You are on page 1of 12

MINISTRIO DA EDUCAO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDNIA CAMPUS UNIVERSITRIO DE CACOAL Departamento de Direito

AS ORIGENS HISTRICAS DO POSITIVISMO Marcos Vincius Vieira Gonalves1 O livro dedica-se a explicitar um pouco sobre o que venha a ser o positivismo jurdico, partindo dos problemas histricos. importante ressaltar que o positivismo jurdico no origina de positivismo filosfico, o positivismo deriva da locuo do direito em contraposio ao direito natural. O direito ocidental se distingue entre direito Positivo e Natural, essa distino se encontra desde Plato e Scrates, assim, o positivismo tinha ideia de justia (leis reguladas na vida social) e os Naturalista a ideia de justia natural, leis naturais que regem o cosmo. Para os romanos: o direito natural no tem limite (naturatio ratio), j o direito positivista se restringe a um determinado povo. Talvez as principais caractersticas do naturalismo e do positivismo seja que, o primeiro permanece imutvel e universal, (o direito natural aquele que temos conhecimento a partir da razo, ao qual deriva da natureza das coisas), e o segundo se altera com o passar dos tempos (anulada/revogada devido aos costumes). O naturalismo aquele que temos conhecimento a partir da razo, ao qual deriva da natureza das coisas e o direito positivista nasce a partir da declarao de vontade do legislador, entende-se ento que o direito natural tido para consolidar as lacunas presentes no direito positivo.

AS ORIGENS DO POSITIVISMO JURDICO /NA ALEMANHA Para se consolidar o positivismo necessrio que haja uma crtica fundamentada ao jusnaturalismo, desmistificando atravs da cincia. Na Alemanha a Escola Histrica preparou o positivismo jurdico para combater o naturalismo na Alemanha. Gustavo Hugo entendia o direito natural como filosofia do direito positivo, sendo este posto pelo Estado, que diferente de direito posto pelo legislador. Podemos citar Jhon Austin como fundador propriamente dito do positivismo jurdico.
[...] Pode-se dizer, ento, assinalar com toda evidncia o limite entre o direito natural e o direito positivo dizendo: a esfera do direito natural limita-se quilo que se demonstra a priori; aquela do direito positivo comea, ao contrrio, onde a deciso

Acadmico do 1 perodo de Direito pela Fundao Universidade Federal de Rondnia, campus de Cacoal. Disciplina de Introduo aos Estudos de Direito. R.A.: 201322266. Cacoal, 12 de maro de 2014.

sobre se uma coisa constitui, ou no, direito depende da vontade de um legislador (BOBBIO, 2006, p. 22).

DIREITO NATURAL Vale em toda parte; um direito imutvel (segundo Aristteles ele pode mudar com o tempo); aquele que conhecemos atravs de nossas razes; regula direito bons e maus e o direito natural estabelece aquilo que bom.

DIREITO POSITIVO Vale somente onde a norma vigente; um direito mutvel; o direito positivo aquele conhecido atravs de uma declarao de vontade alheia (promulgao); regula direitos indiferentes e o direito positivo estabelece aquilo que til.

