You are on page 1of 29

CAPTULO 10 PRINCPIOS DA INSPEO INTRODUO As inspees so exames, visuais e manuais, para determinar a condio de um componente ou de um avio.

A inspeo do avio pode se estender desde uma simples caminhada em volta do mesmo at um exame detalhado, compreendendo uma completa desmontagem, e a utilizao de complexos auxlios inspeo. Um sistema de inspeo consiste de diversos processos, compreendendo: 1) As reclamaes feitas pela tripulao ou inspetor do avio; e 2) As inspees regularmente programadas para o avio. O sistema de inspeo projetado para manter o avio na melhor condio possvel. As inspees gerais e peridicas devem ser consideradas a coluna mestra de um bom programa de manuteno. A inspeo irregular ou ocasional resultar certamente na deteriorao gradual e total de uma aeronave. O tempo que dever ser gasto na conseqente recuperao ser bem mais longo que o tempo ganho nas rpidas inspees de rotina e manuteno. Est provado que as inspees regularmente programadas e a manuteno preventiva asseguram boas condies de vo. As falhas operacionais e defeitos do equipamento so apreciavelmente reduzidos, se o desgaste ou pequenos defeitos, forem detectados e corrigidos o mais cedo possvel. No se pode deixar de enfatizar a importncia das inspees e a utilizao correta das fichas de inspeo. As inspees da estrutura do avio e do motor podem compreender, desde os testes de pr-vo s verificaes detalhadas. O tempo dedicado aos perodos de inspeo varia com o modelo do avio e, de acordo com os tipos de operaes levadas a termo. As instrues do fabricante do avio e do motor devem ser consultadas ao serem estabelecidos os intervalos entre as inspees. O avio pode ser inspecionado, utilizando as horas de vo como base de programao, ou sob um sistema de calendrio. Neste ltimo caso,
10-1

a inspeo adequada executada ao se expirar o prazo correspondente a um nmero especfico de semanas. Este sistema bastante eficiente sob o ponto de vista de controle da manuteno. A substituio programada de componentes que possuem horas limites operacionais , normalmente, efetuada durante a inspeo sob calendrio mais prximo destas limitaes. Em alguns casos, estabelecido um limite para as horas de vo, compreendidas entre os intervalos das inspees pelo sistema de calendrio. A inspeo programada, sob o sistema de horas de vo, tem lugar quando acumulado um nmero especfico de horas voadas. Tambm, neste caso, os componentes que possuem horas limites operacionais so substitudos durante a inspeo mais prxima destas limitaes. INSPEES OBRIGATRIAS O rgo regulador do governo estipula a inspeo de toda aeronave civil a intervalos especficos, dependendo geralmente do tipo de operao que realiza, com a finalidade de comprovar seu estado geral. Alguns avies devem ser inspecionados de 12 em 12 meses, enquanto outros a cada 100 horas de vo. Em certos casos, um avio pode ser inspecionado de acordo com um sistema que possibilite sua inspeo total ao longo de determinado tempo ou de horas voadas. A fim de determinar as normas e exigncias de uma inspeo especfica, deve-se consultar o rgo regulador do governo que determina os critrios para inspeo e manuteno da aeronave, dependendo da atividade operacional. TCNICAS DE INSPEO Antes de iniciarmos uma inspeo, verificamos se todas as tampas, portas de acesso, carenagens e capotas acham-se abertas ou removidas; bem como se a estrutura encontra-se limpa. Ao se abrir as tampas de inspeo ou capotas, e antes de deixar a rea limpa verificamos a presena de leo ou qualquer outra evidncia de vazamento.

FICHAS DE INSPEO Utiliza-se sempre uma relao de itens ao realizar a inspeo. A lista de verificaes pode ser de sua prpria confeco, fornecida pelo fabricante do equipamento sob inspeo, ou obtida de alguma outra fonte. A ficha de inspeo deve incluir: 1) Setor da fuselagem e equipamentos: a) Entelagem e chapeamento - quanto deteriorao, empenos, outras evidncias de falha, bem como fixaes inseguras ou defeituosas. b) Sistemas e componentes - quanto correta instalao, defeitos aparentes e operao satisfatria. c) Tanques celulares de combustvel, tanques de lastro e partes relacionadas - quanto ao estado. 2) Setor das cabines de comando e passageiros: a) De um modo geral - quanto limpeza e fixao de equipamentos b) Poltronas e cintos de segurana quanto ao estado e fixao. c) Janelas e pra-brisas - quanto a deteriorao e rachaduras. d) Instrumentos - quanto ao estado, fixao, marcaes e, quando possvel, operao adequada. e) Controles de vo e dos motores quanto correta instalao e operao. f) Baterias - quanto correta instalao e carga. g) Todos os sistemas - quanto correta instalao, estado geral, defeitos aparentes e segurana da fixao. 3) Setor do motor e da nacele: a) Seo do motor - quanto evidncia de vazamento de leo, combustvel ou fluido hidrulico, e o motivo de tais vazamentos. b) Prisioneiros e porcas - quanto ao aperto correto e defeitos evidentes.

c) Interior do motor - quanto compresso dos cilindros, e quanto existncia de partculas metlicas ou de origem estranha nas telas e bujes dos reservatrios de drenagem. Se a compresso dos cilindros estiver fraca, verificar qualquer irregularidade nas condies e tolerncias internas. d) Bero do motor - quanto a rachaduras, folgas nos montantes de fixao ou entre o motor e seus montantes. e) Amortecedores flexveis de vibrao quanto ao estado e deteriorao. f) Controles do motor - quanto a defeitos inerentes aos comandos e correta frenagem. g) Tubulaes, mangueiras e braadeiras - quanto a vazamentos, estado geral e aperto. h) Descarga do motor - quanto a rachaduras, defeitos e correta fixao. i) Acessrios - quanto a defeitos aparentes na segurana da fixao. j) Todos os sistemas - quanto instalao correta, defeitos nas condies gerais e fixao adequada. k) Capota - quanto a rachaduras e defeitos. l) Acionamento e verificao funcional do motor no solo - quanto ao seu desempenho e a operao adequada dos controles do motor e dos instrumentos. 4) Setor do trem de pouso: a) Todos os componentes - quanto ao estado e segurana da fixao: b) Amortecedores - quanto ao correto nvel do leo. c) Hastes, articulaes e suportes - quanto ao desgaste excessivo, fadiga do material e deformaes. d) Mecanismo de retrao e distenso quanto operao correta. e) Tubulaes hidrulicas - quanto a vazamento. f) Sistema eltrico - quanto a desgaste e operao correta dos interruptores. g) Rodas - quanto a rachadura e estado dos rolamentos. h) Pneus - quanto a cortes e desgaste. i) Freios - quanto ao ajuste correto.

10-2

5) Asas e seo central: a) Todos os componentes - quanto ao estado e fixao. b) Entelagem e chapeamento - quanto deteriorao, empenos, outras evidncias de falha; bem como fixaes inseguras ou defeituosas. c) Estrutura interna (longarinas, nervuras e elementos de compresso) - quanto a rachaduras, empenos e fixao. d) Superfcies mveis - quanto a avarias ou defeitos evidentes, fixao imperfeita da entelagem ou das chapas e deslocamento correto. e) Mecanismo de controle - quanto liberdade de movimento, alinhamento e fixao. f) Cabos de controle - quanto tenso correta, esgaramento, desgaste e passagem adequada pelas guias e polias. 6) Setor da empenagem: a) Superfcies fixas - quanto a avarias ou defeitos evidentes, fixadores frouxos e fixao adequada. b) Superfcies mveis de controle - quanto a avarias ou defeitos evidentes, fixadores frouxos, entelagem frouxa ou empenos nas chapas. c) Entelagem ou chapeamento - quanto a desgaste, rasgos, cortes ou defeitos, deformao, e deteriorao. 7) Setor da hlice: a) Conjunto da hlice - quanto a rachaduras, mossas, empenos e vazamento de leo. b) Parafusos - quanto ao aperto correto e frenagem. c) Dispositivos contra formao de gelo quanto operao correta e defeitos evidentes. d) Mecanismos de controle - quanto operao correta, fixao adequada e deslocamento. 8) Setor de comunicaes e navegao:

a) Equipamento rdio e eletrnico quanto instalao correta e fixao adequada. b) Fiao e cablagens - quanto disposio correta, fixao adequada e defeitos evidentes. c) Ligao massa e blindagem - quanto instalao correta e condio. d) Antenas - quanto ao estado, fixao adequada e operao correta. 9) Equipamentos diversos (miscelnea): a) Equipamento de emergncia e primeiros-socorros quanto ao estado geral e armazenagem correta. b) Pra-quedas, barcos salva-vidas, praquedas luminoso, etc - inspecionar de acordo com as recomendaes do fabricante. c) Sistema de piloto automtico - quanto ao estado geral, fixao adequada e operao correta. DOCUMENTAO DO AVIO "Documentao do Avio" um termo usado neste manual, que compreende o livro de bordo e todos os registros suplementares referentes ao avio. O livro e os registros fornecem um histrico da manuteno e operao, controle das programaes de manuteno e informaes concernentes poca da substituio dos componentes ou acessrios. O livro de bordo o documento no qual so registradas todas as informaes relativas ao avio. Elas indicam o estado do avio, as datas das inspees e o tempo da estrutura e dos motores. O livro de bordo reflete a histria de todos os acontecimentos importantes relativos estrutura, seus componentes e acessrios, apresentando, ainda, um local para o registro da execuo de servios, exigido pelos rgos governamentais ou boletins de servio dos fabricantes. INSPEES ESPECIAIS Durante a vida til de uma aeronave, podero sobrevir ocasies em que sejam realizados pousos com excesso de peso, ou, em que, parte de um vo possa ter ocorrido sob turbulncia

