You are on page 1of 24

CARREIRA POLICIAL

REDAO E INTEPRETAO

PROF. JOO BOLOGNESI

Curitiba Paran

CARREIRA POLICIAL Joo Bolognesi Redao e Interpretao

SUMRIO
0- Algumas Palavras sobre o Texto........................ 2 1- Leitor e Memria................................................. 3 2- Organizando a Informao.................................. 4 3- Anlise do Texto I................................................ 4 4- Anlise do Texto II............................................... 5 5- Introduo............................................................. 5 6- Procedimentos Argumentativos......................... 6 7- Argumentao: Convencer e Persuadir............................................. 6 8- Tipos de Argumentos.......................................... 6 9- Metaforizaes..................................................... 7 10- Concluso........................................................... 8 11- Aspectos da Coeso...................................... 8 12- Paralelismo ........................................................ 10 13- Falhas Redacionais............................................ 11 14- Temas de Provas ............................................... 13 15- Temas da Atualidade...................................... 16 16- Propostas Redacionais.................................. 17 17- Espelho de Avaliao..................................... 17 18- Aspectos Gramaticais.................................... 18 19- Pecados Redacionais..................................... 18 20- Virtudes Textuais............................................ 19 21- Exerccios ....................................................... 20 22- Figuras de Linguagem................................... 22 23- Bibliografia de Redao e Argumentao........................................................ 24

ALGUMAS PALAVRAS SOBRE O TEXTO

Uma das principais caractersticas do texto referir-se a algo, pois o ato de escrever pressupe um assunto. Escreve-se sobre economia, futebol, poltica, violncia, paz no mundo e tantos outros assuntos possveis, mas o enfoque dado ao assunto leva-nos a um conjunto de estratgias no s textuais, mas tambm sociais, culturais, histricas, etc. Com isso, o texto evoca a quem l pressupostos que, de acordo com a relevncia, traro aspectos pr-textuais e pstextuais, informaes que perpassam o texto e atingem contexto, pessoas e intenes. O texto pe em cena, mesmo que em potencialidade, um autor e um leitor. So eles que acabam por exigir muitas das caractersticas inerentes ao ato de redigir. Quando colocamos face a face o ato de escrever e o ato de ler, logo se entende a necessidade de compartilhar, de tornar comum, o que jamais inibir a criatividade e a individualidade de cada ser, porm sempre se exigir certa quantidade de atos convencionados socialmente, pertencentes tanto a quem escreve como para quem l. Essa busca pela comunicao , em essncia, uma busca pelo outro, ou seja, escrever traz uma necessria projeo da leitura, o que desencadeia no eu um princpio de alteridade, de reconhecimento e da importncia do outro. Parece estranho, mas s com essa noo j se nota o quanto importante entender o ato da leitura para poder entender as dimenses do texto. A primeira lio que aqui trabalharemos no sobre escrever, mas sim sobre ler. Depois passaremos por reflexes mais globais e outras mais locais, aspectos que envolvem a coerncia global e a coeso do texto. Bons estudos!

Pgina 2

Neste curso os melhores alunos esto sendo preparados pelos melhores Professores

CARREIRA POLICIAL Joo Bolognesi Redao e Interpretao

O nosso crebro doido!!!

1. LEITOR E MEMRIA

O trabalho da memria e a sua importncia na compreenso e na interpretao de textos so temas que envolvem vrias reas do conhecimento. Nos estudos sobre o processamento da informao, alguns autores tm destacado a atividade cognitiva com base em trs tipos de memria que so ativados durante a leitura: . memria de longo prazo: forma na interpretao os sentidos mais amplos e a coerncia global. Organiza-se essencialmente com a articulao de trs sistemas: o lingstico, o enciclopdico e o pragmtico. A isso se unem esquemas de organizao do conhecimento, os quais criam expectativas e antecipam intenes e contedo de um texto; . memria de mdio prazo: seleciona e preserva informaes relevantes, refaz hipteses do que trata o texto; . memria de curto prazo: limitada, cria unidades de sentido, correlaes, inferncias e a coerncia local.

De aorcdo com uma peqsiusa de uma uinrvesriddae ignlsea, no ipomtra em qaul odrem as Lteras de uma plravaa etso, a ncia csioa iprotmatne que a piremria e tmlia Lteras etejasm no lgaur crteo. O rseto pdoe ser uma bguana ttaol, que vco anida pdoe ler sem pobrlmea. Itso poqrue ns no lmeos cdaa Ltera isladoa, mas a plravaa cmoo um tdoo. Sohw de bloa.
Na leitura de um texto, a memria precisa de legibilidade e construes sem ambigidade. Exige tambm um ritmo que respeite a MCP (memria de curto prazo) e, por isso, a dosagem da extenso essencial. Na harmonizao entre termos, oraes, perodos e pargrafos, estabelece-se o ritmo da escrita, que se explicita essencialmente por meio dos sinais de pontuao. Assim, muitas vezes a m disposio de tais sinais simplesmente altera a dinmica da leitura ou at cria leituras deficitrias:

Exemplo 1

Todo processamento de informao exige algum esforo, algum dispndio de energia mental quanto ateno, memria e ao raciocnio. O esforo est em uma relao comparativa com os benefcios que so alcanados. De uma maneira geral, a mente opera de modo produtivo e econmico, no sentido de alcanar o mximo de efeitos com um mnimo de esforo. simples de comprovar o grau de expectativa que um leitor experiente j possui. Notem como a leitura do trecho a seguir flui com naturalidade:

Homicdio a suspenso da vida humana extra-uterina. Ressalte-se que homicdio difere do aborto e do infanticdio. O aborto a supresso do feto, da vida do feto durante a gestao. O infanticdio a supresso da vida do nascente durante o parto ou logo aps. A objetividade jurdica do crime de homicdio a vida humana. Trata-se de um crime comum quanto ao sujeito, a lei no exige nenhuma caracterstica especial ao agente.

Exemplo 2

Nossos tribunais vm admitindo, tornando-se a cada dia de forma majoritria, a prescrio virtual pelos princpios da economia processual e por existirem penas de carter perptuo, sendo desse modo um importante avano na legislao, sendo que o judicirio no pode padecer pela morosidade, sendo seu papel o de dar respostas rpidas aos ilcitos cometidos, respaldando de forma exemplar a polcia judiciria.
Pgina 3

Neste curso os melhores alunos esto sendo preparados pelos melhores Professores

CARREIRA POLICIAL Joo Bolognesi Redao e Interpretao

2. ORGANIZANDO A INFORMAO
. tema . tese . delimitar . hipteses . argumentos

b. a reforma um projeto social e tambm poltico, pois inseparvel e deve manter-se junto para no se descaracterizar. Argumentos: raciocnio do qual se tira uma concluso,
raciocnio que d prova tese e a justifica

. o carter sempre de marginalidade dos movimentos populares e a dificuldade para serem aceitos socialmente
. concluso

. introduo

. desenvolvimento

Produzir textos argumentativos implica, com base em um problema inicial, formular hipteses sobre um tema, escolher uma tese e arrolar argumentos defensveis, capazes de conquistar a adeso do leitor. A tese aquela hiptese eleita como a mais adequada para ser desenvolvida, da ter a necessidade de ser justificada, comprovada, posta na situao de sustentar-se como verdade. A argumentao propriamente o procedimento que tornar a tese aceitvel. A apresentao e a pertinncia dos argumentos produziro os efeitos retricos.

. a posse da terra no Brasil, a reviso sobre a finalidade da terra e a necessidade de legislao renovadora . a integrao do homem terra (permanncia, produo, lucro e sobrevivncia) . o novo homem ecolgico: equilbrio entre tecnologia, meio ambiente, renovao e sustentao

3. ANLISE DE TEXTO I
"De olhos bem fechados"
Hara E. Marano

Tema: a prova que o indica, sempre trar um assunto


controverso e polmico

A reforma agrria no Brasil

Hipteses: ainda estamos no campo da especulao,


pensa-se em possibilidades e posicionamentos em relao ao tema

a. os benefcios que a reforma agrria traria aos miserveis seriam importantes e decisivos para o progresso do Brasil, pois dissolveriam a grande mazela da misria: ausncia da noo de cidadania. b. a reforma um projeto social e tambm poltico, pois inseparvel e deve manter-se junto para no se descaracterizar. c. a reforma agrria no Brasil um meio de enriquecimento: ganham os polticos, os burocratas, donos de fazendas invadidas e at os trabalhadores beneficiados que depois vendem suas terras. d. a reforma agrria tornou-se um movimento poltico que descaracteriza o necessrio movimento de fundo social.