PRESSUPOSTOS HISTRICOS At XVII o direito foi definido apenas em direito natural e direito positivo. Na poca no era considerado o direito natural superior ao direito comum, nem o direito positivo superior ao direito natural, apenas eram formas distintas de se tratar do direito. Podemos perceber a contraposio desses direitos em Antigona (direito natural VS Direito Positivo). Essa concepo de superior vem modificar-se na idade mdia, onde o direito natural considerado superior. Segundo Bobbio (2006, p. 26) o positivismo jurdico uma concepo do direito que nasce quando "direito positivo" e "direito natural" no mais so considerados direito no mesmo sentido, mas o direito positivo passa a ser considerado como direito em sentido prprio. O livro traa o liame histrico que culminou na passagem do jusnaturalismo para o positivismo, ao qual tem origem na formao do Estado moderno, criando assim uma espcie de processo de monopolizao da produo jurdica por parte do Estado. Segundo Bobbio (2006, p.27) o Conceito de direito um conjunto de regras que so consideradas (ou sentidas) como obrigatrias em uma determinada sociedade porque sua violao dar, provavelmente, lugar interveno de um "terceiro" que dirimir a controvrsia emanando uma deciso seguida de uma sano ao que violou a norma. Surgindo um conflito entre dois, haver a interveno de um terceiro, se no h interveno, essa sociedade vive a seus costumes. Antes da criao do estado moderno, o juiz no era restrito as normas, podendo se basear em seus sensos pessoais. Com a criao do Estado moderno, o juiz passa a ser parte do Estado, tendo que respeitar assim o direito positivo, se tornando um direito nico e verdadeiro. O direito romano era um direito imposto pelo Estado, e depois passa a ser difundido em toda a regio que compreendia sua rea, inclusive na Inglaterra. Na idade mdia, o direito romano se difundiu com o nome de "direito comum" Na Inglaterra, o direito sofreu pouca influencia do direito romano, dividindo-se entre Common Law (surge das relaes sociais e acolhido pelos juzes) e Statue Law (poder posto

pelos soberanos, Reis ou reis e parlamento). A Statue Law deveria ser limitada pela Common Law. Thomas Hobbes ia de encontro ideias de Commond Law, dizendo que todo o poder deveria emanar do soberano. (no a sapincia, mas sim a autoridade que cria a lei). Segundo Hobbes o direito o que aquele ou aqueles que detm o poder soberano ordenam aos seus sditos, proclamando em pblico e em claras palavras que coisas eles podem fazer e quais no podem fazer (BOBBIO, 2006, p. 36). Hobbes queria que no houvesse outro poder a no ser o Estado e que a religio fosse reduzida a um servio. Para impedir as arbitrariedades do legislador, o liberalismo pensou dois expedientes constitucionais: a separao dos poderes (o poder no restrito a uma pessoa, mas sim a um colegiado ) e a representatividade (o legislativo no restrito a uma oligarquia, mas sim a uma nao inteira ). Segundo Montesquieu, as decises dos juzes devem ser uma reproduo fiel da lei, no podendo eles tirarem concluses embasadas em achismos. Outro autor que corrobora das ideias de Montesquieu Beccaria, que diz que um juiz no pode nem mesmo interpretar a norma jurdica, visto que a interpretao d lei um sentido diverso daquele que lhe foi dado pelo legislador.

AS ORIGENS DO POSITIVISMO JURDICO NA ALEMANHA Para o direito natural ganhar perder espao, foi necessrio que a filosofia jusnaturalista fosse alvo de crticas (desacralizao do direito natural). O positivismo ganhou ascenso com a escola histrica do direito na Alemanha. A obra de Gustavo Hugo faz a ciso da filosofia jusnaturalista para a juspositivista.
[...] o historicismo o fato de ele considerar o homem na sua individualidade e em todas as variedades que tal individualidade comporta, em oposio ao racionalismo (um tanto quanto estilizado por comodidade no modo pelo qual os historicistas o representam) que considera a humanidade abstrata. (BOBBIO, 2006, p.48).

Para eles o homem pode ser tido como um ser mutvel. O historicista pessimista e no cr que o homem com sua razo possa mudar o mundo, no cr nos "magnficos destinos do progresso" da humanidade. O historicista tem amor pelo passado e no pelo presente. Possuem amor pela tradio e costumes existentes em uma sociedade. Essa escola teve como pensadores Savigny, Maistre, Burke e Mser. Para Savigny a aplicao do direito no deveria ser aplicada pela razo, e sim por ser um produto da histria. A Escola Histrica do direito pode ser entendida como a precursora do direito positivo somente no sentido de que representam uma crtica radical ao direito natural.

