You are on page 1of 22

1

SUMRIO
APRESENTAO ...................................................................................... 2 OBJETIVO ................................................................................................ 2 QUEM EST APTO A COLAR GRAU .......................................................... SITUAO DOS FORMANDOS ................................................................. A CERIMNIA DE COLAO DE GRAU ..................................................... TIPOS DE CERIMNIA DE COLAO DE GRAU ......................................... OUTROS EVENTOS .................................................................................. POR ONDE COMEAR ............................................................................. COMISSO DE FORMATURA ................................................................... ESCOLHA DOS HOMENAGEADOS ............................................................ 2 2 3 3 3 3 3 5

ESCOLHA DOS REPRESENTANTES DOS FORMANDOS ............................... 6 DISCURSOS ............................................................................................. CONVITES ............................................................................................... 6 7

OBSERVAES IMPORTANTES PARA A COLAO .................................... 8 PROVIDNCIAS PARA A SOLENIDADE DE COLAO DE GRAU .................. 9 ROTEIRO DA SOLENIDADE DE COLAO DE GRAU ................................... 11 VESTES TALARES UTILIZADAS NAS SOLENIDADES DE OUTORGA DE GRAU 14 JURAMENTOS ......................................................................................... 16

CONTATO................................................................................................. 21

APRESENTAO
Visando facilitar a compreenso dos procedimentos para a solenidade de colao de grau, a FURB desenvolveu este manual explicativo que aborda as principais informaes sobre o assunto, pois, de fundamental importncia que a formatura tenha um planejamento e siga as normas de protocolo desta Instituio.

OBJETIVO
Determinar as normas e procedimentos para o planejamento, a organizao e a execuo das cerimnias de colao de grau da FURB. Orientar as comisses ou representantes de turma quanto s normas e procedimentos das cerimnias de colao de grau da FURB. Determinar os atos protocolares da cerimnia.

QUEM EST APTO A COLAR GRAU


A participao do formando na colao de grau obrigatria. Est apto a colar grau, o acadmico que concluir, com assiduidade e aproveitamento, todos os componentes curriculares do curso em que se encontra matriculado, inclusive as atividades curriculares complementares, alm das providncias necessrias com a documentao. Competir ao acadmico certificar-se quanto integralizao das disciplinas do seu currculo. Em caso de dvida, dever procurar informaes junto ao Setor de Diplomas, da Diviso de Registros Acadmicos, na sala A-104 do Campus 1.

ENADE Exame Nacional do Desempenho Acadmico


Se o curso estiver relacionado entre os de exame obrigatrio, no ser expedido o diploma e nem o histrico escolar para quem no prestar a prova. Compete ao formando obter informaes junto Coordenao de seu curso e manter-se atento aos prazos de inscrio para a realizao do exame. No poder participar do ato de colao de grau, nem mesmo simbolicamente, o aluno que no estiver com sua vida acadmica regularizada at as datas estabelecidas no calendrio acadmico.

SITUAO DOS FORMANDOS


Estar com a documentao em dia com a Universidade a melhor forma de no ter imprevistos prximo colao de grau. Se sua documentao no est de acordo com as exigncias da FURB ou esteja faltando algum documento ou alguma disciplina pendente, a situao dever ser regularizada o MAIS BREVE POSSVEL. Para o registro do diploma de graduao necessrio apresentar toda a documentao exigida, ter aprovao em todas as disciplinas e cumprir os demais requisitos do curso. Se houver algum documento faltante, este deve ser apresentado ou entregue no Setor de Diplomas, da Diviso de Registros Acadmicos, em tempo hbil. Havendo disciplinas pendentes, o nome do acadmico ser automaticamente excludo da listagem. A sua situao ser informada via e-mail, mas para isso fique atento e mantenha seu endereo eletrnico (e-mail) atualizado no sistema da FURB. Para atualizar, acesse o Portal Acadmico no site da universidade (www.furb.br) ou dirija-se Praa de Atendimento ao Estudante, no Bloco A do Campus 1.

A CERIMNIA DE COLAO DE GRAU


A colao de grau a cerimnia solene e de inteira responsabilidade do cerimonial da Universidade, pois, um ato oficial, acadmico-administrativo. Este um momento onde a Instituio apresenta, para a comunidade, o resultado de vrios anos de trabalho na formao de um novo profissional que ser inserido no mercado de trabalho, gerando novas oportunidades de negcios, novos empregos e gerao de renda. Todas as solenidades de colao de grau devem ser organizadas de acordo com as orientaes estabelecidas neste manual.

TIPOS DE CERIMNIA DE COLAO DE GRAU


SOLENE: Prevista no calendrio de colao de grau da Universidade (disponvel em www.furb.br/formaturas), com a presena de autoridades, entidades representativas de classe, autoridades acadmicas e convidados, em local pblico. ESPECIAL: Os formandos que no puderem comparecer colao de grau solene marcada pela Instituio, devero dar entrada com requerimento de colao de grau em perodo especial, no Setor de Diplomas da Diviso de Registros Acadmicos (Sala A-104 do Campus 1). Para esta modalidade de colao de grau h uma Normativa Interna da Universidade (Instruo Normativa n 3), disponvel em www.furb.br/formaturas, no boto Colao de Grau, com o detalhamento dos procedimentos necessrios para colaes de grau em perodo especial.

OUTROS EVENTOS
Missas, cultos, churrascos, bailes, coquetis, almoos, jantares, mensagens de patronos, outras homenagens, so eventos opcionais, de responsabilidade exclusiva das comisses de formatura e devero ocorrer em momentos distintos aos das cerimnias de colao de grau.

POR ONDE COMEAR


Os acadmicos formandos devem procurar o Setor de Eventos e Formaturas, vinculado Coordenadoria de Comunicao e Marketing da FURB, localizado na Sala M-007 do Campus 1, para os encaminhamentos ou resoluo de eventuais dvidas referentes aos procedimentos para o evento de colao de grau.