Bem-vindo infncia inteiramente higienizada e protegida, sem joelhos esfolados ou uma ou outra nota C no boletim. As crianas precisam sentir-se em falta de vez em quando, diz o psiclogo infantil David Elkind. Aprendemos por meio da experincia, incluindo as experincias negativas. Por meio do fracasso, aprendemos a enfrentar as dificuldades. Apesar do fato de tentativa e erro serem os verdadeiros pais do sucesso, os pais esto se dando muito trabalho para remover os erros dessa equao. Ningum duvida da existncia de foras econmicas importantes que esto impelindo os pais a investir to pesado na produo de seus filhos, mas tirar do desenvolvimento das crianas todo o desconforto, as decepes e at mesmo a brincadeira, especialmente quando isso acompanhado de uma presso crescente de exigncia de sucesso, revela ser um erro de rumo de mais ou menos 180 graus. Quando enfrentam poucos desafios, as crianas no conseguem criar suas adaptaes s vicissitudes normais da vida. No apenas isso as torna avessas ao risco, como as faz psicologicamente frgeis, corrodas pela ansiedade. Nesse processo, elas perdem o senso de identidade e de realizao e no aprendem a ter perseverana, que no apenas uma virtude moral, mas uma habilidade necessria vida.
Pgina 4

Tese escolhida: ponto de vista que organizar todas as informaes seguintes; com olho na tese que invocamos os argumentos

Neste curso os melhores alunos esto sendo preparados pelos melhores Professores

CARREIRA POLICIAL Joo Bolognesi Redao e Interpretao

4. ANLISE DE TEXTO II
"Dos delitos e das penas"
Carlos Weis

5. INTRODUO
O texto procura situar o leitor a respeito do assunto e da abordagem dada ao assunto. Tal formao textual chama-se ancoragem. H variadas formas de montar esse primeiro contato, algo que se vincula criatividade, pertinncia das idias, ao equilbrio do conjunto e capacidade de, alm de informar, atrair o leitor. nesse momento inicial, portanto, que se enuncia o assunto, se do amostras de como se pretende abord-lo, se acionam conhecimentos que ambos compartilham, se lanam idias que podem (e devem) gerar uma atrao, uma curiosidade. o momento de cativar o leitor, de aproximar-se dele e dar sinais de empatia. Uma introduo bem feita pode encaminhar toda a seqncia do texto; uma introduo fraca e empobrecida j exige do leitor um esforo inflacionado de cooperao. Observao Na introduo, pode-se tambm enunciar a tese, mas no uma regra. Muitas vezes, monta-se o texto todo e no se explicita a tese. Tudo depende das escolhas redacionais e do grau de pertinncia delas. Dois exemplos de introduo bem realizada:

As condies em que vivem os presos, em nossos crceres superlotados, deveriam assustar todos os que planejam se tornar delinqentes. Mas a criminalidade s vem aumentando, causando medo e perplexidade na populao. Muitas vozes tm se levantado em favor do endurecimento das penas, da manuteno ou ampliao da Lei dos Crimes Hediondos, da defesa da sociedade contra o crime, enfim, do que se convencionou chamar "doutrina da lei e da ordem", apostando em tais caminhos como forma de dissuadir novas prticas criminosas. Geralmente, valem-se de argumentos retricos e emocionais, raramente escorados em dados de realidade ou em estudos que apontem ser esse o melhor caminho a seguir. Embora sedutora e aparentemente sintonizada com o sentimento geral de indignao, tal corrente aponta para o caminho errado, para o retorno ao direito penal vingativo e irracional, to combatido pelo iluminismo jurdico. O coro dessas vozes aumenta exatamente quando o governo acaba de encaminhar ao Congresso o anteprojeto do Cdigo Penal, elaborado por renomados juristas, com participao da sociedade organizada, com o objetivo de racionalizar as penas, reservando a privao da liberdade somente aos que cometerem crimes mais graves e, mesmo para esses, tendo sempre em vista mecanismos de reintegrao social. Destaca-se o emprego das penas alternativas, como a prestao de servios comunidade, a compensao por danos causados, a restrio de direitos etc. Contra a idia de que o bandido um facnora que optou por atacar a sociedade, prevalece a noo de que so as vergonhosas condies sociais e econmicas do Brasil que geram a criminalidade; enquanto essas no mudarem, no h mgica: os crimes vo continuar aumentando, a despeito do maior rigor nas penas ou da multiplicao de presdios.

Fcil verificar que, nos ltimos anos, o conceito de direitos humanos tem sido utilizado para justificar condutas dominadoras, sob o aspecto militar, de diversos pases em face de naes mais fracas, contrastando de forma incompreensvel com o posicionamento destas naes em outras reas, como comrcio internacional, sade nos pases subdesenvolvidos, tribunais internacionais e distribuio de riqueza de forma geral.

Quando caiu o muro de Berlim, no comeo da dcada de 90, seguido da derrocada da antiga Unio Sovitica, fizeram-se ecoar por vrios cantos da Terra os festejos anunciando o fim de uma era: a era da Guerra Fria. O mundo no precisaria mais temer uma ameaa de guerra nuclear, pois no estava mais dividido entre bloco de socialista e bloco de capitalistas. Era o prenncio de novos tempos durante os quais se assistiria ao estreitamento de laos entre pases, tanto na rea diplomtica quanto na rea comercial, impulsionando de maneira decisiva a formao dos grandes blocos de pases que j se encontram em curso.
Pgina 5

Neste curso os melhores alunos esto sendo preparados pelos melhores Professores

CARREIRA POLICIAL Joo Bolognesi Redao e Interpretao resguardam

procedimentos argumentativos diferenas de interao:

6. PROCEDIMENTOS ARGUMENTATIVOS
Em tudo que a mente humana pense, analise, avalie, conclua, muito discutvel a idia de neutralidade. Somos a cada nova reflexo levados a um posicionamento, o que se traduz em opinies, idias, conceitos. Assim, com base na ancoragem, deve haver um posicionamento. Assim, a fora da argumentao est, sem dvida alguma, nas estratgias retricas que vo convencer e persuadir, porm sempre em coerncia com a ancoragem realizada e com o posicionamento adotado. Os procedimentos argumentativos so inumerveis: exemplos, testemunhos, citaes, dados estatsticos, comparaes (igualdades e diferenas), definies, conceitos, etc. Observao1 Para os argumentos sempre se deve levar em conta a sua pertinncia e sua potencialidade de aceitao pelo leitor. A sensao de argumento frgil sinnimo de afastamento, ou seja, de rejeio. Observao2 No deixe de notar que a informao contrria tambm til, pois o leitor pode estar em seu silncio refletindo certas oposies. Ao apresent-la, isso passa a ter um papel de degrau, pois caber refutar e apresentar o porqu da rejeio (tudo de forma discreta e integrada, dando-se sempre a impresso de naturalidade).

- convencer: atemporal, dirige-se a um auditrio universal, dirige-se razo; utiliza-se do raciocnio lgico e de provas objetivas; a concluso decorre das premissas apresentadas, conduz a certezas; o ato de convencer obtido por meio de provas que tm como horizonte a verdade; prevalece a informao.

- persuadir: temporal, dirige-se a um auditrio particular; subjetivo; atinge a vontade e o sentimento; parte de argumentos plausveis ou verossmeis; leva a inferncias que conduzem a pessoa a aderir aos argumentos apresentados; o ato de persuadir implica sensibilizar a imaginao, o sentimento, a emoo, a ideologia, enfim tudo quanto no (mas aparenta ser) razo; prevalece a relao.

Antnio Surez Abreu, ao observar caractersticas argumentativas, afirma que saber argumentar , em primeiro lugar, saber integrar-se ao universo do outro. tambm obter aquilo que queremos, mas de modo cooperativo e construtivo, traduzindo nossa verdade dentro da verdade do outro. Diz o autor que a primeira lio de persuaso que temos a aprender, ento, educar nossa sensibilidade para os valores do outro. Se no formos capazes de saber quais so esses valores, de nos tornarmos sensveis a eles, seremos incapazes de persuadir. preciso, contudo, que se trate de valores ticos.

7. ARGUMENTAO: CONVENCER E PERSUADIR


No h dvida de que argumentar pressupe o uso de linguagem e, por isso, uma atividade que envolve representao e interpretao. por essa razo que argumentamos, pois as coisas como as representamos ou as interpretamos nem sempre so categoricamente unssonas e convergentes. Diz Perelman que o objetivo de toda argumentao provocar ou aumentar a adeso dos espritos s teses que se apresentam. (...) Toda argumentao supe uma escolha, que consiste no s na seleo dos elementos que so utilizados, mas tambm da tcnica de apresentao destes. Para esse autor, apesar de no termos uma diviso que demarque sempre com clareza os limites do convencimento e da persuaso, tais

8. TIPOS DE ARGUMENTOS
a) de autoridade: saber reconhecido, especializado, de renome; cria-se uma aparente iseno. b) por comparao: entre igualdades parciais h (ou se fora ter) igualdades mais gerais. c) por exemplo: refora uma tese e fundamenta a estrutura do real, por isso no deve ser algo pessoal, mas que reforce sempre o que notrio, do saber comum. d) contrario sensu: trabalha-se o pressuposto, conclui-se a excluso daquilo que no est contido. e) a fortiori: implica uma analogia em que um argumento projeta uma razo maior que um outro anterior (se temos de respeitar animais, com mais razo temos de respeitar o humano).

Neste curso os melhores alunos esto sendo preparados pelos melhores Professores

CARREIRA POLICIAL Joo Bolognesi Redao e Interpretao

f) pelo absurdo: demonstra-se a falsidade, a impossibilidade, a incoerncia de algo.

9. METAFORIZAES
Olhar uma redao aparentemente olhar para um amontoado de palavras, porm no decorrer da leitura nos deparamos com uma ampla e complexa montagem que atravessa vrias camadas de organizao. Mesmo assim, o texto nunca deixar de ser feito de palavras e, por isso, valoriz-las algo desejvel. Ampliar a fora retrica graas ao bom uso da linguagem e dos recursos lingsticos torna-se um meio a mais para atingir o leitor e cativ-lo. Entre as figuras de linguagem, destaca-se a metfora, cuja formao consiste em comparar caractersticas entre os seres, gerando imagens. Abaixo seguem alguns exemplos:. a) Governo Lula est na corda bamba.
(metfora circense)

Procure notar em sua argumentao que sempre mais simples usar argumentos de valor universal, dados colhidos na realidade, citaes de pessoas de reconhecido saber, exemplos e ilustraes. Outro fator importante perceber elementos culturais que podem enriquecer a argumentao, algo que gera imagens, amplia valores e de conhecimento universal.

