You are on page 1of 7

ATIVIDADES PRTICAS SUPERVISIONADAS

Engenharia Civil
4 Srie Eletricidade Aplicada
A atividade prtica supervisionada (ATPS) um procedimento metodolgico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de etapas programadas e supervisionadas e que tem por objetivos: Favorecer a aprendizagem. Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. Promover o estudo, a convivncia e o trabalho em grupo. Desenvolver os estudos independentes, sistemticos e o autoaprendizado. Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem. Auxiliar no desenvolvimento das competncias requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduao. Promover a aplicao da teoria e conceitos para a soluo de problemas prticos relativos profisso. Direcionar o estudante para a busca do raciocnio crtico e a emancipao intelectual. Para atingir estes objetivos a ATPS prope um desafio e indica os passos a serem percorridos ao longo do semestre para a sua soluo. A sua participao nesta proposta essencial para que adquira as competncias e habilidades requeridas na sua atuao profissional. Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

AUTORIA: Alexandre Pedroso do Prado


Faculdade Anhaguenha de Jundia

Eberval Castro
Faculdade Anhaguenha de Jundia

Engenharia Civil - 4 Srie - Eletricidade Aplicada

Pg. 2 de 7

COMPETNCIAS E HABILIDADES
Ao concluir as etapas propostas neste desafio, voc ter desenvolvido as competncias e habilidades que constam, nas Diretrizes Curriculares Nacionais, descritas a seguir. Aplicar conhecimentos matemticos, cientficos, tecnolgicos e instrumentais engenharia. Atuar em equipes multidisciplinares; Avaliar criticamente a operao e a manuteno de sistemas; Identificar, formular e resolver problemas de engenharia;

Produo Acadmica
Descrio do que ser produzido. Estudo de caso Relatrios parciais simplificados Apresentao final em Power Point.

Participao
Para a elaborao desta atividade, os alunos devero previamente organizar-se em equipes e entregar seus nomes, RAs e e-mails ao professor da disciplina. Essas equipes sero mantidas durante todas as etapas.

Padronizao
O material escrito solicitado nesta atividade deve ser produzido de acordo com as normas da ABNT1, com o seguinte padro: em papel branco, formato A4; com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm; fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta; espaamento de 1,5 entre linhas; se houver citaes com mais de trs linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4cm da margem esquerda e espaamento simples entre linhas; com capa, contendo: nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina; nome e RA de cada participante; ttulo da atividade; nome do professor da disciplina; cidade e data da entrega, apresentao ou publicao.

DESAFIO
Este desafio oferece uma viso aprofundada e ampla das necessidades requeridas em uma consultoria na rea de engenharia, com a aplicao das habilidades e competncias ministradas nessa disciplina.

Consulte o Manual para Elaborao de Trabalhos Acadmicos. Unianhanguera. Disponvel em: <http://www.unianhanguera.edu.br/anhanguera/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>.
Eberval Castro

Alexandre Pedroso do Prado

Engenharia Civil - 4 Srie - Eletricidade Aplicada

Pg. 3 de 7

O aluno ao final do desafio dever apresentar um estudo de caso no qual apresentar juntamente com um grupo de 4 colegas, um trabalho abordando a correo do fator de potncia de um ramo de uma instalao industrial. No cenrio atual, as empresas esto em busca de profissionais capazes de enfrentar desafios e que encontrem solues para venc-los. Nesse contexto, a equipe ir desenvolver uma consultoria em uma fbrica fictcia, estudando as cargas existentes, calculando corrente e tenso, potncias ativas e reativas, e ainda apresentar solues para melhoria no fator de potncia. Por fim, determinar o consumo total de energia dirio e dimensionar os bancos de capacitores para a correo do fator de potncia, da instalao e dos equipamentos. A fbrica fictcia ser apresentada ao longo das etapas do desafio, onde sero apresentados os esquemas eltricos em corrente alternada. Este trabalho dever conter a descrio fsica da instalao alvo do estudo, a potncia aparente, a potncia ativa e os valores dos fatores de potncia de cada elemento que sofrer correo, bem como os valores de comrcio pesquisados dos capacitores que faro a correo.

