You are on page 1of 14

ARCO E FLECHA

COMO ATIRAR COM UMA FLECHA No passado, o tiro com arco foi usado para a caa e combate. Nos tempos modernos, ele tornou-se um esporte de preciso, com o objetivo de disparar uma flecha em um alvo imvel distante, e, em 1972, aps vrias tentativas, este esporte voltou a ser parte dos Jogos Olmpicos, permanecendo popular desde ento. Seja o seu interesse voltado para competies de tiro com arco, tiro de preciso para a realizao pessoal ou para qualquer outro fim esportivo, usar um arco e flecha pode ser um passatempo muito gratificante. Leia este guia e, com a tcnica correta, voc vai acertar na mosca mais cedo do que imagina!

Passos

1. 1
Determine qual o seu olho dominante. Como voc provavelmente pode adivinhar, o seu olho dominante mais preciso em mirar o alvo e julgar distncias. No uso do arco e flecha, a dominncia dos olhos mais

importante do que a dominncia da mo.

2. 2
Use equipamento que corresponda ao seu olho dominante. A maioria dos equipamentos de tiro com arco rotulado como "destro" ou "canhoto" (referindo-se mo que puxa a corda), provavelmente porque, para a maioria das pessoas, o olho dominante o mesmo lado que a mo dominante. ( mais comum encontrar pessoas com olho direito dominante, assim como encontrar destros.) No entanto, se o seu olho e a mo dominantes forem opostos, voc deve considerar a compra de equipamentos para o seu lado fraco. Isso ir garantir que voc seja capaz de usar o seu olho dominante para mirar o alvo.

Olho direito dominante: use um arco destro, segure o arco com a mo esquerda, e puxe a corda para trs com a mo direita.

Olho esquerdo dominante: use um arco canhoto, segure o arco com a mo direita e puxe a corda para trs com a mo esquerda.

3
Compre o equipamento adequado. Algumas peas de equipamento so essenciais para assegurar uma experincia segura e agradvel ao praticar tiro com arco. Os seguintes itens so recomendados:

Use um protetor de brao (tambm chamado de braadeira) no brao que segura o arco para evitar ele seja atingido pela corda do arco. No usar uma braceira far com que o seu antebrao fique esfolado aps manusear o arco com frequncia.

Voc tambm pode usar um protetor de peito, especialmente se voc for uma mulher, para proteger o peito de queimadura causada pela corda, assim como evitar que as roupas atrapalhem os movimentos. Este protetor normalmente feito de material plstico flexvel.

Obtenha uma dedeira. Esta uma proteo feita de um pequeno pedao de couro ou tecido pesado para proteger os dedos ao soltar a flecha.

Uma pulseira (sling) pode ser usada para dar mais firmeza a sua mo no momento em que a flecha lanada, e tambm serve para manter a mo junto ao arco, o que permite que o arco se mova livremente durante a largada.

Uma aljava usada nas costas ou em volta da sua cintura, e onde as flechas so colocadas.

4
Posicione-se corretamente para lanar a flecha. Seu corpo deve ficar perpendicular ao alvo e a linha de tiro, o que significa que, se voc desenhou uma linha imaginria entre voc o alvo, esta linha deve passar entre as suas pernas. Se o seu olho dominante for o direito, segure o arco com a mo esquerda, vire o seu ombro esquerdo para o alvo, e segure a flecha e a corda com a mo direita. Se o seu olho dominante for o esquerdo, faa o contrrio.

Afaste ligeiramente os ps, de modo que seus dois ps formem uma linha reta apontando para o alvo. Quanto a sua postura, mantenha-se reto(a) e relaxado(a). Voc deve ter uma postura confortvel, porm, firme. A posio correta o arqueiro formar um "T" com o tronco e os ombros. Os msculos das costas so usados para puxar a flecha at o ponto de ancoragem.

5
Posicione a flecha. Aponte o arco para o cho e encaixe a haste da flecha na rabeira (nock) da corda. Prenda a parte posterior da flecha corda do arco com o nock - o pequeno componente de plstico com um sulco que tem como finalidade prender a flecha corda. Se a flecha tiver trs palhetas, ou penas, oriente-a de forma que uma nica palheta aponte para fora do arco. Coloque a flecha debaixo do ponto nock, ou entre, se houver dois localizadores de nock. Se voc nunca tiver feito isso antes, seria bom

pedir algum mais experiente para mostrar-lhe como fazer.

6
Use trs dedos para segurar a flecha, levemente, na corda. A maneira mais comum ter o dedo indicador mantido acima da flecha e os dedos mdio e anelar abaixo. Isso chamado de puxada mediterrnea, , atualmente, a posio mais popular. Na tradio oriental, o arco seguro com o polegar, que muitas vezes protegido com um anel de metal ou de osso. Outro tipo de puxada usada com todos os trs dedos posicionados

abaixo da flecha, este estilo traz a flecha para mais perto do rosto.

7
Levante e posicione o seu arco. Isso geralmente feito em um movimento fluido e com a prtica, voc ter perfeito controle dos seus movimentos, o que ir lhe permitir concentrar-se totalmente no alvo sem se distrair, nem mesmo pelo cansao. Sempre que segurar o arco, faa-o da forma mais relaxada possvel, sem pressionar o tubo de subida.

