You are on page 1of 16

SECRETARIA MUNICIPAL DA SADE RIBEIRO PRETO SERVIO DE ATENO DOMICILIAR

PROTOCOLO DA FISIOTERAPIA DOMICILIAR

2007

PROTOCOLO DE ATENDIMENTO DE FISIOTERAPIA DOMICILIAR

permitida a reproduo parcial ou total desta obra, desde que citada a fonte.

SECRETARIA MUNICIPAL DA SADE DE RIBEIRO PRETO

Dr. Oswaldo Cruz Franco Secretrio Municipal da Sade

2007

ELABORAO

Emlia Maria Paulina C. Chayamiti enfermeira coordenadora do SAD Luciana Dos Santos Sguilla fisioterapeuta do SAD

COLABORAO

Marisa de Cssia R Fonseca fisioterapeuta docente da FMRP - USP Adriana Ferreira - fisioterapeuta

ATUALIZAO Luciana dos Santos Sguilla fisioterapeuta mestre em saude na comunidade pela FMRP- USP; fisioterapeuta do SAD EMAD da SMS de Ribeiro Preto; docente do curso de fisioterapia da Universidade paulista UNIP.

Gisley de Pdua fisioterapeuta mestre em sade na comunidade pela FMRP-USP; fisioterapeuta do SAD da SMS de Ribeiro Preto.

Atualizado em maio de 2013

1-INTRODUO

FISIOTERAPIA

A fisioterapia centra-se na anlise e avaliao do movimento e da postura, baseadas na estrutura e funo do corpo, utilizando modalidades educativas e teraputicas especficas, com base essencialmente no movimento, nas terapias manipulativas e meios fsicos e naturais, com a finalidade de promoo da sade e preveno da doena, da deficincia, da incapacidade e da inadaptao e de tratar, habilitar ou reabilitar, indivduos com disfunes de natureza fsica, mental, de desenvolvimento ou outras, incluindo a dor, com o objetivo de os ajudar a atingir a mxima funcionalidade e qualidade de vida (decreto-lei n 261/93 de 24 de Julho).. A fisioterapia tem procurado se integrar aos programas desenvolvidos pela secretaria municipal de sade atuando em modelos de assistncia eficazes para a promoo de sade, reabilitao e reduo de incapacidades. De forma geral, pode-se dizer que o fisioterapeuta domiciliar avalia e trata problemas relacionados a movimentos, equilbrio e coordenao, elabora objetivos do tratamento juntamente com a famlia e o paciente, mantendo informada a equipe de sade. O objetivo geral da fisioterapia tornar o paciente o mais independente possvel . Os programas de condutas so elaborados com tcnicas e mtodos variados de acordo com a necessidade de cada paciente e afinidade do fisioterapeuta (SGUILLA, 2004). De acordo com a Organizao Mundial da Sade (2003), a motivao do paciente e o apoio da famlia influenciam a reabilitao. Em virtude disso o fisioterapeuta deve ter a famlia do paciente como um recurso para a reabilitao nos atendimentos domiciliares.

HISTRICO

O servio de fisioterapia do Servio de assistncia Domiciliar, atual servio de ateno domiciliar (SAD) da Prefeitura Municipal de Ribeiro Preto existe desde sua criao em 1996. A assistncia de fisioterapia acontecia de forma espordica para alguns pacientes com recursos humanos de outros programas de sade da secretaria. A efetivao de um servio de fisioterapia no SAD deu-se partir do ano de 2007 com a incluso de um profissional dessa especialidade na equipe do programa, ano em que foi elaborado este protocolo. Por um perodo de 5 anos este profissional ficou responsvel pela assistncia domiciliar de todas as demandas do servio, incluindo os seis distritos do municpio de Ribeiro Preto: Distritos norte, sul, leste, oeste e central. Em 2012, em cumprimento da PORTARIA N 2.527, de 27 de outubro de 20119 (ANEXO 1 )que redefine a ateno domiciliar no mbito do Sistema nico de Sade (SUS), o SAD habilitou uma equipe multiprofissional de ateno domiciliar (EMAD) junto ao ministrio da sade, ficando este profissional exclusivo da equipe prestando assistncia para a rea de abrangncia do distrito leste e sul. Em 2013 o servio de fisioterapia foi contemplado com mais um

profissional de fisioterapia para cobertura dos distritos restantes alm de incluir o atendimento na especialidade respiratria com nfase aos pacientes em tratamento de oxigenoterapia domiciliar prolongada (ODP).