CLSSICOS LITERRIOS Ilada, Odissia, Homero; Divina Comdia, Dante; Don Quixote, Cervantes; Os Lusadas, Cames; Rei Arthur; Rei dipo, Sfocles; Iracema, Jos de Alencar; Dom Casmurro, Machado de Assis; Primo Baslio, Ea de Queiroz; Madame Bovary, Flaubert; Fausto, Goethe; Os 3 Mosqueteiros, Dumas; Rei Lear, Shakespeare; O Corcunda de Notre Dame, Victor Hugo; Ulisses, James Joyce...

SERES MITOLGICOS Hermes e Afrodite, Pandora, Eros e Tnatos, dipo, Ulisses, Baco, Zeus, Aquiles, Narciso, Minotauro, Teseu, Prometeu, Hrcules, Midas, Ssifo...

b) A relao EUA-Iraque est na UTI.


(metfora hospitalar)

c) Time brasileiro est alicerado.


engenharia civil)

(metfora de

PERSONAGENS BBLICOS Eva, Ado, Caim, Abel, Moiss, No, J, Pedro, Tom...o paraso, o deserto, a cruz...

d) H polticos que esperam a carnia.


zoolgica)

(metfora

Tambm tenha cincia de que as palavras tm histrias interessantes e isso nos encaminha para suas origens, seus novos sentidos, frases de efeito, ditos populares, sempre com muita ateno pertinncia da citao em vista do contedo texto. Proletrio: palavra derivada de prole e designava o homem da camada mais baixa da sociedade romana, to pobre que s servia para fazer filho, da proletrio. Lgrimas de crocodilo: quer dizer choro fingido, pois o crocodilo quando ingere um alimento faz uma forte presso contra o cu da boca, comprime suas glndulas lacrimais e, por isso, chora. Depois da luta aparecem os valentes Loucos que nos elogiam, no so to loucos assim Grave os louvores na pedra, escreve os insultos na areia

e) Com tal atuao, muito se plantou, pouco se colheu. (metfora agrcola) f) Avalanche de problemas pra Braslia.
fenmenos da natureza) (metfora de

g) A criana um quadro em branco.


escolar)

(metfora

h) O presidente o pai da criana. (metfora familiar) i) CPI: fogueira em praa pblica.


inquisio) (metfora de

j) O dinheiro pblico um cofre sem portas. (metfora


bancria)

* No final da apostila, encontra-se uma lista com as principais figuras de construo.

Pgina 7

Neste curso os melhores alunos esto sendo preparados pelos melhores Professores

CARREIRA POLICIAL Joo Bolognesi Redao e Interpretao

10. CONCLUSO
Pode-se constituir mediante uma sntese, uma inferncia (o leitor deduz a informao conclusiva), uma relao de causa e conseqncia (tendo por base toda a argumentao), uma condio para fato futuro, uma soluo para problemas antes apresentados, uma metaforizao, entre outras vrias possibilidades. Busca-se na concluso ratificar a tese. Deve trazer algo de impacto, de fora retrica, devido posio terminal da leitura, momento em que o leitor se afasta do texto, mas leva consigo uma nova reflexo sobre o assunto. Observao Ao terminar a dissertao interrogando, o ideal que o texto j tenha em si a resposta, exigindo apenas uma inferncia do leitor. Dois exemplos de concluso bem realizada:

11. ASPECTOS DA COESO


A coeso a correlao, o nexo que se estabelece entre os constituintes textuais explcitos e implcitos. Entre o ir e vir textual, entre a progresso e regresso de informaes, entrelaam-se elementos de natureza lingstica, como: a) pronome: O homem deveria aceitar a proposta, mas ele a rejeitou. O homem deveria aceitar a proposta que lhe foi enviada. b) conjunes: Embora o homem tenha recebido a proposta, ele no a aceitou. O homem recebeu a proposta, mas no a aceitou. c) preposies: Por haver a expectativa de crescimento, os investimentos voltaram Bolsa de Valores. d) advrbios: O Brasil sempre precisou repensar sua auto-imagem, porm isso hoje se impe com urgncia. e) tempo e modo verbais: Se houvesse tal perspectiva em mbito internacional e, por sua vez, a ONU interviesse como rgo maior de coalizo, ocorreriam solues bem diversas das atuais. f) sinnimo: O edifcio ser comprado pela prefeitura e reformado, mas os atuais moradores no podero voltar ao prdio. g) eptetos (palavra ou frase que se junta a um nome para qualific-lo ou realar a sua significao): At Xuxa mudou seu comportamento televisivo. A rainha dos baixinhos tem agora uma postura menos sedutora e mais maternal. h) nominalizaes (da construo verbal passa-se, na progresso do assunto, para o substantivo): Ningum quis testemunhar o fato, pois havia medo de que o testemunho gerasse represlia.

Dessa forma, infelizmente, chega-se vergonhosa concluso de que a proteo internacional dos direitos humanos no passa de um motivo nobre mascarado para legitimar conflitos armados que verdadeiramente almejam a proteo dos interesses dos indivduos ligados a certa populao de determinados pases que ditam o perfil que um homem deve ter para ser considerado humano e, destarte, fazer jus a uma proteo internacional de seus direitos.

Nada ser alcanado nesse mbito sem que se preserve a vontade geral das naes e a soberania dcada uma delas. Para tanto, o que se deve esperar da ONU, ou qualquer organismo formado com o pretexto de preservao dos direitos humanos no mbito internacional, que busque o tratamento igualitrio, harmnico, entre as naes, e no se deixe sucumbir diante do poder de determinadas naes que possuem a iluso de que os direitos humanos se aplicam apenas razo lgica de seus interesses econmicos.

Pgina 8

Neste curso os melhores alunos esto sendo preparados pelos melhores Professores

CARREIRA POLICIAL Joo Bolognesi i) formas contextualmente correlacionadas: O Brasil agora vai melhorar, mas tal idia era mais intensa no incio do ano. j) repetio parcial: A crise da energia eltrica resultado da falta de planejamento e da meteorologia. Essa crise revela algumas conseqncias que sero mais constantes em um futuro prximo. l) elipse: Os economistas projetam um ano positivo, embora tambm digam da fragilidade sempre muito prxima. m) paralelismo (so termos coordenados e possuem uma base comum, portanto facilita-se a leitura quando se d uma mesma forma): Sua idia foi aceita no s pelos partidrios, mas tambm pelos colegas de outros partidos, que votaram favoravelmente (note como ficaria confuso sem o paralelismo: Sua idia foi aceita no s pelos partidrios, mas tambm os colegas de outros partidos, que votaram favoravelmente). Redao e Interpretao

audincia, falcatruas com o dinheiro pblico caem no esquecimento. A mesma adorao pelo futebol bem melhor seria caso se voltasse para os problemas sociais, rea em que, embora convocado para a partida, o brasileiro continua s como reserva, cada dia mais distante da camisa dez.

A coeso textual proporciona ao texto uma progresso mais eficiente:

O futebol o pio do povo. A grande maioria dos brasileiros tem por ele um sentimento que extrapola um hobby ou um passatempo. O sentimento pela bola, pelo gramado, pelos gols , sem dvida, de paixo, amor profundo e duradouro. Enquanto o futebol diverte a grande massa, fatos polticos perdem em audincia, falcatruas com o dinheiro pblico caem no esquecimento. A mesma adorao por esse esporte bem melhor seria caso se voltasse para os problemas sociais, rea em que, embora convocado para a partida, o brasileiro continua s como reserva, cada dia mais distante da camisa dez.

Alm de tais exemplos, h muitos outros fatores lingsticos que vm costurar a superfcie redacional, dando ritmo e sentido. Tais fatores produzem uma atividade que permite ao leitor perceber a chegada de informaes novas da mesma forma que a informao j posta retomada. Esses atos coesivos entrelaar, correlacionar, referenciar, progredir tornam-se, portanto, um dos elementos vitais para a montagem de um texto, pois estaro contribuindo para a percepo de aspectos mais gerais, como a coerncia das informaes e os elementos retricos. Observe abaixo a repetio do termo, situao em que a coeso dever ser articulada:

As trocas acima se formaram por intermdio de pronomes (futebol - ele), bem como de palavras e expresses sinnimas ou correlacionadas (futebol - esse esporte - o gol). Observe agora em destaque a orientao argumentativa, que, articulados, estabelecem os valores entre as idias:

O futebol o pio do povo. A grande maioria dos brasileiros tem pelo futebol um sentimento que extrapola um hobby ou um passatempo. O sentimento pelo futebol de paixo, amor profundo e duradouro. Enquanto o futebol diverte a grande massa, fatos polticos perdem em

O futebol o pio do povo. A grande maioria dos brasileiros tem por ele um sentimento que extrapola um hobby ou um passatempo. O sentimento pela bola, pelo gramado, pelos gols , sem dvida, de paixo, amor profundo e duradouro. Enquanto o futebol diverte a grande massa, fatos polticos perdem em audincia, falcatruas com o dinheiro pblico caem no esquecimento. A mesma adorao por esse esporte melhor seria caso se voltasse para os problemas sociais, rea em que, embora convocado para a partida, o brasileiro continua s como reserva, cada dia mais distante da camisa dez.
Pgina 9

Neste curso os melhores alunos esto sendo preparados pelos melhores Professores

CARREIRA POLICIAL Joo Bolognesi Redao e Interpretao

Desse conjunto de elementos interligados deve-se notar tambm o ritmo, a dosagem da extenso das frases, quando romper com o ponto final, quando seqenciar com a vrgula, etc. Perceba, como concluso, que alm das correlaes mltiplas que no prprio texto nascem (futebol: paixo, amor profundo, adorao), h uma coeso que surge com base nas imagens geradas pelo esporte: futebol - embora convocado para a partida, o brasileiro continua s como reserva, cada dia mais distante da camisa dez. Essa fora argumentativa, que se d inicialmente por questes coesivas, atinge em um segundo momento uma coerncia global, com o todo do texto, produzindo efeitos persuasivos e retricos.

