You are on page 1of 25

As contribuies do slow food para o consumo sustentvel e a consolidao da ecogastronomia Debora Aparecida Almeida UnC-Curitibanos almdebora@gmail.

com Werner Assis Bertoldi UnC-Curitibanos wernnersc@hotmail.com

RESUMO : Com a produo em massa no sculo XVIII e o aumento da populao o crescimento econmico saltou, proporcionando demanda de produtos acima dos produzidos. A compulso natural do homem em consumir fator responsvel pela manuteno do capitalismo. Sem ou baixo consumo o capitalismo entra em colapso. Nessa oscilao surge o Consumo Sustentvel. Saber utilizar recursos naturais para satisfazer necessidades humanas, sem comprometer geraes futuras, implica reduzir volume de produtos consumidos e alterao dos hbitos. O consumo ativa a economia das empresas, porm aquisio desenfreada motivou instituies preocupadas ambientalmente para a necessidade de preservao como garantia de sobrevivncia. Preocupao com a biodiversidade fez ressaltar a Sustentabilidade, que procura conscientizar a necessidade de preservao ambiental, sem frear a economia. O consumidor tem destaque, pois direciona a produo industrial que almeja atender clientes ampliando a capacidade de produo. O estudo visa demonstrar a responsabilidade que o homem, consumidor ou no, possui em relao preservao ambiental. Almeja-se a conscientizao das geraes, despertando-lhes interesses do Consumo Sustentvel. Objetiva-se demonstrar que a evoluo e a tecnologia utilizadas conscientemente, podem caminhar juntas. Consumir responsavelmente escolher produtos e servios adequados - consumo sustentvel. Esta a preocupao do Slowfood, que conjuga o prazer da alimentao, com conscincia, responsabilidade e desenvolvimento sustentvel. Para conscientizar preciso mudar hbitos, incentivar famlias agricultoras e mostrar as conseqncias da destruio dos recursos naturais. A nfase est no consumo sustentvel e na dinmica do mercado consumidor. Procura-se aliar o consumidor, o produtor e o ambiente por meio do desenvolvimento sustentvel. Palavras - chave: Consumo Sustentvel, Consumo, Slow-Food.

1. INTRODUO

No sculo XVIII, na Inglaterra, teve incio a Revoluo Industrial. E com ela, a era da produo em massa. A burguesia Industrial, em busca de maiores lucros, menores custos e produo mais acelerada, buscou novas maneiras e tipos de produo de mercadorias. Isso, sem falar no crescimento populacional, que proporcionou uma demanda de produtos e servios, acima do produzido na poca.

O consumo o corao de todo esse sistema, responsvel em manter o sistema capitalista em movimento. O ser humano tem, por natureza, uma compulso natural em consumir, sendo isso uma caracterstica da sociedade contempornea. Entretanto, sem consumo ou em nveis decrescentes, o sistema capitalista entra em colapso. justamente nessa relao consumo alto ou baixo - que surge a necessidade de se falar em Consumo Sustentvel. Isto , saber utilizar-se dos recursos naturais para satisfazer as necessidades, sem comprometer as necessidades e aspiraes das geraes futuras. Tudo isso, implica na reduo do volume de produtos e servios consumidos, e na alterao dos hbitos de consumo. Em que pese ativar o setor econmico-financeiro das indstrias, o consumo desenfreado vem chamando a ateno de organismos preocupados com a conservao da biodiversidade, uma vez que a grande escala de consumo causa degradao do meio ambiente. Meio ambiente o conjunto de condies e comportamentos fsicos, qumicos e biolgicos que possibilitam, reagem e abrigam a vida em todas as suas formas. (FIGUEIR, 2007). A preservao deste meio garante a sobrevivncia da espcie humana. Ciente das condies atuais da biodiversidade e diante da preocupao com o planeta, passou-se a mencionar, reiteradamente, na Sustentabilidade, cuja proposta manter-se como um meio de conciliar e conscientizar a sociedade para suprir suas necessidades e, ao mesmo tempo, preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, para as geraes futuras, nos termos constitucionalmente previstos. O mundo do capitalismo exige, para sua sobrevivncia, acmulos e investimentos crescentes, onde acaba por estimular o sistema de produo/consumo em massa. E este sistema de produo que acaba por atender as necessidades dos consumidores, que utiliza-se de ferramentas scio-culturais, prestgio social, publicidade e marketing para garantir suas vendas. neste patamar que o consumidor tem um papel muito importante, pois a fim de atender s necessidades e desejos de seus clientes, que as indstrias de manufaturas ou servios aumentam sua capacidade de produo, muitas vezes sem preocupar-se com o meio sua volta. O comportamento do consumidor apresenta-se por meio de formas

diferenciadas, cabendo aos fornecedores, empresrios e prestadores de servios, descobrir os anseios de seus clientes. E mais, preciso destacar que nem todas as

pessoas so consumidores, ou seja, consumidor toda pessoa com poder aquisitivo, capaz de comprar mercadorias. com o presente estudo que se pretende demonstrar a salutar importncia e responsabilidade que o ser humano possui em relao conservao e preservao do planeta em que vive. Com enfoque instrutivo, almeja-se contribuir para a conscientizao e aprendizado das geraes, despertando-lhes interesses e concedendo-lhes

conhecimentos acerca do Consumo Sustentvel. neste sentido que se pretende demonstrar que a evoluo e a tecnologia, quando utilizadas de forma consciente, podem caminhar juntas, visando preservao das espcies e do meio ambiente, sendo que o primeiro passo a educao e a implantao de uma cultura de preservao. Consumir com responsabilidade a capacidade de escolher produtos e servios mais adequados para cada um de ns. Esse consumo responsvel torna-se ainda mais correto quando incorpora o conceito de consumo sustentvel. De que forma o consumo sustentvel pode ser uma ferramenta til para as empresas? Que alternativas podem ser exploradas em um nicho de consumidores sustentveis? Denota-se, atualmente, elevada preocupao de algumas instituies e empresas, que so voltadas preservao do planeta, preocupando, inclusive, com os altos ndices de consumo irracional de produtos durveis e no durveis. neste enfoque que se denota a preocupao da instituio/Associao do Slowfood Brasil, que segue o conceito da ecogastronomia, conjugando-se o prazer da alimentao, com conscincia, responsabilidade e desenvolvimento sustentvel. Busca-se demonstrar, tambm, que para se ter uma conscientizao populacional, preciso mudar hbitos culturais adquiridos e mostrar as conseqncias da m administrao e/ou utilizao de nossos recursos naturais, cujos prejuzos podem afetar diretamente o meio ambiente. Neste mesmo sentido, que se pretende, analisar o consumo contemporneo e suas nuances, com nfase no consumo sustentvel e na nova dinmica do mercado consumidor, uma vez que totalmente vivel diante da disponibilidade de informaes que so encontradas em livros, internet e em programas de rgos governamentais.