10-3

severa. Pousos com impactos severos tambm ocorrem por motivos diversos. Na ocorrncia de qualquer destas situaes, devero ser observados procedimentos especiais de inspeo, com a finalidade de verificar se houve qualquer dano estrutura do avio. Os procedimentos descritos nas pginas seguintes so de ordem geral e objetivam familiarizar o mecnico do avio com as reas que devem ser inspecionadas. Qualquer uma destas inspees especiais executadas, segue sempre os procedimentos detalhados do manual de manuteno do fabricante. Inspeo devido a pouso com impacto ou excesso de peso O esforo estrutural exigido durante um pouso depende no somente do peso total do avio, mas tambm da intensidade do impacto. Entretanto, devido dificuldade em calcular a velocidade vertical durante o contato, difcil julgar se um pouso foi suficientemente "duro", a ponto de causar dano estrutural. Por este motivo, uma inspeo especial, aps um pouso com peso ou impacto excessivo, dever ser executada, mesmo que o impacto tenha ocorrido, estando o avio com o peso dentro do limite estipulado. Os sinais mais facilmente detectados de esforo excessivo, imposto durante o pouso, so rugas nas chapas das asas. Outra indicao que pode ser facilmente detectada o vazamento de combustvel ao longo de chapas rebitadas. Alguns locais possveis de danos so na alma da longarina, anteparos, chapas e fixaes das naceles, chapa de paredes de fogo, e nervuras das asas e fuselagem. Se nenhuma dessas reas apresentar sinais de terem sido adversamente afetadas, podese concluir, razoavelmente, que no houve a ocorrncia de avaria grave. Se qualquer irregularidade for detectada, uma inspeo mais prolongada pode se tornar necessria, alm de uma verificao de alinhamento. Inspeo devido a turbulncia severa Quando o avio enfrenta rajadas, a carga de ar imposta sobre as asas excede a carga normal de sustentao do peso do avio. A rajada procura acelerar o avio, enquanto que, sua inrcia, age no sentido de resistir a esta ao. Se a
10-4

combinao da velocidade da rajada com a velocidade do avio exceder certos limites, o esforo induzido pode ocasionar danos estruturais. Uma inspeo especial deve ser executada aps o vo em turbulncia severa. Muita ateno deve ser dada s superfcies dorsal e ventral das asas, quanto a empenos excessivos ou marcas permanentes de rugas. Onde quer que estas ltimas ocorram, deve-se remover alguns rebites e examinar seus corpos quanto a cisalhamento ou deformaes. Inspeciona-se as almas das longarinas, desde a raiz at a ponta das asas, atravs dos painis de inspeo e outras aberturas acessveis. Verifica-se as suas fixaes quanto a empenos, rugas ou cisalhamento. Devemos inspecionar se h empenos nas zonas ao redor das naceles, principalmente no bordo de ataque da asa. Qualquer vazamento de combustvel considervel sinal de que uma rea possa ter recebido sobrecargas que romperam a vedao e abriram as costuras da chapa. Se o trem de pouso foi baixado durante a turbulncia severa, inspecionamos cuidadosamente as superfcies quanto a rebites frouxos, fissuras ou empenos. O interior da cavidade do trem de pouso pode apresentar outras indicaes decorrentes das rajadas. O revestimento superior e o inferior da fuselagem devem ser inspecionados. Um momento excessivo de toro pode ter provocado rugas de natureza diagonal nestas reas. Inspecionamos o revestimento da empenagem quanto a empenos, rugas ou fixaes cisalhadas. Verificamos tambm, a rea de fixao da empenagem fuselagem. As inspees acima abrangem as reas crticas. Se qualquer dano excessivo for observado em qualquer das reas mencionadas, a inspeo deve prosseguir at que toda a avaria seja detectada. PUBLICAES As publicaes aeronuticas so as fontes de informao para a orientao dos mecnicos da aviao, na operao e manuteno do avio e equipamentos correlatos. A utilizao correta destas publicaes auxiliaro bastante na operao e manuteno eficientes de qualquer aeronave. Elas compreendem os manuais, catlogos e boletins de servio dos fabricantes, regulamentos dos rgos go-

vernamentais, diretrizes de aeronavegabilidade, circulares de recomendao e especificaes de avio, motor e hlice. Boletins Os boletins de servio constituem um dos diversos tipos de publicaes editadas pelos fabricantes de avies, de motores e de componentes. Os boletins podem incluir: 1) o motivo da publicao; 2) o nome da clula, motor componente a que se refere; ou

5) mtodos para nivelamento, suspenso e reboque; 6) mtodos de balanceamento das superfcies de controle; 7) identificao das estruturas das superfcies primrias e secundrias; 8) a freqncia e a extenso das inspees necessrias operao correta do avio; 9) mtodos especiais de reparo aplicveis ao avio; 10)tcnicas especiais de inspeo envolvendo raio x, ultra-som ou inspeo por partculas magnticas; e 11)uma lista de ferramentas especiais. Manual de reviso O manual de reviso do fabricante contm breve informao descritiva, e instrues detalhadas, passo a passo, acerca do trabalho normalmente executado numa unidade removida do avio. Componentes simples e baratos, tais como, interruptores e reles, nos quais a reviso antieconmica, no so mencionados no manual. Manual de reparos estruturais Este manual apresenta informao e instrues especficas do fabricante para o reparo de estruturas primrias e secundrias. So cobertos por este manual os reparos tpicos de chapa (revestimento), anis, nervuras, perfis longitudinais, etc., abrangendo tambm tcnicas especiais de reparo e substituio de materiais e fixadores. Catlogo ilustrado de peas Este catlogo apresenta vistas detalhadas de componentes da estrutura e dos equipamentos na seqncia de desmontagem. Tambm achamse includas as figuras das peas desmontadas e vistas sob diversos ngulos, abrangendo todas as fabricadas pelo construtor do avio.

3) instrues detalhadas para manuteno, ajustagem, modificao ou inspeo, bem como procedncia de peas, caso necessrias; e 4) o nmero aproximado de homens hora para a realizao do trabalho. Manual de manuteno O manual de manuteno do avio, fornecido pelo fabricante, contm instrues completas para a manuteno de todos os sistemas, e componentes instalados a bordo. Ele contm informaes para o mecnico que trabalha normalmente nas unidades, conjuntos e sistemas quando estiverem instalados nos avies. No se aplica, portanto, para o mecnico da oficina de reviso. Um manual tpico de manuteno de avio inclui: 1) uma descrio dos sistemas tais como eltrico, hidrulico, combustvel, controles de vo, etc.; 2) instrues para lubrificao, estabelecendo a freqncia, os lubrificantes e os fluidos que devero ser usados nos diversos sistemas; 3) as presses e cargas eltricas estabelecidas para os diversos sistemas; 4) as tolerncias e ajustes necessrios ao correto funcionamento do avio;

10-5

Regulamentos federais para a aviao (far) O rgo governamental dos E.E.U.U. estabeleceu por lei, para a aviao, determinados regulamentos que dispem sobre a segurana e disciplina das operaes do vo, estabelecendo ainda os privilgios e deveres dos tripulantes. O conhecimento desses regulamentos torna-se necessrio no desempenho da manuteno, posto que todo trabalho executado na aeronave deve estar de acordo com os critrios ento estabelecidos. Disposies sobre a segurana do vo ( diretrizes de aeronavegabilidade ) A funo bsica do rgo federal (no Brasil representado pela DAC ) exigir a correo de condies que comprometem a segurana do vo, encontradas nos avies, motores, hlices ou outros dispositivos, quando tais condies existem, possam existir ou se desenvolvam em outros produtos do mesmo projeto. A condio comprometedora pode existir decorrentes de erro de projeto, de manuteno ou outras causas. As disposies sobre a Segurana do Vo definem a autoridade e responsabilidade do administrador para fazer cumprir a adoo das medidas corretivas necessrias. Os proprietrios de avies, e outras pessoas interessadas, so ento notificadas sobre as condies comprometedoras, recebendo ainda orientao sobre as medidas que devero tomar para que seus produtos possam continuar a serem operados. O cumprimento adequado das medidas corretivas deve, ento, ser efetivado imediatamente, a menos que sejam concedidas isenes especficas. As condies sobre a Segurana do Vo podem ser divididas em duas categorias: 1) aquelas de carter de emergncia, exigindo imediato cumprimento aps notificao; e 2) aquelas de carter menos urgente, estipulando um prazo para o cumprimento das medidas corretivas. As notificaes para o cumprimento das disposies acima apresentam tambm o modelo e nmeros de srie do produto afetado, quer seja este o avio, motor, hlice ou outro componente.

Certificado de aprovao de aeronave Este certificado constitudo por folhas de dados que descrevem o projeto do tipo da aeronave e estabelecem as limitaes estipuladas nos Regulamentos Federais para a Aviao. Nele tambm se incluem outras limitaes e informaes necessrias emisso do certificado para um modelo determinado de avio. As folhas de dados so numeradas na parte superior direita de cada pgina. Este nmero o mesmo que o do Certificado de Aprovao. O nome do possuidor do tipo de aeronave, juntamente com os de todos os modelos aprovados, aparece logo abaixo do nmero do Certificado de Aprovao. A data da emisso do Certificado tambm includa com os dados acima, sendo o conjunto colocado em destaque por linhas limitadoras. As folhas de dados so classificadas por sees. Cada seo identificada por um nmero romano, seguido pela designao do modelo da aeronave. A categoria, ou categorias, para as quais a aeronave pode ser aprovada aparece entre parnteses logo aps o nmero do modelo. Inclui-se tambm a data da emisso do Certificado de Aprovao. As folhas de dados encerram informaes relativas a: 1) Designao dos modelos dos motores para os quais o fabricante do avio obteve aprovao para utilizao com o modelo do avio. 2) Grau mnimo do combustvel a ser utilizado. 3) Regimes de operao mximo contnuo e de decolagem dos motores aprovados, incluindo presso de admisso ( se utilizada ), rotaes por minuto (R.P.M.) e potncia (hp). 4) Nome do fabricante e designao do modelo de cada hlice para a qual o fabricante do avio obteve aprovao, conjuntamente com as limitaes e qualquer restrio operacional da hlice ou combinao motor-hlice. 5) Limites de velocidade em milhas por hora (m.p.h.) e ns.

10-6

6) Variao do centro de gravidade para as condies extremas de carregamento do avio, apresentada como distncia em polegadas, a partir da linha de referncia ( DATUM ), ou em porcentagem da Corda Mdia Aerodinmica (C.M.A.). 7) Variao do centro de gravidade para o avio vazio, apresentada como limites dianteiros e traseiros, em polegadas. No existindo variao, a palavra "nenhuma" seguir-se- ao item correspondente na folha de dados. 8) Localizao da linha de referncia(DATUM). 9) Mtodos disponveis para o nivelamento do avio. 10)Todos os pesos mximos correspondentes. 11)Nmero de assentos e seus braos de momento. 12)Capacidade de leo e combustvel. 13)Movimentos das superfcies de controle. 14)Equipamento necessrio. 15)Equipamento adicional ou especial exigido para certificao. 16)Placas com avisos necessrios. No teremos todos os itens mostrados nesta relao de certificado de aprovao. A lista acima serve apenas para informar ao mecnico quanto aos tipos de assuntos que geralmente aparecem. Especificao A.T.A. - 100 A publicao da especificao da Associao de Transporte Areo da Amrica dos Assuntos Tcnicos dos Fabricantes, datada de 1 de junho de 1956. Esta especificao criou um padro de apresentao de dados tcnicos para que os fa10-7

bricantes de avies, acessrios ou componentes, identificassem seus respectivos produtos. A fim de padronizar o melhor possvel e simplificar o assunto quanto ao problema de localizao, um mtodo uniforme de distribuio do material em todas publicaes tem sido desenvolvido. A Especificao A.T.A. 100 dividiu o avio em sistemas, como o eltrico, no qual cobre basicamente o sistema eltrico (Sist. 24 sub 00). A numerao de cada sistema principal permite uma subdiviso em vrios subsistemas. Os modelos atuais de avies, em torno de aproximadamente 12.500 unidades, tm seus Manuais de Peas e Manuais de Manuteno arranjados de acordo com o sistema A.T.A. A seguir a tabela com Sistema, Subsistema e Ttulo, conforme A.T.A. para uma familiarizao. ESPECIFICAO A.T.A. 100 - SISTEMAS Sist 21 00 10 20 30 40 50 60 70 22 00 10 20 30 23 00 10 20 30 40 50 60 70 Sub Ttulo AR CONDICIONADO Geral Compresso Distribuio Controle de Pressurizao Aquecimento Refrigerao Controle de Temperatura Regulagem de Umidade VO AUTOMTICO Geral Piloto Automtico Correo de Velocidade/Altitude Controle Automtico das Manetes de Potncia COMUNICAO Geral Freqncia (HF) VHF / UHF Sistema de Comunicao com o Passageiro Interfone udio Descarga de Esttica Monitor de Vdeo e Audio

