You are on page 1of 21

CMARA MUNICIPAL DE UBERLNDIA GABINETE DO VEREADOR ADRIANO ZAGO PMDB/MG

10 DIAS DE NIBUS

Relatrio da ao 10 dias de nibus aqui apresentado aos agentes polticos competentes. Em especial aos responsveis pela Secretaria de Trnsito e Transportes do municpio de Uberlndia-MG, na pessoa do ilustre Secretrio da referida pasta, Alexandre Andrade, bem como de seus assessores. E, sobretudo, ao excelentssimo senhor Prefeito Gilmar Machado.

________________________________________________________________ Vereador Adriano Zago PMDB/MG

2014

RESUMO Esse relatrio parte da seguinte reflexo: em quais dimenses se consolida o dia-a-dia da populao que faz uso do transporte pblico em nossa cidade? O nibus tem sido o nico meio de locomoo em massa para uma cidade com mais de setecentos mil habitantes, como Uberlndia. Para responder pergunta, por dez dias, lanou-se mo do servio prestado no Sistema Integrado de Transportes do municpio, com o objetivo de vivenciar a realidade de uma parcela considervel da populao, que faz uso dirio, desse meio de transporte. Buscou-se uma investigao, em campo, a fim de se avaliar os gargalos e os pontos crticos; bem como os modelos e as estratgias do sistema, tanto aquelas que ainda so eficazes, quanto s vrias que j esto saturadas no atual sistema de transportes. Realidades que, ao longo do estudo, foram repensadas com o auxlio de pesquisadores do tema, levando em conta a opinio de usurios do sistema, bem como os relatos dos trabalhadores que prestam servios, sejam da administrao pblica ou do setor privado. Seria possvel encontrar solues, efetivas, para esses campos em questo? Com quais medidas efetivadas pelo poder pblico, bem como pelas empresas prestadoras dos referidos servios, seria vivel superar tais cenrios e garantir o bem estar aos usurios e oferecer melhores condies de um viver mais saudvel no Sistema Integrado de Transportes, ou mesmo no trfego de nossa cidade? Mobilidade. Transporte Pblico. Sistema Integrado de Transportes. Trnsito e trfego urbano.

SUMRIO

1 2 a) b) c) 2.1 2.2 2.3 3 a) b) c) d) e) f) g) h) i) j) k) l) m) 4

Apresentao ............................................................................................................. 05 Registros e relatos sobre a ao ............................................................................... 06 Alguns dos bairros percorridos ao longo da ao 10 dias de nibus ..................... 06 Algumas das linhas utilizadas neste perodo ........................................................... 06 Linhas que foram sugeridas nas redes sociais e nas idas e vindas dos 10 dias de nibus .......................................................................................................................06 Viso geral sobre o cenrio encontrado .................................................................. 07 A viso dos usurios .................................................................................................. 09 A viso dos funcionrios (pblicos e privados) sobre o sistema .......................... 10 Crticas e sugestes sobre mobilidade e transporte pblico .................................. 11 Consideraes iniciais da pesquisadora Flvia Bruno Mendes ............................ 11 Controle, fiscalizao e otimizao do sistema ....................................................... 12 Legislao ineficiente que, geralmente, agrava problemas j existentes ............. 13 Condies de trabalho de motoristas e de cobradores ........................................... 13 Sade, segurana e humanizao do sistema de trnsito e transporte ................. 14 Acessibilidade ............................................................................................................ 15 Estrutura dos pontos ................................................................................................. 16 Superlotao .............................................................................................................. 16 Atrasos, horrios e itinerrios .................................................................................. 17 Tumulto e falta de organizao no embarque/desembarque ................................ 18 Falta de informao .................................................................................................. 18 Custos das passagens ................................................................................................. 19 Horizontes de metrpole e a necessidade de contnuos aprimoramentos ............ 20 Consideraes finais .................................................................................................. 21

1 Apresentao
Desde que assumi a funo parlamentar, como vereador, em 2009, sempre recebi muitas reclamaes e sugestes sobre o transporte pblico de Uberlndia. Por mais que j tenha utilizado os nibus da nossa cidade, durante muitos anos na infncia, adolescncia e, tambm, na vida adulta , tendo em vista as tantas atividades e horrios a cumprir, nessa correria do dia-a-dia, especialmente depois de eleito ao cargo parlamentar, vi-me impossibilitado de continuar a fazer uso, frequente, do transporte coletivo. Contudo, nas ltimas semanas do ms de novembro de 2013, meu carro (uma Chevrolet Blazer, ano 2005, com mais de 120 mil quilmetros rodados) apresentou defeitos no motor, a ponto de no mais andar sem que se fizesse os devidos reparos, com a troca de diversas peas. Os primeiros oramentos giraram em torno de R$9.000,00, valor excessivamente alto, considerando que o preo de mercado do carro de aproximadamente R$27.000,00. E, at por isso, tornou-se morosa a efetivao do conserto1. Assim, mediante a real necessidade de tomar conhecimento, in loco, do estado atual do transporte pblico em Uberlndia, me propus a passar os primeiros dez dias teis de dezembro concomitantes aos dez dias de sesso na Cmara Municipal realizando todas as atividades do mandato de nibus. Com o apoio de minha assessoria2, passei a registrar as idas e vindas, desde a sada de minha casa, incluindo as reunies, as agendas externas e os demais compromissos do gabinete (tais registros, em vdeo, esto disponveis no Youtube, no seguinte endereo: http://www.youtube.com/user/vereadoradrianozago e, ao longo do ms de dezembro, tambm foram publicados, diariamente, nos perfis nas redes sociais, por exemplo, no facebook: https://www.facebook.com/vereadoradriano.zago. Ao longo dessa ao, nos mais de dez dias sem carro, vivenciei a realidade que os usurios do transporte pblico, de nossa cidade, vivem diariamente. Com o passar dos dias, e principalmente por conta das participaes e das sugestes advindas das redes sociais, tal ao

