-RJ) Segundo o cientista social Celso Uemori,


A noo de luta pela existncia de Charles Darwin foi apropriada por diversas tendncias intelectuais e serviu a vrios propsitos polticos. Ela deu suporte para aqueles que queriam legitimar o capitalismo e fazer apologia do indivi dualismo, do mercado, do m dos monoplios e da competio. Ensejou concepes conservadoras como a prtica da eugenia, a justicao do elitismo, da conquista e da colonizao dos europeus sobre as populaes asiticas e africanas e o racismo.
UEMORI, Celso. Darwin por Manoel Bomm. In: Revista Brasileira de Histria, v. 28, n. 56. So Paulo, 2008.

Material fotocopivel

Editora Scipione. Todos os direitos reservados.

QUESTES E TESTES

Sudeste

6/9

Assinale a opo que melhor sintetiza a proposta de Charles Darwin. a) Coletivismo e o m da propriedade privada so expresses legtimas da seleo natural das espcies e demonstram a validade da teoria hereditria das raas humanas. b) Cada espcie tem uma trajetria de evoluo, independente das condies da natureza, porque a ao determinante sobre o desenvolvimento cultural. c) A seleo natural uma derivao complexa do criacionismo que combina ambiente, sociedade e relaes sociais, admitindo que h dois caminhos para a evoluo. d) A inteligncia sempre hereditria, independente das condies socioeconmicas dos indivduos e vincula-se aos arqutipos e ao ambiente cultural. e) A cada gerao, a seleo natural da espcie favorece a permanncia de caractersticas adaptadas e constantemente aprimoradas em relao ao ambiente.
Resposta: E

a) disposio governamental de atuar como rbitro dos conitos sociais e de controlar as organizaes de trabalhadores. b) liberdade de reunio, ao e funcionamento das associaes de operrios, independentemente de sua posio ideolgica. c) aceitao das reivindicaes trabalhistas e pela implantao de legislao trabalhista francamente prejudicial aos interesses do patronato. d) proibio da unicidade sindical, o que provocou o surgimento de muitos sindicatos por categoria e a diviso na luta dos trabalhadores. e) represso a toda mobilizao operria e pela perseguio s lideranas trabalhistas de direita e de esquerda.
Resposta: A

29. (FGV-SP) Em 1936, a Espanha viu-se envolvida em uma


sangrenta guerra civil que se estendeu at 1939 e causou cerca de um milho de mortos. A respeito desse conito, correto armar: a) Foi provocado por uma revoluo popular que proclamou a repblica, estabeleceu um regime socialista em fevereiro de 1936 e contou com o apoio de tropas do exrcito sovitico. b) Foi provocado pela reao de setores conservadores e antirrepublicanos vitria da Frente Popular nas eleies de fevereiro de 1936 e contou com o apoio de foras militares nazifascistas. c) Foi provocado pelo movimento separatista da Catalunha, que se recusou a integrar a Repblica espanhola a partir de 1936 e contou com a interveno militar de tropas francesas. d) Foi provocado por setores antimonarquistas derrotados nas eleies de fevereiro de 1936 e que desejavam proclamar uma repblica na Espanha, e contou com o apoio de brigadas de voluntrios vindos de diversos pases. e) Foi provocado pela reao de monarquistas, militares, fascistas e setores da Igreja catlica contra a instaurao da repblica na Espanha, em 1931, e contou com o apoio de tropas militares da Inglaterra.
Resposta: B

26. (UFMG-MG) Considerando-se a crise econmica mundial


iniciada, em 1929, com a quebra da Bolsa de Nova Iorque, CORRETO armar que a) a Alemanha sofreu impacto imediato e violento desse evento, em razo dos laos econmicos estreitos que vinha mantendo com os Estados Unidos. b) a escassez de matrias-primas e de crdito, entre outras causas do crash norte-americano, muito contribuiu, na poca, para alimentar a espiral inacionria. c) a URSS foi um dos pases atingidos por esse evento, pois a recesso no mundo capitalista prejudicou as exportaes de petrleo do pas. d) os pases da Amrica do Sul sentiram os efeitos desse evento, devido repatriao do capital estrangeiro anteriormente investido nessa regio.
Resposta: A