COMISSO DE FORMATURA
Para um momento to esperado, tudo deve ser muito bem organizado. Para isso, os futuros formandos devem constituir uma comisso de formatura que ir represent-los junto Reitoria, Direo de Centro e o Setor de Eventos e Formaturas. A partir da Terceira Fase e at, no mximo, no incio do ltimo semestre, cada turma de formandos dever indicar uma comisso de formatura que ser integrada pelos alunos. Essa escolha ser feita mediante votao, em sala de aula. A comisso de formatura ser o elo entre formandos, coordenador de curso, diretor de centro, e Setor de Eventos e Formaturas, atravs de um servidor tcnico-administrativo. Nesse sentido, dever ser composta por pessoas dinmicas, disponveis, responsveis, criativas, de bom planejamento e interessadas em acompanhar todo o processo e encaminhamentos necessrios para a cerimnia de colao de grau. Concluda esta etapa, a ata ORIGINAL da reunio para Composio da Comisso de Formatura (modelo disponvel em www.furb.br/formaturas) deve ser entregue ao setor de Eventos e Formaturas, localizado na Sala M-007 do Campus 1, no horrio das 8 s 20 horas. Em hiptese alguma, as comisses de formatura podero assumir encargos de despesas ou responsabilidades em nome da FURB.

importante que a comisso de formatura no tenha um nmero excessivo de integrantes, a fim de facilitar os encaminhamentos. Poder ser subdividida em pequenos grupos encarregados de tarefas especficas. A Comisso de Formatura poder ter a seguinte composio: 1. Presidente: representar a comisso de formatura junto FURB, coordenar as reunies e supervisionar as atividades da comisso de formatura. 2. 3. Vice-Presidente: Auxilia o presidente e assume as atribuies do mesmo, na sua ausncia. Tesoureiros: em nmero de dois, devero gerenciar e administrar os recursos financeiros da comisso de formatura, apresentar balancetes mensais e determinar as autorizaes de despesas, que devero conter a assinatura do tesoureiro e do presidente. 4. 1. Secretrio: redigir e assinar a ata de cada reunio da comisso de formatura e das demais reunies, sendo responsvel pelos documentos referentes comisso de formatura. 5. 2. Secretrio: responsvel pelo contato direto com os colegas formandos, divulgar e promover as atividades da comisso de formatura e receber as crticas e sugestes dos demais formandos de sua turma. Ser de responsabilidade da Comisso de Formatura: Informar ao Setor de Eventos e Formaturas e ao Centro ao qual est ligado o curso, a composio da comisso de formatura, atravs de formulrio padro (modelo disponvel em www.furb.br/formaturas); Comparecer s reunies agendadas, para ratificar a data, local e horrio da colao de grau; Realizar reunies com os colegas formandos, para o relato das informaes recebidas; Junto com a turma, fazer a escolha dos homenageados (paraninfo, patrono e nome/amigo de turma). Nesse caso, se no houver consenso, a escolha dever ser por opo da maioria dos alunos formandos; Oficializar convite ao paraninfo e aos homenageados e aps seu aceite inclu-los nos convites da turma; Manter o endereo eletrnico (e-mail) de todos os integrantes da comisso de formatura atualizado no sistema da FURB; Manter informada a coordenao de curso sobre a escolha do paraninfo e dos homenageados; Confeccionar o convite, de acordo com os padres e formas estabelecidas pela Universidade, enviando-o para o setor de Eventos e Formaturas para aprovao, com, no mnimo, trs meses de antecedncia da data da Formatura; Enviar, atravs da Ficha de Integrantes da Colao de Grau, o Setor de Eventos e Formaturas da FURB sobre todas as questes referentes formatura, a saber: nome do paraninfo, do patrono, dos homenageados, do orador, do juramentista, do requerente e de quem conduzir as homenagens (conforme modelo disponvel em www.furb.br/formaturas) at no mximo 1 ms antes da data da Colao de Grau.

ESCOLHA DOS HOMENAGEADOS


CARTAS-CONVITES As cartas que oficializam os convites a patronos, paraninfos e homenageados especiais, devem ser enviadas com antecedncia mnima de 1 ms da data da cerimnia de colao de grau (modelo disponvel em www.furb.br/formaturas). Essas cartas, alm de tornarem o convite oficial, servem tambm para orientar os homenageados. Deve ser uma nica pessoa para cada caso e escolhidos a partir do desejo da turma ou de sua maioria. So eles: PARANINFO DO CURSO OU DA TURMA O paraninfo dever ser escolhido mediante votao, devendo tal fato ser levado ao conhecimento da direo de centro, antes da comunicao oficial pessoa indicada. O paraninfo uma personalidade com destaque no mbito do corpo cientfico da rea de atuao dos formandos, fazendo parte ou no do corpo docente da Instituio. , tambm, uma pessoa de notrio saber acadmico, reconhecida competncia e padro de referncia na rea especfica do conhecimento. Para tanto, sugerimos que o paraninfo seja algum de repercusso local, regional, estadual ou nacional, que tenha alguma relao com o curso ou com a Instituio. Caber comisso de formatura comunicar ao paraninfo a escolha do seu nome. Poder ser escolhido 01 para cada curso, turma ou centro de curso, a critrio dos formandos. SOMENTE UM PARANINFO far uso da palavra na solenidade de colao de grau. Os cursos ou turmas que, por qualquer motivo, escolherem mais de um paraninfo sero responsveis pela escolha ou sorteio de qual deles falar na cerimnia, cabendo ao setor de eventos da Reitoria, esta escolha, em caso de indefinio por parte dos formandos. Discurso do Paraninfo Deve-se evitar fugir do tema que envolve este momento de festa que se configura to importante para os formandos. No discurso deve-se salientar a importncia da profisso dos graduados na sociedade, desejando sucesso na nova etapa de suas vidas. A mensagem no poder ultrapassar 8.000 (oito mil) caracteres com espao, fazendo sua apresentao em, no mximo, cinco minutos. PATRONO DO CURSO OU DA TURMA So os formandos do curso ou da turma que elegem o(a) patrono(a), que poder, ou no, ser do quadro de servidores da FURB. O patrono um profissional que se destaca do corpo cientfico da rea do curso ou profisso, de reconhecida competncia e padro de referncia na rea especfica de conhecimento. O patrono o profissional no qual os formandos se inspiram. Preferencialmente, deve ser um profissional da mesma rea dos graduandos. O patrono no far uso da palavra na Cerimnia de Colao de Grau. OBS: Quando o paraninfo e patrono forem do sexo feminino, devero ser intitulados respectivamente de paraninfa e patrona. O termo "patronesse" usado somente em homenagens sociais e filantrpicas. NOME DE TURMA e AMIGO DE TURMA Em geral, uma homenagem a algum que manteve ou mantm prestgio incondicional junto turma e que a denominar. HOMENAGENS ESPECIAIS As homenagens especiais, pstumas, aos pais, aos mestres, aos colegas, etc., ficam a critrio do curso, porm somente duas homenagens podero ser feitas em cada Cerimnia de colao de grau. Essas homenagens no podero ultrapassar 2.000 (dois mil) caracteres com espao. Os demais homenageados docentes ou funcionrios so pessoas da instituio que, nas atividades acadmicas durante o curso, mereceram o reconhecimento e gratido da turma como um todo, podendo ser citados na cerimnia de colao de grau. Comisso de Formatura caber comunicar ao Setor de Eventos e aos escolhidos, a indicao dos respectivos nomes na colao de grau.