fato que minha esposa tem outro veculo, porm, por conta das dinmicas do dia-a-dia, como levar e buscar nossos filhos na escola, alm das demais atividades dirias, me vi impedido de usar o referido automvel. 2 Ao que foi proposta pelo consultor para assuntos estratgicos Leandro Grppo, e tambm viabilizada a partir das caronas que nos foram prestadas pelo assessor Antnio Carlos Silva (Tita), alm da produo dos registros (filmagem, edio e montagem), em suporte udio-visual, pelo assessor Gustavo Henrique Ferreira; e com a edio, no campo do design grfico da ao, por parte do assessor Gledson Poggioni. Ademais, no campo da consolidao dos presentes dados, para a construo desse relatrio, mais uma vez, conta-se com os prstimos do assessor parlamentar Gustavo Henrique Ferreira, tanto nas pesquisas quanto na relatoria geral do presente documento.

acabou se transformando em uma oportunidade para conhecer melhor os quadros atuais da nossa mobilidade urbana. Ou seja, para alm das agendas do mandato, busquei conhecer os relatos, as denncias, as durezas e os absurdos vividos pelos usurios do sistema, a partir de solicitaes presenciais e de contatos realizados pela internet. Com novas aes e propostas, e o trabalho em sinergia de todos os agentes e entidades responsveis sobre a temtica, objetivase alcanar a melhoria da mobilidade urbana e a consolidao de condies mais humanizadas para o convvio nas vias e no trfego de Uberlndia.

2 Registros e relatos sobre a ao


a) Alguns dos bairros percorridos ao longo da ao 10 dias de nibus: Alvorada, Bela Vista, Centro, Cidade Jardim, Distrito de Cruzeiro dos Peixotos, Dom Almir, Jardim Cana, Jardim Holanda, Jardim Vica, Joana Darc, Luizote de Freitas, Mansour, Martins, Morumbi, Nova Uberlndia, Planalto, Roosevelt, Santa Mnica, Santo Antnio, Saraiva, Segismundo Pereira, Tubalina; alm de uma parte considervel da regio da zona sul, onde esto localizados alguns campi das faculdades particulares.

b) Algumas das linhas utilizadas neste perodo: A115, A142, A170, D280, E102, E111, E120, T102, T103, T120, T121, T131, T132, T140, T141 e T142. [No total de 13 linhas alm das usuais para fazer o percurso casacmara. Em 10 dias foram 13 linhas de nibus que no fazem parte do circuito casatrabalho.]

c) Linhas que foram sugeridas nas redes sociais e nas idas e vindas dos 10 dias de nibus: A115, A120, A123, A124, A142, A147, A160, A170, A214, A231, A232, A339, A423, A433, B905, D280, E131, I252, T102, T103, T120/T121 (tanto Luizote, quanto Umuarama), T123, T140/T141, T144.

Sugestes das linhas que foram atendidas (ao longo da ao 10 dias de nibus): A115, A142, A170, D280, T103, T120/T121 (tanto Luizote, quanto Umuarama), T140/T141. Sugestes das linhas que ainda sero atendidas (em outras oportunidades): A120, A123, A124, A147, A160, A214, A231, A232, A339, A423, A433, B905, E131, I252, T102, T123, T144.

2.1 Viso geral sobre o cenrio encontrado A ao 10 dias de nibus teve incio no dia 2 de dezembro de 2013. Pela manh, o carro foi deixado em uma oficina, no bairro Roosevelt, de onde se seguiu de nibus para a Cmara Municipal. E, por conta de no se tratar de um horrio de pico, tanto no carro que seguiu para o Terminal Central, quanto no coletivo que, do referido terminal, seguiu pela Joo Naves de vila, rumo Cmara Municipal, no foi observado nenhum daqueles pontos recorrentes nas reclamaes dos usurios, ou seja, a superlotao e os transtornos decorrentes dela. De fato, os nibus estavam cheios, mesmo que no lotados, mas apresentavam boas condies de conservao e de higienizao. Os carros seguiram seus trajetos de forma rpida e tranquila, apesar de se ouvir algumas reclamaes ao longo do caminho. Dentre essas queixas possvel destacar o relato recorrente de que, na ocasio descrita, contava-se com a sorte de pegar um nibus em horrio tranquilo; afinal, j era um pouco mais de 8h, pois, no incio da manh e no final da tarde, o quadro a ser retratado seria completamente distinto. Na manh seguinte, fez-se o possvel para pegar o nibus mais cedo, justamente para conhecer os quadros mais agudos e mais graves de superlotao, nos horrios de pico. A sada foi no ponto prximo minha casa, no Saraiva, dando a volta, completa, na linha A115, indo do Saraiva para o Centro e retornando para a Cmara. Conforme as advertncias do dia anterior, foi possvel notar que o prprio A115 tambm tem as suas horas de lotao, e, como foi ressaltado por vrios passageiros, tal fato ocorre no somente em horrios de pico, mas tambm no meio da tarde, sempre na vinda do Centro para o bairro. Vrios usurios tambm ressaltaram que os problemas do transporte coletivo se relacionam com os problemas da (in)segurana pblica; e tm conexes, profundas, com os desafios do cotidiano da cidade. Afinal de contas, sabe-se que a espera pelos nibus, frequentemente, transforma os cidados em vtimas em potencial de crimes contra o patrimnio, tais como furtos e assaltos. 7