27. (Ufop-MG) Em 30 de maro de 1935, veio a pblico o manifesto do movimento social e poltico conhecido como ANL (Aliana Nacional Libertadora), organizado por comunistas e tenentes de esquerda, tendo aclamado Lus Carlos Prestes como presidente de honra. Assinale, dentre as alternativas abaixo, o item que no pertence ao programa bsico da ANL. a) Suspenso do pagamento da dvida externa. b) Nacionalizao das empresas estrangeiras. c) Garantia das liberdades dos setores populares. d) Estabelecimento de um governo marxista-socialista.
Resposta: D

30. (PUC-RJ) A Segunda Guerra Mundial foi um acontecimento que envolveu, de forma diferenciada, vrios pases. Sobre a participao do Brasil na Segunda Guerra Mundial CORRETO armar que: a) O governo brasileiro, em harmonia com a posio dos pases sul-americanos, rompeu relaes diplomticas com os pases do Eixo, mas no se envolveu diretamente no conito. b) Interessado em uma maior aproximao com os Estados Unidos, o governo brasileiro declarou guerra aos pases do Eixo e enviou tropas para lutar no cenrio de guerra europeu. c) Liderados pelos Estados Unidos, o Brasil e todos os pa ses americanos romperam relaes diplomticas e declararam guerra aos pases do Eixo, no incio da conagrao mundial, em 1939. d) Apesar de o Brasil ter recebido apoio tcnico e financeiro alemo para a construo de uma usina siderrgica, os militares brasileiros optaram por lutar junto aos pases Aliados. e) A maior identicao poltica com o regime nazista alemo levou o governo brasileiro a prorrogar at quase o nal da guerra, em 1944, a declarao de apoio aos pases Aliados.
Resposta: E Editora Scipione. Todos os direitos reservados.

28. (PUC-SP)
Com a criao dos Sindicatos Prossionais moldados em regras uniformes e precisas, d-se s aspiraes dos trabalhadores e s necessidades dos patres expresso legal normal e autorizada. O arbtrio, tanto de uns como de outros, gera a desconana, causa de descontentamento, produz atritos que estalam em greves [...]. Os sindicatos ou associaes de classe sero os para-choques dessas tendncias antagnicas.
COLLOR, Lindolfo, Ministro do Trabalho, 19 mar. 1931, citado por Kazumi Munakata. So Paulo: Brasiliense, 1984. p. 84. A legislao trabalhista no Brasil.

A declarao acima, de Lindolfo Collor, Ministro do Trabalho em 1931, exemplar da relao entre Estado e trabalhadores durante o perodo Vargas, caracterizada pela
Histria geral e do Brasil

Material fotocopivel

QUESTES E TESTES

Sudeste

7/9

31. (UFMG-MG) Os anos posteriores Segunda Guerra Mun-

dial foram tensos entre as grandes potncias mundiais. Considerando-se a Organizao do Tratado do Atlntico Norte (OTAN) e o Pacto de Varsvia, criados nesse perodo, CORRETO armar que a) a OTAN visava a apaziguar os conitos relacionados diviso da cidade de Berlim, bem como a proteger os pases sob sua inuncia econmica das ameaas de invaso externa e de conitos militares. b) ambos desenvolveram polticas que incentivaram a chamada corrida armamentista, que, durante o perodo da Guerra Fria, colocou o Planeta sob a ameaa de uma guerra nuclear. c) ambos foram estabelecidos, simultaneamente, para defender os interesses dos pases que disputavam, aps a Segunda Guerra, uma reordenao dos espaos europeu e americano. d) os pases signatrios do Pacto de Varsvia se aliaram e, para defender seus interesses nanceiros, formaram um bloco econmico, a m de competir com a Alemanha, a Inglaterra e os Estados Unidos.