VISITA DOMICILIAR COMO INSTRUMENTO DE PRESTAO DE ASSISTNCIA SADE

A Organizao Mundial da Sade (2003) recomenda aos profissionais da reabilitao, a busca pela independncia do paciente no somente no ambiente hospitalar, mas especialmente em casa e na comunidade. A visita domiciliar constitui-se atividade de assistncia sade e um dos instrumentos mais indicados para se comear a trabalhar o indivduo, a famlia e a comunidade, dentro de seu contexto social, desde que seja realizada com responsabilidade e com objetivos definidos (MAZZA, 2000). Para essa autora, a visita domiciliar indicada e reconhecida como uma modalidade de assistncia da enfermagem, usada como estratgia para o trabalho na comunidade. Assim como outros recursos de sade, a visita domiciliar tem vantagens e desvantagens. Dentre as vantagens est o fato de proporcionar o conhecimento do real contexto de vida do indivduo, caracterizado pelas condies de habitao e relaes afetivas e sociais e de permitir a adaptao do planejamento da assistncia de acordo com os recursos de que a famlia dispe. Essa atividade de sade preconizada por profissionais de enfermagem, cujo marco inicial, segundo Mazza (2000), data de 1919, retomou sua importncia e uso nos ltimos anos com a implementao do Programa de Sade da Famlia. Instituies pblicas e privadas tm incrementado esse tipo de assistncia para pacientes idosos, portadores de doenas crnicas, neurolgicas e pulmonares e pacientes com alto ndice de reinternao. De forma indireta, pode-se dizer que o envelhecimento populacional aumentou a demanda por servios de sade domiciliares fazendo com que a experincia de cuidar do doente no domicilio se torne frequente e desperte a importncia da figura do cuidador, seja ele formal ou informal. A implementao desses servios despertou tambm a necessidade de atuao de equipe multiprofissional com grande demanda para a fisioterapia. Atualmente a assistncia sade no domiclio pode, didaticamente, ser dividida em trs categorias: internao, atendimento e educao para a sade. Cada uma dessas categorias tem sua importncia e objetivos. De forma geral, a internao domiciliar ocorre quando se transfere para o domicilio recursos hospitalares necessrios para a manuteno da sade do paciente. No atendimento, h a realizao de procedimentos especficos de cada rea da sade, tais como, curativos, coleta de material para exames, sesses de cinesioterapia e outros. A educao domiciliar diz respeito a aes voltadas para a famlia por meio de esclarecimentos e orientaes sobre procedimentos da rotina domiciliar que possam prevenir, manter ou melhorar o estado de sade do indivduo . O fisioterapeuta um profissional essencial nas equipes para reabilitao de portadores de sequelas motoras, no somente para executar tcnicas e atender no domiclio, mas, fundamentalmente, para assistir a famlia sobre condutas de facilitao como carregar, posicionar, locomover e tambm sobre adequaes no ambiente. Trata-se de orientaes de como lidar com o paciente de forma a contribuir para sua evoluo e aquisio de

independncia, quando possvel, ou, ao menos, facilitarem o cuidar. imprescindvel que essas orientaes contemplem as atividades de vida diria (SGUILLA, 2004). A United States Agency for Healthcare Research and Quality (1995) e Scottish Intercollegiate Guidelines Network (1998) recomendam a realizao de visitas domiciliares para os pacientes com incapacidades motoras, antes e aps a alta hospitalar, com a finalidade de avali-las no ambiente do paciente. Segundo esses guias a equipe de reabilitao no pode se basear somente na avaliao realizada em consultrios. Os seguimentos com visitas domiciliares tm tambm as funes de checar as condies mdicas do paciente, reavaliar a capacidade funcional e verificar como a famlia est se adaptando s incapacidades. Mazza (2000), associa o sucesso da assistncia domiciliar qualificao profissional, devendo esse estar preparado tecnicamente, alm de ser cordial e criativo para adequar as necessidades realidade de cada famlia. importante que o profissional se identifique com esse tipo de modalidade de assistncia.

