You are on page 1of 3

"Religio e ideias darwinianas so incompatveis"

Darwin hesitou em publicar suas concluses cientficas, ciente das consequncias religiosas. ma entrevista com o bi!logo evolucionista "#el $e%er.

Selo britnico comemorativo em homenagem vida e obra de Darwin D&'&(R)D.D*+ Que importncia tm Charles Darwin (1809-1882) e sua Teoria da ri!em das "sp#cies ho$e em dia para o senhor% na &ualidade de cientista moderno' "#el $e%er+ Ela o fundamento da moderna biologia evolutiva. Naturalmente, Darwin no podia prever tudo o que aconteceria no !"# ano eguinte . Entretanto, a ele$o natural, como ele a de creveu, continua endo o principal mecani mo atrav do qual a evolu$o funciona. (ode-se di)er &ue Darwin # um dos maiores representantes da cincia natural da "ra *oderna' Seguramente. Eu acredito, im, que e%a %u tificado o tatu de culto, ou de a tro, que ele po ui, talve& ao lado de 'reud ou de Ein tein. +o s#culo 19 o ,nesis -.-lico era a /nica e0plica12o satis3at4ria para o sur!imento da humanidade5 De &uanta cora!em precisou Darwin para di6ul!ar% em 1879% sua Teoria da ri!em das "sp#cies' (ertamente ele tinha con ci)ncia do que repre entavam ua conclu *e no campo da biologia tambm para a religio, ou a compreen o da origem, ou o ignificado do er humano. E e ta talve& e%a parte da e+plica$o por que ele e perou tanto at publicar eu livro ,8o-re a ori!em das esp#cies atra6#s da sele12o natural-. .avia tambm con tela$*e familiare , o fato de ua mulher er muito religio a. (om certe&a e te o a pecto parciai que o fi&eram he itar com a publica$o. Darwin n2o deu uma e0plica12o para o aparecimento do primeiro ser% de onde 6eio a primeira c#lula5 "le renunciou conscientemente a isso5 Ele no di e muito a e te re peito e, de certo modo, /de onde vem a vida/ continua endo uma que to muito debatida. 0o logo a vida aparece, todo o cienti ta e to de acordo que entram em a$o o mecani mo de crito por Darwin, relativo varia$o e ele$o, fa&endo com que a vida e de envolva ne te grau de comple+idade e diver idade.

"le sa-ia &ue as cincias naturais% e assim sua Teoria da "6olu12o% -atem a&ui em seus limites' "la n2o pode se con3undir com a teolo!ia% com a 3#5 E ta uma que to dif1cil. Ele pr2prio dei+ou de acreditar num Deu mi ericordio o quando ua filha predileta faleceu. 0alve& tenha ido e te o 3ltimo ob t4culo publica$o do livro. 5cho que mai tarde ele pr2prio e definiu como agn2 tico, no crendo, portanto, na e+i t)ncia de Deu . 6orm no e tou certo e ele, por princ1pio, via uma contradi$o irreconcili4vel entre uma cren$a divina, ou religio idade em geral, e uma vi o cient1fica do mundo. (ode um crist2o declarado acreditar na Teoria da "6olu12o' Do seu ponto de 6ista% como cientista% # poss.6el conciliar Darwin e a 3# crist2' 6e oalmente, eu diria que no. 6ara mim e a dua vi *e da coi a pouco comum um bi2logo evolucioni ta er religio o. e op*em, im. 5cho que

"0iste uma alternati6a cient.3ica s#ria para a Teoria da "6olu12o la Darwin' No, no e+i te. 5 ideia do intelli!ent desi!n ou do criacioni mo no o teoria cientificamente u tent4vei . 0ampouco o di cutida por cienti ta que e levem a rio. S2 e di cute o que ela poderiam oca ionar, do ponto de vi ta ociol2gico ou ociopol1tico, para o en ino da 7iologia Evolutiva ou, em geral, para a forma$o de uma vi o cient1fica na e cola e univer idade . 6orm ,e a ideia - no originam teoria comprov4vei nem repre entam uma alternativa cient1fica para a ideia darwiniana . "nt2o 3icamos com a conclus2o de &ue o homem # um macaco% pelo menos -iolo!icamente' Ele de cende do macaco , no entido de que po u1mo ance trai comun , o primata . 5 maioria do evolucioni ta no definiria o er humano como o 4pice da (ria$o e im 8 ape ar de toda a ua 2bvia e pecificidade 8 o con ideraria imple mente mai uma e pcie. 9 Teoria da "6olu12o continua ho$e so-re 3undamento cient.3ico s4lido% ou # preciso a6aliar muito do &ue Darwin desen6ol6eu h: 170 anos de outra 3orma% ; lu) das no6as pes&uisas' 5lguma coi a Darwin no entendeu, ou entendeu errado. (on ideremo , por e+emplo, que a deriva do continente 2 foi e tabelecida mai tarde por 5lfred 9othar :iegener. 5 im, Darwin compreendeu de forma incorreta certo a pecto da di tribui$o geogr4fica da e pcie pelo diferente continente . E naturalmente ele viveu numa poca anterior de coberta do gene e da gentica. 5 rede coberta da 9ei de ;endel <!=>>?!==@A e a revolu$*e cau ada pela biologia molecular e, agora, pela genBmica o coi a que ele no poderia haver previ to, claro. 6orm e a nova di ciplina levaram ante a uma compreen o mai profunda da biologia evolutiva, em ve& de revelar quai quer contradi$*e na ideia darwiniana . +o6as esp#cies aparecem e se modi3icam ao se adaptar ;s altera1<es das condi1<es am-ientais = este # o cerne da Teoria da "6olu12o5 >o$e em dia se 3ala nas conse&uncias do a&uecimento !lo-al% da mudan1a clim:tica5 (odemos encarar essa dinmica de 3orma despreocupada% ; lu) das constata1<es de Darwin' Depende. De certo modo, trata? e apena de mai uma pre o eletiva, ou mai uma for$a que levar4 ele$o de determinado indiv1duo , em detrimento de outro . C homem no altera apena o clima, ma tambm todo o meio ambiente na 0erra, ba ta pen ar no de matamento da gigante ca flore ta tropicai na D ia ou na 5mrica do Sul. 5 de trui$o do e pa$o vital oca iona uma e+tin$o em ma a como 2 e viu quatro ou cinco ve&e na hi t2ria do planeta. N2 no encontramo numa fa e de e+tin$o em ma a.

"nt2o a e6olu12o permanece um processo cont.nuo% &ue nunca cessa% mesmo so- estas no6as condi1<es am-ientais' (laro. Ela er4 po ivelmente at acelerada. 5o provocarmo uma mudan$a clim4tica num per1odo 8 do ponto de vi ta geol2gico 8 relativamente breve, a muta$*e ero mai velo&e . E o, na e cala geol2gica, no nada demai , poi a 0erra %4 e e friou ou e aqueceu diver a ve&e , claro. ;a no por influ)ncia humana. 90el *e?er # pro3essor de @iolo!ia "6oluti6a pela Ani6ersidade de Constan1a5

You might also like