Do terceiro dia em diante, a partir das solicitaes dos usurios, foram buscadas as mais variadas formas para se percorrer outros bairros, e outras regies da cidade, verificando e registrando as condies (sejam essas boas ou ruins) e os problemas do transporte pblico de Uberlndia. Neste sentido, observou-se que a falta de abrigos, nos pontos de nibus, so problemas recorrentes na infra-estrutura do transporte coletivo da cidade e dos distritos, seja ao longo das vias locais ou das rodovias municipais. Tambm faz-se oportuna a instalao de cmeras de vigilncia nos abrigos existentes, medida que inibiria a ao de criminosos contra os cidados, possibilitando, aos entes competentes, maiores condies tanto para a preveno quanto para a investigao de tais crimes. Avanando na anlise deste quadro, por mais que, de fato, alguns dos trajetos percorridos, pelas linhas que cruzam a cidade, at podem ser considerados rpidos, j que, por exemplo, se gasta cerca de uma hora para atravessar a cidade, indo da Prefeitura at o Condomnio Cidade Verde, no bairro Mansour; ainda assim, um transporte pblico que prime por excelncia e por ser modelo nacional, e que sirva de incentivo populao para deixar seus veculos em casa, no se consolida apenas com tempo ou rapidez, mas tambm com conforto, segurana e qualidade nos servios prestados. Creio que a superlotao seja um dos problemas mais agudos, sobretudo no incio e no final do dia; pois, alm das informaes prestadas pelos usurios, de todas as linhas que foram utilizadas na ao, pde-se perceber que a volta para casa, em torno das 18h, apresenta uma situao ainda pior do que a da ida. E, no raramente, no incio de suas jornadas, trabalhadores e estudantes precisam sair de casa, muito mais cedo, para tentar pegar a primeira volta dos nibus, na tentativa de tomar um carro que j esteja superlotado. Porm, na medida em que todos tm a mesma ideia, invariavelmente, chegam atrasados em seus compromissos. Vale ainda destacar que, frequentemente, como uma roleta russa, usurios sobem em um nibus que j est lotado, porm, antes de tal carro sair, logo chega outro carro que segue com poucas pessoas em p, ou seja, quase vazio. Observou-se tal, vrias vezes ao longo do mesmo dia, ou seja, por regra, sobretudo nos terminais, um nibus passa seguido do outro, de tal modo que um vai superlotado e o outro bem mais vazio. Acredita-se que tendo agentes fiscalizadores, prestando informaes sobre os horrios (atualizados em tempo real) de todas as linhas, em muito, poderiam evitar tais ocorrncias, dando um passo importante na diminuio da superlotao de algumas linhas. 8

Em que pese a existncia de placa indicativa de lotao, apontando para 40 pessoas em p; pude vivenciar um caso especfico na linha T131: apenas e to somente at as primeiras portas do carro j havia cerca da metade de passageiros que, de p, caracterizaria a superlotao do carro, e, ainda havia cerca de 2/3 do carro (lotado de pessoas) fora do alcance da minha contagem. Ao longo desses 10 dias, cristalizou-se a clara impresso de que vrios carros, das mais variadas linhas, trafegavam com superlotao, ou seja, carregando mais passageiros alm do que permitido e recomendado, quer seja pelo fabricante do veculo, quer seja pelas normas que regulam o transporte urbano. Obviamente, h de se cobrar esclarecimentos e fiscalizar, com mxima ateno, tal situao.

2.2 A viso dos usurios

Nos relatos dos usurios do sistema, destaca-se o que foi narrado pelos moradores dos distritos de Uberlndia. Reclamaes que so comuns tanto aos cidados de Martinsia, quanto de Cruzeiro dos Peixotos, bem como aos demais usurios do transporte pblico, porm, naquela fala dos moradores dos referidos distritos, tais denncias se encontram exponenciadas por suas gravidades e absurdos. Depoimentos indicam a escassez de horrios e de carros para que as demandas (profissionais e pessoais) sejam atendidas com a mnima eficincia, por conta da recorrente superlotao nos horrios de pico. Alm disso, tanto nos finais de semana e feriados ou mesmo aps as 19h ( o horrio da ltima corrida), os demais horrios so completamente inadequados, sobretudo nos finais de semana. como se Cruzeiro dos Peixotos e Martinsia desaparecessem do mapa. No obstante s longas esperas, existe um rodzio de quem viaja sentado, j que os passageiros que escapam de viajar de p so aqueles que tm a sorte de terem o nibus, primeiro, em seu ponto, ou seja, quando o carro passa em Martinsia, primeiro, so os moradores de Cruzeiro dos Peixotos que, ao longo de 45 minutos, permanecem em p (ou sentados nos degraus das escadas); e vice-versa. Como Presidente da Comisso de Direitos Humanos da Cmara Municipal de Uberlndia e, como advogado, obviamente, no me parece razovel compactuar com algo que se aproxima da construo de direitos outorgados a ttulo de privilgios para uns, e negados, expressamente, para outros. Ou seja, direta ou indiretamente, com tais prticas, consolidam-se tratamentos que promovem a sensao de que, nos distritos, existem comunidades formadas por cidados de segunda classe; fato abominvel em qualquer 9

sociedade, mas, muito mais, em um regime democrtico, que prima por igualdade de direitos e deveres. Consoante ao cenrio apresentado, cada vez mais, refora-se a firme convico de que a soluo de vrios dos problemas observados, ao se pensar nas mudanas necessrias para o sistema, deve levar em conta a humanizao dos servios de transporte. Servios que so direitos sociais. Assim, h de se requerer das concessionrias que entendam que no se pode pensar no transporte coletivo to somente no lucro ou pela lgica de mercado.