Com isso, procura-se beneficiar estudantes, professores, pesquisadores, tcnicos, estudiosos, ambientalistas e demais interessados na realizao da presente pesquisa acerca do comportamento do consumidor, aliado ao meio ambiente, desenvolvimento e consumo sustentveis. A demonstrao da forma de funcionamento do Slow-food Brasil e como as iniciativas sustentveis podem ser bem aceitas no mundo todo e propulsionar o desenvolvimento econmico da agricultura familiar e das comunidades tradicionais, tambm fazem parte do objetivo temtico do presente estudo.

1.1. DESCRIO DA ABORDAGEM METODOLGICA Os procedimentos metodolgicos respondem: Como? Com qu? Onde? A metodologia da pesquisa em um planejamento deve ser entendida como o conjunto detalhado e sequencial de mtodos e tcnicas cientficas a serem executados ao longo da pesquisa.

1.2. TIPOS DE PESQUISA QUANTO AOS FINS: A pesquisa tem uma grande importncia no campo das cincias sociais, principalmente na obteno de solues para problemas coletivos. De acordo com Marconi e Lakatos (2007, p.18)
O investigador, baseando-se em conhecimentos tericos anteriores, planeja cuidadosamente o mtodo a ser utilizado, formula problema e hipteses, registra sistematicamente os dados e os analisa com a maior exatido possvel. Para efetuar a coleta dos dados, utiliza instrumentos adequados, emprega todos os meios mecnicos possveis, a fim de obter maios exatido na observao humana, no registro e na comprovao de dados.

Portanto o tipo de pesquisa a ser utilizada, para a coleta dos dados, ser pelo mtodo exploratrio.

1.3. TIPOS DE PESQUISA QUANTO AOS MEIOS: O assunto a ser pesquisado ser realizado atravs de pesquisas bibliogrficas e documental direta.

A pesquisa bibliogrfica abrange todas as bibliografias j existentes e divulgadas sobre o assunto. Para Manzo apud Marconi e Lakatos (2007, p. 71)
A bibliografia pertinente oferece meios para definir, resolver, no somente problemas j conhecidos, como tambm explorar novas reas onde os problemas no se cristalizaram suficientemente, e tem por objetivo permitir ao cientista o reforo paralelo na analise de SUS pesquisas ou manipulao de suas informaes.

Sua finalidade oferecer ao pesquisador um contato direto com tudo o que foi escrito, dito ou filmado sobre o assunto.

2. ESPAO E ECONOMIA: O DESAFIO DE UM NOVO TEMPO

O Brasil possui uma extenso territorial de 850 milhes de hectares. De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuria EMBRAPA (2009), a rea destinada agricultura e pastagem corresponde somente a 35% dessa extenso, sendo que o espao de terra ocupado exclusivamente com a agricultura de apenas 7% do territrio. Entretanto, o setor agrcola responsvel por 33% do Produto Interno Bruto Brasileiro PIB e de 42% das exportaes realizadas pelo pas. Em que pese o espao reduzido destinado agricultura, o clima favorvel faz com que o Brasil apresente grande potencial de crescimento na produo agrcola, possibilitando, dependendo da regio, duas ou mais safras por ano. Todavia, mesmo o territrio brasileiro possuindo extenses de reas agricultveis que ainda no so aproveitadas, bem como disponibilidade de gua, tecnologia de ponta no setor agrcola e uma considervel demanda mundial por alimentos, a agricultura brasileira no vem crescendo a taxas expressivas nos ltimos anos. Percebe-se que a responsabilidade por aludida demanda, entre outros fatores sociais e econmicos, do consumidor que se encontra mais exigente e est mudando seus hbitos alimentares. Na busca por uma sadia qualidade de vida e preocupado com a origem saudvel dos alimentos que colocam sobre a mesa, os consumidores, em geral, esto procura por alimentos orgnicos, cuja busca vem crescendo cada vez mais e em considervel

escala. Segundo os ndices prestados pelo IBD1 Certificaes (2009) o consumo de orgnicos em todo o mundo aumenta 30% anualmente, movimentando cerca de US$ 40 bilhes, apesar de serem 50% mais caros.

Em nosso pas, considerando-se o espao reduzido destinado agricultura sria e responsvel, o setor de alimentos orgnicos2 tambm vem se destacando, tanto no mercado interno quanto no externo, pois todo o ano cresce o nmero de agricultores que vm aderindo essa prtica chamada de sustentabilidade. Registre-se que, ainda nos termos do IBD certificaes (2009), Nos ltimos anos, o mercado brasileiro desse tipo de alimentos teve taxas de crescimento de 30% ao ano e j temos uma das maiores reas de agricultura orgnica do mundo, que exporta para vrios pases. Entretanto, cumpre salientar que o cultivo de produtos orgnicos, apesar de ser realizado quase que de forma artesanal, requerem-se muitos cuidados, alm das normas e certificaes serem muito rgidas e bem definidas, diferenciando-se, deste modo, da produo convencional de alimentos.

O IBD Certificaes uma empresa brasileira que desenvolve atividades de certificaes e inspees agropecurias de produtos orgnicos, extrativistas e biodinmica. Ela opera em todo territrio nacional e em alguns pases da Amrica do Sul, Amrica Central, Europa e sia dando auxilio no desenvolvimento e padronizao da agricultura sustentvel e em relaes sociais, econmicas e ecolgicas.

