You are on page 1of 13

Artigo Revista Cientfica da UFPA, V.

7, N 01, 2009

Anlise da Postura de Trabalho com Computador


Shahine Paccola Gonalves1 Cinthia Dias Rocha1 Paulo Torres Fenner2

Resumo
Este artigo trata sobre a avaliao dos aspectos ergonmicos nos postos de trabalho frente ao computador. Atravs da anlise de vinte modelos aleatrios em diferentes tipos de equipamento e condies de ambiente de trabalho, concluiu-se que h necessidade de maiores estudos e difuso sobre o assunto, j que todos os usurios apresentaram incorrees, seja quanto postura, seja quanto a inadequaes dos equipamentos.

Palavras-chave: ergonomia, computador, postura.

Abstract
This article discusses the evaluation of ergonomic on jobs front of the computer. Through analysis of twenty random patterns in different types of equipment and conditions of the work environment, it was concluded that there is need for more studies and dissemination on the matter, since all users had inaccuracies, is about the attitude or about inadequacies of equipment.

Key words: ergonomics, computer, laying


1 2

Discentes do Departamento de Recursos Florestais- FCA/UNESP, Botucatu - SP 2- Docente do Departamento de Recursos Florestais FCA/UNESP, Botucatu - SP
GONALVES,S. P; ROCHA, C. D.; FENNER, P. T.

Anlise da Postura de Trabalho com Computador


GONALVES,S. P; ROCHA, C. D.; FENNER, P. T.

Introduo
A ergonomia surgiu para melhorar as relaes entre o homem e o ambiente de trabalho atravs de estudos, como por exemplo, das interaes anatmico-fisiolgicas do ser humano e dos equipamentos utilizados. A Ergonomia uma cincia interdisciplinar, que tem por objetivo a adaptao do posto de trabalho, dos instrumentos, das mquinas, dos horrios e do meio ambiente s exigncias do ser humano. O alcance de tais objetivos, ao nvel industrial, propicia uma facilidade de trabalho e um melhor rendimento do esforo humano (Grandjean, 1968). Desta forma, pode-se dizer que a utilizao de equipamentos adequados pea fundamental quando se trata de sade e conforto na utilizao de computadores. O presente trabalho teve como objetivo analisar os postos de trabalho com computador diferentes situaes de uso, bem como suas respectivas formas de utilizao, tais como: posio do monitor, altura da cadeira e postura do usurio, entre outros aspectos.

Reviso bibliogrfica
Segundo Shneiderman (1992) apud Panacaro (2007), a importncia do desenvolvimento de boas interfaces entre homem-computador pode proporcionar uma substancial diferena no tempo de aprendizado, na velocidade de execuo, na taxa de erro e na satisfao do usurio. Nos dias de hoje, a computao no se restringe mais aos computadores. Interagir com sistemas informatizados faz parte da vida cotidiana e inclui toda uma gama de experincias. Esses sistemas que funcionam a partir da interao com seus usurios so denominados sistemas interativos e uma de suas caractersticas mais fundamentais que servem de apoio atividade humana, seja ela de trabalho ou lazer. O sucesso de um sistema interativo determinado pelos seres humanos que o usam e, portanto, profundamente afetado pela sua facilidade de uso. Um sistema interativo se construdo com usabilidade em mente pode ajudar na realizao das atividades de modo mais fcil, agradvel e satisfatrio. Em contrapartida, sistemas no construdos de forma centrada no usurio podem se tornar inadequados atividade humana e atuar no mais como apoio, mas sim como obstculo a sua realizao, tornando-se uma fonte de problemas (Panacaro, 2007).
Revista Cientfica da UFPA, V. 7, N 01, 2009

Anlise da Postura de Trabalho com Computador


GONALVES,S. P; ROCHA, C. D.; FENNER, P. T.

