You are on page 1of 2

AGIR AGORA

Responder crise, criar emprego


Em dois anos de governo do PSD/CDS-PP e da troika, a crise tornou-se numa emergncia social. O corte nas reformas, nos salrios, no investimento e nos servios pblicos levou a mais de um milho e quinhentas mil pessoas desempregadas, metade delas sem qualquer apoio. A soluo para a crise social passa por polticas de desenvolvimento local, que reabilitem os centros urbanos das cidades e vilas, criem emprego com direitos e por polticas sociais e que protejam as populaes dos efeitos da crise.

Defender o que de todos


O Bloco de Esquerda defende o direito a servios pblicos de qualidade. No aceitamos a privatizao da gua e dos servios de saneamento e de recolha de resduos.

Qualidade de vida um direito


O ambiente, o ordenamento do territrio, o urbanismo e a dinamizao da cultura e do desporto, so reas essenciais da vida que tm de ser desenvolvidas por polticas sustentveis. Para o Bloco de Esquerda a qualidade de vida um direito. So necessrias medidas de controlo ambiental, ocupao e utilizao dos solos para combater a especulao imobiliria, e impedir o abandono e despovoamento dos centros urbanos. A proteo do patrimnio cultural e ambiental, a promoo de espaos e corredores verdes so valores essenciais. As cidades e as vilas so mais do que o beto e o asfalto. As autarquias tm a responsabilidade de promover polticas econmicas que favoream a criao de emprego.

As autarquias so a primeira linha de resposta crise. Devem criar redes de apoio com as escolas e com as associaes para combater a pobreza e a excluso social. Nenhuma criana e nenhuma famlia podem passar fome e nenhum idoso pode car sem casa por causa da nova lei das rendas.

A gua um direito fundamental. Para garantir o acesso universal a gesto da gua tem de ser pblica e no de acordo com os interesses de privados. Quem est desempregado sem subsdio, deve ter acesso gratuito aos servios bsicos e vitais, ao mesmo tempo que uma prioridade a racionalizao dos consumos de gua e da produo de resduos slidos urbanos. Os transportes pblicos tm de ser acessveis a todos, modernos e ecientes. Com mais mobilidade ganhamos todos e melhoramos o ambiente e a segurana rodoviria. As autarquias tm de facilitar o acesso s informaes na internet e aos servios mais importantes .

VOTA

SEDE DE CAMPANHA : Rua 5 de Outubro n. 30, 8500-757 Portimo

JOO VASCONCELOS | candidato Cmara Municipal

PROFESSOR. MEMBRO DA COMISSO DE UTENTES DA VIA DO INFANTE E DINAMIZADOR DAS MANIFESTAES CONTRA A TROIKA EM PORTIMO.

PRIMEIRO AS PESSOAS!

PORTIMO PRECISA DE MUDAR!

PEDRO MOTA | candidato Assembleia Municipal

TCNICO DE GESTO POSTAL. MEMBRO DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL E DA DIREO DA CASA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIO.

VOTA
Democracia, participao e transparncia
Estamos determinados em construir instrumentos que reforcem a democracia local, a participao ativa dos muncipes e a transparncia da gesto autrquica. O Bloco de Esquerda foi pioneiro na exigncia de modelos de democracia direta nas autarquias, como o Oramento Participativo, e defendemos que se devem realizar Referendos Locais envolvendo as populaes em todas as grandes decises, como a extino ou agregao de freguesias ou se estiver em causa a privatizao de servios municipais ou intermunicipais de gua, saneamento e tratamento de resduos slidos.
Queremos acabar com o abuso do ajuste direto que diminui a transparncia das decises dos municpios, fortalecendo o trco de inuncias.

BLOCO DE ESQUERDA

http:/ /portimao.bloco.org portimao@blocomail.org

UMA EQUIPA EM BLOCO DE LUTA, DE RUTURA E DE ESPERANA PARA PORTIMO!


MANDATRIO CMARA MUNICIPAL ASSEMBLEIA MUNICIPAL

Professor, Membro da AF de Portimo

SIMEO QUEDAS

Tcnico Superior de Const. Civil

RUI BARRADAS

MARIA VIANA MARREIROS

Mdica, ind.

PAULO OLIVEIRA
Enfermeiro

Governanta de Andares

JOAQUINA LOURENO

MARCO PEREIRA
Psiclogo

ELVIRA MECO
Escriturria,ind.

Aposentado da CP

MRIO ANDRADE

RITA MARQUES

Trabalhadora Estudante

Nas prximas eleies autrquicas Portimo precisa de mudar. Chegam ao m 37 anos de poder absoluto do PS que deixaram o concelho na runa, beira da bancarrota e acusaes judiciais gravssimas que pesam sobre a gesto da Cmara. Um dos objetivos do Bloco de Esquerda derrotar a maioria absoluta do Partido Socialista. Um outro objetivo contribuir para o m do governo PSD/CDS, s ordens da troika ajudando a derrotar as candidaturas locais desses partidos que s tem provocado desemprego, misria e excluso social. O Bloco de Esquerda a nica fora poltica frontal, determinada e sem medo, e que se ope maioria absoluta e desastrosa do PS. O Bloco a alternativa e a esquerda de conana! Com o Bloco primeiro as pessoas! Os Portimonenses no so nmeros! Portimo precisa de mudar!

FREGUESIA DE PORTIMO

MIGUEL MADEIRA
Economista

Prof. Artes Marciais, ind.

JOS PORFRIO

PAULA ANICETO
Operadora de Loja, ind.

Contabilista, ind.

JOS SIMES

Operadora de Loja

CATARINA GONALVES

MARA SACRAMENTO
Modelo, ind.