ESCOLHA DOS REPRESENTANTES DOS FORMANDOS


REQUERENTE Formando (escolhido pelos colegas), geralmente que se destacou durante o curso. Deve possuir uma boa dico para a leitura do requerimento de outorga do grau respectivo. (modelo disponvel em www.furb.br/formaturas). JURAMENTISTA O juramentista um formando escolhido pela turma, com boa dico, para a leitura do juramento oficial. Dirige-se tribuna e, com o brao direito estendido, l o juramento, enquanto os demais, de p, tambm com o brao direito estendido acompanham com muita ateno. No final todos repetem: ASSIM EU PROMETO. ORADOR Formando (escolhido pelos colegas), geralmente que se destacou durante o curso. Deve possuir uma boa dico, escrever o discurso, submetendo-o aos formandos e ao Setor de eventos, at 15 (quinze) dias antes da solenidade de colao de grau. APENAS UM DISCURSO ser proferido por at DOIS ORADORES, independentemente da quantidade de turmas e cursos. No discurso do orador, deve-se fazer meno importncia da figura do paraninfo, relata-se a trajetria dos formandos, a importncia da FURB na graduao dos formandos e suas expectativas para o futuro profissional. A mensagem no poder ultrapassar 8.000 (oito mil) caracteres com espao, fazendo sua apresentao em, no mximo, cinco minutos. HOMENAGENS ESPECIAIS Igualmente, para as 02 homenagens especiais, compete aos formandos a escolha dos colegas que faro a apresentao das mesmas.

DISCURSOS
Ateno! As pessoas que forem fazer uso da palavra no h necessidade de mencionar toda a nominata de autoridades e homenageados presentes mesa diretora, uma vez que o mestre de cerimnias j o fez no incio da cerimnia e o Reitor ou seu substituto o far novamente no encerramento ao agradecer suas presenas. Faz-se somente a saudao autoridade que preside a cerimnia e, com este procedimento, o orador esclarece que sada as demais autoridades. necessrio lembrar que discursos muito extensos, onde os oradores esquecem que nos primeiros minutos do discurso devem definir sua mensagem, fazem com que a platia perca o interesse de ouvi-los.

CONVITES
A escolha da empresa para a confeco e a impresso dos convites ficam a critrio dos formandos, cabendo a estes a expedio dos mesmos, mas todo material a ser impresso pela comisso de formatura, deve ser, obrigatoriamente, encaminhado apreciao e aprovao do Setor de Eventos e Formaturas, vinculado Coordenadoria de Comunicao e Marketing da FURB, localizado na Sala M-007 do Campus 1. Devero ser entregues, ao Setor de Eventos e Formaturas, 02 (dois) convites de formatura de cada curso, NO MXIMO, 15 DIAS antes da data prevista para a solenidade de colao de grau, sendo 01 destinado ao Setor de Eventos e Formaturas para apreciao da Reitoria e arquivamento na Instituio e 01 para o Centro do respectivo Curso. Devem constar, OBRIGATORIAMENTE, no convite de formatura: Data, local e horrio das solenidades: religiosa, colao de grau e baile (se houver); Juramento oficial para colao de grau, disponvel neste manual; Nome completo da Instituio; Logotipo da FURB, disponvel em www.furb.br/logotipo; Nome da Instituio na pgina personalizada de cada formando; Nome do(s) Curso(s); Nome do(s) Centro(s) a que pertence(m) o(s) curso(s); Nome, titulao e cargo das autoridades acadmicas, na seguinte ordem: Reitor; Vice-Reitora; Pr-Reitor de Ensino de Graduao, Ensino Mdio e Profissionalizante; Pr-Reitor de Pesquisa, Ps-Graduao e Extenso; Diretor(es) e Vice-Diretor(es) do(s) Centro(s); Coordenador(es) do(s) Colegiado(s) do(s) Curso(s) e Chefe(s) de Departamento(s), disponvel em www.furb.br/formaturas, no link Colao de Grau; Corpo Docente do(s) curso(s), em ordem alfabtica, que deve ser consultado junto ao Centro de cada curso; Nome do paraninfo, patrono, nome de turma, amigo de turma, orador e juramentista, nesta ordem; Relao em ordem alfabtica dos professores e funcionrios homenageados (devero, obrigatoriamente, ser mencionados os respectivos cargos dos homenageados, quando for o caso); Relao dos formandos, em ordem alfabtica (com destaque ao nome do orador e juramentista); Podero ser includos agradecimentos especiais e fotos dos formandos; Todas as informaes e nomes constantes no convite devero ser escritos por extenso, jamais abreviados.

A reviso ortogrfica de responsabilidade da comisso de formatura.

OBSERVAES IMPORTANTES PARA A COLAO


A alimentao no dia do evento dever ser leve. Deixe para beber (bebida alcolica) no baile; 30 minutos antes de iniciar a cerimnia, dirija-se ao local combinado para a formao da fila em ordem alfabtica, com o capelo na mo esquerda na altura da faixa; A entrada dos formandos normalmente em fila nica. Quando chegar ao praticvel, dirija-se ao seu lugar, fique exatamente frente de sua cadeira, de p, permanecendo assim at a entrada de todos os formandos; Durante o Hino Nacional e o Juramento, permanea de p, com o capelo na mo esquerda; No momento da chamada nominal, o capelo fica sobre a sua cadeira, devendo ser colocado em seu retorno; No momento dos discursos, evite conversar ou fazer gracinhas. Lembre-se, trata-se de um evento solene e sua imagem est sendo projetada ao vivo, nos teles; A devoluo da beca deve ocorrer, obrigatoriamente, imediatamente aps o trmino da solenidade de colao de grau.

PROVIDNCIAS PARA A SOLENIDADE DE COLAO DE GRAU


FORMANDOS DO 1 SEMESTRE DATAS IMPORTANTES 1. A partir da Terceira Fase do Curso at, no mximo, no incio do ltimo semestre letivo oficializao da comisso de formatura; 2. Abril conferir documentao pessoal para registro de diploma no Setor de Diplomas (Sala A-104, Campus 1); 3. Maio (1 semana) - Entregar ao Setor de Eventos o texto e modelo dos convites; 4. Junho (1 semana) - Entregar discurso ao Setor de Eventos, para reviso; 5. Junho (at 2 semana) - Entrega dos 02 (dois) convites prontos, sendo 01 destinado ao Setor de Eventos e Formaturas para apreciao da Reitoria e arquivamento na Instituio e 01 para o Centro do respectivo Curso.