A entrada de computadores em empresas e lares fez com que as pessoas comeassem a utilizar essas mquinas durante longos perodos, em atividades repetitivas (Ergonomia essencial em 4/6/2008). O trabalho em computador quando executado por muitas horas seguidas pode vir a provocar problemas como fadiga ocular e intelectual, dores musculares e tendinites, quando no so adotados hbitos saudveis (Trabalho em Computador: de olho na ergonomia em 4/6/2008). A Figura 1 est representando o modo incorreto de uso do computador, enquanto que a Figura 2 ilustra o uso adequado do equipamento. As horas que cada pessoa passa, no trabalho ou em casa, em frente ao computador so suficientes para causar dores nas costas, olhos ardendo, mos doloridas, cotovelos inchados, problemas no ombro (Males que vm do computador em 4/6/2008). A Norma Regulamentadora 17 relativa Ergonomia visa a estabelecer parmetros que permitam a adaptao das condies de trabalho s caractersticas psicofisiolgicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um mximo de conforto, segurana e desempenho eficiente. As condies de trabalho incluem aspectos relacionados ao levantamento, transporte e descarga de materiais, ao mobilirio, aos equipamentos e s condies ambientais do posto de trabalho e prpria organizao do trabalho (NR 17 - Ergonomia (117.000-7 em 16/6/2008).

Figura 1. Posio incorreta no uso do computador.

Revista Cientfica da UFPA, V. 7, N 01, 2009

Anlise da Postura de Trabalho com Computador


GONALVES,S. P; ROCHA, C. D.; FENNER, P. T.

Figura 2. Posio correta no uso do computador. Fonte: Trabalho em computador: de olho na ergonomia 04/06/2008.

Parmetros estudados
Foram analisados diferentes parmetros relacionados ao posto de trabalho dos usurios de computador.

Figura 3. A ergonomia inslita do PC e suas implicaes para o design em 4/6/2008

Monitor Segundo Couto (2002), o monitor de vdeo deve estar bem em frente aos olhos. Em relao altura do monitor de vdeo, a posio ideal aquela em que o mesmo se encontra um pouco abaixo da projeo horizontal dos olhos e um pouco inclinado para cima, facilitando a leitura. O limite superior do monitor de vdeo na projeo horizontal dos olhos. Ao longo de anos de uso, a tela do monitor fica menos ntida, exigindo um esforo maior nos olhos. Quem o utiliza diariamente pode no notar a diferena porque vai se

Revista Cientfica da UFPA, V. 7, N 01, 2009

Anlise da Postura de Trabalho com Computador


GONALVES,S. P; ROCHA, C. D.; FENNER, P. T.

habituando gradualmente ao desgaste (Trabalho em Computador: de olho na ergonomia em 4/6/2008). Monitores LCD, causam menor cansao na vista devido a tela ser esttica. Deve-se escolher modelos com boas taxas de contraste, possibilitando imagens mais claras (Ergonomia, melhorando o uso do computador em 4/6/2008). A distncia entre o monitor e quaisquer documentos que precise ser consultado durante o trabalho deve ser mnima, de modo a evitar movimentos desnecessrios com o pescoo (Trabalho em Computador: de olho na ergonomia em 4/6/2008). O ngulo entre os olhos e o monitor deve estar entre 5 e 15. E a distncia entre o monitor os olhos deve ser de pelo menos 40 centmetros a fim de evitar problemas de vista (O seu computador est te matando? em 4/6/2008). Cadeira A cadeira um dos itens principais para quem utiliza do computador por longos perodos dirios. Deve-se escolher uma cadeira que possua encosto mdio, espuma injetada, textura rugosa, maior nmero possvel de ajustes, assento levemente inclinado para trs e deve-se evitar o uso de braos, pois estes atrapalham a aproximao da cadeira mesa do computador (Ergonomia, melhorando o uso do computador em 4/6/2008). As cadeiras tambm devem ser ajustadas altura da pessoa. Quando fixas devem possuir regulagens compatveis com as da populao brasileira (altura ideal a partir de 36 cm) e preparadas para eventuais adies (encosto para a cabea, apoio para os ps e braos, etc.). A altura certa da cadeira de trabalho aquela em que os cotovelos estejam altura do tampo da mesa (Couto, 2002). Teclado e mouse O teclado e o mouse devem tambm estar posicionados ao nvel da altura dos cotovelos. So dispositivos que influenciam diretamente a sade e podem provocar uma maior ou menor fadiga. A maioria dos teclados ergonmicos existentes no mercado inclui o apoio para os pulsos. No entanto, os trabalhadores que utilizam os computadores de forma intensa devem adquirir teclados ergonmicos, que diminuem a fadiga e aumentam a velocidade de digitao. O mouse ergonmico tambm aconselhado, sendo recomendvel optar por um modelo baixo, que exige um menor esforo do pulso.
Revista Cientfica da UFPA, V. 7, N 01, 2009

Anlise da Postura de Trabalho com Computador


GONALVES,S. P; ROCHA, C. D.; FENNER, P. T.

