You are on page 1of 9

REALIZAO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA SUDESTE DE MINAS GERAIS.


REF. EDITAL N 02/2009- CONCURSO PBLICO

INSTRUES
Voc est recebendo do fiscal um Caderno de Questes com 40 (quarenta) questes numeradas sequencialmente que compem a prova objetiva. Voc receber, tambm, a Folha de Respostas personalizada para transcrever as respostas da prova objetiva. ATENO 12 proibido folhear o Caderno de Questes antes da autorizao do fiscal. Aps autorizao, verifique se o Caderno de Questes est completo, sem falhas de impresso e se a numerao est correta. Confira tambm se sua prova corresponde ao cargo para o qual voc se inscreveu. Caso haja qualquer irregularidade, comunique o fato ao fiscal imediatamente. 3Confira seu nome completo, o nmero de seu documento e o nmero de sua inscrio na Folha de Respostas. Caso encontre alguma irregularidade, comunique o fato ao fiscal para as devidas providncias. 4Voc dever transcrever as respostas das questes objetivas para a Folha de Respostas, que ser o nico documento vlido para a correo das provas. O preenchimento da Folha de Respostas de inteira responsabilidade do candidato. 56Leia atentamente cada questo da prova e assinale, na Folha de Respostas, a opo que a responda corretamente. A Folha de Respostas no poder ser dobrada, amassada, rasurada ou conter qualquer marcao fora dos campos destinados s respostas. 7Na correo da Folha de Respostas, ser atribuda nota 0 (zero) s questes no assinaladas, que contiverem mais de uma alternativa assinalada, emenda ou rasura, ainda que legvel. 8Voc dispe de 4h (quatro horas) para fazer a prova, incluindo a marcao da Folha de Respostas. Faa-a com tranquilidade, mas controle seu tempo. 9Voc somente poder deixar definitivamente a sala de prova aps 60 (sessenta) minutos de seu incio. Caso queira levar o caderno de questes, s poder sair da sala aps o trmino da prova, devendo, obrigatoriamente, devolver ao fiscal a Folha de Respostas devidamente assinada. As provas estaro disponibilizadas no site da AOCP (www.aocp.com.br) a partir da divulgao do Gabarito Preliminar. 10- Os 03 (trs) ltimos candidatos da sala s podero sair juntos, aps a conferncia de todos os documentos da sala e assinatura da ata. 11- Durante a prova, no ser permitida qualquer espcie de consulta ou comunicao entre os candidatos, nem a utilizao de livros, cdigos, manuais, impressos ou anotaes, calculadoras, relgios digitais, agendas eletrnicas, pagers, telefones celulares, BIP, Walkman, gravador ou qualquer outro equipamento eletrnico. A utilizao desses objetos causar eliminao imediata do candidato. 12- Os objetos de uso pessoal, incluindo telefones celulares, devero ser desligados e mantidos dessa forma at o trmino da prova e entrega da Folha de Respostas ao fiscal. 13- Qualquer tentativa de fraude, se descoberta, implicar em imediata denncia autoridade competente, que tomar as medidas cabveis, inclusive com priso em flagrante dos envolvidos.

ED 05/ED 13

www.pciconcursos.com.br

FOLHA PARA ANOTAO DAS RESPOSTAS DO CANDIDATO

QUESTO RESP.

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

QUESTO RESP.

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

www.pciconcursos.com.br

CONHECIMENTOS ESPECFICOS 01. Preencha as lacunas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta. Piaget utilizou, para a construo de suas idias, o modelo biolgico. Neste, o homem guiado pela busca do equilbrio entre as necessidades ____________________, fundamentais de sobrevivncia e as agresses ou restries colocadas pelo _________________ para a satisfao destas ____________. biolgicas / meio / necessidades. psicolgicas / ambiente / necessidades. fisiolgicas / ambiente / estimulaes. biolgicas / ambiente / estimulaes. fisiolgicas / meio / necessidades. Jean Piaget entende a inteligncia como um processo de adaptao, pois I. II. incorpora dados da experincia do indivduo. ao mesmo tempo, modifica suas estruturas mentais.

