You are on page 1of 2

TESTE Formativo C.

FSICO-QUMICAS

8 ANO

2013/2014

1. H solues aquosas que so cidas, outras bsicas e ainda outras que so neutras. A fenolftalena e o tornesol so indicadores cido-base que j conheces bem. Considera a as seguintes solues e o respetivo pH: 1.1 Indica qual a soluo neutra: 1.2 Indica qual a soluo bsica: 1.3 indica qual a soluo mais cida: 1.4. coloca-as por ordem crescente de acidez:

2. Risca em cada frase que se segue a hiptese incorreta de modo a obteres afirmaes verdadeiras. A A fenolftalena torna-se rosa carmim em meio cido / bsico. B O tornesol torna-se vermelho em meio cido / bsico. C Em meio neutro a fenolftalena incolor / rosa-carmim e o tornesol azul-aroxeado / vermelho.

3. Completa o quadro que se segue preenchendo os espaos com as designaes corretas.

4. Completa a seguinte frase: Quando se adiciona uma soluo ________________ a uma soluo _________________ o seu pH ________________

5. O porto de ferro da Quinta do Sr. Jos encontra-se cheio de ferrugem. 5.1. Que tipo de transformao sofre o ferro quando est exposto ao ar? Justifica a tua resposta. 5.2. Escreve a equao de palavras que traduz o que tem vindo a ocorrer ao porto do Sr. Jos. 5.3. Indica os reagentes e os produtos da reao. 5.4. A reao ocorrida no porto do Sr. Jos lenta ou rpida? 5.5. O que deveria ter feito o Sr. Jos para evitar tal situao?

6. Seleciona a opo correta. 6.1. O depsito esbranquiado que se forma na resistncia da mquina de lavar roupa deve-se ao: A sulfato de clcio B carbonato de sdio C carbonato de clcio

6.2. As guas dos rios muitas vezes so poludas com descargas cidas provenientes das indstrias. Qual a substncia que poder combater a acidez do rio? A cido sulfrico B hidrxido de clcio C cloreto de sdio 6.3. Quando, durante a digesto, ocorre a produo de suco gstrico, necessrio compensar o organismo com produtos de carcter: A alcalino B cido C neutro 6.4. As estalactites e estalagmites so fruto da: A deposio de cidos B precipitao de sais C decomposio da gua

7. Completa as frases que se seguem, de forma que estas se tornem cientificamente corretas. A __________________de substncias origina muitas vezes a sua transformao em substncias diferentes. Ocorrem, desta forma, transformaes qumicas que tambm se chamam _________________ ________________. s substncias iniciais, que do origem s novas substncias, chamamos________________ . s substncias formadas chamamos________________. Existem trs tipos de reaes: ________________ _______________,_____________ _____________e reaes de oxidao-reduo, nas quais se encontram as_____________ ____________. As reaes de combusto so reaes qumicas que ocorrem entre um ______________e um _____________. O _____________ o material que arde. O _______________ a substncia que reage com o combustvel. A reao entre uma soluo cida e uma soluo bsica chama-se ______________ ___________ou de ______________ ____________.. As reaes qumicas durante as quais ocorre a formao de sais insolveis so _____________ _____________..

8. A me do Ricardo est com azia (excesso de acidez no estmago). 8.1. O que o Ricardo pode aconselhar me para combater esse mal-estar? 8.2. O que acontece ao pH do estmago medida que a acidez diminui? 8.3. Que tipo de reao est a ocorrer?

9. Num tubo de ensaio vais misturar 10 ml de soluo aquosa de Nitrato de Prata e 10 ml de soluo aquosa de cloreto de Magnsio. 9.1. uma reao de precipitao? Justifica a tua resposta. 9.2. Se a tua resposta foi sim na alnea anterior, escreve a respectiva equao qumica. Justifica todos os passos da tua resposta.

You might also like