FORMANDOS DO 2 SEMESTRE DATAS IMPORTANTES 1. A partir da Terceira Fase do Curso at, no mximo, no incio do ltimo semestre letivo oficializao da comisso de formatura; 2. Outubro - conferir documentao pessoal para registro de diploma no Setor de Diplomas (Sala A-104, Campus 1); 3. Outubro (1 semana) Entregar ao Setor de Eventos o texto e modelo dos convites; 4. Novembro (1 semana) - Entregar discurso ao Setor de Eventos, para reviso; 5. Novembro (at 2 semana) - Entrega dos 02 (dois) convites prontos, sendo 01 destinado ao Setor de Eventos e Formaturas para apreciao da Reitoria e arquivamento na Instituio e 01 para o Centro do respectivo Curso.

ENSAIO DA COLAO DE GRAU TODOS os formandos devem participar do ensaio geral (nico), em data previamente marcada pela empresa organizadora da solenidade de colao de grau e pela comisso de formatura. Recomenda-se que tambm participem do ensaio, prestadores de servios diversos, como fotgrafos, cinegrafistas, etc.

PROVA DE BECAS Ser informado aos formandos, por e-mail e atravs da comisso de formatura, o perodo e local para a prova de becas, que sero cedidas sem custo. As becas a serem utilizadas seguiro o padro descrito neste manual na descrio das Vestes Talares utilizadas em Solenidades de Colao de Grau.

QUANDO SO REALIZADAS As cerimnias de colao de grau acontecem em data definida pela Universidade Regional de Blumenau, a partir da 1. quinzena do ms de julho (para os concluintes do primeiro semestre) e a partir da 2. quinzena do ms de janeiro (para os concluintes do 2. semestre do ano anterior). O calendrio ser divulgado com a antecedncia (www.furb.br/formaturas) e das comisses de formatura. necessria, atravs do site da Universidade

HORRIO As solenidades tero incio conforme horrio definido no Calendrio das Solenidades de Colao de Grau de Universidade. Este horrio que deve ser colocado nos convites de formatura. As Cerimnias de colao de grau tm incio pontualmente no horrio definido em Calendrio, independentemente de quem esteja presente. Esto projetadas para durarem aproximadamente, de 90 a 120 minutos, dependendo do nmero de formandos.

10

Os graduandos devem chegar ao local da solenidade com (03) trs horas de antecedncia ao incio da Solenidade, para receber as orientaes finais e tirarem as fotografias com a turma. Solicita-se especial ateno ao horrio, principalmente aos que faro uso da palavra na Solenidade. Em caso de ausncia no horrio marcado, a SOLENIDADE ter incio sem eles.

QUEM ORGANIZA Todas as providncias necessrias para a solenidade de colao de grau so de responsabilidade da FURB, que ter suporte de profissionais qualificados, contratados em processo especfico, conforme Edital de Credenciamento. Os formandos sero informados dos profissionais/empresa contratada, para avaliarem a possibilidade de contratao, por parte dos formandos, para os outros eventos (culto, festas, baile, etc.).

QUANTOS CURSOS PARTICIPAM Participam em um mesmo dia, horrio e local, mais de uma turma e/ou curso, conforme definies de cada centro de curso e observadas a disponibilidade e capacidade do local escolhido para a solenidade de colao de grau, definido pela Instituio. A relao dos cursos que participaro da mesma solenidade ser estabelecida pelo centro ao qual cada curso est vinculado.

NMERO DE CONVIDADOS POR FORMANDO Proporcional ao nmero de formandos, de acordo com a capacidade do local, excluindo-se os locais reservados para professores e homenageados e a instalao de equipamentos de foto e vdeo. De acordo com a inspeo e as instrues do corpo de bombeiros militar, terminantemente proibido o acesso superior capacidade mxima dos auditrios nas solenidades de colao de grau, devendo todos os presentes permanecer assentados, exceo do pessoal em trabalho. Desta forma, no ser permitido o acesso de convidados ao auditrio, quando este estiver com sua capacidade esgotada. A FURB reserva-se ao direito de limitar o nmero de convidados por formando na solenidade de colao de grau, atravs de convites individuais, como forma de respeitar a capacidade mxima estabelecida no contrato da Universidade com o local da solenidade.

RESERVA DE LUGARES NA PLATIA Sero reservados 02 lugares para cada formando, para acomodar os pais ou representantes e mais 30 lugares para professores, autoridades e convidados especiais. Os convidados com lugares reservados, somente tero acesso a eles at 10 minutos antes de iniciar a solenidade.

PRESENA DE CRIANAS desaconselhvel aos formandos e familiares levarem crianas menores de (10) dez anos a essas solenidades.

GUARDA DE OBJETOS O Cerimonial no disponibiliza local para a guarda de bolsas, sacolas e outros objetos dos formandos, portanto os mesmos no devem ir para a solenidade de colao de grau portando qualquer objeto que no possa ficar com ele prprio ou acompanhante.

11

ROTEIRO DA SOLENIDADE DE COLAO DE GRAU


O Reitor da FURB presidir o ato de colao de grau, podendo delegar esta funo ao Vice-Reitor, Pr-Reitores ou Diretores de Centro, aos quais esto vinculados os cursos dos formandos. O presidente da mesa diretora suspender a sesso, se constatar comportamento atentatrio ao decoro acadmico. O roteiro do cerimonial de responsabilidade da FURB, devendo ser conduzido pelo mestre de cerimnias, na seguinte ordem: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. Msica de abertura; Saudao inicial; Composio da mesa diretora; Abertura da sesso; Entrada dos formandos; Texto Institucional; Ato cvico hino nacional; Leitura do requerimento solicitando a imposio do grau (01 formando em nome de todos) Deferimento do requerimento;

10. Juramento (01 formando para cada curso/rea); 11. Aceitao do juramento; 12. Outorga de grau chamada nominal dos formandos (SEM execuo de musica individual); 13. Discurso do orador (proferido por at DOIS ORADORES em nome de todos os formandos); 14. Homenagem 1 (entrega de lembranas, se for de interesse dos formandos, no caso de homenagem aos mestres); 15. Homenagem 2 (entrega de flores, se for de interesse dos formandos, no caso de homenagem aos pais); 16. Discurso do Paraninfo (nico para todos os formandos); 17. Discurso do Diretor de Centro (nico para todos os formandos); 18. Pronunciamento do Reitor ou representante e; 19. Encerramento.