07.

a) b) c) d) e)

a) b) c) d) e) 02.

Assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta das trs fases, em que podemos entender a evoluo da Psicologia aplicada ao contexto das organizaes de trabalho. Psicologia da Indstria, Psicologia Social e Sade Mental. Psicologia da Indstria, Organizacional e do Trabalho. Psicologia das Relaes Humanas, Psicologia da Indstria e Psicologia Organizacional. Psicologia Econmica, Psicologia Organizacional e Psicologia do Trabalho. Psicologia Social, Psicologia Organizacional e Psicologia da Indstria. Assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta dos nveis de anlise da cultura de uma organizao, evoluindo do mais superficial para o mais profundo. Valores ritos hbitos e costumes. Organizao hierrquica regulamentos legislao trabalhista. Artefatos visveis regulamentos - valores. Regulamentos legislao trabalhista dogmas e ritos. Artefatos visveis valores pressupostos bsicos. Segundo vrios autores, Greenberg e Baron (1995), Ivancevich e Matteson (1999) e Tosi, Rizzo e Carroll (1994), entre outros, os grupos e equipes de trabalho desenvolvem-se atravs de um processo de cinco fases. Assinale a alternativa que as contm na sequncia correta. formao crescimento cristalizao conflito mudana. nascimento conflito resoluo maturidade morte. nascimento crescimento maturidade conflito desintegrao. formao conflito normatizao desempenho desintegrao. formao conflito resoluo maturidade desempenho. Assinale a alternativas que associa corretamente os nmeros do primeiro bloco de palavras, que correspondem a nomes de autores, as letras do segundo bloco, que referem-se ao nome das teorias motivacionais por eles desenvolvidas. I. II. III. IV. A. B. C. D. Douglas McGregor Frederick Herzberg C. P. Alderfer A. Maslow Teoria da Hierarquia das Necessidades Teoria dos Fatores Motivacionais e Higinicos (Dois Fatores) Teoria X e Y Teoria ERC (Existncia, Relacionamento e Crescimento) IID, IIC, IIB, IIB, IID, IIIA IIIA IIID IIIA IIIA e e e e e IVC. IVB. IVA. IVC. IVB.

08.

a) b) c) d) e) 09.

a) b) c) d) e) 03. a) b) c) d) e) 04.

Assinale abaixo, a alternativa que contm a sequncia correta de palavras a que se referem os itens I e II acima apresentados. Adaptao e acomodao. Interiorizao e adaptao. Assimilao e acomodao. Assimilao e adaptao. Interiorizao e acomodao. Assinale abaixo, um outro nome pelo qual tambm conhecida a Psicanlise. Inconsciente Coletivo. Psicologia da Forma. Psicologia Cognitiva. Psicologia Consciente. Psicologia do Inconsciente. Christophe Dejours, diz que o sofrimento no Trabalho decorrente da organizao do trabalho. Segundo este autor, assinale a alternativa que apresenta os dois aspectos que caracterizam a organizao do trabalho. Meio ambiente e hierarquia organizacional. Diviso dos homens e hierarquia organizacional. Diviso dos homens e ideologia coletiva. Diviso dos homens e diviso das tarefas. Diviso das tarefas e hierarquia organizacional. Conforme a Psicodinmica do Trabalho, Dejours afirma em que se pode distinguir o sofrimento proveniente do trabalho em dois tipos. Assinale a alternativa correta. Sofrimento patognico e sofrimento coletivo. Sofrimento criador e sofrimento patognico. Sofrimento patognico e ressonncia simblica. Sofrimento tico e sofrimento criador. Sofrimento tico e sofrimento patognico. Assinale a alternativa que apresenta qual dos autores expressou-se sobre sade mental, quando afirmou que esta a capacidade de amar e trabalhar? Sigmund Freud. Frederick Taylor. Kurt Lewin. Elton Mayo. Christophe Dejours.

a) b) c) d) e)

10.

a) b) c) d) e) 05.

a) b) c) d) d) 06.

a) b) c) d) e)

IB, ID, IC, ID, IC,

a) b) c) d) e)

www.pciconcursos.com.br

11.

a) b) c) d) e) 12.