Destacam-se os modelos com sensor ptico, que garantem uma maior preciso, um menor atrito entre o mouse e o respectivo tapete, provocando, portanto menos cansao (Trabalho em Computador: de olho na ergonomia em 4/6/2008). Base para o teclado e mouse: deve ficar na altura prxima da cintura, para permitir que a mo e o antebrao fiquem alinhados, sem ngulos. A altura, ajustvel, deve ficar entre 64 e 75 cm. Se for necessrio, usar apoio para o punho junto ao teclado e ao mousepad (Males que vm do computador em 4/6/2008). Posio das mos Durante o trabalho importante que o punho fique reto, para tanto, pode-se utilizar suportes a fim de apoiar os cotovelos na mesa de trabalho. Os dedos devem estar ligeiramente fletidos e no esticados durante a digitao, prefervel que desloque os braos, de modo a aliviar a tenso nos nervos, tendes e msculos da mo. Os braos devem permanecer junto ao corpo (Trabalho em Computador: de olho na ergonomia em 4/6/2008). Posio dos ps A posio dos ps tambm uma recomendao importante para o relaxamento da musculatura e para melhorar a circulao sangunea nos membros inferiores. Portanto, os ps devem estar bem apoiados no cho ou deve-se adotar um apoio para os ps. O apoio para os ps importante se a cadeira estiver numa posio demasiado alta para conseguir apoiar corretamente os ps no cho (Trabalho em Computador: de olho na ergonomia em 4/6/2008). Iluminao Os ambientes mais adequados para o trabalho com computador so aqueles iluminados naturalmente pela luz do sol. A fonte de luz no deve estar localizada atrs do monitor, de modo a evitar reflexos excessivos na tela. A iluminao artificial dever vir preferencialmente de cima, posicionada levemente para trs do monitor. A luminosidade e o contraste da tela tambm devem ser regulados, para evitar esforos visuais desnecessrios. (Ergonomia, melhorando o uso do computador em 4/6/2008)

Revista Cientfica da UFPA, V. 7, N 01, 2009

Anlise da Postura de Trabalho com Computador


GONALVES,S. P; ROCHA, C. D.; FENNER, P. T.

Material e mtodos
O estudo foi realizado atravs de um levantamento de dados coletados de vinte modelos escolhidos aleatoriamente, em diferentes situaes nos municpios de Botucatu e Lenis Paulista SP, Brasil. Em cada modelo foram avaliados todos os parmetros e condies de uso dos equipamentos. Foram analisados os seguintes parmetros relacionados ao posto de trabalho dos usurios de computador:

Cadeira
Foram analisadas diferentes caractersticas nas cadeiras, tais como presena ou ausncia de rodzio, regulagem de altura e aproximao do encosto, regulagem de altura do assento e presena ou ausncia de braos. As cadeiras consideradas adequadas foram as que possuam rodzio, encosto e altura do assento regulveis e que no possuam braos.

Teclado
Em relao ao teclado foi analisada a presena da regulagem de altura. Foram considerados adequados os postos de trabalho que possuam teclados com regulagem de altura.

Monitor
Nos monitores, verificou-se a presena de regulagem de altura e ajuste do ngulo de inclinao. Os monitores considerados apropriados foram os que apresentavam regulagem de altura e ajuste do ngulo de inclinao.

Altura do olho em relao ao monitor


A relao entre a altura do olho e a tela do monitor foi obtida medindo-se a distncia dos olhos do usurio at o cho e comparando com a distncia da parte superior da tela do
Revista Cientfica da UFPA, V. 7, N 01, 2009

Anlise da Postura de Trabalho com Computador


GONALVES,S. P; ROCHA, C. D.; FENNER, P. T.

monitor at o cho. Considerou-se apropriada quando altura dos olhos do usurio e a parte superior da tela do monitor estavam na mesma linha horizontal, admitindo-se um intervalo de 5 centmetros acima ou abaixo.