2.3 A viso dos funcionrios (pblicos e privados) sobre o sistema

A partir dos encontros e dos contatos vivenciados, por todos os meios possveis, buscou-se consolidar os mais variados canais de interao e de comunicao, tanto com os servidores do SIT e da SETTRAN, quanto com os demais especialistas com os quais se estabeleceram dilogos edificantes e esclarecedores. Medidas foram discutidas para que a curto, mdio e longo prazo, tragam melhorias tanto para os usurios, quanto para os funcionrios (pblicos e privados) que, diariamente, convivem com os problemas do transporte pblico da nossa cidade. Reitero minha indignao ao tomar conhecimento de que, por regra, cobradores e motoristas, da maioria esmagadora das linhas, no possuem um local adequado para satisfazer as suas necessidades mais bsicas, tais quais a de se alimentar, de se hidratar ou de usar um banheiro, tanto nos pontos finais, quanto nos terminais (Central e de bairros). Esse quadro se apresenta ainda mais grave em se tratando de trabalhadoras (que no so poucas), sejam estas motoristas ou cobradoras. Alis, quando tais profissionais possuem as mnimas condies para atender suas necessidades mais elementares isso se efetiva por conta de favores de comerciantes ou de moradores vizinhos aos pontos finais de cada linha. E, infelizmente, tal solidariedade se faz perceber como uma rara exceo. Afinal, como no considerar um absurdo o fato de que os trabalhadores das empresas de transporte no tm um lugar para fazer as suas refeies ou mesmo as suas necessidades biolgicas, nem mesmo no Terminal Central? Por ocasio dessa experincia dos 10 dias de nibus tomei cincia de que motoristas e cobradores, que levam as suas refeies de casa, no tm condies de aquecer seus alimentos nem um local adequado para que possam comer em

10

paz, ou seja, esto obrigados a realizar as suas refeies (frias) em meio aos passageiros, e ao tumulto, nas plataformas de embarque e desembarque. A partir dos depoimentos destes profissionais vrias outras questes vieram tona e se somaram aos relatos j realizados; exigindo, com a mais alta urgncia, a necessidade de se repensar (e de se averiguar) as reais condies de trabalho dos profissionais que prestam, diariamente, os seus servios para o sistema de transporte pblico. Afinal de contas, como seria possvel a prestao de um servio com qualidade se as condies de trabalho, no setor, so precrias? E como tratar com zelo e educao os passageiros se as relaes de trabalho, nesse setor, no possibilitam, sequer, a retribuio das gentilezas? Fiquei pasmo diante do relato dos profissionais do transporte, motoristas e cobradores, que disseram ser obrigados a levar o prprio troco para dar aos passageiros alm do reporte das cobranas recebidas em casos de assaltos. Para cumprirem os trajetos e horrio os motoristas e cobradores fazem o impossvel, no realizando o descanso no ponto final; sendo, obrigados a percorrerem vrias e vrias voltas sem parar, fatos que devero ser averiguados.

3 Crticas e sugestes sobre a mobilidade urbana e o transporte pblico3

a) Consideraes iniciais da pesquisadora Flvia Bruno Mendes4 Se h aumento da frota de veculos particulares h aumento nos congestionamentos, acidentes, poluio e reduo na eficincia do transporte pblico. Se observarmos a taxa de ocupao de cada veculo de passeio, ao longo do dia ou nos horrios de pico, verifica-se que estes so ocupados por 1 ou 2 passageiros, ou seja, circulam com menos passageiros do que a
3

Pauta construda a partir do que foi vivido na ao 10 dias de nibus, bem como de comentrios realizados nas redes sociais e do saldo de vrias reunies realizadas com especialistas, com estudiosos do assunto e com funcionrios do sistema em questo. 4 Graduada em Matemtica pela Universidade Federal de Uberlndia, em 2005. Mestre em Engenharia Civil pela UFU, em 2010; com pesquisa realizada na rea de Engenharia Urbana (Planejamento Urbano e de Transportes; Logstica em Transportes). Docente na Instituio UNICERP em Patrocnio-MG, no curso de Engenharia Civil, desde ano de 2012; e na Instituio CESUC em Catalo-GO, desde ano de 2013, no curso de Engenharia de Produo. Pesquisadora com atuao no capo da Modelagem Matemtica, Programao Matemtica, Logstica em transportes, Estatstica Aplicada e Educao Matemtica para Ensino Superior.

11

sua capacidade. Assim, h de se pensar, tambm, na implementao de sistemas como carpool (ou carona solidria), bem como na reduo da zona azul, a partir da implementao de locais de estacionamentos estratgicos, dentre outras polticas urbanas mais atuais que contribuiro para equacionar a mobilidade urbana, reduzindo os congestionamentos. A mudana de comportamento do cidado, em optar pelo transporte pblico, requer melhorias significativas na frota de veculos, considerando as variveis em questo, como eficincia, segurana, comodidade, tempo, preo; dentre outras. Ademais, as reas centrais, ou mesmo as vias de trnsito rpido da cidade, devem ser reaproveitadas e desafogadas, o que permitir fluidez do trfego de veculos e dos servios de transportes em geral. Algumas estratgias para isso devem ser implementadas a partir de estudos tcnicos; afinal, um bom planejamento deve levar em conta um horizonte a curto, mdio e longo prazo, a partir do Plano Diretor atualizado, e de acordo com os modelos mais adequados ao cenrio que se tem, e que se pretende ter, sempre que se pensa a respeito de sistemas de transportes. Realidades que se efetivam por meio de estratgias de gerenciamento de trfego e pela adoo de polticas integradas de transporte que visam melhorar as condies operacionais das vias e que so essenciais para a mobilidade urbana.

