You are on page 1of 16

Direito do trabalho I Autor: Valentin Carrion comentrios consolidao das Leis do Trabalho Iniciao ao Direito do Trabalho Amauri Mascaro

aro Nascimento Ao: o Direito de obter a tutela jurisdicional. Ou seja, o direito do Estado de dizer o Direito.

Ministrio do trabalho Tem por finalidade fiscalizar a aplicao da legislao trabalhista e impor sanes de carter administrativo. Justia do Trabalho Se destina a conciliar e julgar os dissdios trabalhistas. Na justia do trabalho no h ou deve haver comarca, mas sim jurisdies. No h despacho de citao na Justia do trabalho e nem mesmo o despacho em si. S h citao na Justia do Trabalho na fase de execuo ou em situaes excepcionais por ordem do juiz. Na justia do trabalho h notificao para que o ru apresente a defesa. No existe cartrio na Justia do Trabalho, mas sim secretarias. Dirigida por um Diretor (a). As audincias trabalhistas so unas, significa que so ouvidas as partes testemunhas e todo o resto na mesma audincia, mas os juzes tem autonomia para bipartir as audincias em duas. No existe apelao na Justia do Trabalho. H recurso ordinrio que equivale a apelao do cvel.

Relao de emprego aquela que resulta do preenchimento de todos os requisitos do art. 3 da CLT.

Questionrio: 1- Elenque observada a hierarquia das normas, quais regulam o Direito do Trabalho. R: O Direito do Trabalho regulado pelas seguintes normas: a Constituio, a Lei, o Regulamento, a instruo Normativa da Justia do Trabalho, a Conveno Coletiva de Trabalho, o Acordo Coletivo, o Contrato de Trabalho e o Costume. 2- Conceitue trabalho: R: Podemos definir trabalho como qualquer atividade fsica ou intelectual, realizada por ser humano, cujo objetivo fazer, transformar ou obter algo.

3- Defina Direito do Trabalho: R: o ramo da cincia do direito que tem por objeto as normas, as instituies jurdicas e os princpios que disciplinam as relaes de trabalho subordinado, determinam os seus sujeitos e as organizaes destinadas proteo desse trabalho em sua estrutura e atividade. 4- Distinga relao de trabalho de relao de emprego, destacando seus elementos. R: A primeira expresso tem carter genrico: refere-se a todas as relaes jurdicas caracterizadas por terem sua prestao essencial centrada em uma obrigao de fazer consubstanciada em labor humano. Refere-se, pois, a toda modalidade de contratao de trabalho humano modernamente admissvel. A expresso relao de trabalho englobaria, desse modo, a relao de emprego, a relao de trabalho autnomo, a relao de trabalho eventual, de trabalho avulso e outras modalidades de pactuao de prestao de labor (como trabalho de estgio, etc.). Traduz, portanto, o gnero a que se acomodam todas as formas de pactuao de prestao de trabalho existentes no mundo jurdico atual. [...] A relao de emprego, do ponto de vista tcnico-jurdico, apenas uma das modalidades especificas de relao de trabalho juridicamente configuradas. Corresponde a um tipo legal prprio e especfico, inconfundvel com as demais modalidades de relao de trabalho ora vigorantes. (GODINHO, P. 285, 2007).

5- Estabelea a diferena entre dissdio singular e dissdio coletivo. R: Dissdio Individual o processo judicial atravs do qual o Estado concilia ou decide os litgios entre empregado e empregador singularmente considerados. A finalidade da relao jurdica dupla e sucessiva. Primeiro conciliar; no ocorrendo primeira, h ento o julgamento. Dissdio Coletivo um processo destinado soluo de conflitos coletivos de trabalho, por meio de pronunciamentos normativos constitutivos de novas condies de trabalho, equivalentes a uma regulamentao para os grupos conflitantes. Assim, dissdios coletivos so relaes jurdicas formais, geralmente da competncia originria dos Tribunais, destinadas elaborao de normas gerais. Dissdio coletivo o processo que vai dirimir os conflitos coletivos do trabalho, por meio de pronunciamento do Poder Judicirio, criando novas condies de trabalho para certa categoria ou interpretando determinada norma jurdica. De certa forma, pode-se dizer que o Tribunal do Trabalho vai criar um direito novo, ao resolver a controvrsia coletiva dos grupos nela envolvidos. 6- Responda de quem a competncia para legislar sobre Direito do Trabalho e Direito processual do Trabalho. R: competncia da Unio atravs do Poder Legislativo.