Mantenha o brao que segura o arco em direo ao alvo. O interior do seu cotovelo deve ficar paralelo ao cho e o arco deve sempre ficar na posio vertical. Voc deve ser capaz de olhar diretamente para a coluna da flecha.

Leve a mo que segura a corda em direo a sua face para o "ponto de ancoragem". A ncora localiza-se, geralmente, em algum ponto prximo ao queixo, bochecha, orelha ou canto da boca. Uma vez que este se torna o seu ponto de referncia, ele deve ser mantido a cada tiro. Tome cuidado para no relaxar demais ou continuar a puxar a flecha aps ter alcanado o

ponto de ancoragem, ou voc corre o risco de lanar mal a flecha ou perder a fora da puxada.

8
Aponte. Escolha entre tiro instintivo ou tiro com ala de mira.

O tiro instintivo a coordenao entre os olhos e o brao do arco, permitindo que a sua experincia e subconsciente orientem o seu movimento. Isto requer muita concentrao e prtica. Concentre-se em nada mais do que o centro do alvo.

Atirar com ala de mira envolve o ajuste de pinos nas laterais de um arco composto ou arco recurvo, definidos para distncias diferentes. Esta maneira muito mais fcil de aprender, e, portanto, a melhor para um

arqueiro inexperiente.

9
Atire a flecha, relaxando os dedos da mo que seguram a corda. Embora isso possa parecer simples, a maneira como voc solta os dedos da corda pode ter um impacto no voo da flecha. O objetivo fazer com que o lanamento seja o melhor possvel, e para um novato em tal esporte, isso vai levar tempo. Os problemas que voc pode encontrar ao liberar o arco incluem vacilar, balanar ou antecipar o tiro imprecisamente. Qualquer coisa que desviar a corda da maneira como voc retira os seus

dedos pode alterar o curso da flecha.

10
Uma vez que a flecha tenha sido lanada, mova sua mo para trs e termine a rotao do ombro. Mantenha a mo que segura o arco em

posio at que a flecha atinja o alvo. Observe o voo da sua flecha.

11
Lance as outras flechas. O total geralmente composto de seis flechas. Repetir aprender - com a prtica, voc vai melhorar. Parte do aprendizado em atirar uma flecha com preciso est em aprender bem a sequncia descrita acima, to bem que, os movimentos passem a ser fluidos sem que voc se distraia tentando lembrar-se de cada movimento distinto. No incio ser difcil, mas vai se tornar mais natural e confortvel medida que voc

for repetindo todos os passos.

12
Marque os pontos no alvo, se desejar. H dez anis uniformemente espaados em um alvo padro da FITA (Federao Internacional de Tiro com Arco). Os dois crculos interiores amarelos valem 10 pontos. Em seguida, o valor decresce em 1 ponto medida que os crculos se afastam do centro do alvo. Se a flecha atingir a linha de um crculo, o ponto atribudo o mais elevado. Naturalmente, o objetivo atirar flechas o mais prximo possvel do centro do alvo.

Diferentes disciplinas (tiro com arco no campo, tiro com arco caa, tiro com arco Beursault, etc) so reconhecidas pela FITA em relao a distncia, nmero de flechas, tipo de alvos e equipamentos; essas variaes devem ser tomadas em conta na marcao de pontos. Pode tambm haver limites de tempo, como acontece nos Jogos Olmpicos.

Dicas

Um arqueiro deve prestar ateno para no encurvar ou balanar o seu corpo, pois isto pode indicar problemas com a forma (tcnica). medida que um arqueiro progride para um nvel mais avanado, uma "postura aberta" comea a ser desenvolvida. Cada arqueiro tem uma preferncia pessoal, no entanto, na maioria das vezes, este termo indica que o p mais afastado da linha de tiro ficar a uma altura entre 15 a 30 cm acima do p dianteiro, sobre o solo. Aljavas so teis e so utilizadas com frequncia. Elas podem ser um suporte de metal para fincar no cho ou um recipiente cilndrico para pendurar no cinto. Gire o seu brao para dentro a fim de evitar bater no seu antebrao com a corda do arco. Isto alm de ser uma posio mais estvel, tambm mantm o interior do seu antebrao, convenientemente, longe do alcance das cordas. Se voc um novato(a), voc pode querer fazer flexes ou outros exerccios de fortalecimento do brao antes de comear. Isso vai ajud-lo(a) a segurar o arco, evitando que os seus braos vacilem no momento de mirar o alvo.

Avisos

Aponte o arco sempre para o alvo ou para o cho. Ao disparar, certifique-se de que nenhum animal ou ser humano se encontre entre o arco e o alvo (rea frente da linha de tiro). Tenha cautela em todos os momentos. Use um protetor de brao quando voc usar um arco para evitar arranhes ou cortes no brao. A maioria dos protetores cobre a rea do pulso ao cotovelo, porm, dependendo do estilo do arqueiro, pode ser necessrio que a proteo se estenda at a parte superior do brao. No se preocupe se no incio a proteo incomodar um pouco, isto normal com os arqueiros iniciantes.

No puxe e solte a corda sem flecha. "Tiro seco" causa microfissuras no arco, pois ele reabsorve a fora do tiro.

Materiais Necessrios

Flechas Arco Braadeira Protetor de peito (opcional) Dedeira (opcional) Aljava (opcional) Alvo Local para treinar

You might also like