b) Controle, fiscalizao e otimizao do sistema Proposta 1: Consolidao de um Conselho Municipal de Trnsito e Transportes, como um rgo consultivo, composto (democraticamente) pela populao, por tcnicos, por especialistas (pessoal com experincia e pesquisas na rea) e demais envolvidos no sistema; cuja funo, principal, seria a de estruturar e de avanar com os necessrios estudos, a partir do Plano Diretor, tendo em vista a implementao de polticas pblicas (polticas de Estado) no campo da mobilidade urbana. Ou seja, no se tratando de aes temporrias, de polticas transitrias, posto que a atuao desse Conselho estaria voltada para polticas e aes no atreladas s alternncias das polticas de governo, caminhos necessrios para a concretizao dos planejamentos e dos avanos nos pontos indicados no Plano Diretor. Ressalta-se ainda a necessidade de reviso do Plano Diretor, bem como a reviso da Lei Complementar que regula o uso do solo (com a identificao dos melhores locais para cada modalidade de empreendimento, ou de plos geradores de viagens, englobando estratgias de localizao e de instalao para tais cenrios, com nfase e ateno aos estudos assentados nas melhores

12

logsticas), tendo em vista tanto a efetiva implementao de tais polticas, quanto a construo de um modelo adequado para a realidade de Uberlndia. Proposta 2: Criao de uma Ouvidoria com variados canais de comunicao com a sociedade: quer seja por email, pgina eletrnica, formulrios fsicos e digitais, ou mesmo por linhas 0800; alm de fiscais e de auditores para a apurao de denncias, reclamaes e anormalidades constatadas no referido sistema. Nesse sentido, tais aes poderiam ser consolidadas com a emisso de relatrios mensais, para que se possa estudar tais demandas e necessidades; efetuando o levantamento de problemas e de solues. Faz-se ainda necessrio redobrar a fiscalizao, tornando-a mais competente e com poderes para autuar e aplicar multas e penalidades para cidados, concessionrias, rgos da administrao e para os demais envolvidos no sistema de transporte pblico, na gesto e planejamento do trnsito e no gerenciamento do trfego da cidade; que, por ventura, venham a infringir as legislaes competentes que tratam dos temas compreendidos no universo da mobilidade urbana.

c) Legislao ineficiente que, geralmente, agrava problemas j existentes Proposta 1: Criar Cmaras Setoriais, ou mesmo Fruns Permanentes de debates, para a discusso e apresentao de projetos e de pesquisas para que os especialistas dos setores de trfego, transporte pblico, mobilidade, etc. sejam estes funcionrios (pblicos ou privados) do sistema ou mesmo pesquisadores da rea , possam construir, junto aos rgos e agentes pblicos (no legislativo e no executivo) polticas e aes que visem a melhoria no sistema integrado de transportes e a correo de problemas no trnsito da cidade.

d) Condies de trabalho de motoristas e de cobradores Proposta 1: Instalao de banheiros qumicos e de bebedouros, provisoriamente, at a construo de estrutura definitiva para que funcionrios do Sistema Integrado de Transportes, quer seja nos pontos finais, quer seja nos terminais ou nas estaes, possam usar o banheiro e se hidratar sem a necessidade de depender de favores (quase sempre inexistentes) de vizinhos dos pontos finais, de todas as linhas ou das estaes existentes nos corredores de nibus.

13

Proposta 2: Tambm em carter de urgncia, se faz necessria a construo (ou a acomodao temporria) de um local adequado para que, nos terminais, os funcionrios tenham as condies, mnimas, de realizar as suas refeies sem serem hostilizados por demais prestadores de servios (fato que ocorre no interior dos terminais), ou mesmo sem sofrerem os transtornos e tumultos, inevitveis, que os motoristas e cobradores encontram, no momento sagrado de suas refeies, em meio populao que faz uso do sistema integrado de transporte, e que lotam as plataformas de embarque e desembarque. Proposta 3: A obrigatoriedade de fiscais, auxiliares de bordo e de cobradores para que se possa melhorar as condies dos servios prestados por motoristas, bem como para que se possa aumentar a segurana dos usurios das vias pblicas e dos transportes coletivos. Proposta 4: Fiscalizao dos contratos e das relaes de trabalho do setor, seja referente ao ponto em que os cobradores relataram que so obrigados a levar o troco para o trabalho; seja em relao ao pagamento de multas, por exemplo, quando so acometidos por questes de sade, ou por outros imprevistos de natureza bsica e inegocivel (como uma dor de barriga), e tm de voltar para a garagem, por estarem passando mal. H ainda que apontar para o problema das vrias linhas com horrios arrochados (muito apertados); quadros que impactam na impossibilidade de se fazer os intervalos, entre as voltas, por decorrncia de atrasos, hajam vistas os horrios apertados; fruto da definio das voltas das linhas.

e) Sade, segurana e humanizao do sistema de trnsito e transporte Proposta 1: Elaborao de cartilhas e implementao de campanhas educativas que foquem nos direitos e nos deveres de servidores, funcionrios e usurios do sistema; tratando desde questes como respeito aos assentos preferenciais; uso do fone de ouvido (ao invs da dura realidade de alguns colocarem o som para todos nos nibus); evitar que fiquem paradas nas portas, sobretudo nas portas centrais; dentre outros aspectos crnicos ou mais pontuais. Proposta 2: Nos terminais se faz necessria uma segurana de maior eficincia; seja por conta dos crimes como furtos e roubos; seja por conta das contravenes, tais quais o tabagismo em locais proibidos; alm dos problemas relacionados ao assdio sexual ou mesmo violncia contra mulheres, idosos e crianas; ou ainda a necessidade de se intensificar o policiamento a noite, j que so incontveis as denncias das mais variadas atitudes ilcitas. 14

