You are on page 1of 12

Equipamentos e Servios de Apoio Criana - Portugal

Segurana Social1
Ama O que so? Resposta social desenvolvida atravs de um servio prestado por pessoa idnea que, por conta prpria e mediante retribuio, cuida de crianas que no sejam suas parentes ou afins na linha recta ou no 2 grau da linha colateral, por um perodo de tempo correspondente ao trabalho ou impedimento dos pais. Destinatrios: Crianas at aos 3 anos de idade. Legislao - Decreto-Lei n. 158/84, de 17 de Maio; - Despacho Normativo n. 5/85, de 18 de Janeiro O que so? Resposta social, desenvolvida em equipamento, de natureza scio - educativa, para acolher crianas at aos trs anos de idade, durante o perodo dirio correspondente ao impedimento dos pais ou da pessoa que tenha a sua guarda de facto, vocacionado para o apoio criana e famlia. Creche

Legislao - Despacho Normativo n. 99/89, de 11 de Setembro; - Guio Tcnico n 4, Creche, editado pela ex-DGAS, aprovado em 29/11/1996; - Orientao Tcnica, Circular n 11, de 24/06/2004. Centro de Actividades de Tempos Livres O que so? Resposta social, desenvolvida em equipamento ou servio, que proporciona actividades de lazer a crianas e jovens a partir dos 6 anos, nos perodos disponveis das responsabilidades escolares e de trabalho, desenvolvendo-se atravs de diferentes modelos de interveno, nomeadamente acompanhamento/insero, prtica de actividades especficas e multi-actividades. Legislao

Estabelecimento de Educao pr-escolar O que so? Resposta, desenvolvida em equipamento, vocacionada para o desenvolvimento da criana, proporcionando-lhe actividades educativas e actividades de apoio famlia. Resposta com interveno integrada da Segurana Social e da Educao.

Legislao - Lei n. 5/97, de 10 de Fevereiro; - Decreto-Lei n. 147/97, de 11 de Junho; - Despacho Conjunto n. 268/97, de 21 de Agosto O que so?

- Guio Tcnico n. 13, Centro de Actividades de Tempos Livres editado pela ex-DGAS, Despacho do SEIS de 23/03/98 Centro de Frias e Lazer

Resposta social, desenvolvida em equipamento, destinada satisfao de necessidades de lazer e de quebra da rotina, essencial ao equilbrio fsico, psicolgico e social dos seus utilizadores. Legislao - Guio Tcnico n. 9, Colnia de Frias, editado pela ex-DGAS.
1

Consultar: http://www.seg-social.pt/

Instituies Particulares de Solidariedade Social IPSS


O que so Instituies Particulares de Solidariedade Social e quais os seus objectivos?
So Instituies Particulares de Solidariedade Social (IPSS), as constitudas sem finalidade lucrativa, por iniciativa de particulares, com o propsito de dar expresso organizada ao dever moral de solidariedade e de justia entre os indivduos, no administradas pelo Estado nem por um corpo autrquico, para prosseguir, entre outros, os seguintes objectivos, mediante a concesso de bens e a prestao de servios: - Apoio a crianas e jovens; - Apoio famlia; - Apoio integrao social e comunitria; - Proteco dos cidados na velhice e invalidez e em todas as situaes de falta ou diminuio de meios de subsistncia ou de capacidade para o trabalho; - Promoo e proteco da sade, nomeadamente atravs da prestao de cuidados de medicina preventiva, curativa e de reabilitao; - Educao e formao profissional dos cidados; - Resoluo dos problemas habitacionais das populaes.

Qual a natureza que podem apresentar?


As Instituies Particulares de Solidariedade Social podem ser de natureza associativa ou de natureza fundacional. So de natureza associativa: - As associaes de solidariedade social (so, em geral, associaes com fins de solidariedade social que no revistam qualquer das formas a seguir indicadas); - As associaes de voluntrios de aco social; - As associaes mutualistas; - As irmandades da misericrdia. As associaes mutualistas dispem de um regime autnomo - Decreto-Lei n. 72/90, de 3 de Maro, que aprovou o Cdigo das Associaes Mutualistas e Regulamento de Registo aprovado pela Portaria n. 63/96, de 28 de Fevereiro. So de natureza fundacional: - as fundaes de solidariedade social - os centros sociais paroquiais e outros institutos criados por organizaes da Igreja Catlica ou por outras organizaes religiosas.

