You are on page 1of 7

DEPARTAMENTO NACIONAL DE TELECOMUNICAES DENTEL

INSTRUO N08/84-DENTEL Publicada no DOU de 17/12/1984 Pginas 18961/963

Em, 13 dez 84

Estabelece procedimentos para obteno de certificado de radiotelegrafista e de radiotelefonista.

O DIRETOR-GERAL DO DEPARTAMENTO NACIONAL DE TELECOMUNICAESDENTEL, no uso de suas atribuies e dando cumprimento ao determinado na Portaria MC n273, de 7 de maro de 1978, Considerando o disposto no item 37, do artigo 25 do Regulamento Geral para Execuo da Lei n4.117, de 27 de agosto de 1962, aprovado pelo Decreto n52.026, de 20 de maio de 1963; Considerando a necessidade de regular a expedio de certificados de radiotelegrafista e de radiotelefonista para operar estao de servio mvel martimo e mvel aeronutico; Considerando o estabelecido na Conveno Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar, concluda em Londres, a 1 de dezembro de 1974 e promulgada mediante Decreto n87.186, de 18 de maio de 1982; Considerando as disposies do Regulamento de Radiocomunicaes da Unio Internacional de Telecomunicaes-UIT, R E S O L V E: Estabelecer as seguintes condies e procedimentos para obteno de certificados de radiotelegrafista e radiotelefonista com habilitao para operar estao de servio mvel martimo e mvel aeronutico: 1 CATEGORIAS DE OPERADORES 1.1. Operador Radiotelegrafista. 1.1.1. a) b) c) d) H quatro categorias de operador radiotelegrafista:

operador de radiocomunicaes (RT/G); operador radiotelegrafista 1 classe (RT/1); operador radiotelegrafista de 2 classe (RT/2); operador radiotelegrafista especial (RT/E).

1.2. Operador Radiotelefonista. 1.2.1. H duas categorias de operador radiotelefonista: a) operador radiotelefonista geral (RF/G); b) operador radiotelefonista restrito (RF/R).

1.3. Os operadores radiotelegrafista especial (RT/E) e radiotelefonista restrito (RF/R), somente podem operar estaes no Territrio, guas e Espao Areo Nacionais. 1.4. Exige-se, para cada categoria, conhecimento das disciplinas assinaladas no seguinte quadro:

DISCIPLINA RT/G TELEGRAFIA


transmisso e recepo de mensagens 16 grupos por minuto alfanumricas codificadas na
velocidade de:

RT/1

CATEGORIA RT/2 RT/E X X

RF/G

RF/R

X X X X X X X X X X

20 grupos por minuto


transmisso e recepo 20 palavras por minuto de mensagens em linguagem usual na velocidade de:

25 palavras por minuto

Noes de legislao de radiocomunicaes Geografia geral Conhecimentos tcnicos I Conhecimentos tcnicos II Operao radiotelegrfica Operao radiotelefnica

X X X X X X

X X X X X

X X

X X X

Idioma de trabalho da Unio Internacional de Telecomunicaes-UIT (Ingls, Francs ou Espanhol)

2. CONDIES PARA HABILITAO 2.1. Podero obter o certificado de operador radiotelegrafista ou radiotelefonista os brasileiros, conforme definido na Constituio Federal, e os portugueses que tenham adquirido igualdade de direitos e obrigaes civis para com os nacionais, desde que maiores de 16 (dezesseis) anos. 2.2. A obteno do certificado de radiotelegrafista ou radiotelefonista fica condicionada aprovao do candidato em exames prestados no DENTEL, relativos s disciplinas assinaladas no subitem 1.4. 2.2.1. O certificado RT/G ser expedido exclusivamente aos formados por estabelecimentos de ensino do Ministrio da Marinha, independentemente da prestao de exames no DENTEL, mediante apresentao do certificado de concluso do curso especfico. Este mesmo critrio se aplica expedio de certificados das demais categorias aos formados pelos referidos estabelecimentos. 2.3. Os formados por estabelecimentos de ensino do Ministrio da Aeronutica ficam isentos da prestao de exames no DENTEL, sendo expedido aos mesmos o certificado RT/1, RT/2, RT/E, RF/G ou RF/R, de conformidade com a sua formao especfica, mediante a apresentao do certificado de concluso dos cursos correspondentes. 2.4. Os formados em curso profissionalizante de eletrnica ou de telecomunicaes, ministrado por estabelecimento de ensino militar ou por qualquer outro estabelecimento de ensino reconhecido pelo rgo competente, ficam isentos da prova de conhecimentos tcnicos, desde que apresentem o certificado de concluso e o histrico escolar em que conste o ensino do programa da respectiva disciplina.

