You are on page 1of 3

.S"!L# 1!7. 8 #ssinatura 19cleo :estor+ %iretor+ Lino "osta #d;unto+ 0e;ane 7endes.

"oordenador+ "l<cio

66666666666UNIDADE

ESCOLAR MONSENHOR LOTRIO WEBER6666666666666

%#2#+

*0!4.SS!0

=CDE=D=E:? Daniel )astro 7@S 5evereiro de =E:? 1A aBaliao de L&n:ua *ortu:uesa8-01C

1otas

Prova#FFFFFFF ,ualitativo#FFFF Nota final# ..............................


#SS=1#2$0# %!>#?*0!4.SS!0>#?

2urno+ 2arde 2urma+ (A D"E

Leia o texto com bastante ateno para responder s questes de 01 a 09. Se ler com ateno, certamente sentir facilidade

!s quatro ladres
Diz que era uma vez quatro ladres muito sabidos e finos. Num domingo de manh estavam deitados, gozando a sombra de uma rvore, quando viram passar na estrada um homem levando um carneiro grande e gordo. Palpitaram furtar o carneiro e com lo assado. !certaram um plano e se espalharam por dentro do mato. " primeiro ladro foi para o caminho, encontrando o homem do carneiro e salvou o# $ %ouvado se&a Nosso 'enhor (esus )risto* $ Para sempre se&a louvado* $ " senhor, que mal pergunto, para onde leva este cachorrinho+ $ ,ue cachorrinho+ $ -sse a. que est amarrado numa corda* /em bonitinho* $ 0sso no 1 cachorro. 2 carneiro. 3epare direito. $ -stou reparando, mas 1 cachorro inteiro. 4igie o focinho, as patas, o pelo. 2 cachorro e dos bons. 'epararam se e o dono do carneiro ficou olhando o animal meio desconfiado. !diante saiu o segundo ladro, deu as horas, e foi logo entrando na conversa# $ )achorro bonito* -sse d para tatu e cutia. 5ocinho fino, bom para fare&ar. Perna fina corredeira. 2 capaz de correr veado. "nde comprou o bicho+ $ " senhor repare que no 1 cachorro. 2 um carneiro. ( outro cidado ali atrs veio com essa pal67ia para meu lado. /ote os olhos direito no bicho. $ 8omem, desde que nasci que conhe9o cachorro e carneiro. 'e esse a. no 1 o cachorro eu ando espritado. Dei7ar de conhecer cachorro+ " homem seguiu sozinho, mas no tirava os olhos do carneiro, quase convencido de que comprara o bicho errado. " outro ladro apareceu e fez a mesma conversa, misturando os dois animais, e ficando espantado quando o dono dizia que era um carneiro. Discutiram um bom peda9o e o terceiro ladro espirrou para dentro do marmeleiro. " quarto camarada veio e pu7ou conversa, oferecendo pre9o para o cachorro que dizia ser bom ca9ador de pres. Deu os sinais de cachorro de faro e todos encontravam no bicho que o homem ia levando. !ssim que despediu, o dono do carneiro, que ia comendo o animal com os olhos, parou, desatou o la9o da corda e soltou o carneiro, certo e mais que certo que o carneiro era cachorro. "s quatro ladres que vinham acompanhando por dentro da capoeira agarraram o carneiro e fizeram dele um almo9o especial.
"#S"$%!, Lu&s da ". Contos tradicionais do Brasil. 1'. ed., () reimp. So *aulo+ ,lobal, -009.

./*L!0#1%! ! 2./2!+ :;" conto lido tem e7atamente quantos *#03,0#4!S+ a;< ;dez b;< ;quinze c;< ;dezesseis d;< ;dezessete e;< ;vinte

=;5a9a a rela9o das colunas sobre o argumento de cada ladro para convencer o homem de que ele levava um cachorro em vez de um carneiro. <#;ladro : ; !firma que o animal 1 um cachorro fare&ador, bom para ca9ar tatu e cutia. <5;ladro = < ; 3epetiu os argumentos do primeiro e do segundo ladro <";ladro > < ; !firmou que o animal era um cachorro bom para ca9ar pres. <%;ladro ? < ; !firma que o animal 1 um cachorro e ainda aponta o focinho, as patas, o pelo como provas de que 1 um cachorro. @arque a sequncia correta# a;< ; !,/,),D /;< ;!,/,D,) );< ;/,),D,! D;< ;/,!,D,) -;< ;),D,/,! <

>; ,ual foi a consequncia da estrat1gia usada pelos ladres para conseguir o carneiro+ !;< ; " homem desistiu do carneiro, convencido de que era um cachorro. /;< ; " homem em nenhum momento teve d6vida de que aquele animal era um carneiro. );< ; " homem no se dei7ou enganar e no acreditou que o animal era um cachorro. D;< ; " animal era realmente um cachorro e o homem no se dava conta disso. -;< ; " animal era um carneiro, mas o homem pensava desde o come9o que era um cachorro.

