You are on page 1of 9

3

O texto a seguir referncia para as questes 01 e 02.


A imprensa nacional dedicou editoriais, capas de jornais e revistas, pginas e mais pginas de suas edies desta semana catstrofe natural ocorrida no Japo. Mas, com raras e honrosas excees, esqueceu de citar um tsunami que passou por aqui durante o carnaval. O Brasil enfrenta uma tragdia de dimenses semelhantes catstrofe japonesa. Podemos dizer que a daqui muito mais grave. O tsunami que passa por aqui de forma recorrente acontece nos feriados e deixa milhares de mortes todos os anos nas estradas do pas, sobretudo as federais. A culpa dessa carnificina debitada na conta da imprudncia, pelas autoridades, mas a realidade mostra que 83% das mortes poderiam ser evitadas se a estradas fossem pelo menos duplicadas. Contra os imprudentes, a nica soluo estrada segura, pois eles sempre vo existir.
(Adaptado de: http://www.impactoonline.com.br, 13/3/2011.)

01 - A principal finalidade do texto :


a) b) c) d) e) informar sobre a precariedade das estradas brasileiras. comparar o tsunami ocorrido no Japo com o tsunami brasileiro. alertar para os perigos nas estradas brasileiras durante o carnaval. argumentar em relao a uma das causas de acide ntes nas estradas brasileiras. descrever as pssimas condies em que se encontram as estradas brasileiras.

02 - Assinale a alternativa em que a substituio sugerida entre parnteses NO mantm o mesmo sentido do texto.
a) b) c) d) e) Com raras e honrosas excees, a imprensa esqueceu de citar um tsunami que passou por aqui durante o carnaval. (De forma geral) O Brasil enfrenta uma tragdia de dimenses semelhantes catstrofe japonesa. (comparvel) O tsunami que passa por aqui de forma recorrent e acontece nos feriados. (raramente) A culpa dessa carnificina debitada na conta da imprudncia, pelas autoridades. (grande tragdia) Contra os imprudentes, a nica soluo estrada segura. (irresponsveis)

03 - Identifique a ordem lgica dos trechos a seguir, numerando-os de forma a obter um texto coerente e coeso. ( ) Foi assim com os dinossauros que, acredita-se, entraram em extino h milhes de anos por causa dos efeitos climticos gerados pela queda de um meteorito. ( ) Muitas vezes, elas multiplicam-se rapidamente e dominam espcies nativas do local para onde foram levadas, causando um desequilbrio que resulta no empobrecimento dos ambientes, na simplificao dos ecossistemas e na extino de espcies nativas. ( ) Atualmente, no entanto, a principal ameaa s espcies o ser humano. Sua interveno nos ecossistemas do planeta acelerou o desaparecimento de animais e plantas, um processo que deveria ocorrer lentamente. O ser humano tambm interfere no ciclo natural quando transporta espcies exticas para alm dos limites de sua rea de ocorrncia original. ( ) O processo de extino faz parte do curso natural das espcies. Trata-se de um evento lento causado por fatores como o surgimento de competidores mais eficientes e catstrofes naturais. Assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta.
a) b) c) d) e) 4 2 3 1. 2 3 1 4. 4 1 2 3. 2 4 3 1. 1 4 2 3.

04 - Assinale a alternativa que apresenta o ponto de vista implcito na charge.


a) b) c) d) e) Os reacionrios so contrrios s transformaes sociais. Os reacionrios cumprem um papel social to importante que deveria haver o Dia do Orgulho Reacionrio. Todas as minorias so reacionrias. H movimentos sociais que no se integram e lutam cada um por seus interesses. As pessoas que saem s ruas para defender seus direitos devem ser respeitadas.

(filipetadamassa.blogspot.com)

05 - O preconceito lingustico se baseia na crena de que s existe uma nica lngua portuguesa digna deste nome e que seria a lngua ensinada nas escolas, explicada nas gramticas e catalogada nos dicionrios. Qualquer manifestao lingustica que escape desse tringulo escola-gramtica-dicionrio considerada, sob a tica do preconceito lingustico, errada, feia, estropiada, rudimentar, deficiente, e no raro a gente ouvir que isso no portugus.
(Adaptado de: BAGNO, Marcos. Preconceito lingustico: o que , como se faz. 48. ed. So Paulo: Loyola, 1999, p. 40.)