O CDIGO DE NAPOLEO E AS ORIGENS DO POSITIVISMO JURDICO NA FRANA Ocorreu em 1804 na Frana o vigor do cdigo napolenico, isso nos remete ao termo do Direito est intimamente ligado com os livros. H apenas dois sculos o direito se tornou direito codificado, principalmente na Europa continental. As codificaes mais importantes foram as justinianas e napolenicas. Segundo Bobbio (2006, p.64) somente com a legislao napolenica temos um cdigo propriamente dito, tal como entendemos hoje, isto , um corpo de normas sistematicamente organizadas e expressamente elaboradas. A codificao toma consistncia a partir da Revoluo Francesa, tinham a convico que poderia existir um legislador universal e da exigncia de realizar um direito simples e unitrio. Rousseau considerou a civilizao e os costumes como a causa da corrupo do homem que "naturalmente bom". Inspirando-se precisamente nas concepes de Rousseau e Iluministas, os juristas da Revoluo Francesa propuseram eliminar o acmulo de normas jurdicas (A multiplicidade das leis fruto de corrupo). O projeto definitivo do Cdigo Civil Frances foi obra de uma comisso instalada por Napoleo em 1800. O papel sublime na comisso foi executado por Portalis, um jurista liberal moderado. Napoleo participou ativamente da criao do Cdigo Civil, participando assiduamente das sesses. A Escola de Exegese pode ser dividida em trs perodos: o incio (1804 a 1830), o apogeu (1830 a1880) e o declnio (de 1880 at prximo ao fim do sculo passado). Os maiores expoentes dessa escola foram: Alexandre Duranton, Charles Aubry, Frdric Charles Rau, Jean Ch. F. Demolombe e Troplong. Suas caractersticas podem ser entendidas das seguintes formas 1- Inverso das relaes tradicionais entre direito natural e direito positivo; 2- Concepo rigidamente Estatal do direito, segundo os juristas so exclusivamente as normas postas pelo Estado; 3- A interpretao da lei fundada na inteno do legislador; 4- Culto do texto da lei, no qual o intrprete deve ser rigorosamente subordinado s disposies dos artigos do Cdigo; 5- Princpio da autoridade.

AS ORIGENS DO POSITIVISMO JURDICO NA INGLATERRA: BENTHAM E AUSTIN Thomas Hobbes considerado o maior terico da onipotncia do legislador, sendo considerado por muitos como o "Newton da legislao". O captulo fala sobre as influncias

do pensamento de Bentham para a humanidade, principalmente para a sociedade. Ele tem em comum com os filsofos racionalista a ideia de tica objetiva.
[...] tica objetiva, isto , uma tica fundada num princpio objetivamente estabelecido e cientificamente verificado, do qual se pode deduzir todas as regras para o comportamento humano, que passam assim a ter o mesmo valor das leis descobertas pela cincias matemticas e naturais. (p. 92)

Bentham viveu de 1748 a 1832. Tinha um carter um tanto quanto misantrpico, considerado por alguns como "o mais no-prtico". Outro pensador foi Coke, defensor da Common Law, do mesmo modo Bentham desenvolve sua crtica frente a esta ltima, entrando em polmica com o maior estudioso do direito ingls de seu tempo, Blackstone. Cinco so os efeitos fundamentais que Bentham individualiza na sua crtica Common Law: 1) Incerteza da common Law; 2) A retroatividade do direto comum; 3) O direito comum no fundado no princpio da utilidade; 4) Dever que um juiz tem de resolver qualquer controvrsia que lhe seja apresentada, embora necessariamente lhe falte competncia especfica em todos os campos e 5) O povo no pode controlar a produo do direito por parte dos juzes. Austin tambm considerado um grande pensador do positivismo jurdico, ele representa um pouco o trait d' union entre as vrias correntes que concorreram para fazer surgir o positivismo jurdico e particularmente entre a escola histrica alem e o utilitarismo ingls. Ele distinguia, realmente, de modo ntido, a jurisprudncia da cincia da legislao: a primeira estuda o direito vigente tal como este efetivamente; a segunda estuda o direito tal como deveria ser com base em certos princpios assumidos como critrios de avaliao (BOBBIO, 2006, p.102). Austin, se interessa primeiramente com a jurisprudncia geral, que pode ser entendida como uma filosofia do direito positivo. Este autor definia o direito positivo diferente de outras normas. Ele elaborou um esquema de normas, definindo-as com certa hierarquia: A distino entre o direito legislativo e direito judicirio no significa, portanto, uma distino entre direito estatal e direito no-estatal, mas entre direito posto imediatamente e direito posto de modo mediato pelo soberano da sociedade poltica independente. As diferenciaes no esto nas fontes, mas sim no modo pelo qual eles so produzidos. Austin chega a firmar que o poder legislativo superior ao poder judicirio. Austin faz as seguintes objees ao refutar o direito judicirio: ele menos acessvel que o direito legislativo; produzido com menor ponderao do que o direito legislativo; o direito judicirio produzido com eficcia retroativa; dificuldade de certificar a validade das normas do direito judicirio.