Como se constitui uma IPSS e como adquire personalidade jurdica?


1. Associaes Por escritura pblica do acto de constituio, atravs da qual adquirem personalidade jurdica. 2. Fundaes - Por acto entre vivos Por escritura pblica do acto de instituio. - Por testamento ou mortis causa. Em qualquer dos casos s adquirem personalidade jurdica pelo reconhecimento, da competncia do ministro da tutela, que pressupe, nomeadamente, a verificao da suficincia do patrimnio afectado realizao dos fins visados. 3. Associaes e Fundaes da Igreja Catlica So erectas canonicamente pelo bispo da diocese da sua sede, adquirindo personalidade jurdica civil pela simples participao escrita da respectiva constituio aos centros distritais de segurana social (CDSS) da rea da sede das instituies (quando prossigam fins de segurana social / aco social).
Junho de 2007 1

(cont.)

O que o registo das IPSS e qual o seu objectivo?


O registo das Instituies Particulares de Solidariedade Social abrange os actos jurdicos de constituio ou de fundao das instituies, os respectivos estatutos e suas alteraes e demais actos constantes do artigo 5. do Regulamento do Registo das Instituies Particulares de Solidariedade Social do mbito da Segurana Social, aprovado pela Portaria n. 778/83, de 23 de Julho. O Registo das IPSS tem como objectivo: - Comprovar os fins das instituies; - Reconhecer a utilidade pblica das instituies; - Comprovar os factos jurdicos respeitantes s instituies especificados no Regulamento do Registo; - Permitir a realizao de formas de apoio e cooperao previstas na lei.

Onde organizado o processo de registo do mbito da Segurana Social?


Encontra-se organizado na DGSS o registo das IPSS do mbito da segurana social/aco social, que se rege pelo Regulamento de Registo aprovado pela Portaria n. 778/83, de 23 de Julho. A DGSS assegura tambm o registo das IPSS do mbito da promoo e proteco da sade, a que se aplica, por fora da Portaria n. 466/86, de 25 de Agosto, o mesmo Regulamento de Registo, com as necessrias adaptaes, nomeadamente relativas emisso de parecer pelos servios do Ministrio da Sade. (No se referem os aspectos especficos do registo destas instituies, por no fazerem parte do sistema de segurana social). igualmente organizado pela DGSS o registo das associaes mutualistas, que, obedecendo a regime diferente, objecto de informao especfica. As instituies registadas, nos termos do Regulamento de Registo, adquirem automaticamente a natureza de pessoas colectivas de utilidade pblica.

Quais so os requisitos exigidos?


Requisitos comuns: Os estatutos das instituies devem respeitar as disposies do Estatuto das IPSS, aprovado pelo Decreto-Lei n. 119/83, de 25 de Fevereiro, contendo obrigatoriamente as matrias referidas no n. 2 do artigo 10.: - a denominao; - a sede e o mbito de aco; - os fins e as actividades da instituio; - a denominao, a composio e a competncia dos corpos gerentes; - a forma de designar os respectivos membros; - o regime financeiro. Os CDSS dispem de modelos de estatutos, elaborados com a colaborao das Unies representativas das instituies, que constituem instrumentos de apoio para adequao dos estatutos ao Estatuto das IPSS. Requisitos especficos: Dependem da forma que revestem: - Associaes; - Irmandades da Misericrdia ou santas casas da Misericrdia; - Fundaes (por acto entre vivos ou por testamento); - Institutos de organizaes religiosas; - Agrupamentos de IPSS (Unies, Federaes e Confederaes).

Junho de 2007

Ressalvam-se, tambm, os requisitos especficos para a constituio das instituies abrangidas pela Concordata entre a Santa S e a Repblica Portuguesa.

Quais as entidades que intervm no processo de registo?


