You are on page 1of 17

Escola Secundria de Pinheiro e Rosa

rea de Integrao

Trabalho realizado por: Carina Vieira Flvio Andr Joo Moreira

Fig. 1 e 2 Cestos. Fig. 3 e 4 - Tapetes.

Fig. 5 - Redes utilizadas na pesca do polvo.

Fig. 6, 7 e 8 A pesca do atum.

Fig.9 - Carro de mo.

Fig.10 - Arado.

Fig.11 Charrua.

Fig.12, 13 e 14 - Roupa e calado tradicional algarvio.

Fig. 15 e 16 - Oleiro e sapateiro.

Fig. 17 e 18 - Costureira e padeira.

Fig. 19 - A mulher na altura no podia exercer uma profisso, era apenas a dona de casa, no tinha direito a ter opinio e no podia votar. Certas profisses eram apenas exercidas por homens, como por exemplo: advogados, juzes, mdicos , As mulheres eram educadas para serem donas de casa e terem profisses que requeressem poucos estudos. As universidades eram, maioritariamente, frequentadas por homens.

Fig. 20 - Oratrio.

Nos museus podemos observar alguns objetos relacionados com a religio: o jardim interior de um convento (das freiras em clausura). Um quarto tpico com um oratrio e outros smbolos religiosos. .

Fig.21 - As casas algarvias eram construdas de maneira a suportarem as elevadas temperaturas tpicas da regio, constituindo assim uma adaptao ao meio. As casas eram pintadas de branco ou com cores claras e eram simples com poucas divises. Os tectos eram constitudos por telhas e canas. Em Olho, podemos encontrar muitas casas com aoteias, l realizava-se a secagem do peixe.

Fig. 22, 23 e 24 - Elementos ligados pesca.

A gastronomia algarvia , maioritariamente, constituda por marisco e peixe. A pesca era a forma de sustento de muitas famlias algarvias, visto que o Algarve tem uma extensa costa maritima, aproveitam-se assim os recursos naturais.

Fig.25, 26 - Elementos de modernizao.

As pessoas, ao longo dos anos, foram abandonando algumas das suas tradies, devido modernizao, mecanizao e a industrializao. A modernizao e a mecanizao levaram criao de outros tipos de mecanismos e de meios mais rpidos e eficientes para realizarem as mesmas funes. A industrializao facilitou a produo em massa de alguns produtos.

Fig.27, 28, 29 Taberna e fotos de lavadeiras e de um vendedor de peixe.

Uma das influncias do Portugal salazarista era a diferenciao de direitos entre os homens e mulheres, um exemplo simples e que todos ns observamos no museu, que as tabernas no poderiam ser frequentadas por mulheres, salvo para chamar o marido. As mulheres eram as donas de casa e realizavam trabalhos pouco relevantes para a sociedade, enquanto que os homens tinham um papel muito mais importante e, como observamos no museu, os homens que realizavam a maios parte dos trabalhos pesados.

Fig. 30 e 31 - Carro de mo.

As manifestaes culturais que mais despertaram o nosso interesse foram os utenslios utilizados na agricultura que se encontravam no museu etnogrfico, visto que assim conseguimos ter a perceo do quanto evoluiram esses mesmos utenslios ate se tornarem no que so hoje. Outras manifestaes culturais que despertaram o nosso interesse foram as grgulas, pois ao abservarmos essas estruturas nunca iriamos pensar que tinham uma funo protetora.

As sociedades tm diferentes culturas, logo tambm tm diferentes costumes e tradies. Um pas sem cultura no tem identidade, por isso temos de transmitir as nossas tradies aos nossos descendentes. bom seguir tradies diferentes: h pessoas que celebram o natal outras no a isso chamamos diversidade cultural. Porm, se todos ns seguirmos as mesmas tradies s porque a maioria acha que so as corretas, podemos cair no conformismo, deixando de criticar costumes errados do ponto de vista moral, por exemplo.

Para percebermos e darmos valor ao nosso presente necessrio compreender e ter conhecimento acerca do passado e pelo que os nossos avs e pais tiveram de passar. Um exemplo simples e que agora est a celebrar 40 anos o 25 de abril de 1974, a populao portuguesa teve de passar por muito para ns hoje em dia vivermos em democracia. necessrio que todos ns tenhamos o mnimo conhecimento das nossas razes. sempre bom conhecer e aprender mais acerca das histrias passadas para sentirmos que fazemos parte de algo maior, sendo isto uma forma de darmos mais valor ao que hoje temos como garantido.

A cultura importante para o enriquecimento dos indivduos como pessoas. De acordo com o conceito sociolgico de cultura, todas as pessoas tm cultura, e esta engloba aspetos de natureza material e de natureza espiritual. Logo, no se adquire cultura s na escola e nos museus, todas as pessoas tem cultura independentemente de no terem escolaridade ou de nunca terem visitado um museu. A cultura algo que se aprende desde criana voluntria ou involuntariamente.

Fig. 32 e 33 Os museus de Faro que visitamos: O municipal e o etnogrfico.

You might also like