You are on page 1of 18

COMANDOS ELTRICOS

Est apostila usada nas aulas ministradas na matria de comandos no curso de psmdio mecatrnica, no se tratando de um material voltado para a qualificao. H ainda um complemento que dado nas aulas prticas no laboratrio. Este material no destinado a comercializao.

INTRODUO
Dentro das aplicaes de Eletricidade da potncia, a parte industrial sem dvida uma das mais importantes, sobretudo porque representa uma transformao da energia eltrica Como parte de um produto. Como tal, freqentemente integrante das atividades exercidas pelos profissionais da rea, seja na forma de projetos eltricos, instalao dos acessrios e equipamentos, fator fundamental para que se Obtenha rentabilidade elevada e racionalizao dos Procedimentos Industriais, e custos otimizados e com isso preos. Dentro desta rea de conhecimento situaes - se uma rea de comandos eltricos das tcnicas e mtodos que so para acionamentos de mquinas e equipamentos. O comando eltrico composto de circuito de fora, onde so registrados e ligadas as cargas, e circuito de comando onde os dispositivos de manobra e proteo so comandados.

COMO FUNCIONA O MOTOR TRIFSICO DE INDUO CA?


So os mais utilizados, porque uma distribuio de energia eltrica feita normalmente em corrente alternada. Seu princpio de funcionamento Baseado no campo girante, que surge quando um sistema de correntes alternadas trifsico aplicado em plos defasados fisicamente de 120 . Dessa forma com a correntes defasadas em 120 eltricos, em cada instante, um par de plos possui o campo de maior intensidade, causando uma associao vetorial desse efeito o campo girante.

Apostila de comandos

Campo magntico girante como a soma de trs vetores


MOTOR DE INDUO: funciona normalmente com velocidade constante, que varia ligeiramente com a carga mecnica aplicada ao eixo. Devido a sua grande simplicidade, robustez e baixo custo o motor mais utilizado de todos, sendo Adequado para quase todos os tipos de mquinas acionadas encontradas na prtica. Atualmente Possvel controlarmos uma velocidade dos motores de induo com o auxlio de inversores de freqncia. A aplicao de tenso alternada nos enrolamentos do extrator Ir produzir um campo magntico variante no tempo que Devido a distribuio uniforme do enrolamento do extrator Ir Gerar um Campo Magntico Resultante girante na velocidade proporcional freqncia da rede trifsica. O fluxo magntico girante no extrator atravessar o entreferro e por ser variante no tempo induzir tenso alternada no enrolamento trifsico do rotor. Como os enrolamentos do rotor esto curtos circuitados essa tenso induzida far com que circule uma corrente pelo enrolamento do rotor o que por conseqncia ira Produzir sem um fluxo magntico do rotor que Tentara se alinhar com o campo magntico girante do extrator. Alguns motores funcionam com corrente alternada; outros com corrente contnua. primeira categoria pertencem o motor assncrono e o motor sncrono (este, praticamente um alternador que absorve energia eltrica para fornecer energia mecnica). O motor assncrono constitudo basicamente pelos seguintes elementos: - um circuito magntico esttico, constitudo por chapas ferro magnticas empilhadas e isolado entre si, ao qual se d o nome de extrator; - por bobinas (n. de grupos, consoante o motor monofsico ou polifsico) localizadas em cavas abertas no extrator e alimentadas pela rede de corrente alternada; - por um rotor constitudo por um ncleo ferromagntico, tambm laminado, sobre o qual se encontra um enrolamento ou um conjunto de condutores paralelos, nos quais so induzidas correntes provocadas pela corrente alternada das bobinas do extrator. No motor sncrono, o rotor constitudo por um m permanente ou bobinas alimentadas em corrente contnua mediante anis coletores. Neste caso, o rotor gira com uma velocidade diretamente proporcional a freqncia da corrente no estator e inversamente proporcional ao nmero de plos magnticos do motor. So motores de velocidade constante e constitui-se a sua principal aplicao. So utilizados somente para grandes potncias devido ao seu alto custo de fabricao.
3

Apostila de comandos

FECHAMENTO DE MOTOR TRIFSICO


Fechamento de Motor em Tringulo

Na maioria dos casos os motores possuem 6 pontas de cabos em sua caixa de ligao. O fechamento em tringulo proporciona o fechamento na menor tenso suportada, por exemplo: um motor que suporte 380V e 220V o fechamento em tringulo ser 220V. Ser possvel entender na ilustrao abaixo que ir realizar o fechamento em tringulo com o motor de 6 pontas, nas quais dever ser interligadas com uma rede de
alimentao.