Centro Distrital de Segurana Social - Emite parecer sobre as condies necessrias efectivao do registo - Remete o processo Direco-Geral. O parecer deve incidir no s sobre a formulao estatutria dos objectivos, mas tambm sobre as condies da sua implementao. Direco-Geral da Segurana Social O registo efectuado mediante despacho do Director-Geral da Segurana Social que defira o requerimento de registo. O pedido ser indeferido se a instituio no se encontrar abrangida pelo Regulamento de Registo citado, nomeadamente se no prosseguir os objectivos do mbito da Segurana Social (Apoio a crianas e jovens; Apoio famlia; Apoio integrao social e comunitria; Proteco dos cidados na velhice e invalidez e em todas as situaes de falta ou diminuio de meios de subsistncia ou de capacidade para o trabalho. O registo ser ainda recusado se: - se verificar incompatibilidade dos fins estatutrios com os objectivos acima referidos; - no forem apresentados os documentos exigidos; - se verificar qualquer ilegalidade nos actos a registar.

Requerimento:
O registo requerido: - Pelos titulares dos rgos que representam as instituies, desde que estas se encontrem abrangidas pelo Estatuto das IPSS e prossigam fins de segurana social/aco social. Os requerimentos da inscrio da constituio de associaes de solidariedade social devem ser assinados por scios fundadores, devidamente identificados, em nmero no inferior ao dobro dos membros previstos para os corpos gerentes. - Nos servios dos Centros Distritais de Segurana Social. - Em regra, no prazo de 30 dias a contar da realizao dos actos sujeitos a registo. Os Centros Distritais de Segurana Social devem remeter os requerimentos de registo, devidamente informados DGSS, no prazo de 30 dias a contar da recepo dos requerimentos. O prazo interrompe-se se forem solicitados elementos s instituies requerentes e enquanto os mesmos no forem entregues. Documentos a apresentar: Documentos comprovativos dos actos a registar, dependendo da natureza destes actos e da forma que as instituies revistam.

Legislao
- D.L. n. 119/83, de 25-02 com a redaco dada pelos D.L. n. 89/85, de 1-04, D.L. n. 402/85, de 11-10, D.L. n. 29/86, de 19-02 e D.L. n. 152/96, de 30-08 - Portaria n. 778/83, de 23-07 - Portaria n. 179/87, de 13-03

Junho de 2007

Centros Educativos
Centros Educativos e a sua classificao
A aplicao da Lei Tutelar Educativa pressupe a existncia de condies adequadas execuo das medidas tutelares educativas e de outras decises judiciais, nomeadamente das que implicam o internamento de menores e jovens em instituies do sistema da justia. A Lei n 166/99, de 14 de Setembro, prev que a entrada em vigor do novo regime legal ocorrer com o incio de vigncia de acto regulamentar do Governo que cria os centros educativos e estabelece a sua classificao e com o decreto-lei que aprova o regulamento geral e disciplinar dos centros educativos. Igualmente, o Programa de Aco para a Entrada em Vigor do Direito de Menores, aprovado pela Resoluo do Conselho de Ministros n 10812000, de 19 de Agosto, integra, no mbito das medidas legislativas e regulamentares, a criao e classificao dos centros educativos at 31 de Dezembro de 2000, o que se efectiva pela presente portaria. De acordo com a Lei Tutelar Educativa, os centros educativos so estabelecimentos orgnica e hierarquicamente dependentes dos servios de reinsero social e destinam-se, exclusivamente, execuo da medida tutelar de internamento, execuo da medida cautelar de guarda em centro educativo, ao internamento para realizao de percia sobre a personalidade quando incumba aos servios de reinsero social, ao cumprimento da deteno e ao internamento em fins-de-semana. O seu regime de funcionamento e grau de abertura ao exterior condicionado pela respectiva classificao - aberto, semiaberto ou fechado - de acordo com o regime de execuo das medidas de internamento. O nmero de centros educativos agora criados bem como a respectiva classificao e lotao tm como pressupostos as condies fsicas e os recursos humanos existentes, a previso do nmero de menores e jovens a ser abrangidos por decises de internamento no novo regime legal e ainda, na primeira fase de implementao da reforma, a ponderao das consequncias da aplicao das normas que regem o processo de transio, designadamente o disposto no artigo 2. da Lei n. 166/99, de 14 de Setembro, que aprova a Lei Tutelar Educativa. Deste modo, todos os centros educativos agora criados dispem de regime semiaberto, sem prejuzo da coexistncia com outro regime. Com a progressiva aplicao da reforma, a estabilizao do sistema, uma vez ultrapassada a fase de transio, e a concluso de algumas obras ainda em curso, tornar-se- necessrio proceder a uma reviso da classificao dos centros educativos agora estabelecida, por forma a ajustar as respostas de institucionalizao s necessidades que forem surgindo com a aplicao integral do novo regime legal.