Sob o ponto de vista do autor do texto, considere as seguintes afirmativas: 1. 2. 3. 4. As pessoas que discriminam quem fala pranta e no planta, borso e no bolso, por exemplo, desconsideram que a lngua portuguesa composta por inmeras variedades. As pessoas que moram em Curitiba falam corretamente, pois tm uma boa pronncia, como acontece com a letra e, por exemplo, no final da palavra leite. As pessoas tm modos prprios de falar dependendo das condies concretas em que se encontram, e isso contribui para a riqueza da lngua portuguesa. As pessoas que no frequentaram a escola no sabem falar corretamente, porque no puderam aprender a gramtica da lngua portuguesa.

Assinale a alternativa correta.


a) b) c) d) e) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 so verdadeiras. Somente as afirmativas 2, 3 e 4 so verdadeiras. Somente as afirmativas 1 e 2 so verdadeiras. Somente as afirmativas 1 e 3 so verdadeiras. Somente as afirmativas 3 e 4 so verdadeiras.

O texto a seguir referncia para as questes 06 e 07.


Cientistas acreditam que os humanos vm afetando o clima desde a Revoluo Industrial. Entretanto, o climatologista Willian Ruddiman, da University of Virginia, nos Estados Unidos, acredita que o aumento dos nveis de dixido de carbono e de metano gases de efeito estufa cruciais para o aquecimento da atmosfera vem de muito mais tempo, to longe quanto o incio da agricultura. Talvez sem o homem uma nova Era do Gelo tivesse comeado alguns milnios atrs.
(Adaptado de: Revista Conhecer, Editora Duetto, julho 2010, n 13, p. 32.)

06 - Com base no texto, correto afirmar que:


a) b) c) d) e) h consenso entre os cientistas de que o aquecimento global teve incio na Revoluo Industrial, quando aumentaram os nveis de dixido de carbono e de metano. o aquecimento global, fruto do aumento de dixido de carbono e de metano, consequncia direta do desenvolvimento da agricultura. uma das hipteses sobre o aquecimento global de que ele tenha comeado muito antes do processo de industrializao. o aquecimento global consequncia de alteraes climticas provocadas pelos seres humanos desde a Era do Gelo. a Era do Gelo uma das principais consequncias das mudanas climticas provocadas pelos seres humanos.

07 - Quanto finalidade das palavras destacadas, assinale a alternativa INCORRETA.


a) b) c) d) e) A preposio desde indica que o aumento dos nveis de dixido de carbono e de gs metano vem de tempos atrs, em um processo contnuo. O advrbio talvez estabelece uma relao de dvida ao fato de a Era do Gelo ter tido outra configurao sem a presena do homem. O pronome indefinido alguns estabelece uma relao de impreciso quanto data do possvel incio da Era do Gelo. A conjuno entretanto estabelece uma relao de oposio entre a hiptese de que as mudanas climticas aconteceram a partir da Revoluo Industrial e a hiptese de que comearam com o incio da agricultura. O advrbio to estabelece uma relao de superioridade entre as possveis datas em que as mudanas climticas aconteceram.

O texto a seguir referncia para as questes 08 e 09.


A julgar pelo cenrio de devastao, parece que foi ontem. Mas a verdade que est prestes a fazer um ano que chuvas torrenciais provocaram desastres no litoral paranaense. Famlias em abrigos improvisados, entulhos espalhados por vrios quilmetros e pontes quebradas continuam fazendo parte da paisagem. A falta de preparo para lidar com catstrofes e a burocracia fizeram com que apenas algumas poucas aes de reconstruo tenham sido realizadas at agora. O plano de trabalho para definir quais obras deveriam ser executadas foi finalizado somente em novembro oito meses aps a tragdia. Antes da concluso do projeto, uma sequncia de reunies, anlises e alteraes aconteceu, atrasando o incio das obras. O governo estadual reconhece que por muito tempo foram executadas apenas aes de resposta, com solues que visam a evitar mais danos, atender a casos de riscos de morte ou que ofeream o mnimo de condies de subsistncia s famlias que ficaram sem casa. Assim, basicamente, s obras emergenciais foram realizadas nos primeiros meses. Uma exceo foi a reconstruo da ponte na BR-277. Apesar de ser uma obra de engenharia mais complexa que as de estruturas de ligao das rodovias estaduais e das estradas municipais, a ponte foi concluda em apenas cinco meses. Dois fatores pesaram nesta agilidade: o fato de a obra ser de responsabilidade da iniciativa privada (concessionria da rodovia) e a falta que a ponte fazia para milhares de pessoas que precisam fazer o trajeto at o Litoral.
(Publicado em 26/02/2012, http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania.)