Distncia do olho ao monitor


A distncia entre o olho do usurio e o monitor foi medida com fita mtrica. Foram consideradas adequadas as distncias compreendidas entre 40 e 70 centmetros.

Posio das mos


Foi verificada visualmente a angulao do punho em relao ao teclado. Foram considerados adequados os casos em que os usurios conseguiam trabalhar com o punho reto.

Posio dos ps
A posio dos ps foi analisada segundo o apoio, se estavam completamente apoiados no cho ou em apoios prprios. Os ps completamente apoiados no cho ou em apoios foram considerados como estando na posio correta.

Posio da coluna
A posio da coluna foi analisada segundo o apoio no encosto da cadeira. Foram consideradas adequados os usurios apoiados completamente no encosto.

Iluminao
A iluminao foi analisada segundo o reflexo causado na tela, e tambm a iluminao do posto de trabalho. Foram consideradas corretas as situaes nas quais a iluminao no atrapalhava a leitura na tela e nas quais o ambiente encontrava-se bem iluminado.

Revista Cientfica da UFPA, V. 7, N 01, 2009

Anlise da Postura de Trabalho com Computador


GONALVES,S. P; ROCHA, C. D.; FENNER, P. T.

Resultados e discusso

Equipamentos
100 90 80 70 60 50 40 30 20 10 0 0 45 80 55 75 100 100 100 %com %sem 55 20 45 25 0 0

ad ei ra

Cadeira
Na figura 4 pode-se verificar que entre os postos de trabalhos estudados foram encontrados diversos modelos de cadeiras ou assentos, com as mais diferentes configuraes. Observa-se que 55% possuam regulagem de altura, mas apenas 20% permitiam que o encosto fosse regulado adequadamente. Verifica-se tambm que apenas 45% possuam rodzio. Por outro lado 75% das cadeiras no possuam braos.
Revista Cientfica da UFPA, V. 7, N 01, 2009

eg ul ag -r em eg ul al ag tu ra em en C co ad st ei o ra -r C od Te ad z cl ei io ad r a o -r br eg a ul os M ag on em ito al r M tu -a on ra ju ito st re n re gu gu la lo ge m al tu ra
Figura 4. Equipamentos avaliados

ad ei ra

-r

Anlise da Postura de Trabalho com Computador


GONALVES,S. P; ROCHA, C. D.; FENNER, P. T.

Teclado
O teclado foi o equipamento que obteve total inadequao quanto possibilidade de regulagem da altura. Nenhum dos teclados dos usurios avaliados possua tal caracterstica.

Monitor
Dos monitores avaliados, 100% possuam ajuste de ngulo, porm, por outro lado, nenhum deles possua regulagem de altura.

Parmetros avaliados
100 90 80 70 60 50 40 30 20 10 0

30 65

30 50 75 55

25

70 35

70 50 25 45

75

%incorreta %correta

r( cm

r( cm

lu n

le x m in a

ito

ito

da

da

-r ef

do

on

on

-m

-m

Po

si

Po s

ol ho

ol ho

Po

in a

si

Al tu

Di

st n

cia

ra

Figura 5. Parmetros ergonmicos pessoais

Altura do olho em relao ao monitor


10

Ilu

Ilu

Revista Cientfica da UFPA, V. 7, N 01, 2009

-f un

co

do

Anlise da Postura de Trabalho com Computador


GONALVES,S. P; ROCHA, C. D.; FENNER, P. T.

De acordo com pesquisas realizadas, a parte superior do monitor deve estar alinhada altura dos olhos. Os resultados expressam certa inadequao neste sentido, pois apenas 65% dos casos estudados estavam com a altura incorreta. Nos demais casos o monitor estava corretamente posicionado, ou com diferena de altura igual ou menor a 5 centmetros .

Distncia do olho ao monitor


A distncia entre o monitor e o usurio deve ser de pelo menos 40 centmetros. 70% dos usurios avaliados estavam posicionados de forma correta em frente tela. Nos demais casos, a distncia era maior que a recomendada.