Legislao
Despacho Conjunto n 998/2003 de 27.10 Determina que o ensino bsico e a qualificao escolar e profissional de educandos dos centros educativos do Instituto de Reinsero Social (IRS) so assegurados pelo Ministrio da Educao, atravs das direces regionais da educao e agrupamentos, nos termos do presente despacho conjunto. Decreto-Lei n 190/2000 de 16.8 Estabelece um regime excepcional para a realizao de obras em prdios destinados a centros educativos, aquisio de bens e servios e recrutamento de pessoal para o Instituto de Reinsero Social. Portaria n 1200-B/2000 de 20.12 Cria centros educativos e estabelece a sua classificao. Decreto-Lei n 323-D/2000 de 20.12 Aprova o regulamento geral e disciplinar dos Centros Educativos

Junho de 2007

Rede Nacional de Centros Educativos Nome


CE Santa Clara CE S. Joo CE Mondego CE dos Olivais CE de So Fiel CE de So Bernardino CE de Navarro Paiva CE da Bela Vista CE Padre Antnio Oliveira CE de Vila Fernando Vila de Conde Viseu Covadoude Coimbra Lourial do campo So Bernardino Lisboa Lisboa Caxias Vila Fernando

Localidade

Junho de 2007

Comisses de Proteco de Crianas e Jovens - CPCJ


O que so?
Nos termos do disposto na Lei n. 147/99, de 1 de Setembro, as Comisses de Proteco de Crianas e Jovens (CPCJ) so instituies oficiais no judicirias com autonomia funcional que visam promover os direitos da criana e do jovem e prevenir ou pr termo a situaes susceptveis de afectar a sua segurana, sade, formao, educao ou desenvolvimento integral. O novo modelo de proteco de crianas e jovens em risco, em vigor desde Janeiro de 2001, apela participao activa da comunidade, numa relao de parceria com o Estado, concretizada nas Comisses de Proteco de Crianas e Jovens (CPCJ), capaz de estimular as energias locais potenciadoras de estabelecimento de redes de desenvolvimento social. As Comisses de Proteco de Menores, criadas na sequncia do Decreto - Lei n 189/91 de 17/5 foram reformuladas e criadas novas de acordo com a Lei de Promoo e Proteco aprovada pela Lei n 147/99, de 1 de Setembro. Aqui se definem as Comisses de Proteco de Crianas e Jovens (CPCJ) como instituies oficiais no judicirias com autonomia funcional que visam promover os direitos da criana e do jovem e prevenir ou pr termo a situaes susceptveis de afectar a sua segurana, sade, formao, educao ou desenvolvimento integral. Considera-se que a criana ou o jovem est em perigo quando, designadamente, se encontra numa das seguintes situaes: Est abandonada ou vive entregue a si prpria; Sofre maus tratos fsicos ou psquicos ou vtima de abusos sexuais; No recebe os cuidados ou a afeio adequados sua idade e situao pessoal; obrigada a actividade ou trabalhos excessivos ou inadequados sua idade, dignidade e situao pessoal ou prejudiciais sua formao ou desenvolvimento; Est sujeita, de forma directa ou indirecta, a comportamentos que afectem gravemente a sua segurana ou o seu equilbrio emocional; Assume comportamentos ou se entrega a actividades ou consumos que afectem gravemente a sua sade, segurana, formao, educao ou desenvolvimento sem que os pais, o representante legal ou quem tenha a guarda de factos lhes oponham de modo adequado a remover essa situao. A interveno para a promoo dos direitos e proteco da criana e do jovem em perigo obedece aos seguintes princpios: Interesse superior da criana - a interveno deve atender prioritariamente aos interesses e direitos da criana e do jovem; Privacidade - a promoo dos direitos da criana e do jovem deve ser efectuada norespeito pela intimidade, direito imagem e reserva da sua vida privada; Interveno precoce - a interveno deve ser efectuada logo que a situao de perigo seja conhecida; Interveno mnima - a interveno deve ser desenvolvida exclusivamente pelas entidades e instituies cuja a aco seja indispensvel efectiva promoo dos direitos e proteco da criana e do jovem em perigo; Proporcionalidade e actualidade - a interveno deve ser a necessria e ajustada situao de perigo e s pode interferir na sua vida e na vida da sua famlia na medida em que for estritamente necessrio a essa finalidade; Responsabilidade parental - a interveno deve ser efectuada de modo a que os pais assumam os seus deveres para com a criana e o jovem; Prevalncia da famlia - na promoo dos direitos e na proteco da criana e do jovem deve ser dada prevalncia s medidas que os integrem na sua famlia ou que promovam a adopo; Obrigatoriedade da informao - a criana e o jovem, os pais, o representante legal ou a pessoa que tenha a guarda de facto tm direito a ser informados dos seus direitos, dos motivos que determinaram a interveno e da forma como esta se processa; Audio obrigatria e participao - a criana e o jovem, bem como os pais, tm direito a ser ouvidos e a participar nos actos e na definio da medida de promoo dos direitos e proteco; Subsidariedade - a interveno deve ser efectuada sucessivamente pelas entidades com competncia em matria de infncia e juventude, pelas comisses de proteco de crianas e jovens e, em ltima instncia, pelos tribunais.