08 - A partir das informaes do texto, INCORRETO afirmar:


a) b) c) d) e) O despreparo e a burocracia do governo so as principais razes para que as vtimas das enchentes no litoral paranaense permaneam sofrendo com suas consequncias, mesmo aps um ano da tragdia. As enchentes de 2011, no litoral paranaense, provocaram tantos estragos que mesmo com a parceria entre o governo e a iniciativa privada ainda h muitas obras a serem realizadas depois de um ano da tragdia. Enquanto estradas e pontes que atendem o transporte e o turismo foram prontamente recuperadas, a populao afetada continua a viver de forma precria um ano aps as enchentes no litoral paranaense. As principais aes do governo foram na perspectiva de tentar evitar novas tragdias e amenizar os danos causados pelas enchentes no litoral paranaense, h um ano. A reconstruo da ponte na BR-277, destruda pelas enchentes de 2011, foi realizada rapidamente porque a concessionria que administra a estrada foi quem executou a obra.

09 - Com base no texto, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F): ( ) A segunda frase, iniciada pela conjuno mas, reafirma o que foi dito na primeira frase. ( ) O segundo pargrafo, iniciado pela expresso uma exceo, reafirma as informaes dadas no primeiro pargrafo. ( ) A ltima frase do primeiro pargrafo iniciada pelo advrbio assim, reafirma as informaes dadas na frase anterior. ( ) A segunda frase do segundo pargrafo, iniciada pela expresso apesar de, se constri a partir de duas ideias opostas. Assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta, de cima para baixo.
a) b) c) d) e) F F V V. F V F V. V V F F. V F V F. F V V F.

Considere o seguinte trecho da entrevista que o ambientalista Joo Paulo Capoblanco deu para a revista poca, em 16/04/2012. Este texto referncia para as questes 10 e 11. poca O que podemos esperar do Brasil na Rio+20? Capoblanco mais um exemplo da mudana da perspectiva do governo. O pas-sede tem uma importncia enorme: a receptividade, a forma como interage com a pauta, decisiva para o ambiente favorvel. Na Rio92, o Brasil agiu com competncia, apoiou o debate, criou a terra Yanomami, fechou a Serra do Cachimbo, uma srie de medidas. Como recebe a Rio+20 agora? Primeiro, o despreparo para a recepo. Segundo, a agenda antiambiental. (...) O que o Brasil fez de relevante na rea ambiental nos ltimos meses? Terceiro: o que est fazendo em relao agenda do evento? (...) Pegue a entrevista do responsvel pela Rio+20 e leia. Ele diz assim: (...) a questo no s meio ambiente stricto sensu, tem de ter o econmico e o social. verdade, mas achar que o Bolsa Famlia o grande exemplo do Brasil para o mundo nisso? o grande exemplo social, clarol. Mas, do ponto de vista ambiental, uma relao muito tnue. 10 - Na entrevista, Capoblanco expressa sua opinio sobre as aes do governo atual em relao s questes ambientais. Assinale a alternativa que apresenta essa opinio.
a) b) c) d) e) O governo avanou bastante na implementao de aes em defesa do meio ambiente. As aes do governo em relao proteo do me io ambiente esto aqum das expectativas. A criao da terra Yanomami e o fechamento da Serra do Cachimbo so exemplos de avano nas questes ambientais. Os avanos nas questes ambientais so to importantes quanto os avanos nas questes sociais. O governo tem apoiado os ambientalistas na proteo e conservao dos ecossistemas.

11 - Assinale a alternativa que relaciona corretamente o que disse o ambientalista com os dizeres do cartaz mostrado ao lado:
a) b) c) d) e) A campanha refora a opinio de Capoblanco, na medida em que considera o cdigo florestal um retrocesso na agenda ambiental. A campanha explicita a fragilidade dos argumentos de Capoblanco, pois mostra a preocupao do governo em vetar o cdigo florestal. A campanha critica a Rio+20, enquanto Capoblanco fala da importncia desse evento. A campanha um exemplo de como Capoblanco est desinformado em relao s aes ambientalistas do governo. A campanha faz uma crtica ao governo, enquanto Capoblanco faz uma crtica ao evento Rio+20.

