You are on page 1of 3

Pentecostes foi o nascimento da igreja.

Nosso Senhor tinha ordenado a Seus discpulos que ficassem em Jerusalm at que fosse dada a promessa do Pai, e eles fossem revestidos de poder do alto. (Lucas 24:49) E eis que eu envio a promessa de meu Pai sobre vs; ficai porm, na cidade de Jerusalm, at que sejais revestidos de poder do alto (Lucas 24:49) Assim, lemos sobre os doze apstolos, com as mulheres e Maria, a me de nosso Senhor segundo a carne, e seus irmos, continuando em orao e splica no cenculo, espera do momento em que a nova era do cristianismo deveria ser inaugurada. (Atos 1:13,14 13) E quando eles foram entrar, subiram ao cenculo, onde habitavam Pedro e Tiago, Joo e Andr, Filipe e Tom, Bartolomeu e Mateus, Tiago, filho de Alfeu e Simo zelote, e Judas, irmo de Tiago. 14 Todos estes perseveravam unanimemente em orao e splicas, com as mulheres, e Maria, me de Jesus, e com seus irmos. (Atos1:1314). Eles esperaram at o quinquagsimo dia aps a ressurreio de nosso Senhor, que deveria acontecer, como foi profetizada em Lv:23, como ns j tnhamos visto. Esse dia maravilhoso na histria do mundo, "o dia seguinte aps o sbado," "o primeiro dia da semana," o dia da ressurreio do nosso Senhor dos mortos, estavam os discpulos, em nmero de cerca de cento e vinte, reunidos "em comum acordo no mesmo lugar.' (Atos 2.1)

Deve ter sido um momento de intensa e incrvel expectativa, uma estranha e nova experincia, pois ningum sabia exatamente o que esperar. Ns Lemos " E repentinamente veio um som do cu como um vento poderoso, e encheu toda a casa onde eles estavam reunidos". (Atos 2:2)

Que a vinda do Esprito Santo de Deus deve ser comparado a "um vento impetuoso", mostraria que 'o poder do Esprito irresistvel. Temos ouvido falar de ventos de alta velocidade, tais como a rasgar rvores gigantes pelas razes, como se fossem linhas de boliche. A palavra para vento e esprito a mesma na lngua grega. O vento no pode ser visto, mas seu poder sentido, ento a influncia do Esprito Santo pode ser sentida, e ainda no seja vista de uma maneira corprea. Assim, lemos: "O vento [pneuma grego] sopra onde quer, e tu ouves a sua voz, mas no sabes donde vem, nem para onde vai, assim todo aquele que nascido do Esprito [grego, pneuma ] ". Joo 3.8 - O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas no sabes de onde vem, nem para onde vai; assim todo aquele que nascido do Esprito. (Joo 3:8) "Lnguas como que de fogo" apareceram, e pousaram sobre cada um dos crentes, e eles todos foram cheios do Esprito Santo, e falavam em outras lnguas, conforme o Esprito lhes concedia que falassem.

Assim, o Esprito Santo vem sobre os discpulos, estando em p em vvido contraste com Ele descendo como pomba, um emblema de paz, em cima de nosso Senhor no momento do seu batismo por Joo Batista. Tudo em nosso Senhor agradava ao Pai. No havia nada contrrio santidade Nele. Ento cheio da complacncia do Esprito pde descer sobre Ele desta forma impressionante.

No caso dos crentes o Esprito veio sobre eles como "lnguas repartidas, como que de fogo". A lngua um rgo da fala. o falar em lnguas que marca o homem, em contraste com o resto da criao. Ns lemos que nenhum homem pode domar a lngua. (Tiago 3:88 Mas a lngua, nenhum homem pode domar, um mal incontrolvel, cheio de veneno mortal (Tiago 3:8).). Mas aqui um novo poder vem para o crente, e o sinal dessa habitao, a lngua fendida, estabelece a separao do mal. Uma das marcas dos animais limpos, que os filhos de Israel tinham permisso para comer, era que eles tinham ps fendidos. Este ensina que o Esprito Santo de Deus tem separado no corao e no modo de crer, para que Ele no seja entristecido, mas capaz de dar alegria e comunho nas coisas divinas.

