You are on page 1of 3

Fundamentos de Roteiro

1. Personagem Principal A histria pode ter diversos personagens importantes, mas a no ser que seja um Tolkien ou um Tarantino, uma boa histria estabelece claramente um personagem principal, que ser o agente primrio da narrativa. Tanto o objetivo quanto o conflito da histria devem girar em torno desse personagem. No cabe nesse artigo discursar sobre a criao de personagens, mas fundamental que o personagem principal provoque empatia na audincia, ou seja, que os leitores/espectadores toram e se importem com ele. Vejam bem que empatia no o mesmo que simpatia. Podemos ter um personagem simptico que no desperte emoes e cujo destino seja para a audincia indiferente. Como cada personagem responde a cada conflito o que definir ele para a audincia. Se houver muita discrdia em relao as escolhas que um personagem faz, haver opinies negativas em relao a esse personagem. Se houver maior identificao com as escolhas de determinado personagem, ele ganhar o apoio da audincia e o autor ter maior controle da situao. Vejam bem que isso no significa que os personagens tenham que fazer aes previsveis, e sim que sejam aes coerentes com suas personalidades. Um determinado espectador por exemplo poderia nunca se sacrificar por algum desconhecido, mas reconhece o valor desta ao e se identifica com o personagem que a realiza. Todos ns somos definidos pelas escolhas que fazemos. Seja de roupas, comida, programas de televiso, carter. E os outros formam opinies boas ou ms sobre ns baseados nessas escolhas. Ocorre o mesmo com os personagens criados em uma histria. 2. Objetivo O que o personagem principal busca? Um objeto? Amor? Paz? Emprego? Respeito prprio? Definio da sua sexualidade? Reparem que o objetivo no precisa ser algum objeto fsico. Geralmente em obras mais complexas (chamadas por mim de "artsticas"), o objetivo a busca de algo no interior desse personagem. J em obras mais comerciais tpico um objetivo mais tangvel e visvel para a audincia.

fundamental que o objetivo do personagem seja de extrema importncia para sua vida, caso contrrio a histria no se sustentar. Se no for algo crucial para sua existncia e felicidade, no valer a pena lutar por ele. E se o personagem no luta pelo objetivo, no temos histria. 3. Oposio Aqui a velha mxima se aplica. O heri to bom quanto seu vilo. Ento uma boa obra precisa ter intensos conflitos e uma oposio de valor. O personagem principal no deve atingir seu objetivo facilmente, e algumas vezes ele pode nem isso conseguir. A oposio no precisa vir de um nico vilo humano. Pode ser a natureza (como faz Stephen King), ou pode simplesmente ser um pesado conflito interior (assumir ou no assumir a homossexualidade, aceitar ou no a perda de um filho, etc.). A oposio tambm pode ser um grupo, como o governo, ou o exrcito. Se escolher um grupo como oposio, faa com que esse grupo seja representado por um personagem, para dar maior foco a trama. O mais importante que o personagem tenha que se esforar ao mximo para vencer os obstculos, e que esses obstculos fiquem cada vez mais intensos ao longo da histria (princpio da Ao Crescente ou Rising Action). Na verdade, muito comum histrias onde o personagem principal esteja praticamente derrotado at a reviravolta final, quando vence buscando aquela ltima energia. Assim como para o personagem o objetivo a ser alcanado fundamental para sua vida, o mesmo ocorre com a oposio. Os conflitos devem ser lgicos e com motivaes racionais. 4. Final Memorvel O final da histria praticamente a ltima sensao que a audincia carrega da obra. Portanto, um bom final pode s vezes compensar uma histria fraca, e um final ruim pode destruir uma bem construda narrativa. Um final memorvel no significa um final absurdo nem irreal. Significa simplesmente um final que agrade e ao mesmo tempo surpreenda de maneira satisfatria a audincia. Alis, nem todos os finais memorveis so impactantes. Alguns autores acabam inventando finais exagerados com a preocupao de evitar a sensao de repetio. Mas a repetio sempre vai acontecer, j que existem milhares de obras j feitas. O ideal modificar um pouco o clich, de maneira que seja criado um final instigante e ao mesmo

tempo coerente. s vezes melhor a obra ter um final comum do que uma inveno sem coerncia, o que falta de respeito com o espectador/leitor. Um bom final tambm deve responder todas as questes levantadas ao longo da trama, a no ser que seja vontade do autor manter a dvida, o que requer muita habilidade, j que difcil saber qual dvida ao no ser respondida contribui para a melhor qualidade da obra. 5. Tema (Moral) Ao chegarmos no final da obra, o leitor/espectador espera obter alguma mensagem mais profunda, que represente todo o contexto do que ele acabou de presenciar. Toda histria tem uma moral ou tema por trs de si, mas o escritor deve tomar muito cuidado ao estabelecer a forma de transmisso dessa mensagem para a audincia. Vamos supor que a histria tenha como base a ascenso de um personagem pobre ao poder, como visto inmeras vezes. Ao querer o poder a qualquer custo, esse personagem acaba ficando desvirtuado, seu carter alterado, e no fim das contas, ao obter o poder, ele acaba isolado e desprezado. O tema bem claro: o poder corrompe. Porm, o escritor no deve ficar todo o tempo impondo esse tema, essa moral, para a audincia. O tema deve se desenrolar de maneira gradativa e delicada. No se deve colocar um personagem gritando o tempo todo: "Viu? O poder corrompe." Isso forar o tema pela garganta e boa vontade de quem est apreciando a histria. Busque sempre qual ser a Moral de sua narrativa. O que voc quer passar para a audincia quando ela der aquele ltimo suspiro aps o fim de um filme ou livro. Concluso Estes so os elementos fundamentais presentes na base de construo de uma histria. Com certeza necessrio o aprofundamento desses tpicos, mas j com esse limitado conhecimento torna-se possvel uma anlise mais cientfica por parte do estudioso e um maior entendimento do que significa criar e julgar uma narrativa consistente.

You might also like