12. PARALELISMO
Quando se coordenam os termos, deve-se privilegiar certa simetria que permita ao leitor identificar os vnculos. Trata-se do paralelismo sinttico, organizao que gera uma leitura com mais fluidez devido s marcaes e evidncias deixadas na progresso. um recurso que busca, pela repetio de determinada estrutura, dar exatido na forma de progredir e relacionar, principalmente nas coordenaes e enumeraes. Exemplos:

a) Pela propaganda, imagina-se no s que tudo foi produto exclusivo da gesto petista, mas tambm que as unidades esto trabalhando com capacidade plena.

b) Meu encontro com o autor no se deve a um acaso de percurso, nem a uma dispersa curiosidade.

c) Os ministros negam estar o governo atacando a Assemblia e ter ele feito tudo para prolongar a votao do projeto.

d) Aos poucos ele foi tomando conscincia de que nem tudo dependia de sua presena e que uma forte articulao agia por trs dos ltimos acontecimentos.

Pgina 10

Conclua que o paralelismo no faz parte das regras da gramtica, mas sim dos estudos redacionais: uma matria relacionada construo do texto, portanto aos aspectos coesivos. No algo burocrtico e metdico, mas sim algo que usado de acordo com a necessidade. Assim, h momentos em que o paralelismo pode ser dispensado, ou seja, o segundo trecho em paralelo pode trabalhar a omisso, desde que isso no afete a qualidade do texto. Observe:
Neste curso os melhores alunos esto sendo preparados pelos melhores Professores

CARREIRA POLICIAL Joo Bolognesi Redao e Interpretao

. correto com a repetio: Gosto de doce e de salgado. . correto com a omisso: Gosto de doce e salgado.

13. FALHAS REDACIONAIS


a) emprego de noes confusas ou vagas, palavras que tm conceituao ampla e trazem a necessidade de limitao prvia, como: paz, liberdade, idealismo, democracia, direito, justia, materialismo, religiosidade...; O direcionamento do sistema liberalista era voltado precipuamente para o indivduo. Do neoliberalismo aos tempos atuais, impera o chamado mundialismo, mais conhecido como globalizao, em que o enfoque gira em torno da coletividade.

. correto com a repetio: Concordo com os homens e com as mulheres. . correto com a omisso: Concordo com os homens e as mulheres.

. inadequado: ...concedido ao condenado que houver reparado o dano e que tenha a seu favor as condies do art. 59... . adequado: ...concedido ao condenado que houver reparado o dano e que tiver a seu favor as condies do art. 59...

Trecho original (com falhas)

Denomina-se erro de tipo essencial quando o sujeito fica impossibilitado de compreender a natureza criminosa do fato, e erro de tipo acidental recai especificamente sobre dados acidentais (coisas e pessoas) e sobre a sua execuo.

b) generalizaes (por exemplo: todo poltico trabalha em benefcio prprio, o ensino brasileiro fraco, o brasileiro malandro e vagabundo); tais construes falham no pela idia que defendem, mas pelo modo como se faz a defesa; cria-se uma fragilidade na argumentao e facilitase a contraprova; ...parece que todas as comunidades esto mais conscientes e determinadas em iniciar estes ideais. Podemos perceber que todo convvio social depende das palavras.

Trecho reconstrudo (elementos correlacionados e manuteno das pistas)

H erro de tipo essencial quando o sujeito fica impossibilitado de compreender a natureza criminosa do fato e, por sua vez, h erro de tipo acidental quando o erro recai especificamente sobre dados acidentais (coisas e pessoas) e sobre a sua execuo.

Trecho original (com falhas)

Para fazer a correlao com o litisconsrcio facultativo, oportuna a anlise da segunda classificao de litisconsrcio, que se subdivide em unitria, na qual a deciso deve ser nica para todos os litisconsortes; e pode ser tambm simples, consistente na modalidade que admite decises diversas para cada litisconsorte.
Trecho reconstrudo (manuteno dos vnculos sintticos que esto coordenados)

c) para afirmaes que no trabalham o senso comum h a necessidade de justificativa, ou seja, para certo posicionamento assumido deve-se explicar a razo, oferecer ao leitor argumentos. O Brasil no ser o pas do futuro. As pesquisas com clulas-tronco so amorais.

d) texto com contedo informacional deficitrio, o que obriga a criar um crculo vicioso (tautologia);
(No primeiro pargrafo)

Para fazer a correlao com o litisconsrcio facultativo, oportuna a anlise da segunda classificao de litisconsrcio, que se subdivide em unitria, na qual a deciso deve ser nica para todos os litisconsortes, e em simples, consistente na modalidade que admite decises diversas para cada litisconsorte.

A proteo internacional dos direitos humanos apenas um motivo aparente para mascarar a verdadeira inteno dos pases ao interferir na soberania de outros, pois o que h atualmente uma proteo de interesses econmicos e a proteo dos direitos do homem de determinados pases, de certas culturas e religies, mas no a proteo dos homens considerados como meros seres humanos que todos so.
Pgina 11

Neste curso os melhores alunos esto sendo preparados pelos melhores Professores

CARREIRA POLICIAL Joo Bolognesi Redao e Interpretao

(No terceiro pargrafo)

Aps a cirurgia, a mulher sofre uma difcil recuperao no ps-operatrio. No reconhecer a forte presena dos homossexuais na sociedade o mesmo que querer tapar o sol com a peneira Mas, mesmo nessa poca, o percentual de pessoas homossexuais em relao ao nmero de pessoas heterossexuais j no era to desprezvel, pois aquelas pessoas sofriam do preconceito alheio e conseqentemente no deixavam aflorar seus reais sentimentos. Em pleno sculo XXI, aps o alvio de quem acreditava que a virada do sculo seria o fim dos tempos, esperava-se o limiar de uma nova poca onde a globalizao seria um instrumento da integrao entre os povos e onde a democratizao das informaes, realmente, atingiria a quem necessita, era o desejo da maioria. A verdadeira riqueza de um pas so as pessoas que o compe e no a quantidade de seus recursos naturais. Diante disso, justo que a sociedade saiba lidar com as diferenas, evoluindo culturalmente e deixando para trs preconceitos deixados por nossos antepassados.

Mister se faz mencionar que, atualmente, no existe uma proteo dos direitos do ser humano, este entendido como um simples ser vivo, com encfalo desenvolvido e demais caractersticas especficas. H, sim, uma proteo dos direitos do homem, ou melhor, de certos homens, qualificados por determinada etnia, cultura, religio, nacionalidade, entre outras qualidades.

e) disperso entre os pargrafos, passa-se de um tpico para outro sem mostrar ao leitor uma direo argumentativa que progride em benefcio de uma tese Movimentos internacionais contra a vida sem dignidade, como o trabalho escravo, a prostituio de crianas e adolescentes e a fome, nos trariam mais prximos do ideal de Direitos Humanos. O conformismo com a misria e sua conseqente aceitao fere frontalmente os Direitos dos Humanos. A Polcia Federal, felizmente, no se conforma com a misria e tem se dedicado a enfrentla. Fcil constatar a existncia dos desrespeitos ao ser humano, difcil encarar o problema e tentar minimiz-lo. E isso tarefa de todos ns. No podemos nos esquecer: Direitos Humanos os direitos dos humanos.

h) trechos com problemas de construo Atualmente no s o ensino gratuito, mas muitas ONGs trabalham apoiando as classes mais carentes, resgatando da marginalidade muitas crianas e ajudando a desenvolver atividades, permitindo desta forma um crescimento digno. Temos que trabalhar na formao cultural dos pais que no possuem um nvel adequado que possibilitem apoiar e orientar seus dependentes. (Talvez tenha desejado dizer o seguinte: Temos que trabalhar na formao cultural dos pais que no possuam um nvel adequado para que possam apoiar e orientar seus dependentes.)

f) ambigidade, construo que exige que o leitor faa clculos para entender, falhas que comprometem a fluidez da leitura H pases do Oriente Mdio que se julgam donos de um modelo de vida digno de causar inveja a outras naes que, por no conseguirem super-los, ou pelo menos igual-lo, queimam bandeiras, cometem atentados terroristas, insuflam seus compatriotas para o mal.

Temos que trabalhar na formao cultural dos pais que no possuem um nvel adequado que possibilitem apoiar e orientar seus dependentes.

i) fuga do tema, superficialidade, texto-polvo; j) pouca habilidade ao organizar e ordenar as idias (o exemplo, em relao afirmao, incompatvel ou reducionista; a citao de uma autoridade no se encaixa informao); l) concluso tudo azul ou paz e amor (prope solues bonitas e poticas, mas utpicas, impossveis de realizao); concluso que foge ao tema ou ao que foi desenvolvido, como se abrisse uma nova posio.

g) inadequaes que envolvam vocabulrio (repetitivo, impreciso, com clichs, frases-feitas, pleonasmo), incorreo gramatical, ritmo inadequado, letra ilegvel, fragmentao, vcios de linguagem, etc.

Neste curso os melhores alunos esto sendo preparados pelos melhores Professores

CARREIRA POLICIAL Joo Bolognesi Redao e Interpretao

14. TEMAS DE PROVA


1- Delegado de Polcia Federal/Nacional (9/10/2004)
Texto I

aparelhado at os dentes, cujo desplante avana como formiga no acar.) Caminho que exige a orquestrao entre fora e inteligncia, preveno e ataque regidos pela convergncia de esforos polticos, indispensvel para se vencer uma guerra. Editorial. Jornal do
Brasil, 16/9/2004 (com adaptaes).