Fechamento de Motor em Estrela

Bom, como vimos A maioria dos motores apresentam pontas 6 e para podermos lig-lo ao maior nvel de tenso disponvel devemos fecha-lo em estrela. Este fechamento basicamente e simples (eu considero) mais fcil que o tringulo. Veja a seguir uma ilustrao deste fechamento.

Apostila de comandos

SIMBOLOGIA GRFICA
At o presente momento mostrou-se a presena de diversos elementos constituintes de um painel eltrico. Em um comando, para saber como estes elementos so ligados entre si necessrio consultar um desenho chamado de esquema eltrico. No desenho eltrico cada um dos elementos representado atravs de um smbolo. A simbologia padronizada atravs das normas NBR, DIN e IEC. Na tabela apresenta-se alguns smbolos referentes aos elementos estudados.

Apostila de comandos

CHAVES AUXILIARES TIPO BOTOEIRA


As chaves auxiliares, ou botes de comando, so chaves de comando manual que interrompem um Estabelecem ou circuito de comando por meio de pulsos. Podem ser montadas em painis ou em sobreposio para caixas.

SINALIZADORES
Sinalizao a forma visual ou sonora de se chamar a ateno do operador Para uma situao Determinada em um circuito, mquina ou conjunto de mquinas. Ela realizada por meio de buzinas e campainhas ou por Sinalizadores luminosos com cores determinadas por normas.

SINALIZAO LUMINOSA
A sinalizao luminosa a mais usada por ser de mais rpida identificao.

CONTATORES
Contatores So dispositivos de manobra mecnica eletromagneticamente, acionados, Construdos Para uma elevada freqncia de operao. De acordo com uma potncia (carga), um contator o dispositivo de comando que pode ser usado individualmente ou acoplado um reles de sobrecarga, na proteo de sobrecorrente. H Certos tipos de contatores com capacidade estabelecer de e interromper correntes de curto-circuito.

Apostila de comandos

Tipos de contatores
Basicamente, existem dois tipos de contatores: Contatores para motores (de potncia); Contatores auxiliares. Esses dois tipos de contatores so semelhantes. O que os diferencia so algumas caractersticas mecnicas e eltricas. Assim, os contatores para motores caracterizam-se por Apresentar: Dois tipos de contatos com capacidade de carga diferentes chamados principais(potncia) e auxiliares; Maior robustez de construo; Possibilidade de receberem rels de proteo; Cmara de extino de arco Voltaico; Variao de potncia da bobina do eletrom de acordo com o tipo do contator, Tamanho fsico de acordo com uma potncia um ser comandada; Possibilidade de ter uma bobina do secundrio com eletrom. Veja um contator de potncia.

Apostila de comandos

Os contatores auxiliares so usados para:


Aumentar o nmero de contatos auxiliares dos contatores de motores, comandar contatores de elevado consumo na bobina, evitar repique e para sinalizao. Esses contatores apresentar caracterizam-se por: Tamanho fsico varivel conforme o nmero de contatos; Potncia do eletrom praticamente constante; Corrente nominal de carga mxima de 10 A para todos os contatos; Ausncia de necessidade de rel de proteo e de cmara de extino. Um Contator auxiliar mostrado na ilustrao a seguir.

RELES TRMICOS
Esse tipo de rel, como dispositivo de proteo, controle ou comando do circuito eltrico, atua por efeito trmico provocado pela corrente eltrica. O elemento bsico dos reles trmicos e Bimetlicos. O bimetal um conjunto formado por duas lminas de metais diferentes Ferro (normalmente e nquel), sobrepostas e soldadas. Esses dois metais, de coeficientes de dilatao diferentes, metlico formam um par. por causa da diferena de coeficiente de dilatao, se o par metlico submetido a uma temperatura elevada, vai fazer um dos metais do par se dilatar mais que o outro. Por estarem unidos fortemente, o metal de menor coeficiente de dilatao provoca o encurvamento do conjunto para o seu lado, afastando o conjunto de um determinado ponto. Causando assim o desarme do mesmo.