Os textos 1 e 2 a seguir so referncia para a questo 12. Texto 1


Desde 2008, o Brasil ultrapassou os EUA ao se tornar o campeo mundial de consumo de agrotxicos. E, segundo a ONU, vem para o Brasil a maioria dos agrotxicos proibidos em outros pases. Aqui so utilizados para incrementar a produo de commodities. Basta dizer que 50% desses defensivos agrcolas so aplicados na lavoura de soja, cuja produo exportada como rao animal. E o mais grave: desde 1997 o governo concede desconto de 60% no ICMS dos agrotxicos. E o SUS que aguente os efeitos... nos trabalhadores do campo e em todos ns que consumimos produtos envenenados. uma falcia afirmar que os agrotxicos contribuem para a segurana alimentar. O aumento do uso deles em nada fez decrescer a fome no mundo, como indicam as estatsticas. Hoje, somos 7 bilhes de bocas no planeta. Em 2050, seremos 9 bilhes. Se medidas urgentes no forem tomadas, h de se agravar a sustentabilidade da produo agrcola.
(Frei Betto, em parceria com Marcelo Gleiser. Adaptado de: www.brasildefato.com.br)

Texto 2
O Brasil, segundo estudo da consultoria alem Kleffmann Group, o maior mercado de agrotxicos do mundo. O levantamento foi encomendado pela Associao Nacional de Defesa Vegetal (Andef), que representa os fabricantes, e mostra que essa indstria movimentou no ano passado US$ 7,1 bilhes, ante US$ 6,6 bilhes do segundo colocado, os Estados Unidos. Em 2007, a indstria nacional girou US$ 5,4 bilhes, segundo Lars Schobinger, presidente da Kleffmann Group no Brasil. O consumo cresceu no Pas, apesar de a rea plantada ter encolhido 2% no ano passado. Apesar do grande volume de recursos movimentados pela indstria no mercado brasileiro, o consumo por hectare ainda pequeno em relao a outros pases. O Brasil leva vantagem na pesquisa por se tratar de um pas com grande rea cultivada e tambm pelo tamanho da produo que sai do campo. "O Pas o grande produtor de alimentos do mundo, lidera praticamente em todos os produtos agropecurios", comenta Ademar Silva, presidente da Federao da Agricultura e Pecuria de Mato Grosso do Sul (Famasul). Para Schobinger, o aumento do consumo de agrotxico traz vantagens ao Pas. "Dessa forma, possvel aumentar o ganho de produtividade. O uso desses produtos facilita o controle de pragas a que estamos mais expostos por sermos um pas tropical", explica.
(Adaptado de: www.estadao.com.br 07 de agosto de 2009.)

12 - Tendo em vista os dois textos, considere as seguintes afirmativas: 1. 2. 3. 4. Os dois textos partem da mesma informao o fato de o Brasil ser campeo no uso de agrotxicos , mas defendem teses diferentes a partir dessa informao. Os dois textos usam argumentos diferentes, mas favorveis utilizao de agrotxicos como forma de aumentar a produo alimentar. De acordo como texto 1, preciso aumentar a produo de agrotxicos, para que possam ser produzidos alimentos proporcionais ao aumento da populao. A finalidade dos dois textos a mesma: argumentar contra do uso de agrotxicos no Brasil.

Assinale a alternativa correta.


a) b) c) d) e) Somente a afirmativa 1 verdadeira. Somente as afirmativas 1 e 4 so verdadeiras. Somente as afirmativas 2 e 4 so verdadeiras. Somente as afirmativas 1, 2 e 3 so verdadeiras. Somente as afirmativas 2, 3 e 4 so verdadeiras.

17 - Considere o seguinte poema de Manuel Bandeira:


Testamento O que no tenho e desejo que melhor me enriquece. Tive uns dinheiros perdi-os... Tive amores esqueci-os. Mas no maior desespero Rezei: ganhei essa prece. Vi terras da minha terra. Por outras terras andei. Mas o que ficou marcado No meu olhar fatigado Foram terras que inventei. Gosto muito de crianas: No tive um filho de meu. Um filho!... No foi de jeito... Mas trago dentro do peito Meu filho que no nasceu. Criou-me, desde eu menino Para arquiteto meu pai. Foi-se-me um dia a sade... Fiz-me arquiteto? No pude! Sou poeta menor, perdoai! No fao versos de guerra. No fao porque no sei. Mas num torpedo-suicida Darei de bom grado a vida Na luta em que no lutei!

Sobre esse poema, correto afirmar:


a) b) c) d) e) Nesse texto, os versos so livres, a sintaxe pouco convencional e o tema romntico. o conflito entre o moderno e o tradicional, pressuposto do modernismo brasileiro, que se instaura nesses versos de Bandeira. Esse o famoso captulo das negativas, em que o autor faz um balano de tudo o que no fez na vida. Na segunda estrofe, o eu-lrico se refere supremacia da criao potica em relao descrio objetiva da realidade. Na quarta estrofe, o poeta alude frustrao de seu pai por no t-lo visto um arquiteto diplomado.