Proposta 3: Reformas e reestruturaes, substanciais, em estaes (corredores) e plataformas (terminais), a fim de se contornar os casos de inundaes, recorrentes, nas estaes ao longo da Avenida Joo Naves de vila, bem como a reduo dos vos que se formam entre os nibus e as plataformas de embarque, fatos que geram riscos gravssimos para idosos, crianas e demais passageiros vulnerveis. Medidas que, quando implementadas, tambm viabilizariam o fluxo de pessoas, j que, invariavelmente, e no apenas nos horrios de pico, se amontoam em filas de espera, em massas de embarque e nos tumultos de desembarques na estrutura defasada do Terminal Central. Oportunamente, deve-se repensar a prpria localizao do terminal central. Como retir-lo do centro da cidade? Faz-se necessria a discusso, sria e responsvel, de projetos de migrao para alternativas mais viveis. Proposta 4: Sinalizao de trnsito. Vivemos em uma cidade mal sinalizada, e num trnsito que faz uso ineficiente dos recursos de sinalizao nos veculos, sobretudo das setas, uma vez que parte dos motoristas acham que um favor ou uma gentileza, e no uma obrigao, sinalizar previamente suas manobras ou parar para pedestres nas faixas e ao longo das vias. Proposta 5: Fiscalizao e controle sobre as condies de manuteno e funcionamento (eltrico e mecnico) dos carros, bem como de itens de segurana e das condies para a rodagem, afim de se evitar que nibus trafeguem com pneus carecas, com vazamento de fluidos, sem os itens de segurana (fundamentais para motoristas, cobradores e usurios), ou com lotao excedida. Fatos que prejudicam a condio dos carros e a prestao dos servios. Proposta 6: Reavaliar as funes dos fiscais de transporte da SETTRAN, buscando caminhos para que estes possam contribuir, ainda mais, para o bom andamento do sistema de transportes e do trfego. Afinal, relatrios de demanda, de quilometragem percorrida das linhas, etc., so enviados, mensalmente, para a secretaria de trnsito e, muitas vezes, viram arquivo morto. Tais dados devem ser analisados e estudados, efetivamente, para trazer melhorias ao sistema e seu planejamento.

f) Acessibilidade Proposta 1: A questo da acessibilidade, at hoje, no incluiu os deficientes visuais em suas aes. Ressalto o quanto isso deve ser combatido, seja com a aplicao das leis j existentes, seja com a ampliao da proteo legal para tais cidados. Prticas que poderiam 15

incluir a aplicao de escrita em braile nas placas e mapas; alm de pisos tteis e sinalizao sonora em semforos e em locais como pontos de nibus e terminais ou estaes. Ademais, tratando-se de deficientes fsicos, com restries motoras, h de se ampliar a frota capacitada para atender tanto aos cadeirantes, quanto aos demais sujeitos que no dispem de plenos movimentos motores, sejam estes usurios de bengalas, muletas ou afins. Tratamento que se estende aos sujeitos que, mesmo sem deficincias fsicas pregressas, devido ao avanar da idade, tm a sua coordenao motora comprometida por problemas comuns aos idosos. Ainda no campo da acessibilidade, h de se ter ateno ao caso de gestantes ou mes que viajam com bebs e seus carrinhos, bolsas e demais apetrechos; to comuns a esse ciclo da vida.

g) Estrutura dos pontos Proposta 1: Cobertura para a proteo contra sol, chuva e demais intempries climticas; quer seja por parte do poder pblico, quer seja com a atualizao e o efetivo acompanhamento da aplicao da lei que viabiliza as parcerias pblico-privada na construo de tais abrigos. Proposta 2: Instalao de cmeras que serviria para mltiplos monitoramentos, tendo em vista tanto a segurana pblica, quanto a engenharia de trfego de veculos e de pessoas. Proposta 3: Instalao de material informativo acerca das linhas e de seus horrios.

h) Superlotao Proposta 1: Ao longo da ao 10 dias de nibus, constantemente, escutou-se o clamor da populao por mais carros em horrios crticos e a implementao de algumas linhas expressas e semi-expressas. Por exemplo, possvel citar os casos das linhas T131 e T132, que seriam, sensivelmente, desafogadas com a implementao de linhas semi-expressas do tipo Terminal Central Estao Shopping Estao UFU Sta. Mnica. Porm, h de se pensar nos impactos que mais carros possam gerar no transporte pblico, antes de aumentarse a frota. Afinal, h de se pensar no quanto tal aumento poderia ampliar o congestionamento das vias pblicas. Assim, h de se integrar eventuais aumentos na frota com medidas que busquem a reduo dos veculos particulares, ou de passeio, bem como a insero de mais