Objetivo do desafio
Produzir relatrios parciais para entregas no primeiro e segundo bimestre e apresentao de seminrio como produo final.

ETAPA 1 (tempo para realizao: 5 horas )


Aula-tema: Indutncia, Reatncia e Circuitos Indutivos. Esta atividade importante para que voc possa aplicar o conhecimento adquirido em aulas tericas da disciplina, bem como, consultando seu livro texto (PLT) ao final dessa etapa voc, aluno, dever estar apto a conhecer os princpios da Lei de Faraday e da Lei de Lenz, a fim de compreender o funcionamento dos indutores Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Equipe) Assistir o vdeo indicado abaixo denominado Mago da Fsica - Freio Eletromagntico (Leis de Faraday e Lenz), que aborda de forma criativa os conceitos a serem reafirmados nesse passo. Sites sugeridos para pesquisa

Mago da Fsica Freio Eletromagntico. Ano 2009. Disponvel em: <https://docs.google.com/open?id=0B9WATR68YYLOZTY2OGQwN2MtZDZkZi00 MDY0LWJjODktNjBkOGIwYjE2YTcz>. Acesso em: 02 nov. 2011.

Alexandre Pedroso do Prado

Eberval Castro

Engenharia Civil - 4 Srie - Eletricidade Aplicada

Pg. 4 de 7

Passo 2 (Equipe) Fazer um resumo sobre o princpio fsico apresentado atravs deste experimento conduzido no vdeo. Este resumo ser utilizado no passo 4, portanto o padro do resumo dever seguir os critrios e formatao da ABNT. Passo 3 (Equipe) Pesquisar na Internet valores comerciais comuns para indutores. Passo 4 (Equipe) Entregar ao seu professor um relatrio contendo as informaes levantadas nos passos anteriores, intitulado Relatrio 1: Indutores. O relatrio dever atender as normas de produes acadmicas.

ETAPA 2 (tempo para realizao: 5 horas )


Aula-tema: Capacitncia, Reatncia Capacitiva e Circuitos Capacitivos. Esta atividade importante para que voc aplique o conhecimento adquirido em aulas tericas da disciplina. Consultando seu livro-texto (PLT), ao final dessa etapa voc dever estar apto a conhecer os princpios da Lei de Coulomb, a fim de compreender o funcionamento dos capacitores no mundo industrial. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Equipe) Ler o artigo RESISTORES E CAPACITORES UTILIZANDO LPIS, PAPEL E PLSTICO de Salami e Rocha Filho. Sites sugeridos para pesquisa

RESISTORES E CAPACITORES UTILIZANDO LPIS, PAPEL E PLSTICO. Ano 2004. Disponvel em: <https://docs.google.com/open?id=0B9WATR68YYLOMTczNmMyZmEtOGU3Ny00 MWY2LWI5NmUtMDA1MzY4MDYwN2M3 >. Acesso em: 02 nov. 2011.

Passo 2 (Equipe) Reproduzir alguns capacitores experimentais usando lpis, papel e plstico, como exposto no passo 1. Use um multmetro para medir a capacitncia conforme ensinado no artigo. Descreva todo o procedimento usado na construo dos componentes e marque os valores medidos com o multmetro. Ao realizar a descrio lembre-se que este item ser utilizado no Passo 4. Ao descrever um procedimento atente-se para os materiais empregados e suas dimenses, bem como cada tarefa realizada, passo a passo. Este procedimento metdico essencial ao exerccio da boa engenharia.

Alexandre Pedroso do Prado

Eberval Castro

Engenharia Civil - 4 Srie - Eletricidade Aplicada

Pg. 5 de 7

Passo 3 (Equipe) Pesquisar na Internet valores comerciais comuns para resistores e capacitores e o formato do cdigo de cores usado para indicar os valores comerciais destes componentes. Passo 4 (Equipe) Entregar ao seu professor um relatrio contendo as informaes levantadas nos passos anteriores, intitulado Relatrio 2: Capacitores. O relatrio dever atender as normas de produes acadmicas.