24 00 10 20 30 40 50 25 00 10 20 30 40 50 60 70 26 00 10 20 30 27 00 10 20 30 40 50 60 70 80 28 00 10 20 30 40 29 00 10 20 30

FORA ELTRICA Geral Acionamento do Gerador Gerao AC Gerao DC Fora Externa Distribuio de Fora Eltrica EQUIPAMENTO DE CABINE Geral Cabine de Comando Cabine de Passageiro Galley Lavatrios Compartimento de Carga e Acessrios Emergncia Compartimento de Acessrios PROTEO DE FOGO Geral Deteco Extino Supressor de Exploso CONTROLES DE VO Geral Aileron e Compensador Leme e Compensador Profundor e Compensador Estabilizador Horizontal Flapes Spoiler, Dispositivos de Arrasto e Carenagens Aerodinmicas Variveis Travas de Comandos e Amortecedores Dispositivos de Hiper-sustentao COMBUSTVEL Geral Armazenagem Distribuio Alijamento Indicao FORA HIDRULICA Geral Principal Auxiliar Indicao
10-8

30 00 10 20 30 40 50 60 70 80 31 00 10 20 30 40 50 32 00 10 20 30 40 50 60 70 33 00 10 20 30 40 50 34 00 10 20 30 40 50 60 35 00 10

PROTEO DE CHUVA E GELO Geral Aeroflios Entradas de Ar Pitot e Esttica Janelas e Pra-brisas Antenas e Radomes Hlices e Rotores Linhas de gua Deteco INSTRUMENTOS Geral Vago Vago Gravaes Computador Central Sistema de Aviso Central TREM DE POUSO Geral Trem Principal e Portas Trem do Nariz e Portas Extenso e Retrao Rodas e Freio Direo Posio e Aviso Trem Suplementar, Skis, Flutuadores LUZES Geral Cabine de Comando Cabine de Passageiro Compartimento de Carga e Servio Exterior Iluminao de Emergncia NAVEGAO Geral Previso do Tempo Atitude e Direo Auxlios de Pouso e Rolagem Sistema de Posio Independente Sistema de Posio Dependente Computao de Posio OXIGNIO Geral Tripulao

20 30 36 00 10 20 37 00 10 20 38 00 10 20 30 40 39

Passageiro Porttil PNEUMTICO Geral Distribuio Indicao VCUO Geral Distribuio Indicao GUA / ESGOTO Geral Potvel Lavatrio Esgoto Pressurizao

52 00 10 20 30 40 50 60 70 80 53 00 10 20 30 40 50 54 00 10 20 30 40 50 55 00 10 20 30 40 50 56 00 10 20 30 40 57 00 10 20 30 40 50 61 00 10
10-9

PORTAS Geral Tripulao/Passageiro Sada de Emergncia Carga Servio Interna Escada Avisos de Porta Trem de Pouso FUSELAGEM Geral Estrutura Principal Estrutura Auxiliar Chapas de Revestimento Elementos de Fixao Carenagens Aerodinmicas NACELES / PYLONS Geral Estrutura Principal Estrutura Auxiliar Chapas de Revestimento Elementos de Fixao Carenagens e Fillets ESTABILIZADORES Geral Estabilizador Horizontal Profundor Estabilizador Vertical Leme Elementos de Fixao JANELAS Geral Cabine de Comando Cabine de Passageiro Porta Inspeo e Observao ASAS Geral Estrutura Principal Estrutura Auxiliar Chapas de Revestimento Elementos de Fixao Superfcies de Vo HLICES Geral Conjunto da Hlice

00 10 20 30 40 50 60 49 00 10 20 30 40 50 60 70 80 90 51 00

PAINIS ELTRICOS / ELETRNICOS E COMPONENTES MULTIFUNCIONAIS Geral Instrumentos e Painel de Controle Prateleiras de Equipamentos Eltrico/Eletrnico Caixa de Juno Eltrica e Eletrnica Componentes Eletrnicos Multifuncionais Circuitos Integrados Montagem de Circuito Impresso APU Geral Power Plant Motor Combustvel do Motor e Controle Ignio e Partida Ar Controles do Motor Indicao Reversores Lubrificao ESTRUTURAS Geral

20 30 40 65 00 10 20 30 40 50 60 71 00 10 20 30 40 50 60 70 72 00 10 20 30 40 50 60 70 72 00 10 20 30 40 50 73 00 10 20 30 74 00 10

Controle Freio Indicao 75 ROTOR Geral Rotor Principal Conjunto do Rotor Anti-Torque Acionamento de Acessrios Controle Freio Indicao POWER PLANT Geral Capotas Suportes do Motor Parede de Fogo e Periferia Elementos de Fixao Chicotes Eltricos Entradas de Ar Drenos do Motor MOTOR A REAO / TURBOLICE Geral Trem de Engrenagem Redutora/ Seo do Eixo (Turbolice) Seo de Entrada de Ar Seo do Compressor Seo de Combusto Seo da Turbina Acionamento de Acessrios Seo By-Pass MOTOR CONVENCIONAL Geral Seo Fronteira Seo de Fora Seo dos Cilindros Seo de Compressores Lubrificao COMBUSTVEL DO MOTOR E CONTROLE Geral Distribuio Controle Indicao IGNIO Geral Suprimento de Fora Eltrica
10-10

20 30 00 10 20 30 40 76 00 10 20 77 00 10 20 30 78 00 10 20 30 40 79 00 10 20 30 80 00 10 81 00 10 20 82 00 10 20 30 40 83 00

Distribuio Interrupo SANGRIA DE AR Geral Anti-Gelo do Motor Refrigerao dos Acessrios Controle do Compressor Indicao CONTROLES DO MOTOR Geral Controle da Potncia Parada de Emergncia INDICAO DO MOTOR Geral Fora Temperatura Analisadores DESCARGA Geral Coletor Supressor de Rudo Reversor Ar Suplementar LUBRIFICAO Geral Reservatrio Distribuio Indicao PARTIDA Geral Acoplamento TURBINAS (MOTOR. VENCIONAL) Geral Recuperao de Potncia Turbo-Compressor INJEO DE GUA Geral Armazenagem Distribuio Alijamento e Purgamento Indicao CAIXAS DE ACESSRIOS Geral CON-

10 20

Eixo de Acionamento Seo da Caixa

Desenvolvimento das indicaes Quando a descontinuidade num material magnetizado encontra-se aberta superfcie, possibilitando a aplicao sobre ela de uma substncia magntica, a disperso do fluxo na descontinuidade tende a formar com o agente detector uma passagem de maior permeabilidade. ( Permeabilidade o termo usado para se referir facilidade com que um fluxo magntico pode ser formado num determinado circuito magntico). Devido ao magnetismo da pea e aderncia mtua das partculas magnticas, a indicao permanece sobre a superfcie da pea sob a forma de contorno aproximado da descontinuidade existente logo abaixo. Quando a descontinuidade no se encontra aberta na superfcie, tem lugar o mesmo fenmeno acima observado, mas pelo fato da disperso do fluxo ser menor, a aderncia das partculas magnticas mais fraca, obtendo-se uma indicao menos definida. Se a descontinuidade estiver muito abaixo, poder no haver indicao na superfcie. A disperso do fluxo numa descontinuidade transversal est representada na figura 10-l. A figura 10-2 mostra a disperso numa descontinuidade longitudinal.

INSPEO POR PARTCULAS MAGNTICAS A inspeo por partculas magnticas um mtodo de detectar fraturas invisveis, e outros defeitos em materiais ferromagnticos, tais como ferro e ao. Esse mtodo de inspeo um teste nodestrutivo, o que significa que ele realizado na prpria pea, sem danific-la. Ele no aplicvel a materiais no magnticos. Nas peas do avio sujeitas a alta rotao, vibrao, oscilao e outros reforos, pequenos defeitos se desenvolvem muitas vezes, a ponto de ocasionar dano total pea. A inspeo por partculas magnticas tem provado ser de extrema confiabilidade na deteco rpida em casos de defeitos localizados prximos ou na superfcie de peas. O emprego deste mtodo de inspeo no somente indica o local da falha, como tambm so delineadas a extenso e a forma da mesma. O processo da inspeo consiste em magnetizar a pea e, ento, aplicar partculas ferromagnticas no local da superfcie a ser inspecionado. As partculas ferromagnticas (agente detector) podem estar em suspenso num lquido que aplicado sobre a pea: a pea pode ser mergulhada no lquido de suspenso, ou as partculas, em forma de p seco, podem ser espalhadas sobre a superfcie da pea. O processo do lquido o mais comumente utilizado na inspeo de peas de avio. Se alguma descontinuidade estiver presente, as linhas magnticas de fora sofrero alterao, havendo formao de plos opostos em ambos os lados da descontinuidade. As partculas magnetizadas formam assim uma imagem no campo magntico. Esta imagem, conhecida como "indicao", apresenta a forma aproximada da projeo da descontinuidade, que pode ser definida como uma interrupo na estrutura ou configurao fsica normal de irregularidades, tais como, rachadura, sobreposio em pea forjada, costura de solda, incluso, porosidade e outras. A descontinuidade pode ou no afetar a vida til de uma pea.

Figura 10-1 Disperso do fluxo em descontinuidade transversal.

Figura 10-2 Disperso do fluxo em descontinuidade longitudinal.

