You are on page 1of 11

Direito Previdencirio

- Frana, o governo pretende alterar a idade mnima para aposentadoria, o que tem gerado manifestaes de protesto e greves por todo pas... Mas como se ver, a seguridade social, tal como concebida pelos constituintes de 1988, um sistema que, baseado no princpio da solidariedade social, abarca outros segmentos e comporta outras discusses, no ficando limitado questo do benefcio da aposentadoria.

Origem e evoluo da previdncia social no Brasil

Marco Inicial

Seguridade social comea com a previdncia, nada mais do que uma cobertura ao risco social (tudo que pode atingir o ser humano que vive em sociedade) Ex.: maternidade um risco social. Ficar doente um risco social. Morte um risco social... Antes de se falar em previdncia tnhamos apenas a ajuda familiar. Decreto Legislativo n4692 de 24.01.1923 Lei Eloe ChavesOmarco se deu a partir de ento, atingindo o trabalhador.
Embora possam ser encontradas normas sobre seguridade social no Brasil nas Constituies de 1824 e 1891, no Cdigo Comercial de 1850 e em algumas leis esparsas, inclusive do perodo colonial, o marco inicial, segundo a doutrina majoritria, foi a Lei Eloy Chaves (Decreto Legislativo n. 4.862, de 24/1/23) que criou as Caixas de Aposentadoria e Penses nas empresas de estradas de ferro, assegurando aposentadoria aos seus trabalhadores e penso aos dependentes, alm de assistncia mdica e reduo no custo de medicamentos. A partir da, foram criados institutos de aposentadoria e penso por categorias profissionais (dos Martimos, em 1933; dos Comercirios e dos Bancrios, ambos em 1934; dos Industririos, em 1936; dos Servidores do Estado e dos Empregados em Transportes de Carga, estes em 1938).

Caractersticas da previdncia no Brasil Modelo Biamvqanq

Em 1926 o Decreto n 5.109 estendeu a CAPs para trabalhadores porturios e martimos.

Em 1928 o Decreto n 5.485 estendeu a CAPs para trabalhadores telgrafos e rdio telgrafos.

Em 1930 o Decreto n 19.497 estendeu a CAPs pra trabalhadores de fora, luz e bondes

CAPs organizaes por categoria em 1933.

Emenda Constitucional 1934 reconhece a forma tripartite de custeio da previdncia. A Constituio de 1934 foi a primeira a estabelecer uma forma tripartite de custeio, baseada em contribuies dos trabalhadores, dos empregadores e do Poder Pblico. J a de 1946 empregou pela primeira vez a expresso "previdncia social", buscando sistematizar as normas de mbito social, ademais de instituir a obrigao do empregador de manter seguro de acidentes de trabalho.

Criao da LOPS (lei orgnica da previdncia social)em 1960


As Caixas de Aposentadorias e Penses, que possuam cada qual regras prprias para a concesso de benefcios, tiveram seus planos padronizados pela Lei Orgnica da Previdncia Social (LOPS) Lei n. 3.807/60. Paralelamente, o Estatuto dos Funcionrios Pblicos Civis da Unio (Lei n. 1.711/52) regulou apartadamente o direito aposentadoria dos ocupantes de cargos pblicos

federais e penso a seus dependentes, o qual restou vigente at a publicao da Lei n. 8.112/90.

Com a edio do Decreto-lei n. 72, de 21/11/66, foram unificados os


diversos Institutos de Aposentadoria e Penso (IAP), surgindo assim o Instituto Nacional de Previdncia Social (INPS).

Criao de novos benefcios

- Auxilio natalidade - Auxilio funeral - Auxlio recluso.

Criao de FUNRURAL 1963, Lei 4.214 No se contribui, apenas, atravs de documento pelos sindicatos ou numerao do incra se comprava ser trabalhador rural.
Com o advento da Lei Complementar n. 11/71, que criou o Fundo de Assistncia e Previdncia do Trabalhador Rural (FUNRURAL), esta classe foi integrada previdncia social; o mesmo ocorreu com os empregados domsticos, a partir da Lei n. 5.859/72.