Em seu Art. 8 , do Ttulo II Dos Direitos Fundamentais, o ECA determina que garantido gestante , atravs do Sistema nico de Sade , quais tipos de atendimento? Obsttrico e psicolgico. Psicolgico e mdico. Pr-natal e nutricional. Obsttrico e nutricional. Pr e perinatal. Preencha as lacunas abaixo e, em seguida assinale a alternativa correta.

e) 16. a)

considerado idoso a pessoa com idade superior a 55 anos. Assinale a alternativa correta. O SUS Sistema nico de Sade, constitudo por conjunto de aes e servios de sade prestados por hospitais, centros integrados de sade e ambulatrios mdicos. um conjunto de aes e servios de sade prestados por associaes de classe, sindicatos e outras instituies pblicas, voltados para a populao menos assistida. um conjunto de aes e servios de sade prestados por rgos e instituies pblicas federais, estaduais e municipais. um conjunto de aes e servios de sade prestados por rgos e instituies pblicas federais, com responsabilidade financeira de estados e municpios. aes educativas no contexto de sade pblica, voltados para a populao menos assistida. Assinale a alternativa que apresenta as instncias colegiadas do SUS, conforme a Lei 8.142/90. Conferncia de Sade e Conselho de Sade. Programa de Sade da Famlia (PSF) e Postos de Sade Municipal. Conselhos Regionais de Medicina e Conselhos Municipais de Sade. Planos de Sade e Conselho de Sade. Associaes de Classe e Conselho Tutelar. Em relao aos mtodos de avaliao psicolgica utilizados em psicoterapia, visando o psicodiagnstico ou a promoo de insight, assinale a alternativa que contenha apenas testes PROJETIVOS. G-38, TAT (Teste de Apercepo Temtica), Desenhos de Famlias com Estrias. HTP (House-Tree-Person), TAT (Teste de Apercepo Temtica), Pirmides Coloridas de Pfister HTP (House-Tree-Person), TAT (Teste de Apercepo Temtica), CPS. G-38, Teste Rorschach, CPS. HTP (House-Tree-Person), Teste Rorschach, IFP (Inventrio Fatorial de Personalidade)

b)

c) A criana e o adolescente tm direito a proteo vida e ____________, mediante a efetivao de polticas sociais pblicas que permitam o _________ e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condies dignas de __________. sade / nascimento / educao. sade / nascimento / existncia. vida / crescimento / educao. vida / nascimento / existncia. sade / crescimento / vida. Em relao ao ECA Estatuto da Criana e do Adolescente, analise as assertivas e assinale a alternativa que apresenta a(s) correta(s). I. Toda criana ou adolescente tem direito a ser criado e educado no seio da sua famlia e, excepcionalmente, em famlia substituta, assegurada a convivncia familiar e comunitria, em ambiente livre da presena de pessoas dependentes de substncias entorpecentes. Os filhos, havidos ou no da relao do casamento, ou por adoo, tero os mesmos direitos e qualificaes, proibidas quaisquer designaes discriminatrias relativas filiao. O ptrio poder ser exercido, em igualdade de condies, pelo pai e pela me, na forma do que dispuser a legislao civil, assegurado a qualquer deles o direito de, em caso de discordncia, recorrer autoridade judiciria competente para a soluo da divergncia.

d)

e)

a) b) c) d) e) 13.

17. a) b) c) d) e) 18.

II.

a) b)

III.

c) c) e)

a) b) c) d) e) 14.