12

COMPOSIO DA MESA Na solenidade de colao de grau, a composio da mesa de honra de responsabilidade do Cerimonial e Protocolo da FURB, atravs do Setor de Eventos e Formaturas, devendo obedecer ordem de precedncia e sendo composta pelas seguintes autoridades: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. Prefeito; Reitor; Pr-Reitor(a); Diretor(a) de Centro; Coordenador de Curso Patrono; Paraninfo; Nome de turma; Autoridades convidadas.

O Cerimonial e Protocolo da FURB poder modificar a composio da mesa de honra, de acordo com a disponibilidade e do nmero de autoridades presentes. Demais autoridades acadmicas, de entidades representativas, bem como homenageados e convidados especiais, sero citados pelo mestre de cerimonial e acomodados em local especial, de destaque, junto platia.

CHAMADA NOMINAL DOS FORMANDOS PARA OUTORGA DE RAU A chamada dos formandos feita individualmente e em ordem alfabtica pelo mestre de cerimnias. vedado o uso de efeitos especiais, dispositivo sonoro do tipo megafones, apitos, sirenes, cornetas (acionadas mecanicamente ou por meio de ar comprimido), bem como de instrumento de percusso de qualquer tipo, durante a solenidade de colao de grau.

ENTREGA DO CANUDO feita pelos componentes da mesa. Os formandos cujos familiares tenham vnculo com a Universidade, podero ser convidados para proceder entrega do respectivo canudo, mas devero identificar-se junto ao Cerimonial e Protocolo da FURB com antecedncia.

ACOMPANHAMENTO MUSICAL Haver cinco momentos musicais na solenidade de colao de grau: Entrada das Autoridades instrumental; Entrada dos Formandos uma nica msica forte e impactante por turma; Ato cvico Hino Nacional (cantado ou instrumental); Outorga de Grau msica nica para turma em baixo volume durante a chamada nominal e impactante aps cada outorga de grau; Homenagens instrumental.

13

RECURSOS DE VDEO Deve-se tratar de uma exibio sobre a profisso escolhida ou montagem com informaes dos formandos, excludas desta edio, viagens, passeios, trabalhos. de bom tom que nas imagens sejam contemplados todos os formandos. O vdeo dever ter durao mnima necessria para a apresentao de todos os formandos, devendo ser exibido antes do incio da solenidade de colao de grau, na homenagem aos pais e tambm ao trmino da solenidade.

DAS FOTOS E FILMAGENS O servio far parte das providncias das solenidades de colao de grau, ficando sob responsabilidade da empresa que organizar a solenidade, conforme Edital de Credenciamento junto FURB para contratao deste servio, atravs de processo especfico. Lembramos que no ser permitido uso de mquinas fotogrficas e filmadoras por familiares e convidados no local definido para a solenidade.

14

VESTES TALARES UTILIZADAS NAS SOLENIDADES DE OUTORGA DE GRAU


Na solenidade oficial de colao de grau, todos os formandos devero trajar beca na cor preta com jabeaux (espcie de babador localizado na parte da frente da beca) branco; faixa na altura da cintura na cor dourada (Faixa Institucional da FURB) e capelo na cor preta, com aplicao de bordado com o Logotipo da Universidade na cor dourada, que deve estar nas mos do formando, no lado esquerdo, sendo colocado na cabea do formando, por ele prprio, aps ser outorgado o grau. importante esclarecer que a faixa para beca e a aplicao do bordado com o Logotipo so fornecidos pela Universidade, sem custos. Foto: Polly Formaturas

Polticos, empresrios e demais pessoas participantes da mesa, que no sejam membros acadmicos da universidade, usam terno em cor escura; mulheres usam traje social, em tons discretos e suaves. IMPORTANTE - lembramos s comisses de formatura que orientem os formandos para o uso de roupas leves e confortveis por baixo da beca. Para as MULHERES: Sapato preto e meia fina, preta. Para os HOMENS: sapato preto, camiseta preta sem gola, cala comprida preta e meia social preta. Evita-se, dessa forma, o contraste da beca preta com peas de outras cores. No ser permitido o uso de tnis, bermudas ou outros trajes que no condizem com a solenidade pois trata-se de um evento oficial.

SIMBOLOGIA DAS CORES, GRAU CONFERIDO E PEDRAS DE CADA CURSO O cerimonial universitrio pode dar destaque s cores relacionas ao conhecimento humano vermelho, azul e verde como elementos sgnicos. O segmento universitrio utiliza, tambm, a fuso de todas as cores o branco atribuindo-a ao Reitor, como a concentrao do saber supremo. A cor preta utilizada somente nas peas bsicas, como a beca. A classificao das cores a seguinte: VERMELHO - Representa o reino animal, que corresponde incluso das Cincias Jurdicas, Sociais Aplicadas, Cincias Humanas e Lingstica, Letras e Artes. VERDE - Representa o reino vegetal, que corresponde incluso das Cincias da Sade e Cincias Biolgicas. AZUL - Representa o reino mineral, que corresponde incluso das Cincias Exatas e da Natureza, Terra, Cincias de Engenharia e Tecnologia. As cores bsicas, com o decorrer dos tempos, foram relacionadas s cores das pedras preciosas, estabelecendo uma correlao entre cursos e pedras preciosas, unicamente por interesses comerciais. No h qualquer associao s vestes talares e so relacionadas unicamente s cores das reas do conhecimento de cada curso. A controvrsia entre cursos e pedras preciosas tornou-se de alta importncia para os formandos quando da colao de grau, criando expectativas, pois no est normatizado; constata-se desta forma o mesmo curso com cores diferentes em Universidades distintas. Para dirimir dvidas, relacionamos os cursos da FURB e a relao da pedra preciosa, sem qualquer analogia s vestes talares. Verifique na tabela a seguir, as informaes para seu curso:

15

CENTRO 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30. 31. 32. 33. 34. 35. 36. 38. 39. 40. 41. 42. 43. CCT CCJ Direito

