You are on page 1of 5

REGULAMENTO (CE) N.

852/2004 DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO, de 29 de Abril de 2004


relativo higiene dos gneros alimentcios ... CAPTULO IV TRANSPORTE 1. Os veculos de transporte e/ou os contentores utilizados para o transporte de gneros alimentcios devem ser mantidos limpos e em boas condies, a fim proteger os gneros alimentcios da contaminao, devendo, sempre que necessrio, ser concebidos e construdos de forma a permitir uma limpeza e/ou desinfeco adequadas. 2. As caixas de carga dos veculos e/ou contentores no devem transportar seno gneros alimentcios se desse transporte puder resultar qualquer contaminao. 3. Sempre que os veculos e/ou os contentores forem utilizados para o transporte de outros produtos para alm do de gneros alimentcios ou para o transporte simultneo de diferentes gneros alimentcios, dever existir, sempre que necessrio, uma efectiva separao dos produtos. 4. Os gneros alimentcios a granel no estado lquido, em grnulos ou em p devem ser transportados em caixas de carga e/ou contentores/cisternas reservados ao transporte de gneros alimentcios. Os contentores devem ostentar uma referncia claramente visvel e indelvel, numa ou mais lnguas da Comunidade, indicativa de que se destinam ao transporte de gneros alimentcios, ou a meno "destinado exclusivamente a gneros alimentcios". 5. Sempre que os veculos e/ou os contentores tiverem sido utilizados para o transporte de produtos que no sejam gneros alimentcios ou para o transporte de gneros alimentcios diferentes, dever-se- proceder a uma limpeza adequada entre os carregamentos, para evitar o risco de contaminao. 6. A colocao e a proteco dos gneros alimentcios dentro dos veculos e/ou contentores devem ser de molde a minimizar o risco de contaminao. 7. Sempre que necessrio, os veculos e/ou os contentores utilizados para o transporte de gneros alimentcios devem ser capazes de manter os gneros alimentcios a temperaturas adequadas e permitir que essas temperaturas sejam controladas.

Caractersticas dos Veculos O local dos veculos de transporte destinado a receber os alimentos deve estar em bom estado de higiene e de conservao e deve estar livre de dispositivos e acessrios no relacionados com estes produtos. No caso dos veculos rodovirios, no deve existir comunicao com a cabina do condutor. Alm disso, deve satisfazer as seguintes condies: - As paredes interiores, incluindo o pavimento e o tecto, devem ser revestidas com materiais resistentes corroso, impermeveis, imputrescveis, fceis de limpar e desinfectar, e que no emitam, nem absorvam, cheiros. - As paredes interiores devem ser lisas e de cor clara. - Sempre que necessrio, os pavimentos devem possuir sistema de escoamento de gua. - Todos os materiais susceptveis de entrar em contacto com os alimentos transportados devem ser de material que no os contamine ou transmita substncias txicas, cheiros, cor ou sabor. - O conjunto dos dispositivos respeitantes ao fecho, ventilao e ao arejamento dos veculos, desde que sejam necessrios, deve permitir o transporte dos alimentos ao abrigo de todas as contaminaes. - Devem ser colocados, em local visvel, termmetros que permitam medir as temperaturas s quais esto submetidos os alimentos, durante o transporte. - Devem ser previstos estrados facilmente lavveis, destinados a permitir uma adequada circulao de ar, assegurando as condies hgio-sanitrias dos alimentos transportados. - Sempre que necessrio, devem ser previstos, designadamente para o transporte de carcaas animais e outras peas de carne, dispositivos de suspenso (barras, ganchos e outros) e suportes de carga, que sejam fceis de lavar e desinfectar. - As paredes exteriores das caixas isotrmicas devem ser pintadas de cor clara e as inscries, que porventura nelas se imprimam, devem ser de outras cores e o mais reduzidas possvel.

No mbito do transporte de alimentos, as altas temperaturas so utilizadas somente aquando do transporte de refeies quentes j confeccionadas, onde se pretende manter a sua temperatura acima dos 65C at ao consumo. Esse transporte deve ser efectuado atravs da utilizao de recipientes isotrmicos que assegurem a manuteno dessa mesma temperatura.

You might also like