You are on page 1of 2

Tipos de enxaqueca

Escrito por constance barker | Traduzido por dbora sousa

Conhea os tipos de enxaqueca e saiba como trat-los Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images Existem vrios tipos de enxaquecas, incluindo a com aura, que so avisos visuais ou sensoriais, e a sem aura. Uma enxaqueca ocular afeta os vasos sanguneos nos olhos e, normalmente, no se sente dor alguma. O tipo oftalmoplgico tambm afeta os vasos sanguneos dos olhos, mas existe dor. A basilar afeta a artria no tronco cerebral e mais frequente em crianas. No existe cura para essa condio, mas alguns medicamentos podem ajudar a minimizar a incidncia e a gravidade dessas dores de cabea.

Causas
No existe uma causa especfica encontrada para os diferentes tipos de enxaqueca, mas alguns fatores podem contribuir para as ocorrncias. Mudanas hormonais nas mulheres, sono insuficiente, estresse, fumaa de cigarro, luzes fortes piscando e esforo fsico podem influenciar. Alimentos e bebidas, como chocolate, vinho tinto, cerveja, caf, alimentos salgados e queijos envelhecidos tambm podem ser desencadeadores.

Sintomas
Os sintomas podem variar dependendo do tipo de enxaqueca. Os mais comuns para todas as variaes so dores em um ou ambos os lados da cabea, dor latejante ou pulsante, nusea, vmito e dor que piora com o esforo fsico. A enxaqueca com aura inclui alteraes na viso e dormncia no brao ou na perna.

Remdios
Independente do tipo de enxaqueca, necessrio iniciar o tratamento logo aps o primeiro sinal de dor. Isso pode reduzir a durao e a severidade da condio. Remdios anti-inflamatrios, como Advil ou Excedrin, podem ajudar a aliviar os sintomas de uma crise moderada. Triptanos, como Zomig e Amerge, aliviam a dor, a sensibilidade luz e as nuseas causadas pelas enxaquecas severas. Medicamentos antiemticos, como Mylanta, podem ajudar a aliviar vmitos e nuseas. Os opioides so reservados como um ltimo recurso para a dor da enxaqueca severa, devido ao seu risco de dependncia.

Remdios preventivos
Se uma pessoa sofrer de duas ou mais dores de cabea por ms, possvel beneficiar-se de medicamentos preventivos. Os bloqueadores beta reduzem a presso sangunea e a severidade da enxaqueca. Os bloqueadores dos canais de clcio, como o Calan, podem prevenir as crises e aliviar os sintomas da aura. Os antidepressivos tricclicos, como o Pamelor, afetam as substncias qumicas do crebro e podem reduzir o nmero de ocorrncias.

Remdios caseiros
A automedicao pode reduzir o nmero e a gravidade de todos os tipos de enxaqueca. Oua msicas suaves, relaxe em um bom banho quente de banheira, sente-se na varanda e aprecie a natureza ou leia um livro. Durma adequadamente e regule

seus horrios de ir para a cama e levantar. Quando sentir uma enxaqueca chegando, descanse em um quarto escuro e silencioso e coloque uma toalha de rosto fria na nuca. Mantenha um "dirio da enxaqueca" e liste todos os alimentos, bebidas ou atividades que podem desencadear as dores de cabea.

You might also like