A agricultura orgnica, segundo definio da FAO/OMS (1999), um sistema holstico de gesto da produo que fomenta e melhora a qualidade do agroecossistema (em particular, a biodiversidade), dos ciclos biolgicos e da atividade biolgica do solo. Os sistemas de produo orgnica se baseiam em normas de produo especficas e precisas cuja finalidade lograr agroecossistemas que sejam sustentveis do ponto de vista social, ecolgico, tcnico e econmico. (OLTRAMARI, Ana Carla; ZOLDAN, Paulo; ALTMANN, Rubens. Agricultura orgnica em Santa Catarina. Florianpolis: Instituto Cepa/SC, 2002. p.6). Segundo a Instruo Normativa n. 7, de 17 de maio de 1999, do Ministrio da Agricultura e do Abastecimento, considera-se sistema orgnico de produo agropecuria e industrial todo aquele em que se adotam tecnologias que otimizem o uso de recursos naturais e socioeconmicos e respeitem a integridade cultural. Tem por objetivo a auto-sustentao no tempo e no espao; a maximizao dos benefcios sociais; a minimizao da dependncia de energias no-renovveis e a eliminao do emprego de agrotxicos e outros insumos artificiais txicos, organismos geneticamente modificados OGM/transgnicos - ou radiaes ionizantes em qualquer fase do processo de produo, armazenamento e consumo. Entre os objetivos, deve privilegiar a preservao da sade ambiental e humana, assegurando a transparncia em todas os estgios da produo e da transformao. O conceito de sistema orgnico de produo abrange os denominados ecolgicos, biodinmicos, naturais, sustentveis, regenerativos, biolgicos, agroecolgicos e a permacultura. (OLTRAMARI, Ana Carla; ZOLDAN, Paulo; ALTMANN, Rubens. Agricultura orgnica em Santa Catarina. Florianpolis: Instituto Cepa/SC, 2002. p.6).

Seguem abaixo algumas das caractersticas que diferenciam o cultivo de produtos orgnicos da forma de produo convencional, conforme informaes colhidas junto ao IBD Certificaes (2009, p.1)
Respeito aos ciclos das estaes do ano e as caractersticas da regio. Colheita de vegetais na poca de maturao (sem induo). Rotao e consorciao de culturas. Uso de adubos orgnicos e reciclagem de materiais. Tratamentos naturais contra pragas e doenas dos vegetais, e plantas invasoras manejadas sem herbicidas. Acessos dos animais em piquetes abertos. Alimentao orgnica e uso de prticas teraputicas para cuidados com os animais. Produtos separados dos no-orgnicos, desde ao manuseio do maquinrio, e do transporte a venda. Prateleiras e geladeiras para a venda limpas e desinfetadas sob critrio e fiscalizao das certificadoras. Propriedades que exploram os trabalhadores ou usam mo-de-obra infantil no recebem o certificado.

Extrai-se do quadro abaixo uma noo geral acerca dos principais produtos certificados e exportados atualmente no Brasil, bem como seus respectivos Estados de origem:
Produto Caf Cacau Soja e Erva-Mate Acar Mascavo Suco de Laranja e Frutas secas Castanha de Caju, leo de Dend e Frutas Tropicais leo de Palma e Palmito Guaran Arroz Soja e Frutas Ctricas Pecuria PA AM SC e RS RS MT MG e PR BA PR SP e PR SP Nordeste Estado de origem

Quadro 1: Principais produtos certificados e exportados atualmente no Brasil. Fonte: Adaptado de www.ibd.com.br

Segundo exposto pela tabela acima, verifica-se que o Paran um dos Estados que apresenta destaque expressivo na produo de alimentos orgnicos, cujo cultivo e

desenvolvimento

so

feitos

pela

agricultura

familiar3.

Figura 1: Localizao da Produo Orgnica no Paran. Fonte: www.planetaorganico.com.br

J o Estado de Santa Catarina que possui grande diversidade geogrfica, uma formao tnica variada, uma estrutura fundiria na qual predomina a pequena propriedade familiar rural e uma ocupao territorial descentralizada, suas atividades econmicas esto refletidas no modo de estrutura de ocupao e colonizao do territrio diversificada. Diante dessa economia diversificada depara-se com o uso no-sustentvel dos recursos naturais, cuja ao vem deixando rastros de destruio e contaminao ambiental. Exemplo dessa destruio encontrado no ndice de que 95% das fontes de gua potvel da Regio Oeste esto contaminadas pelos dejetos de sunos (SANTA CATARINA, 2004). Mais adiante a Agenda 21 Catarinense tambm elucida que
Os resduos da explorao do carvo, o uso intensivo de agrotxicos na cultura do arroz, das hortalias e das frutas e a emisso de efluentes industriais no tratados so outras fontes de contaminao do solo e da gua. Alm disso, Santa Catarina tem alguns dos rios mais poludos do pas e um dos piores ndices nacionais de saneamento bsico. (SANTA CATARINA, 2004, p. 12)

Existem 4.130 produtores, cuja rea explorada de 3,0hectares por famlia. A rea plantada na safra 2004/05 foi de 11330 hectares e produo chegou a 75.900 toneladas. As hortalias e frutas orgnicas ultrapassam a 22.000 toneladas sendo estas para consumo interno. (HAMERSCHMIDT 2006, p.1).

Entretanto, a predominncia da pequena propriedade familiar rural e a ocupao territorial descentralizada do territrio catarinense, o que possibilita a existncia de produo agrcola diversificada, tem contribudo para o processo de estabilizao da degradao ambiental e incentivado a busca por cultivo de produtos orgnicos. Registre-se que no interior de Santa Catarina comunidades tm buscado a preservao da sade e da natureza atravs da produo de alimentos orgnicos, pois o cultivo de seus produtos ocorre de forma sustentvel, cuja atividade tambm tida como fonte de economia local.

Figura 2: Associao dos Agricultores Ecolgicos das Encostas da Serra Geral Fonte: www.agreco.com.br

AGRECO

Assim, o Estado de Santa Catarina encontrar-se em pleno desenvolvimento do cultivo de produtos orgnicos pelos pequenos produtores rurais e pela agricultura familiar, a atividade desenvolvida no Estado j d indcios do interesse pela produo como forma de gerao de renda e impulso economia, bem como demonstra a preocupao dos agricultores com a manuteno da sade e preservao da meio ambiente, atravs da sustentabilidade. Por sua vez, no Municpio de Curitibanos o cultivo de produtos orgnicos ainda no difundido de forma satisfatria, pois os pequenos produtores da agricultura

familiar que praticam a atividade da agricultura orgnica nem sempre comercializam os produtos como tais ou, ento, chegam a comercializ-los. A todo modo, ainda que tmida a divulgao tem-se que no Municpio de Curitibanos acontece a feira-livre de produtos orgnicos produzidos pelas famlias de agricultores das localidades de Passo do Marco e de Frei Rogrio.