Em 1977 foi institudo o SIMPAS (Sistema Nacional de Previdncia e Assistncia Social) dentro do simpas temos: - INPS (Instituto Nacional da Previdncia Social, que tratava da concesso e manuteno dos benefcios. - IAPAS Instituto da administrao financeira da previdncia social cuidava da arrecadao da fiscalizao e da cobrana das contribuies previdencirias. - INAMPS Instituto Nacional de assistncia medica da previdncia social que prestava assistncia mdica. - LBA Fundao brasileira de assistncia que prestava assistncia social a populao carente

Funabem Fundao nacional do bem estar do menor executava poltica do bem estar do menor - DATA PREL Empresa de Processamento de Dados da Previdncia Social - CEME Central de Medicamentos que distribua medicamentos gratuitamente ou de baixo custo.

Em 1977, com a publicao da Lei n. 6.439, operou-se transformao estrutural no modelo previdencirio, com a instituio do Sistema Nacional de Previdncia e Assistncia Nacional (SINPAS), o qual se destinava a integrar as atividades de previdncia social, assistncia mdica, assistncia social e gesto administrativa, financeira e patrimonial, entre vrias entidades vinculadas ao Ministrio da Previdncia e Assistncia Social.

Continuao Histrico Seguridade Social 1990 Criao do INSS atravs da lei n 8029 de 1990, regulamentada pelo decreto n 99350 de 27 de junho de 1990. *1991 Leis n 8212( estudar na primeira unidade) e 8213(estudar na segunda unidade) versa de todos os benefcios previdencirios., ambos de 24 de julho de 1991. A lei Orgnica da Seguridade Social. Traz em seu bojo o sistema de custeio da seguridade. A seguridade social compreende um conjunto integrado de aes de iniciativa dos poderes pblicos e da sociedade destinado a assegurar o direito relativo a sade, previdncia social e assistncia social. 2. Sade Conceito: A sade direito de todos e dever do estado, garantida mediante polticas sociais e econmicas que visem a reduo de risco de doena e de outros agravos e ao acesso universal e igualitrios as aes servios para sua promoo proteo e recuperao. Princpios e diretrizes da sade: 1- Acesso universal e igualitrio. 2- Provimento das aes e servios mediante rede regionalizada e hierarquizada. 3- Descentralizao com direo nica em cada esfera de governo. 4- Atendimento integral com prioridade para as atividades preventivas.

5- Participao da comunidade na gesto, fiscalizao e acompanhamento das aes e servios de sade. 6- Participao da iniciativa privada na assistncia a sade em obedincia aos preceitos constitucionais. 3. Assistncia Social A assistncia social a poltica social que prov o atendimento das necessidades bsicas traduzidas em proteo famlia, maternidade, infncia, adolescncia, velhice, pessoa portadora de deficincia, s lactantes. Em resumo ela protege todas a minorias como um todo. BBC= requisito idade e renda mnima. Diretrizes: A organizao da assistncia social obedecer as seguintes diretrizes: 1- Descentralizao poltico administrativa 2- Participao da populao na formulao e controle das aes em todos os nveis. CRAS; CREAS. 4.Previdncia Social A assistncia social ser organizada sobe a forma de regime geral de carter contributivo e filiao obrigatria observados critrios que preservem o equilbrio financeiro e atuarial, e atender: 1- cobertura de eventos e doena, invalidez, morte, idade avanada. 2- proteo a maternidade, especialmente a gestante. 3- proteo ao trabalhador em situao de desemprego involuntrio. 4- Salrio famlia e auxlio recluso para os dependentes dos segurados de baixa renda. 5- penso por morte dependentes. do segurado destinada ao cnjuge ou companheiro e