CURSO

GRAU CONFERIDO Bacharel Bacharel, Licenciado Enfermeiro Farmacutico Fisioterapeuta Mdico Mdico Veterinrio Nutricionista Cirurgio Dentista Bacharel, Psiclogo Bacharel Bacharel Bacharel Bacharel Tecnlogo Tecnlogo Bacharel Bacharel, Licenciado Licenciado Licenciado Licenciado Arquiteto e Urbanista Bacharel Engenheiro Civil Engenheiro de Produo Engenheiro de Telecomunicaes Engenheiro Florestal Engenheiro Eletricista Engenheiro Qumico Tecnlogo Licenciado Bacharel, Licenciado Bacharel Bacharel, Licenciado Bacharel Assistente Social Bacharel, Licenciado Bacharel Licenciado Bacharel, Licenciado Bacharel, Licenciado Bacharel

PEDRA Rubi Safira Azul Turmalina Verde Topzio Esmeralda Esmeralda Esmeralda Ametista Granada Lpis-Lazli Safira azul escura Safira Azul gua Marinha Turmalina Rosa Safira Azul Safira Azul Safira Azul Safira Azul Ametista Ametista Ametista Safira Azul Safira Azul Safira Azul Safira Azul Safira Azul Safira Azul Safira Azul Safira Azul Safira Azul Ametista Esmeralda Rubi Ametista Turmalina Verde Ametista Safira Azul Safira azul Safira azul Safira azul Safira azul Safira azul

CCS

Educao Fsica Enfermagem Farmcia (Resoluo CFF n471, 08/02/08) Fisioterapia Medicina Medicina Veterinria Nutrio Odontologia Psicologia (Resoluo. CFP n 002/2006) Administrao Cincias Contbeis Cincias Econmicas Secretariado Executivo Bilnge Tecnologia em Comrcio Exterior Tecnologia em Marketing Turismo e Lazer Artes Letras Licenciatura em Alemo Pedagogia Arquitetura e Urbanismo Design Engenharia Civil Engenharia de produo Engenharia de Telecomunicaes Engenharia Florestal Engenharia Eltrica Engenharia Qumica Tecnologia em Eletromecnica Cincias da Religio Cincias Sociais Comunicao Social Publicidade e Propaganda Histria Moda Servio Social Cincias Biolgicas Cincias da Computao Licenciatura em Computao Matemtica Qumica Sistemas de informao

CCSA

CCE

CCHC

CCEN

16

JURAMENTOS
O juramento retrata o momento solene em que o profissional, na plenitude de sua formao, afirma livre, mas enfaticamente, sua integral dedicao aos postulados da profisso e total respeito aos seus valores tcnicos, legais e morais. Cada curso/rea far seu juramento no momento prprio da solenidade de outorga de grau. O Juramentista ir a Tribuna, solicitar que seus colegas fiquem de p e estendam a mo direita para o juramento e ento comear a leitura. No necessria a repetio frase a frase. Ao concluir o texto, o juramentista pronunciar a frase ASSIM NS PROMETEMOS, ento repetida pelos demais colegas em coro. A seguir, os juramentos dos cursos de Graduao da FURB:

CENTRO DE CINCIAS JURDICAS DIREITO Juro, como Bacharel em Direito, no exerccio das minhas funes e do meu ofcio, respeitar os princpios sobre os quais se assentam as leis, guiar-me luz da tica, sempre em busca da Justia, e dos Valores Humanos, valendo-me do Direito como instrumento mximo para assegurar aos homens os seus direitos fundamentais e intocveis, sem distino de qualquer natureza. E, acima de tudo, prometo defender a liberdade, pois sem ela no h direito que sobreviva, nem paz que se concretize.

CENTRO DE CINCIAS DA SADE EDUCAO FSICA Juro, diante de Deus e da sociedade que far uso do meu trabalho, que conduzirei meus esforos profissionais com a mxima responsabilidade, utilizando meus conhecimentos para o desenvolvimento, lembrando e respeitando os postulados da tica profissional. ENFERMAGEM Juro dedicar minha vida profissional a servio da humanidade, respeitando a dignidade e os direitos da pessoa humana, exercendo a enfermagem com conscincia e dedicao, guardando sem desfalecimento os segredos que me forem confiados, respeitando a vida desde a concepo at a morte, no participando voluntariamente de atos que coloquem em risco a integridade fsica e psquica do ser humano, mantendo elevados os ideais da minha profisso, obedecendo aos preceitos da tica e da moral, preservando sua honra, seu prestgio e suas tradies. FARMCIA Prometo, no exerccio da profisso de farmacutico, ser sempre fiel aos deveres da honra da cincia e da caridade, nunca me servirei da minha profisso para corromper os costumes, nem favorecer o crime. FISIOTERAPIA Juro, por Deus e minha famlia, diante de meus mestres, que me dedicarei fisioterapia com honra, dignidade, respeitando a vida humana desde a concepo at a morte, jamais cooperando em ato que voluntariamente se atente contra ela, ou que coloque em risco a integridade fsica, psquica e social do ser humano, dispondo todo meu conhecimento, talento e inteligncia para a promoo, proteo e recuperao da sade. Repassarei meus conhecimentos sempre que se fizer necessrio e agirei com humildade e honestidade. MEDICINA (Juramento de Hipcrates resumido) Prometo que ao exercer a arte de curar, mostrar-me-ei sempre fiel aos preceitos da honestidade, da caridade e da cincia. Penetrando no interior dos lares, meus olhos sero cegos, minha lngua calar aos segredos que me forem revelados, o que terei como preceito de honra. Nunca me servirei da profisso para corromper os costumes ou favorecer o crime. Se eu cumprir esse juramento com fidelidade, goze eu, para sempre, a minha vida e a minha arte de boa reputao entre os homens. Se o infringir ou dele me afastar, suceda-me o contrrio.