A DOUTRINA DO POSITIVISMO JURDICO Fizeram um remate histrico para aps isso definirem conceitos a respeito do positivismo jurdico. Dividem as caractersticas do positivismo em 7 partes, que so: 1) O modo de abordar (o jurista deve estudar o direito da mesma forma que o cientista estuda a realidade natural, ou seja, sem juzo de valor), de encarar o direito. Segundo o positivismo, a afirmao da validade de uma norma jurdica no implica tambm na afirmao do seu valor; 2) A definio do direito; 3) As fontes do direito (poderamos considerar toda a primeira parte do livro); 4) A teoria da norma jurdica ( o positivismo considera a norma como um comando = teoria imperialista do direito); 5) A teoria do ordenamento jurdico (considera no mais a norma isolada, mas do conjunto de normas jurdicas); 6) Mtodo da cincia jurdica (como se d a interpretao da norma. Sustentando a interpretao mecanicista, considerando o jurista como um rob); 7) A teoria da obedincia (estuda a Teoria da Obedincia Absoluta da Lei, discorrendo tambm sobre o positivismo tico).

O POSITIVISMO JURDICO COMO ABORDAGEM AVALORATIVA DO DIREITO Faz com que o estudo do direito seja tratado como uma cincia, no permitindo dedues (assim como a matemtica, fsica, qumica e etc). Sua formulao no possui a finalidade de informar, mas sim de influir sobre o outro. Estudam os atos por eles existirem e no aplicando um juzo de valor (estuda o direito tal qual e no como ele deveria ser) Escravos em Roma era aceitvel pelo juspositivismo. A filosofia do direito pode ser definida como estudo do direito partindo do prisma de um determinado valor, com o qual julga o direito passado e influi no direito vigente. Segundo Radbruch, "o direito a realidade que tem seu significado no servir ao valor jurdico, insto , a ideia da justia", justamente como dizia Aristteles, com seu termo dkaion. Kant ir definir o direito como "conjunto de condies por meio das quais o arbtrio de um pode entrar em acordo com o arbtrio do outro", sendo uma definio deontolgica. Piovani o distingue como sendo o direito "atividade dirigida criao de meios capazes de impedir atentados expanso da individualidade, que seja realizada no mundo histrico.

Dentre outras definies vem as de Marsilio, Kelsen (o direito uma medida de obter a conduta desejada socialmente dos homens mediante ameaa de coero se feito contrrio).

A DEFINIO DO DIREITO EM FUNO DA COAO O captulo explica sobre as origens histricas e as concepes da coercitividade do direito. Essa coao um elemento essencial e tpico do direito. Esse conceito se deve a Christian Thomasius, ele no nega a distino entre o jus perfectum e jus imperfectum. Thomasius dividia as regras da conduta humana em trs: honestum, justum e decorum. Este autor pode ser entendido como um defensor da liberdade de pensamento e particularmente da liberdade e tolerncia religiosas. A coao pode ser entendia no sentido de qu tudo aquilo que injusto um impedimento liberdade. No sculo XIX a doutrina da natureza coercitiva do direito se torna patrimnio comum do pensamento jurdico. Jhering distingue quatro tipos bsicos de finalidades, que definem as quatro categorias fundamentais de aes humanas: I - o ganho e a coao; II - o sentimento do dever e o amor. A coao se exerce por meio do poder que se manifesta na fora. Quem possui a deteno desse poder somente o Estado, que o exerce para manipular e manter as ordens sociais. Para Kelsen, a sano no pode ser considerada mais como um meio para se realizar a norma jurdica, mas como um elemento essencial da estrutura de tal norma. J para o discpulo de Kelsen, o autor Ross, o direito um conjunto de regras que tm por objeto a regulamentao do exerccio da fora numa sociedade