*Organizao e Princpios Constitucionais da Asseguridade Social: 1- Universalidade da cobertura e do atendimento: universalidade objetiva= extenso a todos os fatos e situaes que geram as necessidades bsicas das pessoas, tais como: maternidade, velhice, doena, acidente, invalidez, recluso e morte. Universalidade Subjetiva(do atendimento)= consiste na abrangncia de todas as pessoas indistintamente. 2- Uniformidade e equivalncia dos benefcios e servios as populaesurbanas e rurais. 3- Seletividade e distributividade nas prestao dos servios e benefcios. A seletividade implica que tais prestaes sejam fornecidas apenas a quem realmente

necessitar, desde que se enquadre na situaes que a lei definir, EX: somente podero usufruir do auxilio doena os segurados que se encontrarem em situao de incapacidade temporria para o trabalho. Dio: o que realmente este princpio seleciona so os riscos sociais carecedores de proteo, uma vez selecionado o risco todas as pessoas que incorrerem na hiptese escolhida faro jus a proteo social. OBS: o chamado princpio da reserva do possvel art. 194 CF, os recursos no so ilimitados por isso cabe a administrao pblica selecionar os benefcios a serem prestados com base na relevncia dos riscos sociais. Entende por distributividade que a previdncia e assistncia social podem se valer deste princpios para distribuir renda entre a populao. 4- Irredutibilidade do valor dos benefcios: 5- Equidade na forma de participao de custeio: Quem ganha mais deve pagar mais, para que ocorra a justa participao no custeio da seguridade social, a contribuio dos empregadores recai sobre o lucro e o faturamento alm da folha de pagamento. Dio: a progressividade das alquotas de contribuio de determinados segurados e as alquotas ou base de clculos diferenciados para determinados ramos empresariais reflete claramente o princpio da equidade. 6- Diversidade da base de financiamento: 7- Carter democrtico e descentralizado da administrao mediante gesto quadripartiti, com participao dos trabalhadores, empregadores, dos aposentados e do governo. Assistncia Social ser regida por lei prpria( lei 8742/93 lei orgnica da assistncia social) ( A assistncia social, direito do cidado e dever do estado poltica de seguridade social no contributiva, que prover os mnimos sociais realizada atravs de um conjunto integrado de aes de iniciativa pblica e da sociedade para garantir o atendimento as necessidades bsicas). 1- A assistncia social possui os seguintes objetivos: A proteo famlia, a maternidade, a infncia, a adolescncia e a velhice. 2- Amparar as crianas e adolescentes carentes. 3- Promover a integrao do mercado de trabalho. 4- Habilitar e reabilitar a pessoa portadora de deficincia a promover a sua integrao na comunidade. O maior exemplo o BPC na escola. BPC o benefcio da prestao continuada regulamentada pela LOAS que concede ao idoso acima de 65 anos e a pessoa portadora de deficincia a renda de um salrio mnimo por ms.

Conceito de benefcio Assistencial:

Se entende por benefcio assistencial as prestaes continuadas de cunho pecunirio e de carter personalssimo destinado aos necessitados. No ultrapassa >EP.- R$ 70,00 ; P. R$140,00 Joo pedreiro e recebe R$724,00, maria(lar)00, jos 00, Ana00, Antnio 00, Kellyjane00, jaqueline 00. 724:7=103,42 Bsico VARIVEL Varivel EP P P 1 FILHO 70,00 Gestante criana de 32,00 0 - 15 16/17 38,00

COM O MXIMO DE 5 FILHOS.

Crimes contra a seguridade social: A ao penal de todos os crimes contra a seguridade ser promovida pelo MPF, perante a justia federal, vide Art. 109, I, da CF.

