You are on page 1of 2

SENAI Antonio Ermrio de Moraes

Curso Tcnico em Eletroeletrnica

Turma: __________ ___ semestre de 201____

1 Lista de Exerccios CLP

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9.

Quando surgiu o CLP? Que problema o CLP pretendia resolver inicialmente? Defina sensores, controladores e atuadores. Cite as vantagens e desvantagens do CLP com relao a outros sistemas de controle. Quais so os componentes essenciais da arquitetura do CLP? O que ciclo de varredura? O que tempo de varredura? Quais os modos de operao de um CLP? Por que mais fcil alterar a lgica de funcionamento de um processo utilizando CLP? O que um mdulo de entrada digital?

10. Qual a funo de um mdulo de sada digital? 11. Qual a diferena entre um rel programvel e um CLP? 12. Descreva o funcionamento das bobinas de SET e RESET. 13. Ilustre o diagrama ladder, onde pulsado a entrada I1 a sada Q1 acionada e assim permanece at que uma entrada I2 seja pulsada. 14. Ilustre o diagrama ladder, onde uma sada Q1 s acionada quando as entradas I1 e I2 forem pulsadas ao mesmo tempo, aps o acionamento a sada Q1 permanece ativa at que a entrada I3 seja pulsada. 15. Ilustre o diagrama ladder, onde a sada Q1 pode ser acionada quando a entrada I1 for pulsada ou quando a entrada I2 for pulsada. Uma vez acionada, a sada Q1 assim permanecer at que a entrada I3 seja pulsada. 16. Ilustre um diagrama ladder, onde a sada Q1 acionada somente quando a entrada I1 apresentar estado contrrio a entrada I2, ou seja, I1 acionado e I2 desacionado ou I1 desacionado e I2 acionado. Uma vez acionada, a sada Q1 assim permanecer at que a entrada I3 seja pulsada. 17. Ilustre um diagrama ladder, onde a sada Q1 acionada somente quando as entradas I1 e I2 apresentarem mesmo estado, ou seja, ligadas ou desligadas. Uma vez acionada, a sada Q1 assim permanecer at que a entrada I3 seja pulsada.

Prof Flvio Casimiro Nascimento

SENAI Antonio Ermrio de Moraes

Curso Tcnico em Eletroeletrnica

Turma: __________ ___ semestre de 201____

1 Lista de Exerccios CLP

18. Abaixo apresentado o diagrama funcional de um rel programvel, cuja alimentao 24VDC, o rel composto de 8 entradas digitais, 4 sadas digitais, possui (ECR) interface de comunicao para visualizao e programao (display e botes pulsados). Este rel foi utilizado para controlar um atuador de dupla ao, atravs de dois botes pulsadores (S0 e S1) conectados as entradas I1 e I2, respectivamente, e dois sensores fins de curso (x0 e x1) conectados s entradas I3 e I4, respectivamente. As sadas Q1 e Q2 foram utilizadas para o acionamento da vlvula 5/3 vias de duplo solenide e centro fechado (NF). Ilustre as conexes fsicas a serem realizadas nos bornes do rel.

Circuito Pneumtico

Prof Flvio Casimiro Nascimento

You might also like