Apenas I e II esto corretas. Apenas II est correta. I, II e III esto corretas. Apenas I e III esto corretas. Apenas II e III esto corretas. Assinale a alternativa correta: O ECA Estatuto da Criana e do Adolescente, considera como criana e adolescente, a pessoa com idade, respectivamente de at 11 anos de idade, e acima de 12 anos. at 11 anos de idade, e entre 12 e 17 anos. at 12 anos de idade, e acima de 14 anos. at 12 anos de idade, e entre 12 e 18 anos. abaixo de 11 anos, e entre 12 e 18 anos. Conforme o Estatuto do Idoso, assinale a alternativa correta. considerado idoso a pessoa com idade superior a 60 anos. considerado idoso o homem com idade superior a 65 anos e a mulher com 60 anos. considerado idoso a pessoa com idade superior a 65 anos. considerado idoso a pessoa com idade superior a 58 anos.

a) b) c) d) e) 15. a) b) c) d)

www.pciconcursos.com.br

19.

De acordo com as teorias de processos grupais de Lewin e Pichon-Rivire, analise as assertivas e assinale a alternativa correta. I. Para Lewin, a rapidez e a determinao com que um indivduo avana, sua disposio para lutar ou se submeter, e outras importantes caractersticas do seu comportamento dependem da firmeza do solo que pisa e de sua segurana geral. O grupo a que pertence a pessoa um dos elementos mais importantes desse solo. Se a pessoa no est certa de sua participao nele e se no est bem estabelecida em seu grupo, seu espao de vida apresentar as caractersticas de uma base instvel. De acordo com Lewin, um grupo a soma dos seus membros, que adquire uma estrutura prpria com objetivos prprios e formas de estabelecer relaes com outros grupos. So as semelhanas e as diferenas entre os membros do grupo que determinam sua essncia, significando que as mudanas no estado de qualquer subparte (membro) do grupo influencia no todo e em suas subpartes. Pichon-Rivire caracteriza grupo como um conjunto restrito de pessoas que, ligadas por constantes de tempo e espao e articuladas por sua mtua representao interna, propem-se, de forma explcita ou implcita, a uma tarefa que constitui sua finalidade. Para Pichon-Rivire, o indivduo tido como um resultante entre as interrelaes estabelecidas dentro do grupo, denominados de vnculo, independentemente dos objetos ou tarefas engajadas. Assim, para o autor o vnculo definido como uma estrutura complexa que inclui um ou mais sujeitos, e suas mtua interrelao com processos de comunicao e aprendizagem.

PORTUGUS Desemprego na Europa tem elo com aumento de suicdios e assassinatos A cada 1% de crescimento nas demisses, suicidas crescem 0,8%. Programas de ao social ajudam a minimizar esse efeito. Luis Fernando Correia Especial para o G1 Pesquisadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido, concluram que o impacto da crise financeira mundial sobre o continente europeu alterou as curvas de mortalidade da regio. O efeito foi observado quando se estudavam as causas de morte na Europa desde 1970. Em perodos de crise que levaram ao aumento do desemprego, foi possvel demonstrar matematicamente seu efeito na mortalidade por causas externas. Para cada 1% de aumento do desemprego, o nmero de suicdios em pessoas com menos de 65 anos cresce 0,8%. Isso equivale a um excesso de 600 mortes. Os assassinatos tambm aumentam em frequncia na mesma faixa etria no mesmo grau, 0,8%, correspondendo a mais 80 casos. Por outro lado, a desacelerao econmica faz diminuir a incidncia de mortes no trnsito, com 1,39% menos casos fatais para cada aumento de 1% na taxa de desempregados. O panorama varia entre os pases e dentro desses por regies. Em determinadas reas, o desemprego avanou 3% elevando, alm dos suicdios, as mortes por abuso de lcool. A conta dessas reas de mais de duas centenas de falecimentos a mais por causas violentas e lcool. O que pode fazer a diferena so programas de proteo social. Apesar de eventualmente criticadas, essas aes sociais tm efeito redutor de mortalidade documentado na pesquisa. Para cada US$ 10 investidos nos projetos de reativao e criao de postos de trabalho, a mortalidade por suicdios e assassinatos diminui 0,38%. Esses dados numricos constatam que a crise econmica afeta diretamente as polticas de sade pblica, no apenas com a diminuio de recursos disponveis, mas tambm alterando as curvas de mortalidade da populao. O trabalho dos cientistas ingleses est publicado na revista "The Lancet", na edio online de 8 de Julho.
Texto adaptado de <http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL12360005603,00.html>. Acesso em 22 jul 2009.