17

MEDICINA VETERINRIA Sob a proteo de Deus, juro que, no exerccio da Medicina Veterinria, cumprirei os dispositivos legais e normativos, com especial ateno ao cdigo de tica, sempre buscando uma harmonizao perfeita entre cincia e arte, para tanto aplicando os conhecimentos cientficos e tcnicos em benefcio da preservao e cura de doenas animais, tendo como objetivo o homem. E juro tudo isso fazer, com o mximo respeito ordem pblica e aos bons costumes, mantendo o mais estreito segredo profissional das informaes de qualquer ordem que, como profissional tenha eu visto, ouvido ou lido, em qualquer circunstncia em que esteja exercendo a profisso. NUTRIO Juro que, ao exercer a profisso de nutricionista, a farei com dignidade e competncia, valendo-me da cincia da nutrio em beneficio da sade do homem, sem discriminao de qualquer natureza. Juro, ainda, que serei fiel aos princpios da moral e da tica. Se eu cumprir este juramento com fidelidade, possa merecer os louros que proporcionam a profisso. ODONTOLOGIA Prometo praticar com fidelidade a minha profisso de cirurgio-dentista, abster-me de tudo quanto for pernicioso ou contrrio ao meu dever, fazer tudo que estiver em meu poder para manter e elevar os ideais de minha profisso. Se eu cumprir este juramento com fidelidade, gozem eu, para sempre, a minha vida e a minha arte, de boa reputao entre os homens. PSICOLOGIA Como psiclogo, eu me comprometo a colocar minha profisso a servio da sociedade brasileira, pautando meu trabalho nos princpios da qualidade tcnica e do rigor tico. Por meio do meu exerccio profissional, contribuirei para o desenvolvimento da psicologia como cincia e profisso na direo das demandas da sociedade, promovendo sade e qualidade de vida de cada sujeito e de todos os cidados e instituies.

CENTRO DE CINCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAO E SUAS HABILITAES Prometo dignificar minha profisso, consciente de minhas responsabilidades legais, observar o cdigo de tica, objetivando o aperfeioamento da cincia da administrao, o desenvolvimento das instituies e a grandeza do homem e da ptria. CINCIAS CONTBEIS Prometo exercer com zelo, diligncia e honestidade a profisso contbil, cumprindo com fidelidade os deveres impostos pelo meu grau, respeitando a verdade, a justia e o sigilo profissional, propugnando sempre pela soluo dos problemas sociais e econmicos da humanidade. Juro cumprir fielmente o cdigo de tica da profisso contbil quer na sua letra, quer no seu esprito, com o objetivo de tornar-me digno de ser mais um membro da grande classe de contabilistas do Brasil. Juro pela profisso! Juro pela classe! Juro pelo Brasil! CINCIAS ECONMICAS Prometo exercer a profisso de economista, buscando promover o bem-estar econmico e social do pas, com respeito ao princpio maior da moral e da tica, em um aprimoramento constante dos instrumentos civilizadores para engrandecimento da humanidade. SECRETARIADO EXECUTIVO BILINGE (Aprovado na Plenria do VIII Consec-Congresso Nacional de Secretariado/1992, em Manaus/AM). Eu, Profissional de Secretariado Executivo, sob juramento solene, prometo: Exercer a profisso dentro dos princpios da tica, da integridade, da honestidade, e da lealdade; respeitar a Constituio Federal, o Cdigo de tica Profissional e as normas institucionais; buscar o aperfeioamento contnuo e; contribuir, com o meu trabalho, para uma sociedade mais justa e mais humana. TECNOLOGIA EM COMRCIO EXTERIOR Prometo dignificar minha profisso, consciente de minhas responsabilidades legais, observando o cdigo de tica, objetivando o aperfeioamento da tecnologia em comrcio exterior, o desenvolvimento das instituies e a grandeza do homem e da ptria.

18

TECNOLOGIA EM MARKETING Prometo dignificar minha profisso, consciente de minhas responsabilidades legais, observando o cdigo de tica, objetivando o aperfeioamento da tecnologia em marketing, o desenvolvimento das instituies e a grandeza do homem e da ptria. TURISMO E LAZER Prometo, como bacharel em Turismo e Lazer, dedicar-me pesquisa e ao desenvolvimento sustentvel do turismo e do lazer, gesto eficiente e tica da hotelaria, do turismo e do lazer, empenhar-me pelo engrandecimento do fenmeno turstico no Brasil e no mundo, preservar o turismo como instrumento de paz, bem estar e entendimento entre os povos e zelar pelos valores ticos da profisso.

CENTRO DE CINCIAS DA EDUCAO ARTES Prometo divulgar os conhecimentos que me foram transmitidos e, no exerccio da minha profisso, atuar com dignidade e tica, procurando garantir e contemplar a democracia, a liberdade, a diversidade dos modos de fazer e pensar nos diferentes mbitos sociais, respeitando as diferenas inerentes s diversas expresses artsticas em prol do engrandecimento da arte, da educao e da cultura do meu pas". LETRAS Solenemente prometo, no desempenho de minhas funes transmitir, com lealdade, integridade e honestidade, os ensinamentos humanos e cientficos a mim confiados, para profissionais e cidados conscientes, responsveis e inteligentes. Prometo tambm, no exerccio de minha profisso, cumprir fielmente os deveres da honra, da cincia e de fazer tudo quanto as minhas foras permitirem pela educao nacional e pela grandeza do pas, esforando-me ao mximo para desenvolver em suas mentes a capacidade de raciocnio, de discernimento, para que o aprendizado se torne leve, agradvel e enriquecedor. LICENCIATURA EM ALEMO Solenemente prometo, no desempenho de minhas funes de educador, transmitir, com lealdade, integridade e honestidade, os ensinamentos humanos e cientficos, que faam dos jovens, a mim confiados, profissionais e cidados conscientes, responsveis e inteligentes; se criar homens eu conseguir, sentir-me-ei realizado. Prometo, no exerccio de minha profisso, cumprir fielmente os deveres da honra, da cincia e do magistrio e tudo fazer quanto as minhas foras permitirem pela educao nacional e pela grandeza do pas. MSICA Prometo, como educador, msico e artista, enfrentar os desafios que a educao me prope, atuar com dignidade e tica, com criatividade, perseverana e competncia, buscando promover o desenvolvimento intelectual, cognitivo, esttico e humano dos educandos a mim confiados. prometo trabalhar por uma educao para a responsabilidade social e cultural, favorecendo a promoo do ensino e da produo musical nos diferentes mbitos sociais. PEDAGOGIA Prometo, no exerccio da minha profisso e consciente da responsabilidade que me confiada, utilizar meus conhecimentos a fim de elevar o nome do curso e atuar como instrumento de mudana e construo, com dignidade, criatividade, perseverana e competncia na prtica pedaggica. Enfrentar os desafios que a educao me prope em qualquer ambiente educacional e onde haja a possibilidade de transformao mtua, buscando uma educao libertadora, ntegra, crtica e tica, promovendo a educao integral do ser humano. Onde eu possa educ-los como cidados, dentro dos princpios da profisso e do nosso pas.

