You are on page 1of 9

ATIVIDADES PRTICAS SUPERVISIONADAS

1 Srie Eletricidade e Eletrnica

Cincia da Computao

A atividade prtica supervisionada (ATPS) um procedimento metodolgico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de etapas programadas e supervisionadas e que tem por objetivos: Favorecer a aprendizagem. Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. Promover o estudo, a convivncia e o trabalho em grupo. Desenvolver os estudos independentes, sistemticos e o autoaprendizado. Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem. Auxiliar no desenvolvimento das competncias requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduao. Promover a aplicao da teoria e conceitos para a soluo de problemas prticos relativos profisso. Direcionar o estudante para a busca do raciocnio crtico e a emancipao intelectual. Para atingir estes objetivos a ATPS prope um desafio e indica os passos a serem percorridos ao longo do semestre para a sua soluo. A sua participao nesta proposta essencial para que adquira as competncias e habilidades requeridas na sua atuao profissional. Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

AUTORIA: Eberval Oliveira Castro


Faculdade Anhanguera de Jundia

Cincia da Computao - 1 Srie - Eletricidade e Eletrnica

Pg. 2 de 9

COMPETNCIAS E HABILIDADES
Ao concluir as etapas propostas neste desafio, voc ter desenvolvido as competncias e habilidades que constam, nas Diretrizes Curriculares Nacionais, descritas a seguir. Desenvolver viso sistmica e holstica da rea. Conhecer os aspectos tericos, cientficos e tecnolgicos relacionados computao. Identificar, analisar, documentar e solucionar problemas e necessidades passveis de soluo via computao. Desenvolvimento de pesquisa cientfica e tecnolgica.

Produo Acadmica

Relatrio 1 Campo, Potencial e Diferena de Potencial. Relatrio 2 Anlise e Simulao de Circuitos Eltricos. Relatrio 3 Modelagem e Projeto do Circuito Gerador de RESET. Relatrio Final Circuito Reset e Regulador de Tenso Transistorizado.

Participao
Para a elaborao desta atividade, os alunos devero previamente organizar-se em equipes e entregar seus nomes, RAs e e-mails ao professor da disciplina. Essas equipes sero mantidas durante todas as etapas.

Padronizao
O material escrito solicitado nesta atividade deve ser produzido de acordo com as normas da ABNT1, com o seguinte padro: em papel branco, formato A4; com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm; fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta; espaamento de 1,5 entre linhas; se houver citaes com mais de trs linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4cm da margem esquerda e espaamento simples entre linhas; com capa, contendo: nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina; nome e RA de cada participante; ttulo da atividade; nome do professor da disciplina; cidade e data da entrega, apresentao ou publicao.

Consultar o Manual para Elaborao de Trabalhos Acadmicos. Unianhanguera. <http://www.unianhanguera.edu.br/anhanguera/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>.

Disponvel

em:

Eberval Oliveira Castro

Cincia da Computao - 1 Srie - Eletricidade e Eletrnica

Pg. 3 de 9

DESAFIO
Pode-se definir Eletricidade como sendo o ramo da cincia que estuda os fenmenos decorrentes da presena e do fluxo de carga eltrica2, estando amplamente presente na vida dos seres humanos desde eventos da natureza como descargas atmosfricas e auroras austrais e boreais, bem como tecnologias que usam tais fenmenos como as telecomunicaes, o sistema de gerao e distribuio eltrica e os inmeros equipamentos usados em nosso cotidiano cujo funcionamento baseado na eletricidade. A Eletrnica, por sua vez, o ramo da cincia e tecnologia que estuda o controle do movimento dos eltrons em diferentes tipos de meios. O seu estudo propiciou o surgimento de diversas tecnologias no ltimo sculo e ela a base para muitos outros ramos da cincia contempornea. A eletricidade e a eletrnica transformaram profundamente a forma de interagirmos, permitindo o surgimento dos computadores pessoais e dos sistemas de telefonia em grande escala, o que inclui a telefonia celular, alm de possuir um papel muito importante em diversas reas da indstria. Computao digital, telecomunicaes, automao e controle de processos industriais so apenas alguns exemplos de reas cujo surgimento se deu por meio do desenvolvimento dos estudos em eletricidade e eletrnica.

