You are on page 1of 5

DPC SEMESTRAL Criminologia Mnica Resende Data: 21/02/2013 Aula 1 RESUMO Facebook: Mnica Resende Gamboa.

SUMRIO 1) Introduo - Evoluo Histrica;

O que Criminologia?: Trata-se de cincia decorrente do Direito Penal. Antigamente fazia parte de um dos captulos do Direito Penal, at que houve uma ciso, passando a criminologia a ser uma cincia autnoma. *A metodologia e finalidade do estudo diferem essas cincias. DIREITO PENAL Apriorstica - hipteses, suposies. Cincia normativa (hipotticadogmattica) Repressiva CRIMINOLOGIA Emprica experimentao cientfica (anlise e observao) Preventiva (entender os porqus)

METODOLOGIA DE ESTUDO

FINALIDADE

***Ambas tm em comum o estudo do crime.

PARTE HISTRICA - Evoluo da Pena dentro do Direito Penal:

A evoluo da pena passou por 03 perodos: 1 - Perodo da vingana (Sculos XV e XVI); 2 - Perodo humanista ou humanitrio (Sculos XVII e XVIII - Escola Clssica ou Criminologia Tradicional); 3 - Perodo cientfico (Sculos XIX e XX - Escola Positiva ou Criminologia Moderna).

PERODO DA VINGANA (Sculos XV e XVI): Foi tripartida em: -Vingana privada; -Vingana divina; -Vingana pblica.

Tratava-se de uma Monarquia Absoluta (Sistemtica de governo em que h imposio de poder - este outorgado). No existe documento semelhante a uma CF (Vigorava a vontade do monarca).

DPC SEMESTRAL 2013 Anotador(a): Tiago Ferreira Complexo Educacional Damsio de Jesus

Ateno: Em todos os perodos de vingana (privada, divina e pblica) vigorava uma sistemtica arbitrria, catica e cruel. A regra era a pena de morte e as mutilaes eram comuns, assim como marcaes com fogo na pele dos infratores. Ateno: A titularidade do direito de punir (Jus puniendi) varia conforme a etapa da vingana, assim: -No perodo da vingana privada a titularidade do jus puniendi da vtima; -No perodo da vingana divina a titularidade do jus puniendi da igreja (sacerdotes); -No perodo da vingana pblica a titularidade do jus puniendi do Estado (Rei /Monarca). 1) Perodo da Vingana Privada : -Vigorava a ideologia da lei de talio, ou seja, olho por olho, dente por dente. -A vtima era titular do direito de punir. Competia a ela revidar a agresso sofrida (no havia interveno estatal). -O exerccio das prprias razes era autorizado aqui (Justia pelas prprias mos). -Cdigo de Hammurabi - materializava a ideologia da lei de talio (previa essas equivalentes). 2) Perodo da Vingana Divina (perdurou por 50 anos): -A titularidade do direito de punir passa a ser da igreja, por meio dos sacerdotes; -A ideologia da lei de talio deixa de existir. -No perodo da vingana divina o fogo era considerado como elemento purificador da alma (Fase mitolgica crenas). -Os sacerdotes eram longa manus de Deus. Usavam o fogo para purificar. -Utilizavam a metodologia chamada Juzo de Deus para aferir culpabilidade (ordlias) - Ateno. -As ordlias materializavam o Juzo de Deus - Eram mecanismos processuais de aferio de culpabilidade utilizados pela igreja. Tais mecanismos (ordlias) utilizavam o fogo (considerado elemento purificador). Exemplo de ordlia: caldeirinha - Colocavam os acusados dentro de caldeiras para ferver. Aps, tinham 01 semana para curar as feridas. Se no curasse, eram culpados, significava que Deus no tinha purificado a alma, da ento recebiam uma pena*. 3) Perodo da Vingana Pblica (Ciclo do terror) - vigorou por 200 anos: -Estado como titular do jus puniendi - Figura do rei. -Arbitrariedades intensas - Tudo acontecia de acordo com o bel prazer do monarca. -Penas cruis.

Aps os perodos de vingana, inicia-se a atividade de pensadores como Scrates, Aristteles, Plato, Montesquieu etc. Scrates e Plato, quela poca, escreveram sobre a formao de carter dos criminosos. Marco: Revoluo no fim do sculo XVI - incio do XVII surge o perodo humanitrio atravs da revoluo do iluminismo (filosofia das luzes).