18 - Considere o seguinte trecho do romance Memrias de um Sargento de Milcias, de Manuel Antnio de Almeida:
Na segunda-feira voltou o menino armado com a sua competente pasta a tiracolo, a sua lousa de escrever e o seu tinteiro de chifre; o padrinho o acompanhou at a porta. Logo nesse dia portou-se de tal maneira que o mestre no se pde dispensar de lhe dar quatro bolos, o que lhe fez perder toda a folia com que entrara: declarou desde esse instante guerra viva escola. Ao meio-dia veio o padrinho busc-lo, e a primeira notcia que ele lhe deu foi que no voltaria no dia seguinte, nem mesmo aquela tarde. Mas voc no sabe que preciso aprender?... Mas no preciso apanhar... Pois voc j apanhou?... No foi nada, no, senhor; foi porque entornei o tinteiro na cala de um menino que estava ao p de mim; o mestre ralhou comigo, e eu comecei a rir muito...

Com base nesse trecho, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F): ( ( ( ( ) ) ) ) Trata-se da primeira experincia de Leonardo na vida escolar. Leonardo repugnou a escola porque tinha problemas de dficit de ateno e hiperatividade. No regime escolar, a punio era uma forma de condicionamento para a aprendizagem social. A zombaria e o desleixo so caractersticas das quais Leonardo se desprendeu na vida adulta.

Assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta, de cima para baixo.


a) b) c) d) e) F V F F. V F V F. F V V F. V F V V. F V F V.

19 - Ainda hoje muitos caiaras preservam a braa como unidade de medida na confeco de suas redes de pesca. A rede de menor tamanho comumente possui 40 braas de comprimento por 5 braas de altura, construda com malha 7 cm, ideal para pescar corvina, parati e bagre. A altura da rede definida pela parte central. Ao ser construda, sua altura vai aumentando at chegar ao centro, como mostra a figura abaixo. Considerando o valor da braa igual 1,5 m e
a) b) c) d) e)

891 29,85, determine a rea de malha da rede abaixo.


59,7 m . 2 111,93 m . 2 119,4 m . 2 134,23 m . 2 268,46 m .
2

20

20

20 - As canoas de um pau s (confeccionadas a partir de um nico tronco de rvore) sempre fizeram parte da cultura caiara. Contudo, por conta de rgidas leis ambientais que probem o corte das rvores, elas so cada vez mais raras. Na regio do litoral paranaense, so comumente confeccionadas com o tronco do guapuruvu, rvore nativa da Mata Atlntica, com um comprimento equivalente a cinco braas, depois de cortada, e um comprimento de circunferncia de 264 cm. Considerando que o tronco cilndrico, que uma braa equivale a 150 cm e que = 3,14, o volume do tronco utilizado para a construo da canoa deve ser igual a:
a) b) c) d) e) 4,16015 m . 3 3,88080 m . 3 2,44062 m . 3 1,21857 m . 3 1,16137 m .
3

21 - A tabela ao lado mostra, segundo estudos realizados pela Prefeitura Municipal de Matinhos, as projees aritmticas (PA) e geomtricas (PG) da populao futura do municpio, a partir de 2010. Com base na tabela, assinale a alternativa com o grfico que melhor representa a projeo de crescimento populacional de Matinhos.

ANO 2010 2015 2020 2025 2030 2035

POPULAO ESTIMADA (Hab.) PA PG 29.428 29.428 32.050 32.462 34.672 35.809 37.294 39.501 39.916 43.574 42.538 48.066

Fonte: Plano de Gerenciamento Integrado dos Resduos Slidos (02/2012)

a)

Pop. PA

d)

Pop. PG

PG

PA

Ano

Ano

b)

Pop. PG

e)

Pop. PG

PA

PA

Ano

Ano

c)

Pop. PG

PA

Ano

22 - Segundo a Prefeitura Municipal de Matinhos, em 2010 foram destinados para o aterro sanitrio 12.689.645 kg de resduos slidos, coletados mensalmente, conforme a tabela ao lado. Com base na tabela, correto afirmar que, nos meses de alta temporada (dezembro, janeiro e fevereiro), a mdia e a mediana de resduos slidos coletados em 2010 foram, respectivamente, de:
a) b) c) d) e) 3.185.105 e 1.778.870 kg. 2.123.403,33 e 2.813.190 kg. 1.778.870 e 1.778.150 kg. 2.123.403,33 e 1.778.870 kg. 530.850,83 e 1.778.150 kg.