Figura 1: Rob operando em processo de fundio. (FONTE: http://commons.wikimedia.org/wiki/File: Automation_of_foundry_with_robot.jpg). Acesso em: 26 abr. 2013.

A figura 1 apresentada mostra um rob operando em uma fundio. O controle dinmico deste rob um exemplo de aplicao industrial da eletrnica moderna. Uma das aplicaes mais comuns da eletrnica a converso de energia de corrente alternada, da rede eltrica, para eletricidade em corrente contnua capaz de alimentar os componentes e circuitos eletrnicos.

GUSSOW, Milton. Eletricidade bsica. 2 ed. So Paulo: Makron Books, 2008.

Eberval Oliveira Castro

Cincia da Computao - 1 Srie - Eletricidade e Eletrnica

Pg. 4 de 9

Objetivo do Desafio
Projetar, simular e construir um circuito de Reset bem como um regulador de tenso transistorizado para estabilizar a tenso advinda de um retificador a fim de alimentar um sistema computacional. Toda documentao dever ser organizada em relatrios para serem entregues ao professor da disciplina.

ETAPA 1 (tempo para realizao: 5 horas)


Aula-tema: Campo, Potencial e Diferena de Potencial. Corrente Eltrica. Esta atividade importante para que voc possa adquirir os conhecimentos bsicos necessrios para o desenvolvimento do desafio proposto. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Equipe) Fazer uma pesquisa no livro texto (BOYLESTAD, Robert L. Introduo Anlise de Circuitos. 10 ed. So Paulo: Pearson, 2006) e em outros livros complementares sobre o tema Fundamentos da Eletrosttica, elaborando um resumo com, no mximo, duas pginas. Sugesto de pesquisa: TIPLER, Paul A. Fsica para cientistas e engenheiros. 4 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2000. Passo 2 (Equipe) Tomar como base a pesquisa anterior, responder as seguintes perguntas apresentadas a seguir e incluir no resumo: 1. De que se constituem as cargas eltricas? 2. Sobre o que trata a Lei de Coulomb? D um exemplo para ilustrar sua resposta. 3. O que Campo Eltrico? Como ele pode ser gerado? 4. O que Potencial Eltrico? 5. Pode-se dizer que DDP (Diferena de Potencial) o mesmo que Tenso Eltrica? Passo 3 (Equipe) Supor que duas cargas pontuais Q1 = 1,5 uC e Q2 = -3,6 uC, esto localizadas em ambiente de vcuo, respectivamente em (2,4) e (0,2). Responder qual seria a intensidade da fora devido a estas duas cargas atuando sobre um eltron localizado em (1,3)? Anotar todos os passos para a soluo deste problema. Passo 4 (Equipe) Formatar todo material gerado nesta Etapa segundo as normas no item Padronizao e compor o Relatrio Parcial 1 Campo, Potencial e Diferena de Potencial, que ser entregue conforme planejamento de seu professor. No se esquecer de citar todas as fonte de pesquisa e referenci-las no texto.
Eberval Oliveira Castro

Cincia da Computao - 1 Srie - Eletricidade e Eletrnica

Pg. 5 de 9

ETAPA 2 (tempo para realizao: 5 horas)


Aula-tema: Componentes Eltricos Bsicos: Capacitor, Resistor e Indutor. Esta atividade importante para que voc aprenda a simular circuitos eltricos usando ferramenta computacional e possa usar esta habilidade no desenvolvimento do desafio. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Equipe) 1. Supor que em um sistema computacional necessria uma tenso de referncia de 7,5V para uma aplicao de interface. Considerando o circuito divisor de tenso a seguir, calcular a relao entre R1 e R2 capaz de gerar a tenso necessria. Anotar os resultados obtidos. Obs.: Para efeitos de projeto, considerar que a corrente no ramo da tenso de referncia (REF) desprezvel.