2. 1 ESPAOS DE PRODUO LOCAL

Conforme j exposto acima, foi tambm a partir do ano de 1960, com a expanso do sistema capitalista na agricultura brasileira e com o processo de modernizao das lavouras, a situao de pequenos produtores teve um impacto negativo, causando significativas excluses do campo e gerando o xodo rural. Conforme Veiga (2003, p. 129) [...] Brasil na dcada de 60 teve como principal subproduto a expulso prematura de fora de trabalho. Outro fator que contribuiu para que agricultores abandonassem suas atividades agrcolas e partissem para as grandes cidades, foi o incio da industrializao do Brasil no sculo XX, pois, neste perodo, se necessitou atrair mo-de-obra do campo para as cidades, iniciando-se, deste modo, nas reas urbanas demanda social como sade, transporte, educao, entre outros. justamente neste contexto que se destaca a figura da agricultura familiar. Diante das necessidades urbanas e do xodo rural, a permanncia de famlias de agricultores tradicionais, proprietrios de pequenas glebas rurais que de forma efetiva, extraem da terra o seu sustento, sua renda, fez com que surgisse novo modelo de gerao de renda e economia no pas - agricultura familiar. Atualmente, a agricultura familiar desempenha uma atividade de suma importncia para a economia do pas, sem falar no desempenho de condio concreta de preservao do meio ambiente e na possibilidade efetiva do cultivo de produtos alimentcios prprios para o consumo, ou seja, alimentos in natura sem a adio de agrotxicos e/ou adubos qumicos. Ao estudar acerca da Agricultura familiar como uma forma de espao de produo local, o Ministrio do Desenvolvimento Agrrio MDA (2006), seguindo o entendimento de diversos outros autores, como Veiga (2003) e Trigueiro (2005) sustenta que a agricultura familiar exerce um papel tmido, porm central no

desenvolvimento do pas por meio da gerao de renda e trabalho, bem como no estmulo dinamizao das economias locais, o que contribui para assegurar um desenvolvimento equilibrado entre municpios e regies. Mais adiante, acrescenta que
Alm dos resultados econmicos especficos contribui para a manuteno da diversidade cultural, da biodiversidade, como tambm possui grande capacidade de preservao dos recursos naturais do pas. O novo projeto de desenvolvimento permitir a ampliao dos papis da agricultura para alm da dimenso produtiva, destacando-se a produo scio-econmica e a promoo da segurana alimentar das famlias rurais e da sociedade, a manuteno do tecido social, cultural e ambiental. (BRASIL, 2006, p. 7).

Desta forma, destaca-se o papel primordial desempenhado pela agricultura familiar atinente produo responsvel de produtos alimentcios agrcolas, uma vez que com o cultivo em pequena escala, os cuidados prestados no manejo do plantio, cultivo e colheita, so prestados pessoalmente pelos integrantes da famlia produtora. Ademais, produtos qumicos e agrotxicos no so ministrados nas lavouras, pois a produo tida para a subsistncia familiar, comercializando-se, to somente o excedente, cuja procura por estes tipos de alimentos regionalmente produzidos chamados de orgnicos, vem aumentando no mercado consumidor, alm de despertarem interesse de empresas interessadas na preservao desse cultivo, bem como de indstrias que procuram apresentar no mercado alimentos procurados por consumidores interessados na preservao da sade. Portanto, a agricultura familiar um dos principais organismos responsveis pelo cultivo local de alimentos saudvel e ecologicamente corretos, pois vm sido produzidos de forma sustentvel, sem a explorao irracional dos recursos naturais e que tm gerado a procura e despertado o interesse no mundo todo.

3. A QUESTO AMBIENTAL EM QUESTO PERSPECTIVAS PARA O CONSUMO SUSTENTVEL

Com o passar dos sculos a populao mundial cresceu consideravelmente, fazendo aumentar o consumo de matrias-primas e ocasionando considervel desgaste dos recursos naturais. Aludida situao chamou ateno, fazendo-se perceber que a natureza no infinita ou ilimitada. Assim, sabendo-se que os recursos naturais no so totalmente renovveis e quando os so pode demandar tempo considervel para atingir a maturidade necessria,

passou-se, ento, a pensar em um novo tipo de desenvolvimento econmico para o setor agrcola que se diferenciasse do modelo adotado nos idos dos anos 1980 que, por muitas vezes, se utilizavam e at se desperdiavam, de modo intenso, recursos naturais no renovveis. Foi por meio desta preocupao que o Consumo Sustentvel - criado a partir do termo Desenvolvimento Sustentvel passou a ser um desafio para toda a populao, pois demonstra a necessidade de se adotar um novo estilo de vida e de padro de consumo, criando ou mudando hbitos simples que por muitas vezes passam despercebidos em nossa rotina. A preservao do Meio Ambiente pode se dar, alm da mudana de estilo de vida e de padro de consumo, atravs da prtica de atos simples e colocando prova que se todos fizerem a sua parte possvel reduzir o impacto ambiental negativo em nosso planeta e o alto consumismo, gerado muitas vezes, por produtos suprfluos. Nos termos da Agenda 21(SANTA CATARINA, 2004, p.8) pode-se extrair que
o consumo insustentvel est aumentando a quantidade e a variedade de lixos. No Brasil cerca de 76% do lixo vai par lixes[...]. A triagem e reciclagem tm mostrado uma alternativa, porm o mais importante consumir apenas o que necessrio e durvel, gerando menos lixo.

Portanto, o consumo consciente pode ser praticado no dia-a-dia, por meio de gestos simples que levam em conta o uso racional da gua, da compra, a (re) utilizao e descarte de nosso lixo, a escolha consciente de empresas para se adquirir os produtos, pois estas aes, que podem ser consideradas contribuio voluntria e solidria, tambm podem garantir a sustentabilidade da vida em nosso planeta.

3.1. ECOLOGIA E MEIO AMBIENTE

Palavra de origem grega oikos significa habitao, e logia, estudo. Portanto, ecologia a cincia que estuda o convvio dos seres vivos entre si, e com o ambiente onde vivem. Todos os seres vivos dependem uns dos outros e do ambiente para sobreviverem, toda essa interdependncia estudada pela Ecologia (FIGUEIR, 2007). Hodiernamente, a grande preocupao de alguns setores ambientais em relao destruio desordenada da natureza, que vem causando grandes alteraes da biose e do meio ambiente em geral, prejudicando, assim, todos os seres vivos, entre os quais, o prprio homem.

