You are on page 1of 17

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG CENTRO DE TECNOLOGIA E RECURSOS NATURAIS - CTRN UNIDADE ACADMICA DE ENGENHARIA CIVIL UAEC

C DISCIPLINA: MATERIAIS DE CONSTRUO EXPERIMENTAL

CIMENTO PORTLAND - RESISTNCIA COMPRESSO SIMPLES

Professor (a): Ana Maria G. D. Mendona. Tcnico (a) : Rosemary Ribeiro Ramos. Grupo: Alysson Kaio de Brito. Diva Guedes de Araujo Neta.

INTRODUO

JUSTIFICATIVA
Insubstituvel em obras civis, o cimento pode ser empregado tanto em peas de mobilirio urbano como em grandes barragens, em estradas ou edificaes, em pontes, tubos de concreto ou telhados.

INTRODUO
Cada um desses tipos de obra exige um tipo de Cimento Portland com resistncia adequada. Os sacos de Cimento Portland apresentam as classes de resistncia que apontam os valores mnimos de resistncia compresso garantidos pelo fabricante, aps 28 dias de cura.

INTRODUO

OBJETIVO
Determinar a resistncia compresso simples do cimento Portland.

REVISO BIBLIOGRFICA
Na compresso, os esforos externos tendem a esmagar as partculas. Quando tomamos um cubo de material e o submetemos compresso, tambm haver um perodo elstico em que as deformaes no so permanentes, seguido de um perodo plstico e posterior ruptura.

REVISO BIBLIOGRFICA
A argamassa uma mistura homognea de agregados midos, aglomerantes inorgnicos e gua, contendo ou no aditiva ou adies, com propriedades de aderncia e endurecimento, podendo ser dosada em obra ou em instalao prpria (laboratrio).

Aglomerante
Agregado Mido gua

Argamassa

REVISO BIBLIOGRFICA
O ensaio de resistncia compresso simples consiste em determinar a resistncia compresso de corpos de prova, quando estes so submetidos a uma fora. O conhecimento da resistncia compresso de um material de fundamental importncia, visto que, este dado nos fornece o carregamento mximo que o material vai suportar sem romper.

METODOLOGIA

Materiais Utilizados

Os materiais recomendados pela norma NBR 7215 Cimento Portland determinao da resistncia compresso, so: Componentes da Argamassa; Desmoldante (leo mineral); Balana; Misturador mecnico; Formas cilndricas para a moldagem dos corpos de prova; Soquete normal com dimenses normalizadas; Peneiras; Esptulas; Cronmetro; Mquina de ensaio compresso;

METODOLOGIA

Procedimento

Iniciamos com a preparao da amostra do corpo de prova, tomando 125 g de cimento, 375 g de areia e 60 ml de gua (fa/c = 0,48). No laboratrio, dobramos esses valores j que fizemos a montagem de dois corpos de prova. Esta areia utilizada uma areia normal de caractersticas iguais a uma areia natural do rio Tiet em So Paulo que tem uma composio granulomtrica fixada e conhecida. As porcentagens de areia retida em todas as peneiras, para este caso, deve obedecer a tabela ao lado:

Materiais Retidos entre as Peneiras

Quantidade de Areia

2,4 -1.2 mm
1,2 0,6 mm 0,6 0,3 mm 0,3 0,15 mm

187,5 g
187,5 g 187,5 g 187,5 g

METODOLOGIA
A moldagem dos corpos de prova foi feita de maneira manual. Onde foi misturado o cimento areia e em seguida adicionado gua lentamente enquanto misturava os componentes. A norma descreve que devemos fazer essa mistura utilizando um misturador mecnico, mas no laboratrio no dispunha de tal equipamento.

METODOLOGIA
Com a argamassa pronta, pudemos moldar os corpos de prova. Preenchendo o molde (previamente untado) com leo mineral em 4 camadas, onde cada camada recebeu 30 golpes de um soquete padro. Lembrando que no foi realizado capeamento nos corpos de prova.

METODOLOGIA
Decorridos 20 a 24 horas, procedeu com a deforma dos corpos de prova. Em seguida os corpos de prova foram imersos em gua at o dia em que levamo-los para a ruptura. Chegado o dia da ruptura, que foi 7 dias aps a moldagem, levamo-los para a prensa e submetendo-os a ruptura.

RESULTADOS
A ruptura do corpo de prova foi realizada fazendo uso de uma mquina de resistncia compresso computadorizada, onde ao final do ensaio foi gerado os valores da tenso mxima de ruptura e o grfico que expressa a Fora aplicada versus a deformao do corpo de prova. Segue abaixo os resultados e os grficos obtidos de cada corpo de prova.

CP 1

Grfico CP 1

RESULTADOS

CP 2

Grfico CP 2

RESULTADOS
Os valores das tenses mximas (Maximum pointstress) fornecidos pela mquina de resistncia compresso podem ser encontrados tambm manualmente:
Dimenses do Corpo de Prova: Altura 110 mm e Dimetro: 50 mm.
Calcula-se a rea:

Em seguida encontra-se a Mxima Tenso pela equao:

Onde a fora fornecida pela mquina de resistncia compresso.

CONCLUSO
Os valores de tenso de ruptura dos corpos de prova foram muito discrepantes um com relao ao outro. Este resultado pode ser explicado por diversos erros realizados durante o experimento, como:

A preparao dos corpos de prova no foi realizada de maneira adequada (realizada pelos alunos); A no utilizao de um misturador mecnico; No foi realizado o capeamento dos corpos de prova. A mistura no foi realizada obedecendo aos procedimentos cumprindo os tempos estabelecidos pela norma.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

NBR 7215/ 1996 Cimento Portland Determinao da resistncia compresso. Medeiros, Talita Rodrigues Medeiros Materiais de construo Experimental UFCG Campina Grande 2009.

You might also like