Posio das mos


Durante o trabalho o punho deve permanecer reto e o ngulo formado entre o brao e o antebrao deve ser de 90. A maioria dos usurios estudados, 70%, estava com as mos posicionadas de forma correta.

Posio dos ps
Em 25 % dos casos, os ps estavam posicionados de forma correta, completamente apoiados no cho, ou sobre um apoio prprio.

Posio da coluna
Observa-se no grfico que 50% dos usurios estavam posicionados corretamente na cadeira, com a coluna apoiada no encosto.

Iluminao
A preocupao com a iluminao reflexiva s foi observada em 45% dos casos. Por outro lado, a iluminao de fundo foi adequada em 75% dos casos.

Revista Cientfica da UFPA, V. 7, N 01, 2009

11

Anlise da Postura de Trabalho com Computador


GONALVES,S. P; ROCHA, C. D.; FENNER, P. T.

Concluso
Visando maior rendimento dos trabalhadores e considerando a importncia da ergonomia nos ambientes de trabalho, verifica-se a necessidade de equipamentos adequados a cada trabalhador especificamente. A maior parte dos equipamentos e parmetros analisados mostrou-se inadequada segundo os padres de utilizao considerados corretos, fato que demonstra que so necessrios mais estudos sobre o assunto, bem como uma maior difuso a respeito desta cincia, para que se evitem futuros danos sade dos trabalhadores. Os danos que a m utilizao dos equipamentos pode acarretar so muitos, como por exemplo dores na coluna que aparecem devido m postura responsvel por algum tipo de curvatura errada e sua compensao, inflamaes dos msculos do ombro, que acontecem por que os cotovelos ficam sem apoio ao utilizar-se o teclado, entre outros problemas.

Bibliografia citada
COUTO, H. A. Como implantar ergonomia na empresa: a prtica dos comits de ergonomia Belo Horizonte - MG: Ergo Editora Ltda, 2002. Acesso em 4 de jun. 2008. http://www.brasilmedicina.com.br/noticias/pgnoticias_det.asp?Codigo=1534&AreaSelect=3 GRANDJEAN, E. 1968. GRANDJEAN, E. 1968. Fatigue: Its physiological and psychological significance.Acesso em 12 jun. 2008. http://www.ergonomia.com.br/ PANACARO, A. F. D. Interao Homem computador. Monografia. 44p. Acesso em 4 jun. 2008. http://www.fatepa.anchieta.br/TCC/2007/Interacao_Homem-ComputadorANDRE_FERNANDO_DEO_PACANARO.pdf, 2007. A ergonomia inslita do PC e suas implicaes para o design. <http://usabilidoido.com.br/a_ergonomia_insolita_do_pc_e_suas_implicacoes_para_o_design .html>. Acesso em 4 jun. 2008. Ergonomia essencial. <http://www.viaseg.com.br/noticia/856-ergonomia_e_essencial.html> Acesso em 4 jun. 2008.

Revista Cientfica da UFPA, V. 7, N 01, 2009

12

Anlise da Postura de Trabalho com Computador


GONALVES,S. P; ROCHA, C. D.; FENNER, P. T.

ERGONOMIA, MELHORANDO O USO DO COMPUTADOR <http://www.softsis.com.br/epate/ergonomia,-melhorando-o-uso-do-computador> Acesso em 4 jun. 2008. MALES QUE VM DO COMPUTADOR - Revista Alphanews. Ed. 143 2/2005 <http://www.alphanews.com.br/materias.asp?id=337> Acesso em 4 jun. 2008. NR 17 - ERGONOMIA (117.000-7). Ministrio do Trabalho e Emprego. <http://www.mte.gov.br/legislacao/normas_regulamentadoras/nr_17.asp> Acesso em 16 jun. 2008. O seu computador est te matando? <http://www.nossavia.com.br/ciencia/o-seu-computador-esta-te-matando>. Acesso em 4 jun. 2008. Trabalho em computador: de olho na ergonomia. Fundao Oswaldo Cruz <http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/virtual%20tour/hipertextos/up1/trabalho_em_comp utador.html> Acessado em 4/6/2008.

Revista Cientfica da UFPA, V. 7, N 01, 2009

13

You might also like