em solo lunar. No dia seguinte, o jornal New York Times abordaria o evento de um ponto de vista exterior humanidade, estampando poesia na primeira pgina: Homens andam na Lua. Algumas linhas abaixo, o jornal trazia a clebre frase pronunciada por Neil Armstrong ao pisar em solo lunar: Um pequeno passo para um homem, um gigantesco salto para a humanidade. Considerando o contexto mundial na dcada de 1960 e a chegada do homem Lua, podemos considerar: I. A conquista da Lua e os consequentes avanos tecnolgicos frutos dessa realizao s podem ser compreendidos no contexto da Guerra Fria, perodo em que duas superpotncias (EUA e URSS) lutavam pela hegemonia poltica e militar do mundo. II. Na verdade, a URSS no representou uma ameaa hegemonia norte-americana durante a corrida espacial, uma vez que, nesse perodo, os soviticos desenvolveram, em parceria com os EUA, as estaes espaciais para pesquisa cientca na rbita da Terra. III. Decididos a superar os soviticos, os EUA criaram a NASA Agncia Espacial norte-americana e cumpriram o desao proposto pelo ento presidente John F. Kennedy, de levar um astronauta at a Lua e traz-lo de volta, em segurana. IV. Com o m da Guerra Fria, os EUA e a URSS perderam interesse pela corrida espacial e passaram a priorizar a luta contra o terrorismo, principalmente aps a invaso do Iraque e do Afeganisto e os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001. V. A corrida espacial teve incio com o lanamento do Sputnik primeiro satlite articial da Terra pela URSS, que, anos depois, mandou para o espao o cosmonauta Yuri Gagrin, pioneiro das misses tripuladas. a) I e II esto corretas. b) II e IV esto corretas. c) II, III e V esto corretas. d) I, III e V esto corretas. e) Todas as armaes esto corretas.
Resposta: D

Resposta: B

32. (UPM-SP) Durante o perodo de 1930 at 1960 uma gran-

de parcela dos pases latino-americanos, ao protestar contra as distores do sistema oligrquico de poder, vivenciou a experincia poltica conhecida como populismo. A respeito dessa corrente poltica, correto armar que a) os partidos populistas eram partidos de massa, apoiados em uma base popular formada pelas classes mdias urbanas, pelo operariado e pelos trabalhadores do campo. b) as lideranas populistas utilizavam a demagogia para atrair o capital externo, por meio de comcios e de propaganda, mas sempre obedecendo s diretrizes do partido. c) foi um fenmeno urbano, caracterstico da passagem da sociedade rural para a urbana e industrial, favorecendo a burguesia industrial de cada pas. d) apresentavam um discurso extremamente nacionalista, opondo-se explorao imperialista e ao sistema capitalista. e) o Estado passou a fazer concesses aos trabalhadores por meio de leis trabalhistas e, para obter seu apoio poltico, permitiu maior liberdade sindical.
Resposta: C

35. (UFU-MG) Em visita Arglia no dia 03/12/2007, o presidente francs Nicolas Sarkozy proferiu em seu discurso:

33. (UPM-SP) Em 1949, Mao Ts-tung liderou a Revoluo

que implantou o socialismo na China. Entre as medidas adotadas pelo governo socialista de Mao, destaca-se a) a aproximao, de imediato, com o mundo capitalista ocidental, como meio de contrapor o poder da URSS sobre o bloco socialista. b) a criao das comunas populares, com o intuito de mobilizar a populao chinesa para aumentar a produo agrcola. c) a criao da Longa Marcha, ampla manifestao espontnea de trabalhadores das indstrias chinesas, entendida como uma manobra poltica para enaltecer a gura do lder da nao. d) o desenvolvimento da NEP (Nova Poltica Econmica), visando implantao de medidas capitalistas na China e, assim, recuperar a economia em crise. e) eleies democrticas para o Parlamento chins, demonstrando a inteno do novo governo em dialogar abertamente com a oposio ao regime.

Venho Arglia para edicar um futuro de solidariedade entre nossos povos. Falar de futuro no ignorar o passado. Estou convencido de que para construir um futuro melhor devemos, ao contrrio, olhar o passado de frente. [...] Sim, o sistema colonial foi profundamente injusto, contrrio s trs palavras fundadoras de nossa Repblica: liberdade, igualdade, fraternidade [...]. Sim, os terrveis crimes cometidos ao longo da guerra de independncia zeram inumerveis vtimas [...]. A primeira maneira de o fazer, em princpio, encorajar nossas empresas a participar do esforo de modernizao da Arglia e nela investir. Os contratos que assinaremos amanh ultrapassam os 5 (cinco) milhes de euros. Trata-se, essencialmente, de equipamentos para a modernizao da Arglia...
Disponvel em: www.afrik.com/article13062html. Acesso em 12 abr. 2010. Texto traduzido.