A onda de violncia que vivemos hoje deve-se a incontveis motivos. Um deles parece-me especialmente virulento: o desinvestimento cultural na idia do prximo. Substitumos a prtica de reflexo tica pelo treinamento nos clculos econmicos; brindamos alegremente o enterro das utopias socialistas; reduzimos virtude e excelncia pessoais a sucesso miditico; transformamos nossas universidades em mquinas de produo padronizada de diplomas e teses; multiplicamos nossos ptios dos milagres, esgotos a cu aberto, analfabetos, delinqentes e, por fim, aderimos lei do mercado com a volpia de quem aperta a corda do prprio pescoo, na pressa de encurtar o inelutvel fim. Voltamos as costas ao mundo e construmos barricadas em torno do idealizado valor de nossa intimidade. Fizemos de nossas vidas claustros sem virtudes; encolhemos nossos sonhos para que coubessem em nossas nfimas singularidades interiores; vasculhamos nossos corpos, sexos e sentimentos com a obsesso de quem vive um transe narcsico e, enfim, aqui estamos ns, prisioneiros de cartes de crdito, carreiras de cocana e da dolorosa conscincia de que nenhuma fantasia sexual ou romntica pode saciar a voracidade com que desejamos ser felizes. Sozinhos em nossa descrena, suplicamos proteo a economistas, policiais, especuladores e investidores estrangeiros, como se algum deles pudesse restituir a esperana no prximo que a lgica da mercadoria devorou. Jurandir Freire Costa. Folha de
S. Paulo, 22/9/96 (com adaptaes).

Redija um texto dissertativo a respeito da violncia, estabelecendo relaes entre as idias expressas nos textos I e II acima.

2- Agente de Polcia Federal / Regional (26/9/2004)

Inmeras so as dificuldades e os desafios que caracterizam o exerccio pleno e satisfatrio das importantes atribuies da Polcia Federal, tendo em vista a dimenso continental do territrio brasileiro, as especificidades e diversidades regionais, bem como as disponibilidades de efetivo humano e infra-estrutura. A atuao do Departamento de Polcia Federal (DPF) requer plena sintonia entre seus setores internos, principalmente no que diz respeito agilidade de informaes e comunicao instantnea, de modo que no se prejudique o chamado princpio da oportunidade, especialmente na represso a modalidades diversas do crime organizado e em situaes emergenciais. Pode-se afirmar que, nos pontos de entrada e sada de bens e de pessoas no Brasil, so exercitadas as atribuies constitucionais do DPF, no que se refere a infraes penais em detrimento de bens, servios e interesses da Unio, infraes com repercusso interestadual ou internacional, trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins, contrabando e descaminho de rgos humanos ou bens artsticos de valor histrico, entre outras situaes que podem significar perigo para a populao brasileira. Internet: <http://www1.jus.com.br/doutrina/texto>. Acesso em ago./2004 (com adaptaes). Considerando que as idias do texto acima tm carter unicamente motivador, redija um texto dissertativo, posicionando-se acerca do seguinte tema.

Texto II

Inesgotvel, o repertrio do trfico para roubarnos a dignidade revive as granadas. Trs delas ganharam a rua no curto intervalo de cinco dias, atiradas com a naturalidade de estalinho junino. No explodiram por sorte, inabilidade ou velhice. Mas detonaram em nossas barbas o deboche repetido com a mtrica cotidiana da violncia: guerra. Uma de suas razes alimenta-se da disseminao de armas de fogo entre os traficantes, ferida aberta sombra de varizes socioeconmicas, cuja cicatrizao agoniza no mofo de desencontros e desinteresses polticos. Como o natimorto dueto entre os governos estadual e federal para reaver armamento militar em favelas do Rio: muita encenao, nenhuma palha movida. Doutor em combate, no precisa s-lo para ver: urge desarmar o adversrio. (Um adversrio

A IMPORTNCIA DA ATUAO DA POLCIA FEDERAL BRASILEIRA NA PRESERVAO DO DIREITO VIDA.

Pgina 13

Neste curso os melhores alunos esto sendo preparados pelos melhores Professores

CARREIRA POLICIAL Joo Bolognesi Redao e Interpretao

3- Escrivo de Polcia Federal/Nacional (10/10/2004) Este momento que atravessamos, marcado por antagonismos tnicos, econmicos e socioculturais, transforma-se em um desafio para todos os cidados que desejam uma sociedade mais justa e igual. Fazemse necessrias, mais do que nunca, discusses e reflexes em busca de sadas para as grandes questes sociais e humanas.A construo da paz. Ano 10, n. 14, jan.-jun./2001,
Internet: <http://www.uneb.br/educacao/resumorevista> (com adaptaes).

4- Escrivo de Polcia Federal / Regional (26/9/2004) Depois de cuidadoso tratamento estatstico, os autores de uma pesquisa em Nova Iorque verificaram que, independentemente dos fatores de risco (a renda familiar, a possvel existncia de desinteresse paterno pela sorte dos filhos, os nveis de violncia na comunidade em que viviam, a escolaridade dos pais e a presena de transtornos psiquitricos nas crianas), o nmero de horas que um adolescente com idade mdia de 14 anos fica diante da televiso, por si s, est significativamente associado prtica de assaltos e participao em brigas com vtimas e em crimes de morte mais tarde, quando atinge a faixa etria dos 16 aos 22 anos. Internet: <http://www.drauziovarella.com.br> (com adaptaes). Na revista Science, Craig Anderson, da Universidade de Iowa, responsabiliza a imprensa por apresentar at hoje como controverso um debate que deveria ter sido encerrado anos atrs. Segundo o especialista, esse comportamento comparvel ao mantido por dcadas diante da discusso sobre as relaes entre o cigarro e o cncer de pulmo, quando a comunidade cientfica estava cansada de saber e de alertar a populao para isso. Seis das mais respeitadas associaes mdicas norteamericanas (entre as quais as de pediatria, psiquiatria, psicologia e a influente American Medical Association) publicaram, em 2001, um relatrio com a seguinte concluso sobre o assunto: Os dados apontam de forma impressionante para uma conexo causal entre a violncia na mdia e o comportamento agressivo de certas crianas. Idem. Ibidem. Os valores transmitidos pelo sistema educacional seriam, na viso de Pinheiro Guimares, os da produo material e da maximizao do consumo individual do ser humano como unidade de trabalho e no como cidado poltico-solidrio, digno de uma vida espiritual superior. Ele v essa vida espiritual superior prejudicada pelos programas degradantes e idiotizantes de televiso, atividade que consome, segundo sua conta, mais de 80% do tempo livre do cidado comum. Esse tempo foi capturado pela televiso, que os estados e os governos tm tratado como uma atividade econmica normal e no como um veculo com influncia extraordinria sobre a sociedade e seu imaginrio. Merval Pereira. O imaginrio social. In: O
Globo, 7/8/2004 (com adaptaes).

100 questes Excelente a ltima reportagem especial ("100 questes para entender o mundo", 23 de junho). Ficou muito bem registrado que os desafios superados pela comunidade mundial nas ltimas dcadas ensinam que , sim, possvel vencermos os dramas da desigualdade, promover a tolerncia e associar prosperidade com justia, desde que todas as naes se reconheam como partcipes soberanos e legtimos dessa nova conjuntura. Hugo Lins Coelho. Recife: Veja. Cartas, 30/6/2004. Pesquisa ouviu 3.500 jovens de 15 a 24 anos de idade em todos os estados brasileiros. Leia abaixo alguns dos aspectos que compem o retrato da juventude no pas. Qual o problema que mais o preocupa atualmente? Violncia/criminalidade 27% Desemprego/futuro profissional 26% Drogas 8% Educao 6% Famlia 6% Sade 6% Crise financeira 5% Pensando em uma sociedade ideal, qual desses valores seria o mais importante? Temor a Deus 17% Respeito ao meio ambiente 12% Igualdade de oportunidades 12% Religiosidade 10% Respeito a diferenas 8% Solidariedade 8% Crise financeira 5% Justia social 7%
Isto, 5/5/2004 (com adaptaes).

Considerando que a humanidade dos humanos reside no fato de serem racionais, dotados de vontade livre, de capacidade para a comunicao e para a vida em sociedade, de capacidade para interagir com a natureza e com o tempo, nossa cultura e sociedade nos definem como sujeitos do conhecimento e da ao, localizando a violncia em tudo aquilo que reduz um sujeito condio de objeto. Do ponto de vista tico, somos pessoas e no podemos ser tratados como coisas. A tica normativa exatamente por isso: visa impor limites e controles ao risco permanente da violncia. Marilena Chaui. Convite Filosofia. So
Paulo: tica, 1995, p. 337 (com adaptaes).

Considerando que as idias apresentadas nos fragmentos de textos acima tm carter unicamente motivador, redija um texto dissertativo, posicionando-se acerca do tema seguinte e utilizando, necessariamente, o recurso de exemplificao. A sociedade no o retrato apenas de seus governantes, o retrato de seus cidados, em destaque, de suas elites. o nosso retrato, do Brasil todo, de todos ns.

Considerando que as idias apresentadas nos textos acima tm carter unicamente motivador, redija um texto dissertativo, posicionando-se acerca do tema seguinte.

A influncia da televiso no imaginrio social

Neste curso os melhores alunos esto sendo preparados pelos melhores Professores

CARREIRA POLICIAL Joo Bolognesi Redao e Interpretao

5- Delegado de Polcia Federal/Regional (25/9/2004) As portas foram abertas e as invases, os roubos e as agresses diminuram. Pelo menos em educao, essa afirmao no soa contraditria. Nmeros do governo do estado de So Paulo mostram que um programa que permite a utilizao das escolas aos fins de semana pela comunidade fez cair os ndices de violncia. As mais significativas redues foram registradas nos meses de janeiro e fevereiro, perodo das frias escolares. Este ano, mesmo nessa poca, havia atividades nos fins de semana em escolas estaduais. A diminuio nos casos de violncia foi de 56% e de 33%, em cada ms. "Uma escola com pouco dilogo com a comunidade vira um smbolo de dominao. As depredaes e invases muitas vezes so motivadas por essa rejeio", diz a educadora da Universidade de So Paulo, Slvia Colello. Internet:
<http://www.jcsol.com.br> (com adaptaes).