MEDIDA DA INDEPENDENCIA FUNCIONAL E ATIVIDADES DE VIDA DIRIA

Capacidade funcional definida por Macdonald (1979) e Neri (2001) como a capacidade de manter as habilidades fsicas e mentais necessrias para uma vida independente e autnoma; est relacionada s condies do indivduo para realizar as atividades de vida diria (AVDs). Deficits da capacidade funcional implicam dependncia do indivduo e conseqente incapacidade. Viel (2001), baseado na Classificao Internacional das Deficincias, Incapacidades e Invalidez, da Organizao Mundial da Sade (CIDII-OMS), conceitua as consequncias que determinada doena pode causar ao indivduo. Para ele, a doena a perturbao inicial que causa uma leso com expresso intrnseca; a deficincia a exteriorizao da doena, ocorrendo perda de substncia ou alterao de um rgo ou sistema; trata-se da manifestao clnica que pode ser observada e explorada, acessvel ao fisioterapeuta pelo exame fsico. A avaliao da deficincia definida pela mensurao da fora muscular, amplitude articular, equilbrio e sensibilidade. A incapacidade o resultado da deficincia, ocorre uma reduo parcial ou total da capacidade do indivduo em realizar as atividades nos limites considerados normais. Invalidez, ou melhor desvantagens, o prejuzo que resulta da deficincia ou da incapacidade, limitando ou impedindo o cumprimento de um papel considerado normal, levando-se em conta a idade, sexo e fatores scioculturais. consenso de vrios autores Andr (1999), Macdonald (1979) e Trombly (1989) que a equipe de reabilitao deve ter a capacidade funcional do indivduo como referncia para planejar os objetivos e condutas especficas de cada profissional envolvido na reabilitao. A avaliao da capacidade funcional consiste de observao ou entrevista, o profissional deve identificar em que atividades o indivduo apresenta dificuldades e as disfunes que esto intervindo nas incapacidades. Quando no for possvel melhorar a disfuno, o profissional deve ensinar o paciente a compens-la. A MIF foi desenvolvida na dcada de 1980 por um grupo de profissionais de reabilitao, organizado pela Academia Americana de Medicina Fsica e Reabilitao e pelo Congresso Americano de Medicina de Reabilitao. O objetivo do grupo foi criar, a partir da anlise de outras escalas, um instrumento simples e padronizado para medir a capacidade funcional (INOUYE et al., 2000).

ADEQUAO DO AMBIENTE FSICO DO DOMICLIO.

As adequaes do ambiente fsico domiciliar podem contribuir para que o paciente adquira a capacidade de se locomover de forma independente, proporcionando melhora significativa na qualidade de vida por promover a autonomia nas AVDs (SGUILLA,2004). Ribas (2001) diz que a residncia no adaptada pode predispor o indivduo idoso a acidentes, e alguns fatores gerados pelo ambiente podem acelerar a deteriorizao fsica e mental, alm de propiciar a reincidncia de tratamentos de sade. O aspecto da adequao do domiclio deve ser inserido nas aes educativas de assistncia ao idoso e deficiente fsico envolvendo os profissionais capacitados, haja vista o alto custo das internaes de pessoas em decorrncia das quedas, com consequentes fraturas.

2-OBJETIVOS DO SERVIO

O objetivo geral auxiliar paciente e cuidador por meio de seu conhecimento cientfico e prtico de modo a melhorar a qualidade de vida no domicilio. Os objetivos da fisioterapia no atendimento domiciliar so: 1- Avaliar a capacidade funcional do paciente, escala MIF (ANEXO 2) e elaborar um plano de tratamento seja ele para manuteno ou recuperao do quadro funcional . 2- Orientar cuidador sobre atividades da vida diria que auxiliam a manuteno ou recuperao motora do paciente. 3- Orientar cuidador sobre prognstico motor, posicionamentos do paciente e movimentos simples que evitam o aparecimento de deformidades ou outras complicaes, envolvendo o familiar ou cuidador no processo de suporte ao paciente . 4- Executar tcnicas fisioteraputicas adequadas ao quadro do paciente at que ele atinja as condies para alta do servio de fisioterapia domiciliar. 5- Manter contato com a equipe de ateno domiciliar SAD e unidade bsica de sade de referncia do paciente afim de manter conduta nica no tratamento e reabilitao.