Quais as Competncias das Comisses de Proteco?


A interveno das comisses de proteco de crianas e jovens tem lugar quando no seja possvel s entidades com competncia em matria de infncia e juventude actuar de forma adequada e suficiente a remover o perigo em que se encontram. A comisso de proteco funciona em modalidade alargada ou restrita, doravante designadas, respectivamente, de comisso alargada e de comisso restrita. comisso alargada compete desenvolver aces de promoo dos direitos e de preveno das situaes de perigo para a criana e jovem, nomeadamente: Informar a comunidade sobre os direitos da criana e do jovem e sensibiliz-la para os apoiar sempre que estes conheam especiais dificuldades; Promover aces e colaborar com as entidades competentes tendo em vista a deteco dos factos e situaes que afectem os direitos e interesses da criana e do jovem;
Junho de 2007 6

Colaborar com as entidades competentes no estudo e elaborao de projectos inovadores no domnio da preveno primria dos factores de risco, bem como na constituio e funcionamento de uma rede de respostas sociais adequadas. comisso restrita compete intervir nas situaes em que uma criana ou vem est em perigo, nomeadamente: Atender e informar as pessoas que se dirigem comisso de proteco; Apreciar liminarmente as situaes de que a comisso de proteco tenha conhecimento, Proceder instruo dos processos; Decidir a aplicao e acompanhar e rever as medidas de promoo e proteco, com excepo da medida de confiana a pessoa seleccionada para a adopo ou instituio com vista a futura adopo. As Comisses de Proteco podem aplicar as seguintes medidas de promoo e proteco: Apoio junto dos pais; Apoio junto de outro familiar; Confiana a pessoa idnea; Apoio para a autonomia de vida; Acolhimento familiar; Acolhimento em instituio; As medidas de promoo e de proteco so executadas no meio natural de vida ou em regime de colocao, consoante a sua natureza.

Qual a Sua Competncia Territorial?