2.5. Os que possurem conhecimentos de um dos idiomas de trabalho da UIT ficam isentos da respectiva prova, desde que apresentem diploma ou documento que demonstre sua capacidade de nele se expressar oralmente ou por escrito. 2.6. Os que conclurem curso de radiotelegrafia em estabelecimento militar de ensino especializado ou por escola especializada de ensino, reconhecida pelo rgo competente, ficam dispensados do exame de telegrafia, desde que apresentem certificado que comprove a habilitao em transmisso e recepo de cdigo Morse, nas velocidades requeridas. 2.7. Os operadores que comprovarem ter exercido pelo perodo de 3 anos, no mnimo, as funes de radiotelegrafista ou radiotelefonista em rgo da administrao pblica direta ou indireta podem obter, independentemente da prestao de exames no DENTEL, os certificados RT/E e RF/R, respectivamente. 2.7.1. Os operadores referidos no subitem 2.7 podem obter certificado para as demais categorias, exceto RT/G, desde que aprovados em exames complementares no DENTEL. 2.8. Iseno de outras provas aos formados por estabelecimentos de ensino, reconhecidos pelo rgo competente, pode ser concedida, desde que seja apresentado o certificado de concluso de curso e o histrico ou currculo escolar que demonstre ter sido ministrado, para a disciplina em referncia, o contedo do programa, conforme anexo a esta Instruo. 2.9. O candidato que se submeter a exame no DENTEL e no for aprovado em todas as disciplinas exigidas, far jus ao certificado de habilitao na categoria para a qual sejam exigidas as disciplinas em que obteve aprovao. 2.10. Os portadores de certificado de radiotelegrafista ou radiotelefonista expedido pelo DENTEL podem habilitar-se a uma categoria superior, ficando dispensados da realizao das provas correspondentes s disciplinas exigidas para a categoria na qual j esto habilitados. 2.11. O radiotelegrafista ou radiotelefonista que possuir certificado de habilitao expedido nos termos da legislao anterior, pode revalid-lo no DENTEL. 2.11.1. A revalidao far-se- mediante a apresentao do certificado anterior, expedindo-se novo certificado correspondente categoria de que titular.

3. PROCEDIMENTOS PARA OBTENO DO CERTIFICADO 3.1. Do pedido 3.1.1. Para requerer o certificado deve ser utilizado o formulrio DENTEL DNT 144, denominado REQUERIMENTO PARA EXPEDIO DE CERTIFICADO DE OPERADOR RADIOTELEFONISTA/RADIOTELEGRAFISTA, entregue em qualquer unidade regional do Departamento Nacional de Telecomunicaes DENTEL. 3.1.2. O candidato de nacionalidade portuguesa deve apresentar documento que comprove haver adquirido o reconhecimento da igualdade de direitos e obrigaes civis para com os nacionais. 3.1.3. O candidato que se julgar isento de alguma das provas que compem o exame deve apresentar o documento que lhe assegure tal pretenso. 3.2. Da elaborao das provas 3.2.1. As provas sero elaboradas com base em manuais compilados pelo DENTEL, sob a denominao de PUB LEG ns 11A - 11B 11C, 17, 18, 19, 20 e PUB TEC n 32. 3.2.2. O nmero de questes para cada disciplina ser o seguinte: - noes de legislao 10 - geografia geral 10 - conhecimentos tcnicos I 10 - conhecimentos tcnicos II 10 - operao radiotelegrfica 10 - operao radiotelefnica 10 - idioma 20