II.

III.

IV.

a) b) c) d) e) 20.

Apenas III e IV esto corretas. Apenas I e III esto corretas. Apenas II e III esto corretas. Apenas I e IV esto corretas. Apenas I e II esto corretas. Assinale a alternativa que corresponde ao autor que construiu o seguinte conceito: Zona de desenvolvimento proximal refere-se s potencialidades da criana que podem ser desenvolvidas a partir do ensino sistemtico. Jean Piaget. Frederick Skinner. David Ausubel. L. S. Vigotski. Paulo Freire .

a) b) c) d) e)

21. a) b) c) d) e)

Assinale a alternativa correta quanto ao contedo do texto. O desemprego levou a populao mundial com menos de 65 anos a cometer mais suicdios. A crise econmica europeia afetou as polticas de sade pblica de pases fora da Europa. Os resultados da pesquisa apontam para variaes entre os pases e dentro dos prprios pases. A crise econmica diminuiu o ndice de morte por lcool, mas aumentou as mortes no trnsito. Os ndices de assassinatos no continente europeu diminuram com a crise, mas aumentaram os suicdios. Assinale a alternativa que apresenta um contedo NO mencionado no texto. Curvas de mortalidade da populao europeia Desacelerao econmica do continente europeu Aumento do desemprego no continente europeu Crise financeira no continente europeu e no mundo Polticas de sade pblica nos pases europeus

22. a) b) c) d) e)

www.pciconcursos.com.br

23.

a) b) c) d) e)

Assinale a alternativa cujo sentido da forma destacada NO est analisado corretamente de acordo com o seu sentido em cada um dos contextos. ...foi possvel demonstrar matematicamente seu efeito na mortalidade... (modo) Apesar de eventualmente criticadas, essas aes sociais tm efeito... (modo) Os assassinatos tambm aumentam em frequncia na mesma faixa etria... (igualdade) ...constatam que a crise econmica afeta diretamente as polticas de sade pblica... (modo) ...avanou 3% elevando, alm dos suicdios, as mortes por abuso de lcool... (acrscimo) Em ...essas aes sociais tm efeito redutor de mortalidade documentado na pesquisa., o elemento destacado refere-se, no texto, expresso as mortes por abuso de lcool. as curvas de mortalidade da regio. causas violentas e lcool. causas externas. programas de proteo social. Assinale a alternativa cujas palavras apresentam pelo menos um dgrafo em sua grafia. Assassinatos, equivale, mortalidade, trabalho Programas, trabalho, suicdios, lcool, reativao Desemprego, quando, pesquisadores, demisses Correspondendo, frequncia, programas, lcool. Demisses, crescem, desemprego, correspondendo Esses dados numricos constatam que a crise econmica afeta diretamente as polticas de sade pblica, no apenas com a diminuio de recursos disponveis, mas tambm alterando as curvas de mortalidade da populao. As locues conjuntivas destacadas apresentam, nesse contexto, o sentido de alternncia. adversidade. adio. concluso. explicao. Em perodos de crise que levaram ao aumento do desemprego, foi possvel demonstrar matematicamente seu efeito na mortalidade por causas externas. As oraes destacadas acima so classificadas, respectivamente, como orao subordinada adjetiva restritiva, orao principal e orao subordinada substantiva subjetiva. orao subordinada adjetiva explicativa, orao subordinada substantiva predicativa, orao subordinada substantiva objetiva direta. orao subordinada adjetiva explicativa, orao subordinada substantiva predicativa, orao subordinada substantiva subjetiva. orao subordinada adjetiva restritiva, orao subordinada substantiva predicativa, orao subordinada substantiva objetiva direta. orao subordinada adjetiva, explicativa, orao principal, orao subordinada substantiva subjetiva. Assinale a alternativa em que o pronome destacado funciona como substantivo. ...essas aes sociais tm efeito redutor de mortalidade. ...tambm aumentam em frequncia na mesma faixa etria. Programas de ao social ajudam a minimizar esse efeito.