MS Janeiro Fevereiro Maro Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Total

QUANTIDADE (kg) 2.813.190 1.778.870 798.150 691.140 607.440 625.010 647.135 597.730 786.210 714.880 851.740 1.778.150 12.689.645

Fonte: Plano de Gerenciamento Integrado dos Resduos Slidos (02/2012)

10

23 - Perguntou-se para um grupo de 50 pescadores tradicionais da comunidade de Caieiras, em Guaratuba, o resultado de um dia de trabalho pescando no mar. A resposta foi a seguinte: 23 pescadores afirmaram que pegaram robalo, 18 pegaram cavala e 14 pegaram parati; 10 pegaram robalo e cavala; 9 pegaram robalo e parati; 8 pegaram cavala e parati e 5 pegaram as trs espcies. Diante disso, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F): ( ( ( ( ) ) ) ) Nove pescadores s pegaram robalo. Dezessete pescadores no pegaram nada. Dezoito pescadores s pegaram cavala. Dezenove pescadores no pegaram parati.

Assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta, de cima para baixo.


a) b) c) d) e) V F V V. V V F V. V F F V. F V V F. F F V F.

24 - Uma banca do mercado de Matinhos estava fazendo a seguinte promoo na venda do robalo: um desconto de 10% nos quilos que excedessem a 3 kg. Sabendo que o valor do quilo de robalo R$ 10,00, quantos quilos foram comprados por um consumidor que pagou R$ 48,00?
a) b) c) d) e) 5 kg. 4 kg. 3 kg. 2 kg. 1 kg.

25 - O grfico a seguir representa a climatologia do municpio de Matinhos a partir das mdias obtidas no perodo entre 1961 e 1990.

Climatologia de Matinhos - PR
30 28,3 350 27,4 27,4 313,1 25 26,2 25,1 23 261,5 20 18,7 19 263,5 18,3 15,7 15 159,9 10 14,3 13,1 11,1 116,6 105,5 83 5 64,8 50 100 12 10,9 129 12,8 157,3 139,5 161,4 150 15,7 21,9 20,9 21,6 21 17,5 200 22,9 250 24,3 300

T E M P E R A T U R A

P L U V I O S I D A D E

Temp. Mx. Temp. Min. Precipitao

0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12

Ms
Adaptado do Plano de Gerenciamento Integrado dos Resduos Slidos (02/2012).

Com base nos dados do grfico, considere as seguintes afirmativas: 1. 2. 3. 4. Do ms de maior precipitao pluviomtrica mdia para o de menor precipitao, h uma reduo de aproximadamente 79%. A maior amplitude mdia de temperatura se d no ms de julho. Os trs primeiros meses do ano apresentam as maiores mdias de chuva. Fevereiro apresenta uma quantidade de chuva mdia aproximadamente duas vezes maior que abril.

Assinale a alternativa correta.


a) b) c) d) e) Somente as afirmativas 1 e 3 so verdadeiras. Somente as afirmativas 2 e 4 so verdadeiras. Somente as afirmativas 1, 2 e 4 so verdadeiras. Somente as afirmativas 3 e 4 so verdadeiras. As afirmativas 1, 2, 3 e 4 so verdadeiras.

11

26 - O Fandango uma festa tpica dos caboclos e pescadores que habitam a regio litornea do Paran. determinado por um conjunto de danas que podem ser bailadas ou batidas (sapateadas, usando tamancos de madeira) e algumas valsadas. Em um baile de Fandango no bar Akdov, localizado na ilha de Superagui, encontravam-se 43 homens e 20 mulheres. Quantos casais diferentes, formados por um homem e uma mulher, poderiam ser formados para danar o Fandango?
a) b) c) d) e) 190. 380. 860. 903. 1806.

27 - No mapa ao lado, as distncias entre o terminal de embarque (em Pontal do Sul) e as praias de Braslia e Encantadas (ambas na Ilha do Mel) so, respectivamente, duas retas de 6 km e 4 km. O ngulo formado por essas duas retas de 26,38. Considerando que cos 26,38 = 0,8958 e sen 26,38= 0,4443, a distncia, em linha reta, entre as praias de Braslia e Encantadas de aproximadamente:
a) b) c) d) e) 1 km. 2 km. 3 km. 4 km. 5 km.

You might also like