ETAPA 3 (tempo para realizao: 5 horas )


Aula-tema: Circuitos Monofsicos (RLC srie e paralelo). Esta atividade importante para que voc possa aplicar o conhecimento adquirido em aulas tericas da disciplina, bem como, consultando seu livro texto (PLT) ao final dessa etapa voc, aluno, dever estar apto a conhecer os circuitos monofsicos atravs de aplicaes prticas, em especial, a correo de fator de potncia. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Equipe) Ler com ateno a pgina sobre eltrica Sites sugeridos para pesquisa

Eltrica. Ano 2002. Disponvel em: <https://docs.google.com/open?id=0B9WATR68YYLOZjFkOGU5MmYtMzNlYi00Mj c5LWI1ZTEtZjZhZDRhYTlhYmQx>. Acesso em: 02 nov. 2011.

Passo 2 (Equipe) Responder a seguintes questes: 1 Como o fator de potncia pode influenciar na conta de energia eltrica? 2 Qual o menor valor de referncia para fator de potncia estabelecido pela ANEEL? 3 Descreva em linhas gerais como pode ser feita a correo do fator de potncia da fbrica proposta no desafio? Passo 3 (Equipe) Calcular a capacitncia do banco de capacitores para conectar-se em paralelo com o sistema de modo a elevar o fator de potncia resultante para um FP igual a 0,92, indutivo. Suponha que um sistema monofsico industrial possua uma demanda de 65 kW de potncia ativa, 95 kVA de potncia aparente e FP indutivo.

Alexandre Pedroso do Prado

Eberval Castro

Engenharia Civil - 4 Srie - Eletricidade Aplicada

Pg. 6 de 7

Passo 4 (Equipe) Entregar os resultados obtidos para o professor da disciplina em forma de relatrio, seguindo todas as orientaes para produo acadmica. Intitular o relatrio em Relatrio 3: Circuitos Monofsicos.

ETAPA 4 (tempo para realizao: 5 horas )


Aula-tema: Geradores e Motores de Corrente Alternada, Transformadores. Esta atividade importante para que voc possa aplicar o conhecimento adquirido em aulas tericas da disciplina, bem como, consultando seu livro-texto (PLT) ao final dessa etapa voc, aluno, dever estar apto a conhecer os transformadores e motores CA. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Equipe) Pesquisar na Internet sobre as diferenas entre transformadores com ncleo ferromagntico e transformadores com ncleo de ar. Utilize as tcnicas de aquisio de conhecimento empregadas nos passos anteriores. Descobrir quais as principais aplicaes de cada um dos tipos de transformadores pesquisados. Pesquisar, tambm, sobre os tipos de perdas existentes no transformador (no enrolamento e no ncleo) e compare as perdas por histerese e correntes de Foucault. Passo 2 (Equipe) Pesquisar na Internet a diferena entre mquinas sncronas e mquinas assncronas. Enumere aplicaes para cada um dos tipos. Definir as similaridades e as diferenas substanciais no aspecto construtivo entre um motor de corrente alternada e um gerador de corrente alternada. Passo 3 (Equipe) Descobrir qual a potncia de uma unidade geradora (turbina e gerador) da Usina de Itaipu. Quantas unidades geradoras a Usina Hidreltrica de Itaipu possui? Qual sua capacidade de fornecimento mxima de energia? Passo 4 (Equipe) Entregar as respostas para o professor da disciplina em forma de relatrio, seguindo todas as orientaes para produo acadmica. Intitular o relatrio em Relatrio 4: Transformadores e Motores AC. Produzir, tambm, uma apresentao em PowerPoint de todo o ATPS para apresentao em forma de seminrio, em data estipulada pelo professor da disciplina.

Alexandre Pedroso do Prado

Eberval Castro

Engenharia Civil - 4 Srie - Eletricidade Aplicada

Pg. 7 de 7

Livro Texto da disciplina:


GUSSOW, Milton. Eletricidade Bsica. 2a ed. Porto Alegre: Bookman, 2009.

Alexandre Pedroso do Prado

Eberval Castro

You might also like