You are on page 1of 2

11 - Revestimentos Protetores Os revestimentos protetores so pelculas aplicadas sobre a superfcie metlica e que dificultam o contato da superfcie com o meio

corrosivo, objetivando minimizar a degradao da mesma pela ao do meio. O principal mecanismo de proteo dos revestimentos por barreira mas, dependendo da sua natureza, poder tambm proteger por inibio andica ou por proteo catdica. O tempo de proteo dado por um revestimento depende do tipo de revestimento (natureza qumica), das foras de coeso e adeso, da sua espessura e da permeabilidade passagem do eletrlito atravs da pelcula. Influenciar tambm, neste tempo, o mecanismo de proteo. Assim, se a proteo somente por barreira, to logo o eletrlito chegue superfcie metlica, iniciar o processo corrosivo, enquanto que, se houver um mecanismo adicional de proteo (inibio andica ou proteo catdica), haver um prolongamento da vida do revestimento. 11.1 Mecanismo de Proteo Os revestimentos, quando aplicados sobre a superfcie metlica, tendem a separar a superfcie do meio corrosivo. Esta separao ser to mais longa quanto maior for o tempo que o eletrlito chegue ao metal protegido. Esta proteo denominada de proteo por barreira ou por retardamento do movimento inico. Em virtude da porosidade da pelcula, depois de algum tempo o eletrlito chegar superfcie metlica e iniciar um processo corrosivo. Desta forma, a falha do revestimento d-se sempre por corroso embaixo da pelcula, com exceo, claro, dos casos em que a prpria pelcula atacada pelo meio corrosivo ou danificada por aes mecnicas. A durao de um revestimento pode ser ampliada quando ele possui pigmentos inibidores, como o caso das tintas de fundo contendo zarco, cromato de zinco, fosfato de zinco, dentre outros, os quais conferem um mecanismo de inibio andica. Outra forma de ampliar a vida de um revestimento quando ele possui um mecanismo adicional de proteo denominado proteo catdica. Neste caso, forma-se uma pilha galvnica entre o metal de base e o metal ou pigmento metlico do revestimento. Este fato ocorre quando se utiliza revestimentos metlicos menos nobres que o metal a se proteger, ou tintas com pigmentos de zinco. 11.2 Revestimentos Metlicos Consistem na interposio de uma pelcula metlica entre o meio corrosivo e o metal que se quer proteger. Os mecanismos de proteo das pelculas metlicas podem ser: por formao de produtos insolveis, por barreira, por proteo catdica, dentre outros. As pelculas metlicas protetoras, quando constitudas de um metal mais catdico que o metal de base, devem ser perfeitas, ou seja, isentas de poros, trincas, etc., para que se evite que diante de uma eventual falha provoquem corroso na superfcie metlica do metal de base ao invs de evit-la.

As pelculas mais andicas podem ser imperfeitas porque elas conferem proteo catdica superfcie do metal de base. Os processos de revestimentos metlicos mais comum so: Cladizao: os clads constituem-se de chapas de um metal ou ligas, resistentes corroso, revestindo e protegendo um outro metal com funo estrutural. Os clads mais usados nas indstrias qumicas, petroqumica e de petrleo s os de monel, ao inoxidvel e titnio sobre ao carbono; Reposio por imerso a quente: pela imerso a quente obtm-se, entre outras, as superfcies zincadas e as estanhadas. O processo de zincagem por imerso tambm denominado de galvanizao; Metalizao: o processo por meio do qual se deposita sobre uma superfcie previamente preparada camadas de materiais metlicos. Os metais de deposio so fundidos em uma fonte de calor gerada no bico de uma pistola apropriada, por meio de combusto de gases, arco eltrico, plasma e por detonao. O metal fundido pulverizado e aspergido sobre o substrato a proteger. Por metalizao faz-se revestimentos com zinco, alumnio, chumbo, estanho, cobre e diversas ligas; Eletrodeposio: consiste na deposio de metais que se encontram sob a forma inica em um banho. A superfcie a revestir colocada no catodo de uma clula eletroltica. Por eletrodeposio comum revestir-se com cromo, nquel, ouro, prata, estanho e, principalmente, cdmio, que por ser um metal muito txico empregado como revestimento aplicado por este processo; Deposio qumica: consiste na deposio de metais por meio de um processo de reduo qumica. Por este processo comum revestir-se com cobre e nquel. So os denominados cobre e nquel qumicos, muito utilizados em peas com formato delicado e cheias de reentrncias.

You might also like