7- Responda se h ou no trabalhadores sem relao de emprego regidos pela CLT?........ 8- Diga se o Direito Internacional Privado e Normas da Organizao Internacional do Trabalho tem aplicao no ordenamento jurdico brasileiro. R:................... 9- Conceitue empregador. R: art. 2 Considera-se empregador a empresa, individual ou coletiva, que, assumindo os riscos da atividade econmica, admite, assalaria e dirige a prestao pessoal de servios. 10- Responda que pessoas a legislao equipara a empregador, elencando-os. R: art. 2 1 Equiparam-se ao empregador para os efeitos exclusivos da relao de emprego, os profissionais liberais, as instituies de beneficncia, as associaes recreativas ou outras instituies sem fins lucrativos que admitirem trabalhadores como empregados. 11- Conceitue grupo econmico. R: Grupo Econmico seria o conjunto de empresas que, mesmo com personalidade jurdica prpria, estejam sob a direo, controle ou administrao de outra, constituindo grupo industrial, comercial ou de qualquer outra atividade econmica. 12- Conceitue e distinga responsabilidade solidria de responsabilidade subsidiria. R: A responsabilidade subsidiria aquela que pressupe o exaurimento da obrigao de um outro devedor,dito principal, do qual este um devedor, digamos, "reserva". Assim, havendo o exaurimento ou impossibiidade de pagamento por parte daquele "principal", responde o devedor subsidirio ("reserva"). Podemos citar como exemplo o fiador, cuja responsabilidade - se no renunciou expressamente a isto (chamado "benefcio de ordem") - acionada aps a obrigao ou impossibilidade desta por parte do devedor afianado. Obrigao solidria, por sua vez, no obrigao reserva, mas obrigao conjunta principal. Assim, o credor pode acionar tanto um quanto o outro. e no h necessidade de acionar em conjunto, j que o solidrio responde tambm diretamente pela obrigao. uma obrigao que no se presume: resulta da vontade das partes, expressa, ou da lei. 13- Conceitue empregado, definindo seus elementos caracterizadores. R: art. 3 Considera-se empregado toda pessoa fsica que prestar servios de natureza no eventual a empregador, sob a dependncia deste e mediante salrio. 14- Diga se h ou no diferena entre trabalho intelectual, tcnico e manual. R: art.3 nico: no haver distines relativas a espcie de emprego e condio de trabalhador, nem entre o trabalho intelectual, tcnico e manual.

15- Defina trabalhador no eventual e trabalhador avulso, estabelecendo a distino entre ambos. R: H que se distinguir trabalhador avulso com eventual. O trabalhador avulso pessoa fsica que presta servios sem vnculo empregatcio, de natureza urbana ou rural, a diversas pessoas, sendo sindicalizado ou no, com intermediao obrigatria do sindicato da categoria profissional ou do rgo gestor de mo de obra. Distingue-se porm o avulso do trabalhador eventual, pois o primeiro tem todos os direitos previstos na legislao trabalhista, enquanto o eventual s tem direito ao preo avenado no contrato. Esse trabalhador no tem relao de subordinao, podem se substituir, prestar servios a vrias empresas. Exemplo de trabalhadores avulso: estivador, o conferente de carga e descarga, amarrador da embarcao no porto, etc. Enquanto o trabalhador eventual s tem direito ao preo avenado no contrato. Obs: Em ambos, no pode existir subordinao em relao empresa, seno, passa a ser empregado, gerando todos os benefcios trabalhistas. O Trabalhador Eventual aquele que realiza um trabalho de reparo hidrulico, por exemplo, executando uma tarefa eventual, no ligada a finalidade econmica da empresa tomadora de servios. J o Trabalhador Avulso conceito mais completo que se relaciona ao trabalhador da atividade fim do tomador de servios, mas sem estabelecer vnculo de emprego. Pode ser dividido em duas classificaes: trabalhador avulso porturio ou trabalhador avulso no porturio. 16- Conceitue trabalhador autnomo. R: a pessoa fsica que presta servios habituais por conta prpria a uma ou mais pessoas, assumindo os riscos de sua atividade. Ex: Mdico 17- Responda se subordinao elemento essencial caracterizao da relao laboral bem como exclusividade. R: Sim, para haver trabalho com vinculo empregatcio mister observar estes 4 elementos: Pessoalidade:Somente a prpria pessoa contratada e com o vnculo dever realizar o servio. No pode encaminhar um substituto; No-eventualidade: Segue uma Jornada de trabalho definida. No efetua trabalhos espordicos; Onerosidade: A prestao de servio tem um custo para o contratante (empregador) Subordinao ao tomador: Existe um chefe ao qual o empregado prestar contas da sua atividade. 18- Distinga remunerao de salrio estabelecendo a distino entre os dois institutos jurdicos.

