You are on page 1of 10

MEMRIA DESCRITIVA

1. DESCRIO DAS INSTALAES


1.1. POSTO DE SECCIONAMENTO E TRANSFORMAO
1.1.1. OPO Dada a preferncia pela construo de um POSTO DE SECCIONAMENTO E TRANSFORMAO exterior, optou-se pela utilizao de uma cabine pr-fabricada (tipo PFU), a implantar no espao a esse fim destinado, pelo urbanista. O equipamento electromecnico previsto, de fabrico ORMAZABAL est em conformidade com os parmetros e exigncias da entidade distribuidora de energia e da legislao aplicvel.

1.1.2. CONSTRUO CIVIL DO PT Conforme referido, a configurao do POSTO DE SECCIONAMENTO E TRANSFORMAO pr-fabricado ser do tipo cabine baixa (PFU) construdo com materiais incombustveis e resistentes, dando garantias por si e pela tcnica construtiva de no haver lugar a qualquer infiltrao de gua e humidade a partir do exterior para o seu interior. A envolvente destes Postos de beto, armado e vibrado e composta por duas partes: uma que aglutina o fundo e as paredes e que incorpora as portas e as grelhas de ventilao natural e outra que constitui o tecto. Todas as armaes de beto esto unidas entre si por electro-soldadura e ao colector de terra, cumprindo o regulamento. As portas e grelhas apresentam uma resistncia de 10 k em relao terra da envolvente. O acabamento standard do centro feito com tinta acrlica rugosa, de cor branca nas paredes e de cor castanha nos tectos, portas e grelhas. Toda a estrutura garante uma ptima estabilidade e foi concebida por forma a evitar, no futuro, o aparecimento de fendas quer nas paredes quer na cobertura.

Pgina 1
Projecto de Instalao Elctrica de Posto de Seccionamento e Transformao - Memria Descritiva e Condies Tcnicas

Nas peas desenhadas que compem este projecto, encontram-se representadas a localizao e a configurao deste posto de seccionamento e transformao.

1.1.3. EQUIPAMENTOS ELECTROMECNICOS

Este Posto de Seccionamento e Transformao comportar, no essencial, o seguinte equipamento:

Um equipamento do tipo modular que integra uma cela de entrada ,uma cela de sada tipo CML, Cela corte geral tipo CMIP, e cela de Proteco ao Transformador tipo CMP-F 1 Quadro Geral de BT Uma cela de transformao.

Este equipamento, de corte em SF6, integra, o barramento e os porta fusveis no interior da cuba ,onde se encontra o gs a uma presso absoluta de 1,3 bar. Alm destes, esto ainda previstos os seguintes equipamentos e acessrios:

Bobine de disparo; Encravamentos mecnicos; Fusveis MT; Chicotes de cabos p/ MT; Chicotes de cabos p/ BT; Portas e estruturas metlicas para a cela de transformao; Iluminao interior + Terras; Quadro Geral de Distribuio em baixa tenso; Acessrios e materiais de segurana regulamentares.

Em peas desenhadas apresentamos o esquema elctrico unifilar do PST, bem como os pormenores relativos implantao dos vrios equipamentos propostos.

1.1.4. PROTECO DE PESSOAS E BENS De acordo com as Normas Regulamentares em vigor sero executados no PST dois circuitos de terra distintos:

Um elctrodo para terra de proteco e respectivo circuito; Um elctrodo para terra de servio e correspondente circuito.

Ao circuito da terra de proteco sero ligadas todas as peas metlicas no activas existentes no interior do CT, isto , que no se encontrem sob tenso mas que o possam vir a estar em resultado de um acidente furtuito (Art 52 do R.S.S.P.T.S.).

Pgina 2
Projecto de Instalao Elctrica de Posto de Seccionamento e Transformao - Memria Descritiva e Condies Tcnicas

Ao circuito da terra de servio dever ser ligada a barra de neutro do barramento do Quadro Geral de Distribuio em baixa tenso e, consequentemente o neutro do transformador de potncia.

Estes elctrodos de terra devero ser executados suficientemente afastados um do outro, recomendando-se que o afastamento entre o primeiro elemento de cada um deles seja, no mnimo, 20m. Por outro lado, na escolha do local para o seu estabelecimento devero evitar-se locais de acesso de pessoas ou ainda depsitos de combustvel ou de substncias e materiais corrosivos. A resistncia de contacto entre cada um destes circuitos e a terra no poder exceder os 20, medida nas condies mais desfavorveis.