6- Agente de Polcia Federal / Nacional (10/10/2004) Pedindo uma pizza em 2009 Telefonista: Pizza Hot, boa noite! Cliente: Boa noite, quero encomendar pizzas... Telefonista: Pode me dar o seu NIDN? Cliente: Sim, o meu nmero de identificao nacional 6102-1993-8456-54632107. Telefonista: Obrigada, Sr. Lacerda. Seu endereo Av. Paes de Barros, 1988 ap. 52 B e o nmero de seu telefone 5494-2366, certo? O telefone do seu escritrio da Lincoln Seguros o 5745-2302 e o seu celular 9266-2566. Cliente: Como voc conseguiu essas informaes todas? Telefonista: Ns estamos ligados em rede ao Grande Sistema Central. Cliente: Ah, sim, verdade! Eu queria encomendar duas pizzas, uma quatro queijos e outra calabresa... Telefonista: Talvez no seja uma boa idia... Cliente: O qu? Telefonista: Consta na sua ficha mdica que o Sr. Sofre de hipertenso e tem a taxa de colesterol muito alta. Alm disso, o seu seguro de vida probe categoricamente escolhas perigosas para a sua sade. Cliente: , voc tem razo! O que voc sugere? Telefonista: Por que que o Sr. no experimenta a nossa pizza Superlight, com tofu e rabanetes? O Sr. vai adorar! Cliente: Como que voc sabe que vou adorar? Telefonista: O Sr. consultou o site "Recettes Gourmandes au Soja" da Biblioteca Municipal, dia 15 de janeiro, s 14:27h, onde permaneceu ligado rede durante 39 minutos. Da a minha sugesto... Cliente: OK, est bem! Mande-me duas pizzas tamanho famlia! Telefonista: a escolha certa para o Sr., sua esposa e seus 4 filhos, pode ter certeza. Cliente: Quanto ? Telefonista: So R$ 49,99. Cliente: Voc quer o nmero do meu carto de crdito? Telefonista: Lamento, mas o Sr. vai ter que pagar em dinheiro. O limite do seu carto de crdito j foi ultrapassado. Cliente: Tudo bem, eu posso ir ao Multibanco sacar dinheiro antes que chegue a pizza. Telefonista: Duvido que consiga, o Sr. est com o saldo negativo no banco. Cliente: Meta-se com a sua vida! Mande-me as pizzas que eu arranjo o dinheiro. Quando que entregam? Telefonista: Estamos um pouco atrasados, sero entregues em 45 minutos. Se o Sr. estiver com muita pressa pode vir busc-las, se bem que transportar duas pizzas na moto no aconselhvel, alm de ser perigoso... Cliente: Mas que histria essa, como que voc sabe que eu vou de moto?

Os aterradores nmeros da violncia no Rio entre 1983 e 1994, em pesquisa do ISER, so apontados como sendo resultantes de diversos fatores, tais como as perdas econmicas da dcada de 80, o agravamento das diferenas sociais no ambiente urbano (com a expanso das favelas), a crise dos servios pblicos e o incio do aumento da populao jovem que forma, justamente, o grupo mais exposto aos riscos da violncia. No entanto, houve uma queda de 35% nos ltimos 6 anos. A partir da segunda metade dos anos noventa, a taxa de homicdios por 100.000 habitantes declina ininterruptamente. A pesquisa aponta, entre os fatores importantes que contriburam na diminuio dessa taxa: o surgimento de movimentos sociais pr-ativos, de grande escala, como a Campanha contra a Fome e o Viva Rio, que mobilizaram a cidade para o enfrentamento dos seus problemas; a multiplicao de projetos sociais nos bairros pobres, por aes governamentais e no-governamentais, sobretudo para crianas e jovens, na rea educacional; e a organizao das comunidades por meio de associaes de moradores, ONGs, entidades religiosas, beneficentes, culturais e recreativas. Internet:
<http://www.fgvsp.br> (com adaptaes).

Considerando que as idias apresentadas nos textos acima tm carter unicamente motivador, redija um texto dissertativo, posicionando-se acerca do tema a seguir.

O FORTALECIMENTO DAS REDES DE RELAES SOCIAIS COMO FORMA DE REDUO DA VIOLNCIA URBANA
Pgina 15

Neste curso os melhores alunos esto sendo preparados pelos melhores Professores

CARREIRA POLICIAL Joo Bolognesi Redao e Interpretao

Telefonista: Peo desculpas, mas reparei aqui que o Sr. no pagou as ltimas prestaes do carro e ele foi penhorado. Mas a sua moto est paga, e ento pensei que fosse utiliz-la. Cliente: @#%/@&?#>/%#!!!!!!!!!!!!! Telefonista: Gostaria de pedir ao Sr. para no me insultar... no se esquea de que o Sr. j foi condenado em julho de 2006 por desacato em pblico a um Agente Regional. Cliente: (Silncio) Telefonista: Mais alguma coisa? Cliente: No, s isso... no, espere... no se esquea dos 2 litros de Coca-Cola que constam na promoo. Telefonista: Senhor, o regulamento da nossa promoo, conforme citado no artigo 3095423/12, nos probe de vender bebidas com acar a pessoas diabticas... Cliente: Aaaaaaaahhhhhhhh!!!!!!!!!!! Vou me atirar pela janela!!! Telefonista: E machucar o joelho? O Sr. mora no andar trreo! Luis Fernando Verissimo.

15. TEMAS DA ATUALIDADE


A racismo => neonazismo supranacional => aplicao da lei => legislao

B organizaes no-governamentais => poder pblico => poder privado => ao social C democracia => representatividade => corrupo => legislao => tica => projeto social D nepotismo => democracia => repblica => direito => o poder e o dever => moral e moralizao E soberania => fronteiras => poltica externa => conflitos tnicos e religiosos => terrorismo F imigrao => cidadania => nacionalismo => globalizao => identidade e cultura G direitos => igualdade => movimentos de emancipao => ao e conteno poltica H comunicao de massa => mdias alternativas => poder da mdia => controle => liberdade vigiada I- eutansia => autonomia => tica => religio => carter da legislao => deciso familiar ou pblica

Considerando que o texto acima tem carter unicamente motivador, redija um texto dissertativo, posicionando-se a respeito do tema a seguir.

O AVANO DA TECNOLOGIA DA INFORMAO

J emigrantes brasileiros => causa do fenmeno => eldorados contemporneos => riscos L imigrantes no Brasil => deslocamento atuais => Brasil promissor => causa e efeito do fenmeno M clulas-tronco => gentica => religio => limites => conseqncias => propostas N corrupo => denncia => punio => poder => mdia => tecnologia => funcionamento do poder O movimentos sociais => atraso na ao do Estado => dvida social histrica => presso social P celebridades instantneas => causas => privado e pblico => mercado e produtos Q- jovens delinqentes => solues pblicas => ineficincia => atitudes presentes e futuras R suborno => corrupo => peculato => prevaricao => formas de controle e punio => ser funcionrio pblico
Pgina 16

Neste curso os melhores alunos esto sendo preparados pelos melhores Professores

CARREIRA POLICIAL Joo Bolognesi Redao e Interpretao

16. PROPOSTAS REDACIONAIS PROPOSTA REDACIONAL 1


As revistas femininas mostram a ideologia da beleza, em que as mulheres so perfeitas fisicamente e envelhecer torna-se um pavor. Essas revistas mantm as mulheres consumindo os produtos anunciados, na busca incessante de total transformao pessoal. A crescente procura por mdicos especializados em cirurgia plstica e por clnicas de esttica reala o velho dilema da busca pela beleza. Impulsionados pelo que vem na TV e nas revistas, os pacientes querem uma soluo imediata para a vaidade, o que impulsiona a busca por intervenes cirrgicas e estticas. Tema Cirurgia plstica e a procura pela forma perfeita

17. ESPELHO DE AVALIAO (CESPE/UnB)

APRESENTAO TEXTUAL Legibilidade Respeito s margens e indicao de pargrafos

ESTRUTURA TEXTUAL (dissertativa) Introduo adequada ao tema/posicionamento Desenvolvimento Fechamento do texto de forma coerente

DESENVOLVIMENTO DO TEMA Estabelecimento de conexes lgicas entre os argumentos Objetividade de argumentao frente ao tema/posicionamento Estabelecimento de uma progressividade textual em relao seqncia lgica do pensamento Aspectos microestruturais

PROPOSTA REDACIONAL 2
Aquilo que indigna o povo no so os vcios pblicos institucionalizados e sim o desassombro de sua defesa. Tema Lula e FHC: pontos divergentes e convergentes TIPO DE ERRO Pontuao Construo do perodo Emprego de conectores Concordncia nominal Concordncia verbal Regncia nominal Regncia verbal Grafia/acentuao Repetio/omisso vocabular

PROPOSTA REDACIONAL 3
Os ministrios da Sade e da Cincia e Tecnologia decidiram liberar R$ 11 milhes para pesquisas com clulas-tronco embrionrias, o primeiro passo de investimento aps a aprovao da Lei de Biossegurana em maro deste ano. O professor de Filosofia da Universidade de So Paulo, Augustin Wernet, prev que a influncia da Igreja sob Bento XVI trar dificuldades para a cincia como um todo. Ficou claro que a Igreja vai assumir uma postura tica e moralmente conservadora e isso vai se refletir sobre questes como a da clula-tronco. Tema At onde pode a cincia ir?