2 de 5

PERODO HUMANISTA ou HUMANITRIO: Filosofia das luzes - Revoluo que possibilita a derrubada das arbitrariedades do perodo de vingana, a derrubada da monarquia, alcanando um Estado Liberal. Com isso, substitui-se a arbitrariedade que imperava no perodo da vingana pela justia. Substitui-se a emoo pela razo de modo a findar com as arbitrariedades (John Locke) - Essa foi a grande transio do perodo da vingana para o perodo humanitrio. *A introduo da razo para substituir a emoo e a arbitrariedade pela justia foi o pilar do iluminismo. Rousseau - O contrato social: -As relaes entre os indivduos so contratuais. -Na rea criminal deveria funcionar assim tambm. -Assim, instala-se a ideia de positivao de leis para estabelecer critrios que deveriam ser seguidos por todos (relao contratual). -O contrato social traria igualdade. Montesquieu - Sistemas de freios e contrapesos: -Criado por Aristteles, porm colocado em prtica por Montesquieu; -Enquanto tiver monarquia haver arbitrariedade. Deveria haver pluralidade de poder - O poder em si era uno, porm tripartia as funes. Assim, os movimentos que derrubaram a monarquia foram: -Substituio da emoo pela razo; -Contrato social; -Pluralidade de poder.

A primeira escola que surge para estudar a pena aparece no perodo humanitrio. Trata-se da ESCOLA CLSSICA do Direito Penal ou RETRIBUCIONISTA, que acreditava no carter retributivo da pena. Mais tarde denominada CRIMINOLOGIA TRADICIONAL. A escola clssica se preocupava com o estudo do crime - esse era seu foco. Utiliza-se de forma dogmtica-normativa no estudo do crime, tipificando as condutas que deviam ser praticadas. -Trata-se de sistema dedutivo, hipottico, de suposio. -Vigora o livre arbtrio - Grande dogma da escola clssica***. -Livre arbtrio o poder de deciso, a faculdade de escolha. -Livre arbtrio tinha sinnimo de imputabilidade, pois quem entendia o contrato social, e o tinha violado livremente, sofreria a pena. -As situaes hipotticas eram as condutas criminosas tipificadas. -A metodologia apriorstica, hipottica - dedutiva, trabalhava com achismos, suposies. -Os estudos baseados na metodologia apriorstica eram denominados de pseudocincia, pois no se comprovavam cientificamente. ***No havia comprovao cientfica na escola clssica.

3 de 5

A escola clssica chamada de etapa pr-cientfica da criminologia, isso em razo da metodologia de estudo utilizada (apriorstica, dedutiva, hipottica). Metodologia Apriorstica (Muita Ateno): -Trata-se de metodologia dedutiva / dogmtica; -Baseada em hipteses, suposies; -No havia comprovao cientfica; -***Quem deduz, supe, no comprova cientificamente***; -*** a metodologia utilizada na escola clssica ou criminologia tradicional ou retribucionista***.

Representantes da escola clssica: 1 - Cesar Bonesana - Marqus de Beccaria: -Trouxe viso antagnica do que o Direito Penal pregava. -Livro: Dos delitos e das penas - 1764 - Milo. -Formado em jornalismo, cursando direito posteriormente***; -Trouxe tona a questo da preveno delitiva; -Arguiu a necessidade de tipificao das penas (base no contrato social); -Tratou da proporcionalidade entre delito e pena imposta; -Tratou da relao crime-castigo (atual nota de culpa) - A pessoa tinha que saber o porqu de estar presa; -Tratou da presuno de inocncia. Era contra: A pena de morte, tortura e confisco de bens.

Penologia: -Dentro da escola clssica; -Estuda o sistema penitencirio (Atual - direitos dos presos); -Patrono: John Howard; -Pregava a melhoria das prises; -Obra: O estado das prises - The State of Prisons - 1777.

Pseudocicncias: So exemplos de pseudocincias: Frenologia: -Patrono: Franz Joseph Gall (Mdico e Fisiologista). -Fazia um mapeamento do crnio do indivduo. -Exame: Cranioscopia (apalpao do crnio); -Estudava as formas cranianas e determinava o tipo de delito que poderia praticar - explicar o comportamento criminoso; -No tem comprovao cientfica, ou seja, pseudocincia.

4 de 5

Fisionomismo: -Patronos: Lavater e Dellaporta. -Tratavam de equiparaes com animais e a questo da esttica. -Relao entre fisionomia e somtica (estrutura corporal). -dito de Valrio: Valrio foi imperador e dizia que na dvida entre dois indivduos presumidamente culpados, deveria condenar o mais feio. -Um juiz chamado Marques de Moscardi utilizou tal metodologia em suas condenaes. Metoscopia -Observava as rugas do rosto. -Analisava as linhas de expresso da testa e as relacionava com a disposio dos planetas - juntando tudo para tratar da criminalidade. -Autntica pseudocincia. Demonologia: -Criminoso era pessoa endiabrada. Quiromancia: -Estudo das linhas das mos.

5 de 5

You might also like