3-POPULAO

O atendimento de fisioterapia destina-se a pacientes acamados, queles que apresentarem dificuldades motoras que os impeam de dirigir-se a clnicas de fisioterapia para tratamento ambulatorial e pacientes em uso de ODP. A inscrio de pacientes para a fisioterapia domiciliar deve ser feita por qualquer profissional de sade; da UBS de referncia, preferencialmente a enfermeira da ateno domiciliar, profissional de qualquer servio de sade pblico ou privado, profissional do prprio SAD. Esta solicitao deve ser por escrito em documento

constando nome , hygia e motivo principal da visita do fisioterapeuta ou por telefonema ao servio, onde qualquer profissional dever anotar em livro especfico os dados necessrios e encaminhar a solicitao ao fisioterapeuta. Todos os pacientes inscritos recebero uma visita do fisioterapeuta para anamnese, avaliao fsica e avaliao da capacidade funcional de acordo com os protocolos da fisioterapia domiciliar. Consta tambm dos procedimentos desta visita o fornecimento de orientaes, para o paciente e cuidador, de condutas no domiclio que facilitam o cuidado e auxiliam na reabilitao. Aps avaliao os pacientes sero includos ou excludos do servio de acordo com os critrios do servio.

Critrios de incluso do paciente 1 Pacientes acamados 2 Apresentar incapacidade motora para marcha que impossibilite o paciente ir at clnicas de fisioterapia, baseando-se na escala Medida de Independncia Funcional (MIF). 3 Ter um cuidador responsvel pelo paciente e que possa acompanhar as visitas do fisioterapeuta. 4 Pacientes em uso de ODP. Os pacientes includos recebero visitas peridicas do fisioterapeuta para tratamento e orientaes. O intervalo das visitas depender do quadro motor do paciente.

Critrios de excluso:

1-

Pacientes e familiares que no demonstrarem interesse nas orientaes do profissional no colaborando para a reabilitao do paciente. O paciente ser excludo aps trs advertncias por no seguimento das orientaes dadas.

2-

Pacientes reabilitados - aqueles que atingirem um estgio de reabilitao que os permitam dirigir-se s clnicas de fisioterapia. Avaliados pela escala MIF e apresentarem pontuao 3 ou mais para os itens transferncia para cama e cadeiras, deslocamento horizontal e deslocamento vertical quando este for essencial para o acesso aos ambientes fora do domiclio.

34-

Pacientes com contra-indicao para a realizao de fisioterapia. Pacientes institucionalizados.

4- ATRIBUIES DO FISIOTERAPEUTA

1- Avaliar os pacientes protocolos do servio. Ficha 1 (ANEXO 3) 2- Tratar o paciente com os recursos adequados e disponveis. 3- Orientar paciente e cuidador condutas simples e adequadas e que utilizem recursos disponveis no domiclio. Orientaes registradas por escrito. 4-Avaliar e adequar o ambiente fsico do domiclio respeitando as condies da famlia. 5Solicitar encaminhamento para tratamento de fisioterapia nas credenciadas SUS ( verificar fluxo de acesso da fisioterapia) e servio de prteses e rteses quando necessrio

6-

Manter contato com a equipe de sade da UBS mantendo-a informada sobre o tratamento fisioteraputico do paciente como tambm se interando do estado geral do mesmo por meio de reunies ou relatrios de profissionais de outras especialidades. Assim como enviar referncia do atendimento de fisioterapia domiciliar ao mdico da unidade de sade responsvel pelo paciente.

78-

Orientar sobre o transporte. A fisioterapia do SAD no se responsabiliza pela aquisio de vagas em clnicas de fisioterapia ou transporte adaptado, sendo que a alta do paciente do servio de fisioterapia do SAD no est condicionada a essas questes.