2. CONDIES TCNICAS DE EXECUO


2.1.CONSTRUO CIVIL

Com a opo pela utilizao de cabine pr-fabricada tipo PFU-5 ,os trabalhos desta especialidade resumem-se preparao da base de assentamento da estrutura envolvente em beto vibrado, tipo monobloco. Esta preparao consiste na escavao de uma caixa com 6880 x 3180 cm e 56 cm de profundidade, com a garantia de obteno de terreno firme, sobre o qual aplicada uma manta de areia compactada de 10 cm de espessura. Estas cabinas cumprem todas as normas aplicveis, CEI 1330, e possuem as caractersticas fundamentais como adiante se descriminam:

CONDIES DE SERVIO:

Estas cabines esto construdas para suportar as condies ambientais externas, seguintes: Temperatura do Ar: Mnima -15 C Mxima +50C Valor mdio dirio +35 C Humidade relativa do Ar: 100% Sobrecarga de neve sobre a coberta: 250 Kg/m2 Sobrecarga lateral de vento: 100 Kg/m2 (equivalente a uma velocidade de vento de 144 Km/h).
Pgina 3
Projecto de Instalao Elctrica de Posto de Seccionamento e Transformao - Memria Descritiva e Condies Tcnicas

Altura sobre o nvel do mar: 2500 m.

2.2. CARACTERSTICAS ELCTRICAS

Todas os vares que constituem a armadura de reforo de cada uma das peas que conformam o edifcio , esto electro-soldadas entre si ,de forma a garantir que entre cada uma das peas exista continuidade elctrica ,obtendo-se assim uma superfcie equipotencial. Os nicos elementos metlicos unidos a esse sistema ,com continuidade elctrica acessveis do exterior, so os olhais de ao inoxidvel para manipulao da cobertura, que se encontram na parte superior da mesma. Cumprindo os regulamentos, as portas e grelhas de ventilao esto isoladas electricamente da malha equipotncial. Entre esta malha e as portas ou grelhas de ventilao ,obter-se- uma resistncia elctrica superior a 10 000.

2.2. CARACTERSTICAS MECNICAS

A resistncia compresso do beto empregado comprovada em cada partida de beto, assegurando, por processo, uma resistncia caracterstica de 300 Kg /cm2, obtida aos 28 dias aps a fabricao. As solicitaes mecnicas de calculo de cada uma das peas que constituem o edifcio, so as seguintes: Cobertura: 100 Kg / m2; Paredes: 100 Kg / m2; Piso: 400 Kg / m2; Estrutura suporte do transformador: 4500 Kg. A presso exercida no terreno, pelo edifcio, no excede 0,2 Kg / cm2 e completo com o equipamento electromecnico, no excede os 0,3 Kg / cm2. As coberturas, por no terem nenhum ressalto sobre a sua superfcie e apresentarem um declive de 1% at ao bordo do edifcio, no permitem a acumulao de gua sobre elas. O sistema de fabricao das coberturas impede a infiltrao de guas atravs delas sem necessidade de utilizao de nenhum tratamento posterior, impermeabilizante.

2.3. CARACTERSTICAS FUNCIONAIS

Pgina 4
Projecto de Instalao Elctrica de Posto de Seccionamento e Transformao - Memria Descritiva e Condies Tcnicas

Para permitir a passagem de cabos de MT ou BT, o edifcio dispe de locais preestabelecidos onde se promove a abertura de orifcios, situados na parte inferior cota zero aps instalao, com uma inclinao de 45, permitindo o acesso ou sada de cabos desde o interior do centro at canalizao com uma perda mnima de espao. A ventilao do centro realiza-se atravs das persianas situadas as paredes do espao destinado transformao, possuindo estas um elevado grau de proteco. A ventilao realizada por correntes naturais de circulao de ar. 3. EQUIPAMENTO ELECTROMECNICO O PST ser equipado com o material a seguir descriminado, distribudo em observncia das posies relativas referidas no esquema unifilar, que adiante se apresenta. 3.1.1. CARACTERSTICAS GERAIS DAS CELAS CGM-24 - Tenso estipulada Nvel de isolamento: Frequncia industrial ( 1 min ) terra e entre fases distncia de seccionamento Descarga atmosfrica terra e entre fases ( crista ) distncia de seccionamento ( crista ) - Intensidade estipulada de entrada - Intensidade estipulada de curta durao (1ou 3 s) ............... ............... ............... 125 kV 145 kV 400/630 A ............... ............... 50 kV 60 kV ............... 24 kV

................

16 /20 kA

Valor de crista admissvel da intensidade ................ estipulada de curta durao. -

40 / 50 kA isto 2.5 vezes a intensidade estipulada de curta durao admissvel IP XC

- ndice de proteco IP 33 - Ligao terra / Colector de terra

...............