10-11

Tipos de descontinuidades detectadas Os tipos de descontinuidades detectadas, normalmente pelo teste de partculas magnticas, so os seguintes: rachaduras, sobreposio em peas forjadas, costuras, fechamento a frio, incluses, fendas, rasgos, bolsas de retraimento e ocos (vazios). Todas estas descontinuidades podem afetar a confiabilidade das peas em servio. Rachaduras, fendas, estaladuras, rasgos, costuras, ocos e bolsas de retraimento so formados por uma separao ou ruptura real do metal slido. Fechamento a frio e sobreposio so dobras que se formaram no metal, interrompendo sua continuidade. As incluses so materiais estranhos, formados por impurezas do metal durante os estgios de seu processamento. Elas podem consistir, por exemplo, de partculas do revestimento da fornalha introduzidas durante a fuso do metal bsico ou de outras matrias estranhas. As incluses interrompem a continuidade do metal porque elas no permitem a juno ou caldeamento de faces adjacentes do metal. Preparao das peas para o teste Graxa, leo e qualquer sujeira devem ser removidos de todas as peas antes que elas sejam submetidas a teste. A limpeza muito importante, posto que a presena de graxa ou qualquer matria estranha pode provocar indicaes falsas devido aderncia das partculas magnticas, e a esses corpos estranhos, quando a suspenso lquida aplicada sobre a pea. A formao da imagem correta da descontinuidade pode ser prejudicada pela presena de graxa ou outras matrias estranhas. No aconselhvel confiar na suspenso de partculas magnticas para limpar a pea. Qualquer matria estranha removida por este processo contaminar a suspenso, reduzindo, portanto, sua eficincia. Na inspeo por partculas magnticas, utilizando-se p seco, absolutamente necessrio uma rigorosa limpeza. Graxa ou outras matrias estranhas fixariam o p magntico, da resultando indicaes incorretas, tornando ainda impossvel espalhar as

partculas magnticas por igual sobre a superfcie da pea. Todas as pequenas aberturas ou furos para lubrificao, conduzindo a passagens ou cavidades internas, devem ser fechados com parafina ou qualquer outra substncia adequada no abrasiva. Camadas leves de banho de cdmio, cobre, estanho e zinco no interferem no resultado satisfatrio da inspeo por partculas magnticas. O resultado ficaria prejudicado se a camada fosse demasiadamente grossa ou se as descontinuidades a serem detectadas fossem extremamente pequenas. Banhos de cromo ou nquel geralmente no interferiro nas indicaes de rachaduras abertas superfcie do metal bsico, mas evitaro a indicao de descontinuidades delgadas, tais como incluses. A camada de nquel, sendo mais fortemente magntica, mais prejudicial que a camada de cromo ao impedir a formao das indicaes de descontinuidades. Efeito da direo do fluxo A fim de detectar uma falha numa pea, torna-se essencial que as linhas de fora magnticas passem perpendicularmente falha. Torna-se, portanto, necessrio induzir fluxo magntico em mais de uma direo, desde que as falhas existiam em qualquer ngulo em relao ao eixo maior da pea. Isto exige duas operaes independentes de magnetizao, conhecidas como magnetizao circular e magnetizao longitudinal. O efeito da direo do fluxo acha-se ilustrado na figura 10-3. Magnetizao circular a induo de um campo magntico constitudo por crculos de fora concntricos, ao redor e dentro da pea, fazendo passar a corrente eltrica atravs da pea. Este tipo de magnetizao localizar falhas no sentido paralelo ao eixo da pea.

10-12

Figura 10-5 Magnetizao circular de um pino de pisto com barra condutora. A figura 10-5 ilustra a magnetizao circular de uma pea de seo transversal oca, passando a corrente magnetizadora por uma barra condutora localizada no eixo da pea. Na magnetizao longitudinal, o campo magntico produzido numa direo paralela ao eixo maior da pea. Isto feito colocando-se a pea no interior de um solenide excitado por corrente eltrica. A pea metlica torna-se ento o ncleo de um eletrom e magnetizada pela induo do campo magntico criado no solenide. Na magnetizao longitudinal de peas compridas, o solenide deve ser movimentado ao longo da pea a fim de magnetiz-la (Ver a figura 10-6). Isto necessrio para assegurar uma intensidade de campo adequada atravs de todo o comprimento da pea.

Figura 10-3 Efeito da direo do fluxo na intensidade da indicao. A magnetizao circular de uma pea de seo transversal slida acha-se ilustrada na figura 10-4. Cada extremidade da unidade magnetizadora ligada eletricamente a um painel de controle, de tal modo que, ao ser fechado o contato, a corrente magnetizadora passa de uma para outra extremidade da pea, atravs da mesma.

Figura 10-6Magnetizao longitudinal do eixomanivela (mtodo do solenide). Os solenides produzem magnetizao efetiva at aproximadamente 12 polegadas a partir de cada extremidade da bobina, podendo acomodar peas ou sees de at 30 polegadas de comprimento. Uma magnetizao longitudinal equivalente quela obtida pelo solenide pode ser realizada, enrolando-se em torno da pea um condutor eltrico flexvel, como mostra a figura 10-7.
10-13

Figura 10-4 Magnetizao circular de um eixomanivela.

Ainda que este mtodo no seja to conveniente, ele apresenta a vantagem das bobinas se acomodarem melhor com o formato da pea, produzindo assim uma magnetizao mais uniforme. O mtodo da bobina flexvel tambm utilizado nas peas de grande porte ou de formato irregular, para as quais no existem solenides adequados.

Identificao das indicaes A avaliao correta do carter das indicaes extremamente importante, porm apresenta alguma dificuldade somente pela observao das mesmas. As caractersticas principais das indicaes so a forma, o tamanho, a largura e a nitidez do contorno. Estes aspectos so geralmente mais teis em determinar o tipo de descontinuidades do que propriamente a sua importncia. Entretanto, uma observao cuidadosa do carter do molde das partculas magnticas deve sempre ser includa na avaliao completa da importncia de uma descontinuidade indicada. As indicaes mais rapidamente distinguveis so as produzidas por fendas abertas na superfcie. Essas descontinuidades incluem rachaduras por fadiga, por tratamento trmico, por contrao em soldas e fundio, e por esmerilhamento. A figura 10-8 ilustra uma rachadura por fadiga.

Figura 10-7 Magnetizao longitudinal de p de hlice metlica (mtodo do cabo flexvel). Efeito da densidade do fluxo A eficincia da inspeo por partculas magnticas depende tambm da densidade do fluxo, ou intensidade do campo sobre a superfcie da pea, quando aplicado o agente detector. medida que aumentada a intensidade do fluxo na pea, a sensibilidade do teste tambm aumenta, devido maior disperso do fluxo nas descontinuidades, resultando da a formao de contornos mais detalhados de partculas magnticas. Entretanto, densidades de fluxo excessivamente elevadas podero formar indicaes sem importncia como, por exemplo, os contornos do fluxo granular no material. Essas indicaes interferiro na deteco dos contornos resultantes de descontinuidades importantes. Torna-se assim necessrio utilizar uma intensidade de campo suficientemente elevada para detectar todas as possveis falhas prejudiciais, mas no to elevada que seja capaz de produzir indicaes indevidas e confusas. Mtodos de magnetizao Quando uma pea magnetizada, a intensidade de campo nela resultante aumenta at um certo limite, assim permanecendo, enquanto a fora magnetizadora for mantida.
10-14

Figura 10-8Rachaduras por fadiga num trem de pouso As rachaduras por fadiga apresentam contornos ntidos e definidos, geralmente uniformes e sem interrupo em todo o comprimento, e de tamanho razovel. Apresentam aparncia serrilhada, comparada com as indicaes retas de fadiga em costura, podendo tambm mudar ligeiramente de direo em certos locais.

As rachaduras por fadiga so encontradas nas peas em uso e nunca em peas novas. Geralmente situam-se em reas submetidas a grandes esforos. importante compreender que mesmo uma pequena rachadura por fadiga indica que o defeito da pea acha-se positivamente em progresso. As rachaduras provocadas por tratamento trmico apresentam um esboo suave, porm, geralmente, so menos perceptveis e menores que as rachaduras por fadiga. Nas peas com sees finas, como paredes de cilindros, as rachaduras por tratamento trmico podem apresentar contornos bem definidos (figura 10-9), com a forma caracterstica consistindo de traos curtos denteados e agrupados. As rachaduras por contrao apresentam um contorno ntido e definido, embora o traado seja comum e muito denteado. Sendo as paredes das fraturas por contrao muito estreitas, suas indicaes normalmente no atingem a extenso das indicaes observadas nas fraturas por fadiga.

Figura 10-9 Rachaduras por tratamento trmico em parede de cilindro. As fraturas provocadas por esmerilhamento tambm apresentam contornos ntidos e bem definidos, porm raramente de tamanho considervel, dada a sua profundidade limitada. Essas fraturas podem apresentar indicaes que
10-15

variam de um simples a um considervel conjunto de traos. As fraturas por esmerilhamento esto geralmente relacionadas com a direo do esmerilhamento. Exemplificando: a fratura comumente tem incio e continua em ngulo reto direo de rotao do rebolo, apresentando um contorno ligeiramente simtrico. Indicaes de fraturas por esmerilhamento podem freqentemente ser identificadas atravs dessa correlao. As indicaes das rupturas nas costuras de solda so geralmente retas, bem definidas e delicadas. Elas so muitas vezes intermitentes, podendo apresentar tamanho reduzido. Os traos (linhas muito finas) so costuras muito delicadas nas quais as paredes da costura foram muito comprimidas durante a fabricao da pea. As indicaes desses traos so muito delicadas e bem definidas, com tamanho muito reduzido. As descontinuidades desse tipo somente so consideradas perigosas nas peas sujeitas a esforos elevados. As incluses so corpos no-metlicos, tais como materiais de escria e componentes qumicos que ficaram presos nos lingotes em solidificao. Elas so comumente alongadas e esticadas medida que o lingote passa pelas subsequentes operaes de processamento. As incluses apresentam-se nas peas sob diversos tamanhos e formatos, desde um filete facilmente identificado pela vista, at partculas somente visveis sob ampliao. Numa pea pronta elas podem se apresentar como descontinuidades na superfcie ou sob ela. As indicaes das incluses subsuperficiais so geralmente largas e indefinidas. So poucas vezes contnuas ou de mesma espessura e densidade ao longo de seu comprimento. Incluses maiores, principalmente aquelas prximas ou abertas superfcie, apresentam indicaes mais facilmente definidas. Uma inspeo mais apurada revelar geralmente sua falta de definio e o fato de que a indicao consiste de diversas linhas paralelas, em lugar de uma linha nica. Tais caractersticas geralmente distinguiro uma incluso sria de uma rachadura. Quando cavidades acham-se localizadas bem abaixo da superfcie da pea, o teste por partculas magnticas no um mtodo confivel de detect-las. Mesmo que qualquer indicao seja obtida, ser provavelmente um contorno