Apostila de comandos

CONCEITOS BSICOS EM MANOBRAS DE MOTORES


Para ler e compreender a representao grfica de um circuito eltrico imprescindvel conhecer os componentes bsicos dos comandos e tambm sua finalidade. Alguns destes elementos so descritos a seguir.

ESQUEMA FUNCIONAL
Nesta representao tambm todos os condutores esto representados. No levada em conta a posio construtiva e a conexo mecnica entre as partes. O sistema subdividido de acordo com os circuitos de correntes existentes. Estes circuitos devem ser representados sempre que possvel, por linhas retas, livres de cruzamentos. A posio dos contatos desenhada com o sistema desligado (sem tenso). A vantagem consiste no fato de que se torna fcil ler os esquemas e respectivas funes, assim este tipo de representao o que ser adotado neste curso.

CONTATO DE SELO
O contato de selo sempre ligado em paralelo com o contato de fechamento da botoeira. Sua finalidade de manter a corrente circulando pelo contator, mesmo aps o operador ter retirado o dedo da botoeira.

Contato de selo, este contato pode ser contato NA de um contator (geralmente o 13 e 14)ou de um rel.

Apostila de comandos

INTERTRAVAMENTO
Em algumas manobras, onde existem 2 ou mais contatores, para evitar curtos indesejvel o funcionamento simultneo de dois contatores. Utiliza-se assim o intertravamento. Neste caso os contatos devem ficar antes da alimentao da bobina dos contatores.

LIGAMENTO CONDICIONADO
Um contato NA do contator K2, antes do contator K1, significa que K1 pode ser operado apenas quando K2 estiver fechado. Assim condiciona-se o funcionamento do contator K1 ao contator K2.

Proteo do sistema
Os rels de proteo contra sobrecarga e as botoeiras de desligamento devem estar sempre em srie.

Apostila de comandos

10

EXERCCIOS
1 - Desenhe o acionamento de motor atravs de duas botoeiras ligadas em:
a) srie; b) paralelo.

2 - Desenhe um circuito de comando para acionar um motor de induo trifsico, ligado


em 220 V, de forma que o operador tenha que utilizar as duas mos para realizar o acionamento

3 - Explique o funcionamento do circuito abaixo. Quais as conseqncias de


funcionamento resultariam se o contato de selo K1 fosse ligado entre o NF K2 e a bobina do contator K1? O intertravamento apresentado suficiente?

Apostila de comandos

11

SISTEMA DE PARTIDAS DE MOTORES


Partida de motor Direta utilizando contatores Trifsico

Este sistema de partida a mais simples e fcil de ser construida, no entanto apresenta algumas caractersticas encontradas que consider-la uma partida invivel, principalmente quando se trata de motores acima de 10CV. Neste tipo de partida uma tenso fornecida ao motor eltrico exatamente uma tenso nominal do motor e ento temos as seguintes caractersticas:

Desvantagens
* A corrente de partida pode chegar em at 8 vezes a nominal * Necessita de cabos e componentes mais robustos * Alto Consumo de Energia na partida

Vantagens
* Oferece torque nominal na partida

Partida direta com reverso de motor trifsico

Dentre as vrias aplicaes industriais que podemos observar uma utilizao de motores eltricos trifsico, normalmente faz se necessrio um utilizao com um motor com possibilidade de inverter seu sentido de giro. esta uma misso relativamente fcil quando usamos contatores para control-lo, necessrio somente que seja invertida uma das fases para que o seu campo magntico reverta seu sentido de giro. Veja abaixo como fcil fazer isto.

Apostila de comandos

12

Apostila de comandos

13

PARTIDA INDIRETA DE MOTORES TRIFSICOS


O que ?
As Partidas indiretas de motores Trifsico So basicamente, as maneiras pelas Quais Realizamos uma partida do motor eltrico de um fim Recolher uma "corrente de partida" que Interferem Diretamente no dimensionamento de dispositivos eltricos Responsveis pela partida do motor.

Por que se aplica?


Um dos grandes malefcios da partida direta o alto valor da corrente eltrica ato da partida (ignio) do motor eltrico que gera entre outras coisas uma Necessidade de componentes e cabos robustos na instalao gerando assim um alto custo de implantao. Ento para que se possa reduzir este custo necessrio diminuir o nvel desta corrente.