9-

As visitas do fisioterapeuta nem sempre sero agendadas previamente, uma vez que os pacientes habitualmente no saem de casa.

5- ATRIBUIES DO CUIDADOR

1- Concordar em receber a visita do fisioterapeuta do SAD, assinar os termos 2- Executar as orientaes do fisioterapeuta. 3- Acompanhar as sesses de fisioterapia no domiclio.

do protocolo do servio.

4- Oferecer condies mnimas de higiene e segurana na residncia, para a visita e execuo dos procedimentos de fisioterapia.

6 PERIODICIDADE DOS RETORNOS DE FISIOTERAPIA

O atendimento destina-se a todos os pacientes com incapacidades motoras conforme critrios especificados independente da causa. As causas mais comuns so: Acidente vascular cerebral, leso medular, traumatismo craniano, doenas degenerativas, doena pulmonar obstrutiva crnica, fraturas e amputaes de membros inferiores incluindo todos os indivduos que por qualquer motivo apresente incapacidades motoras ou fique acamado. Os retornos devem variar de acordo com o prognstico motor. Pacientes jovens com bom prognstico para reabilitao das incapacidades, ou seja, aqueles cuja pontuao da MIF aumentar a cada ms devem ter uma frequncia de retornos da fisioterapia maior que aqueles cuja pontuao da MIF permanecer inalterada ms a ms. Os pacientes que apresentarem a mesma pontuao na escala MIF por quatro meses consecutivos sero includos no quadro de manuteno, o fisioterapeuta dever orientar o cuidador e prepar-lo para ser co-responsvel pela manuteno do paciente. O servio no realizar sesses de fisioterapia domiciliar em patologias crnicas estveis

por tempo indeterminado, sendo realizadas apenas orientaes fisioterpicas famlia ou cuidadores; nestes casos o retorno ser aproximadamente a cada 3 meses para seguimento do caso, este paciente s ser excludo do servio em casos de bito.

8- FISIOTERAPIA RESPIRATRIA EM ODP

8.1- Introduo/Fundamentao:

A Fisioterapia Respiratria, pode definir-se como a interveno no mbito da Fisioterapia, que utiliza estratgias, meios e tcnicas de avaliao e tratamento, no-invasivas, que tm como fundamentao a otimizao do transporte de oxignio, manuteno e/ou melhora da ventilao/perfuso, preveno de crises respiratrias, educao ao paciente, suporte ventilatrio nos perodos de crise e/ou insuficincia respiratria e melhora da capacidade fsica, contribuindo assim para prevenir, reverter ou minimizar disfunes a esse nvel, promovendo a mxima funcionalidade e qualidade de vida dos pacientes. A reabilitao pulmonar atravs da fisioterapia respiratria influi em um efeito cascata, o qual gera um ciclo vicioso que leva a transformao do estado patolgico, diminuindo a ansiedade, e subsequentemente melhorando a tolerncia ao exerccio, diminuindo o grau de dispnia e melhorando a funo das atividades de vida diria.

8.2-Objetivos:

- Reduzir os sintomas respiratrios.

- Aumentar a tolerncia (capacidade) ao exerccio.

- Melhorar a habilidade (independncia) em realizar as atividades de vida diria.

- Diminuir a ansiedade e a depresso.

- Proporcionar ao paciente a possibilidade de interagir com o meio ambiente dentro de sua nova realidade.

- Instruir o paciente e sua famlia sobre a doena e as limitaes que esta causa.

- Fornecer orientaes gerais como controle e combate ao fumo e bebida.

- Possibilitar uma maior integrao e uma melhor qualidade de vida em geral.

- Devolver ao indivduo a mxima funo possvel e independncia na comunidade.

8.3- Critrios de Incluso:

- Pacientes em uso de ODP.

- Ter um cuidador responsvel pelo paciente e que possa acompanhar as visitas do fisioterapeuta.

- Estar o paciente disposto e concordar em fazer o tratamento solicitado pelo fisioterapeuta no mnimo 3 vezes por semana.