1- A Previdncia Social Brasileira:

1.1 Definies e Conceitos: A previdncia social tradicionalmente definida como seguro, de filiao compulsria para os regimes bsicos(RGPS e RPPS), alm de coletivo, contributivo, e de organizao estatal, amparando seus beneficirios contra os chamados riscos sociais. A natureza jurdica dos regimes bsicos previdencirios no contratual, e sim institucional ou estatutria, j que o estado por meio de lei impe aos beneficirios a vinculao automtica independendo da vontade do beneficirio do mesmo.

1.2 Tipos de Regime Previdencirio: a) RGPS:O Regime Geral DA PREVIDNCIA SOCIAL o mais amplo de todo o sistema previdencirio brasileiro, sendo responsvel pela proteo da grande massa de trabalhadores brasileiros. organizado pelo INSS, autarquia vinculada ao Ministrio da previdncia social. b)RPPS: Os Regimes Prprios da Previdncia so mantidos pela unio, pelos estados e por alguns municpios em favor de seus servidores pblicos e militares. Nesses entes federativo, os servidores ocupantes de cargos pblicos efetivos, no so vinculados ao RGPS, mas sim ao RPPS, desde que existentes. A organizao dos RPPS deve seguir as regras gerais da lei n: 9717/98, com as alteraes da MP n 2187/01 e da lei n 10887/04, havendo regulamentao administrativa pelas portarias MPS n 402/08

e 403/08. O RPPS dos militares segue as diretrizes da lei n 6880/80, com as alteraes 10416/02 e a MP n: 2215-10/2001. c)Regime Complementar: O regime complementar possui carter facultativo, j que o seu ingresso voluntrio, e autnomo, pois a obteno do benefcio complementar independe da concesso da prestao pelos regimes bsicos. O regime complementar a o RGPS tem natureza privada e regulado pela lei complementar n 108 e 109 ambas de 2001. J o regime complementar dos servidores pblicos regulado pelo Art. 4014,15,16, da CF.

Regimes Bsicos: RGPS, RPPS. Regimes Complementares(no compulsrio): Privado:(art. 202,cf), aberto: pode entrar todo mundo, aposentadoria bancria; fechado: Petrobras, BB, pblico(art. 40,14, 15, 16, CF) Dio: O sistema previdencirio deve ser auto-sustentvel, isto deve financiarse a partir das contribuies de seus beneficirios evitando-se uma dependncia indevida de recursos estatais, o que naturalmente poderia comprometer o sistema protetivo. Infelizmente no esta a realidade do sistema brasileiro, o qual foi irresponsvel na administrao das reservas do passado e, com frequencia concedia benefcios sem previso de custeio especfico. Dio: A contributividade a caracterstica elementar bsicos como ao regime complementar. Consideraes sobre RPPS: 1. Para criao do Regime necessrio verificar questes de natureza: Atuarial, jurdica, contvel e investimentos. 2. Dados de 2008 sobre RPPS: Brasil: 27 estados, 5.562 municpios(1980 possuem RPPS) 3. Benefcios 3.1 Para o Servidor: Aposentadoria por invalidez; aposentadoria por idade; aposentadoria por tempo de contribuio; auxlio doena; salrio famlia; salrio maternidade 3.2 Para os Dependentes. penso por morte; auxlio recluso. tantos aos regimes

Financiamento da Seguridade Social: Financiamento da seguridade social:{ Recolhimento de contribuies sociais; recursos provenientes de oramento da Unio, estados, DF e municpios.}