A TEORIA DAS FONTES DO DIREITO: A LEI COMO NICA FONTE DE QUALIFICAO Segundo o texto, uma norma vlida (existe) se for produzida por uma fonte autorizada. necessrio que se prime de onde decorrem as fontes do direito. A doutrina juspositivista das fontes baseada no princpio da prevalncia de uma determinada fonte do direito (a lei) sobre todas as outras. Para que tal situao seja possvel so necessrias duas condies: que num dado ordenamento jurdico exista vrias fontes e que essas fontes no estejam no mesmo plano. (BOBBIO, 2006, p.162) Ordenamento simples: existe apenas uma fonte do direito; Ordenamento complexo: existem vrias fontes do direito; Ordenamento paritrio: vrias fontes so colocadas no mesmo plano.

Mesmo o juiz tendo uma liberdade de escolha, ele fica preso ao critrio cronolgico (onde vrias normas contrastantes entre si, devem ser seguidas a norma que vem existir posteriormente. O direito pode possuir como fonte o costume, que so regras produzidas pela vida social, que so depois convalidadas pelo judicirio (formando o direito consuetudinrio). Assim como a fonte do direito pode ser a lei propriamente dita. Outra fonte do direito apontada pelo texto a deciso do prprio juiz (decide o mrito da causa por equidade), o juiz no pode com uma sentena prpria ab-rogar a lei, assim como no o pode o costume. A doutrina acaba por definir trs tipos de equidades, sendo elas: 1) Equidade substantiva: quando o juiz estabelece uma regra que supre falta de uma norma legislativa; 2) Equidade integrativa: quando a norma legislativa existe, mas muito genrica e acaba por no definir com preciso todos os elementos dos efeitos jurdicos; 3) Equidade interpretativa: quando o juiz define o contedo de uma norma legislativa que j existe e est completa. A natureza das coisas tambm pode ser entendida como uma fonte do direito. Montesquieu definiu que "as leis so as relaes necessrias que decorrem da natureza das coisas". Dernburg tenta separar a natureza das coisas do conceito jusnaturalista. A natureza das coisas nasce da exigncia de garantir a objetividade da regra jurdica. Recepo: quando h um fato social precedente ao Estado que produz regras de conduta a que o Estado reconhece; Delegao: o Estado atribui a um rgo diverso daquele que detm a soberania o poder de estabelecer normas jurdicas dentro de alguns limites. Normas negociais: normas juridicamente vinculantes, criadas pelos cidados para regular seus interesses privados por meio de contratos. As normas consuetudinrias, visto que criadas pela sociedade, no so jurdicas, sendo jurdicas a partir do momento que fazem parte do judicirio.

A TEORIA IMPERATIVA DA NORMA JURDICA Entende-se que a norma jurdica pode ser entendia como um comando. Quem ir fazer a distino entre comando e conselho, ser o juristas Austin Thon. Essa concepo est intimamente ligada com a legalista-estatal do direito, assim, uma norma consuetudinria noo pode ser entendida como comando. A norma jurdica como comando foi produzida e

elaborada pelo positivismo jurdico, principalmente por Austin em seu livro Norma Jurdica e Direito Subjetivo.

