You are on page 1of 3

APONTAMENTOS SOBRE MEDITAO (Instrues de Geshe Kelsang Gyatso) Como Meditar O objetivo da meditao tornar nossa mente calma

a e pacfica. Com a mente serena, livramos-nos das inquietaes e do desconforto mental e sentimos verdadeira felicidade; mas se nossa mente no estiver em paz, no conseguiremos ser felizes, mesmo que nossas condies externas sejam excelentes. Se treinarmos em meditao, aos poucos nossa mente vai se acalmar e experienciaremos uma forma de felicidade cada vez mais pura. Por fim, conseguiremos permanecer contentes o tempo todo, at nas mais duras circunstncias. Em geral, difcil controlar a mente. Ela como um balo ao sabor do vento vai de um lado para outro, soprada por circunstncias exteriores. Se as coisas vo bem, a mente fica feliz; se vo mal, reage tornando-se infeliz. Mesmo quando estamos felizes, essa felicidade no completa. Por exemplo, quando obtemos algo que desejamos, uma aquisio ou um novo parceiro, ficamos excitados e nos apegamos a isso. Porm, como no possvel obter tudo o que desejamos e como estamos condenados a ser separados de nossos amigos e posses, o apego, ou grude mental, s serve para nos causar dor. Por outro lado, quando no obtemos aquilo que desejamos ou perdemos algo de que gostamos, somos tomados por desnimo e irritao. Se formos obrigados a trabalhar com algum que detestamos, ficaremos bravos e nos sentiremos prejudicados. Como resultado, nosso rendimento ser afetado e o dia no trabalho se tornar-se- estressante e insatisfatrio. Essas oscilaes de humor ocorrem porque estamos intimamente envolvidos com as situaes exteriores. Parecemos uma criana que, construindo um castelo de areia, sente entusiasmo quando ele fica pronto, mas, logo a seguir, se decepciona ao v-lo ser destrudo pela mar. Treinando em meditao, criamos espao e clareza interiores, que nos capacitam a controlar nossas mentes, quaisquer que sejam as circunstncias externas. Pouco a pouco, tornamo-nos capazes de substituir nossa mente desequilibrada, que oscila entre os extremos do excitamento e da decepo, por um equilbrio mental, isto , uma mente estabilizada que est feliz o tempo todo. Se treinarmos em meditao de maneira sistemtica, seremos capazes de erradicar as deluses causas de todos os problemas e sofrimentos. Desse modo, atingiremos um estado de permanente paz interior, conhecido como libertao ou nirvana. Ento, dia e noite, vida aps vida, vamos experimentar unicamente paz e felicidade. No que meditar? Em geral, qualquer objeto virtuoso pode ser usado como objeto de meditao. Se, ao familiarizar nossa mente com um determinado objeto, verificarmos que ela se torna mais serena e virtuosa, saberemos que, para ns, aquele objeto virtuoso. Se acontecer o oposto, isso significa que, para ns, ele no-virtuoso. H ainda objetos que so neutros e no exercem efeito positivo nem negativo sobre ns.

Existem muitos objetos virtuosos de meditao, mas os mais significativos so os 21 objetos de meditao do Lamrim:

1. Nossa preciosa vida humana 2. Morte e impermanncia 3. O perigo de um renascimento inferior 4. Prtica de refgio 5. Aes e seus efeitos 6. Desenvolver renncia pelo samsara 7. Desenvolver equanimidade 8. Reconhecer que todos os seres vivos so nossas mes 9. Lembrar a bondade dos seres vivos 10. Equalizar eu e outros 11. As desvantagens do auto-apreo 12. As vantagens de apreciar os outros 13. Trocar eu por outros 14. Grande compaixo 15. Tomar 16. Grande amor 17. Dar 18. Bodichita 19. Tranqilo-permanecer 20. Viso superior 21. Confiar em um Guia Espiritual

Meditamos sobre nossa preciosa vida humana para compreender que, agora, temos uma oportunidade especial de praticar o Darma; se apreciarmos o grande potencial desta vida, no a desperdiaremos envolvidos em atividades sem importncia. Devemos meditar sobre morte e impermanncia a fim de no mais adiar nossa prtica de Darma e garantir sua pureza, evitando mistur-la com interesses mundanos; se praticarmos o Darma puramente, no ser difcil atingir realizaes. preciso meditar sobre os sofrimentos dos seres humanos e no humanos, para desenvolver o desejo espontneo de atingir libertao permanente ou nirvana. Esse desejo, conhecido como renncia, encoraja-nos fortemente a completar a prtica dos caminhos espirituais, os mtodos efetivos para atingir a plena libertao. Meditamos sobre amor, compaixo e bodichita para superar o auto-apreo e conseguir gerar e manter bom corao em relao a todos os seres vivos. Com esse bom corao, devemos meditar sobre o tranqilo-permanecer e a viso superior a fim de erradicar nossa ignorncia. Ento, abandonando os dois tipos de obstruo, nos tornaremos um Buda.

Postura de Meditao Para meditar, temos de nos sentar confortavelmente e adotar uma postura correta.O aspecto mais importante da postura consiste em manter as costas eretas. Para tanto, devemos manter a parte de trs de nossa almofada mais elevada, de modo que nossa plvis fique ligeiramente inclinada para a frente. No necessrio, logo de incio, sentar-se com as pernas cruzadas; mas bom habituar-se com a postura de Buda Vairochana. Se no pudermos mant-la, devemos nos sentar da maneira mais parecida possvel, desde que estejamos confortveis. As sete caractersticas da postura de Vairochana so: 1) Pernas cruzadas na posio vajra, o que nos ajuda a reduzir os pensamentos e os sentimentos de apego desejoso; 2) Mo direita apoiada sobre a esquerda, palmas para cima, com as pontas dos polegares um pouco levantadas, tocando-se ligeiramente. As mos devem estar cerca de quatro dedos abaixo do umbigo, o que nos ajuda a desenvolver uma boa concentrao. A mo direita simboliza o mtodo e a esquerda, a sabedoria; as duas juntas simbolizam a unio do mtodo e da sabedoria. Os polegares na altura do umbigo simbolizam o arder do fogo interior; 3) Costas eretas, mas sem tenso. Isso ajuda-nos a desenvolver e manter a mente clara e permite a livre circulao dos ventos sutis internos de energia; 4) Lbios e dentes na posio normal, com a lngua tocando a parte posterior dos dentes superiores. Isso impede salivao excessiva e previne o ressecamento da boca; 5) Cabea um pouco inclinada para a frente, com o queixo ligeiramente abaixado, de tal modo que o olhar dirija-se para baixo. Isso ajuda a evitar o excitamento mental; 6) Olhos entreabertos, fitando a linha do nariz. Se ficarem muito abertos, desenvolveremos excitamento mental; se ficarem fechados, desenvolveremos afundamento mental; 7) Ombros emparelhados e cotovelos ligeiramente afastados do corpo, permitindo que o ar circule.

You might also like