As comisses de proteco so competentes na rea do municpio onde tm sede. Nos municpios com maior nmero de habitantes, podem ser criadas, quando se justifique mais do que uma comisso de proteco com competncia numa ou mais freguesias. Como so constitudas: A Comisso de proteco na sua modalidade alargada integra: Um representante do municpio, na sua modalidade alargada integra; Um representante da segurana social; Um representante dos servios do Ministrio da Educao; Um mdico, em representao dos servios de sade; Um representante das instituies particulares de solidariedade social ou de outras organizaes no governamentais que desenvolvam, na rea de competncia territorial da comisso de proteco, actividades de carcter no institucional, em meio natural de vida, destinadas a crianas e jovens; Um representante das instituies particulares de solidariedade social ou de outras organizaes no governamentais que desenvolvam, na rea de competncia territorial da comisso de proteco, actividades em regime de colocao institucional de crianas e jovens; Um representante das associaes de pais; Um representante das associaes ou outras organizaes privadas que desenvolvam, actividades desportivas, culturais ou recreativas destinadas a crianas e jovens; Um representante das associaes de jovens ou um representante dos servios de juventude; Um ou dois representantes das foras de segurana, conforme na rea de competncia territorial da comisso de proteco existam apenas a Guarda Nacional Republicana ou a Polcia de Segurana Pblica, ou ambas; Quatro pessoas designadas pela assembleia municipal de entre cidados eleitores preferencialmente com especiais conhecimentos ou capacidades para intervir na rea das crianas e jovens em perigo; Os tcnicos que venham a ser cooptados pela comisso, com formao, designadamente, em servio social, psicologia, sade ou direito, ou cidados com especial interesse pelos problemas da infncia e juventude. A comisso restrita composta sempre por um nmero mpar, nunca inferior a 5 dos membros que integram a comisso alargada, sendo membros por inerncia o presidente e os

Junho de 2007

representantes do municpio e da Segurana Social. As Comisses de proteco so acompanhadas, apoiadas e avaliadas pela Comisso Nacional de Proteco das Crianas em Risco, Criado pelo Decreto - Lei n 98/98, de 18 de Abril, a quem cometida a planificao da interveno do Estado e a coordenao, acompanhamento e avaliao da aco dos organismos pblicos e da comunidade na proteco de crianas e jovens em risco. O acompanhamento e apoio da Comisso Nacional consiste, nomeadamente em: Proporcionar formao e informao adequados no domnio da promoo dos direitos da proteco das crianas e jovens em perigo; Formular orientaes e emitir directivas genricas relativamente ao exerccio de competncias das comisses de proteco, Apreciar e promover as respostas s solicitaes que lhe sejam apresentadas pelas comisses de proteco sobre questes surgidas no exerccio das suas competncias; Promover e dinamizar as respostas e os programas adequados no desempenho das competncias das comisses de proteco; Promover e dinamizar a celebrao dos protocolos de cooperao.

Como funcionam?
As instalaes e os meios materiais de apoio, nomeadamente um fundo de maneio, necessrios ao funcionamento das comisses de proteco so assegurados pelo municpio, podendo, para o efeito, ser celebrados protocolos de cooperao com os servios do Estado representados na Comisso Nacional de Proteco de Crianas e Jovens em Risco. As autoridades administrativas e entidades policiais tm o dever de colaborar com as comisses de proteco no exerccio das suas atribuies, incumbindo o dever de colaborao igualmente s pessoas singulares e colectivas que para tal sejam solicitadas. Os membros da comisso de proteco representam e obrigam os servios e as entidades que os designam. As funes dos membros da comisso de proteco, no mbito da competncia desta, tm carcter prioritrio relativamente s que exercem nos respectivos servios. O processo de promoo e proteco de carcter reservado. Os pais, o representante legal e as pessoas que detenham a guarda de facto podem consultar o processo pessoalmente ou atravs de advogado.

Quem pode requerer?


Qualquer pessoa que tenha conhecimento de situaes que ponham em perigo a segurana, sade, formao, educao ou desenvolvimento da criana e do jovem, pode comunic-las s entidades com competncia em matria de infncia ou juventude, s entidades policiais, s comisses de proteco ou s autoridades judicirias.