Pgina 5
Projecto de Instalao Elctrica de Posto de Seccionamento e Transformao - Memria Descritiva e Condies Tcnicas

O condutor de ligao terra estar disposto ao longo de todo o comprimento das celas e ser dimensionado para suportar a intensidade de curta durao admissvel. O barramento ser sobre-dimensionado para suportar sem deformao permanente os esforos dinmicos, em caso de curto-circuito. 3.1.2. CELAS DE LINHA (ENTRADA OU SADA) Duas celas de entrada ou sada da gama modular, tipo CML, de dimenses: 370 mm de largura, 850 mm de profundidade e 1800 mm de altura, contendo: Barramento tripolar de 400/630A; Interruptor-seccionador de corte em SF6 de 400/630 A; Colector de terra; Seccionador de ligao terra; Indicadores de presena de tenso; Bornes para ligao de cabos.

Estas celas estaro preparadas para uma ligao de cabos secos monopolares de seco mxima de 300 mm2.

3.1.3. CELA DE CORTE GERAL E SECCIONAMENTO Cela de corte geral e seccionamento da gama modular, tipo CMIP, de dimenses: 420 mm de largura, 850 mm de profundidade e 1800 mm de altura, contendo: - Barramento tripolar de 400/630 A; - Interruptor-seccionador de corte em SF6 de 400/630 A;

3.1.4. CELA DE MEDIDA Cela de medida da gama modular, tipo CMM, de dimenses: 800 mm de largura, 1025 mm de profundidade e 1800 mm de altura, contendo: 2 Pontas de cabo LXHIOV 8,7/15 1 x 120 6 Fichas Elastimold tipo M400TB Colector de terra; Pr-Equipamento para TIs e TTs

3.1.5. CELA DE PROTECO DO TRANSFORMADOR Cela de proteco com interruptor e fusveis combinados da gama modular, tipo CMP-F, de dimenses: 480 mm de largura, 850 mm de profundidade e 1800 mm de altura, contendo:

Pgina 6
Projecto de Instalao Elctrica de Posto de Seccionamento e Transformao - Memria Descritiva e Condies Tcnicas

- Interruptor-seccionador em SF6, 200 A, 24 kV, equipado com bobine de disparo emisso de tenso a 220 V, 50 Hz; - Trs corta-circuitos fusveis de alto poder de corte e baixa dissipao trmica de 24 kV, calibre 16 A; - Seccionador de ligao terra duplo (a montante e a jusante dos fusveis); - Sinalizao mecnica de fuso do fusvel; - Indicadores luminosos de presena de tenso; - Preparao para ligao inferior de cabos unipolares secos; - Colector de terra; - Encravamento por fechadura tipo RONIS, impedindo o acesso ao transformador se o seccionador de Terra da cela CMP-F no for "fechado" previamente. Esta cela ligar ao transformador de potncia atravs de cabo 3xLXHIOV 8,7/15 (1x120mm2).

3.1.6. CELA DE TRANSFORMAO Esta cela ser equipada com um transformador de potncia possuidor das seguintes caractersticas principais: - Potncia .. - Perdas . - Montagem - Arrefecimento .. - Nmero de fases .. - Frequncia - Tenso no primrio .. - Tenso no secundrio .. - Tipo de ligaes .. - Normas .................................................. 160 kVA CEI interior natural 3 50 Hz 15000 V 5% 400 / 231 V tringulo/estrela CEI 76-1

O transformador proposto ser da COTRADIS ou equivalente, ou de qualidade superior e deve ser fornecido com leo isolante e equipado com os seguintes acessrios:

Comutador de tomadas de alta tenso manobrvel a partir do exterior, sem tenso;

Pgina 7
Projecto de Instalao Elctrica de Posto de Seccionamento e Transformao - Memria Descritiva e Condies Tcnicas

Dispositivo de esvaziamento e amostragem de leo; Rodas orientveis para deslocamento; Termometro de 2 Niveis ( Alarme e Disparo ) com contactos elctricos para accionamento da bobine de disparo instalada no combinado interruptorseccionador-fusvel.

3.1.7. BARRAMENTO GERAL DAS CELAS CGM

O barramento das celas est disposto no interior da cuba metlica cheia de gs SF6, s acessvel exteriormente atravs das tulipas ou passa-muros existentes na lateral.