COMANDO CONSELHO Comandar, segundo Toms de Aquino O conselho deixa ao destinatrio uma aquilo que prprio da lei; liberdade de escolha; Hobbes defende em seu livro Leviat o O conselho fica ligado ao direito natural conceito de Comanda (segundo ele o Estado (enquanto o comando ao direito positivo); d comando e a Igreja s pode dar No segue uma hierarquia: sbio orientando conselhos); uma populao; Seguem uma hierarquia: sditos para os No precisa de poder para poder emanar um comandados; conselho; Quem d um comnado deve estar investido O aconselhado se encontra na posio de de autoridade; facultar-se a acolher os conselhos; O comandado se encontra na posio de Obedece pelo valor substancial; obrigao de cumprimento do dever; O descumprimento do conselho no acarreta Obedece pelo valor formal; em uma sano. O descumprimento gera uma sano. A concepo imperativista do direito passou por srias crticas. As normas permissivas se dividem em duas, sendo: normas permissivas em sentido prprio, que atribuem uma faculdade ou licitude, e as normas atributivas, que conferem um poder. Essas normas servem para limitar um imperativo anteriormente estabelecido, mas no so normas autnomas. Os imperativos se subdividem em dois, sendo os positivos (estabelecem um comando) e os negativos (estabelecem uma proibio). Segundo Leibniz, o direito impe obrigaes negativas e positivas, sendo a teoria aceita atualmente. Imperativos autnomos: que estabelece a norma a mesma pessoa que deve cumprir; Imperativos heternomos: quem estabelece a norma uma pessoa distinta daquela da qual ir cumprir; Imperativos pessoais: as normas so imputadas a um grupo especfico; Imperativos impessoais: as normas no so imputveis a um grupo especfico; Imperativos gerais: se dirigem a uma coletividade; Imperativos individuais: se dirigem a um nico sujeito especificamente; Imperativos abstratos: posio adotada pela norma jurdica; Imperativos concretos: poder tambm haver uma lei no caso concreto (Leis eleitorais).

TEORIA DO ORDENAMENTO JURDICO A teoria do ordenamento jurdico fez forte contribuio para o que chamamos hoje de juspositivismo. A teoria do ordenamento jurdico foi "inventada", isto , introduzida ex novo pelo prprio positivismo. encontrada em Kelsen a sua maior expresso do que venha a ser o ordenamento jurdico, surge entre o fim do sculo XVIII e o incio do sculo XIX. Sua

primeira caracterstica a unidade (um sistema unitrio de normas). Kelsen explicita a respeito do ordenamento esttico e o ordenamento dinmico. A concepo juspositivista da unidade do ordenamento jurdico nos reconduz aqui ao que dissemos a propsito das fontes do direito, que, segundo o positivismo jurdico, tais fontes so hierarquicamente subordinadas e existe uma nica fonte de qualificao, que segundo Bobbio (2006, p. 200) uma nica autoridade que atribui direita e indiretamente carter jurdico a todo conjunto de normas. O carter de coerncia e completitude est intimamente ligado entre si. Carnelutti afirma que a relao existente entre coerncia e completitude do ordenamento est ligada ao direito que pode apresentar dois vcios, sendo um deles por excesso (quando h mais normas do que deveriam existir) e o outro vcio por falta (quando h uma norma a menos). O texto traz o conceito de antinomias, que so quando duas normas so incompatveis entre si. Para explicar isso, o Bobbio utiliza-se do recurso da lgica simblica.