Nota no contedo Nmero de linhas efetivamente ocupadas Nmero de erros NOTA DA PROVA DISCURSIVA

Pgina 17

Neste curso os melhores alunos esto sendo preparados pelos melhores Professores

CARREIRA POLICIAL Joo Bolognesi Redao e Interpretao

18. ASPECTOS GRAMATICAIS


Nos concursos pblicos que exigem a produo de textos, alm da necessria eficincia na textualizao, deve-se atentar ao aspecto gramatical, pois a avaliao tambm julga esse conhecimento. Quando se fala em gramtica, logo se pensa em um conjunto de regras normativas que indica o uso correto da lngua portuguesa, principalmente em situaes formais. Apesar da ampla pesquisa e debate acerca do valor social da gramtica, ela se mantm slida e onipresente nos concursos de seleo, sendo o motivo de desqualificao do candidato caso no se respeitem tais regras. Diz Mattoso Cmara que a obedincia, em princpio, s regras gramaticais firmes e vigentes na comunidade lingstica impe-se porque elas consubstanciam as concluses de vrias geraes de homens que se especializaram em estudar a lngua e em observar a sua ao e os seus efeitos no intercmbio social. Muitas normas e convenes de gramtica representam uma experincia longa e coletiva em matria de expresso lingstica, e acatlas seguir uma estrada batida e correr menos riscos, mesmo no mbito da lgica da formulao. Conclui que as regras gramaticais se acham apoiadas por um consenso geral e por meio delas se facilita a projeo de nossas idias e a aceitao do que assim dizemos. Como examinador de um dos concursos de ingresso ao Ministrio Pblico em So Paulo, Hugo N. Mazzilli tambm traz uma viso de como a linguagem influi na avaliao ao afirmar que com mais de um milhar de inscritos, foi um custo separar uma centena de candidatos com condies mnimas de continuar a disputa. Pululam erros primrios extrados de caso real como altoridade, certo nordestino, hajiam, ouver, dve, anma-la, para que a lei perda a eficcia, poderia-se, negariasse, intrincicamente, progeto, trip, ambos trs, podero serem, situaes individuais de cada um, que cuja a instaurao, o mrito se consiste, hora (em vez de ora), nada haver (em vez de nada a ver), se tratar-mos, autorizo, natureza humana do homem, princpios sensives, propciar, alicerceis, encejadora, estege...afora incontveis erros de concordncia verbal e nominal.

19. PECADOS REDACIONAIS


1- GENERALIZAO Nos tempos atuais, cada grupo adotou uma segunda lngua para comunicao. 2- AMBIGIDADE Como meios para que isso possa ocorrer temos alguns modelos a seguir e fontes, mas uma que hoje est em evidncia a globalizao com formas novas de educar, um exemplo seria a educao a distncia, intercmbio para reciclagem e aprimoramento de professores, a internet e a prpria educao dentro das empresas. 3- RITMO Esses aspectos do quadro econmico e social brasileiro alertam para a necessidade de ajustes no planejamento tributrio. Esses ajustes podero converter os indicadores sociais a ndices tolerveis. A progressividade dos impostos diretos poder contribuir para uma distribuio pessoal mais homognea de renda. A m distribuio regional de renda combatida com alquotas diferenciadas ou incentivos tributrios. 4- CONEXO Com o crescente acesso aos meios de informao conjugado parcela mais engajada da sociedade, temos que pressionar e reivindicar medidas efetivas perante os legisladores e governo, melhoria na qualidade de ensino em seus plenos aspectos, para que passemos de condio de pas em desenvolvimento para desenvolvido.
Temos que trabalhar na formao cultural dos pais que no possuem um nvel adequado que possibilitem apoiar e orientar seus dependentes.

5- REPETIES DEFICITRIAS
Com a desacelerao da economia houve a reduo do emprego formal, reduzindo as respectivas contribuies Nossos tribunais vm admitindo, tornando-se a cada dia de forma majoritria, a prescrio virtual pelos princpios da economia processual e por existirem penas de carter perptuo, sendo desse modo um importante avano na legislao, sendo que o judicirio no pode padecer pela morosidade, sendo seu papel o de dar respostas rpidas aos ilcitos cometidos, respaldando de forma exemplar a polcia judiciria.

6- ERROS GRAMATICAIS Como o crime uma ameaa a disfuno das relaes sociais deve ser combatido e expurgado...
Pgina 18

Neste curso os melhores alunos esto sendo preparados pelos melhores Professores

CARREIRA POLICIAL Joo Bolognesi Redao e Interpretao

20. VIRTUDES TEXTUAIS


Para o leitor, ocorre um aproveitamento textual mais eficiente, quando h:

10- eficincia, isto , construir, conforme o momento e a situao, apenas o necessrio, levar ao leitor nem mais nem menos do que se esperava. Equilibram-se quantidade, qualidade, relevncia e modo.

1- correo gramatical, o que gera, alm de preciso na leitura, uma valorizao oriunda do prestgio da escrita em nossa cultura; 2- seleo vocabular pertinente ao contexto, algo que consiga unificar, com produtividade, fora retrica e interao; 3- ritmo harmnico, sem rupturas, aspecto relacionado ao uso dos sinais de pontuao em conformidade com a fluncia da leitura e com os limites e necessidades da memria de curto prazo, mas sem descuidar-se das regras gramaticais; 4- ateno ao tamanho de pargrafos e perodos, algo que no pode pecar nem pela escassez nem pelo excesso; 5- conexo entre frases, para que a progresso do contedo se projete de forma clara e concisa; 6- habilidades para sinalizar, ou seja, tudo que est superfcie do papel visa criar equilbrio entre esforos cognitivos e recompensas textuais; 7- conscincia de que um texto, ao entretecer a progresso do contedo, vai sempre trazer certo grau de repeties e outro de omisses, o que exige uma perspectiva da leitura para tornar isso eficiente; 8- adequao tipologia textual e sua finalidade devido ao contexto (concurso pblico); 9- alteridade, ou seja, cooperao com o leitor, dando-lhe a fluncia necessria para uma leitura sem obstculos;

Essa fora redacional nasce com a conscincia de que escrever um ato de interao, portanto de alteridade. Quando nos deparamos com um leitor em busca de sentido e coerncia, isso s se realiza caso antes seja acionado todo um esforo de compreenso que sempre principia na materialidade de palavras, sinais de pontuao e espaos em branco deixados sobre o papel. dessa pista que a memria vai montado os vnculos, as conexes e as dependncias, alm de selecionar e preservar as informaes mais relevantes. Visto com essa noo cognitiva, escrever com eficincia , antes de tudo, saber comunicar-se com a memria alheia.

Pgina 19

Neste curso os melhores alunos esto sendo preparados pelos melhores Professores

CARREIRA POLICIAL Joo Bolognesi Redao e Interpretao

21. EXERCCIOS
1) Tendo por base os temas abaixo, crie uma introduo. a) A principal inveno do sculo XX b) O futebol a principal arte do brasileiro c) Lies democrticas ao povo brasileiro d) O livro e os novos meios de comunicao e) Religio e cincia: opostos ou convergentes f) O poder das palavras g) Aspectos positivos no governo Lula g) Aspectos negativos no governo Lula h) O papel do Estado hoje i) Problemas das metrpoles

TORNE O TEXTO COESO


Altere o que considerar necessrio para ampliar a qualidade redacional.

1. A China mesmo um pas fascinante. Na China, tudo dimensionado em termos gigantescos. A China uma civilizao milenar. A China abriga a terceira maior extenso territorial planetria, cerca de 1 bilho e 100 mil habitantes. Um quarto de toda humanidade est na China. Mencionar tudo o que a China, um tanto misteriosa, tem de grande ocuparia um espao tambm exagerado.

2) Tendo por base o trecho inicial, d continuidade e crie um pargrafo com argumentao. a) Com a queda do Muro de Berlim, a globalizao... b) A liberao de certas drogas ilcitas pode... c) A televiso exerce sobre o cidado um poder... d) As aes da Polcia Federal mostram... e) A punio aos polticos corruptos...

3) A generalizao diminui a fora retrica da informao. Procure identificar no trecho uma maneira de torn-lo mais pertinente. Exemplo com generalizao: O Brasil no sai dessa crise devido m distribuio de renda. Trecho melhorado: Entre as causas que impedem o Brasil de sair da crise, encontra-se a m distribuio de renda. a) Todos os cidados no agem em conformidade lei. b) A sociedade v os moradores da rua sempre com preconceito. c) O nico meio para resolver os problemas que assolam nosso pas a educao. d) Os pases ricos pensam primeiro na economia e em si prprios; talvez por ltimo nos outros pases, sua cultura e necessidades.

2. O futebol o pio de muitas pessoas. Muitas pessoas amam o futebol. H pesquisas que afirmam ser comum o rendimento de uma empresa cair quando um grande time de futebol perde um jogo de futebol. Ontem, po e circo em Roma; hoje po e futebol, no Brasil. Nada move tanto o nacionalismo do povo brasileiro como o futebol. Seria bom se o futebol ocupasse em nossos valores sociais apenas um dos postos de lazer, deixando a vida poltica e cultural mais participativa e mais diversa.

3. Houve um presidente do Brasil, Fernando Collor, que em uma cidade do Nordeste afirmou enfurecido que havia nascido com aquilo roxo.Enquanto o presidente Collor tinha aquilo roxo, o povo, que foi contrrio a muitas posturas do presidente Collor, tinha aquilo cheio. Em protestos contra o presidente Collor, houve grande participao popular e isso culminou com o impedimento do presidente Collor. Hoje o presidente Collor volta cena poltica como senador.