3.1.8. ACESSRIOS DE LIGAO DO BARRAMENTO

A ligao entre barramentos efectua-se com recurso a conjuntos de unio aplicados na face lateral das celas, s tulipas (sada dos barramentos), dando continuidade aos barramentos, selando as unies entre celas e controlando o campo elctrico por meio das correspondentes capas semicondutoras. Este sistema aplica-se unio entre celas do tipo CGM (Modular). Para a ligao directa dos barramentos aos cabos, usar-se- terminais passa-muros de caractersticas apropriadas. 3.1.9. SEGURANA NAS CELAS

As celas do tipo modular dispem de encravamentos facilmente manobrveis, com as caractersticas recomendadas pelas CEI 298 como se descreve: - s possvel fechar o interruptor se o seccionador de terra estiver aberto e o painel de acesso colocado no lugar; - o fecho do seccionador de ligao Terra s possvel se o interruptor estiver aberto; - a abertura do painel de acesso ao compartimento dos cabos s possvel se o seccionador de ligao terra estiver fechado; - Com o painel dianteiro retirado, possvel abrir o seccionador de ligao terra para realizar o ensaio dos cabos, mas no possvel fechar o interruptor; - s possvel o acesso cela de transformao quando a cela do tipo CMP-F estiver aberta.

Pgina 8
Projecto de Instalao Elctrica de Posto de Seccionamento e Transformao - Memria Descritiva e Condies Tcnicas

Para alm dos encravamentos funcionais descritos, est previsto que algumas das diferentes funes se encravaro entre elas pelo recurso a fechadura.

3.1.10. QUADRO DE DISTRIBUIO EM BT

O transformador de potncia ligar ao Q.G.B.T. respectivo atravs de cabo monocondutor do tipo LSVV de 3x(3x380mm2)+(1x380mm2).

Este quadro ser ......

3.1.11. PROTECO DE PESSOAS E CIRCUITOS DE TERRA

Os elctrodos das terras de proteco e servio sero constitudos por varetas de ao com as dimenses mnimas de 15 mm de dimetro exterior, com um revestimento de cobre de 0,8 mm de espessura e 2 metros de comprimento, enterradas verticalmente no solo por forma a que o topo superior das varetas se encontre, pelo menos, a 1m de profundidade e em nmero tal que a resistncia ohmica seja inferior a 20 no elctrodo da terra de proteco e 10 no elctrodo da terra de servio (valor global). Os elctrodos de terra so estabelecidos no exterior do posto de transformao, fora das zonas de passagem e em terreno to hmido quanto possvel, de preferncia terra vegetal ou preparada para o efeito e fora de terrenos com sais corrosivos. Para medio das resistncias de terra ser instalado um ligador amovvel em cada um dos circuitos. Para o circuito da terra de proteco usar-se- cabo de cobre do tipo H1VV-R 1G35 na cor verde/amarelo e bainha exterior de cor preta, entre o elctrodo e o ligador amovvel. Todas as peas metlicas, nomeadamente celas, persianas de ventilao, estrutura metlica do quadro geral de B.T., cuba do transformador, sero interligadas atravs de condutor de cobre electroltico n, com a seco de 16mm2, pintado na cor preta, em toda a sua extenso at ao ligador amovvel. Para o circuito da terra de servio usar-se- cabo de cobre do tipo H1VV-R na cor azul igualmente em bainha exterior da cor preta. Os elctrodos devero distar entre si , no mnimo, vinte metros. Na eventualidade de ser necessrio melhorar o valor de terras, montar-se- o nmero de varetas necessrias at se conseguir o valor regulamentar exigvel.

3.1.12. ACESSRIOS

Pgina 9
Projecto de Instalao Elctrica de Posto de Seccionamento e Transformao - Memria Descritiva e Condies Tcnicas

Este PST dispor dos seguintes equipamentos:

1 quadro para registo da leitura da resistncia de terra; 2 estrado isolante para 24 kV; 1 quadro com indicaes de primeiros socorros; placas de PERIGO DE MORTE; 2 pares de luvas dielctricas 24 kV; 1 suporte apropriado montagem de um fusvel MT de reserva; placas identificadoras das celas de entrada e sada em MT, a instalar nas respectivas celas modulares.

3.1.11. TOMADA E ILUMINAO DO PST

Ser montada uma tomada monofsica com plo de terra para a intensidade de 16 A, montagem exterior. A instalao do cabo de alimentao iluminao ser vista e efectuada em cabo A05VV. Ser utilizada duas armadura estanques com lmpadas fluorescente de 58 W e ainda duas armaduras de iluminao de emergncia de 6 W.

Pgina 10
Projecto de Instalao Elctrica de Posto de Seccionamento e Transformao - Memria Descritiva e Condies Tcnicas

You might also like