16

faixas exclusivas para o transporte pblico. Obviamente, essas demandas exigem estudos tcnicos para se evitar problemas a mdio e longo prazo. Proposta 2: Fiscalizao e autuao de modo que, efetivamente, no se permita mais a ocorrncia de nibus saindo de terminais com passageiros, em p ou sentados, acima da lotao definida por lei e indicada pelas montadoras. Cuidados que devero ser tomados, tambm, fora dos terminais; de tal sorte que os motoristas no parem, para novos embarques ao longo das voltas, sempre que os carros estiverem com a sua lotao atingida. Para tanto, prope-se a instalao de cmeras de monitoramento, dentro dos nibus, que podero ser visualizadas por agentes fiscalizadores; e, juntamente com os sistemas de GPS dos nibus, serviro para anlise do tempo de viagens e para demais problemas existentes; como a lotao. Proposta 3: Parece possvel que se tenha alguns nibus com numerao no definitiva, ou seja, placas mveis (mesmo que eletrnicas), cujas informaes sobre as linhas variariam de acordo com as urgncias, sejam essas relativas aos horrios de pico ou as demais situaes excepcionais e especiais. At mesmo fazendo trechos parciais, como s a vinda de um Terminal de Bairro para o Terminal Central, posto que, na volta para o bairro, geralmente, o carro segue praticamente vazio; uma vez que o fluxo maior de pessoas est nos caminhos que levam para o centro da cidade. Alis, e como se faz saber pelos mais variados modos, a soluo para o trnsito e o trfego das cidades, sem sombra de dvidas, tambm passa por aquilo que especialistas chamam de descentralizao. Tese que coloca a prpria localizao do Terminal Central em cheque. E isso h de ser levado em conta, com toda a urgncia.

i) Atrasos, horrios e itinerrios Proposta 1: Algumas linhas deveriam fazer traados alternativos; por exemplo, o T101 ou o T103 (que, injustamente, se tornam mais uma opo para os usurios da linha T131 e T132, gerando uma concorrncia desleal em relao aos moradores dos bairros Morumbi, Alvorada, Dom Almir, Joana Darc). Assim, essas linhas poderiam passar por outras vias, que no a Segismundo Pereira, evitando a superlotao e privilegiando os passageiros/moradores das regies que no contam com outras linhas, com tantos carros ou com tantas opes. Ou ainda, no caso do bairro Nova Uberlndia, constata-se outra necessidade bem mais aguda, afinal, por l, se faz necessrio que existam linhas que atendam, preferencialmente, os moradores de tal 17

bairro, j que no tm uma linha prpria. O A170 ainda passa por vrios bairros, o que gera superlotao dos carros e vrios atrasos para os usurios. Proposta 2: J passa, em muito, da hora de implementar-se algumas linhas e disponibilizar alguns carros que atendam, tambm, os horrios da madrugada. E, sobretudo, que a incorporao dos novos veculos, nas frotas de nibus de empresas concessionrias, se efetive sem a retirada dos carros velhos, quando da incluso dos carros novos nas garagens das empresas concessionrias. H de se combater a diminuio, to drstica, no nmero de carros no fim de semana; alm de ser fundamental o aumento da frota nos dias de chuva. Proposta 3: O sistema GPS deve ser melhor aproveitado, pois, apesar do fato de que, nem sempre, os painis nos terminais esto ligados, geralmente, mesmo quando esto, por regra, eles no informam sobre o andamento das linhas de nibus em tempo real. Assim, ser possvel que o usurio saiba quando os nibus passaro, bem como se esto com a volta atrasada, enfim, no sero pegos de surpresa. Alis, painis menores podem ser instalados nos principais pontos de nibus, ao longo dos bairros (alm dos terminais). E, junto com o sistema de monitoramento de cmeras, isso viabiliza a fiscalizao de atraso e superlotao nas linhas.

j)

Tumulto e falta de organizao no embarque/desembarque

Proposta 1: Locais diferenciados, nos terminais, para o embarque e o desembarque; tanto para se evitar empurres, grosserias e algazarras; quanto para se reduzir crimes e leses. Proposta 2: Barras de conteno nos locais de embarque que viabilizem a fila (e o fluxo ordenado dos passageiros) e que mantenham os usurios de forma organizada. Itens a serem conjugados com a atuao de funcionrios que fiscalizem e organizem as filas. Obviamente, tais aes s fazem sentido se aplicadas junto com campanhas educativas de longa durao.

k) Falta de informao Proposta 1: Placas (em pontos de nibus) e funcionrios (em terminais e estaes) que transmitam informaes essenciais para o funcionamento eficaz do transporte pblico. Prestando (sobretudo, mas no somente) informaes sobre linhas, horrios e itinerrios. 18

Para esse e para os demais casos em que se faa necessria a contratao de pessoal, desde j, explicita-se, como sugesto, a construo de convnios com entidades, tais quais a ICASU; a fim de viabilizar a formao de mo de obra nos moldes do que se tem com os menores aprendizes. Pois, a princpio, os jovens funcionariam como vetores de informao, fiscais de embarque e desembarque, etc; mas, com o tempo, e com a qualificao (atingindo a idade para se dedicarem ao trabalho), podero se tornar cobradores, auxiliares de bordo, fiscais ou mesmo motoristas no sistema.

l)

