You are on page 1of 28

Gerenciamento de Energia

Prof. Giovanilton Ferreira da Silva

Introduo
At 1981 Energia (kWh) e demanda (mximo kW mensal) A partir de 1982  Tarifao horo-sazonal: Preos de demanda e consumo em conformidade com o perodo dirio (ponta ou fora de ponta) e em conformidade com a poca do ano (perodo seco ou perodo mido) Objetivos: Estimular o deslocamento da carga para os perodos de menor carregamento do sistema; Orientar o consumo para os perodos de maior hidraulicidade; Reduzir os investimentos no sistema eltrico; Utilizar de maneira racional todo o sistema interligado.

Definies e Conceitos
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. Curva Diria de Carga Potncia Energia Potncia Instalada Potncias Ativa, Reativa, Aparente e Fator de Potncia Demanda e Consumo Demanda Mxima Demanda Mdia Demanda Contratada Demanda Registrada Demanda de Ultrapassagem Demanda Faturada Fator de Carga Horrios de Ponta e Fora de Ponta Perodos Seco e mido Estrutura Tarifria

Definies e Conceitos
1. Curva Diria de Carga

Definies e Conceitos 2 Potncia


Simplificadamente, podemos dizer que a capacidade de consumo de um aparelho eltrico. A potncia vem escrita nos manuais dos aparelhos, sendo expressa em watts (W) ou quilowatts (kW).

Definies e Conceitos 3 Potncia Instalada


Soma das potncias nominais de equipamentos eltricos de mesma espcie, instalados na unidade consumidora e em condies de entrar em funcionamento.

Definies e Conceitos 4 Energia


A energia eltrica pode ser ativa ou reativa. Entende-se como energia eltrica ativa a quantidade de eletricidade utilizada por um aparelho eltrico ao ficar ligado por certo tempo, ou seja, a energia que pode ser convertida em outra forma de energia. Tem como unidades mais usuais o quilowatt-hora (kWh) e o megawatt-hora (MWh). J energia eltrica reativa a que circula continuamente entre os diversos campos eltricos e magnticos de um sistema de corrente alternada, sem produzir trabalho, expressa em quilovolt-ampre-reativo-hora (kvarh).

Definies e Conceitos

Definies e Conceitos 5 DEMANDA


a mdia das potncias eltricas ativas ou reativas, solicitadas ao sistema eltrico pela parcela de carga instalada em operao na unidade consumidora, durante um intervalo de tempo especificado. Os medidores instalados no Brasil operam com intervalo de tempo t=15 minutos (Decreto n 62.724 de 17 de maio de 1968). expressa em quilowatts (kW).

Definies e Conceitos 6 Consumo


Quantidade de energia eltrica utilizada durante qualquer perodo.

Definies e Conceitos 7 DEMANDA MXIMA


a maior demanda verificada durante certo perodo (anual, mensal, dirio, etc.).

Definies e Conceitos 8 Demanda Mdia


a relao entre a quantidade de energia eltrica consumida (kWh) durante um certo perodo e o nmero de horas deste perodo.

Definies e Conceitos 9 DEMANDA MEDIDA


a maior demanda de potncia ativa, verificada por medio, durante o intervalo de 15 minutos durante o perodo de faturamento, expressa em quilowatts (kW).

Definies e Conceitos 10 DEMANDA CONTRATADA


a demanda de potncia a ser obrigatria e continuamente disponibilizada pela concessionria, no ponto de entrega, conforme valor e perodo de vigncia fixados no contrato de fornecimento e que dever ser integralmente paga, seja ou no utilizada, durante o perodo de faturamento, expressa em quilowatts (kW). A Figura a seguir exemplifica a demanda contratada para a curva de carga de uma unidade consumidora.

Definies e Conceitos 10 DEMANDA CONTRATADA

Definies e Conceitos 11 Demanda Registrada


Maior demanda (kW), verificada por medio, integralizada no intervalo de 15 (quinze) minutos durante o perodo de faturamento.

Definies e Conceitos 12 Demanda de Ultrapassagem


Parcela da demanda medida que excede o valor da demanda contratada.

Definies e Conceitos 13 Demanda de Ultrapassagem


Parcela da demanda medida que excede o valor da demanda contratada.

Definies e Conceitos 14 Demanda Faturada


Valor da demanda (kW), identificada de acordo com critrios estabelecidos e considerada para fins de faturamento, com aplicao de respectiva tarifa. Para fins de faturamento deve-se levar em conta o grupo de consumidores e seus critrios.

Definies e Conceitos 15 Fator de Carga


a razo entre a energia eltrica ativa e a aparente, consumidas num mesmo perodo especificado. A relao entre o consumo de energia devido demanda mdia, pelo consumo de energia devido demanda mxima, o Fator de Carga da unidade consumidora. Ento, o fator de carga pode ser expresso pela relao entre o consumo real de energia e o consumo que haveria se a carga solicitasse, durante todo o tempo, de uma potncia constante e igual demanda mxima. Deve-se procurar trabalhar com o Fator de Carga o mais prximo possvel da unidade.

Definies e Conceitos 16 Horrios de Ponta e Fora de Ponta


Horrio de ponta (HP) Horrio de ponta (HP) Perodo definido pela concessionria e composto de 3 (trs) horas dirias consecutivas, considerando-se os dias que excluem os finais de semana e os feriados.

Definies e Conceitos 16 Horrios de Ponta e Fora de Ponta


Horrio fora de ponta (HFP) Horrio fora de ponta (HFP) Perodo definido pela concessionria e composto das horas dirias consecutivas complementares quelas do HP.

Definies e Conceitos 17 Perodos Seco e mido


Perodo seco = Perodo de 7 (sete) meses consecutivos (maio a novembro). Perodo mido = Perodo de 5 (cinco) meses consecutivos (dezembro a abril).

Definies e Conceitos 17 Estrutura Tarifria

Grupos de Consumidores

Faturamento e Condies de Aplicaes das Tarifas

Opes Tarifrias Para o Grupo A Faturamento: Faturamento de Demanda Ativa; Tolerncia de Ultrapassagem; Faturamento do Consumo Ativo; Faturamento de Energia e Demanda Reativas; Cobrana de ICMS.

Opes Tarifrias Para o Grupo A

Opes Tarifrias Para o Grupo A

You might also like