R: Salrio a contraprestao devida ao empregado pela prestao de servios, em decorrncia do contrato de trabalho. J a remunerao a soma do salrio contratualmente estipulado (mensal, por hora, por tarefa etc.) com outras vantagens percebidas na vigncia do contrato de trabalho como horas extras, adicional noturno, adicional de periculosidade, insalubridade, comisses, percentagens, gratificaes, dirias para viagem entre outras. A remunerao gnero e salrio a espcie desse gnero. A palavra remunerao passou a indicar a totalidade dos ganhos do empregado, pagos diretamente ou no pelo empregador e a palavra salrio, para indicar os ganhos recebidos diretamente pelo empregador pela contraprestao do trabalho. 19- Conceitue servio efetivo R: Consoante o art. 4 caput, servio efetivo o perodo em que o empregado ficou disposio do empregador, aguardando ou executando ordens, salvo disposio especial expressamente consignada. 20- Responda juridicamente o que significa tempo disposio. R: o perodo que o empregado dispe para aguardar e executar ordens oriundas do empregador. 21- Sexo fator discriminatrio para fixao de salrio? Art. 5 R: A todo trabalho de igual valor corresponder salrio igual, sem distino de sexo. 22- Explique o que significa trabalho em domiclio e quais suas implicaes no que se refere a relao de emprego. R: o trabalho realizado pelo empregado a partir de sua prpria residncia, no se diferencia do trabalho realizado no estabelecimento do empregador desde que sejam observados os pressupostos da relao de emprego. 23- Trabalhos telemticos geram percepo de horas extraordinrias se excedido o mdulo legal? R: Sim. Art.6 nico 24- Defina trabalho domstico, trabalho rural bem como conceitue funcionrio pblico distinguindo-o de servidor pblico. R: Empregado domstico art 7 AL. A: os que prestam servios de natureza no econmica pessoa ou famlia, no mbito residencial destas; Trabalhador rural: exercem funes diretamente ligadas a agropecuria. Servidores pblicos so os empregados pblicos (funcionrios celetistas como os empregados dos Correios) e os funcionrios pblicos (estatutrios como os funcionrios da receita federal). Todos eles so agentes pblicos, que tambm engloba particulares a servio da estado. 25- Conceitue jurisprudncia, analogia, equidade, princpios, normas gerais de Direito e Direito comparado. R: So fontes do Direito que devem ser utilizadas quando a lei for omissa.

26- Responda se o Direito comum ou no fonte subsidiria do Direito do Trabalho. R: Sim, o Direito comum ser fonte subsidiria do direito do trabalho naquilo em que no for incompatvel com os princpios fundamentais deste. Art. 8 nico 27- Conceitue ato nulo distinguindo-o de ato anulvel. R: Ato nulo no possui nenhum efeito desde o seu nascimento, j o ato anulvel como o nome j diz, passvel de anulao. 28- Disserte, amparado na doutrina, na legislao e na jurisprudncia para responder a seguinte questo: ato nulo gera efeito?. R: Ato nulo aquele que j nasce com o vcio e, por causa dele, nulo desde sua criao, sua essncia. O simples fato de existir aquele ato j o denomina nulo. Ato anulvel aquele que pode apresentar vcio ou irregularidade porm que nao lhe determina a anulao de ofcio, mas sim quando argdo por pessoa interessada ou competente. ato vigente at antes da sua contestao e sentena de anulao do ato. 29- Responda que alteraes jurdicas so passiveis em uma empresa? E se essas alteraes afetam os contratos individuais de trabalho. R: Alterao de nome, scios etc. Consoante o art. 10 nenhuma alterao afetar os direitos adquiridos pelos empregados. 30- Defina prescrio, decadncia, precluso e perempo. R: A prescrio a extino da ao, pela inrcia continuada de seu titular, durante certo lapso de tempo fixado pela lei, a decadncia a extino do direito, pela inrcia continuada de seu titular, que deixa de exercit-lo durante o termo prefixado ao seu exerccio. Assim, a primeira das concluses que a prescrio fulmina a AO que protege o direito material, j a decadncia extingue o prprio DIREITO. Perempo: A perempo da ao a perda do direito de ao. Ou seja, de demandar acerca do mesmo objeto da ao, quando o autor abandona o processo por trs vezes. a sano processual ocasionada pelo descaso da vtima, na conduo da ao privada. A ttulo de esclarecimento, a perempo que ocorre no mbito trabalhista se difere da perempo que ocorre na seara cvel, haja vista que a perempo trabalhista provisria, dura apenas 6 (seis) meses e a perempo cvel ocorre em definitivo, artigo 268, pargrafo nico do CPC. Precluso , no direito processual, a perda do direito de agir nos autos em face da perda da oportunidade, conferida por certo prazo. Assim, se a parte deixa de arrolar testemunhas no prazo adequado, estar precluso seu direito produo de prova testemunhal.