impreciso e indefinido da cavidade, com o detector magntico procurando se distribuir sobre toda a rea, em vez de apresentar claramente o contorno da descontinuidade. Defeitos desse tipo so mais facilmente detectados pelos mtodos radiogrficos. As sobreposies ou dobras podem ser identificadas por sua forma e localizao. Elas normalmente aparecem nas extremidades de uma forjadura e suas indicaes so comumente bem marcantes e irregulares. A indicao de uma dobra de qualquer comprimento comumente interrompida formando ilhas e ramificaes curtas, e um aspecto de escama apresentado na dobra revela invariavelmente contornos em forma de leques que partem da indicao principal. Quando um lingote se solidifica, a distribuio dos vrios elementos ou componentes no geralmente uniforme em toda a estrutura do lingote. Poder ento ocorrer uma pronunciada separao de alguns componentes. No processo da forjadura e conseqente laminao do lingote, essas separaes so alongadas e reduzidas nos cortes transversais. Depois de subseqente processamento, elas podem aparecer como finas linhas ou faixas paralelas, conhecidas como enfaixamento. A separao sob a forma de faixas algumas vezes detectada pela inspeo por partculas magnticas, principalmente quando se utilizam campos magnticos de alta intensidade. Esse tipo de separao geralmente no prejudicial. A forma mais sria de separao ocorre provavelmente na fundio. Neste caso, a condio bsica do metal permanece inalterada na pea pronta, permanecendo qualquer separao na mesma forma em que foi originada. Ela pode variar no tamanho e, normalmente, ter formato irregular, ocorrendo na superfcie ou abaixo dela. Inspeo Magnaglo A inspeo MAGNAGLO semelhante a de partculas magnticas, sendo que utilizada uma soluo de partculas magnticas fluorescentes, e a inspeo feita sob luz negra. A eficincia da inspeo aprimorada pelo brilho tipo non dos defeitos e indicaes de pequenas falhas, que podem ser percebidas mais rapidamente. Esse um excelente mtodo para ser utilizado em engrenagens, peas rosque10-16

adas e componentes do motor do avio. O lquido marrom avermelhado usado na pulverizao ou banho da pea consiste da pasta MAGNAGLO misturada com leo fino na proporo de 0,10 a 0,25 onas de pasta por galo de leo. Aps a inspeo, a pea deve ser desmagnetizada e lavada com solvente. EQUIPAMENTO PARA MAGNETIZAO Unidade fixa (no porttil) Uma unidade fixa para aplicao geral acha-se apresentada na figura 10-10. Essa unidade fornece corrente contnua para processos de magnetizao, contnua ou residual, por suspenso. Pode ser aplicada magnetizao circular ou longitudinal, utilizando-se corrente alternada retificada ou corrente contnua. As cabeas de contato constituem os terminais eltricos para a magnetizao circular. Uma cabea tem posio fixa. Sua chapa de contato acha-se montada num eixo envolvido por uma mola de presso, de modo que a chapa pode ser movimentada longitudinalmente. A chapa mantida na posio distendida pela mola, at que a presso transmitida pela pea atravs da cabea mvel fora-a para trs. A cabea mvel desliza horizontalmente sobre guias longitudinais e comandada por um motor. O controle feito atravs de um interruptor. A mola permite cabea mvel deslocar-se at um certo limite de compresso, e assegura presso suficiente em ambas as extremidades da pea para garantir um bom contato eltrico. Um interruptor operado por uma haste localizada na cabea fixa corta o circuito de comando do motor da cabea mvel, quando a mola for suficientemente comprimida. Em algumas unidades de magnetizao a cabea mvel operada manualmente, e a chapa de contato algumas vezes construda para operar por presso de ar. Ambas as chapas de contato so adaptadas com diferentes dispositivos para suportar a pea. O circuito de magnetizao fechado pela compresso de um boto de presso localizado na frente da unidade. O circuito geralmente aberto automaticamente aps cerca de meio segundo.

Figura 10-10 Unidade magnetizadora fixa para uso geral. A intensidade da corrente magnetizadora pode ser ajustada manualmente no valor desejado por meio do reostato, ou aumentada at o limite de capacidade da unidade pelo interruptor de curto-circuito do reostato. A corrente eltrica utilizada indicada no ampermetro. A magnetizao longitudinal produzida atravs de um solenide que se desloca nas mesmas guias horizontais que a cabea mvel, sendo, ele, ligado ao circuito eltrico por meio de um interruptor. O lquido contendo as partculas em suspenso encontra-se num reservatrio, sendo agitado e circulado por uma bomba. O fluido de suspenso aplicado pea atravs de um bocal. Aps escorrer pela pea, o lquido passa por uma grelha de madeira e coletado por uma bandeja que o envia de volta bomba. A bomba circuladora operada por um interruptor tipo boto de presso. Unidade porttil para uso geral Torna-se muitas vezes necessrio executar a inspeo por partculas magnticas em locais onde no se dispe de unidade fixa de magnetizao, ou em componentes das estruturas do avio, sem remov-las do mesmo. Isso tem ocorrido, particularmente, em trem de pouso ou suportes de motor suspeitos de terem desenvolvido rachaduras em servio. Podem ser encontrados
10-17

equipamentos adequados a estes tipos de inspeo utilizando para magnetizao corrente alternada ou corrente contnua. Um exemplo tpico acha-se apresentado na figura 10-11. Essa unidade simplesmente uma fonte de corrente magnetizadora, no possuindo condies para suportar a pea ou aplicar a suspenso lquida. Ela opera com corrente alternada (200 volts, 60 Hz) e possui um retificador para produzir corrente contnua. A corrente magnetizadora fornecida atravs de cabos flexveis. Os terminais dos cabos podem ser equipados com pontas ( como mostra a ilustrao) ou grampos ou garras de contato. A magnetizao circular pode ser obtida utilizando-se as pontas ou as garras. A magnetizao longitudinal obtem-se enrolando o cabo ao redor da pea. A intensidade da corrente magnetizadora controlada por um seletor de oito posies, e o tempo de sua aplicao regulado por um circuito automtico semelhante ao utilizado na unidade fixa j descrita.

Figura 10-11 Unidade porttil para uso geral. Essa unidade porttil serve tambm como desmagnetizador, para isso fornecendo corrente alternada de alta amperagem e baixa voltagem. Para a desmagnetizao, a corrente alternada passada pela pea e gradualmente reduzida por meio de um redutor de corrente. Ao testar grandes estruturas com superfcies planas, onde a corrente deve passar pela pea, torna-se, s vezes, impossvel usar as garras de contato. Nesse caso so utilizadas as pontas. As pontas tambm podem ser utilizadas com a unidade fixa. A pea ou conjunto sob teste pode ser mantida acima da unidade fixa e a suspenso lquida aplicada com mangueira na rea;

o excesso da suspenso drenado para o interior do reservatrio. O mtodo seco tambm pode ser utilizado. As pontas devem ser seguradas firmemente de encontro superfcie sob teste. H a tendncia da corrente de alta amperagem provocar queimaduras nas reas de contato, mas com o devido cuidado estas queimaduras sero bem reduzidas. Para aplicaes onde a magnetizao por pontas aconselhvel, leves queimaduras no so tomadas em considerao. Quando desejvel utilizar cabos com a unidade fixa como fonte de energia, tornar-se conveniente o uso de um bloco de contato. Esse consiste de um bloco de madeira em cujas extremidades so adaptadas chapas de cobre para receber os terminais dos cabos. Quando o bloco de contato colocado entre as cabeas da unidade fixa, os controles e interruptores da unidade podem ser utilizados para regular a corrente magnetizadora. Este processo apresenta um meio conveniente de ligar os cabos fonte de energia, eliminando a necessidade de fixao das conexes por meio de parafusos. Ao passar a corrente magnetizadora por uma p de hlice de ao para magnetizao circular, h possibilidade de queimar a ponta da p se no forem tomadas certas precaues. Essa possibilidade pode ser eliminada usando-se uma garra articulada presa cabea mvel da unidade de inspeo. A garra revestida com malha de cobre que fornece bom contato eltrico, ajustando-se curvatura das faces da p da hlice. Esse arranjo evita o contato eltrico na borda fina da ponta da p e elimina as correntes de alta intensidade que podem causar queimadura neste ponto. A extremidade de fixao da p da hlice suportada por um encaixe montado na cabea fixa da unidade. Materiais indicadores Os vrios tipos de materiais indicadores disponveis para utilizao na inspeo por partculas magnticas podem ser classificados em dois tipos: os utilizados no processo lquido e os utilizados no processo seco. O requisito bsico para qualquer material indicador que ele fornea indicaes aceitveis de descontinuidades nas peas. O contraste proporcionado por um determinado material indicador de descontinuidades
10-18

na superfcie, ou no interior da pea, de particular importncia. As cores mais utilizadas no processo lquido so o preto e o vermelho; no processo seco so o preto, o vermelho e o cinza. Para uma operao aceitvel, o material indicador deve ser de alta permeabilidade e baixa retentividade. A alta permeabilidade assegura que um mnimo de energia magntica ser exigido para atrair o material na disperso do fluxo causada pelas descontinuidades. A baixa retentividade assegura que a mobilidade das partculas magnticas no ser prejudicada, pelo fato das mesmas partculas magnticas tornarem-se magnetizadas e atrarem-se umas s outras. A substncia magntica para o processo lquido geralmente fornecida em forma de pasta. A pasta vermelha aumenta a visibilidade nas superfcies pretas, ainda que a quantidade exata da substncia magntica a ser adicionada possa variar, uma concentrao de 2 onas de pasta por galo do veculo lquido tem sido considerada satisfatria. A pasta no deve ser adicionada ao lquido de suspenso no reservatrio da unidade magnetizadora, posto que o agitador e a bomba no so satisfatrios para efetuar a mistura. O processo correto para o preparo da suspenso colocar a quantidade adequada da pasta num vasilhame e adicionar pequena quantidade do lquido parceladamente, medida que se vai misturando os componentes com o auxlio de uma esptula. Quando a pasta estiver totalmente diluda numa mistura lquida uniforme, ela poder ento ser despejada no reservatrio. importante que no preparo da suspenso seja sempre utilizada substncia magntica nova. Quando a suspenso se tornar descolorida, ou, de certa forma contaminada a ponto de interferir na formao dos contornos das partculas magnticas, a unidade dever ser drenada, limpa e reabastecida com suspenso limpa. DESMAGNETIZAO O magnetismo residual que permanece na pea aps a inspeo deve ser removido por uma operao de desmagnetizao, antes que a pea volte a servio. Peas de mecanismos operacionais devem ser desmagnetizadas para evitar que as peas magnetizadas atraiam limalhas ou pequenas lascas, deixadas inadvertidamente no sistema, ou