Embora pouco definida e esclarecida, a expresso Meio Ambiente vem ganhando espao e prestgio no mundo moderno. de muita importncia que se busque esse entendimento para no sermos surpreendidos com a situao em que se encontra, atualmente, a questo ambiental em nosso planeta. Conforme Trigueiro (2005, p.13)
Um erro bastante comum confundir meio ambiente com fauna e flora, como se fossem sinnimos. grave tambm a constatao de que a maioria dos brasileiros no se percebe como parte do meio ambiente, normalmente entendido como parte de fora, que no nos inclui.

Deste modo, o qu nos leva a parar e repensar acerca da posio assumida em relao a esse fato , justamente, a constatao de que o Ser Humano faz parte do meio ambiente, cuja reflexo faz com que surja uma conscincia ambiental e, a partir da, tambm faz com que as aes praticadas atendam a ideia de conservao e de preservao das relaes existentes entre o indivduo e o universo. De acordo com Feldmann, (2005, p.147) A capacidade de identificar esse conjunto de relaes, a interdependncia entre elas, nosso papel enquanto indivduos, cidados, seres biolgicos, um captulo apenas iniciando. Todavia, constata-se que essa conscincia ecolgica nos seres humanos no vem se desenvolvendo a passos largos, ao contrrio. Diante da imensido dos recursos naturais existentes, porm finitos, nosso planeta est sofrendo uma degradao ambiental descontrolada, com a utilizao irracional de seus recursos, mesmo cientes que muitas comunidades dependem destes para sua sobrevivncia. Ademais, vislumbra-se que o ser humano, alm de responsvel por essa degradao, encontra-se sofrendo as conseqncias de seus atos, uma vez que as variaes climticas, a radiao solar e outras intempries que vm acontecendo diariamente, decorrentes da agresso ao meio ambiente, atingem diretamente a sade, o trabalho, os alimentos, enfim, a vida do homem. Neiman (2002, p.179), ao analisar os argumentos acima expostos, considera que
A mudana da lgica da sociedade impactada pelos danos que causou no decorrer dos tempos - procura buscar solues que no somente preservem e mantenham os recursos naturais existentes, mas ainda que restaurem e recuperem os j danificados.

Por fim, de se destacar que a mudana de atitudes em relao ao meio ambiente fundamental para que aja uma transformao para melhor, j que consumimos a mais dos recursos naturais que o planeta consegue repor.

3.2. CONSUMO SUSTENTVEL

Com o incio da globalizao, a partir do sculo XX, por meio da rpida troca de informaes, via web, implicou em um alto ndice do uso de recursos naturais, uma vez que o uso de recursos naturais e o consumo esto intrinsecamente ligados. Essa ligao devida rapidez das descobertas, da tecnologia e da cincia, aliadas necessidade de informaes em curto espao de tempo, cujas circunstncias fazem com que ocorra uma intensa explorao dos recursos naturais. Ora, crvel que o consumo desenfreado dos pases desenvolvidos e em processo de desenvolvimento, gera a busca desmedida por recursos naturais, causando degradao do ambiente natural e pobreza, devido ao imediatismo econmico globalizado. Entretanto, foi a partir da Conferncia de Estocolmo em 1972, que se iniciou a tomada da conscincia ambiental pela prpria sociedade, uma vez que pressionou as empresas poluidoras para o reconhecimento de suas responsabilidades e pela interferncia degradante sobre o meio ambiente. E mais, foi nesta ocasio que restou reconhecida a importncia da Biodiversidade, enquanto reserva estratgica da humanidade. Mais tarde no Brasil, com o advento da Constituio Federal de 1988, tambm restou disposto no artigo 225 que: todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, e delega ao Poder Pblico, em concorrncia com toda a coletividade, o dever de defend-lo para as presentes e futuras geraes. A conscientizao ambiental e a prtica de atos conscientes so fundamentais para garantir a sobrevivncia da raa humana, bem como das prximas geraes. Aludidas medidas alm de simples no demandam tempo e/ou dinheiro, pois para se obter resultados positivos na preservao e conservao do meio ambiente, basta observar o que se encontra a nossa volta e agir. nesse ponto que o consumo sustentvel faz-se crucial. Tem-se que por meio do consumo sustentvel que se pode garantir a reduo dos ndices de pobreza, os direitos das crianas e adolescentes, o acesso educao e ao trabalho, a solidariedade, bem como o respeito biodiversidade. Seguindo o entendimento de Montibeller-Filho (2001, p.17)
O desenvolvimento sustentvel (DS) um conceito amplo, devido a esta caracterstica, permite apropriaes diferenciadas e ideologizadas por segmentos sociais de interesse. Sua proposio bsica de eficincia

econmica, associada eficcia social e ambiental, que significa a melhoria da qualidade de vida das populaes atuais sem comprometer as possibilidades das prximas geraes, constitui padro normativo almejado pela maioria das sociedades humanas, hoje.

A todo modo, ainda no ser unnime, no se pode negar que constatado o aumento da conscincia ambiental e da busca por tecnologias ambientalmente corretas e economicamente viveis, pois existe uma certa preocupao, por parte da sociedade e at mesmo do Poder Pblico, nas questes ambientais e sociais.

4. SLOW FOOD4

Slow Food uma associao sem fins lucrativos criada como resposta aos efeitos do fast food, ao ritmo frentico da vida atual, ao desaparecimento das tradies culinrias regionais, ao decrescente interesse das pessoas na sua alimentao, na procedncia e no sabor dos alimentos e como a forma da escolha alimentar pode afetar o mundo. Seguindo o conceito de ecogastronomia o movimento Slow Food representa a unio entre a tica e o prazer da alimentao, bem como favorece a sensibilidade do gosto e a luta pela preservao e uso sustentvel da biodiversidade. Encontra-se voltado para a preservao no somente da satisfao na degustao dos alimentos, mas tambm no processo de preparao e transformao dos alimentos e o seu cultivo de forma ecologicamente correta, dando preferncia aos produtos orgnicos. Alm disso, o Slow Food apia um novo modelo de agricultura que menos intensivo, mais saudvel e sustentvel. A base para essa agricultura est no conhecimento das comunidades locais. Procurando manter a relao entre comida e cultura. O movimento Slow Food criou eventos chamados de convivium5, que celebra a cultura local atravs da gastronomia. Desta forma, procura transmitir e preservar as tradies culturais de uma determinada localidade, valorizando no s o conhecimento e

Comida lenta. Traz a idia de que comer muito mais do que um simples ato de matar a fome. O movimento do Slow Food tem como objetivo trazer tona o gosto pela culinria regional aliado preservao da natureza e a sustentabilidade. 5 Palavra Latina que significa uma festa, entretenimento, um banquete, conviver.