19

CENTRO DE CINCIAS TECNOLOGICAS ARQUITETURA E URBANISMO Ao exercer a profisso de Arquiteto Urbanista, prometo orientar meu impulso criativo em direo arte, transformando minha sensibilidade e bom senso em beleza, conforto e funcionalidade, lutando sempre pelo desenvolvimento e valorizao da arquitetura e urbanismo do Brasil. DESIGN Comprometo-me, no exerccio da profisso de designer, cumprir os deveres inerentes do grau que me conferido, honrando os ensinamentos ministrados. Exercer a minha profisso com autonomia, tica e criatividade; utilizar responsavelmente a histria, a cultura e o comportamento como instrumentos de anlise e articular os conceitos de adequao, funcionalidade e esttica, esforando-me para contribuir no desenvolvimento tecnolgico e cultural do Brasil e bem-estar da humanidade. ENGENHARIAS Prometo, no exerccio das funes de engenheiro, s executar atos ditados pela conscincia do meu dever, honrar os ensinamentos que recebi. Cooperar sempre para o desenvolvimento da cincia e fazer tudo quanto em mim couber pela grandeza moral, social e material do Brasil. TECNOLOGIA EM ELEROMECNICA Prometo, no exerccio das funes de tecnlogo, s executar atos ditados pela conscincia do meu dever, honrar os ensinamentos que recebi. Cooperar sempre para o desenvolvimento da cincia e fazer tudo quanto em mim couber pela grandeza moral, social e material do Brasil.

CENTRO DE CINCIAS HUMANAS E DA COMUNICAO CINCIAS DA RELIGIO Juro, na presena de Deus e dos homens, de acordo com as leis de meu Pas, exercer a minha funo de licenciado em Cincias da Religio, cujo grau me outorgado neste momento, com tica, honestidade e visando ao bem comum. Prometo, agora, manter elevados o relacionamento com a sociedade, a Nao e todos aqueles que necessitarem das minhas atividades profissionais, visando ao bem da humanidade. CINCIAS SOCIAIS Juro divulgar os conhecimentos que me foram transmitidos, aperfeio-los, utiliz-los na minha atividade profissional e discuti-los com meus alunos, esforando-me ao mximo para desenvolver em suas mentes a capacidade de raciocnio, de discernimento, para que o aprendizado se torne leve, agradvel e enriquecedor. COMUNICAO SOCIAL (PUBLICIDADE e PROPAGANDA) Como bacharel em comunicao social, prometo buscar meus ideais, seguindo a meta de trabalho que livremente escolhi, comunicando com tica, honestidade e responsabilidade aquilo que aprendi. Prometo promover a aproximao entre as pessoas, para que possam compreender o sentido da comunicao na sociedade e na humanidade. HISTRIA Prometo, no desempenho das funes educacionais e de minha profisso, promover o desenvolvimento intelectual, cognitivo e humano dos educandos a mim confiados, favorecendo a construo de uma sociedade participativa e solidria. MODA Juro, na presena de Deus e dos homens, de acordo com as leis de meu Pas, exercer a minha funo de bacharel em moda, cujo grau me outorgado neste momento, com tica, honestidade e visando ao bem comum. Prometo, agora, manter elevados o relacionamento com a sociedade, a Nao, os clientes e todos aqueles que necessitarem dos meus servios profissionais, visando ao bem da humanidade.

20

SERVIO SOCIAL Comprometo-me, diante de Deus e, principalmente, diante de mim mesmo, abraar o servio social como profisso, como meta e escolha de vida. Comprometo-me a exercer com dignidade e respeito a profisso de assistente social, buscando ser criativo, humano, sensvel e atento s questes sociais, fazendo da escuta, da observao e da interveno, hbeis instrumentos de trabalho. Comprometo-me a despir-me dos preconceitos para compreender "o outro", trabalhar os contrrios em busca da democracia, fundamentado decisivamente nos valores ticos, na liberdade, na eqidade e na justia social.

CENTRO DE CINCIAS EXATAS E NATURAIS CINCIAS BIOLGICAS Juro, pela minha f e pela minha honra e de acordo com os princpios ticos do bilogo, exercer minhas atividades profissionais com honestidade, em defesa da vida, estimulando o desenvolvimento cientfico, tecnolgico e humanstico, com justia e paz. CINCIAS DA COMPUTAO, SISTEMAS DE INFORMAO e LICENCIATURA EM COMPUTAO Prometo, no exerccio de minha profisso, desempenhar minhas funes com tica e respeito s leis, no me deixando cegar pela tecnologia, mas utilizando-a a servio do desenvolvimento, do conforto e do bem-estar da humanidade. MATEMTICA Juro que, na minha profisso de matemtico, seguirei o caminho da honestidade, do bom senso, do conhecimento e da justia, buscando sempre o aperfeioamento profissional, procurando transmitir com lealdade e integridade os ensinamentos humanos e cientficos, bem como incentivar o desenvolvimento acelerado e conjunto das cincias do nosso pas. Assim sendo, estarei em paz comigo e com Deus. QUMICA Prometo, no exerccio das funes de meu grau, ser fiel na observncia dos princpios da honestidade e da tica profissional, servindo a todo o ser humano, sem distino de classe social ou poder aquisitivo, jamais atentando contra a dignidade da pessoa humana, buscando o justo e a paz como resultado final. E, acima de tudo, prometo defender a liberdade, pois sem ela no h profisso que sobreviva, justia que se fortalea e nem paz que se concretize.

BACHARELADO Prometo, no exerccio das funes de meu grau, ser fiel na observncia dos princpios da honestidade e da tica profissional, servindo a todo o ser humano, sem distino de classe social ou poder aquisitivo, jamais atentando contra a dignidade da pessoa humana, buscando a justia e a paz como resultado final. e, acima de tudo, prometo defender a liberdade, pois sem ela no h profisso que sobreviva, justia que se fortalea e nem paz que se concretize.

LICENCIATURA Solenemente prometo, no desempenho de minhas funes de educador, transmitir, com lealdade, integridade e honestidade, os ensinamentos humanos e cientficos, que faam dos jovens, a mim confiados, profissionais e cidados conscientes, responsveis e inteligentes; se criar homens eu conseguir, sentir-me-ei realizado. (ou) Prometo, no exerccio de minha profisso, cumprir fielmente os deveres da honra, da cincia e do magistrio e tudo fazer quanto as minhas foras permitirem pela educao nacional e pela grandeza do pas.

21

CONTATO
O setor de Eventos e Formaturas da FURB est localizado na sala M-007, no Campus 1 da Universidade. O horrio de atendimento de segunda a sexta-feira, das 8 s 20 horas. Para o esclarecimento de dvidas existem dois canais de comunicao: Email: eventos@furb.br | formaturas@furb.br Telefone: (47) 3321-0557

You might also like