8.4- Critrios de Excluso:

- Contra indicao da fisioterapia pelo mdico prescritor. - Pacientes em crise agudizada ou exacerbada da pneumopatologia e/ou com disfunes crdiorespiratria grave. - Pacientes e familiares que no demonstrarem interesse nas orientaes do profissional no colaborando para a reabilitao do paciente. O paciente ser excludo aps trs advertncias por no seguimento das orientaes dadas ou por rejeita visita.

8.5- Periodicidade das visitas:

Os pacientes includos recebero visitas peridicas do fisioterapeuta para tratamento e orientaes durante 8 sesses semanais. Os pacientes que no apresentarem melhora na pontuao quanto aos sinais clnicos (Escala de Borg/Anlogo visual modificada para dispnia e/ou SpO2) por dois meses consecutivos sero includos no quadro de manuteno, com visitas fisioteraputicas quinzenais. O servio no realizar sesses de fisioterapia domiciliar em pneumopatas estveis por tempo indeterminado, sendo realizadas apenas orientaes fisioterpicas famlia ou cuidadores; nestes casos o retorno ser aproximadamente a cada 3 meses para seguimento do caso.

9- REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

Burnetto A. F; Paulin E; Yamaguti W.P.S. Comparison between Modified Borg Scale (MBS) to the Visual Analogue Borg Scale (EBMAV) applied in patients with dyspnea. Braz. J. Phys. Ther. (Impr.) = Rev. bras. fisioter; 6 (1): 41-45, jan.abr. 2002.

Donna Frownfelter; Elizabeth Dean. Fisioterapia Cardiopulmonar: Princpios e Prtica. 3 ed. Rio de Janeiro: Revinter. 2004.

INOUYE, M. et al. Prediction of functional outcome after stroke rehabilitation. American journal of physical medicine & rehabilitation, v. 79, p. 513-518, 2000.

MACDONALD, E. M. Actividades cotidianas. In:_____. Teraputica ocupacional em rehabilitacin. 2. ed. Barcelona: Salvat, 1979. cap. 7, p. 128-166.

MAZZA, M.M. P. R. A visita domiciliria como instrumento de assistncia de sade. Disponvel em: <http://www.fsp.usp.br/MAZZA.HTM>. Acesso em: 19 set. 2000.

NERI, A. L. Palavras- chave em Gerontologia. Campinas, So Paulo: Alnea, 2001. 136 p.

ORGANIZAO MUNDIAL DA SADE. Promovendo qualidade de vida aps acidente vascular cerebral: um guia para fisioterapeutas e profissionais de ateno primria sade. Traduo Magda Frana Lopes. Porto Alegre: Artmed, 2003. 159 p.

RIBAS, V.G. Parmetros de Projeto para Moradia Tutelada da Terceira Idade.2001. Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina.

Dissertao Mestrado.

SCOTTISH INTERCOLLEGIATE GUIDELINES NETWORK. Management of patients with stroke. 1998. 26 p. Disponvel em: 2002. < http://www.sign.ac.uk/guidelines/>. Acesso em fev.

SGUILLA, L. S. Capacidade Funcional dos Portadores de Hemiplegia por Seqela de Acidente Vascular Cerebral: relao com assistncia sade e participao da famlia. 2004. Dissertao Mestrado. Faculdade de Medicina de Ribeiro Preto da Universidade de So Paulo.

TROMBLY, C. A. Avaliao do Desempenho das Tarefas Ocupacionais. In:____. Terapia Ocupacional para a Disfuno Fsica. So Paulo: Santos,1989. cap. 25, p. 450-457.

UNITED STATES AGENCY FOR HEALTHCARE RESEARCH AND QUALITY. Recovering after a stroke: a patient and family guide. AHCPR publication, 1995. Disponvel em: < http://www.strokecenter.org/>. Acesso em dez. 2003.

9-ANEXOS:

12345-

PORTARIA N 2.527, de 27 de outubro de 20119 Instrumento de Identificao e Avaliao . Ficha 1 Escala Medida de Independncia Funcional (MIF).ficha 2 Escala de Borg. Ficha 3 Anlogo visual modificada para dispnia e/ou SpO2.ficha 4

You might also like