Junho de 2007

Comisso Nacional de Proteco das Crianas e Jovens em Risco


OBJECTIVO E ENQUADRAMENTO 1. A Comisso Nacional de Proteco das Crianas e Jovens em Risco, criada pelo Decreto Lei n.98/98, de 18 de Abril, adiante designada Comisso Nacional, rege-se naquilo que no esteja previsto neste diploma pelo presente regulamento. 2. A Comisso Nacional funciona na dependncia conjunta dos Ministros da Justia e do Trabalho e da Solidariedade. SERVIOS DE APOIO 1. No exerccio das atribuies que lhe so cometidas nos termos do art. 1. do D.L. n. 98/98, a Comisso Nacional apoiada permanentemente por um gabinete tcnico ou por entidade a quem venha ser cometida essa responsabilidade. 2. Os membros da Comisso Nacional podem solicitar ao gabinete tcnico as informaes e esclarecimentos de que caream e devem transmitir quela estrutura os elementos referentes, nomeadamente, interveno das entidades e servios que representam, no mbito da Proteco d e Crianas e Jovens em risco.

Junho de 2007

Confederao Nacional de Aco Sobre o Trabalho Infantil CNASTI


O que ? uma associao privada sem fins lucrativos, que rene 13 organizaes ligadas aco catlica. Ao movimento sindical e a sociedade civil, cada uma com o seu quadro de preocupaes e finalidades prprias, mas que na CNASTI, assumem um objectivo comum: combater o trabalho infantil, enquanto explorao e dar apoio formao da criana com vista ao seu futuro. Como surgiu? Surgiu a partir da constatao de situaes graves de explorao de mo-de-obra infantil, detectadas no Vale do Ave, por vrias organizaes, nos finais dos anos 80. Porm a sua constituio jurdica data de 29 de Abril de 1994, publicada em D.R. n. 150 III Srie de 01 de Julho de 1994. declarada Pessoa Colectiva de Utilidade Pblica a 20 de Novembro de 2002, publicada em D.R. II Srie, n. 268. Os seus objectivos A CNASTI tem como objectivos fundamentais, combater o trabalho infantil, enquanto explorao, e apoiar a formao da criana com vista ao seu futuro. Para a realizao destes objectivos a CNASTI prope-se: a) Combater as causas que permitem a proliferao do trabalho infantil, nomeadamente as sociais, culturais e econmicas; b) Combater todas as formas de trabalho infantil, protegendo a criana nas diversas dimenses; c) Organizar e desenvolver aces, isolada ou conjuntamente com outras organizaes, no combate ao trabalho infantil. Artigo 4. dos Estatutos da CNASTI Tem vindo a desenvolver a sua actividade visando formar, manter e reforar uma rede de contactos, quer com o cidado comum, quer com organizaes governamentais e no governamentais, no intuito de estabelecer novas parcerias, e contribuir para um diagnstico mais aproximado e completo do fenmeno do trabalho infantil, bem como, a procura de solues criativas e eficazes para o seu combate, articulando-as no tecido social portugus, em toda a sua complexidade e estabelecendo uma ligao em rede ao resto do mundo.

Programa para a Preveno e Eliminao do Trabalho Infantil - PETI


O que o PETI? O PETI Programa para Preveno e Eliminao da Explorao do Trabalho Infantil criado pela Resoluo do Conselho de Ministros n 37/2004 de 20 de Maro sucede ao Plano para Eliminao da Explorao do Trabalho Infantil (PEETI) como uma estrutura de projecto a funcionar na dependncia do Ministrio do Trabalho e da Solidariedade Social, e desenvolve, entre outras medidas, o Programa de Integrado de Educao e Formao PIEF (despacho conjunto n. 948/2003). Na sua origem, o PEETI foi criado pela Resoluo do Conselho de Ministros 75/98 de 2 de Julho, na sequncia da extino da Comisso Nacional de Combate ao Trabalho Infantil. Quando, em Fevereiro de 1999, o PEETI entregou tutela um relatrio sobre o estado da arte, aprovado por unanimidade pelo Conselho Nacional de Combate Explorao do Trabalho Infantil (CNCETI), dando assim cumprimento ao estabelecido no ponto 2 alnea a) da referida resoluo, estava iniciado um processo irreversvel e sistemtico de estudo e combate problemtica do trabalho infantil por toda a sociedade civil, j que no Conselho tm assento todos os parceiros sociais. Este Plano, que viu posteriormente alargado o seu horizonte temporal at Dezembro de 2003 pela Resoluo de Conselho de Ministros 1/2000 de 13 de Janeiro, teve como objectivos prioritrios a remediao de situaes de trabalho infantil, incluindo as formas intolerveis de explorao de menores (Conveno 182 da OIT) e a remediao do abandono escolar precoce e, consequentemente, a insero tambm precoce no mundo do trabalho. A estes objectivos acresce, com a criao do PETI, o reforo da componente preventiva da poltica de combate explorao do trabalho infantil, conforme decorre da leitura do seu suporte jurdico. Objectivos
Junho de 2007 10

