You are on page 1of 2

Idiossincrasia - s.f. Maneira de ver, sentir, reagir peculiar a cada pessoa.

No trabalho em equipe, tratar as pessoas como objetos ou nmeros, distanciar-se dos problemas, no considerar as idiossincrasias de determinadas pessoas ou o impacto dos eventos sobre elas, so caractersticas de um comporta- mento defensivo denominado

Despersonalizao do relacionamento A burocracia tem como uma de suas caractersticas a impessoalidade no relacionamento entre os funcionrios, j que enfatiza os cargos e no as pessoas levando a uma diminuio das relaes personalizadas entre os membros da organizao.
Comportamentos defensivos - Evitar a ao: 1.Superconformao: interpretao estrita de suas responsabilidades. A adeso rgida a regras, polticas ou precedentes evita a necessidade de serem consideradas as nuances de um caso; 2.Transferncia de responsabilidade: transfere-se a outra pessoa a responsabilidade pela execuo de uma tarefa ou tomada de deciso; 3.Fazer-se de bobo: estratgia de no colaborao. Voc evita uma tarefa indesejada fingindo ignorncia ou incapacidade; 4.Despersonalizao: voc passa a tratar as pessoas como objetos ou nmeros, distanciando-se dos problemas e evitando considerar as particularidades de determinadas pessoas ou o impacto dos eventos sobre elas; 5.Esticar e suavizar: prtica de prolongar uma tarefa para voc sempre parecer ocupado; 6.Protelao: requer que voc parea razoavelmente apoiador em pblico, enquanto no faz nada ou quase nada particularmente. Evitar a culpa: 1.Formalizao: refere-se prtica de documentar rigorosamente as atividades para projetar uma imagem de competncia de seriedade; 2.Segurana: evadir-se de situaes que possam ter reflexos desfavorveis; 3.Justificativas: inclui explicaes que reduzam sua responsabilidade por um resultado negativo; 4.Bode expiatrio: colocar a culpa por um resultado negativo em fatores externos, que nem sempre esto envolvidos; 5.Falsificao de imagem: manipulao de informaes por meio de distores, embelezamento, fraude, apresentao seletiva ou ofuscao.

No trabalho em equipe, a comunicao deve ser assertiva, o que significa, por exemplo, que uma pessoa pode falar algo muito desagradvel para a outra, mas de maneira que no seja ameaadora nem ofensiva.

Assertividade ir direto ao ponto sem embromar nem deixar espao para a dvida, que gera insegurana e aumenta a chance para enganos e falhas. Ter comunicao assertiva virtude, mesmo que isso signifique dizer no e desagradar ao outro. Chefes assertivos tambm podem ser duros por dizer coisas "na lata" - embora no latam. Eles so rgidos e no ces ferozes pronto a te tragar, por isso podem chocar os que preferem enrolar, estes tm medo de magoar e preferem dar uma de subentendido, em vez de dar informaes na "lata da assertividade". Outra vantagem do bom comunicador que ele nunca d margem dvida. Para ele, prefervel esgotar todos os assuntos a gastar seu tempo e eficincia goela abaixo. J o oposto da comunicao assertiva a comunicao mitigada que d margem dupla interpretao, prprio das pessoas inseguras ou despreparadas. Mas cuidado! No confunda assertividade com crueldade.

You might also like