cultura popular local, mas tambm como forma capaz de oferecer diferentes maneiras de desenvolvimento econmico para regies pobres do planeta. 4.1. RETROSPECTIVA HISTRICA Com o pensamento voltado para o conceito de que Comer fundamental para viver, nos idos de 1986, na Itlia, o jornalista Carlo Petrini, fundou o movimento do Slow Food. Mais tarde, no ano de 1989, ainda na Itlia, o Movimento do Slow Food tornouse uma Associao Internacional que, atualmente conta com parcerias em diversos pases, e mantm a ideia de que comer muito mais do que um simples ato de matar a fome. Para melhor compreenso e localizao do movimento no contexto histrico, segue-se quadro demonstrativo:

Fatos Relevantes do Movimento Fundado por Carlo Petrini 1986 Associao internacional 1989 sem fins lucrativos Atualmente conta com 2009 mais de 100.000 membros.

Perodo

Parcerias e Apoio/ Local Itlia Itlia Escritrios na Itlia, Alemanha, Sua, EUA, Frana, Japo e Reino Unido, e apoiadores em 122 pases.

Quadro 2: Dados histricos do movimento Slow Food. Fonte: Adaptado de www.slowfoodbrasil.com

Sempre com o objetivo de alcanar melhor qualidade de vida, o movimento do Slow Food traz lume que a forma como nos alimentamos tem profunda influncia naquilo que nos rodeia, ou seja, na paisagem, na biodiversidade da terra e nas suas tradies. Destaca ainda que, para um verdadeiro gastrnomo impossvel ignorar as fortes relaes entre o prato e o planeta. Alm disso, melhorar a qualidade da alimentao da populao e arranjar tempo para sabore-la, uma forma simples de tornar o nosso cotidiano mais prazeroso. Ademais, alm de defender a ideia de que nossa alimentao influencia diretamente no meio em que vivemos, o Movimento/Associao do Slow Food tem

como filosofia que o alimento que ingerido e que chega mesa dos cidados deve ser Bom, Limpo e Justo. Seno vejamos:

Filosofia do Slow Food : Bom, limpo e justo: como o movimento acredita que deve ser o alimento. O alimento que comemos deve ter bom sabor; deve ser cultivado de maneira limpa, sem prejudicar nossa sade, o meio ambiente ou os animais; e os produtores devem receber o que justo pelo seu trabalho.
Quadro 3: Folosofia do Slow Food. Fonte: Adaptado de www.slowfoodbrasil.com

E mais, como toda associao sria e preocupada com a preservao do meio ambiente, sem que isso signifique o corte e/ou a reduo do desenvolvimento econmico, difundem a ideia de que no basta ser apenas consumidores, mas necessrio ser co-produtores, pois tendo informao sobre como o alimento produzido e o desprendimento de apoio efetivo aos produtores, todos se tornam parceiros no processo de produo.

Misso do Slow Food : As atividades da associao visam defender a biodiversidade, divulgar a educao do gosto e unir aos co-produtores aqueles que tm produtos de excelncia.
Quadro 4: Misso do Slow Food. Fonte: Adaptado de www.slowfoodbrasil.com

4.2. DESCRIO DAS ATIVIDADES

Atravs de atividades voltada a sua filosofia e misso, o movimento Slow Food por meio de eventos rene as comunidades que trabalham pela sustentabilidade de seus produtos e gera mecanismos para promover e disseminar e gerar educao e conhecimento em prol da preservao do meio ambiente e cultura local. O quadro abaixo mostra as principais atividades desenvolvidas pelo movimento do Slow Food. Seno vejamos:

Atividade Defesa da Biodiversidade

Educao do Gosto

Convivium Oficinas do Sabor Hortas Escolares Universidade de Cincias Gastronmicas Unindo produtores e co- Divulgao e apresentao Feiras produtores dos produtos e produtores Mercados Eventos locais e internacionais Slow Food nas escolas Treinamento de Convivium professores Horta escolar Melhoria da merenda escolar Programas extra-classe
Quadro 5: Principais Atividades desenvolvidas pelo movimento Slow Food. Fonte: Adaptado de www.slowfoodbrasil.com

Foco Combinando o prazer de saborear boa comida e bebida com o esforo para salvar gros, vegetais, frutas, raas de animais e produtos alimentcios Conhecimento da origem do alimento Quem o produz e como feito

Canal de Realizao Arca do Gosto Fortalezas Terra Madre

4.2.1 Convivium

Convivium uma palavra Latina que significa um festim, entretenimento, um banquete. Os convivia so base do Slow Food, atravs dos trabalhos dos associados que, voluntariamente usam seu tempo para realizar as ideias do Slow Food. Eles articulam relaes entre os produtores, realizam campanhas para a preservao dos alimentos tradicionais, organizam degustaes e palestras, encorajam e mostram aos chefs como usarem alimentos regionais, indicam produtores para participarem de eventos internacionais e lutam para introduzir esta educao do bom gosto nas escolas.

4.2.2 A Arca do Gosto um catlogo mundial, tambm desenvolvido pelo Movimento do Slow ood, que identifica,

Ela localiza, descreve e divulga sabores e produtos quase esquecidos e ameaados de extino. Desde o ano de 1996, j foram catalogados mais de 750 produtos ameaados de desaparecer.

4.2.3 A Atuao do Slow Food em Santa Catarina

Em Santa Catarina o movimento Slow Food est presente desde o ano 1989 em algumas comunidades do Estado. O quadro abaixo mostra alguns municpios do Estado de Santa Catarina, em que o movimento Slow Food vem atuando e os produtos sendo cultivados de maneira sustentvel.

Municpio Chapec

Associao / Comunidade APACO

Famlias / Membros 4.500 agricultores

Produtos Cultivados Queijos e derivados, Frutas locais

Parceiros Sindicatos de trabalhadores, movimentos sociais locais e da Igreja Polticas voltadas ao turismo rural e para as agroindstrias

Praia Grande

Vale de Mampituba

150 pessoas de 35 famlias

Florianpolis Urubici e Lages Santa Rosa de Lima

Santo Antnio de Lisboa Fortaleza do Pinho Santa Rosa de Lima

50 famlias 573 famlias 100 agricultores

Banana Palmito Legumes Acar de cana Mel Farinha de mandioca Pinho Frutas Gelias Doces Bolos Sorvetes Legumes Conservas Cereais

Cooperativas locais AGREGO Produtos certificados pela Ecocert

Quadro 6: Municpios onde o Slow Food atua em Santa Catarina. Fonte: Adaptado de www.slowfoodbrasil.com

Para garantir o equilbrio do ecossistema e uma colheita sustentvel de um dos produtos da Regio do Planalto Catarinense, o pinho j restou inserido no Catlogo desenvolvido pela Arca do Gosto, bem como j faz parte da Fortaleza do Slow Food.