partculas de ao resultantes do desgaste operacional. O acmulo dessas partculas numa pea magnetizada pode causar arranhes em mancais ou outras partes trabalhantes. Os componentes da estrutura do avio tambm devem ser desmagnetizados, de modo a evitar que os instrumentos sejam afetados. A desmagnetizao entre sucessivas operaes de magnetizao no comumente necessria, a menos que a experincia indique que a omisso desta operao resulte em decrscimos da eficincia numa determinada aplicao. Anteriormente, esta operao era considerada necessria para remover completamente o campo existente numa pea antes que ela fosse magnetizada numa direo diferente. A desmagnetizao pode ser efetuada por vrios processos. Possivelmente, o mais conveniente para peas de avio submeter a pea a uma fora magnetizadora com reverso contnua na direo e que, ao mesmo tempo, diminua gradativamente de intensidade. medida que a fora magnetizadora decrescente aplicada, primeiro numa direo e em seguida na outra, a magnetizao da pea tambm decresce. Mtodo padro para desmagnetizao O processo mais simples para criar uma fora magntica reversvel e gradativamente mais fraca numa pea utiliza uma bobina de solenide energizada por corrente alternada. medida que a pea afastada do campo alternativo do solenide, o magnetismo na pea se reduz gradualmente. Deve ser utilizado um desmagnetizador cujo tamanho seja o mais aproximado possvel da pea; e para maior eficincia, as pequenas peas devem ser mantidas to perto quanto possvel da parede interna da bobina. As peas que no perdem rapidamente seu magnetismo devem ser passadas vagarosamente para dentro e para fora do desmagnetizador por diversas vezes, sendo ao mesmo tempo, viradas ou giradas em vrias direes. Permitir que uma pea fique no desmagnetizador com a corrente ligada resulta em pouca desmagnetizao. A operao eficiente no processo de desmagnetizao consiste em movimentar a pea lentamente para fora da bobina, afastando-a do
10-19

campo de fora magntica. medida que a pea afastada, ela deve ser mantida diretamente oposta abertura, at que se encontre a 1 ou 2 ps do desmagnetizador. A corrente desmagnetizadora no deve ser cortada antes que a pea esteja a uma distncia de 1 a 2 ps da abertura; caso contrrio, a pea tornar a ser magnetizada. Outro processo utilizado com unidades portteis passar corrente alternada pela pea a ser desmagnetizada, e reduzir gradativamente a corrente a zero. INSPEO POR LQUIDOS PENETRANTES A inspeo de penetrao um exame no destrutivo de defeitos abertos superfcie por peas fabricadas de qualquer material no poroso. Ela aplicada com sucesso em metais como o alumnio, magnsio, lato, cobre, ferro fundido, ao inoxidvel e titnio. Este tipo de inspeo pode tambm ser utilizado em cermica, plstico, borracha moldada e vidro. A inspeo de penetrao detectar defeitos, tais como rachaduras superficiais ou porosidade. Estas falhas podem ser ocasionadas em rachaduras por fadiga, por contrao, por tratamento trmico, por esmerilhamento, porosidade de retrao, fechamento a frio, costura, sobreposio por forjadura e queimaduras. A inspeo de penetrao tambm detectar uma falta de coeso entre metais unidos. A principal desvantagem da inspeo de penetrao que o defeito deve se apresentar aberto superfcie, a fim de permitir que o agente penetrante atinja o defeito. Por esse motivo, se a pea a ser inspecionada for construda de material magntico, recomenda-se geralmente o uso da inspeo por partculas magnticas. A inspeo de penetrao depende, para ser bem sucedida, que o lquido penetrante entre na abertura da superfcie e a permanea, tornando-a perfeitamente visvel para o operador. H necessidade do exame visual da pea aps o processamento da penetrao, mas a visibilidade do defeito aumentada de tal forma que pode ser detectada. A visibilidade do material penetrante ainda aumentada por adio de corante que pode ser de qualquer dos dois tipos: visvel ou fluorescente. O conjunto para penetrante visvel consiste do corante penetrante, emulsificadorremovedor do corante e revelador.

O conjunto para inspeo de penetrao fluorescente consiste de instalao de luz negra bem como aerossis de penetrante, limpador e revelador. A instalao de luz negra consiste de um transformador de fora, cabo flexvel e lmpada porttil. Graas a seu tamanho, a lmpada pode ser utilizada em qualquer posio ou localizao. Em sntese, os itens a serem observados ao se executar uma inspeo de penetrao so: A) Completa limpeza da superfcie metlica. B) Aplicao do penetrante. C) Remoo do penetrante com emulsificador-removedor ou limpador. D) Secagem da pea E) Aplicao do revelador F) Inspeo e interpretao do resultado. Interpretao dos resultados O sucesso e a confiabilidade de uma inspeo com lquido penetrante depende do cuidado com que a pea foi preparada. Os diversos princpios bsicos aplicveis inspeo de penetrao so: 1) O penetrante deve atingir o defeito a fim de formar uma indicao. importante aguardar o tempo suficiente para que o penetrante possa preencher o defeito. O defeito deve estar limpo e livre de matrias contaminantes, de modo que o penetrante possa atingi-lo livremente. 2) No poder haver a formao de uma indicao se o penetrante for completamente removido do defeito durante a lavagem. Antes da revelao h, pois, a possibilidade de que o penetrante seja removido no s da superfcie, como tambm do defeito. 3) Rachaduras limpas so normalmente fceis de detectar. Aberturas superficiais no contaminadas, independentemente de quanto sejam delgadas, raramente sero difceis de serem detectadas atravs da inspeo de penetrao.

4) Quanto menor o defeito, mais longo ser o tempo de penetrao. Fendas finas, semelhana de rachaduras, necessitam de mais tempo para penetrao do que defeitos, tais como porosidade. 5) Quando a pea a ser inspecionada for construda de material suscetvel ao magnetismo, deve-se utilizar o mtodo da inspeo por partculas magnticas, caso haja equipamento disponvel. 6) O revelador para o tipo penetrante visvel, quando aplicado superfcie da pea, secar formando uma camada branca tnue e uniforme. Durante a secagem, indicaes brilhantes vermelhas aparecero nos locais onde hajam defeitos superficiais. Se no houver indicaes vermelhas, no haver defeitos superficiais. 7) Ao proceder inspeo de penetrao com corante fluorescente, os defeitos aparecero (sob luz negra ) com colorao brilhante amarelo-verde. As reas perfeitas apresentaro colorao azul-violeta escura. 8) possvel examinar a indicao de um defeito e determinar sua causa, bem como sua extenso. Tal julgamento pode ser feito sabendo-se algo sobre os processos de fabricao aos quais a pea foi submetida. O tamanho da indicao, ou o acmulo do penetrante indicar a extenso do defeito. O brilho dar a medida de sua profundidade. As indicaes de rachaduras profundas comportaro mais penetrantes, sendo, portanto, mais largas e brilhantes.

Figura 10-12 Tipos de defeitos. Fendas muito delgadas comportam pequena quantidade de penetrantes, aparecendo portanto como linhas finas. A figura 10-12 apre-

10-20

senta alguns tipos de defeitos que podem ser localizados utilizando-se penetrantes corantes. Indicaes falsas Na inspeo de penetrao de corante no ocorrem falsas indicaes, no sentido do que acontece na inspeo por partculas magnticas. H, entretanto, duas condies que podem ocasionar acmulo de penetrante, confundindo-o muitas vezes com rachaduras e descontinuidade reais de superfcie. A primeira condio compreende as indicaes causadas por lavagem imperfeita. Se todo o penetrante na superfcie no for removido na operao de lavagem ou enxaguadura, aps decorrido o tempo de penetrao, o penetrante no removido ficar visvel. A evidncia da lavagem imperfeita geralmente fcil de identificar, posto que o penetrante se apresenta em reas espalhadas, ao invs dos contornos bem definidos encontrados nas indicaes verdadeiras. Quando acmulo de penetrantes no lavados forem encontrados na pea, esta dever ser completamente reprocessada. O desengorduramento recomendado para a remoo completa do penetrante. As indicaes falsas podem tambm aparecer onde as peas so encaixadas umas s outras. Se uma roda for encaixada num eixo, haver uma indicao de penetrante na linha de encaixe. Isto perfeitamente normal, posto que as duas peas no se acham soldadas. Indicaes deste tipo so fceis de identificar, j que apresentam formato e contorno regulares. RADIOGRAFIA Devido as suas caractersticas especiais de penetrar materiais e detectar descontinuidades, as radiaes X e GAMA tm sido aplicadas na inspeo radiogrfica ( raio - x ) de componentes metlicos e no metlicos. A radiao penetrante projetada atravs da pea sob inspeo, produzindo uma imagem invisvel ou latente no filme. Depois de revelado, o filme se torna uma radiografia ou figura sombreada do objeto. Esse mtodo de inspeo, numa unidade porttil, fornece um processo rpido e seguro de testar a integridade da estrutura do avio e dos motores.
10-21

As tcnicas de inspeo radiogrficas so utilizadas para localizar defeitos ou falhas na estrutura do avio ou nos motores com pouca ou nenhuma desmontagem. Isso constitui um contraste marcante em relao a outros tipos de inspeo no destrutiva que, geralmente, exigem a remoo, desmontagem e retirada da tinta da pea suspeita, antes que ela possa ser inspecionada. Devido natureza do raio-X, h necessidade de um treinamento intensivo para o preparo de um operador do equipamento, sendo que somente pessoal legalmente habilitado pode operar as unidades de raio-X. As trs principais etapas no processamento do raio-X, abordadas nos pargrafos subsequentes so: 1) Exposio radiao, incluindo a preparao. 2) Revelao do filme. 3) Interpretao da chapa radiogrfica. Preparao e exposio Os fatores relativos exposio radiogrfica so to interdependentes que h necessidade de todos serem levados em considerao, para qualquer tipo de exposio. Estes fatores incluem (no achando-se, porm, a eles limitados ) os seguintes: a) Espessura e densidade do material. b) Forma e tamanho do objeto. c) Tipo de defeito a ser detectado. d) Caractersticas do equipamento de raios-X. e) A distncia de exposio. f) O ngulo de exposio. g) As caractersticas do filme. h) Tipos de telas ampliadoras, se utilizadas. O conhecimento das possibilidades da unidade de raio-X ser til para a considerao dos outros fatores da exposio. Alm da especi-

ficao em quilovolts, o tamanho, o transporte, a facilidade de manipulao e as particularidades de exposio do equipamento disponvel devem ser inteiramente conhecidos. A experincia, previamente adquirida, com equipamentos semelhantes tambm muito til na determinao das tcnicas de exposio em geral. Uma lista ou registro de exposies anteriores fornecer dados especficos, que podero ser utilizados como orientao para radiografias futuras. Revelao do filme Depois de exposta ao raio-X, a imagem latente no filme torna-se permanentemente visvel, processando-a sucessivamente com uma soluo qumica reveladora, um banho de cido e um banho de fixao, seguido por uma lavagem com gua pura. O filme consiste de um sal de prata sensvel radiao numa suspenso gelatinosa, formando uma emulso. A soluo reveladora converte os elementos afetados pela radiao na emulso, em prata negra metlica. So essas partculas metlicas que formam a imagem. Quanto mais tempo o filme permanecer no revelador, mais prata metlica formada, fazendo com que a imagem se torne cada vez mais escura. Excesso de tempo na soluo reveladora resulta em super-revelao. Um enxge em banho cido, conhecido como banho de parada, neutraliza instantaneamente a ao do revelador, paralisando o progresso da revelao. Devido emulso macia e qualidade no absorvente da base da maioria dos materiais negativos, suficiente um banho de cido bem fraco. O objeto do banho de fixao fixar a imagem no estgio desejado de revelao. Quando um material sensvel radiao removido da soluo reveladora, a emulso permanece ainda com uma considervel quantidade de sais de prata que no foi afetada pelos agentes reveladores. Esses sais so ainda sensveis e, se forem deixados na emulso, sero eventualmente escurecidos pela luz, obscurecendo a imagem. Logicamente, caso isso acontea, o filme ficar imprestvel. O banho de fixao evita a descolorao, dissolvendo os sais de prata que possam ter per10-22