Figura 2 Divisor de tenso. (Fonte: elaborada pelo autor)

2. Encontrar e anotar o valor da corrente no ramo central (resistor de 4 ohms) do circuito a seguir.

Figura 3 Circuito com duas fontes de tenso. (Fonte: elaborada pelo autor)

Eberval Oliveira Castro

Cincia da Computao - 1 Srie - Eletricidade e Eletrnica

Pg. 6 de 9

Passo 2 (Equipe) Realizar a simulao dos circuitos das Figuras 2 e 3 usando um software disponvel no laboratrio da sua faculdade e anotar os resultados. Em caso de dvidas, pedir orientao ao seu professor. Sugesto A referncia abaixo contm um tutorial para o software de simulao Circuit Maker, verso para estudantes, que pode ser adquirido gratuitamente por meio da Internet: CASTRO, E.O. Introduo ao uso do simulador de circuitos CircuitMaker Student 6.2c para o apoio no ensino-aprendizado de Eletricidade e Eletrnica. Disponvel em: <http://tyni.cc/artigo-circuit-maker>. Disponvel tambm em: <https://docs.google.com/a/anhanguera.com/file/d/0B6lEwJAJrF67N2NmNTZkM zUtNWQxYS00YjMyLWEyYjUtZmM1ZWE4NmU0YjRk/edit?authkey=CJTclaIM>. Acessos em: 25 abr. 2013. Passo 3 (Equipe) Responder s questes abaixo: 1. Explicar a Primeira Lei de Ohm. 2. Explicar a Segunda Lei de Ohm. 3. Explicar a tcnica de anlise de circuitos por divisor de tenso. 4. Explicar a tcnica de anlise de circuito por superposio. 5. Como se d a transformao de fontes nos circuitos usando os teoremas de Thvenin e de Norton? Exemplificar. 6. Qual tcnica seria usada pela sua equipe na anlise do circuito da figura 3? Explicar. Passo 4 (Equipe) Escrever um relatrio denominado Relatrio Parcial 2 Anlise e Simulao de Circuitos Eltricos. O documento deve conter os clculos realizados na anlise do circuito da Figura 2, os resultados da simulao e as respostas s questes anteriores. Formatar o relatrio segundo as normas do item Padronizao e entregar ao professor da disciplina conforme planejamento realizado por ele.

ETAPA 3 (tempo para realizao: 5 horas)


Aula-tema: Carga e Descarga de um Capacitor - Circuito RC. Circuito RC. Esta atividade importante para que voc projete e um circuito de Reset RC para um sistema computacional. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

Eberval Oliveira Castro

Cincia da Computao - 1 Srie - Eletricidade e Eletrnica

Pg. 7 de 9

PASSOS
Passo 1 (Equipe) Considerar o circuito da Figura 2 como arquitetura inicial para o gerador de sinal de RESET, em que a tenso no capacitor de 0V todas as vezes que o circuito ligado e que, com o passar do tempo, a tenso aumenta tendendo a +5V (padro TTL Transistor-Transistor Logic). Pelo padro TTL, o nvel lgico baixo garantido est localizado entre 0V e 0,8V e o nvel lgico alto garantido localizado entre 2,0V e 5,0V. Discutir com seu grupo de trabalho sobre o comportamento deste circuito anotando os resultados da discusso.