Registre-se ainda, que por meio do projeto realizado pela Fortaleza que as Florestas de Araucrias vm sendo conservadas e protegidas, fazendo com que os produtores recebam uma remunerao mais adequada e justa pelo cultivo sustentvel do produto do Pinheiro Brasileiro. O quadro abaixo revela algumas atitudes que j geraram mudana no Estado de Santa Catarina, mostrando que com vontade e participao, muito se pode fazer.

Nome / Cidade Denise Gonalves Trs Barras Jlia Bertelli Blumenau Victor de Freitas Batista Palhoa Odirlei Paulo Lzare Arroio Trinta Wer Mirim Aldeia Harmonia (Imarui - SC) Ricardo dos Santos Ramos Laguna

Transformao Resultado Cascas, folhas e talos de Bolos, Pes e gelias. frutas e verduras no vo Folga no oramento mais para o lixo. domstico. No esquecer a luz acesa, Diminuio na conta de luz tomar banho mais rpido. e gua.

Descoberta pela Atravs do teatro preservao do verde. desenvolve educao ambiental e social. Palestra na escola de um Mutiro para limpeza dos tcnico da Epagri. rios, coleta seletiva do lixo. Ida a Braslia. Verba para um sistema de esgoto. Professor bilnge. Conhecer novas culturas, Grupo musical. reforo da identidade Lanamento de um CD. guarani.

Diminuio dos peixes e Mudana no hbito e estilo camares. de pesca. Orientaes s comunidades. No pesca mais com coca que pega camaro muito pequeno.
Santa

Quadro7: Quadro demonstrativo das mudanas que vem sendo feitas no Estado de Catariana. Fonte: Adaptado de Revista da Agenda 21 catarinense (2004).

Atitudes, ainda que pequenas, podem fazer com que o desenvolvimento sustentvel ultrapasse barreiras e espalhe novas ideias, hbitos de consumo racional e

produo consciente, para garantir a existncia dos recursos naturais e ambientais, proporcionando melhores condies de vida para a atual e para as futuras geraes.

5. CONSIDERAES FINAIS

O presente trabalho de concluso de curso foi desenvolvido com o objetivo de verificar a utilidade do consumo sustentvel para as empresas, bem como quais as alternativas a serem exploradas diante de um grupo de consumidores sustentveis. Em um perodo da histria em que a alimentao o foco de diversos setores da economia do pas, constata-se a necessidade da atividade produtiva no campo. Com a alimentao discute-se o desenvolvimento sustentvel, pois cada vez mais a sade humana fator de preocupao, inclusive internacional, e, com ela, as manifestaes positivas e favorveis produo agroecolgica. H bastante tempo se fala em produtos orgnicos, tanto quanto se fala em agrotxicos e em seus males sobre a sade humana. justamente neste meio que foi constatada a presena de consumidores exigentes, voltados para a segurana alimentar e para a procura por produtos saudveis, bem como para a preservao ambiental. A aquisio, por estes consumidores, de produtos alimentares produzidos de forma orgnica, isto , sem agrotxicos, hormnios e adubos qumicos, vem a impulsionar a economia regional do pas. Desta forma que se constatou que produtores lanaram-se produo de orgnicos como alternativa produo com alta participao qumica. Entretanto, verificou-se que aludida produo, ainda que em escala pouco difundida, eminentemente cultivada por famlias de pequenos proprietrios rurais agricultura familiar, por isso fala-se em economia regional e/ou local. Esse ciclo produtivo, alm de difundir a culinria local, preserva a cultura de produtos tradicionais e potencializa o giro econmico das famlias, vez que cultivam alimentos para a subsistncia e colocam no mercado o excedente da produo, de forma diversificada, em vista da regionalizao do alimento e devido sua procura por parte de consumidores interessados no uso. Tem-se, ademais, que as diversidades sociais e regionais no devem ser vistas como fatores limitadores de desenvolvimento, mas como potencializadores e dinamizadores da implantao de um projeto de desenvolvimento sustentvel para o Brasil rural.

O reconhecimento dessas diversidades sociais e regionais na formao do espao rural brasileiro cumpre um papel fundamental, na definio das polticas pblicas, na medida em que as aes voltadas para a construo do desenvolvimento sustentvel precisam estar balizadas pela existncia dessas pluralidades. O Brasil apresenta grande percentual de agricultores familiares, dentre eles famlias que praticam somente agricultura orgnica e que, devido aos seus saberes e aos seus conhecimentos, no que se refere a grande diversificao da produo, processamento e explorao equilibrada dos recursos naturais, apresenta grandes potencialidades para produo desse tipo de alimento. Nestes casos, esse tipo de agricultura exerce um importante papel na diferenciao dos produtos da agricultura familiar e na agregao de valor. Essa produo exige um acompanhamento cuidadoso, quase personalizado, diversificao de condies agroecolgicas somente possveis em produo de pequena escala. Alm disso, representa para a pequena propriedade uma possibilidade de agregao de valor pequena produo, gerao de renda e economia locais, sem falar do cumprimento da funo social da terra de forma ecologicamente correta. A prtica da agricultura sustentvel como fonte propulsora para o consumo, tambm sustentvel, a ideia e o objetivo que vem sendo difundido por organismos como a Associao Internacional do Slow-Food. Diante da preocupao de se conjugar o prazer da alimentao com conscincia, responsabilidade e desenvolvimento sustentvel, a Associao estudada no presente trabalho - Slow Food, tem como foco a sade e o bem-estar do homem, atravs da preservao das tradies culinrias regionais e da origem dos alimentos consumidos, tudo isso como forma de alertar o homem acerca dos efeitos negativos do fest-food. Esses organismos incentivam o modelo de cultivo de alimentos menos intenso, porm mais saudvel e com sustentabilidade, pois preceituam a apurao do gosto/sabor, atravs de alimentos cultivados sem aditivos qumicos e com o uso sustentvel da biodiversidade, cuja agricultura desenvolvida por comunidades locais, formadas por agricultores familiares. Neste prisma, verificou-se ainda que esse sistema procura vincular os alimentos com a cultura desenvolvida em determinado local, de forma a valorizar no s o conhecimento e cultura popular local, mas tambm como forma capaz de oferecer diferentes maneiras de desenvolvimento econmico para regies mais necessitadas, preservando-se, ainda, o meio ambiente.