a) Dinamizar e coordenar aces de divulgao e de informao sobre a promoo e proteco dos direitos dos menores junto dos pais e encarregados de educao, dos estabelecimentos de educao e de ensino, dos empregadores e da opinio pblica em geral, com vista preveno da explorao do trabalho infantil; b) Estabelecer acordos de cooperao institucional com outras entidades, designadamente as autarquias locais, sempre que o diagnstico das necessidades das crianas e dos jovens em risco justifique a execuo de aces conjuntas para a preveno da explorao do trabalho infantil; c) Desenvolver aces especficas de preveno da explorao de trabalho infantil nas formas consideradas intolerveis pela Conveno n. 182 da OIT; d) Divulgar as medidas educativas e formativas promovidas, realizadas ou apoiadas pelos organismos dos Ministrios da Educao, do Trabalho e da Solidariedade Social, nomeadamente os Programas Integrados de Educao e Formao (PIEF), em todas as regies onde o diagnstico de necessidades das crianas e jovens em risco o justifique; e) Dinamizar e coordenar a constituio de parcerias locais que progressivamente assumam a responsabilidade pela coordenao e execuo das respostas consideradas necessrias para a proteco de crianas e jovens em perigo e para a preveno da explorao do trabalho infantil; f) Dar visibilidade s boas prticas e promover o intercmbio de experincias, designadamente atravs de pgina da Internet, meios de comunicao social, jornais escolares e de um boletim informativo bimestral, destinado comunidade, aos pais e encarregados de educao, aos estabelecimentos de educao e de ensino e aos parceiros institucionais e privados; g) Promover a articulao com os servios inspectivos do Ministrio do Trabalho e da Solidariedade Social, assim como com os servios inspectivos de outros ministrios, nomeadamente a Inspeco-Geral da Educao, na identificao de situaes de explorao de trabalho infantil. Compete ainda ao PETI, no mbito da formao e investigao para a promoo e proteco dos direitos das crianas e dos jovens em perigo: a) Estabelecer acordos de cooperao institucional, com entidades pblicas ou privadas, com vista ao desenvolvimento de estgios profissionais, de aces de formao contnua e de outros cursos em preveno de crianas e jovens em perigo, destinados a docentes e outros profissionais titulares de habilitao acadmica de nvel superior; b) Divulgar e disponibilizar a consulta, a todos os interessados, de estudos, bibliografias, trabalhos de investigao, relatrios e outros documentos de relevante interesse para a proteco de crianas e jovens em perigo e para a preveno da explorao do trabalho infantil. Destinatrios Menores em situao de abandono escolar sem terem concludo a escolaridade obrigatria. Menores que se encontrem em risco de insero precoce no mercado de trabalho. Menores encontrados em situao efectiva de explorao de trabalho infantil. Menores vtimas das piores formas de explorao Suporte Jurdico Resoluo do Conselho de Ministros n. 37/2004 de 26/2, publicada em DR, I srie, n. 68 de 20 de Maro 2004 Tutela Ministrio do Trabalho e da Solidariedade Social Apoios

Sinalizao/diagnstico/encaminhamento de situaes de trabalho infantil e abandono escolar Programa Integrado e Planos Individuais de Educao e Formao (PET) Projectos de Frias Atribuio de bolsas de estudo Acompanhamento de situaes de piores formas de explorao do trabalho infantil

Junho de 2007

11

You might also like