Pgina 20

4. O presidente Lus Incio Lula da Silva iniciou a semana disposto a aceitar a demisso de um de seus assessores. O presidente Lus Incio Lula da Silva resolveu adiar a deciso aps os ataques de membros do prprio partido. O presidente Lus Incio Lula da Silva no quis passar a impresso de que refm do PT e a impresso de que refm

Neste curso os melhores alunos esto sendo preparados pelos melhores Professores

CARREIRA POLICIAL Joo Bolognesi de seus principais articuladores polticos. De qualquer forma, o presidente Lus Incio Lula da Silva no dever preservar o assessor. Redao e Interpretao

5. O ritmo de crescimento da produo, desde a II Guerra Mundial, tem sido muito rpido no Terceiro Mundo. O Terceiro Mundo pde quadruplicar sua produo. O Terceiro Mundo pde aumentar sua participao na produo mundial. Apesar de tal crescimento no Terceiro Mundo, o Terceiro Mundo experimentou uma expanso demogrfica galopante. O crescimento da expanso demogrfica at hoje no foi absorvido pelas polticas sociais Terceiro Mundo.

EXERCITANDO A ARGUMENTAO
Crie um argumento para cada uma das proposies

a) O combate ao funcionrio pblico corrupto nem sempre feito com a urgncia e a fora necessrias. b) A medicina no deve parar, mas sim deve ampliar suas pesquisas para ampliar a vida humana. c) No trato da coisa pblica, faz-se necessria a utilizao de certo grau de tcnica e um elevado grau de tica no que tange os gastos. d) A preservao cultura indgena feita pelo governo contraditria. e) O governo deve incentivar e valorizar o servidor pblico. f) As pesquisas sobre clulas-tronco, apesar de encontrar muitas oposies, devem continuar.

Pgina 21

Neste curso os melhores alunos esto sendo preparados pelos melhores Professores

CARREIRA POLICIAL Joo Bolognesi Redao e Interpretao

22. FIGURAS DE LINGUAGEM


Com a finalidade artstica ou retrica, o uso das figuras de linguagem torna-se um recurso que possibilita trazer construo um efeito de sentido renovado. Esse procedimento alcanado por meio de combinaes, assim classificadas: I Figuras de palavras (ou tropos); II Figuras de pensamento; III Figuras de construo (ou de sintaxe).

Tambm se encontra no emprego imprprio por esquecimento ou ignorncia de origem. Isso ocorre pela inexistncia de palavras mais apropriadas e d-se devido semelhana da forma ou da funo: ferradura de prata; embarcar no avio; fazer sabatina na sexta-feira; pssima caligrafia; ficou de quarentena dois meses; fazer uma novena durante esta semana. 5) Antonomsia: uma espcie de apelido que se confere aos seres, valorizando algum de seus feitos ou atributos. Leu a obra do Poeta dos Escravos (Castro Alves). O Rei do Futebol fez mais de mil gols (Pel). Voc gosta da Terra da Garoa (So Paulo)? 6) Sinestesia: a figura que proporciona a mistura de percepes, mistura de sentidos. Tinha um olhar gelado.

I Figuras de Palavras 1) Comparao: feita de forma explcita, ou seja, com uso de conectivo comparativo (como, tal qual, igual) Minha irm bondosa como um anjo. 2) Metfora: uma comparao abreviada, associao de idias ou de caracterstica comum entre dois seres. Nasce por meio da analogia e da similaridade e dispensa os conectivos que aparecem na comparao. Minha irm um anjo. 3) Metonmia: a utilizao de uma palavra por outra, porque mantm elas uma relao constante ou contigidade de sentido. Eis os principais casos: - o autor pela obra: Voc j leu Cames? - o efeito pela causa: Respeite minhas rugas. - o instrumento pela pessoa: Jlio um bom garfo. - o continente pelo contedo: Ele comeu dois pratos. - o lugar pelo produto: Ele gosta de um bom havana. - a parte pelo todo: No tinha teto aquela famlia. - o singular pelo plural: O paulista adora trabalhar. - o indivduo pela espcie ou classe: Ele um judas. - a matria pelo objeto: A porcelana chinesa belssima. - a marca pelo produto: pacote de bombril, fazer a barba com gilete, mascar um chiclete. 4) Catacrese: metfora to usada que perdeu seu valor de figura e tornou-se cotidiana, no representando mais um desvio: cu da boca; cabea do prego; asa da xcara; dente de alho; p da cadeira.

II Figuras de Pensamento 7) Anttese: aproximao de idias de sentidos opostos. Tinha na alma um heri e um covarde. 8) Eufemismo: emprego de palavra ou expresso com objetivo de amenizar alguma verdade triste, chocante ou desagradvel. Ele foi desta para melhor. 9) Paradoxo ou oxmoro: o emprego de duas idias antagnicas, que se excluem mutuamente, mas que aparecem em uma mesma frase. Amor fogo que arde sem se ver; ferida que di e no se sente (Cames) "Estou cego e vejo " (Carlos Drummond de Andrade) 10) Hiprbole: exagero proposital. Estou morrendo de alegria. Chorou um rio de lgrimas. 11) Ironia: forma intencional de dizer o contrrio do que pensamos. Ele era fino e educado (comeu como um porco), alm de ser gentil (nem disse obrigado). 12) Personificao ou prosopopia: dar a vida ao seres inanimados ou dar caractersticas humanas aos animais e objetos.
Pgina 22

Neste curso os melhores alunos esto sendo preparados pelos melhores Professores

CARREIRA POLICIAL Joo Bolognesi Redao e Interpretao

A formiga disse que tinha de trabalhar A vida ensinou-me a ser humilde. 13) Silepse: a concordncia que se faz com a idia, e no com a palavra expressa. H trs tipos: - de gnero: Vossa Santidade ser homenageado. - de pessoa: Os brasileiros somos massacrados. - de nmero: Havia muita gente na rua, corriam desesperadamente. 14) Apstrofe: invocao ou interpelao de ouvinte ou leitor, seres reais ou imaginrios, presentes ou ausentes. Tambm conhecido como vocativo. Deus! Mereo tanto sofrimento? Tenha piedade, Senhor, de seus filhos. 15) Gradao: aumento ou diminuio gradual. A paixo crescia, amadurecia, vingava...

verdade , meu senhor, que hei delinqido, delinqido vos tenho, e ofendido; ofendido vos tem minha maldade (Gregrio de Matos) 21) Pleonasmo: repetio da mesma idia com objetivo de realce. mar salgado, quanto do teu sal So lgrimas de Portugal (Fernando Pessoa)
Inverses

22) Hiprbato: a alterao da ordem direta dos termos ou das prprias oraes. Aquela pessoa nunca mais quero ver. Da casa saram as crianas. Da igreja estava ele na frente. 23) Snquise: a inverso muito violenta na ordem natural dos termos, de modo que a compreenso seja seriamente prejudicada. Ouviram do Ipiranga as margens plcidas de um povo herico o brado retumbante. (As margens plcidas do Ipiranga ouviram o brado retumbante de um povo herico.)
Termo desvinculado

III Figuras de Construo


Repeties

16) Aliterao: repetio de fonemas idnticos ou semelhantes. Boi bem bravo, bate baixo, bota baba, boi berrando. (Guimares Rosa) 17) Polissndeto: repetio de conjunes (sndetos). No sorriu, nem feliz ficou, nem quis me ver, nem se importou com a partida. E resmunga, e chora, e grita, e pula, e berra. 18) Repetio: a repetio de palavras com o intuito de exprimir a idia de progresso e intensificao. Aquela noite era linda, linda, linda. Enquanto tudo isso acontecia, a garota crescia, crescia. 19) Anfora: tambm a repetio de palavras, porm no incio de frase ou versos. Eu quase no saio Eu quase no tenho amigo Eu quase no consigo Ficar na cidade sem viver contrariado (Gilberto Gil) 20) Anadiplose: consiste em repetir, no incio de uma orao ou de um verso, a ltima palavra da orao ou verso anterior. Ofendi-vos, meu Deus, bem verdade,

24) Anacoluto: a quebra da estrutura normal da frase a fim de introduzir nova palavra sem ligao sinttica com as demais. Minha vida, tudo sem importncia. Eu, eles diziam que a culpa era minha.
Omisses

25) Assndeto: ausncia da conjuno entre palavras ou entre oraes de um perodo. Nunca tivemos glria, amores, dinheiro, perdo. Vim, vi, venci. 26) Elipse: a omisso de palavra ou expresso que pode ser facilmente subentendida. Requer-se seja intimado. Toda a cidade parada por causa do calor. 27) Zeugma: um tipo de elipse. Ocorre zeugma quando duas oraes compartilham o termo omitido, isto , quando o termo omitido o mesmo que aparece na orao anterior. Exemplos: Na terra dele s havia mato; na minha, s prdios. Meus primos conheciam todos. Eu, poucos.

Pgina 23

Neste curso os melhores alunos esto sendo preparados pelos melhores Professores

CARREIRA POLICIAL Joo Bolognesi Redao e Interpretao

23. BIBLIOGRAFIA DE REDAO E ARGUMENTAO

ABREU, Antnio S. A arte de argumentar: gerenciando razo e emoo. So Paulo: Ateli. ABREU, Antnio S. Curso de Redao. So Paulo: tica. GARCIA, Othon M. Comunicao em prosa moderna. Rio de Janeiro: Fund. Getlio Vargas. MARCONDES & TOLEDO. O ato de redigir. So Paulo: Nankin. PERELMAN, Cham. Tratado da argumentao - A nova retrica. So Paulo: Martins Fontes. SIQUEIRA, Joo Hilton. Organizao do texto dissertativo. So Paulo: Selinunte. VIANA, Antonio C. (org.). Roteiro de redao. So Paulo: Scipione.

Pgina 24

Neste curso os melhores alunos esto sendo preparados pelos melhores Professores

You might also like