?; 3eleia os trechos a seguir e diga qual 1 o sentido das e7presses sublinhadas# A$ O senhor repare que no cachorro. um carneiro. J outro cidado ali atrs veio com essa palxia para meu lado.B ! e7presso sublinhada indica que o homem !;< ;no estava para conversa fiada. b;< ;queria conversar com algu1m.

c;< ;estava a fim de fazer um negGcio. d;< ;estava se dei7ando enganar pelos ladres. e;< ;estava querendo enrolar os ladres.

C;No trecho# ADiscutiram um bom pedao e o terceiro ladro espirrou para dentro do marmeleiro.B ! e7presso sublinhada significa o ladro# !;< ;estava espirrando devido a uma gripe forte. /;< ;usou uma folha de marmeleiro para espirrar. );< ;lutou com o homem. D;< ;veio de dentro do mato conversar com o homem. -;< ;voltou rapidamente para dentro do mato.

:E; !nalise e coloque em ordem alfab1tica as palavras do quadro. Depois marque a alternativa que est na ordem alfab1tica. /rasil R brasa R biscoito R banana bruscamente a;< ;brasa R /rasil R bruscamente R biscoito R banana. b;< ;bruscamente R banana R biscoito R brasa R /rasil. c;< ;banana R biscoito R brasa R /rasil R bruscamente. d;< ;banana R biscoito R /rasil R brasa R bruscamente. e;< ;/rasil R banana R biscoito R bruscamente R brasa.

::; @arque a alternativa em que a palavra est separada com erro# a;< ;so Rsse go b;< ;as sas si na to c;< ;36s sia d;< ;pro fes so ra e;< ;a cha

H; No trecho# I AAssim que despediu o dono do carneiro que ia comendo o animal com os olhos J...KB ,ual o significado do trecho grifado+ !;< ;usou o animal como alimento. /;< ;comeu os olhos do animal. );< ;"lhou fi7amente o animalL olhou o animal com aten9o. D;< ;espantou o animal com seu olhar. -;< ;olhou rapidamente o animal, sem se interessar por ele.

:=; 3esponda# a; " que significa a abrevia9o sf. que aprece em algumas palavras que aparecem nos dicionrios+FFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFF b;" que significa a abrevia9o sm. que aprece em algumas palavras que aparecem nos dicionrios+FFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFF c;D trs significados para a palavra manga. :FFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFF =FFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFF >FFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFF d;-screva como deve procurar no dicionrio as palavras#

M; !o verem o homem passar com o carneiro, que ideia os ladres tiveram+ !;< ;! ideia de roubar o carneiro. /;< ;! ideia de roubar o cachorro. );< ;! ideia de espantar o carneiro. D;< ;! ideia de comprar o carneiro. -;< ;! ideia de criar o carneiro.

N; !ssinale a frase exclamatiBa, retirada do te7to# a;< ; $ " senhor, que mal pergunto, para onde leva este cachorrinho+ b;< ; $ -sse a. que est amarrado numa corda* /em bonitinho* c;< ; Diz que era uma vez quatro ladres muito sabidos e finos. d;< ; $ ,ue cachorrinho+

estudava FFFFFFFFFFFFFFF amizadesFFFFFFFFFFFFFFFFFFF

5oa #Baliao

O; !nalise as afirmativas sobre o te7to e considere as com < ) ; quando considera las corretas e < - ; quando considera las erradas# < ;Nesse conto, o narrador 1 personagem da histGriaL < ;Nesse conto, o narrador 1 apenas observador. < ;Nesse conto, em nenhum momento houve dilogo entre as personagens. < ;Nesse conto, o tipo de linguagem que predomina 1 a norma padro. < ;-sse conto foi retirado do livro )!')PD", de %u.s da ). )ontos tradicionais do /rasil. :>. ed. reimp. 'o Paulo# Qlobal, =EEO. !Asequncia correta 1# a;< ;), ), ), ), ) B b;< ;-, -, -, -, C ;-, ), -, ), c;< d;< D ;-, ), -, ), ) e;< E ;), ), -, ), )

"bserva9o# as questes de E: a :: devem ser passadas para o carto resposta. ( a questo := deve ser respondida apenas na questo mesmo. )uidado para NS" marcar mais de uma alternativa em cada questo. 'G h uma alternativa a ser marcada em cada questo. "arto6resposta 1 # 5 " % . ' C F ( G H 9 1 0 11

You might also like