Contribuies sociais destinadasa asseguridade social so as seguintes: I- Contribuio das empresas, incidentes sobre a remunerao paga devida ou creditada aos segurados e demais pessoas fsicas a seu servio mesmo sem vinculo empregatcio; II- As contribuies dos empregadores domsticos, incidentes sobre o salrio de contribuio dos empregados domestico a seu servio; III- Contribuio dos trabalhadores incidentes sobre seu salrio de contribuio; IV- Contribuio das associaes desportivas que mantm equipe de futebol profissional, incidentes sobre a receita bruta decorrente dos espetculos desportivos de que participem em todo territrio nacional em qualquer modalidade desportiva, inclusive jogos internacionais e de qualquer forma de patrocnio, licenciamento de uso e marcas e smbolos, publicidade propaganda e transmisso de espetculos desportivos; V- Contribuies incidentes sobre a receita bruta proveniente da comercializao da produo rural; VI- Contribuio das empresas incidentes sobre a receita ou faturamento e lucro; VII- As incidentes sobre a receita de concurso de prognstico; VIII- contribuio do importador de bens ou servios do exterior ou de quem a lei a ele equiparar. Dio: 1-5 So contribuies exclusivamente previdncirias. Ou seja, seus recursos s podem ser utilizados pela previdencia. As contribuies 6 7 e 8 so contribuies que podem ser destinadas para a asseguridade social como um todo para a sade, assitncia e previdencia.

Natureza Jurdica das contribuies sociais: As contribuies sociais possuem natureza tributria e pertencem a espcie tributria denominada contribuies especiais. Contribuio do empregado, empregado domestico e trabalhador avulso, todos esses trs tero a mesma regra de contribuio social. As alquotas de contribuio destes segurados so progressivas, ou seja, quanto maior o salrio de contribuio maior ser a alquota. Alquota do salrio de contribuio do empregado RGPS 8,9,11% alterado todos o anos no ms de janeiro. Hoje quem ganha 1.317,07> 8%; 1317,08-2.195,12 >9; 2195,134390,24>11. Contribuies sociais dos segurados especiais: O segurado especial a exceo dos casos onde a base de clculo da contribuio feita em cima o salrio de contribuio. A base de clculo do segurado especial( se entende por segurado especial trabalhador rural, produtor rural, pescador artesanal) a receita bruta da comercializao da sua produo rural esta base de clculo diferenciada ampara-se no 8 do Art. 195 da CF. Obs: caso o salrio de contribuio ultrapasse 4390,24 teto determinado para 2014 a alquota continuara de 11% e mesmo que o empregado ganhe mais ele s contribuir at o teto que 4390,24 , porm a empresa ou empregador domstico que tenha o empregado nesta situao contribuir em cima do salrio de contribuio e no em cima do teto.

LEI 8.213/91 Tipos de Segurados Obrigatrios: 1- Empregado: 2- Empregado Domstico: 3- Contribuinte individual:

4- Trabalhador Avulso: 5- Segurado Especial:

1- Segurado Facultativo

Dependentes da Previdncia Social Existem 3 classes de Dependentes: A) Cnjuge, companheiro(a) e filhos menores de 21 anos ou invlidos, desde que no tenham se emancipado; B) Pais; C) Irmos no emancipados, menores de 21 anos ou invlidos;

2) Quem precisa comprovar dependncia econmica? 1) Enteado, adotado, concubina??? Preciso comprovar dependncia econmica. 3) Irmos no emancipados, menor de 21 anos ou invlido.

Salrio de Contribuio. Art.28- 8212/91

Tabela Simplificada de Contribuies Previdencirias Alquota Empregado 8% Base Calclo Responsabilidade Prazo de pagamento Empresa Empregado e T. Avulso At dia 20 do ms subsequente empregado domestico Empregador, Empregado empres domstico domestico At dia 15 do ms subsequente Equiparado O prprio At o dia 15 contribuinte do ms subsequente

Empregado Domstico

9% ou

Sal. Contribuio

Trabalhador 11% avulso 2- Contribuinte 20% Indiviual(Regra)

Sal. Contribuio

3Segurado 2,1% Especial 4Segurado 20% Facultativo(regra)

Receita do Os Adquirentes produto da comercializao Salrio O prprio Contribuio segurado

At o dia 20 do ms subsequente At o dia 15 do ms subsequente

Salrio Contribuio: hora-extra, periculosidade, insalubridade, adicional noturno. Smulas: 310 STJ; 67 TNU- EST NEM NEGOCIAO NA PREVIDNCIA; AGU 60.

You might also like