d) e)

Isso equivale a um excesso de 600 mortes. ...foi possvel demonstrar matematicamente seu efeito... Em Em perodos de crise que levaram ao aumento do desemprego..., a expresso destacada desempenha funo de complemento nominal, assim como a expresso destacada em criao de postos de trabalho. objeto indireto, assim como a expresso destacada em a diminuio de recursos disponveis. objeto indireto, assim como a expresso destacada em equivale a um excesso de 600 mortes. complemento nominal, assim como a expresso destacada em programas de proteo social. objeto indireto, assim como a expresso destacada em O panorama varia entre os pases. Em determinadas reas, o desemprego avanou 3% elevando, alm dos suicdios, as mortes por abuso de lcool. O elemento destacado no fragmento acima uma conjuno de valor causal. uma preposio de valor causal. um verbo no presente do indicativo. um verbo impessoal. um advrbio de valor causal.

29.

a) b) c) d) e)

24.

a) b) c) d) e) 25. a) b) c) d) e) 26.

30.

a) b) c) d) e)

INFORMTICA 31. Sobre os padres globais que definem as aplicaes wireless, correlacione as colunas e assinale a alternativa correta. I. II. III. IV. ( ) WPAN WLAN WMAN WWAN Seu principal objetivo a conexo de uma cidade inteira para uso de internet e telefonia atravs de uma rede wireless. Padro usado para as redes wireless entre computadores, tambm conhecido como padro 802.11, 802.11a, 802.11b e 802.11g. Padro que ainda uma proposta e pretende criar a conexo entre cidades. Padro pode ser traduzido como rea de rede pessoal, usando a tecnologia Bluetooth ele permite a conexo dentro de um pequeno permetro na faixa de alguns metros.

a) b) c) d) e) 27.

( )

( ) ( )

a) b)

c)

a) b) c) d) e)

IV II I III. II I III IV. III II IV I. II III I IV. I IV II III.

d)

e)

28. a) b) c)

www.pciconcursos.com.br

32.

a) b) c) d) e)

Sobre o editor de texto Microsoft Office Word 2003, instalao padro, portugus Brasil, assinale a alternativa INCORRETA. (Obs.: o caractere + serve apenas para facilitar a interpretao). A tecla F7 abre o verificador de ortografia e gramtica. possvel criar tabelas. possvel inserir diagramas (organograma, diagrama de ciclo, etc.). possvel criar grficos. O conjunto de teclas Ctrl + B, serve para formatar bordas e sombreamento. Qual dos sites abaixo NO um site de busca? www.procurase.com.br www.altavista.com www.vaibuscar.com.br www.maozinha.com.br www.google.com.br Em relao a capacidade de armazenamento de disco, tais como HDs, CDs e DVDs, assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso e assinale a alternativa correta. ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) 1 Byte igual a 8 bits 1024 Kbyte igual a 1 byte 1024 bytes igual a 1 Mbyte (Megabyte) 1024 Mbytes igual a 1 Gbyte (Gigabyte) 1024 Gbytes igual a 1 Tbyte (Terabyte)

38.

Em relao s Medidas Scio-Educativas, dispostas no Estatuto da Criana e do Adolescente (Lei 8.069/90), analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s). I. A liberdade assistida ser adotada sempre que se afigurar a medida mais adequada para o fim de acompanhar, auxiliar e orientar o adolescente. fixada pelo prazo mximo de 6 (seis) meses. A prestao de servios comunitrios consiste na realizao de tarefas gratuitas de interesse geral, por perodo no excedente a 6 (seis) meses. Advertncia consistir em admoestao verbal, que ser reduzida a termo e assinada. O regime de semi-liberdade pode ser determinado desde o incio, ou como forma de transio para o meio aberto. fixada pelo prazo mximo de 3 (trs) meses.

II.