Custos das passagens

Proposta 1: Desconto (ou iseno) tambm para desempregados e para profissionais de reas estratgicas ou vitais como, por exemplo, reas da sade ou da educao. Proposta 2: Implementao da bilhetagem eletrnica total, o que viabilizaria a integrao no sistema (integrao tarifria) sem a necessidade de recorrer-se aos terminais ou s estaes. Proposta 3: Ampliao do tempo de sada e de retorno, nos terminais, com a mesma passagem, ao elevar dos atuais 15 minutos para, no mnimo, 30 minutos. Outro ponto a questo da descentralizao, ou seja, no se trata de fomentar o uso do Pratic Shopping, mas, muito mais, trata-se de levar em conta as necessidades de, por exemplo, se fazer uma refeio ou a aquisio de passes escolares e afins, pois, os 15 minutos, por regra, so insuficientes. Ademais, fora dos terminais, pode ser implementada a integrao tarifria, assim, com uma passagem, no intervalo de 90 ou 120 minutos, o usurio poderia tomar dois ou trs nibus. Proposta 4: Criao de rgos controladores (ligados ao Conselho de Trnsito, aos rgos fiscalizadores do municpio e s demais organizaes e instituies afins) que, por meio das planilhas de custos das empresas, possam acompanhar e, detalhadamente, averiguar a necessidade, ou mesmo a razoabilidade, dos aumentos que so propostos, ano aps ano, e por muitas vezes, sem o devido esclarecimento e justificativa (matemtica/contbil) dos aumentos aprovados. Afinal, com a implementao de um sistema de bilhetagem eletrnica, e com relatrios mensais de quilometragem, atrasos de viagem, etc., a anlise desses dados pela SETTRAN e demais rgos (como o Conselho), seria possvel averiguar as relaes entre o

19

valor da tarifa e os servios prestados, a fim de se estimar, da melhor forma, a razoabilidade dos valores cobrados, a qualidade e eficincia do sistema.

m) Horizontes de metrpole e a necessidade de contnuos aprimoramentos Proposta 1: Diante desse cenrio, obviamente, o poder pblico deve pensar, sempre, quer seja nos problemas, quer seja nas solues, de forma a propor aes integradas e de impacto; j que, todos (ou a esmagadora maioria), andam, ou podem andar, a p, de bicicleta, de nibus, de carro; ou seja, utilizando vrios desses meios em uma s viagem. Proposta 2: Se fazem urgentes estudos e implementao de vias alternativas para o transporte pblico, tais quais os veculos sobre trilhos, sejam esses de superfcie ou mesmo subterrneos. Pois, quer seja pelo processo de consolidao da regio metropolitana, que j se encontra alicerado; e j , aos seus modos, encarado como uma realidade; quer seja por conta de que, em pouco tempo, o municpio de Uberlndia completar o seu primeiro milho de habitantes. Ao se tomar tais medidas, de fato, sair-se-ia frente de outras cidades, e de nossos novos/velhos problemas evitando deixarmos para que os estudos e essas discusses sobre caminhos e possibilidades, de investimentos em sistemas mais viveis, de transporte em massa, se faam atuais s quando j estivermos em cenrios ainda mais crticos e caticos. Proposta 3: O uso dos servios pblicos de transporte, de forma continuada ou espaada, deveria ser implementado entre os demais vereadores, bem como entre os secretrios do municpio e os funcionrios do alto escalo; obviamente, tambm entre o prefeito e o vice. Na medida em que se utiliza o transporte pblico, por opo ou por obrigao, alm de se conviver com os vrios problemas enfrentados pelos usurios, por consequncia, tambm se torna possvel, mesmo que no se trate de especialistas em mobilidade urbana, a busca por ideias e aes de mudana no sistema. No fundo, o incentivo ao uso do transporte coletivo tanto deve vir com a melhoria dos servios prestados, quanto com campanhas educativas que conscientizem a populao de que a forma mais eficaz de gerar mobilidade urbana est no investimento no transporte em massa e no deslocamento no motorizado. Afinal, caber aos agentes polticos (gestores dos nossos problemas e solues) dar esses e os demais exemplos.

20

4 Consideraes finais
Ao longo desses dez dias de imerso no transporte pblico, por vrias razes, me encontrei diante de pontos que, por um lado, revigoraram a minha vocao poltica, no contato com a populao; mas, por outro lado, reascenderam as fogueiras mais colricas que, em mim, ardem contra as injustias e os absurdos perpetrados, e geralmente apontados como fatos consumados, supostamente imutveis, e contra os quais, com todas as armas, e com todas as minhas foras, luto e continuarei lutando. Assim sendo, ressalto o saldo positivo das aes desenvolvidas nesses 10 dias (ininterruptos) nos quais, inicialmente, usaria os coletivos de nossa cidade para cumprir a nossa agenda de gabinete. Percebi a oportunidade de verificar as reais condies de tais servios que tambm so considerados como essenciais, e que, formalmente, j foram reconhecidos (e agora esto protegidos) como direitos sociais. Quer seja em relao aos apontamentos realizados pelos moradores dos distritos de nossa cidade, quer seja por conta das diversas reclamaes que nos foram apresentadas, com todo o respeito e com as ressalvas de que se trata de pauta da mais grave urgncia, aqui, apresento, junto s autoridades competentes, esse diagnstico. Destaco, por fim, que continuarei a utilizar (e a fiscalizar) os nibus e o sistema integrado de transporte coletivo; e me coloco disposio da administrao pblica e da populao para avanarmos na busca das solues necessrias. Enfim, nunca demais relembrar que, o quanto antes, ao invs de termos um quarteiro com trinta (ou cinquenta) carros, nos quais esto dentro, quando muito, duas pessoas (ou, em mdia, s uma pessoa), por outro lado, se ns tivssemos um nico nibus levando as mesmas cinquenta pessoas (com conforto e qualidade), obviamente, poderamos usufruir de um trnsito muito mais gil, alm de, assim, construirmos um cenrio ambientalmente eficiente e muito menos estressante. Realidade que, sabidamente, deixaramos de viver as condies deterioradas, do trnsito e dos transportes pblicos, como vetores de atrasos e contratempos. Pois, obviamente, com as mudanas aqui esboadas (e com muito mais), poderemos ter impactos notrios para alm da mobilidade urbana, da eficincia, da qualidade de vida, do desenvolvimento e da justia social.

21

You might also like