Figura 4 Circuito para um pino de reset. (Fonte: elaborado pelo autor)

Passo 2 (Equipe) Modelar o circuito da figura 2 aplicando as Leis de Kirchhoff e anotar os passos realizados. Passo 3 (Equipe) Calcular a relao RC capaz de garantir que a tenso na entrada da porta lgica inversora no alcance 0,8V antes de 10ns aps a energizao do circuito. Isto garantir o tempo necessrio para o setup do sistema digital ao qual o circuito estar ligado. Anotar os clculos realizados. Passo 4 (Equipe) Escrever um relatrio denominado Relatrio Parcial 3 Modelagem e Projeto do Circuito Gerador de RESET. O documento deve conter os detalhes da modelagem do circuito alm das consideraes realizadas ao determinar a relao RC. Entregar o relatrio ao professor da disciplina formatado segundo o item Padronizao.

ETAPA 4 (tempo para realizao: 5 horas)


Aula-tema: Dispositivos Semicondutores: Diodos e Transistores. Esta atividade importante para que voc simule um circuito regulador de tenso baseado em transistor bipolar de juno. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

Eberval Oliveira Castro

Cincia da Computao - 1 Srie - Eletricidade e Eletrnica

Pg. 8 de 9

PASSOS
Passo 1 (Equipe) Considerar a Figura 5 apresentada a seguir que mostra um circuito regulador srie com seguidor Zener. Ele usa um transistor bipolar de juno, chamado transistor de passagem, e um diodo Zener em sua estrutura. O resistor RL representa a carga que est sendo alimentada. Este circuito pode ser usado como o ltimo estgio de uma fonte de tenso CC.

Figura 5: Circuito regulador de tenso em srie. Em um regulador de tenso srie do tipo apresentado, a tenso de sada uma funo da tenso de Zener VZ do diodo e da tenso na juno VBE do transistor, e o seu valor dado por: Vout = VZ - VBE Para um bom efeito de regulao, vantajoso manter a tenso de entrada pelo menos 2,5 volts acima da tenso de sada. Dica: Voc pode escolher RS aproximadamente igual a 10xRL. Considerando a mesma carga usada no passo anterior, calcule a tenso de Zener ideal para ser usada de modo a se obter uma tenso de sada de aproximadamente 12 volts. Passo 2 (Equipe) Utilizar os clculos realizados no passo anterior e adicionar o estgio de regulao sua simulao de modo a obter os dados do sistema completo. Anotar todos os procedimentos realizados e fazer recortes de tela (print screen) de modo a ilustrar o seu relatrio. Passo 3 (Equipe) Buscar em lojas de componentes eletrnicos da sua regio pelos componentes necessrios para a implementao do circuito projetado. Provavelmente haver diversas opes do mesmo componente (por exemplo, TBJ, diodo Zener). Fazer o download das folhas de dados dos componentes e escolher um deles para ser usado no seu projeto levando em considerao custo, caractersticas eltricas e outros parmetros que a sua equipe julgar importante, no se esquecendo de justificar a escolha. Usando os dados obtidos, montar uma tabela contendo o

Eberval Oliveira Castro

Cincia da Computao - 1 Srie - Eletricidade e Eletrnica

Pg. 9 de 9

oramento detalhado do projeto. Reunir tambm as folhas de dados (datasheet) dos componentes usados. Passo 4 (Equipe) 1. Adquirir (opcionalmente, a critrio do professor da disciplina) os componentes necessrios para a implementao e, sob a superviso do professor (ou tcnico de laboratrio), construir um prottipo do circuito filtro projetado. 2. Reunir todas as informaes e dados gerados para a confeco do Relatrio Final Circuito Reset e Regulador de Tenso Transistorizado. 3. Entregar ao seu professor um CD-ROM contendo os arquivos da simulao realizada (.CKT) e demais arquivos que julgar importantes como datasheets e manuais. Entregar tambm neste CD-ROM o arquivo (.DOC) com o relatrio Final. Caso tenha realizado a implementao, levar o prottipo desenvolvido para apresentao seguindo as orientaes do seu professor.

Livro-Texto da disciplina:
BOYLESTAD, Robert L. Introduo Anlise de Circuitos. 10 ed. So Paulo: Pearson, 2006.

Eberval Oliveira Castro

You might also like