You are on page 1of 3

O MOVIMENTO DAS ARTS & CRAFTS William Pickering desempenhou um papel muito importante na separao do design/desnho grfico da impresso.

. A sua paixo por o design o conduziu ao emprego de novos ornamentos de blocos de madeira, inicialmente ilustraes, ele mesmo supervisionou o formato do desenho, seleccionou tipos e aspectos visuais a considerar. Nos seus livros de prosa e poesia, como na serie de 53 volumes de Pickering dos poetas aldinos, os seus desenhos inclinam-se para uma simplicidade clssica. Book of Common Prayer de 1844, so alguns dos exemplos mais finos do renascimento e das formas gticas que saturaram o sc. XIX. Os diagramas e smbolos esto impressos em cores primrias brilhantes com blocos de madeira; A cor substituiu a marcao do alfabeto tradicional para identificar nas linhas, figuras e formas das lies de geometria. O autor do livro declarou que com esta aproximao, que a geometria podia ser aprendida num tero do tempo que se gastaria para aprender com os textos tradicionais e a aprendizagem seria mais permanente dinmica da cor. O movimento das artes e dos oficios que nasceu em Inglaterra durantes as ultimas dcadas do sc.XIX, como uma reaco continua confuso social, moral e artstica provocada pela Revoluo Industrial. Defendeu-se o design e o regresso da destreza manual e considerou-se baratos e e detestveis os artigos produzidos em massa na poca victoriana. Lder do movimento das artes e ofcios William Morris (1834-1896) valorizao da natureza dos materiais, mtodos de produo e expreo individual tanto para o designer como para o trabalhador. Figura fundamental na histria do design. Escritor e artista John Ruskin (1819-1900) inspirou a filosofia deste movimento ao perguntar-se como a sociedade podia conscientemente organizar as vidas e os membros de tal maneira que o maior numero de seres humanos permanecesse nobel e fiel apoiou a unio da arte e do trabalho ao servio da sociedade. o Depois do Renascimento iniciou-se um processo de separao da arte e da sociedade. A industrializao e a Tecnologia causaram esta gradual separao. Como consequncias, o declnio da criatividade e o abandono do design para as mos de engenheiros sem nenhuma preocupao com a esttica. o Com base na filosofia da arte Ruskin preocupou-se com a justia social, defendendo melhores vivendas para os trabalhadores industriais, um sistema de educao nacional e lares para os mais idosos.

RED HOUSE A RED HOUSE desenhada por Philip Webb uma amostra excelente da arquitectura domstica. Representam quartos em forma de caixa rectangular atras de uma fachada simtrica, ao plano em forma de L resultou do planeamento do espao racional interior. Aqui e l varia a fachada por dentro e por fora respondendo as necessidades

interiores. Quando se mobilou o interior, Morris repentinamente descobriu a desagradvel condio do produto victoriano e o design dos moveis. Durante os prximos anos desenhou e supervisionou a fabricao de mobilirio, os vitrais e a tapearia para a Red House. Com esta experiencia Morris associou-se com seis amigos Morris and Compay, estabelecendo uma empresa de arte decorativa. A empresa estabeleceu salas de exposio em Londres e iniciou a formao de grupos de artesos em que com o tempo incluiu carpinteiros, marceneiros, teceles, pintores, fabricantes de vitrines, cermica e azulejo. Morris demonstrou ser um brilhante designer de modelos bidimensionais. As fontes de inspirao foram as artes medievais e as formas botnicas (arabescos decorativos). Morris agora nico proprietrio da empresa preocupado com os problemas da industria e os sistemas de fabricao, implementou as ideias de Ruskin: solucionar o problema da ausncia bom gosto nos artigos produzidos em massa e da falta de mo de obra honesta por meio de uma reunio da arte e do oficio. As artes e os ofcios unindo-se criando objectos belos. Quanto aos trabalhadores podiam outra vez encontrara alegria ao realizar o seu trabalho. O meio ambiente e os cuidados industriais, deteriorados pela multiplicao de bairros sujos e deprimentes, cheios de artigos fabricados em massa sem qualidade e sem bom gosto, que podia ser revitalizado. A explorao do pobre conduziu Morris a adoptar o socialismo. Outra causa do seu desgosto era ver as mentiras dos anncios de publicidade, to envolvidas com a sociedade para verificar abusos da publicidade contra o publico, na qual se enfrentavam directamente os transgressores. Durante as dcadas de 1880 e 1890 o movimento das artes e dos ofcios foi apoiado por um numero de sociedades e associaes que queriam estabelecer comunidades artsticas democrticas, unidas para o bem comum. Esta sociedades eram baseadas nos ideais sociais e religiosos. Sculo da Aliana Arthur Mackmurdo conheceu Morris e inspirou-se nas suas ideias e projectos no design aplicado. Mackmurdo principal elemento de um grupo juvenil de artistas e designeres que se associaram em 1882 para estabelecer o sculo da aliana. Oseu objectivo era prestar homenagem a todos os ramos da arte e o seu circulo de aco, e no o comerciante mas sim o artista, ou seja elevar as artes do desenho ao seu lugar correspondente ao lado da pintura e escultura. O grupo criou uma nova esttica do design, com influencias renascentitas e japonesas. Marckmurdo tem formas orgnicas curvadas que so Art Nouveau pura em sua composio e execuo. Em 1881 experimentou modelos com flores abstractos entrelaados esculpido na parte de tras de uma cadeira. Marckmurdo antecipou-se Art Nouveau, foi um percorsor do

movimento da imprensa independente e do renascimento do design/desenho de livros. Movimento da imprensa- foi um movimento de desenho e impresso caracterizado pela preocupao esttica, pelo desenho e produo de livros bonitos, cujo objectivo era recuperar as nosmas do desenho, materiais de alta qualidade e o cuidade com o trabalho de impresso que existia antes da revoluo industrial.

KELMSCOTT Em 1888 inaugurou-se a primeira exposio da Sociedade de Exposioes de Artes e Oficios, que inclua trabalhos de tecidos de tapearia de Morris, os desenhos de Walter Crane e os desenhos dos livro e tipografias de Emery Walker.

You might also like