FUNO INTERPRETATIVA DA JURISPRUDNCIA Este captulo trata sobre a tarefa que a jurisprudncia empenha e sua noo de interpretao, quais os mtodos utilizados para se desenvolver uma cincia jurdica de qualidade. Um movimento que tentou combater o positivismo jurdico foi o realismo jurdico. A concepo antipositivista parece depender de uma gnosiologia de tipo idealista. O positivismo jurdico voltado no para produzir e sim para reproduzir o direito, explicando com termos racionais como se proceder. O positivismo voltado no para a criao, mas para a interpretao (remontar os signos) das normas, isto significa dizer que o juspositivismo visa compreender o significado do signo, individualizando a coisa por este indicada (interpretao esttica e interpretao dinmica). A interpretao desenvolveu-se em diversas reas, porm no direito ela possui um vis maior. No positivismo, a interpretao textual e em casos isolados pode ser extratextual, mas nunca antitextual. A interpretao textual pode ser feita atravs dos meios: lxico, teleolgico, sistemtico e histrico. Os meios de interpretao extratextual podem ser entendidos como um raciocnio por analogia. Outro conceito abordado no texto a respeito d interpretao integrativa (a analogia), que se utiliza de um mtodo similar ao silogismo para aferir concluses (enquanto no silogismo concluso sempre necessria, no raciocnio por analogia isto no ocorre sempre. Essas concepes j foram abordadas por Aristteles, que visava o pensamento por raciocnio. Esse pensamento interpretado com a utilizao da analogia. Alm da analogia

legis, existem dois mis de interpretao integrativa, sendo eles: interpretao extensiva e analogia juris.

O POSITIVISMO JURDICO COMO IDEOLOGIA DO DIREITO O ltimo captulo vem trazer baila a discusso a respeito se o posicionamento de um positivismo jurdico vinha a ser uma ideologia a ser seguida. Em desacordo com o que foi explicitado anteriormente, que o direito positivo neutro diante do direito, pois o juspositivismo no apenas uma teoria, mas tambm uma ideologia, assim como pregoava Bentham. Pode-se apontar tambm como ideologia as concepes do Estado tico. Entender a distino entre a teoria e a ideologia ajuda a compreender melhor o porqu das teorias antipositivistas (realismo jurdico e corrente renascida). Segundo o Bobbio, a ideologia juspositivista consiste em afirmar que o dever absoluto ou incondicional de obedecer lei enquanto tal, que segundo o autor poderia ser definido como positivismo tico. Segundo o positivismo jurdico, o dever de obedecer s leis absoluto e incondicionado. Isso se aplica na maioria dos casos, visto que possumos um sistema jurdico nico, sendo assim, a aplicao da norma tal qual se torna quase que obrigatria (obrigao jurdica e moral). Para o positivismo ideolgico, o acatamento da norma se estabelece a partir do momento que ela seja vlida. H vrias concepes da obedincia absoluta da norma, sendo elas divididas entre: 1) Concepo ctica (a justia a vontade do mais forte), 2) Concepo convencionalista da justia (a justia o que os homens concordam em considerar justia), Concepo sagrada da autoridade (o poder de mandar se funda num patamar sagrado, divino: poder carismtico) e Concepo do Estado tico (seria a laicizao da concepo sagrada da autoridade). H tambm verses moderadas do positivismo jurdico tico, ao qual afirma que o direito tem um valor enquanto tal, independente do seu contedo, mas no porque seja sempre por si mesmo justo pelo simples fato de ser vlido, mas porque o meio necessrio para realizar um certo valor, o da ordem (BOBBIO, 2006, p.230). O positivismo tico moderado no se limita a considerar o direito como meio necessrio para realizar a ordem, mas sustenta que a lei seja a forma mais perfeita de direito. Isto depende do reconhecimento de que a lei um comando jurdico, que possui caractersticas peculiares que faltam s normas jurdicas produzidas pelas outras fontes. (BOBBIO, 2006, p.231) Segundo Bobbio, o fim prprio do direito no deve ser a ordem, mas sim a justia (ordem justa), assim, a justia nada mais do que a prpria legalidade. A concepo

moderado do positivismo jurdico prev que a norma no um valor supremo, mas sim o valor de uma sociedade. Alm disso, prev que o direito como um meio (e no como um fim, ditado pelos extremistas), ao qual utilizado para realizar um determinado bem, ao qual dever ser respeitado por ns se quisermos tal direito. REFERNCIAS BOBBIO, Noberto. O Positivismo Jurdico: Lies de Filosofia do Direito; compiladas por Nello Morra; traduo e notas Mrcio Pugliesi, Edson Bini, Carlos E. Rodrigues. So Paulo: cone, 2006.

You might also like