Resposta: B

34. (FGV-RJ) Em 20 de julho de 1969, o mundo acompanhou maravilhado o desembarque dos astronautas da misso Apollo 11

Considere o texto acima e a situao da frica ps-colonial e assinale a alternativa correta: a) A atual relao entre as naes africanas e europeias, aps perodos de crimes e guerras, se d, nalmente, em plenas condies de igualdade, estabelecendo o m de um perodo histrico. b) Os acordos ps-coloniais revelam uma situao de dependncia econmico-nanceira que inviabiliza, aos pa Editora Scipione. Todos os direitos reservados.

Histria geral e do Brasil

Material fotocopivel

QUESTES E TESTES

Sudeste

8/9

ses africanos, a condio de recusar algumas propostas de cooperao. c) O passado colonial, ainda que reconhecidos os seus problemas, possibilitou o presente desenvolvimento dos povos africanos, o que no seria alcanado sem a atuao dos pases europeus. d) O processo de colonizao pode ser entendido como um aprendizado, uma possibilidade de construir solidariedades entre as naes atravs de investimentos econmicos.
Resposta: B

escravos para os colonizadores portugueses; parte significativa desses cativos foi enviada compulsoriamente ao Brasil. e) a mestiagem constitui-se numa inveno, j que a ideia de raa tem sido reiteradamente criticada pelos bilogos e a inuncia angolana foi residual.
Resposta: D

38. (Uerj-RJ) Juscelino Kubitschek e Emlio G. Mdici so


duas guras representativas das dcadas de 1950 e 1970. Essas duas dcadas correspondem, respectivamente, aos seguintes contextos polticos no Brasil: a) estatismo e liberalismo. b) privatismo e populismo. c) agrarismo e caudilhismo. d) desenvolvimentismo e autoritarismo.
Resposta: D

36. (UFF-MG) Uma das caractersticas da economia brasileira posterior aos anos 1950 foi a consolidao da chamada sociedade de consumo, acompanhada pelo desenvolvimento da propaganda. Apesar de a crise econmica ter marcado o perodo 1962-1967, o aumento do consumo de eletrodomsticos nos domiclios de trabalhadores de baixa renda mostrou-se constante, at, pelo menos, a crise do milagre brasileiro, na dcada de 1970. Uma das explicaes para esse aumento do consumo envolveu: a) o favorecimento, pelo ento Ministro Roberto Campos, das empresas industriais estatais, que puderam baratear o custo dos bens de consumo durveis que produziam. b) o aumento do salrio real das classes trabalhadoras, beneficiadas pela nova poltica salarial do governo Castelo Branco, voltada para a desconcentrao da renda no pas. c) o fortalecimento das pequenas e mdias empresas industriais nacionais, as maiores produtoras de bens de consumo durveis, favorecidas pela criao do Imposto sobre a Produo Industrial, nos anos 1960. d) as facilidades do crdito ao consumidor concedidas, aps 1964, de modo a preservar a rentabilidade das indstrias produtoras de bens de consumo durveis, alvos da poltica econmica, ento inaugurada. e) os constrangimentos tributrios impostos pelo governo s multinacionais produtoras de bens de consumo durveis, que perderam a concorrncia para as estatais desse mesmo setor.
Resposta: D

39. (Uerj-RJ) No Brasil, o ano de 1968 foi marcado pelos


crescentes choques entre as tentativas de maior participao poltica e o endurecimento do governo militar. Essa polarizao pode ser constatada nos seguintes eventos ocorridos naquele ano: a) passeata dos cem mil decretao do AI-5. b) reforma universitria instaurao do SNI. c) invaso do prdio da UNE surgimento da ARENA e do PMDB. d) fuso dos estados da Guanabara e do Rio de Janeiro fechamento do Congresso Nacional.
Resposta: A

