You are on page 1of 2

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS DIRETORIA DE ENSINO DISTNCIA-PUC MINAS VIRTUAL DISCIPLINA: CULTURA RELIGIOSA PROFESSOR: CAMILO

O DE LELIS O.S. RIBEIRO ALUNO: LUIZ FLAVIO LOPES DA ROCHA /425142 ATIVIDADE ABERTA !"#$%# &" '(%&"&) *+ , -C./0.1.2%" #)1%2%./": U0" )(%203$%4" /)0%./5)#"6: 17 E1"8.#) '0 $)9$. /%($:$%4. ) 4#;$%4. &)/4#)<)(&. ='"1 &)<)#%" /)# . !"!)1 &) '0" #)1%2%>. ?.@). A'"%/ ./ /)'/ 4.0!#.0%//./ ) #)/!.(/"8%1%&"&)/ 4.0 " /.4%)&"&). A religio, um fenmeno universal, inseparvel do ser humano e por esse motivo, assunto de interesse da comunidade cientifica. Isso porque a religio se prope a traduzir o significado da vida e das relaes entre os indiv duos, que esto se tornando cada vez mais dilu das. ! progresso tecnol"gico e cientifico ao contrrio do que se esperava, no faz o homem atual mais feliz, uma vez que, para conseguir usufruir dessas facilidades do mundo moderno, o homem torna#se cada vez mais individualista e no poucas vezes, capaz de comportamentos desumanos. $or isso, a religio, em qualquer estgio de evoluo da humanidade e ainda que nas suas vrias formas de interpretao, relevante no sentido de mostrar que, o relacionamento entre o homem e %eus, deveria torn#lo consciente da &revidade de sua e'ist(ncia e dessa forma a religio poderia instrumentalizar,atravs dos seus ensinamentos a possi&ilidade do conv vio social em harmonia, cooperao e respeito entre as pessoas. )o poucas vezes, o que perce&emos hodiernamente, a presena de alguns grupamentos religiosos incitando o preconceito, quando e'cluem das suas comunidades aqueles aos quais seus lideres no consideram *eleitos de %eus+ ou promovendo comportamentos puramente egoistas quando apresentam a religio como a possi&ilidade de asceno social, onde o indiv duo constantemente ensinado, ainda que ele mesmo no tenha consci(ncia disso, que a vida ,ustificada pelo ac-mulo de &ens materiais e assim,os ensinanentos mais fundamentais da religio,principalmente o que diz respeito ao amor pelo pr"'imo quase ine'istente na prtica religiosa. $or isso, no poss vel ignorar a religio como parte da vida humana, uma vez que todo o comportamento social profundamente influenciado pela religio e nesse sentido, a religio muito relevante na sua responsa&ilidade de conduzir o destino da humanidade.

27 C.(41'/>. !)//."1 B: . 0.0)($. &) <.4C /) !./%4%.("#7.

A religio talvez o melhor canal de comunicao entre os seres humanos em todas as camadas sociais, uma vez que, como diz o te'to sagrado. *%eus colocou a eternidade no corao do homem+ /clesiastes 0.11. Assim, a humanidade na sua maior parte portadora dessa *sede pelo infinito+, que no se conforma com a ideia de que a vida est limitada a essa e'istencia. 2as para que a religio possa ser eficiente e eficaz no seu o&,etivo haver a necessidade de um consenso entre o que a verdade , ou se,a, um reconhecimento de que ningum detentor da verdade a&soluta em matria de religiao e salvao. Acredito que esse dilogo, no mundo atual muito dificil, uma vez que a maioria das religies so e'clusivistas e seus interesses, esto muito distorcidos em relao ao sentido pleno da religio. A$)(D>.: - O/ %$)(/ '0 ) &.%/ <"1)0 E ) 2 !.($./ #)/!)4$%<"0)($)F - T#"8"1?./ %2'"%/ (>. /)#>. 4.(/%&)#"&./F - N>. /)#>. 4.(/%&)#"&./ $#"8"1?./ !./$"&./ 5.#" &. !#"G. B$.1)#H(4%" &) E ?.#"/7 P#.5)//.# C"0%1. &) L:1%/ , $)I1.2. D)!"#$"0)($. &) C%C(4%"/ &" R)1%2%>. , PUC M%("/ C'1$'#" R)1%2%./" , V%#$'"1 , II /)0)/$#) &) 2*12.

You might also like