3.2.3. A prova de telegrafia consistir na transmisso e recepo de sinais, em cdigo Morse Universal (Alfabeto Telegrfico Internacional n2 da CCITT), de textos contendo: a) para radiotelegrafista RT/1: cem grupos alfanumricos codificados e cento e vinte e cinco palavras; b) para radiotelegrafista RT/2 ou RT/E: oitenta grupos alfanumricos codificados e cem palavras; 3.2.3.1. Para fins de elaborao da prova, os grupos alfanumricos sero sempre de cinco caracteres e igual nmero de caracteres constituir uma palavra. 3.3. Da realizao dos exames: 3.3.1. Compete s Diretorias Regionais do DENTEL a realizao dos exames. 3.3.2. As provas tero a seguinte durao: a) idioma: sessenta minutos; b) telegrafia: dez minutos para transmisso e dez minutos para recepo; c) outras disciplinas: trinta minutos para cada disciplina. 3.3.2.1. Quando aplicadas, ao mesmo tempo provas de mais de uma disciplina, a durao destas ser a soma do tempo especificado para cada disciplina. 3.4. Dos critrios de correo de provas e aprovao de candidatos: 3.4.1. Ser considerado aprovado o candidato a radiotelegrafista que acertar sessenta por cento das provas de idioma, telegrafia, operao radiotelegrfica e operao radiotelefnica e cinqenta por cento das demais provas, todas corrigidas separadamente. 3.4.1.1. A correo das provas de transmisso e recepo, inclusive as partes de mensagens codificadas e em linguagem usual, ser efetuada isoladamente. 3.4.2. Ser considerado aprovado o candidato a radiotelefonista que acertar sessenta por cento da prova de operao radiotelefnica e cinqenta por cento das demais provas. 3.4.3. A divulgao do resultado dos exames deve ser feita imediatamente aps cada prova. 3.4.4. O candidato aprovado deve entregar uma fotografia, no tamanho 3X4 cm, para constar do certificado. 3.4.5. O candidato que se julgar prejudicado na correo de uma prova, poder solicitar reviso ao Diretor Regional, no prazo de oito dias, aps a divulgao do resultado dos exames. Ser apresentada dentro de quarenta e oito horas a soluo do pedido de reviso. 3.4.6. As folhas de respostas ficaro arquivadas durante o prazo mximo de sessenta dias, a contar da divulgao do resultado do exame, aps o que podero ser destrudas. Idntico prazo ser observado para as fitas gravadas que contenham as provas de transmisso, quando, ento podero ser desgravadas. 3.5. Da suspenso ou anulao dos exames: 3.5.1. Uma prova poder ser suspensa ou anulada quando ocorrerem anormalidades durante a sua realizao. 3.5.2. Poder ser interrompido o exame e considerado reprovado o candidato desde que o examinador identifique comportamento que justifique a medida. 4. DISPOSIES GERAIS 4.1. O programa das disciplinas que constaro dos exames o constante do anexo presente Instruo. 4.2. No se inclui nas disposies desta Instruo a expedio de certificados que visem comprovar a capacidade profissional de telegrafistas e telefonistas para outras finalidades que no a operao de estaes do servio mvel martimo e mvel aeronutico. 4.3. A presente Instruo vigorar a partir da data de sua publicao, ficando revogada a Instruo n03/81DENTEL, de 30 de dezembro de 1981, publicada no Dirio Oficial da Unio de 15 de janeiro de 1982 e a Instruo n07/82-DENTEL, de 15 de julho de 1982, publicada no Dirio Oficial da Unio de 19.07.82.

ANTONIO FERNANDES NEIVA Diretor-Geral do DENTEL

PROGRAMAS DAS MATRIAS DE EXAME 1 IDIOMA (Espanhol, Ingls e Francs) a) Vocabulrio bsico e expresses idiomticas de uso corrente. b) Gramtica: regras bsicas do idioma. c) Vocabulrio especfico de radiocomunicaes de uso corrente no trfego internacional, incluindo as expresses de alarme, emergncia e socorro. 2 NOES DE LEGISLAO a) Cdigo Brasileiro de Telecomunicaes (Lei n4.117/62). b) Regulamento Geral do Cdigo Brasileiro de Telecomunicaes (Decreto n52.026/63). c) Cdigo Penal Brasileiro (Decreto-Lei n2.848/40-Art. 151). d) Regulamento de Radiocomunicaes da Unio Internacional de Telecomunicaes. e) Conveno Internacional para Salvaguarda da Vida Humana no Mar. f) Normas do Ministrio das Comunicaes e Instrues do DENTEL, relativas ao Servio Limitado, Mvel Martimo e Mvel Aeronutico. OBSERVAO: da legislao citada nas letras a, b, c, d, e, apenas os tpicos referentes as radiocomunicaes. 3 NOES GERAIS DE OPERAO RADIOTELEFNICA a) Alfabeto fontico internacional. b) Operaes preliminares. c) Chamadas de radiotelefonia d) Freqencias utilizadas. e) Resposta chamada. f) Dificuldade na recepo. g) Estabelecimento das comunicaes radiotelefnicas e transmisso de radiotelegramas. h) Durao e direo do trabalho. 4 NOES GERAIS DE OPERAO RADIOTELEGRFICA a) Procedimento geral radiotelegrfico-Operaes Preliminares. b) Chamadas em radiotelegrafia. c) Trfego Dificuldade na recepo. d) Suspenso do Trfego Final do trfego e do trabalho. e) Radiotelegramas. f) Direo do Trabalho Fim de trabalho. g) Sinais de prova e ajuste dos equipamentos. 5 GEOGRAFIA GERAL a) A Terra: movimento e estaes. Coordenadas geogrficas e fusos horrios. Orientao. b) A Lua: movimento e fases. c) Os continentes, oceanos e mares. Relevo e litoral do Brasil e dos Continentes. Movimento dos mares. d) Atmosfera, temperatura e presso. Ventos. Umidade do ar. Nuvens. Precipitaes atmosfricas. Climas. e) Hidrografia. Principais bacias hidrogrficas brasileiras quanto a navegao. f) Transportes areos: principais rotas nacionais e internacionais. g) Transportes martimos: principais rotas e portos nacionais e internacionais. h) O Sistema Nacional de Telecomunicaes: troncos, rede telefnica, telegrfica, telex e gentex. Rede Nacional de Estaes Costeiras. Comunicaes Internacionais: Sistema Intelsat e rede de cabos submarinos. Conexes de navios com a rede pblica mundial.