40. (UFMG-MG) Considerando-se os fatores que contriburam para a longevidade do regime militar no Brasil, CORRETO armar que foi de grande relevncia a) a combinao entre a ordem constitucional, amparada pela Constituio de 1967, e a arbitrariedade, expressa em sucessivos Atos Institucionais. b) a manuteno de um sistema poltico representativo, com eleies indiretas em todos os nveis, exceto para a Presidncia da Repblica. c) o desenvolvimento econmico-social do Pas, acompanhado de um constante crescimento do Produto Interno Bruto (PIB). d) o rodzio de lideranas polticas entre as Foras Armadas, por meio de eleies indiretas no mbito do Comando Supremo da Revoluo.
Resposta: A

37. (UFF-MG) Em 1980, Clara Nunes gravou Brasil Mestio.


Um de seus maiores sucessos, Morena de Angola, parte integrante desse disco.

Morena de Angola Morena de Angola Que leva o chocalho Amarrado na canela. Ser que ela mexe o chocalho Ou o chocalho que mexe com ela?
BUARQUE, Chico. Morena de Angola.

41. (PUC-SP) No incio de 2009, um jornal paulistano provocou polmica ao sugerir que o regime militar brasileiro (1964-1985) fora uma ditabranda, ou seja, uma ditadura leve ou atenuada, se comparada aos governos militares de outros pases latino-americanos. Sobre o militarismo na Amrica Latina desse perodo, podemos afirmar que os a) militares brasileiros mantiveram o controle do Estado nacional desde a proclamao da Repblica enquanto nos pases hispano-americanos sempre prevaleceram regimes democrticos. b) documentos comprovam que governos militares do chamado Cone Sul colaboraram entre si na perseguio a adversrios polticos e no controle rigoroso das fronteiras.
Editora Scipione. Todos os direitos reservados.

Sobre a influncia angolana na mestiagem no Brasil, deve-se considerar: a) a presena angolana no Brasil residual, sem impacto, e inuenciou muito mais na rea de ocupao espanhola do que na rea de ocupao portuguesa nas Amricas. b) a mestiagem no Brasil sempre foi identicada como procedente, principalmente, de nossa herana asitica, com presena predominantemente angolana. c) a independncia angolana estabeleceu o m das relaes com esse pas, uma vez que o governo brasileiro apoiava a poltica colonial de Portugal. d) a regio de Angola foi um importante reservatrio de
Histria geral e do Brasil

Material fotocopivel

QUESTES E TESTES

Sudeste

9/9

c) governos militares no Brasil e no Uruguai respeitaram os direitos humanos, mas os da Argentina e do Chile desencadearam intensa represso poltica contra seus opositores. d) pases latino-americanos, sem exceo, conheceram intervenes militares, embora nem todos tenham conseguido controlar o Estado e o aparato policial. e) Estados Unidos patrocinaram todos os golpes militares na Amrica Latina com a nalidade expressa de aumentar sua hegemonia comercial e estratgica no continente.
Resposta: B

b) Entre 1964 e 1973, os presidentes da repblica foram eleitos pelos governadores estaduais, prefeitos das capitais e pelos comandantes das Foras Armadas. c) Senadores, deputados federais e deputados escolhidos nas Assembleias Legislativas Estaduais tinham direito a voto no Colgio Eleitoral de 1985. d) At 1985, os cinco candidatos mais votados nas Assembleias Legislativas Estaduais eram submetidos escolha dos integrantes do Colgio Eleitoral. e) As duas chapas mais votadas pelos deputados federais e senadores eram submetidas ao Colgio Eleitoral composto pelos comandantes das Foras Armadas.
Resposta: C

42. (FGV-SP) Em 15 de janeiro de 1985, Tancredo Neves e


Jos Sarney foram eleitos, respectivamente, presidente e vice-presidente pelo Colgio Eleitoral. A respeito do funcionamento das eleies indiretas no Brasil, no tempo da ditadura militar, correto armar: a) As eleies diretas para presidente foram mantidas entre 1964 e 1982 e o Colgio Eleitoral institudo em 1983, diante do avano das foras oposicionistas.

Histria geral e do Brasil

Material fotocopivel

Editora Scipione. Todos os direitos reservados.

You might also like