manecido na imagem revelada. Consequentemente, para se obter uma imagem permanente preciso fixar o material sensvel radiao, removendo da emulso todo sal de prata remanescente. Aps a fixao, torna-se necessrio um enxge completo para remover o agente fixador. A permanncia deste provocaria sua combinao com a imagem, ocasionando manchas pardacento-amareladas de sulfeto de prata e o conseqente desbotamento da imagem. NOTA: Todo o processo de revelao deve ser conduzido sob uma luz tnue, e, a cuja cor o filme no seja sensvel. Interpretao radiogrfica Do ponto de vista do controle de qualidade, a interpretao radiogrfica a fase mais importante da radiografia. durante essa fase que um erro de interpretao pode trazer consequncias desastrosas. Os esforos, de todo processo radiogrfico, acham-se centralizados nessa fase. A pea ou estrutura aceita ou rejeitada. Condies de falha na integridade ou outros defeitos observados superficialmente, no entendidos ou erroneamente interpretados, podem destruir a finalidade e os esforos da radiografia, podendo prejudicar a integridade estrutural de todo o avio. Um grave perigo o falso senso de segurana, adquirido pela aceitao da pea ou estrutura, baseada em interpretao incorreta. primeira vista, a interpretao radiogrfica pode parecer simples, mas uma anlise mais detalhada do problema cedo desfaz a impresso. O assunto da interpretao to variado e complexo que ele no pode ser abordado adequadamente neste tipo de manual. Assim sendo, este captulo fornecer somente uma reviso breve das necessidades bsicas para a interpretao radiogrfica, incluindo algumas descries de defeitos comuns. A experincia tem demonstrado que na medida do possvel a interpretao radiogrfica deve ser feita prxima operao radiogrfica. bastante til, ao observar as radiografias, ter acesso ao material submetido inspeo. A radiografia pode assim ser comparada diretamente com o material e indicaes devidas a fatos, tais como condio da superfcie ou variaes na espessura podem ser determinadas imediatamente.

Os pargrafos subseqentes apresentam diversos fatores que devem ser levados em considerao ao se analisar uma radiografia. H trs tipos bsicos de defeitos: falhas, incluses e irregularidades dimensionais. Este ltimo tipo de defeito no se enquadra nos comentrios, pois seu principal fator diz respeito a grau, no sendo a radiografia to detalhada. As falhas e incluses podem aparecer na radiografia sob uma variedade de forma que vo desde um plano bidimensional a uma esfera tridimensional. Uma rachadura, rasgo ou vinco tero mais aproximadamente o aspecto de plano bidimensional, ao passo que uma cavidade se assemelhar a uma esfera tridimensional. Outros tipos de defeitos como contraes, incluses xidas, porosidade, etc. aparecero com aspectos que se encaixam entre os dois extremos acima citados. importante analisar a geometria de um defeito, especialmente no que diz respeito agudeza das extremidades. Num defeito tipo fenda, por exemplo, as extremidades aparecero muito mais agudas do que em um defeito tipo esfera, tal como uma cavidade gasosa. A rigidez do material pode tambm ser afetada negativamente pelo formato do defeito. Um defeito apresentando extremidades pontiagudas pode estabelecer uma fonte de concentrao de esforos localizados. Os defeitos esfricos afetam a rigidez do material num grau inferior aos defeitos com extremidades pontiagudas. Os padres de especificaes e referncias estipulam geralmente que os defeitos com extremidades pontiagudas, tais como rachaduras, vincos, etc. so causas para rejeio. A rigidez do material afetada tambm pelo tamanho do defeito. O componente metlico de uma certa rea projetado para suportar uma determinada carga, incluindo um fator de segurana. A reduo dessa rea devido a um grande defeito enfraquece a pea e reduz o fator de segurana. Alguns defeitos so muitas vezes tolerados nos componentes devido aos estes fatores de segurana; nesse caso, o analista deve determinar o grau de tolerncia ou imperfeio especificado pelo engenheiro do projeto. Tanto o tamanho como o formato do defeito devem ser criteriosamente levados em considerao, posto que pequenos defeitos com extremidades pontiagudas podem ser to perigosos quanto grandes defeitos sem extremidades pontiagudas. Outra importante considerao na anlise do defeito a sua localizao. Os componentes
10-23

metlicos esto sujeitos a numerosos e variados esforos em suas atividades. De um modo geral, a distribuio destes esforos no equalizada nas peas ou componentes; e determinadas reas crticas podem estar mais sujeitas a esforo. O analista deve dedicar ateno especial a essas reas. Outro aspecto na localizao dos defeitos que certos tipos de descontinuidades prximas umas s outras podem tornar-se potencialmente a fonte de concentrao de esforo; portanto esse tipo de situao deve ser examinado com bastante ateno. A incluso um tipo de defeito que contm material aprisionado. Esses defeitos podem ser de maior ou menor densidade que a pea que est sendo radiografada. Os comentrios acima sobre o formato, tamanho e localizao do defeito aplicam-se igualmente s incluses e falhas. Alm disso, um defeito portador de matria estranha pode tornar-se uma fonte de corroso. Perigos da radiao A radiao das unidades de raio-X e fontes de radioistopos capaz de destruir o tecido humano. Reconhecemos que ao manipularmos tais equipamentos as devidas precaues devem ser tomadas. As pessoas devem ficar afastadas todo o tempo do feixe primrio do raios-X. A radiao produz modificaes em todas as matrias pelas quais ela passa. O que tambm verdadeiro com respeito ao tecido humano. Quando a radiao atinge as molculas do corpo, o efeito pode no passar pelo deslocamento de alguns eltrons, porm um excesso dessa modificao pode causar males irreparveis. Quando um organismo complexo exposto radiao, o grau de leso, caso exista, depende de quais das clulas do seu corpo foram atingidas. Os rgos mais vitais encontram-se no centro do corpo; portanto a radiao mais penetrante passvel de ser mais perigosa nessa rea. A pele normalmente absorve a maior parte da radiao e, portanto, reage mais prontamente a seus efeitos. Se todo o corpo for exposto a uma alta dose de radiao, isso poder resultar em morte. Em geral, o tipo e a seriedade dos efeitos patolgicos da radiao dependem da quantidade de radiao recebida de uma s vez, e da percentagem de todo o corpo exposto. As doses menores de radiao podem causar problemas sangneos e intestinais de pouca durao. Os efeitos

mais prolongados so leucemia e cncer. A exposio radiao pode tambm provocar leso da pele e queda do cabelo. TESTE ULTRA-SNICO O equipamento de deteco ultra-snica tornou possvel localizar defeitos em todos os tipos de materiais, sem provocar-lhes quaisquer danos. Minsculas rachaduras, fendas e falhas, extremamente pequenas para serem vistas pelo raio-X, so localizadas pela inspeo ultrasnica. O instrumento de teste ultra-snico necessita de acesso a somente uma superfcie do material a ser inspecionado e pode ser utilizado com a tcnica do feixe em linha reta ou em ngulo. Dois mtodos bsicos so aplicados na inspeo ultra-snica. O primeiro deles o teste de inverso. Nesse mtodo de inspeo, a pea sob exame e a unidade de pesquisa ficam totalmente submersas num lquido que pode ser gua ou qualquer outro fluido adequado. O segundo mtodo denominado teste por contato, que facilmente adaptado ao uso no hangar (esse o mtodo aqui apresentado). Nesse mtodo a pea a ser inspecionada e a unidade de pesquisa so acopladas com um material viscoso (lquido ou pasta ) que reveste as faces da unidade de pesquisa e o material sob exame. H dois sistemas bsicos ultra-snicos: 1) O pulsante 2) O de ressonncia. O sistema pulsante pode ser de eco ou de transmisso direta; o sistema de eco o mais verstil dos dois. Eco-pulso Os efeitos so detectados medindo-se a amplitude dos sinais refletidos e o tempo necessrio para esses sinais irem das superfcies para as descontinuidades. (Ver a figura 10-13). A base de tempo, que disparada simultaneamente com cada pulso de transmisso, gera um ponto luminoso que se desloca de um lado a outro do CRT (tubo de raios catdicos). O ponto varre a face do tubo da esquerda para a direita, de 50 a 5.000 vezes por segundo, ou mais rapi-

damente se selecionado para varredura automtica de alta velocidade.

Figura 10-13 Diagrama em bloco do sistema bsico de eco-pulso. Devido velocidade do ciclo de transmisso e recepo, a figura no osciloscpio parece estacionria.Poucos segundos, aps ter incio a varredura, o gerador de razo excita eletricamente o pulsador de RF, e este por seu turno emite um pulso eltrico. O transdutor converte esse pulso numa curta srie de ondas de som ultra-snicas. Se as faces de contato do transdutor e da pea estiverem devidamente orientadas, o ultra-som ser refletido para o transdutor ao atingir o defeito interno e a superfcie oposta da pea

Figura 10-14 Apresentao do osciloscpio em relao localizao do defeito. . O intervalo de tempo compreendido entre a transmisso do impulso inicial e a recepo dos

10-24

sinais refletidos na pea medido pelos circuitos de tempo . O pulso refletido recebido pelo transdutor amplificado e ento transmitido ao osciloscpio, onde o pulso recebido devido ao defeito apresentado na tela do CRT. O PULSO apresentado na mesma posio relativa entre os pulsos frontais e traseiros, da mesma forma que o

defeito se encontra entre as superfcies frontal e traseira da pea. ( Ver a figura 10-14 ) O Reflectoscpio um equipamento tipo eco-pulso, podendo ser utilizado para deteco de defeitos tais como rachaduras, dobras, incluses, deslaminao, soldas parciais, falhas, contraes, porosidade, escamao e outros defeitos sob a superfcie.