33. a) b) c) d) e) 34.

III.

IV.

a) b) c) d) e) 39. a)

Apenas I est correta. Apenas II e III esto corretas. Apenas I e IV esto corretas. Apenas I, III e IV esto corretas. I, II, III, e IV esto corretas. Qual das seguintes afirmaes define a modalidade de licitao Tomada de Preos? a modalidade de licitao entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condies exigidas para cadastramento at o terceiro dia anterior data do recebimento das propostas, observada a necessria qualificao. a modalidade de licitao entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitao preliminar, comprovem possuir os requisitos mnimos de qualificao exigidos no edital para execuo de seu objeto. a modalidade de licitao entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou no, escolhidos e convidados em nmero mnimo de trs pela unidade administrativa, a qual fixar, em local apropriado, cpia do instrumento convocatrio e estender aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedncia de at 24 (vinte e quatro) horas da apresentao das propostas. a modalidade de licitao entre quaisquer interessados para a escolha de trabalho tcnico, cientfico ou artstico, mediante a instituio de prmios ou remunerao aos vencedores, conforme critrios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedncia mnima de 45 (quarenta e cinco) dias. a modalidade de licitao entre quaisquer interessados para a vende de bens mveis inservveis para a Administrao ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, a quem oferecer maior lance.

a) b) c) d) e) 35.

V V V V V. V F F V V. F F F F F. V F V F V. V V F V F. Sobre o Microsoft Windows XP Service Pack 2, instalao padro, portugus Brasil, assinale a alternativa INCORRETA. (Obs.: o caractere + serve apenas para facilitar a interpretao). possvel criar vrias contas de usurios. Windows explorer o aplicativo onde possvel manipular pastas e arquivos. Ao apagar um arquivo com a tecla delete o arquivo ir para a lixeira. No e possvel instalar o editor de texto BrOffice. Ao apertar o conjunto de teclas Ctrl + Alt + delete, abrir o gerenciador de tarefas do windows.

b)

c)

a) b) c) d) e)

d)

LEGISLAO 36. A Constituio Federal, dentre os direitos e garantias fundamentais, dispe que so gratuitas as aes de mandado de Segurana e Mandado de Injuno. habeas Corpus e Mandado de Segurana. hbeas Corpus e Hbeas Data. mandado de Segurana e Hbeas Data. mandado de Segurana e Ao Popular. Em relao aos bens considerados em si mesmos e de acordo com o Cdigo Civil, assinale a alternativa na qual NO se verifica a presena de bens mveis para efeitos legais. Os direitos reais sobre objetos mveis. As energias que tenham valor econmico. Os direitos pessoais de carter patrimonial. Os materiais destinados a alguma construo, enquanto no forem empregados. O direito a sucesso aberta.

e)

a) b) c) d) e) 37.

a) b) c) d) e)

www.pciconcursos.com.br

40.

Em relao a Lei 9.784/99, que regula o Processo Administrativo no mbito da Administrao Pblica Federal, no que tange a competncia dos rgos administrativos, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s). I. A competncia irrenuncivel e se exerce pelos rgos administrativos a que foi atribuda como prprio, salvo nos casos de delegao e avocao legalmente admitidos. Um rgo administrativo e seu titular podero, se no houver impedimento legal, delegar parte de sua competncia a outros rgos ou titulares, ainda que estes no lhe sejam hierarquicamente subordinados, quando for conveniente, em razo de circunstancias de ndole tcnica, social, econmica, jurdica ou territorial. No podem ser objeto de delegao a edio de atos de carter normativo, a deciso de recursos administrativos e, as matrias de competncia exclusiva do rgo ou autoridade. O ato de delegao revogvel a qualquer tempo pela autoridade delegante.

II.

III.

IV.

a) b) c) d) e)

Apenas I est correta. Apenas II e III esto corretas. Apenas I e IV esto corretas. Apenas I, III e IV esto corretas. I, II, III, e IV esto corretas.

www.pciconcursos.com.br

www.pciconcursos.com.br

You might also like