Como feito?
Existem vrias formas de realizar uma Partida indireta abaixo, vejamos algumas principais: Estrela Tringulo; Partida Compensadora (Auto-Trafo); Acelerao Rotrica (Motor com rotor bobinado);

Apostila de comandos

14

PARTIDA ESTRELA TRINGULO


Como o prprio nome j diz, este SISTEMA DE PARTIDA realizar uma partida do motor trifsico em estrela e aps alguns segundos o motor passa logo a ser alimentado em tringulo. neste tipo de partida Necessrio um motor que tenha, no mnimo, 6 pontas. Exemplo: Consideremos um motor eltrico trifsico cujas caractersticas nominais de tenso : Tenso de alimentao 220/380V (220V e 380V para Tringulo Estrela); Inicialmente o motor parte com tenso de 220V fechamento em estrela, isto com uma tenso de fase (em cada enrolamento) no motor de 127V, Com uma tenso menor obviamente a corrente ser menor tambm. Aps alguns segundos reverte-se automaticamente para Tringulo Disponibilizada e a tenso em cada enrolamento de 220V (tenso nominal). Este processo se d somente na partida do motor e auxilia na Diminuio da Corrente de partida. Com esta partida possvel reduzir a corrente de partida a 1/3 (um tero) da corrente, logo o torque tambm reduz para 1/3 (um tero), ou seja, 33% do torque inicial a partir de 33% da corrente de partida, assim no possvel utilizar esta partida em situaes onde a carga aplicada ao motor seja maior que 33% do suportado pelo motor no instante da partida. Ento por que no podemos deixar o motor funcionando em 220 V-estrela? O fato que ao Diminuir a tenso de fase do motor o seu torque (fora na ponta do eixo do motor tambm) diminui proporcionalmente e o motor no Funcionar corretamente podendo vir a reduzir sua vida til e at causar a queima deste. Antes de qualquer coisa vamos relembrar como o circuito de potncia da partida direta:

Apostila de comandos

15

Circuito de potncia estrela triangulo

Apostila de comandos

16

Circuito de comandos

Material utilizado 1 Disjuntor tripolar (Q1), 1 disjuntor bipolar (Q2), 3 contatores (K1, K2 e K3), 1 rel trmico(F1), 1 botoeira (NF), 1 botoeira (NA), 1 rel temporizador (K6).

SIMBOLOGIA NUMRICA E LITERAL


Assim como cada elemento em um comando tem o seu smbolo grfico especfico, tambm a numerao dos contatos e denominao literal dos mesmos tem um padro que deve ser seguido. Neste captulo sero apresentados alguns detalhes, para maiores informaes deve-se consultar a norma NBR 5280 ou a IEC 113.2. A numerao dos contatos que representam terminais de fora feita da seguinte maneira: 1, 3 e 5 Circuito de entrada (linha) 2, 4 e 6 Circuito de sada (terminal) J a numerao dos contatos auxiliares segue o seguinte padro: 1 e 2 Contato normalmente fechado (NF), sendo 1 a entrada e 2 a sada 3 e 4 Contato normalmente aberto (NA), sendo 3 a entrada e 4 a sada Nos rels e contatores tem-se A1 e A2 para os terminais da bobina. Os contatos auxiliares de um contator seguem um tipo especial de numerao pois o nmero composto por dois dgitos, sendo: Primeiro dgito: indica o nmero do contato

Apostila de comandos

17

Segundo dgito: indica se o contato do tipo NF (1 e 2) ou NA (3 e 4) Exemplo 1: Numerao de um contator de potncia com dois contatos auxiliares 1 NF e 1 NA.

Numerao de contos de um contator de potncia Exemplo 2: Numerao de um contator de auxiliar com 4 contatos NA e 2 contatos NF

Numerao de contatores auxiliares Com relao a simbologia literal, alguns exemplos so apresentados na tabela a seguir. Smbolos literais segundo NBR 5280 Componente Exemplos Dispositivos de proteo Fusveis, rels Dispositivos de sinalizao Indicadores acsticos e pticos Contatores Contatores de potncia e auxiliares Motores Dispositivos de manobra para circuitos de Disjuntores, secciondores, potncia iterruptores Dispositivos de manobra, seletores auxiliares Dispositivos e botes de comando e de posio(fim-decurso) e seletores Transformadores Transformadores de distribuio, de potncia etc

Smbolos F H K M Q S

Apostila de comandos

18

You might also like