6 CONHECIMENTOS TCNICOS I Radiotelefonia Princpios elementares (conceituao) a) Mensagens e onda portadora; b) Espectro de freqncia. b1) Diviso do Espectro b2) Utilizao do Espectro c) Modulao (Demodulao) c1) Modulao em amplitude AM (DSB e SSB) c2) Modulao em freqncia FM d) Transmissores e Receptores d1) Transmissor e Receptor de AM Diagrama de bloco d2) Transmissor e Receptor de FM Diagrama de bloco e) Linhas de Transmisso tipos de maior emprego f) Antenas - Tipos g) Propagao - Modos

7 CONHECIMENTOS TCNICOS II 7.1. Eletricidade Geral a) Conceitos bsicos molcula e tomo. Eletricidade Esttica. Magnetismo. Diferena de potencial e corrente eltrica: resistncia e condutncia eltrica. b) Fontes primrias de corrente contnua pilha e bateria. Tipos comerciais de baterias. Instalao e manuteno. c) Circuito de corrente contnua Lei de Ohm e Lei de Joule. d) Condutores eltricos fios e cabos. Medidas e calibre. Sobrecarga e proteo: fusveis. Dados prticos de uso corrente. e) Resistores eltricos tipos, padronizao comercial, cdigo de cores. f) Eletromagnetismo campo magntico de um condutor. Bobinas. Materiais magnticos. Eletromas. g) Corrente alternada gerao. Onda senoidal: ciclo, freqncia e fase. h) Indutncia induo, auto-induo e induo mtua. Unidades. Indutores reatores, transformadores e rels. Dados prticos de uso corrente. i) Capacitncia dieltricos. Capacitores: tipos, emprego e cdigo de cores. Dados prticos de uso corrente. j) Circuitos de corrente alternada Dados de interesse prtico. k) Instrumento de medidas eltricas ampermetro, voltmetro e ohmmetro. Caractersticas e modelos correntes. l) Mquinas eltricas geradores de corrente alternada. Geradoras de corrente contnua. Motores de CC e CA. Tipos e caractersticas bsicas. 7.2. Radioeletricidade elementar a) Circuitos ressonantes circuitos ressonantes: Freqncia de ressonncia, banda passante e seletividade. b) Filtros radioeltricos funo, tipos e emprego. Filtros LC e mecnicos. c) Vlvulas eletrnicas diodo, triodo e vlvula multigrade: princpio de funcionamento, identificao e simbologia. Manual de vlvula. d) Semicondutores eltrons e lacunas. Junes tipo P e N. Polarizao. Transistor de juno. Controle de corrente, amplificao e ganho. Identificao dos terminais. Smbolos. Efeitos da temperatura, dissipadores de calor diodos, diodo zener e tiristores, testes de diodo e de transistores. Circuitos integrados. Manual de transistores. e) Osciladores LC princpios de funcionamento do oscilador tpico. f) Osciladores a cristal efeito piezoeltrico. Princpio de funcionamento de oscilador tpico. Estabilidade trmica.

g) Amplificadores princpio de funcionamento. Classe e configurao bsicas. h) Telecomunicaes mensagens, onda portadora, modulao e demodulao; canal e banda. Espectro de freqncia: diviso de espectro e emprego; UIT, MINICOM e DENTEL. i) Modulao em amplitude conceituao. DFL (DSB) e FLS (SSB). Moduladores tpicos: configurao e descrio sumria de funcionamento. j) Modulao em freqncia conceituao Circuito tpico: configurao e descrio sumria de funcionamento. k) Transmissores e receptores de AM (DSB e SSB) configurao tpica e descrio sumria de funcionamento. l) Transmissores e receptores de FM configurao tpica e descrio sumria de funcionamento. m) Linhas de transmisso conceituao. Tipos de maior emprego. n) Antenas conceituao, Tipos e caractersticas das maior emprego. o) Propagao camada ionosfrica. Rudo. Caractersticas particulares dos modos de propagao e uso na telecomunicao. 7.3 Radiogoniometria e Radionavegao a) Noes de radiogoniometria: conceituao e aplicaes prticas. b) Noes de radionavegao: conceituao. Sistema VOR. Sistema LORAN. Sistema MEGA. Sistema Satlite. Uso da Radiogoniometria para radionavegao.

You might also like