As recises baseadas no art. 483 da CLT (falta grave do empregador), se denominam reciso indireta do contrato de trabalho.

Verbas rescisrias em regra sem justa causa: Saldo de salrio Aviso prvio Frias remuneradas mais 1/3 13 salrio FGTS +40% Com justa causa: Saldo de salrio Frias vencidas

FGTS verba indenizatria destinada a amparar o trabalhador no caso de perda de emprego, aquisio de moradia, aquisio de imvel, pagamento de despesas mdicas em casos de doena terminal. proibido vincular o salrio mnimo como fator de correo para qualquer fim. Conceito de salrio art.76

As verbas indenizatrias so calculadas tendo como base a maior remunerao percebida pela pessoa. Piso salarial o menor salrio pago a uma categoria de trabalhadores. Salrio normativo: a menor quantia a ser paga a membros de categoria profissional, resultante de julgamento de dissdio coletivo. Fixado por um TRT Salrio profissional: a menor quantia que pode ser paga a membros de determinadas profisses. Fixado por lei federal. Salrio complessivo: o pagamento de vrias verbas trabalhistas sob uma nica rubrica. vedado por lei. As verbas trabalhistas devem ser discriminadas.

A Conveno Coletiva de trabalho C.C.T so realizadas pelo sindicato dos empregados e o dos empregadores. O acordo resultante beneficiar todos os membros de uma categoria profissional, seja ele associado ou no. Mais ampla. Acordo coletivo de trabalho ACT acordo estabelecido entre um sindicato de empregados e algumas empresas. Mais restrito.

A hora noturna no trabalho urbano equivale a 52:min 30 ou seja 7 horas noturnas equivalem a 8 diurnas. No trabalho rural no h reduo. O horrio de trabalho noturno : das 22:00 s 05:00 O horrio da pecuria das 20:00 s 04:00 No trabalho noturno agrcola a hora de 60 minutos. No h reduo. Compensao a reduo das horas suplementares em mesmo numero de maneira a manter o mdulo de trabalho, devendo ocorrer dentro da mesma semana ms ou ano. Horas prorrogadas e no compensadas so horas extras/complementares.

So nulos de pleno direito os atos que objetivam fraudar a aplicao da legislao trabalhista. Art. 9. As normas de D. T. so de ordem pblica inderrogveis pela vontade das partes. As frias so somadas sobre a remunerao, e no o salrio. A remunerao a soma do salrio e dos benefcios recebidos pelo funcionrio. Frias destinam-se a recomposio das foras fsicas, mentais e psquicas. Trabalho insalubre expe o trabalhador a risco de sade. Garante adicional de 10, 20 ou 40% sobre o salrio base. Trabalho perigoso incluem contato com explosivos, inflamveis, radiao e eletricidade. Garantem adicional de 30% sobre o salrio base. Trabalho penoso no h definio legal de trabalho penoso. No entanto a doutrina define como trabalho penoso todo aquele que implicar carregamento excessivo de peso.

Prescrio a perda do direito de ao. Decadncia a perda do direito em si.

A prescrio no direito do trabalho de 5 anos, porm, o prazo limite de dois anos para se entrar com a ao. Se o funcionrio trabalhou 30 anos na empresa, o mesmo s tem direito aos ltimos cinco anos antes da reciso do contrato. Mas isso deve ser arguido pela parte contrria, o juiz no pode decretar a prescrio de ofcio.

A prescrio no pode ser decretada de ofcio pelo juzo, ao contrario da decadncia. Compete a parte arguir a prescrio sob pena de precluso. No se declara de ofcio a prescrio na justia do trabalho porque as verbas trabalhistas tem natureza alimentar. A prescrio para cobrana do FGTS de trinta anos, desde que ajuizada no prazo de dois anos da resciso contratual.

You might also like