You are on page 1of 3

Correo de redao

Ftima Pereira www.textoemmovimento.blogspot.com.br

Um dos grandes questionamentos que tenho recebido por email sobre a correo da redao. Sinceramente no um tema fcil, pois no h receitas infalveis. O professor, com tantos afa eres nem sempre consegue corrigir tudo como gostaria, e vai descobrindo, com o tempo e a e!peri"ncia, como dar conta de parte relevante do ensino de portugu"s, pois os alunos devem ser leitores aut#nomos e escritores eficientes, pois ter o domnio da linguagem verbal imprescindvel para as prticas sociais. $ara escrever, primeiramente o aluno precisa cultivar o hbito de ler, interpretando e construindo conhecimentos, elaborando novas cria%es numa perspectiva crtica a partir do seu conhecimento de mundo. &esse conte!to, antes de produ ir um determinado te!to, importante que o aluno entre em contato com diversos e!emplares de um g"nero, e!trados de diferentes fontes e suportes. &esse aspecto, conhecer bem os diversos g"neros, ser capa de plane'ar o te!to, verificar se o te!to atendeu ( proposta, fa er a reviso, a refaco, so etapas importantes para a construo da escrita. )o propor o trabalho de produo te!tual, o professor primeiramente precisa definir seu ob'etivo. *eve fornecer ao aluno informa%es claras sobre a proposta, o tema, o g"nero e outras que achar relevante para o bom desempenho da tarefa. +ambm interessante que primeiramente faam um rascunho, assim o professor pode intervir durante a elaborao e s, depois fa er a produo que ser corrigida, e se ainda for preciso, a reescrita. Tipos de correo Indicativa: o professor apenas marca -'unto ( margem. os erros, palavras, frases ou perodos que apresentem problemas, no fa endo interfer"ncias no te!to do aluno. /esolutiva: consiste em corrigir os erros, reescrever palavras e0ou perodos inteiros na tentativa de compreender a inteno do aluno, o professor corrige os problemas fornecendo ao aluno o te!to correto.

Classificatria: o professor combina previamente com os alunos alguns c,digos que sero utili ados na correo dos te!tos, a qual ser feita pelo pr,prio aluno seguindo as indica%es oferecidas pelo professor. )lguns professores preferem fa er um trabalho de reescrita coletiva na lousa assim discutem oralmente, com todos os alunos da classe, um ou mais te!tos selecionados. 1embrando que 2um texto no simplesmente uma sequncia de frases isoladas, mas uma unidade lingustica com propriedades estruturais especficas -3O45, 6787, p. 66., a anlise da produo deve ir muito alm das quest%es gramaticais e ortogrficas. spectos a serem avaliados 9aseada na minha e!peri"ncia em oficinas de redao e orienta%es de sistemas oficiais de avaliao, uso os seguintes aspectos para corrigir a redao:; 6. $roposta +ema e <"nero O te!to atende a proposta= 4onseguiu desenvolver o tema= )tendeu ao g"nero proposto=:: >. )spectos lingusticos -4oeso e coer"ncia. ?ariedade de ideias -o te!to est bem estruturado ou h redund@ncia=.. ?ariedade vocabular -h rique a de vocabulrio ou apresenta repeti%es de palavras=.. Ancadeamento de ideias -apresenta introduo, desenvolvimento e concluso=.. 4onstruo de frases claras e completas= Usou elementos de coeso= B. )spectos gramaticais Usou corretamente a concord@ncia verbal e nominal= Ampregou adequadamente os sinais de pontuao= Usou corretamente o tempo e0ou modo verbal= Ce uso correto de pronomes= )s palavras esto grafadas corretamente= Uso adequado de letras maiDsculas em incio de frases, pargrafos e nomes pr,prios= ) linguagem est adequada a uma situao de produo escrita= E. )presentao O ttulo est centrali ado, h relao entre o ttulo e o conteDdo= ) letra est legvel= ) paragrafao est adequada= /espeita as margens da folha=O te!to no apresenta rasuras ou borr%es=

: lguns g!neros ou propostas podem ter outros aspectos "ue devem ser considerados. ## Pre$iro no atribuir notas% mas usar os conceitos& 'nsu$iciente% (egular% )om e *xcelente.

/efer"ncias <A/)1*F, Goo HanderleI. O te!to na sala de aula. > ed. 4ascavel, )SSOAS+A,678E. 3O45, Fngedore <. ?illaa. ) coeso te!tual. So $aulo; 4onte!to, 6787. $A/AF/), Ctima. Os g"neros em sala de aula J uma estratgia eficiente para desenvolver comportamentos KleitoresK e KescritoresK. >L66. Monografia /UFN, Aliana Maria Severino *onaio. 4omo se corrige redao na escola. 4ampinas, S$; Mercado de 1etras, >LL6.

You might also like