FREGUESIA DE ALVOR

Empregado de Mesa

BRUNO LOURINHO

MANUELA SILVA
Empresria, ind.

JOS MARQUES

Serralheiro Naval

VIVALDO SILVA
Empregado de Mesa, ind.

Empregada de Cinema, ind.

VANDA MONTEIRO

PEDRO VASCONCELOS
Empregado de Balco

Vamos Juntar Foras para Mudar Portimo! Vota Bloco uma Esquerda de Confiana!

FREGUESIA DA MEXILHOEIRA GRANDE

Rececionista, ind.

SARA TELO

Aposentado, Membro da AF da Mexilhoeira Grande.

JOS RAMOS

JOS CONRADO

Escritor

Aux. Ao Mdica

SANDRA MARQUES

GUILHERME RAMOS
Pedreiro

Empregada de Escritrio, ind.

RAHEMA COLOMBO

5 COMPROMISSOS PARA MUDAR OS RUMOS DE PORTIMO!


1. IMPLEMENTAO DE UM PROGRAMA PARA RESPONDER EMERGNCIA SOCIAL 3. DIREITO QUALIDADE DE VIDA E JUSTIA FISCAL
Constituio de um Gabinete de Emergncia Social dotado de diversas valncias e de tcnicos multidisciplinares, para responder situao de calamidade no concelho. Criao de cantinas sociais nas Freguesias para combater a carncia alimentar e a excluso social. Promover uma bolsa municipal de habitao (incumprimento de contratos, nova lei das rendas), e arrendamento a preos controlados. Criao de uma bolsa de livros escolares. Assegurar a todas as crianas e jovens necessitados o pequeno-almoo grtis nas escolas. Alargar a criao de hortas sociais nas freguesias a pessoas necessitadas. Proibio do corte de gua e de energia s famlias carenciadas. Incluso social das pessoas com decincia. Apoiar o trabalho do Gabinete de Apoio Vtima (APAV). Combate intransigente pela abolio das portagens na Via do Infante. Defesa da Ria de Alvor e exigir a sua classicao como rea de Paisagem protegida. Construo urgente da nova ETAR da Companheira. Resoluo dos problemas de abastecimento de gua e de saneamento bsico no concelho. Implementao de um Plano Verde e construo de ciclovias, parques, jardins e espaos verdes. Oposio privatizao da gua e de outros servios pblicos. Melhorar os servios pblicos do Vai-Vem e construo de um terminal rodovirio. Defesa da Escola Pblica, impedir a sua privatizao e aumentar a rede municipal de infantrios, creches, jardins-de-infncia e ATLs, com horrios adequados. Exigir o m das taxas moderadoras nos servios pblicos de sade. Apoiar e concretizar as propostas da Agenda Jovem 2020, no mbito do I Encontro de Juventude do Algarve (associativismo, emprego, inovao, educao e formao, turismo, etc.). Implementar polticas de apoio juventude e s associaes desportivas, culturais e recreativas, sem discriminaes, e apostar na gesto partilhada dos equipamentos. Erguer a Casa da Juventude, requalicar o Parque da Juventude e concluir os Pavilhes Gimnodesportivo e da Boavista. Construo de espaos seniores nas diversas freguesias, devendo incluir a assistncia a pessoas idosas e superviso mdica. Apoiar a cultura e valorizar o patrimnio histrico do concelho. Impedir que o Hospital do Barlavento perca valncias e

servios e oposio a novas tentativas de pagamento dos parques de estacionamento. Estabelecer Postos da GNR nas vilas de Alvor e Mexilhoeira Grande, para uma maior segurana s populaes. Reduo das taxas de IMI e de outras taxas e tarifas municipais (mercados, esplanadas, publicidade, gua, etc.). Taxar os multibancos (ATM).

4. TRANSPARNCIA E RIGOR NA GESTO AUTRQUICA


Auditoria rigorosa e independente a todos os servios camarrios e empresas municipais. Extino da Portimo Urbis, com a reposio de todas as competncias na Cmara e sem recurso a despedimentos. Reestruturar a dvida municipal e reivindicar um Oramento de base zero, anulando assim a dvida impagvel. Concursos pblicos transparentes, limitando os ajustes diretos. Rigor e transparncia na atribuio de subsdios e apoios s associaes e entidades.

2. CRIAO DE EMPREGO E DESENVOLVIMENTO LOCAL


Apostar na reabilitao urbana, revitalizando o ncleo antigo da cidade e outros edifcios degradados. Criao de um gabinete de apoio economia local, s microempresas e PMEs. Apoiar a diversicao das atividades econmicas. Elaborar um plano de apoio recuperao do pequeno comrcio. Requalicar o porto de cruzeiros, aproveitando as suas diversas valncias. Criao de novos postos de atracao para a nutica de recreio e pesca no rio Arade. Desassoreamento do rio Arade.

5. APROFUNDAMENTO DA DEMOCRACIA PARTICIPATIVA


Recurso ao referendo local sempre que estejam em causa matrias de relevo municipal. Reforar o Oramento Participativo. Instalar o Provedor do Muncipe. Abrir um Gabinete do Vereador do Povo. Instituir o Conselho Consultivo da Cidade, com a participao das foras vivas do concelho para discusso de matrias de interesse municipal e apresentando-as ao executivo camarrio. Dinamizar o Conselho Municipal de Educao. Descentralizar as reunies da Assembleia Municipal pelas diferentes Freguesias.

http://portimao.bloco.org

/ JoaoVasconcelosPortimaoPrecisaDeMudar

VOTA BLOCO DE ESQUERDA

You might also like