A todo modo, o cultivo de produtos orgnicos, incentivado por associaes preocupadas com a sade do homem, manuteno das tradies culinrias e alimentos regionais e com a preservao da natureza, ensejam na colocao de produtos alimentcios diferenciados no mercado e em um modelo de desenvolvimento econmico alternativo. Registre-se que aludidos produtos orgnicos so tidos como sustentveis porque no lanam mo de produtos qumicos que contaminam as guas, perturbam processos ecolgicos, prejudicam microorganismos benficos e causam problemas de sade aos produtos e consumidores. Verificou-se, ademais, que a agricultura orgnica, cujos produtos so colocados no mercado, est voltada e orientada para a melhoria da biodiversidade, restabelecimento do equilbrio ecolgico natural, conservao do solo e dos recursos hdricos. Diante de todo o explanado e da atual conjuntura econmica em que se fala em sustentabilidade e necessidade de preservao da biodiversidade, v-se nesse sistema de produo orgnica, incentivo economia local, preservao do meio ambiente e atendimento demanda do consumidor, oportunidade de desenvolvimento e crescimento econmico para as empresas. Atravs do consumo sustentvel, isto , da procura por produtos orgnicos, as empresas veem-se obrigadas a redirecionarem seus objetivos, para atenderem os anseios do consumidor de produtos sustentveis que, embora de forma lenta, o interesse pela aquisio desses alimentos est sendo despertado na maioria dos consumidores internos. Ademais, o ramo empresarial ainda pode utilizar como ferramenta para o seu crescimento econmico o consumo sustentvel no mercado internacional, uma vez que pode vincular-se aos pequenos produtores de orgnicos, adquirindo a safra e colocando-a no mercado internacional atravs da exportao. E mais, alternativamente as empresas podem lanar mo dos nichos de consumidores sustentveis de forma regionalizada, criando-se assim, pequenas cooperativas que compraro as mercadorias e, com mais facilidade, as colocaro no mercado de consumo. Outra forma de explorao econmica por parte do setor empresarial dos nichos de consumidores sustentveis, como forma de crescimento e giro de capital, organizar de forma regional nichos de produtores orgnicos em que a empresas faro a compra desses alimentos orgnicos e os vendero a consumidores pr-determinados,

isso de acordo com a exigncia, gosto, costume e cultura do consumidor. Portanto, angariando esse sistema econmico o setor empresarial alm de estar voltado para o mercado do futuro, estar contribuindo com o desenvolvimento econmico regional, para a manuteno dos pequenos proprietrios rurais no campo, com retorno adequado s famlias agricultoras, bem como pela preservao dos produtos alimentcios regionais e pela conservao dos recursos naturais, de forma sustentvel, cuja caracterstica ser exigida das empresas e indstrias em um futuro muito prximo.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

AGRECO. Associao dos Agricultores Ecolgicos das Encostas da Serra Geral. Disponvel em http://www.agreco.com.br. Acesso em 20 novembro 2009.

BRASIL. Constituio da Repblica Federativa do Brasil: Texto Constitucional promulgado em 5 de outubro de, 1988, com as alteraes adotadas pelas Emendas Constitucionais n 1/92 57/2008, pelo Decreto n 186/2008 e pelas Emendas Constitucionais de reviso n 1 6/94. Braslia: Senado Federal, Subsecretaria de Edies Tcnicas, 2009. 512p. BRASIL. Ministrio do Desenvolvimento Agrrio - MDA. Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentvel CONDRAF, 2006.

EMBRAPA. Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento. Disponvel em http://www.embrapa.br. Acesso em 16 de novembro 2009. FELDMANN, Fbio. Consumismo. In: TRIGUEIRO, Andr (Coord.) Meio Ambiente no Sculo 21: 21 especialistas falam da questo ambiental nas suas reas de conhecimento. 4. ed. Campinas, SP: Armazm do Ip, 2005. 367p. FERREIRA, Aurlio Buarque de Holanda. Miniaurlio: o minidicionrio da lngua portuguesa dicionrio/Aurlio Buarque de Holanda Ferreira; coord. De edio Marina Baird Ferreira; equipe de lexicografia Margarida dos Anjos. 7 ed. Curitiba: Ed. Positivo, 2008. 896p. FIGUEIR, Nelson. O que , o que meio ambiente? Florianpolis: Epagri/Ciram, 2007. 40p.

IBD CERTIFICAES. Disponvel em http://www.ibd.com.br. Acesso em 16 novembro 2009.

MARCONI, Marina de Andrade. LAKATOS, Eva Maria. Tcnicas de pesquisa: planejamento e execuo de pesquisas, amostragens e tcnicas de pesquisa, elaborao, anlise e interpretao de dados / Marina de Andrade Marconi. 6. ed. 2. reimp. So Paulo: Atlas, 2007. MINISTRIO DO MEIO AMBIENTE. Disponvel em http://www.mma.gov.br. Acesso em 16 novembro 2009. MONTIBELLER-FILHO, Gilberto. O mito do desenvolvimento sustentvel: Meio ambiente e custos sociais no moderno sistema produtor de mercadorias, Florianpolis: Ed. da UFSC, 2001.

NEIMAN, Zysman. Meio Ambiente: Educao e Ecoturismo. Barueri, SP: Manole, 2002.

PLANETA ORGNICO. Disponvel em http://www.planetaorganico.com.br/. Acesso em 17 novembro 2009.

SANTA CATARINA. Agenda 21 Catarinense. n1, maro, 2004. Revista, Tempo editorial, p. 31.

SLOW-FOOD BRASIL. Disponvel em http://www.slowfoodbrasil.com. Acesso em 23 novembro 2009.

TRIGUEIRO, Andr (Coord.) Meio Ambiente no Sculo 21: 21 especialistas falam da questo ambiental nas suas reas de conhecimento. 4. ed. Campinas, SP: Armazm do Ip, 2005. 367p. VEIGA, Jos Eli da. Cidades Imaginrias: o Brasil menos urbano do que se calcula / Jos Eli da Veiga 2. Campinas, SP: Autores Associados, 2003, 304p.

You might also like