Figura 10-15 Operao do reflectoscpio - teste de feixe direto. O princpio operacional ilustrado na figura 10-15, onde os pulsos eltricos so transformados pelo cristal em vibraes ultra-snicas que so transmitidas para o interior do material. O sinal refletido pelo pulso inicial provoca uma indicao no tubo de raios catdicos apresentada na figura 10-15, detalhe A. A apresentao do detalhe B correspondente ao reflexo emitido pelas vibraes que atingiram a parte inferior da pea, e retornaram unidade de pesquisa, que as transformou novamente em pulsos eltricos. A indicao vertical na tela, de seus ecos, conhecida como a "primeira indicao de retorno". Se um defeito estiver presente (figura 1015, detalhe C ), uma parte das vibraes que atravessa a pea refletida pelo defeito, provocando uma indicao extra na tela. O espao percorrido pela varredura horizontal correspondente ao tempo decorrido desde que as vibraes foram emitidas pelo cristal. Esse tipo de operao, designado como teste de feixe direto, indicado para deteco de defeitos cujos planos so paralelos ao plano da pea. A aplicao do teste de feixes em ngulo, tambm conhecido como teste de onda recortada, inclui os seguintes casos: 1) Defeitos cujos planos formam ngulo com o plano da pea. 2) Descontinuidade em reas que no podem ser atingidas utilizando-se a tcnica padro do feixe direto. 3) Alguns defeitos internos em chapas metlicas. 4) Alguns tipos de defeitos internos em tubulaes ou barras, tais como incluses e pequenas fendas prximas superfcie. 5) Rachaduras no metal bsico, provenientes de soldas. 6) Alguns defeitos de soldas.

10-25

O teste de feixe em ngulo difere do teste de feixe direto, somente na forma pela qual as ondas ultra-snicas atravessam o material que est sendo testado.

Como mostra a figura 10-16, o feixe projetado no material num ngulo agudo superfcie, devido a um corte angular no cristal que fica montado sobre um plstico.

Figura 10-16 Operao do reflectoscpio - teste de feixe em ngulo. O feixe ou parte dele reflete sucessivamente das superfcies do material, ou de qualquer outra descontinuidade, incluindo a borda do mesmo. No teste de feixe direto, a distncia horizontal na tela entre o pulso inicial e o primeiro eco representa a espessura da pea, enquanto que no teste de feixe em ngulo a distncia representa o espao entre a unidade de pesquisa e a borda oposta da pea. Sistema de ressonncia Esse sistema difere do mtodo pulsante no sentido de que a freqncia de transmisso , ou pode ser, continuamente variada. O mtodo de ressonncia utilizado principalmente para medida da espessura, quando os dois lados da pea sob teste so lisos e paralelos. O ponto no qual a frequncia transmitida equivale ao ponto de ressonncia da pea sob teste, o fator que determina a espessura. preciso que a freqncia das ondas ultra-snicas, correspondente a um determinado ajuste do mostrador, seja conhecida com exatido. Constantemente deve ser efetuado teste com frequencmetro para evitar desvio de freqncia. Se a freqncia da onda ultra-snica for tal que seu comprimento de onda seja duas vezes a espessura do material (freqncia fundamental), a onda refletida chegar ao transdutor na mesma fase que a da transmisso original. Ocorrer desta forma um reforo do sinal, o que equivale dizer, a ressonncia. Se a freqncia for aumentada de forma que trs vezes o comprimento de onda equivalha a quatro vezes a espessura, o sinal refletido chegar ento completamente fora de fase com o sinal transmitido, ocorrendo o cancelamento do sinal. Tornando-se a aumentar a freqncia de tal forma que o comprimento de onda seja novamente igual espessura do material, obtem-se um sinal refletido em fase com o sinal transmitido, ocorrendo uma vez mais a ressonncia. ( Ver a figura 10-17 )

Figura 10-17 Condies de ressonncia ultrasnica numa chapa metlica.

10-26

Iniciando-se na freqncia fundamental e aumentando-se gradualmente a freqncia, podem ser observados os sucessivos cancelamentos e ressonncias, bem como as leituras utilizadas para verificar a leitura da freqncia fundamental. Em alguns equipamentos, o circuito oscilador possui um condensador movimentando um motor que modifica a freqncia do oscilador ( Ver a figura 10-18). Em outros equipamentos, a freqncia modificada por processo eletrnico.

equipamento utilizado, bem como o mtodo de inspeo a ser aplicado s diversas peas submetidas a teste. TESTE DE EDDY CURRENT Anlise eletromagntica um termo na qual descreve os mtodos de testes eletrnicos, envolvendo a interseco de campos magnticos e correntes circulatrias. A tcnica mais usada a de "Eddy Current". Eddy Current so compostos por eltrons livres que passam atravs do metal, sob a influncia de um campo eletromagntico. O Eddy Current usado na manuteno para inspecionar eixo do motor da turbina um jato, revestimento das asas e seus elementos, trem de pouso, furos de fixadores e cavidade das velas de ignio quanto a rachadura, superaquecimento e danos estruturais. Na construo de uma aeronave o Eddy Current usado para inspecionar as carcaas, estampagens, peas mecanizadas, forjadas e extruses. Princpios bsicos Quando uma corrente alternada passa atravs de uma bobina, ela desenvolve um campo magntico ao seu redor, que por sua vez induz uma tenso de polaridade oposta da bobina que se ope ao fluxo de corrente original. Essa bobina colocada de tal maneira que seu campo magntico passa em um corpo de prova de bom condutor de eletricidade no qual a Eddy Current ser induzida. O Eddy Current cria seu prprio campo que varia em oposio do campo original para o fluxo de corrente original. Assim a sensibilidade para o Eddy Current determina o fluxo de corrente atravs da bobina (Figura 1019). O tamanho e a fase do campo dependem basicamente da resistividade e permeabilidade do corpo de prova em evidncia, e ele nos permite fazer uma avaliao qualitativa de vrias propriedades fsicas do material de teste. A interao do campo de Eddy Current com o resultado do campo original uma inverso de fora que pode ser medida utilizando um circuito eletrnico similar a uma ponte de Wheastone. O corpo de prova introduzido atravs do campo de uma bobina de induo eletromagntica, e seu efeito na impedncia da bobina ou
10-27

Figura 10-18 Diagrama em bloco do sistema ressonante de medio da espessura. A variao da freqncia sincronizada com a varredura horizontal de um CRT. O eixo horizontal representa a escala de freqncia. Se em seu espaamento ocorrerem ressonncias, o circuito construdo, de tal forma que elas se apresentaro verticalmente. Escalas transparentes calibradas so colocadas na frente do tubo, de modo que a espessura possa ser lida diretamente. Os instrumentos operam normalmente entre 0,25 e 10 MHz, em quatro ou cinco faixas. O instrumento de medio da espessura por ressonncia pode ser utilizado para testar metais como ao, ferro fundido, lato, nquel, cobre, prata, chumbo, alumnio e magnsio. Alm disso, podem ser localizadas e avaliadas reas de corroso ou desgaste nos tanques, tubulaes, chapas de asa do avio e outras estruturas. Existem unidades de leitura direta, operadas por mostrador, que medem espessuras entre 0,025 e 3 polegadas, com preciso superior a + ou - 1%. A inspeo ultra-snica requer um operador habilitado que esteja familiarizado com o

na sada de tenso de uma ou mais bobinas de teste observado. O processo pelo qual os campos eltricos so emitidos para examinar uma pea em vrias condies, envolve a transmisso de uma energia atravs do campo de prova como a transmisso do Raio-X, calor ou Ultra-som. Na transmisso do Raio-X, calor ou ultrasom, o fluxo de energia flui em uma amplitude mxima tendo uma direo, intensidade identificada, obedecendo as leis de absoro, reflexo, difrao e difuso. Elementos receptveis podem ser colocados dentro de um campo e uma medida de fluxo de energia possvel de se obter. Entretanto, em testes eletromagnticos a energia se distribui em um raio pr-determinado, passando por um processo de transformao de energia magntica para eltrica e, subseqentemente, voltando para a energia magntica. Como a corrente induzida flui em um circuito fechado, ela no conveniente e nem usualmente possvel para interceptar os limites do fluxo do campo de prova. Inspeo visual Testes no destrutivos pelo mtodo visual constituem a mais velha forma de inspeo. Defeitos que possam passar despercebidos a olho nu podem ser ampliados at tornarem-se visveis. Telescpios, boroscpios e lentes ajudam na execuo da inspeo visual. Os comentrios sobre a inspeo visual neste manual sero confinados apreciao da qualidade de soldas pelo mtodo visual. Embora o aspecto da solda pronta no seja uma indicao positiva da sua qualidade, mesmo assim d uma boa idia do cuidado com que foi executada. Uma juno por solda bem executada muito mais forte que o metal bsico ligado por ela. As caractersticas de uma juno por solda bem executada so apresentadas nos pargrafos seguintes. (Ver a figura 10-20).

Uma boa solda tem largura uniforme; as ondulaes so uniformes e bem cunhadas no metal base, que no apresenta queimadura devido ao superaquecimento A solda tem boa penetrao, no apresentando bolhas, porosidade ou incluses. As bordas do filete ilustrado na figura 10-20 (B) no esto em linha reta; entretanto, a solda est bem executada, pois a penetrao excelente. Penetrao a profundidade da fuso numa solda. A fuso integral a caracterstica mais importante que contribui para uma solda segura. A penetrao afetada pela espessura do material a ser unido, pelo tamanho da vareta de enchimento e do modo pela qual ela adicionada. Na solda de topo a penetrao deve corresponder a 100% da espessura do metal base. Na solda de canto angular (filete), a necessidade da penetrao deve ser de 25 a 50% da espessura do metal base. A largura e profundidade do rebordo das soldas de topo e de filete acham-se apresentadas na figura 10-21. Visando melhor determinar a qualidade de uma juno por solda, vrios exemplos de soldas imperfeitas so apresentados nos pargrafos seguintes. A solda vista na figura 10-22 (A) foi feita apressadamente. O aspecto alongado e pontiagudo das ondulaes foi causado por calor excessivo ou chama oxidante.

Figura 10-21 (a) solda de topo e (b) solda de filete, mostrando a largura e profundidade do rebordo. Se a solda fosse transversal, possivelmente apresentaria bolhas de gs, porosidade e incluso de escria. A figura 10-22 (B) apresenta uma solda com penetrao indevida e dobras frias ocasionadas por calor insuficiente. Ela parece grossei10-28

Figura 10-20 Exemplos de boas soldas.

ra, irregular, e seus bordos no esto cunhados no metal base. Durante o processo da solda h uma tendncia de fervura, caso seja usada uma quantidade excessiva de acetileno. Isso provoca muitas vezes leves protuberncias, ao longo do centro, e crateras na extremidade da solda. A firmeza do corpo da solda ser evidenciada atravs de verificaes cruzadas. Se a solda fosse submetida a um corte transversal, bolhas e porosidade seriam visveis. Essa situao apresentada na figura 10-22 (C). Uma solda mal feita, com bordos irregulares e bastante variao na profundidade da penetrao acha-se ilustrada na figura 10-22 (D).

Ela tem freqentemente o aspecto de uma solda fria.

Figura 10-22 Exemplos de soldas mal feitas.

10-29

You might also like