You are on page 1of 4

Verifica os teus conhecimentos

Os alimentos como veculo de nutrientes

1. Devemos participar no Dia Mundial da Alimentao para A reconhecer a importncia dos alimentos no equilbrio do organismo. B poder comer muitos alimentos durante esse dia. C chamar a ateno dos portugueses para os perigos da poluio. D comer mais do que nos outros dias do ano. 2. Um alimento A um conjunto de vitaminas. B uma substncia constituda por nutrientes. C serve para fornecer oxignio ao organismo. D uma substncia constituda por protenas. 3. Um uma substncia constituinte de um necessria manuteno da vida. A nutriente [] glcido. B alimento [] nutriente. C prtido [] nutriente. D nutriente [] alimento. 4. Os nutrientes energticos so usados pelo organismo A para se proteger de certas doenas. B para construir o corpo. C durante a atividade fsica. D para regular o bom funcionamento do organismo. 5. Para crescer ou para recuperar de uma fratura o organismo utiliza principalmente os nutrientes A reguladores. B protetores. C plsticos. D energticos. 6. So exemplos de nutrientes reguladores A vitaminas, minerais, fibras alimentares e gua. B prtidos, lpidos, minerais e gua. C lpidos e glcidos. D nenhuma das alternativas anteriores.

Banco de questes de escolha mltipla (1)

7. Os grupos de nutrientes so A vitaminas e minerais. B glcidos e fibras alimentares. C prtidos e lpidos. D todas as alternativas anteriores. 8. A gua de outros nutrientes e importante na da urina e do e na regulao da temperatura do corpo. A soluto [] eliminao [] suor. B solvente [] absoro [] dixido de carbono. C soluto [] absoro [] oxignio. D solvente [] eliminao [] suor. 9. As tm funo reguladora do sistema digestivo e facilitam o trnsito intestinal. A vitaminas. B fibras alimentares. C gorduras. D nenhuma das alternativas anteriores.

10. Os tm funo plstica e reguladora e os tm funo energtica. A minerais [] prtidos. B glcidos [] prtidos. C lpidos [] minerais. D minerais [] glcidos. 11. As gorduras fazem parte dos A minerais. B lpidos. C prtidos. D nenhuma das alternativas anteriores. 12. O ferro um que intervm no transporte de no sangue. A mineral [] oxignio. B glcido [] oxignio. C mineral [] vapor de gua. D prtido [] vapor de gua. 13. Uma alimentao deve incluir protenas A abundante [] de fcil digesto. B desequilibrada [] de origem animal e vegetal. C equilibrada [] de origem animal e vegetal. D abundante [] de difcil digesto. 14. De acordo com a sua solubilidade, as vitaminas podem ser classificadas em A lipossolveis solveis em lpidos e hidrossolveis solveis em gua. B glicidossolveis solveis em glcidos e hidrossolveis solveis em gua. C lipossolveis solveis em gua e hidrossolveis solveis em lpidos. D nenhuma das alternativas anteriores.

Banco de questes de escolha mltipla (1)

15. A fundamental para a boa formao dos ossos e dentes. A vitamina D. B vitamina C. C vitamina PP. D todas as alternativas anteriores.

16. Para alm de ser , a vitamina pode ser produzida pelo organismo por ao A de fcil digesto [] C [] do ar puro. B ingerida com os alimentos [] A [] do sol. C ingerida com os alimentos [] D [] do sol. D nenhuma das alternativas anteriores.

17. A ... transmite mensagens para uma alimentao A Roda dos Alimentos [] saudvel completa, equilibrada e variada. B Pirmide dos Alimentos [] completa saudvel, abundante e variada. C Roda dos Alimentos [] abundante completa, saudvel e equilibrada. D nenhuma das alternativas anteriores.

18. So exemplos de mtodos culinrios saudveis A fritar e preparar salada de frutas em calda. B grelhar carne para todas as refeies da semana. C privilegiar os grelhados e a fruta fresca. D fritar as batatas em vez de cozer. 19. Para fazer uma alimentao equilibrada devemos A comer maior quantidade de alimentos dos grupos de maior dimenso e menor quantidade dos grupos de menor dimenso. B comer menor quantidade de alimentos dos grupos de maior dimenso e maior quantidade dos grupos de menor dimenso. C comer maior quantidade de alimentos dos grupos de menor dimenso e menor quantidade dos grupos de maior dimenso. D nenhuma das alternativas anteriores. 20. Atravs da leitura atenta do o consumidor sabe que o produto contm. A receiturio [] os aditivos, a informao nutricional, as condies de conservao e o perodo de validade B rtulo [] a informao nutricional, as condies de conservao, o perodo de validade e os aditivos C bilhete [] os nutrientes D rtulo [] as capacidades intelectuais 21. Os ... so substncias adicionadas aos alimentos, em pequenas quantidades, para manter, melhorar ou conservar as caractersticas prprias do alimento. A aditivos alimentares B corantes alimentares C fabricantes alimentares D produtos biolgicos

Banco de questes de escolha mltipla (1)

22. Os dificultam o desenvolvimento de micrbios A corantes [] corando o alimento. B estabilizantes [] estabilizando o alimento. C conservantes [] conservando o alimento. D aromatizantes [] aromatizando o alimento. 23. Ler cuidadosamente o rtulo permite ao consumidor A escolher os alimentos mais saudveis. B selecionar os alimentos pelas suas caractersticas nutricionais. C verificar o perodo de validade dos alimentos. D todas as alternativas anteriores. 24. A o conjunto de medidas necessrias para garantir que os esto em condies apropriadas A alimentao saudvel [] alimentos [] para as geraes futuras. B lavagem das mos [] rtulos [] para o utilizador. C higiene alimentar [] alimentos [] para o consumo humano. D leitura do rtulo [] rtulos [] para o consumo humano.

25. As intoxicaes alimentares podem ser prevenidas A pela ingesto de um copo de gua antes das refeies. B se comermos somente alimentos cozinhados. C pela lavagem das mos antes de manipular os alimentos. D nenhuma das alternativas anteriores. 26. As crianas devem fazer, por dia, pelo menos refeies. A duas B trs C quatro D cinco 27. Os gneros alimentcios a disponibilizar no bufete so A po, laticnios, fruta e hortcolas. B fritos, folhados, refrigerantes, bolos com creme e guloseimas. C po, folhados, refrigerantes e guloseimas. D hortcolas, bolos com creme, fritos e folhados.

BOM TRABALHO!!!

You might also like