As lnguas repartidas eram como que de fogo, que fala de juzo, que toda a carne, e aquilo que contrrio santidade de Deus, deve ficar sob a Sua condenao implacvel. Se ns recusarmos a nos julgar a ns mesmos o Senhor nos julgar; o fogo deve consumir o mal. Ns lemos: "Se ns julgssemos a ns mesmos, ns no seramos julgados. Mas, quando somos julgados, somos repreendidos pelo Senhor, para no sermos condenados com o mundo. "(1 Cor. II: 31, 32.) A obra natural do Esprito Santo consolar o crente, ench-lo de alegria santa, gui-lo em sua vida crist, mostrar as coisas de Cristo para ele, mas se o crente se afasta da vontade de Deus, ento o Esprito entristecido pode ter que agir em juzo, como se v no caso dos crentes de Corinto, alguns deles sendo fracos e doentes, e alguns at mesmo tomados da terra em julgamento. Ns lemos: "Se, pelo Esprito mortificardes as obras do corpo, vivereis." (Rm 8:13,13 Porque, se viverdes segundo a carne, haveis de morrer, mas se, pelo Esprito mortificardes as obras do corpo, vivereis (Romanos 8:13). "A carne cobia contra o Esprito, e o Esprito contra a carne; e estes opem-se um ao outro, para que no possais * fazer as coisas que desejais. "(Glatas 5:17.) Com isso concorda o tribunal de Cristo para o crente em ouro, prata, pedras preciosas-simblicas de obras feitas no poder do Esprito de Deus, resistam ao teste do fogo, simbolizando o julgamento de Deus. Madeira, feno, palha-simblico das obras da carne, ser consumida pelo fogo do julgamento. No podemos jogar rpido e solto com o Esprito Santo de Deus.

* A Nova Traduo da Bblia de JN Darby traduz assim: "para que no faais as coisas que quereis."

O resultado imediato do derramamento do Esprito de Deus foi o enchimento dos crentes com o Esprito, e sua fala em lnguas. Um grande nmero de judeus de todas as partes do mundo ento conhecido estavam reunidos em Jerusalm para celebrar a Festa de Pentecostes. Ouvindo sobre esses acontecimentos milagrosos, a multido se aproximou. Cada um deles ouviu o evangelho na sua prpria lngua materna. Alguns deles representando muitas lnguas e vastas extenses do pas. Assim pde Deus de forma milagrosa estabelecer a igreja sobre os acontecimentos do grande dia de Pentecostes, quando ela foi inaugurada e organizada.

Isso produziu um impacto enorme. Os discpulos em expectativa, esperavam o grande dia chegar, eram cerca de cento e vinte pessoas. O sermo de Pedro naquele dia memorvel foi usado para a converso de nada menos do que cerca de trs mil almas, que "perseveravam na doutrina e na comunho dos apstolos, e no partir do po e nas oraes." E perseveravam na doutrina dos apstolos, e na comunho, e no partir do po, e nas oraes. (Atos 2:42)

notvel que o primeiro efeito do derramamento do Esprito foi evangelstico, vendo que foi trazida existncia, naquele dia, a igreja de Deus. A igreja de fato a serva do evangelho. Sem o evangelho no haveria igreja. Quanto mais ns verdadeiramente estimamos ele, mais ns estimaremos as pessoas. Cada um parte do plano de Deus para a Sua prpria glria e a beno de Sua criatura.

A recepo do evangelho resultou em uma orientao de vida dos crentes completamente diferente, a entrada em uma irmandade espiritual formada pelo ensino divino e marcada exteriormente pelo partir do po e as oraes.

You might also like